• Top 10 Melhores Chuveiros para Comprar em 2020 (Lorenzetti, Hydra e mais) 1
  • Top 10 Melhores Chuveiros para Comprar em 2020 (Lorenzetti, Hydra e mais) 2
  • Top 10 Melhores Chuveiros para Comprar em 2020 (Lorenzetti, Hydra e mais) 3
  • Top 10 Melhores Chuveiros para Comprar em 2020 (Lorenzetti, Hydra e mais) 4
  • Top 10 Melhores Chuveiros para Comprar em 2020 (Lorenzetti, Hydra e mais) 5

Top 10 Melhores Chuveiros para Comprar em 2020 (Lorenzetti, Hydra e mais)

Escolher o chuveiro elétrico ideal não é uma tarefa fácil. Há modelos com ou sem pressurizador, com diferentes potências e formatos diversos. Os chuveiros quadrados, por exemplo, são super modernos e acabaram virando tendência. Mas para decidir qual chuveiro comprar, além das características do aparelho, é preciso analisar também as instalações elétricas e hidráulicas da sua casa.

Então, para te ajudar nessa difícil – mas importante – decisão, nós elaboramos este guia com dicas de como escolher o chuveiro ideal e também montamos um ranking com os 10 melhores chuveiros elétricos do mercado. Nele, você encontrará modelos excelentes como o Acqua Duo, da Lorenzetti e o Optima, da Hydra, que até toca música! Confira, pois está imperdível!
  • Última atualização: 26/03/2020
  • 8.356 visualizações
Sumário

Como Escolher o Melhor Chuveiro

O banho é um dos momentos mais relaxantes do dia, não é mesmo? E para que esse momento seja agradável é importante saber como escolher o chuveiro ideal. Uma escolha errada pode resultar em banhos com uma temperatura ruim, com pouca pressão da água ou até mesmo em, literalmente, um banho de água fria. Confira a seguir as nossas dicas e acerte na escolha!

Primeiro, Entenda como Ler o Selo do Inmetro

No caso dos chuveiros elétricos, a leitura do selo do Inmetro deve ser feita de um forma um pouco diferente. Além disso, há outras informações muito importantes que podem ser encontradas nesse selo. Detalharemos tudo a seguir.

Atenção!!! Nos Chuveiros, as Letras do Selo Não Indicam Eficiência Energética

Diferente da maioria dos produtos eletrônicos, no caso dos chuveiros elétricos, as letras encontradas no selo do Inmetro não indicam a eficiência energética, mas sim a potência do produto em Watts (W). Essa classificação varia de A a G, sendo A abaixo de 2400 W e G acima de 7900 W. A maioria dos chuveiros têm potência entre 5400 W e 7800 W, ou seja, são classificados como D, E ou F.
Para escolher a potência ideal é preciso considerar a temperatura que você deseja para os seus banhos. Apesar de ter outros fatores que determinam a capacidade do chuveiro de esquentar a água, em geral, quanto maior a potência, mais quentes poderão ser seus banhos. Contudo, potências maiores também podem gerar um maior gasto de energia, então é preciso saber escolher!
Segundo o Inmetro, chuveiros com potência de até 4600 W são recomendados para regiões mais quentes, como o norte do Brasil. Para regiões de climas médios a quente, como nordeste e centro-oeste, a potência ideal seria entre 4600 W e 6800 W. E no sul e sudeste, recomenda-se chuveiros com potência a partir de 6800 W. Tenha isso em mente ao escolher!

Veja Também a Capacidade de Elevação da Temperatura e o Consumo Estimado por Banho

Veja Também a Capacidade de Elevação da Temperatura e o Consumo Estimado por Banho
No selo do Inmetro você também irá encontrar as capacidades máxima e mínima de elevação da temperatura da água. Esse dado informa em até quantos graus o chuveiro é capaz de elevar a temperatura da água. Isso quer dizer que, se a água chega ao chuveiro a 10º e a sua capacidade máxima de elevação é 30º, a temperatura máxima do seu banho será 40º.
Banhos com temperatura de 27º, a mesma do nosso corpo, são considerados mornos e de 40º quentes. Mais do que 40º, pode ser quente demais. Então, se você mora em uma região mais quente, onde a água já deve chegar ao chuveiro com temperatura acima de 15º, um chuveiro com capacidade máxima de elevação de 25º já é suficiente.
Outra informação que pode ser encontrada no selo do Inmetro é o consumo de quilowatts hora (kWh) estimado para um mês de uso do aparelho tomando 1 banho de 8 minutos por dia nas potências máxima e mínima. Assim, você consegue calcular o consumo mensal estimado para a sua família.

Verifique as Condições de Instalação Antes da Compra

Antes de comprar o seu chuveiro é importante verificar se as instalações elétricas e hidráulicas da sua casa atendem as requisitos do fabricante para a instalação daquele aparelho. Veja o que é importante conferir, a seguir.

Verifique a Tensão do Aparelho, Existem Modelos de 110V e 220V

Verifique a Tensão do Aparelho, Existem Modelos de 110V e 220V
É possível encontrar chuveiros com tensão 110 V e 220V. É comum, inclusive, que um mesmo aparelho seja vendido nas duas opções de tensão. Além disso, nos aparelhos 220V é possível até encontrar modelos vendidos em 2 opções de potência. Note que, em geral, aparelhos 220 V são mais potentes que os 110 V.
Um chuveiro ligado na tensão errada pode não funcionar corretamente ou até mesmo causar acidentes, por isso verifique a tensão do local de instalação do chuveiro. Mesmo em uma casa onde a maioria das tomadas é 110V, pode ser que a instalação elétrica do chuveiro seja diferente então é importante verificar isso com um voltímetro, ou consultar um eletricista.

Confira no Manual as Recomendações Sobre Disjuntor e Fiação Elétrica

Confira no Manual as Recomendações Sobre Disjuntor e Fiação Elétrica
Além da tensão do aparelho, também é importante conferir a bitola mínima, em mm², da fiação elétrica, a amperagem do disjuntor e a distância máxima que o aparelho deve ficar do disjuntor. Essas informações, em geral, podem ser encontradas no manual do produto e devem ser seguidas à risca na hora da instalação para evitar acidentes.
O mais recomendado é que você contrate um eletricista para verificar se a instalação elétrica da sua casa é compatível com o chuveiro que deseja comprar. Contudo, mesmo que prefira fazer a instalação sozinho, não se esqueça de verificar essas 3 informações e de ler atentamente o manual de instalação do produto.

Confira Também as Pressões Mínima e Máxima Recomendadas

Confira Também as Pressões Mínima e Máxima Recomendadas
A pressão dos chuveiros é medida em m.c.a (metros de coluna d’água). De maneira simplificada, cada m.c.a representa 1 metro de altura de distância entre o nível de água da caixa d’água e o chuveiro. Isso quer dizer que, se sua caixa estiver 10 metros acima do chuveiro, a água chegará ao aparelho com pressão de 10 m.c.a.
Sabendo a pressão da água na sua casa, é preciso verificar se ela é adequada para o chuveiro que deseja comprar, pois se ela for diferente do recomendado o produto pode quebrar ou simplesmente não funcionar. Casas térreas, por exemplo, podem precisar de alterações na instalação hidráulica para aumentar a pressão da água que chega ao aparelho.
As pressões mínima e máxima de cada modelo podem ser consultadas no manual do produto e esse intervalo costuma ser entre 1 e 40 m.c.a. De qualquer forma, não deixe de conferir essa informação para garantir o adequado funcionamento do chuveiro.

Confira as Características que Influenciam na Pressão da Água

A pressão da água é uma das características mais importantes para um banho de qualidade, mas nem toda casa possui água com pressão suficiente para um banho confortável. Por isso, iremos indicar algumas características dos chuveiros que podem te ajudar a aumentar essa pressão, deixando o seu banho bem melhor.

Espalhadores Menores Podem Oferecer Mais Pressão de Água

Espalhadores Menores Podem Oferecer Mais Pressão de Água
O tamanho do espalhador poderá influenciar em banhos com maior ou menor pressão. Mas antes de mais nada, é importante considerar se você mora em casa ou apartamento. Nas casas térreas a pressão costuma ser baixa e nos apartamentos alta, principalmente nos andares mais baixos – isso acontece devido a distância entre o chuveiro e a caixa de água.
Considerando maior ou menor pressão da água em seu chuveiro, é hora de escolher a dimensão do espalhador. Se a pressão da água for baixa, é recomendado escolher um espalhador menor, que conseguirá liberar o jato de água com mais pressão. Espalhadores com menos de 13 cm são uma boa opção.
Se você mora em apartamento e a pressão da água é alta. Isso é ótimo pois você poderá optar por um chuveiro com espalhador maior e garantir banhos que cobrem o corpo todo. Mas nesse caso, tenha em mente que, quanto maior a vazão, maior será o consumo de água, que além de impactar o bolso, impacta o meio ambiente!

Quer Ainda Mais Pressão de Água? Prefira Chuveiros com Pressurizador

Se sua casa tem pouca pressão, você também pode optar por um chuveiro com pressurizador embutido. O pressurizador funciona como uma bomba que dá mais pressão. Uma outra opção são os chuveiros com a tecnologia Press Plus da Lorenzetti, que possuem uma tecnologia que aumenta a pressão mesmo sem pressurizador.

Controle de Temperatura: Os Chuveiros Eletrônicos Oferecem Mais Conforto e Economia

Existem dois tipos de sistemas de controle de temperaturas: o eletrônico e o multitemperaturas. O multitemperaturas é aquele modelo mais tradicional, que possui três ou quatro opções de temperatura que devem ser alteradas com o chuveiro desligado.
Esses modelos podem não ser tão práticos e também podem acarretar em um gasto maior de energia. Isso porque, como são poucas opções de temperatura, às vezes você precisa escolher uma opção mais quente e controlar a temperatura aumentando a vazão de água, consumindo mais água e energia desnecessariamente.
Os modelos eletrônicos têm um sistema mais moderno, geralmente possuem uma haste para o controle da temperatura durante o banho. Além de oferecer mais praticidade e conforto, pois a mudança gradual facilita que você encontre a temperatura ideal, também é mais econômico, pois eles têm vários níveis de potência que se ajustam às temperaturas.

Mangueiras com Ducha Manual São Mais Versáteis e Ideais Para Crianças

Mangueiras com Ducha Manual São Mais Versáteis e Ideais Para Crianças
As duchas manuais estão presentes em boa parte dos chuveiros e são muito práticas em alguns casos. Podem ser usadas para lavar com mais praticidade algumas partes do corpo, como os pés, ou para duchas rápidas quando não se deseja lavar o cabelo, por exemplo. Também podem ser úteis para a limpeza do próprio banheiro.
Mas são especialmente importantes para dar banho em crianças pequenas, pois com a ducha manual você terá mais controle e conseguirá evitar que a água ou o sabão escorra para os olhinhos dos pequenos. A ducha manual também é fundamental para encher a banheira dos bebês!

Top 10 Melhores Chuveiros para Comprar Online

Agora que você já sabe o que precisa avaliar na hora de comprar um chuveiro, confira abaixo o ranking com os 10 melhores produtos disponíveis no mercado. Aqui você poderá encontrar as características de cada modelo, com vantagens e desvantagens e também a média de preços nas melhores lojas.
10
Potência5500 W
Voltagem110 V ou 220 V
Elevação máx. da temperatura21º (110V) e 25,7º (220V)
Dimensões do espalhador13 cm de diâmetro
Pressão recomendada (min. e máx)1 – 40 m.c.a
Pressurizador embutidoNão
Controle de temperaturaMultitemperaturas
Ducha manualSim
9
Potência5500 W(110 V); 6800 W (220 V); 7700 W (220 V)
Voltagem110 V ou 220 V
Elevação máx. da temperatura
Dimensões do espalhador30 cm de diâmetro
Pressão recomendada (min. e máx) 1 – 40 m.c.a
Pressurizador embutidoNão
Controle de temperaturaEletrônico
Ducha manualSim
8
Potência5500 W (110 V); 7700 W (220 V)
Voltagem110 V ou 220 V
Elevação máx. da temperatura
Dimensões do espalhador30 cm x 10 cm
Pressão recomendada (min. e máx)1 – 40 m.c.a
Pressurizador embutidoNão
Controle de temperaturaEletrônico
Ducha manualSim
7
Potência5500 W (110 V); 7700 W (220 V)
Voltagem110 V ou 220 V
Elevação máx. da temperatura
Dimensões do espalhador30 cm x 12 cm
Pressão recomendada (min. e máx) 1 – 40 m.c.a
Pressurizador embutidoNão
Controle de temperaturaEletrônico
Ducha manualSim
6
Potência5500 W (110 V); 7500 W (220 V)
Voltagem110 V ou 220 V
Elevação máx. da temperatura26,3º (110 V) e 35,7º (220 V)
Dimensões do espalhador24,6 cm de diâmetro
Pressão recomendada (min. e máx)1 – 40 m.c.a
Pressurizador embutidoNão
Controle de temperaturaEletrônico
Ducha manualSim
5
Potência5500 W (110 V); 7500 W (220 V)
Voltagem110 V ou 220 V
Elevação máx. da temperatura
Dimensões do espalhador12,5 cm diâmetro
Pressão recomendada (min. e máx)1 – 40 m.c.a
Pressurizador embutidoNão
Controle de temperaturaEletrônico
Ducha manual Sim
4
Potência5500W (110 V); 7500 W (220 V)
Voltagem110 V ou 220 V
Elevação máx. da temperatura
Dimensões do espalhador11 cm de diâmetro
Pressão recomendada (min. e máx)1 – 40 m.c.a
Pressurizador embutidoNão
Controle de temperaturaEletrônico
Ducha manualSim
3
Potência5500 W (110 V); 6800 W (220 V); 7800 W (220 V)
Voltagem110 V ou 220 V
Elevação máx. da temperatura26,5º (110 V), 31,9º ou 36,8º (220 V)
Dimensões do espalhador21 cm x 52 cm
Pressão recomendada (min. e máx)1 – 40 m.c.a
Pressurizador embutidoNão, mas possui tecnologia Press Plus
Controle de temperaturaEletrônico
Ducha manualSim
2
Potência5500 W (110 V); 7500 W (220 V)
Voltagem110 V ou 220 V
Elevação máx. da temperatura25,2º (110 V) e 33,6º (220 V)
Dimensões do espalhador23 cm de diâmetro
Pressão recomendada (min. e máx)1 – 40 m.c.a
Pressurizador embutidoSim
Controle de temperaturaEletrônico
Ducha manualSim
1
Potência5500 W (110 V); 6800 W (220 V); 7500 W (220 V)
Voltagem110 V ou 220 V
Elevação máx. da temperatura24,6º (110 V) e 33,7º (220 V)
Dimensões do espalhador16 cm de diâmetro
Pressão recomendada (min. e máx)1 – 40 m.c.a
Pressurizador embutidoSim
Controle de temperaturaEletrônico
Ducha manualSim

Tabela de Comparação dos Melhores Chuveiros

Foto
1
LORENZETTI  Ducha Top Jet Turbo 1

LORENZETTI

2
LORENZETTI  Advanced Turbo Eletrônica 1

LORENZETTI

3
LORENZETTI  Acqua Duo 1

LORENZETTI

4
ZAGONEL  Ducha Sublime 1

ZAGONEL

5
HYDRA  Ducha ND 1

HYDRA

6
LORENZETTI  Duo Shower Eletrônica 1

LORENZETTI

7
HYDRA  Ducha Polo Digital Hybrid 1

HYDRA

8
8. HYDRA  Digital Polo Plus 1

8. HYDRA

9
HYDRA  Optima Music 1

HYDRA

10
LORENZETTI  Maxi Ducha 1

LORENZETTI

Nome

Ducha Top Jet Turbo

Advanced Turbo Eletrônica

Acqua Duo

Ducha Sublime

Ducha ND

Duo Shower Eletrônica

Ducha Polo Digital Hybrid

Digital Polo Plus

Optima Music

Maxi Ducha

DestaqueLigue a Função Turbo Quando...Banho Quentinho e Grande Co...Elegância e Alta PotênciaJato Obediente e Indicador ...Para Duchas Com Jato IntensoDucha e Chuveiro Em Um SóIndicada Para Qualquer Tipo...Banho de Ombro a OmbroCantando no ChuveiroTradição e Preço Baixo
PreçoR$ 189,90R$ 132,50R$ 239,20R$ 99,00R$ 85,90R$ 179,90R$ 329,90R$ 269,90R$ 265,90R$ 37,91
Potência5500 W (110 V); 6800 W (220 V); 7500 W (220 V)5500 W (110 V); 7500 W (220 V)5500 W (110 V); 6800 W (220 V); 7800 W (220 V)5500W (110 V); 7500 W (220 V)5500 W (110 V); 7500 W (220 V)5500 W (110 V); 7500 W (220 V)5500 W (110 V); 7700 W (220 V)5500 W (110 V); 7700 W (220 V)5500 W(110 V); 6800 W (220 V); 7700 W (220 V)5500 W
Voltagem110 V ou 220 V110 V ou 220 V110 V ou 220 V110 V ou 220 V110 V ou 220 V110 V ou 220 V110 V ou 220 V110 V ou 220 V110 V ou 220 V110 V ou 220 V
Elevação máx. da temperatura24,6º (110 V) e 33,7º (220 V)25,2º (110 V) e 33,6º (220 V)26,5º (110 V), 31,9º ou 36,8º (220 V)26,3º (110 V) e 35,7º (220 V)21º (110V) e 25,7º (220V)
Dimensões do espalhador16 cm de diâmetro23 cm de diâmetro21 cm x 52 cm11 cm de diâmetro12,5 cm diâmetro24,6 cm de diâmetro30 cm x 12 cm30 cm x 10 cm30 cm de diâmetro13 cm de diâmetro
Pressão recomendada (min. e máx)1 – 40 m.c.a1 – 40 m.c.a1 – 40 m.c.a1 – 40 m.c.a1 – 40 m.c.a1 – 40 m.c.a 1 – 40 m.c.a1 – 40 m.c.a 1 – 40 m.c.a1 – 40 m.c.a
Pressurizador embutidoSimSimNão, mas possui tecnologia Press PlusNãoNãoNãoNãoNãoNãoNão
Controle de temperaturaEletrônicoEletrônicoEletrônicoEletrônicoEletrônicoEletrônicoEletrônicoEletrônicoEletrônicoMultitemperaturas
Ducha manualSimSimSimSim SimSimSimSimSimSim
Link

Conclusão

Já escolheu o chuveiro ideal para o seu caso? A escolha correta do chuveiro é muito importante para que você possa desfrutar seus banhos com o máximo de conforto possível. Nesse texto, nós te explicamos tudo o que você precisa saber antes de comprar um chuveiro e ainda detalhamos informações sobre 10 modelos excelentes do mercado.
Compartilhe esse texto com seus amigos e contribua para que mais pessoas possam fazer a melhor escolha do chuveiro. E não deixe de conferir outros textos do nosso site, estamos sempre elaborando guias para você fazer as melhores compras!
por Talita de Carvalho

Você pode gostar também

Mais lidos

  • Top 15 Melhores Parafusadeiras em 2020 (Bosch, Makita, DeWalt e mais)
    Top 15 Melhores Parafusadeiras em 2020 (Bosch, Makita, DeWalt e mais)
    A parafusadeira elétrica é a ferramenta perfeita para usar em casa ou profissionalmente. Com ela é mais fácil e rápido apertar e desapertar parafusos. Além disso, alguns modelos conseguem realizar furos, mesmo nas superfícies mais difíceis, uma grande vantagem! Os modelos variam em potência, ergonomia, capacidade de torque e rotação, dentre outras características.Explicamos tudo neste artigo, para você saber escolher a melhor parafusadeira elétrica. As parafusadeiras Bosch, Makita e DeWalt são referência no mercado, mas existem outras opções, veja nos rankings que montamos na segunda parte do texto. Lá tem de tudo, desde os modelos tradicionais até opções do tipo parafusadeira e furadeira. Confira e escolha o modelo ideal para você!
    Construção e Reforma
    11.261 visualizações
  • Top 10 Melhores Furadeiras para Comprar em 2020 (Makita, Dewalt e mais)
    Top 10 Melhores Furadeiras para Comprar em 2020 (Makita, Dewalt e mais)
    Se você está iniciando uma reforma ou apenas deseja pendurar um quadro na parede, certamente precisará de uma furadeira elétrica. Essa ferramenta simples, mas muito útil, é indispensável para profissionais da área de construção e também para pequenos trabalhos domésticos.Marcas como Bosch, Makita e Dewalt desenvolvem furadeiras elétricas de alta qualidade para todos os tipos de usuários e serviços. Mas qual é a ideal para você? Neste artigo apresentamos dicas super importantes para que você escolha a furadeira certa e ainda elaboramos um ranking com as 10 melhores furadeiras do mercado. Ao final, não deixe de conferir algumas dicas de segurança. Continue lendo!
    Construção e Reforma
    4.039 visualizações
  • Top 10 Melhores Serras Tico-Tico para Comprar em 2020
    Top 10 Melhores Serras Tico-Tico para Comprar em 2020
    A serra tico-tico é uma das principais e mais versáteis ferramentas de corte. Ela permite realizar com facilidade e precisão cortes curvos, retos, chanfros e rasgos. Todavia, é fundamental ficar atento à algumas especificações para escolher a melhor serra tico-tico. Potência, facilidade de troca das lâminas e ajustes angulares, entre outros, são pontos importantes na hora da escolha.As serras tico-tico DeWALT, Skill, Bosch e Makita são referências no mercado, mas em nosso ranking top 10 você também irá conhecer outras excelentes marcas que oferecem modelos ótimos para uso profissional ou por hobby. No final do artigo nós falamos também sobre como escolher a lâmina certa para usar com a sua serra tico-tico. Confira e faça trabalhos cada vez melhores!
    Construção e Reforma
    6.809 visualizações
  • Top 10 Melhores Extensões de Tomada para Comprar em 2020
    Top 10 Melhores Extensões de Tomada para Comprar em 2020
    Ter uma extensão de tomada em casa ou no trabalho, é algo indispensável. Com esse aparelho você consegue conectar vários equipamentos em uma única tomada. E o melhor: em qualquer lugar que você desejar! São inúmeros modelos das extensões retráteis e em formato de régua para você escolher. Para que a extensão elétrica atenda suas necessidades, é importante escolher o modelo certo. Neste artigo, você confere quais são os principais fatores que devem ser analisados na hora da compra e um ranking com as 10 melhores extensões de tomada de marcas como Tramontina, Daneva e Multilaser. 
    Construção e Reforma
    231 visualizações
  • Top 15 Melhores Alicates para Comprar em 2020
    Top 15 Melhores Alicates para Comprar em 2020
    Com bons alicates na caixa de ferramentas você estará pronto para qualquer serviço: desde cortar e desencapar um fio até apertar um parafuso. Essa ferramenta é uma das mais compradas por eletricistas, mecânicos ou por qualquer pessoa que deseje fazer reparos domésticos. Existe uma grande variedade de tipos de alicates no mercado, cada um adaptado para uma necessidade. Para ajudar você a escolher, elaboramos este artigo com dicas úteis de como analisar essa ferramenta. Também elaboramos um ranking com os 15 melhores alicates de marcas como Tramontina, Gedore e Stanley. 
    Construção e Reforma
    296 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria