• Top 10 Melhores Shampoos para Cachorro em 2020 (Para Filhote, Hipoalergênico e mais) 1
  • Top 10 Melhores Shampoos para Cachorro em 2020 (Para Filhote, Hipoalergênico e mais) 2
  • Top 10 Melhores Shampoos para Cachorro em 2020 (Para Filhote, Hipoalergênico e mais) 3
  • Top 10 Melhores Shampoos para Cachorro em 2020 (Para Filhote, Hipoalergênico e mais) 4
  • Top 10 Melhores Shampoos para Cachorro em 2020 (Para Filhote, Hipoalergênico e mais) 5

Top 10 Melhores Shampoos para Cachorro em 2020 (Para Filhote, Hipoalergênico e mais)

Quem tem cachorro sabe como é gostoso fazer carinho e abraçá-los. Mas, é melhor quando eles estão cheirosinhos, não é? Por isso, vamos te explicar aqui como escolher o melhor shampoo para o seu amiguinho, seja ele filhote ou adulto! Tem shampoo para uso geral, clareador, hipoalergênico e até mesmo antipulgas. Há também, produtos próprios para raças como shih tzu ou yorkshire.

Pode parecer complicado, mas além de dicas de como escolher, também montamos um ranking com os 10 melhores shampoos para cachorro. Assim fica mais fácil, né? Em nosso ranking você vai encontrar marcas como Sanol, Vansil Pet, Dermyl e Ibasa, algumas das mais vendidas do mercado! No final do artigo, há também dicas de como dar banho no seu cachorro! Chame seu peludo e vamos nessa!
  • Última atualização: 29/05/2020
  • 52.210 visualizações
Sumário

Nunca Use Shampoo de Humano para Dar Banho em Cachorro

Nunca Use Shampoo de Humano para Dar Banho em Cachorro
O pH da pele dos cães é muito diferente do pH da nossa pele, o nosso é mais ácido do que o deles. Por isso, os shampoos para cachorros e para humanos são produzidos em pHs diferentes. Se você usar seu shampoo ele irá agredir a pele do bichinho, que vai ficar mais seca, irritada e desprotegida de infecções.
A pele dos cachorros também é mais delicada do que a nossa. Então, ingredientes de shampoos que não são agressivos para nós podem ser agressivos para eles. Os shampoos para cachorros não possuem esses ingredientes na fórmula. Pode ser que num único banho você não note, mas quanto mais você usar o shampoo de humanos no cachorro, pior vai ser para ele. Não faça isso!

Como Escolher o Melhor Shampoo para Cachorro

É necessário prestar atenção em alguns fatores na hora de escolher o melhor shampoo para o seu cachorro. Entender quais são os resultados esperados, a indicação de uso conforme as características do cachorro, os tipos de shampoo e o volume da embalagem, ajuda e muito nessa decisão. A seguir, explicamos como fazer isso, confira!

Conheça e Use Adequadamente os Diferentes Tipos de Shampoo

Existem diversos tipos de shampoos para seu animalzinho de estimação. É importante conhecer cada um deles, pois em algum momento poderá ser o mais adequado para o seu cãozinho. Confira quais são os diferentes tipos de shampoos para cachorros, alguns são de uso rotineiro outros servem para aplicações temporárias.

Shampoo de Uso Geral: Para Cães com Pele Saudável

Os shampoos de uso geral são feitos para tirar a sujeira dos pelos e deixar um brilho bonito, em todos os banhos. Existem muitas marcas e variações disponíveis, pois esses são os shampoos mais comuns e costumam ser os mais baratos. Muitos shampoos são perfumados e você pode escolher a essência. Além disso, existem as versões neutras (sem aroma) e com condicionador junto!
Mas, atenção! Eles são indicados para pele saudável. Então, não utilize em cachorrinhos que tenham problemas de pele. E se ele começar a espirrar depois do banho ou ficar com o focinho irritado, troque o shampoo por um de perfume mais suave, ok?

Shampoo Hipoalergênico: Para Cães com Alergia de Pele

Os shampoos hipoalergênicos não possuem ingredientes que possam irritar a pele. Popularmente, esses shampoos para cachorro são conhecidos como antialérgicos. A maioria é feita principalmente de substâncias naturais e em comparação com os shampoos de uso geral, são mais suaves e costumam ter perfumes mais leves.
Então, se o seu cachorrinho costuma se coçar e espirrar muito após os banhos, tente um shampoo hipoalergênico. Mas, se o seu cachorro sofrer de alguma doença de pele, tome cuidado. Os shampoos hipoalergênicos não possuem medicamentos para tratar esses problemas. Nesse caso, consulte um veterinário para indicação de um shampoo medicinal!

Shampoo Medicinal: Para Cães com Dermatite

Shampoos medicinais são indicados para tratar doenças de pele no cachorro, as chamadas dermatites. Essas doenças podem ser provocadas por seborreia, fungos ou bactérias, dentre outras causas. Esses shampoos são de uso tópico (somente por um tempo), e existem variações conforme a indicação de uso que deve sempre ser dada por um veterinário.
Esses shampoos são altamente irritantes e devem ser manipulados com cuidado. Observe seu cachorro após cada banho com o produto e veja se há piora do quadro. Se ele tiver muita coceira, ficar com a pele vermelha, tiver queda de pelo ou se lamber demais, suspenda o uso e consulte novamente o veterinário. Afinal, a saúde do seu cachorrinho é o que mais importa!

Shampoo Antipulgas: Para Controle de Pulgas

Todo cachorro que sai para passear na rua, passa o dia na creche ou fica hospedado num hotelzinho está sujeito a pegar pulgas, principalmente no verão. Mas, encontrar uma pulga no seu bichinho não é causa para desespero! Felizmente existem muitos produtos no mercado para resolver esse problema, como o shampoo antipulgas.
Muito eficientes para matar os parasitas, ao mesmo tempo em que limpam os pelos, esses shampoos são de uso temporário, somente para o tratamento. Em caso de grande quantidade de pulgas, devem ser usados em conjunto coleiras, comprimidos ou pipetas. E também não se esqueça que as pulgas podem se esconder e se reproduzir em sua casa, então busque orientação em caso de infestações.

Shampoo Seco: Para Filhotes, Cães Idosos ou Pós Cirurgias

O shampoo seco não requer água para limpar. Esses shampoos não possuem surfactantes, que são ingredientes irritantes, mas responsáveis pela limpeza dos pelos. Por isso, ele não vai conseguir limpar tão bem quanto um banho, mas se trata de uma opção viável para higienização de filhotinhos, por exemplo.
Além dos filhotes, o shampoo seco também é indicado para cães idosos e frágeis, ou que têm muito medo de água. E também pode ser usado quando o cachorro passou por alguma cirurgia e o banho for proibido. O shampoo é feito de ingredientes seguros que não vão fazer mal mesmo se o cachorro lamber.

Além do Tipo de Shampoo, Confira Também as Indicações do Rótulo

Cada cachorro possui características diferentes, é importante avaliar as opções de shampoos disponíveis para raças específicas, peles e pelos diferentes, assim como para idade do animal!

Para Não Errar, Escolha Shampoos Específicos para a Raça do seu Cão

Para Não Errar, Escolha Shampoos Específicos para a Raça do seu Cão
Alguns cachorros têm o pelo mais oleoso, enquanto outros possuem o pelo mais ressecado. Isso muda conforme a raça de cada um. Portanto, se você escolher um shampoo específico para a raça do seu cão, não tem como errar! Shih Tzu, Yorkshire Terrier, Cocker Spaniel, Shiba Inu e Labrador são algumas raças que costumam ter o pelo mais oleoso e têm propensão a problemas de pele.
Se você adotou um cachorrinho sem raça definida, não se preocupe. Preste atenção na oleosidade dos pelos dele, se ele fica com “cheirinho de cachorro” em até uma semana após o último banho, ele deve ter o pelo oleoso! Cães que produzem menos oleosidade ficam limpos e cheirosos por mais tempo e precisam de banhos com menos frequência, sendo mais recomendado os shampoos de uso geral.

Se Quiser Pelos Mais Brilhosos e Saudáveis, Prefira Shampoos Próprios para os Pelos

Se Quiser Pelos Mais Brilhosos e Saudáveis, Prefira Shampoos Próprios para os Pelos
Se um cachorro de pelo escuro fica muito exposto ao sol nos meses de verão, a pelagem pode ficar ressecada, manchada e sem brilho. Mas é possível corrigir esse problema. Basta comprar shampoos específicos para cães de pelos escuros, que hidratam e devolvem o brilho. Conforme os pelos manchados forem se renovando, a cor voltará a ficar uniforme.
Já os cachorrinhos de cor clara podem ficar com os pelos amarelados. Nesse caso, basta usar um shampoo clareador periodicamente, que os pelos voltam a ficar clarinhos como sempre! Existem também shampoos específicos para pelos curtos e longos, sendo que nos cachorros com pelo longo você deve considerar também o uso de um condicionador.

Considere a Idade do Seu Cão! Há Shampoos Próprios para Filhotes ou Para Adultos

Considere a Idade do Seu Cão! Há Shampoos Próprios para Filhotes ou Para Adultos
O shampoo para cachorro filhote possui ingredientes mais leves e suaves, que oferecem um cuidado especial para a pele e pelagem do jovem cão. Já nos cachorros mais sêniors, idosos, o cuidado com a pele e pelagem deve ser redobrado, onde junto com o veterinário podem ser escolhidos shampoos especiais para hidratação e proteção.
Somente tenha atenção com os filhotinhos muito novos, que não podem tomar banho por questões de saúde, já que a maioria dos veterinários pede que o tutor espere 12 semanas para dar o primeiro banho. Nesse caso, existem os shampoos a seco, que são uma ótima opção!

Se o Cachorro Tiver Pelos Longos, Use Com Condicionador Também

Como os shampoos para humanos, os shampoos para cachorros servem para remover sujeira e a oleosidade excessiva da pele e do pelo. Mas, a hidratação também é necessária para alguns cães que possuem os pelos ressecados e danificados. Esse problema pode acontecer pelas características naturais do cão, ou até mesmo pelo uso de escova e secadores muito quentes.
Pelos danificados criam nós, que além de ser um problema estético podem causar coceira e dor nos cães. Os condicionadores deixam os pelos mais hidratados e macios, facilitando a escovação e evitando a formação desses nós. Então, se o seu cãozinho possui o pelo longo e saudável, prefira as opções 2 em 1, que já vem junto no shampoo, ou invista em um condicionador para usar após o shampoo.

Prefira Embalagens de Até 500 ml

O volume das embalagens de shampoos para cães varia muito. Na internet você consegue encontrar embalagens de até 20 litros! Mas, essa quantidade de shampoo é mais indicada para pet shops, que dão banho em vários cachorrinhos por dia. Para uso doméstico, escolha um tamanho de shampoo que você vá usar no máximo por 6 meses. Para cães médios com pelo curto, até 500 ml está ótimo!
Se o shampoo fica muito tempo aberto, os ingredientes começam a mudar e perder a eficácia. Principalmente no caso de shampoos medicinais, antibacterianos e antipulgas. Ao contrário das pessoas, os cães não demandam shampoo todos os dias, por isso o shampoo deles dura muito mais. Então, pense na frequência de banhos do seu cachorro na hora de escolher o tamanho do shampoo.

Top 10 Melhores Shampoos para Cachorro para Comprar Online

Agora você já conhece tudo sobre os shampoos para cachorro e consegue escolher o melhor para o seu pet de estimação. Só falta comprar um! Para te ajudar, montamos um ranking dos 10 melhores shampoos com links para as principais lojas online. Confira a seguir!
10
Tipo de ShampooMedicinal
IndicaçãoPara todos os cães
Volume500 mL
9
Tipo de ShampooMedicinal
IndicaçãoPara todos os cães
Volume200 mL
8
Tipo de ShampooAntipulgas
IndicaçãoPara todos os cães
Volume500 mL
7
Tipo de ShampooSeco
IndicaçãoPara filhotes muito novos, idosos e em pós-cirúrgicos
Volume250 mL
6
Tipo de ShampooEspecífico para Raça
IndicaçãoPara cães Shih Tzu, Maltês e raças com pelos lisos e longos
Volume500 mL
5
Tipo de ShampooUso geral
IndicaçãoPara cães com pelagem escura
Volume500 mL
4
Tipo de ShampooUso Geral
IndicaçãoPara todos os cães com mais de 4 semanas
Volume500 mL
3
Tipo de ShampooHipoalergênico
IndicaçãoPara todos os cães
Volume320 mL
2
Tipo de ShampooUso geral
IndicaçãoPara cães com pelagem clara
Volume300 mL
1
Tipo de ShampooUso Geral
IndicaçãoPara todos os cães
Volume250 mL

Tabela de Comparação dos Melhores Shampoos para Cachorro

Foto
1
IBASA  Shampoo Condicionador 1

IBASA

2
PET ESSENCE  Shampoo Clareador 1

PET ESSENCE

3
VETNIL  Pelo & Derme Hipoalergênico 1

VETNIL

4
PET SOCIETY BEEPS  Neutro 1

PET SOCIETY BEEPS

5
K DOG  Brilho Intenso 1

K DOG

6
WORLD RAÇAS  Shih Tzu e Maltês 1

WORLD RAÇAS

7
IBASA  Banho a Seco 1

IBASA

8
SANOL DOG  Antipulgas 1

SANOL DOG

9
DR.CLEAN  Cloresten 1

DR.CLEAN

10
VANSIL  Pet Dermyl 1

VANSIL

Nome

Shampoo Condicionador

Shampoo Clareador

Pelo & Derme Hipoalergênico

Neutro

Brilho Intenso

Shih Tzu e Maltês

Banho a Seco

Antipulgas

Cloresten

Pet Dermyl

DestaqueBanho em Casa com Qualidade...Para Deixar os Pelos Mais C...Um Shampoo Feito com Ingred...Para Pelos Super Macios e L...Devolve o Brilho para Pelos...Para Shih Tzu, Maltês e Out...Banho a Seco para Cachorros...Para Quem Procura um Antipu...Para Tratar Infecções por F...Para o Tratamento de Dermat...
PreçoR$ 29,05R$ 23,27R$ 79,50R$ 25,00R$ 16,99R$ 13,00R$ 32,25R$ 13,50R$ 72,89R$ 72,50
Tipo de ShampooUso GeralUso geralHipoalergênicoUso GeralUso geralEspecífico para RaçaSecoAntipulgasMedicinalMedicinal
IndicaçãoPara todos os cãesPara cães com pelagem claraPara todos os cãesPara todos os cães com mais de 4 semanasPara cães com pelagem escuraPara cães Shih Tzu, Maltês e raças com pelos lisos e longosPara filhotes muito novos, idosos e em pós-cirúrgicosPara todos os cãesPara todos os cãesPara todos os cães
Volume250 mL300 mL320 mL500 mL500 mL500 mL250 mL500 mL200 mL500 mL
Link

Qual a Frequência Ideal para Dar Banho no Cachorro?

Qual a Frequência Ideal para Dar Banho no Cachorro?
Os cachorros não podem tomar banhos todos os dias, já que a pele deles é bem diferente da nossa. A frequência ideal de banhos varia conforme o tipo e a saúde da pele e do pelo do animal. As raças que têm pele oleosa podem tomar banhos mais frequentes, mas no máximo 1 vez por semana.
Já os cachorros que não produzem muita oleosidade na pele podem tomar banho de 15 em 15 dias, ou até mesmo 1 vez por mês. Se o veterinário indicar um tratamento com mais ou menos banhos, siga sempre as instruções profissionais. Continue lendo, pois vamos te explicar como escolher o melhor shampoo para cachorro!

Como Dar Banho no Cachorro em Casa

Como Dar Banho no Cachorro em Casa
Alguns cachorros ficam muito ansiosos com o banho, principalmente se não estão acostumados. Faça tudo com calma, assim eles ficam mais calmos também. Prepare o que vai precisar antes de trazer o cachorro para o local de banho e leve alguns petiscos com você. Dê um pequeno pedaço todas as vezes que ele ele fizer alguma coisa certa, como ficar paradinho enquanto é ensaboado.
É melhor dar banho dentro do box com a porta do banheiro fechada. Correntes de vento podem deixar o cachorro com frio e esfriar a água mais rapidamente. Não dê banhos frios nem muito quentes, o ideal é manter a água morna. Tome muito cuidado com os ouvidos, para não entrar água, e com os olhos, para não entrarem em contato com o shampoo.
Comece a passar o shampoo da cabeça para rabo e das costas em direção às patas. No caso de cachorros infestados por pulgas, se você aplicar o shampoo começando pelas patas, as pulgas vão fugindo para cima e podem acabar todas na cabeça do cachorrinho, o que é perigoso e muito incômodo para ele.
Depois de enxaguar muito bem todo o shampoo, enrole o cão em uma toalha e seque o excesso de água. Termine com um secador, de preferência com vento frio, mantendo a 1 palmo de distância. O barulho do secador incomoda muito os cachorros e o vento quente pode queimar sua pele sensível. Lembre-se, é importante deixá-lo bem seco, pois o pelo úmido predispõe infecções por fungos e bactérias.

Conclusão

Neste artigo explicamos com que frequência você deve dar banho no seu cachorro, como dar o banho e como escolher o melhor shampoo para ele. Agora ficou fácil, né? É só dar uma olhada no nosso ranking com os 10 melhores shampoos para cachorro, comprar o que atende suas necessidade e deixar seu cãozinho bem limpinho e cheiroso.
Consulte nosso artigo sempre que precisar conferir nossas dicas ou mudar de shampoo. E também compartilhe com sua família e amigos, muito provavelmente eles também já tiveram dúvidas sobre qual shampoo comprar. Cachorros merecem todo nosso cuidado e atenção. Afinal, ele são nossos melhores amigos!
por Bruna Trigueiros

Você pode gostar também

Mais lidos

  • Top 10 Melhores Rações para Gatos para Comprar em 2020
    Top 10 Melhores Rações para Gatos para Comprar em 2020
    Para manter o seu gatinho saudável e com muita energia é indispensável oferecer uma ração completa, nutritiva e adequada para ele. Apesar de parecer ser uma tarefa simples, é normal ficar confuso com a diversidade de produtos que existem no mercado. Marcas como Whiskas, Royal Canin e Optimum lançam rações para felinos de idades e condições diferentes. Pensando nisso, elaboramos esse artigo com dicas que irão ajudá-lo a escolher a ração ideal para as necessidades do seu pet. Também criamos um ranking com as 10 melhores rações do mercado para filhotes, adultos e idosos. Vamos lá?
    Pet Shop
    60.454 visualizações
  • Top 10 Melhores Rações para Cães de Grande Porte em 2020 (Premium e Super Premium Adultos)
    Top 10 Melhores Rações para Cães de Grande Porte em 2020 (Premium e Super Premium Adultos)
    Os cães de grande porte, como os Golden Retriever e Pit bull, são dóceis, inteligentes e brincalhões. Eles gastam bastante energia diariamente e por isso, necessitam de uma alimentação balanceada. A ração precisa conter todos os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento saudável.Marcas como Farmina, Hills e PremieR produzem rações de diferentes qualidades e preços. Para te ajudar a fazer a escolha ideal de compra, nós elaboramos algumas dicas importantes. Além disso, apresentamos um um ranking com as 10 melhores rações para cachorros de porte grande. Confira e garanta a melhor ração para o seu amigo de 4 patas!
    Pet Shop
    33.503 visualizações
  • Top 10 Melhores Rações para Cão Filhote para Comprar em 2020
    Top 10 Melhores Rações para Cão Filhote para Comprar em 2020
    Um filhote de cachorro é o novo membro da sua família? Então saiba que sua rotina terá algumas mudanças. A chegada dele vai te acrescentar um pouquinho de trabalho e um montão de amor. Mas é necessário que esse amor seja recíproco! Animais, principalmente os filhotes, precisam de muitos cuidados, com destaque para a alimentação que deve ser adequada em nutrientes.E não se esqueça que, assim como nós, os cães também enjoam da comida, por isso é importante variar o sabor. Pensando nisso, marcas como Golden e Naturalis possuem diversas opções de ração para seu cãozinho. Vamos explicar neste artigo, como escolher a melhor ração para o seu filhote. Além disso, criamos um ranking com as 10 melhores rações. Confira e faça seu amiguinho feliz.
    Pet Shop
    46.944 visualizações
  • Top 10 Melhores Tapetes Higiênicos para Cachorros para Comprar em 2020
    Top 10 Melhores Tapetes Higiênicos para Cachorros para Comprar em 2020
    Os tapetes higiênicos são uma inovação do mercado pet, perfeitos para o seu cãozinho fazer suas necessidades com conforto e sem sujar a casa. São produtos descartáveis ou laváveis, que garantem conforto para o animal. Marcas como Petix, Sanol Dog e Meu Bartô oferecem opções de ótima qualidade. Dois fatores importantes para fazer uma boa escolha são o tamanho e a capacidade de absorção! Quer descobrir outras dessas características? Então, continue a leitura, pois elaboramos um guia de compra com todos esses detalhes e ainda listamos os 10 melhores tapetes higiênicos do mercado! Confira.
    Pet Shop
    10.335 visualizações
  • Top 15 Melhores Bebedouros Automáticos para Gatos em 2020
    Top 15 Melhores Bebedouros Automáticos para Gatos em 2020
    Seu gato não bebe água corretamente? Então, pode ser a hora de comprar um bebedouro automático para gatos. Esses produtos mantêm a água em movimento, estimulando o gato a se hidratar corretamente. Além disso, funcionam como um reservatório de água que pode garantir água fresca para o seu gato por até 1 semana.Marcas como Catit, Petlon e Furacão Pet oferecem modelos excelentes. Contudo, para escolher o bebedouro ideal é necessário verificar vários detalhes. Por isso, separamos diversas dicas para você e ainda elaboramos um ranking com os 15 melhores bebedouros automáticos para gatos. Confira.
    Pet Shop
    3.839 visualizações
  • Top 10 Melhores Caixas de Areia para Gatos para Comprar em 2020
    Top 10 Melhores Caixas de Areia para Gatos para Comprar em 2020
    Se você tem ou deseja ter um gatinho como pet, comprar uma caixinha de areia é essencial para que seu amiginho faça suas necessidades sem fazer sujeira pela casa. Optar por uma caixa de areia aberta, fechada ou com peneira fará toda a diferença para o seu bichano. Mas como escolher? Neste artigo explicamos quais são as vantagens e desvantagens de cada modelo e montamos um top 10 com as melhores caixas de areia para gatos. E no final ainda contamos qual o melhor lugar da casa para colocar sua nova caixa de areia. Confira e garanta o conforto do seu gatinho!
    Pet Shop
    3.910 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria