• Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas em 2019 (Singer, Janome e mais) 1
  • Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas em 2019 (Singer, Janome e mais) 2
  • Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas em 2019 (Singer, Janome e mais) 3
  • Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas em 2019 (Singer, Janome e mais) 4
  • Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas em 2019 (Singer, Janome e mais) 5

Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas em 2019 (Singer, Janome e mais)

Seja você entusiasta ou profissional na costura, ter uma boa máquina de costura em casa é uma mão na roda na hora de fazer pequenos ajustes em roupas ou até mesmo vender peças produzidas por você. Grandes marcas como Singer, Elgin, Brother e Janome possuem máquinas de costura domésticas excelentes para todos os tipos de usuários.

Porém, escolher uma máquina de costura doméstica pode ser um pouco complicado, já que elas possuem características bem específicas. Para simplificar esse processo, criamos esse guia com dicas de compra incríveis. Além disso, montamos um ranking com as 10 melhores máquinas de costura domésticas do mercado. No fim do artigo ainda ensinamos a escolher a agulha certa! Confira!
  • Última atualização: 15/10/2019
  • 457 visualizações
Sumário

Como Escolher a Máquina de Costura Doméstica Ideal

As máquinas de costura são equipamentos complexos e possuem várias especificações técnicas. Mas não precisa se assustar com tantos termos técnicos! A seguir, vamos explicar quais são os pontos importantes na hora de escolher. Siga lendo e faça a escolha certa!

Escolha a Máquina de Costura de Acordo com a Utilização

Atualmente existem modelos de máquinas de costura que oferecem diversos tipos de funções, por isso é importante ter em mente como você irá utilizar a sua máquina. A seguir, listamos os tipos de máquinas e a melhor indicação de utilização delas.

Máquinas de Costura Eletrônicas: um Investimento para Quem Quer Versatilidade

As máquinas de costura eletrônicas normalmente possuem um pequeno visor LCD que permitem o controle do tipo, tensão e comprimento do ponto. Esse modelo possui uma grande variedade de pontos e consegue lidar muito bem com tecidos mais pesados ou um número maior de camadas. Para completar, elas permitem a utilização com ou sem pedal.
São modelos um pouco mais caros, mas podem ser uma opção excelente se você deseja começar um negócio na área da costura. Isso porque essas máquinas te darão precisão e velocidade!

Máquinas de Costura Mecânicas: Baratas e Simples, mas Eficientes

Embora seja um modelo mais simples em relação às eletrônicas, a máquina de costura mecânica é uma boa opção para profissionais ou pessoas familiarizadas com o uso da máquina de costura. Suas funções são mais básicas e é necessário controlá-las manualmente, assim como os ajustes de ponto.
O grande benefício desse modelo está em seu valor, sendo bem mais baixo do que a computadorizada e a eletrônica. Por isso, muitos profissionais preferem tê-las como uma segunda máquina por serem fáceis de carregar e oferecerem um ótimo suporte para serviços básicos.

Máquinas de Costura e Bordado: Dupla Função, para Quem Pode Investir um Pouco Mais

Algumas máquinas de costura mais avançadas possuem a opção de bordado, onde você pode escolher entre desenhos já pré-selecionados ou adicionar as suas próprias criações. Além disso, esse modelo é bem completo e possui uma enorme variedade de pontos, dando, assim, uma maior liberdade de criação.
Elas também são bem resistentes e conseguem trabalhar bem com diversos tipos de tecido. Porém, tenha em mente que esse modelo é mais tecnológico e isso influencia diretamente no valor, que costuma ser mais alto do que os modelos eletrônico e mecânico.

Prefira Máquinas de Costura Menores e com Alça se Precisar Guardar a cada Uso

Prefira Máquinas de Costura Menores e com Alça se Precisar Guardar a cada Uso
Muitas pessoas preferem deixar a sua máquina de costura doméstica já instalada em uma mesa, já outras, por falta de espaço, preferem guardá-las após o uso. Por isso, é importante saber as dimensões e peso da máquina antes de comprá-la. Além disso, verificar se o modelo possui alça é uma boa ideia, pois ela irá facilitar bastante o transporte da máquina.
A grande maioria das máquinas domésticas são compactas. Como o próprio nome já sugere, elas são bem mais leves e menores. Isso se deve ao fato de muitos de seus componentes serem feitos de plástico, fazendo com que ela ocupe menos espaço e seja bem mais fácil de carregar. No entanto, isso faz com que elas sejam mais frágeis e é necessário cautela na hora de manuseá-las.

Verifique as Funções Extras

Ter uma máquina de costura que desempenha múltiplas funções pode ser bem útil, não é verdade? Além de facilitar durante o uso do produto, ter funções extras faz com que as suas peças sejam cada vez mais criativas e únicas. Levando isso em consideração, sempre cheque quais são as funções extras da máquina antes de fazer a sua escolha.

Para Artesanato, Quanto Maior a Quantidade de Pontos, Melhor!

Para Artesanato, Quanto Maior a Quantidade de Pontos, Melhor!
Além dos pontos básicos e essenciais como o ponto reto, ziguezague, três pontinhos e ponto invisível, que estão presentes em todos os modelos de máquinas, ter pontos extras e decorativos são essenciais na hora de fazer o acabamento ou decorar a sua peça.
A maioria dos modelos oferecem pontos extras e máquinas mais avançadas chegam a oferecer até mais de 100 pontos. Esses pontos decorativos são uma ótima opção para quem quer trabalhar com artesanato e deixar o seu trabalho mais criativo e único.

Evite Gastos Consultando Quais Acessórios Acompanham a Máquina

As máquinas de costura são equipamentos que precisam de uma série de pequenos acessórios para funcionarem de forma eficaz. É importante checar quais são os acessórios que acompanham a sua máquina para evitar gastos extras. Além do pedal, bobinas, sapatilhas e agulhas, alguns fabricantes até fornecem kit de limpeza e um kit básico para a costura.

É Possível Comprar Boas Máquinas Sem Gastar Muito! Considere isso!

É Possível Comprar Boas Máquinas Sem Gastar Muito! Considere isso!
Um fator importante antes de fazer a sua compra, é definir o quanto você pode e quer gastar. Existem excelentes máquinas de costura em todas as faixas de preços, algumas com mais funções e outras com menos. Uma boa dica é pensar com que tipo de tecidos deseja trabalhar e que tipo de pontos precisará fazer. Decidindo isso, ficará mais fácil decidir qual é a faixa de preço ideal para você.
Além disso, se você for fazer costuras esporádicas em tecidos maleáveis, como algodão e malha, as máquinas mecânicas já darão conta do recado. Então não gaste mais apenas para ter mais recursos que, dificilmente, você usará!

Prefira Marcas Renomadas e com Tradição no Mercado

Prefira Marcas Renomadas e com Tradição no Mercado
Se você não sabe como fazer a sua escolha, escolher a fabricante levando em consideração a história e popularidade da marca pode ser uma boa opção. As marcas Singer, Brother, e Janome são nomes conhecidos mundialmente por possuírem bastante tempo de mercado e produzirem produtos de de alta qualidade e com preços acessíveis.
A começar pela Singer, uma marca americana que está no mercado desde 1851. Sua gama de produtos é imensa e variada, a marca é conhecida por ser a primeira a produzir máquinas caseiras realmente práticas. A Brother, por sua vez, é uma marca japonesa que foi fundada em 1908. Queridinha no mercado da moda, a marca é conhecida por desenvolver produtos de alta tecnologia.
Para fechar, a Janome é uma marca japonesa especializada em máquinas de costura. A companhia foi fundada em 1921 e até hoje é sinônimo de qualidade e inovação. Máquinas de qualquer uma dessas marcas irão te oferecer qualidade e durabilidade.

Top 10 Melhores Máquinas de Costura Domésticas para Comprar Online

Agora que você já sabe o que procurar na sua máquina de costura doméstica, confira o nosso ranking com os 10 melhores produtos no mercado e faça a sua escolha!
TipoCostura e Bordado
Dimensões(L x A x P)/Peso
Quantidade de pontos162
Acessórios
TipoMecânica
Dimensões(L x A x P)/Peso
Quantidade de pontos19
AcessóriosCalcador para zíper, para casas de botões, de guia, bobinas, capa plástica e mais 5 acessórios
TipoComputadorizada
Dimensões(L x A x P)/Peso22,3 x 31,6 x 47,5 cm / 13,4 kg
Quantidade de pontos200
Acessórios10 tipos de calcador, bobinas, suportes de carretel (P,M,G), caneta do painel de toque, pedal, capa e mais 20 acessórios
TipoMecânica
Dimensões(L x A x P)/Peso39,5 x 27 x 16 cm / 9 kg
Bordado?Não
Quantidade de pontos22
Acessórios5 tipos de calcador, bobinas, agulhas, prendedor de carretel grande e de retrós, e mais 6 acessórios
TipoMecânica
Dimensões(L x A x P)/Peso44 x 22 x 35 cm / 7,3 kg
Quantidade de pontos14
Acessóriosbobinas, agulhas, 4 tipos de calcador, placa de cerzir, pedal e mais 2 acessórios
TipoMecânica
Dimensões(L x A x P)/Peso30 x 12 x 26 cm / 3,2 kg
Quantidade de pontos6
Acessórios

4. JANOME Máquina de Costura Doméstica MC6700P

R$ 8.549,05

TipoEletrônica
Dimensões(L x A x P)/Peso67 x 40 x 56 cm / 18 kg
Quantidade de pontos200
Acessórios16 tipos de calcador, bobinas, agulhas, suportes do carretel (P,M,G), mesa extensora, capa protetora, pedal e mais 16 acessórios
TipoEletrônica
Dimensões(L x A x P)/Peso 25,14 x 50,03 x 38,10 cm / 6,350 kg
Quantidade de pontos50
Acessórios6 tipos de calcador, bobina e pedal
TipoEletrônica
Dimensões(L x A x P)/Peso38 x 17 x 30 cm / 6.6 kg
Quantidade de pontos100
Acessórios
TipoMecânica
Dimensões(L x A x P)/Peso39,7 x 31,5 x 17, 5 cm / 4,9 kg
Quantidade de pontos11
AcessóriosCalcador para zíper, para casas de botão, para pregar botão, agulhas, bobinas, pedal e mais 6 acessórios

Dica: Use o Tipo de Agulha Apropriado para o Tecido

Apesar de ser uma pecinha bem pequena, a agulha tem papel fundamental na hora de realizar a costura. Afinal, não dá para costurar sem ela, não é mesmo? Para garantir um ponto perfeito e não danificar o tecido, é importante saber qual tipo de agulha utilizar. A seguir, iremos contar de forma simplificada como escolher a agulha certa.

Agulha de Ponta Normal ou Fina

Agulha de Ponta Normal ou Fina
Esse tipo de agulha tem a pontinha levemente afilada, sendo até um pouco afiada, por isso, cuidado ao manuseá-la. Ela é ideal para tecidos planos, como sarja, tricoline, popeline e oxford, pois sua pontinha mais fina não danifica o tecido.
É possível encontrar esse modelo de agulha em outras numerações que variam de acordo com a fabricante. A Singer, por exemplo, possui agulhas que vão do número 9 ao 21. A espessura da agulha vai aumentando de acordo com a numeração, e agulhas mais grossinhas são ideais para quem vai trabalhar com tecidos mais grossos ou com camadas.

Agulha de Ponta Universal

Agulha de Ponta Universal
Normalmente é o tipo de agulha que acompanha a máquina de costura. Esse tipo de agulha possui a pontinha levemente arredondada, por ser um meio termo entra as agulhas afiladas e arredondadas, ela é ideal para os tecidos planos e malhas leves. Caso você não saiba qual agulha usar, opte por esse modelo.
Ela também pode ser encontrada em diferentes numerações. As agulhas da Janome, por sua vez, possuem uma numeração que varia do 9 ao 16, sendo a 9 ideal para tecidos bem fininhos e a 16 para tecidos mais grossos.

Agulha de Ponta Arredondada

Agulha de Ponta Arredondada
Como o nome já sugere, esse tipo de agulha possui a ponta bem arredondada e quanto maior a dimensão da agulha, mais arredondada ela será. Elas são utilizadas em tecidos stretch e malhas, pois ela não danifica a trama do tecido ao realizar a costura.
Assim como os outros modelos, elas possuem numerações diferentes. As agulhas da marca Brother variam entre os tamanhos 75/11 até o 90/14. Se você for costurar uma malha, por exemplo, a agulha mais fininha é ideal para malhas finas, já para malhas mais grossas e múltiplas camadas, uma agulha mais grossa é a ideal.

Conclusão

E aí, já sabe qual a máquina de costura é a ideal para colocar os seus projetos em prática? Lembre-se de sempre consultar quais são os acessórios que acompanham a sua máquina e garantir que você tenha todo o material necessário para começar a utilizá-la assim que ela chegar em casa e, claro, evitar gastos extras.
Além disso, sempre que você precisar de dicas de como escolher a máquina de costura doméstica ideal e verificar quais são as 10 melhores máquinas do mercado, é só voltar aqui e consultar o nosso guia. Agora, é só escolher o seu tecido, agulha ideal e colocar a mão na massa. Boa costura!
Por Camila Ogawa

Você pode gostar também

  • Top 10 Melhores Serras Tico-Tico para Comprar Online em 2019
    Top 10 Melhores Serras Tico-Tico para Comprar Online em 2019
    A serra tico-tico é uma das principais e mais versáteis ferramentas de corte. Ela permite realizar com facilidade e precisão cortes curvos, retos, chanfros e rasgos. Todavia, é fundamental ficar atento à algumas especificações para escolher a melhor serra tico-tico. Potência, facilidade de troca das lâminas e ajustes angulares, entre outros, são pontos importantes na hora da escolha.As serras tico-tico DeWALT, Skill, Bosch e Makita são referências no mercado, mas em nosso ranking top 10 você também irá conhecer outras excelentes marcas que oferecem modelos ótimos para uso profissional ou por hobby. No final do artigo nós falamos também sobre como escolher a lâmina certa para usar com a sua serra tico-tico. Confira e faça trabalhos cada vez melhores!
    ferramentas e DIY
    976 visualizações
  • Top 15 Melhores Parafusadeiras em 2019 (Bosch, Makita, DeWalt e mais)
    Top 15 Melhores Parafusadeiras em 2019 (Bosch, Makita, DeWalt e mais)
    A parafusadeira elétrica é a ferramenta perfeita para usar em casa ou profissionalmente. Com ela é mais fácil e rápido apertar e desapertar parafusos. Além disso, alguns modelos conseguem realizar furos, mesmo nas superfícies mais difíceis, uma grande vantagem! Os modelos variam em potência, ergonomia, capacidade de torque e rotação, dentre outras características.Explicamos tudo neste artigo, para você saber escolher a melhor parafusadeira elétrica. As parafusadeiras Bosch, Makita e DeWalt são referência no mercado, mas existem outras opções, veja nos rankings que montamos na segunda parte do texto. Lá tem de tudo, desde os modelos tradicionais até opções do tipo parafusadeira e furadeira. Confira e escolha o modelo ideal para você!
    ferramentas e DIY
    1.039 visualizações
  • Top 10 Melhores Máquinas de Costura Compactas/Portáteis em 2019 (Singer, Janome e mais)
    Top 10 Melhores Máquinas de Costura Compactas/Portáteis em 2019 (Singer, Janome e mais)
    Por serem pequenas, leves e mais baratas, as máquinas de costura compactas acabam sendo uma ótima opção para pessoas que estão começando a se aventurar na costura. Além disso, com a supervisão de um adulto, até crianças podem aprender como usar uma máquina de costura. Neste artigo, você vai descobrir todos os pontos necessários para fazer a escolha certa.Atualmente, é possível encontrar vários modelos no mercado. Até máquina de costura portátil! Marcas como a Singer, Elgin, Brother e Steammax, possuem produtos muito bons e com preços bem competitivos. E, para completar, vai poder conferir o nosso top 10 com os melhores produtos no mercado. Quer descobrir qual a melhor máquina de costura compacta para você? Vem comigo!
    ferramentas e DIY
    80 visualizações
  • Top 10 Melhores Furadeiras para Comprar em 2019 (Makita, Dewalt e mais)
    Top 10 Melhores Furadeiras para Comprar em 2019 (Makita, Dewalt e mais)
    Se você está iniciando uma reforma ou apenas deseja pendurar um quadro na parede, certamente precisará de uma furadeira elétrica. Essa ferramenta simples, mas muito útil, é indispensável para profissionais da área de construção e também para pequenos trabalhos domésticos.Marcas como Bosch, Makita e Dewalt desenvolvem furadeiras elétricas de alta qualidade para todos os tipos de usuários e serviços. Mas qual é a ideal para você? Neste artigo apresentamos dicas super importantes para que você escolha a furadeira certa e ainda elaboramos um ranking com as 10 melhores furadeiras do mercado. Ao final, não deixe de conferir algumas dicas de segurança. Continue lendo!
    ferramentas e DIY
    44 visualizações
  • Mais lidos

  • Top 15 Melhores Parafusadeiras em 2019 (Bosch, Makita, DeWalt e mais)
    Top 15 Melhores Parafusadeiras em 2019 (Bosch, Makita, DeWalt e mais)
    A parafusadeira elétrica é a ferramenta perfeita para usar em casa ou profissionalmente. Com ela é mais fácil e rápido apertar e desapertar parafusos. Além disso, alguns modelos conseguem realizar furos, mesmo nas superfícies mais difíceis, uma grande vantagem! Os modelos variam em potência, ergonomia, capacidade de torque e rotação, dentre outras características.Explicamos tudo neste artigo, para você saber escolher a melhor parafusadeira elétrica. As parafusadeiras Bosch, Makita e DeWalt são referência no mercado, mas existem outras opções, veja nos rankings que montamos na segunda parte do texto. Lá tem de tudo, desde os modelos tradicionais até opções do tipo parafusadeira e furadeira. Confira e escolha o modelo ideal para você!
    ferramentas e DIY
    1.039 visualizações
  • Top 10 Melhores Serras Tico-Tico para Comprar Online em 2019
    Top 10 Melhores Serras Tico-Tico para Comprar Online em 2019
    A serra tico-tico é uma das principais e mais versáteis ferramentas de corte. Ela permite realizar com facilidade e precisão cortes curvos, retos, chanfros e rasgos. Todavia, é fundamental ficar atento à algumas especificações para escolher a melhor serra tico-tico. Potência, facilidade de troca das lâminas e ajustes angulares, entre outros, são pontos importantes na hora da escolha.As serras tico-tico DeWALT, Skill, Bosch e Makita são referências no mercado, mas em nosso ranking top 10 você também irá conhecer outras excelentes marcas que oferecem modelos ótimos para uso profissional ou por hobby. No final do artigo nós falamos também sobre como escolher a lâmina certa para usar com a sua serra tico-tico. Confira e faça trabalhos cada vez melhores!
    ferramentas e DIY
    976 visualizações
  • Top 10 Melhores Máquinas de Costura Compactas/Portáteis em 2019 (Singer, Janome e mais)
    Top 10 Melhores Máquinas de Costura Compactas/Portáteis em 2019 (Singer, Janome e mais)
    Por serem pequenas, leves e mais baratas, as máquinas de costura compactas acabam sendo uma ótima opção para pessoas que estão começando a se aventurar na costura. Além disso, com a supervisão de um adulto, até crianças podem aprender como usar uma máquina de costura. Neste artigo, você vai descobrir todos os pontos necessários para fazer a escolha certa.Atualmente, é possível encontrar vários modelos no mercado. Até máquina de costura portátil! Marcas como a Singer, Elgin, Brother e Steammax, possuem produtos muito bons e com preços bem competitivos. E, para completar, vai poder conferir o nosso top 10 com os melhores produtos no mercado. Quer descobrir qual a melhor máquina de costura compacta para você? Vem comigo!
    ferramentas e DIY
    80 visualizações
  • Top 10 Melhores Furadeiras para Comprar em 2019 (Makita, Dewalt e mais)
    Top 10 Melhores Furadeiras para Comprar em 2019 (Makita, Dewalt e mais)
    Se você está iniciando uma reforma ou apenas deseja pendurar um quadro na parede, certamente precisará de uma furadeira elétrica. Essa ferramenta simples, mas muito útil, é indispensável para profissionais da área de construção e também para pequenos trabalhos domésticos.Marcas como Bosch, Makita e Dewalt desenvolvem furadeiras elétricas de alta qualidade para todos os tipos de usuários e serviços. Mas qual é a ideal para você? Neste artigo apresentamos dicas super importantes para que você escolha a furadeira certa e ainda elaboramos um ranking com as 10 melhores furadeiras do mercado. Ao final, não deixe de conferir algumas dicas de segurança. Continue lendo!
    ferramentas e DIY
    44 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria