Conheça 10 Vinhos Portugueses para Todos os Bolsos e Gostos

Conheça 10 Vinhos Portugueses para Todos os Bolsos e Gostos

Creator Image
Thiago Matheus
Blog Vinhos do Dia
  • FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDA
    Vinho EA Tinto


    Thiago Matheus

    Pense em um vinho coringa. Essa é exatamente a principal característica do EA Tinto. O vinho produzido pela Fundação Eugénio de Almeida (mesma vinícola do popular Cartuxa e do icônico Pêra-Manca), é uma das opções que recomendo quando me pedem indicação de portugueses com boa relação preço-qualidade. 

    Para festas, então, ele é um sucesso! Em seu corte de Aragonez, Trincadeira, Alicante Bouschet e Syrah se destacam os aromas e sabores de frutas negras e vermelhas maduras, porém com bom frescor em boca. 

    É um vinho para ser tomado jovem. Além disso, é versátil e possibilita diversas harmonizações.
  • DUORUM
    Vinho Tons de Duorum Tinto


    Thiago Matheus

    O Tons de Duorum é um vinho simples, porém muito bem-feito. Entra nesta lista porque apresenta todas as características esperadas em um vinho da Região do Douro, por um preço muito bom. 

    O blend de Touriga Nacional (50%), Touriga Franca (30%) e Tinta Roriz (20%) possibilita que o vinho tenha uma boa estrutura com taninos presentes e boa acidez. 

    Em seu perfil aromático se destacam as frutas vermelhas, como framboesa e morango. Uma boa pedida é harmonizá-lo com carne de panela ou até com um lagarto assado. Garantia de sucesso!
  • LUIS PATO
    Vinho Luis Pato Baga + Touriga


    Thiago Matheus

    A Bairrada é a terra da casta Baga. Essa casta antes produzia vinhos duros, com taninos agressivos e de difícil vinificação. Porém, isso mudou com Luis Pato, conhecido como o domador da Baga. 

    Os vinhos de Luis Pato conseguem trazer todas as características interessantes da Baga, como seu frescor e aromas de frutas vermelhas, minimizando seus defeitos, como os taninos antes indomáveis (agora redondos). 

    O corte de Baga com Touriga Nacional proporciona um vinho leve, com boa acidez e aromas de morango e framboesa. Gosto de harmonizá-lo com cortes suínos, como lombo ou filé mignon.
  • QUINTA DO CRASTO
    Vinho Crasto Superior Tinto


    Thiago Matheus

    Um vinho fantástico produzido pela premiada Quinta do Crasto com uvas provenientes do Douro Superior. Vinhas de 15 anos de Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Roriz e Souzão produzem um vinho encorpado, mas elegante; estruturado, mas com frescor. 

    Os 12 meses em barricas de carvalho francês adicionam notas de especiarias e chocolate às frutas negras e vermelhas, formando um conjunto de interessante complexidade aromática. 

    Degustei uma vez esse vinho à beira do Rio Douro. Desde então, toda vez que o experimento, ele me proporciona a sensação de estar refazendo essa viagem.
  • HERDADE DO ESPORÃO
    Vinho Esporão Private Selection Tinto


    Thiago Matheus

    Se eu tivesse que escolher vinhos de um produtor português para beber até o resto da vida, provavelmente seriam os da Herdade do Esporão. E, se eu precisasse escolher apenas um vinho, seria o Private Selection. 

    Produzido com blend das uvas Syrah, Alicante Bouschet e Trincadeira, todas de parcelas especiais, esse vinho traz uma bela combinação aromática de frutas negras (como amora e jabuticaba), notas tostadas, chocolate e especiarias. 

    Na boca é estruturado, com taninos sedosos acompanhados de um incrível frescor. É um fantástico vinho do Alentejo produzido desde 1987 e que, apesar de não ser barato, entrega muito prazer para seu preço.
  • QUINTA DO AMEAL
    Vinho Verde Branco Bico Amarelo


    Thiago Matheus

    Vinho Verde branco, como assim? É isso mesmo. O Bico Amarelo é um vinho branco feito pela Quinta do Ameal, na região portuguesa do Vinho Verde (lá também são produzidos rosés, tintos e até espumantes). 

    A Quinta do Ameal é o meu produtor preferido em Vinho Verde porque seus vinhos são muito bem-feitos e apresentam uma autenticidade geralmente não vista nos vinhos "facinhos" que outros produtores da região priorizam. 

    O corte com Loureiro (60%), Alvarinho (20%) e Avesso (20%) resulta em um vinho floral, com notas cítricas e ótimo frescor. Combina perfeitamente com comida japonesa!
  • HERDADE DO ESPORÃO
    Vinho Esporão Private Selection Branco


    Thiago Matheus

    Eu já tinha avisado que gosto dos vinhos da Herdade do Esporão, não é verdade!? Pois é, para mim, o Esporão Private Selection Branco é o melhor vinho branco produzido no Alentejo. 

    Feito com a casta bordalesa Sémillon, ele é cremoso em boca sem ser enjoativo. Aromas de frutas brancas e cítricas se combinam com notas lácteas e de baunilha. Um deleite... 

    Adoro esse vinho para ser bebido sozinho, mas se você harmonizá-lo com um bacalhau com natas terá uma experiência inesquecível.
  • FILIPA PATO
    Espumante 3B Brut Nature Blanc


    Thiago Matheus

    Este é um elegante espumante da Bairrada feito pelo método tradicional (o mesmo de Champagne). É incrível como a enóloga Filipa Pato conseguiu utilizar a casta Baga em combinação com a Bical para produzir um espumante com corpo, frescor e excelente complexidade aromática. 

    Os aromas florais são incríveis e adoro como sua fruta vibrante permanece na boca após cada gole. 

    É a harmonização perfeita para frutos do mar ou simplesmente para um bate-papo com aquela companhia especial.
  • QUINTA DA BACALHÔA
    Vinho Bacalhôa Moscatel de Setúbal


    Thiago Matheus

    É comum, no Brasil, pensarem que a uva Moscatel é usada apenas para fazer aquele espumante doce bem comum na região Sul. Na verdade, existem diversas variedades da uva Moscatel, que podem ser utilizadas para produzir estilos diferentes de vinho. Do mais doce vinho de sobremesa até os secos e mais sérios. 

    Entre todos, o estilo que mais me agrada é o Moscatel de Setúbal. Vinho de sobremesa com notas de mel e flor de laranjeira, a harmonização perfeita para pastelzinho de Belém ou pudim de leite. 

    O Moscatel de Setúbal da Bacalhôa entra nesta lista por ser um grande exemplar nesse estilo e o primeiro que experimentei (e que me marcou para sempre).
  • PORTO FERREIRA
    Vinho do Porto Ferreira Dona Antonia Reserva Tawny


    Thiago Matheus

    Não podia finalizar esta lista sem incluir minha paixão maior em Portugal, o Vinho do Porto. Esse estilo de vinho é perfeito para iniciar e finalizar uma refeição (ou até para acompanhar a refeição completa). Lá existem excelentes produtores. Um que me agrada demais é a casa de vinhos do Porto Ferreira, cujos primeiros vinhos datam de 1751. 

    O Tawny Reserva Dona Antônia apresenta uma coloração atijolada (por seu envelhecimento em madeira) e interessantes aromas de amêndoas, ameixa em calda e chocolate. 

    A harmonização desse vinho com qualquer sobremesa de chocolate amargo é simplesmente perfeita!