• Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas em 2021 (Singer, Janome e mais) 1
  • Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas em 2021 (Singer, Janome e mais) 2
  • Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas em 2021 (Singer, Janome e mais) 3
  • Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas em 2021 (Singer, Janome e mais) 4
  • Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas em 2021 (Singer, Janome e mais) 5

Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas em 2021 (Singer, Janome e mais)

Seja você entusiasta ou profissional, ter uma boa máquina de costura é uma mão na roda para fazer pequenos ajustes em roupas ou até mesmo vender peças produzidas por você. Marcas como Singer, Elgin, Brother e Janome possuem máquinas de costura domésticas excelentes para todos os tipos de usuários.

Porém, escolher uma máquina de costura doméstica pode ser complicado, já que elas possuem características bem específicas. Para simplificar, criamos um guia de compra e um ranking com as 10 melhores máquinas de costura domésticas do mercado. No final ainda ensinamos a escolher a agulha certa! Confira!
  • Última atualização: 19/01/2021
  • 110.570 visualizações
Sumário

Como Escolher a Melhor Máquina de Costura Doméstica

As máquinas de costura são equipamentos complexos e possuem várias especificações técnicas. Mas não precisa se assustar com tantos termos técnicos! A seguir, vamos explicar quais são os pontos importantes na hora de escolher. Siga lendo e faça a escolha certa!

Escolha a Máquina de Costura de Acordo com a Utilização

Atualmente existem modelos de máquinas de costura que oferecem diversos tipos de funções, por isso é importante ter em mente como você irá utilizar a sua máquina. A seguir, listamos os tipos de máquinas e a melhor indicação de utilização delas.

Máquinas de Costura Eletrônicas: um Investimento para Quem Quer Versatilidade

As máquinas de costura eletrônicas normalmente possuem um pequeno visor LCD que permite o controle do tipo, tensão e comprimento do ponto. Esse modelo possui uma grande variedade de pontos, por isso é muito usado em patchwork, artesanato e outros trabalhos que demandam maior versatilidade.


Além disso, esse tipo de máquina permite a utilização com ou sem pedal e consegue lidar muito bem com tecidos mais pesados ou um número maior de camadas. São modelos um pouco mais caros, mas podem ser uma opção excelente se você deseja começar um negócio sofisticado na área de costura!

Máquinas de Costura Mecânicas: Baratas e Simples, mas Eficientes

Embora seja um modelo mais simples em relação às eletrônicas, a máquina de costura mecânica é uma boa opção para profissionais ou pessoas familiarizadas com o uso da máquina de costura. Suas funções são mais básicas e é necessário controlá-las manualmente, assim como os ajustes de ponto. 

O grande benefício desse modelo está em seu valor, sendo bem mais baixo do que as máquinas de costura e bordado e as eletrônicas. Por isso, são muito usadas por quem trabalha apenas com costuras simples de roupas ou profissionais que querem ter uma segunda máquina mais fácil de carregar do que as eletrônicas.

Máquinas de Costura e Bordado: Dupla Função, para Quem Pode Investir um Pouco Mais

Algumas máquinas de costura mais avançadas possuem a opção de bordado, onde você pode escolher entre desenhos pré-selecionados ou adicionar os seus próprios. Além disso, esse modelo é bem completo e possui uma enorme variedade de pontos, dando, assim, uma maior liberdade de criação.

Elas também são bem resistentes e conseguem trabalhar bem com diversos tipos de tecido. Porém, tenha em mente que esse modelo é mais tecnológico e isso influencia diretamente no valor, que costuma ser mais alto do que os modelos eletrônicos e mecânicos.

Para Artesanato ou Patchwork, Prefira Máquinas com Muitos Pontos

Para Artesanato ou Patchwork, Prefira Máquinas com Muitos Pontos

Além dos pontos básicos e essenciais como o ponto reto, zigue-zague, três pontinhos e ponto invisível, que estão presentes em todos os modelos de máquinas, ter pontos extras e decorativos são essenciais na hora de fazer o acabamento ou decorar a sua peça.


A maioria dos modelos oferece pontos extras e máquinas mais avançadas chegam a oferecer até mais de 100 pontos. Esses pontos decorativos são uma ótima opção para quem quer trabalhar com artesanato ou patchwork e deixar o seu trabalho mais criativo e único.

Máquinas com Alta Velocidade São Mais Produtivas, Porém Demandam Mais Experiência

Máquinas com Alta Velocidade São Mais Produtivas, Porém Demandam Mais Experiência

Outro aspecto das máquinas de costura que você deve levar em conta é a velocidade. Ela é medida em pontos por minuto (PPM) e reflete diretamente na produtividade do equipamento. Máquinas mais rápidas são capazes de produzir maior quantidade de peças em menor tempo, sendo indicadas para uso comercial.


A maioria das máquinas de costura domésticas possui velocidade em torno de 600 a 800 PPM, mas há modelos que chegam a incríveis 4500 PPM! Tenha em mente que modelos de alta velocidade demandam um pouco mais de experiência, sendo ideais para profissionais e pessoas que já trabalham com costura.

Verifique as Funções Extras que Diversificam o Uso

Verifique as Funções Extras que Diversificam o Uso

Ter uma máquina de costura que desempenha múltiplas funções pode ser bem útil, não é verdade? Além de facilitar durante o uso do produto, ter funções extras faz com que as suas peças sejam cada vez mais criativas e únicas!


Um recurso interessante é o caseamento automático, que facilita muito a vida de quem trabalha com botões. Outro é o braço livre, que permite fazer costuras em tecidos tubulares e locais de difícil acesso, como barras de calças. Sempre cheque as funções extras da máquina antes de fazer a sua escolha!

Prefira Máquinas de Costura Menores e Mais Leves para Guardar com Mais Facilidade

Prefira Máquinas de Costura Menores e Mais Leves para Guardar com Mais Facilidade
Muitas pessoas preferem deixar a sua máquina de costura sempre instalada em uma mesa, já outras, por falta de espaço, preferem guardá-las após o uso. Por isso, é importante saber as dimensões e peso da máquina antes de comprá-la. A largura, por exemplo, pode variar de 30 a 49 cm. Já o peso pode ir de 3 a quase 20 kg!

A grande maioria dos equipamentos é compacta, servindo como máquina de costura portátil. Isso acontece porque muitos dos seus componentes são de plástico, fazendo com que ela ocupe menos espaço e seja fácil de carregar. 

Veja se a Máquina de Costura é Bivolt, 110 ou 220 V

Veja se a Máquina de Costura é Bivolt, 110 ou 220 V

Se você estiver comprando pela internet, é super importante verificar também a voltagem da máquina de costura doméstica. Os modelos mais modernos (geralmente os eletrônicos) são bivolts, nesse caso você não precisa se preocupar!


Contudo, muitas máquinas de costura mecânicas estão disponíveis apenas em 110 ou em 220 V. Há, ainda modelos que estão disponíveis em versões para cada voltagem, bastado escolher a voltagem correta antes de fechar sua compra.

Evite Gastos Conferindo quais Acessórios Acompanham a Máquina

As máquinas de costura são equipamentos que precisam de uma série de pequenos acessórios para funcionarem de forma eficaz. Por isso, é importante checar quais são os acessórios que acompanham a sua máquina para evitar gastos extras. 


Além de pedal, bobinas, sapatilhas e agulhas, alguns fabricantes até fornecem kit de limpeza e um kit básico para a costura. Outros incluem uma grande quantidade de acessórios e itens como capa protetora para máquina de costura.

Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas

Agora que você já sabe todos os aspectos que deve observar na hora de comprar sua máquina de costura doméstica, confira o nosso ranking com os 10 melhores produtos no mercado e aproveite para fazer logo a sua escolha! Vamos lá?

10
TipoCostura e bordado
Quantidade de Pontos162
Velocidade650 PPM
Funções ExtrasBraço livre e caseamento automático
Dimensões-
Peso12 kg
BivoltSim
Acessórios-
9
TipoMecânica
Quantidade de Pontos-
Velocidade4500 PPM
Funções Extras-
Dimensões-
Peso-
BivoltNão
AcessóriosCapa de proteção para cabeçote, galão de óleo 700 ml, joelheira, pino da joelheira e mais 10 acessórios
8
TipoCostura e bordado
Quantidade de Pontos200
Velocidade800 PPM
Funções ExtrasCaseamento automático
Dimensões47,5 x 31,6 x 22,3 cm (L x A x P)
Peso13,4 kg
BivoltSim
Acessórios10 tipos de calcador, bobinas, suportes de carretel (P,M,G), caneta do painel de toque, pedal, capa e mais 20 acessórios
7
TipoMecânica
Quantidade de Pontos-
Velocidade1100 PPM
Funções ExtrasBraço livre, caseamento automático e costura com agulha dupla
Dimensões39,5 x 27 x 16 cm (L x A x P)
Peso9 kg
BivoltNão
Acessórios22
6
TipoEletrônica
Quantidade de Pontos200
Velocidade-
Funções ExtrasCaseamento automático
Dimensões49 × 25 × 42 cm (L x A x P)
Peso18 kg
BivoltSim
Acessórios7 tipos de calcadores, chapa estabilizadora para calcador R, suporte da chapa estabilizadora e mais 3 acessórios
5
TipoEletrônica
Quantidade de Pontos100
Velocidade-
Funções ExtrasCaseamento automático e braço livre
Dimensões38 x 17 x 30 cm (L x A x P)
Peso6,6 kg
BivoltSim
Acessórios-
4
TipoMecânica
Quantidade de Pontos14
Velocidade-
Funções ExtrasBraço livre, passador de linha para agulha e caseamento automático
Dimensões44 x 22 x 35 cm (L x A x P)
Peso7,3 kg
BivoltNão
AcessóriosBobinas, agulhas, 4 tipos de calcador, placa de cerzir, pedal e mais 2 acessórios
3
TipoEletrônica
Quantidade de Pontos50
Velocidade550 PPM
Funções ExtrasCaseamento automático e sistema automático de enfiar a linha na agulha
Dimensões 25,14 x 50,03 x 38,10 cm (L x A x P)
Peso6,35 kg
BivoltSim
Acessórios6 tipos de calcador, bobina e pedal
2
TipoMecânica
Quantidade de Pontos6
Velocidade-
Funções ExtrasBraço livre
Dimensões30 x 12 x 26 cm (L x A x P)
Peso3,2 kg
BivoltSim
Acessórios-
1
TipoMecânica
Quantidade de Pontos23
Velocidade750 PPM
Funções ExtrasCaseamento automático e braço livre
Dimensões43 x 34 x 25,5 cm (L x A x P)
Peso7 kg
BivoltNão
Acessórios4 tipos de sapatilhas, abridor de casas, pincel de limpeza, guia para costura e quilt e mais 8 acessórios

Tabela de Comparação das Melhores Máquinas de Costura Domésticas

Foto
1
SINGER  Máquina de Costura Singer M3405 1

SINGER

2
ELGIN  Máquina de Costura Elgin Bella BL-1200 1

ELGIN

3
BROTHER  Máquina de Costura Doméstica Brother 1

BROTHER

4
JANOME  Máquina de Costura Doméstica Janome 2008s 1

JANOME

5
ELGIN  Máquina de Costura Elgin Premium JX-10000 1

ELGIN

6
JANOME  Máquina de Costura Doméstica Janome DM7200 1

JANOME

7
SINGER  Máquina de Costura Singer FacilitaPro 1

SINGER

8
ELNA  Máquina de Costura e Bordado Elna Expressive 860 1

ELNA

9
YAMATA  Máquina de Costura Doméstica Yamata 1

YAMATA

10
SUN SPECIAL  Máquina de Costura e Bordar Doméstica SS-1500 1

SUN SPECIAL

Nome

Máquina de Costura Singer M3405

Máquina de Costura Elgin Bella BL-1200

Máquina de Costura Doméstica Brother

Máquina de Costura Doméstica Janome 2008s

Máquina de Costura Elgin Premium JX-10000

Máquina de Costura Doméstica Janome DM7200

Máquina de Costura Singer FacilitaPro

Máquina de Costura e Bordado Elna Expressive 860

Máquina de Costura Doméstica Yamata

Máquina de Costura e Bordar Doméstica SS-1500

Destaque

Simplicidade e Eficiência Por um Preço Justo

Ótimo Custo-Benefício para Uso Básico

Rápida e de Fácil Manuseio

Prática e Portátil, Ideal para Quem Vai Começar

Fácil, Inteligente e com Ótimo Preço

Alta Performance para Projetos Mais Profissionais

Qualidade Profissional e Alta Potência

Inteligente e com Múltiplas Funções

Alta Velocidade e Fácil Utilização

O Valor Mais Baixo da Categoria

PreçoR$ 1.187,91R$ 403,90R$ 2.024,61R$ 1.255,50R$ 1.579,00R$ 4.092,00R$ 1.985,50R$ 19.950,00R$ 2.200,99R$ 4.792,03
TipoMecânicaMecânicaEletrônicaMecânicaEletrônicaEletrônicaMecânicaCostura e bordadoMecânicaCostura e bordado
Quantidade de Pontos2365014100200-200-162
Velocidade750 PPM-550 PPM---1100 PPM800 PPM4500 PPM650 PPM
Funções ExtrasCaseamento automático e braço livreBraço livreCaseamento automático e sistema automático de enfiar a linha na agulhaBraço livre, passador de linha para agulha e caseamento automáticoCaseamento automático e braço livreCaseamento automáticoBraço livre, caseamento automático e costura com agulha duplaCaseamento automático-Braço livre e caseamento automático
Dimensões43 x 34 x 25,5 cm (L x A x P)30 x 12 x 26 cm (L x A x P) 25,14 x 50,03 x 38,10 cm (L x A x P)44 x 22 x 35 cm (L x A x P)38 x 17 x 30 cm (L x A x P)49 × 25 × 42 cm (L x A x P)39,5 x 27 x 16 cm (L x A x P)47,5 x 31,6 x 22,3 cm (L x A x P)--
Peso7 kg3,2 kg6,35 kg7,3 kg6,6 kg18 kg9 kg13,4 kg-12 kg
BivoltNãoSimSimNãoSimSimNãoSimNãoSim
Acessórios4 tipos de sapatilhas, abridor de casas, pincel de limpeza, guia para costura e quilt e mais 8 acessórios-6 tipos de calcador, bobina e pedalBobinas, agulhas, 4 tipos de calcador, placa de cerzir, pedal e mais 2 acessórios-7 tipos de calcadores, chapa estabilizadora para calcador R, suporte da chapa estabilizadora e mais 3 acessórios2210 tipos de calcador, bobinas, suportes de carretel (P,M,G), caneta do painel de toque, pedal, capa e mais 20 acessóriosCapa de proteção para cabeçote, galão de óleo 700 ml, joelheira, pino da joelheira e mais 10 acessórios-
Link

Use o Tipo de Agulha Apropriado para o Tecido

Apesar de ser uma pecinha bem pequena, a agulha tem papel fundamental na hora de realizar a costura. Afinal, não dá para costurar sem ela, não é mesmo? Para garantir um ponto perfeito e não danificar o tecido, é importante saber qual tipo de agulha utilizar. A seguir, iremos contar de forma simplificada como escolher a agulha certa.

Para Tecidos Planos, Escolha a Agulha de Ponta Normal ou Fina

Para Tecidos Planos, Escolha a Agulha de Ponta Normal ou Fina
Esse tipo de agulha tem a pontinha levemente afilada, sendo até um pouco afiada, por isso, cuidado ao manuseá-la. Ela é ideal para tecidos planos, como sarja, tricoline, popeline e oxford, pois sua pontinha mais fina não danifica o tecido.

É possível encontrar esse modelo em outras numerações, de acordo com a fabricante. A Singer, por exemplo, possui agulhas que vão do número 9 ao 21. A espessura vai aumentando de acordo com a numeração, e agulhas mais grossinhas são ideais para trabalhar com tecidos mais grossos ou com camadas.

Agulha de Ponta Universal para Malhas Leves

Agulha de Ponta Universal para Malhas Leves
Normalmente é o tipo de agulha que acompanha a máquina de costura. Esse tipo de agulha possui a pontinha levemente arredondada e, por ser um meio termo entre as agulhas afiladas e arredondadas, ela é ideal para os tecidos planos e malhas leves.

Ela também pode ser encontrada em diferentes numerações. As agulhas da Janome, por sua vez, possuem uma numeração que varia do 9 ao 16, sendo a 9 ideal para tecidos bem fininhos e a 16 para tecidos mais grossos. Caso você não saiba qual agulha usar, opte por esse modelo!

Prefira Agulhas de Ponta Arredondada para Malhas e Tecidos Stretch

Prefira Agulhas de Ponta Arredondada para Malhas e Tecidos Stretch
Como o nome já sugere, esse tipo de agulha possui a ponta bem arredondada e quanto maior a dimensão da agulha, mais arredondada ela será. Elas são utilizadas em tecidos stretch e malhas, pois ela não danifica a trama do tecido ao realizar a costura.

Assim como os outros modelos, elas possuem numerações diferentes. As agulhas da marca Brother variam entre os tamanhos 75/11 até o 90/14. Se você for costurar uma malha fina, por exemplo, a agulha mais fininha é ideal, já para malhas mais grossas e múltiplas camadas, uma agulha mais grossa é melhor.

Veja Também as Melhores Máquinas de Bordar

Se você pretende trabalhar mais especificamente com bordados, então nada melhor do que uma boa máquina de bordar, não é mesmo? Clique no link abaixo e confira nosso guia de compra e o ranking com as 10 melhores máquinas de bordar do mercado!

Conclusão

E aí, já sabe qual a máquina de costura é a ideal para colocar os seus projetos em prática? Lembre-se de sempre consultar quais os acessórios que acompanham a sua máquina e garantir que você tenha todo o material necessário para começar a utilizá-la assim que ela chegar em casa e, claro, evitar gastos extras.

Além disso, sempre que você precisar de dicas e quiser verificar as 10 melhores máquinas de costura do mercado, é só voltar aqui e consultar o nosso guia. Agora, é só escolher o seu tecido, agulha ideal e colocar a mão na massa. Boa costura! Gostou desse conteúdo? Então compartilhe e indique a mybest!

Redação: Camila Ogawa

Atualização: Rafael Swoboda

Você pode gostar também

Mais lidos

  • Top 10 Melhores Climatizadores em 2021 (Cadence, Mondial, Ventisol e mais)
    Top 10 Melhores Climatizadores em 2021 (Cadence, Mondial, Ventisol e mais)
    Os climatizadores de ar são capazes de refrescar o ambiente, além de umidificar e purificar o ar. Isso é ótimo se você tem problemas respiratórios, como alergias, ou mora em uma região onde o clima é seco. Além disso, eles são mais baratos e econômicos que um ar condicionado.Marcas populares desenvolveram modelos para atender suas necessidades, como a Mondial, Olimpia Splendid e Mundial Brysa. Para te auxiliar nessa escolha, selecionamos os 10 melhores climatizadores de ar e ainda separamos várias dicar de como escolher entre eles. Continue a leitura!
    Eletroportáteis
    43.243 visualizações
  • Top 10 Melhores Ventiladores para Comprar em 2021 (Arno, Mondial e mais)
    Top 10 Melhores Ventiladores para Comprar em 2021 (Arno, Mondial e mais)
    Os ventiladores de mesa e de coluna são a maneira mais acessível de refrescar os ambientes da sua casa durante o verão, mas como escolher o melhor para você? Há dezenas de marcas e modelos no mercado que variam em altura, número e tamanho das pás, força do motor, vazão de ar, entre outras características.Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa considerar ao comprar o seu ventilador. Além disso, para facilitar, nós também elaboramos um ranking com os 10 melhores ventiladores do mercado. Nele você vai encontrar marcas excelentes como Arno, Mondial, Mallory e Britânia. Siga lendo e mantenha sua casa sempre fresquinho!
    Eletroportáteis
    60.374 visualizações
  • Top 12 Melhores Aspiradores de Pó Verticais em 2021 (Philco, Electrolux e mais)
    Top 12 Melhores Aspiradores de Pó Verticais em 2021 (Philco, Electrolux e mais)
    Compacto e funcional, o aspirador de pó vertical vem ganhando cada vez mais espaço no mercado. Eles são mais simples de manusear e ideais para o uso diário. Isso porque seu formato, como uma vassoura elétrica, é perfeito para a limpeza da casa. Alguns ainda podem ter o sugador destacado da haste para limpar com eficiência estofados, cortinas e pequenos objetos. A popularização fez com que marcas como Philco, Electrolux, Britânia e Mondial investissem em diversos modelos. Como saber qual o melhor aspirador de pó vertical? Para responder essa pergunta, preparamos um guia completo e montamos uma seleção com os 12 melhores aspiradores de pó verticais do mercado!
    Eletroportáteis
    75.699 visualizações
  • Top 10 Melhores Bebedouros em 2021 (de Mesa e Coluna!)
    Top 10 Melhores Bebedouros em 2021 (de Mesa e Coluna!)
    Um bebedouro pode ser o que você precisa para oferecer à sua família, ou para clientes e funcionários, uma água fresca e potável! E, para escolher o melhor produto, é sempre bom observar se o o bebedouro é de mesa ou coluna, qual o tipo de refrigeração e outras informações essenciais.Mas, como são muitos detalhes, nós lhe ajudaremos nesta escolha de compra! Elaboramos um tutorial para ajudar você a encontrar o produto perfeito! Além disso, selecionamos os 10 melhores bebedouros do mercado! Entre eles, estão produtos de marcas como Electrolux, Esmaltec e IBBL. Confira!
    Eletroportáteis
    18.751 visualizações
  • Top 10 Melhores Passadeiras a Vapor em 2021 (Cadence, Mondial e mais)
    Top 10 Melhores Passadeiras a Vapor em 2021 (Cadence, Mondial e mais)
    Passar roupas não é a atividade favorita de muita gente, não é mesmo? A tarefa pode ser ainda mais cansativa quando há dezenas de peças que precisam ser passadas. Com a proposta de facilitar e agilizar todo esse trabalho, as passadeiras a vapor, ou vaporizadores, se tornaram o desejo de muita gente.Neste artigo, selecionamos as 10 melhores passadeiras a vapor, entre marcas como Mondial, Electrolux e Cadence, e ainda fizemos um guia para te ajudar a escolher a melhor opção para a sua rotina. Assim, ficará mais fácil acertar na compra. Continue a leitura e descubra como esse eletroportátil funciona.
    Eletroportáteis
    26.656 visualizações
  • Top 10 Melhores Churrasqueiras Elétricas Portáteis em 2021 (Mondial e mais)
    Top 10 Melhores Churrasqueiras Elétricas Portáteis em 2021 (Mondial e mais)
    Você adora churrascos, mas não tem espaço em casa? Uma churrasqueira elétrica portátil pode ser a solução! Extremamente prática, a churrasqueira elétrica não faz fumaça e é perfeita para espaços pequenos. Basta ligar na tomada e pronto, você já pode fazer um delicioso churrasco para os amigos! Marcas como Mondial, Cadence e Britânia oferecem opções com ótimo custo-benefício. Para decidir, você deve considerar características como tamanho, tipo e muito mais. Parece difícil, mas com o nosso guia de compra e o ranking das 10 melhores churrasqueiras portátes você não terá problemas. Confira!
    Eletroportáteis
    42.195 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria