mybest
Panelas de Pressão

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Utilidades Domésticas
  3. Panelas
  4. Top 10 Melhores Panelas de Pressão em 2024 (Tramontina, Rochedo e mais)
  • Top 10 Melhores Panelas de Pressão em 2024 (Tramontina, Rochedo e mais) 1
  • Top 10 Melhores Panelas de Pressão em 2024 (Tramontina, Rochedo e mais) 2
  • Top 10 Melhores Panelas de Pressão em 2024 (Tramontina, Rochedo e mais) 3
  • Top 10 Melhores Panelas de Pressão em 2024 (Tramontina, Rochedo e mais) 4
  • Top 10 Melhores Panelas de Pressão em 2024 (Tramontina, Rochedo e mais) 5

Top 10 Melhores Panelas de Pressão em 2024 (Tramontina, Rochedo e mais)

As panelas de pressão são a melhor forma de acelerar o cozimento de alimentos. Contudo, elas estão disponíveis em tantas versões e modelos que pode ser difícil escolher a melhor. Com tamanhos variados, elas vão desde 3 litros até mais de 7 litros, além de haver opções de aço, alumínio e até multicamadas.

Para te ajudar a escolher a melhor panela de pressão, preparamos um guia com a ajuda da chef de cozinha e vice-campeã do Masterchef Profissionais Thalyta Koller, que deu várias dicas do que você deve considerar antes da compra. Também listamos as 10 melhores panelas de pressão, incluindo marcas como Tramontina, Rochedo e Clock. Continue lendo!
Atualizado em 07/02/2024
Thalyta Koller
Supervisão
Chef de cozinha
Thalyta Koller

Thalyta Koller é Chef de cozinha e vice-campeã do Masterchef Profissionais 2022. Formada pelo Instituto Federal de Santa Catarina, começou sua trajetória em restaurante na França com apenas 18 anos. Passou por diversos restaurantes e hotéis de luxo, como o Café de la Paix, em Paris, e em restaurante com estrela Michelin. Após três anos em Paris, trabalhou no hotel Ritz-Carlton, no Canadá, com o renomado chef Daniel Boulud por 2 anos. Hoje enxerga a gastronomia pela sua ótica: com delicadeza e personalidade, dando valor aos ingredientes e às técnicas que adquiriu ao longo dos anos. Seu trabalho reflete a responsabilidade pelo alimento e as emoções ao degustar um prato. Acompanhe Thalyta no Instagram, Youtube e LinkedIn.

Perfil de Thalyta Koller
Continue lendo
Marina Gonçalves
Revisão
Revisor
Marina Gonçalves

Sou formada em rádio e tv e trabalho na mybest há mais de 1 ano, contribuindo para a produção e atualização de diversos artigos sobre diferentes temas. Produzir um conteúdo útil, correto e que ajude a melhorar a experiência de compra dos leitores é o que mais me motiva.

Perfil de Marina Gonçalves
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Como Escolher a Melhor Panela de Pressão

Em um primeiro momento podemos ter a impressão de que toda panela de pressão é igual, mas não é! Escolher o modelo ideal para o seu jeito de cozinhar fará muita diferença no dia a dia. Então, continue por aqui, pois nessa seção abordaremos fatores essenciais para você fazer uma boa compra. Confira!

1

Compare as Vantagens e Desvantagens e Escolha o Material Ideal para Você

É muito importante considerar o material da panela de pressão antes da compra, pois ele definirá uma série de coisas em relação ao modelo escolhido. Características como peso, retenção de calor, tempo de cozimento, durabilidade, preço e muitos outros estão diretamente ligados ao material utilizado.

Vai Usar no Dia a Dia e Quer Mais Resistência? Invista nas Panelas de Pressão de Inox

Vai Usar no Dia a Dia e Quer Mais Resistência? Invista nas Panelas de Pressão de Inox
As panelas de pressão de aço inox possuem uma durabilidade muito maior que as de alumínio. Embora a condução de calor não seja tão alta, elas mantêm a comida quente por muito mais tempo. Essas panelas são perfeitas para preparar carnes e ensopados, já que o cozimento é feito de forma bem gradual.

Elas também são muito fáceis de limpar, além de serem resistentes a amassados e arranhões. Apesar de todas as vantagens, é importante ressaltar que essas panelas costumam levar mais tempo para pegar pressão e são mais pesadas, se comparadas às de alumínio, o que pode dificultar seu manuseio e manutenção.


Se você quer uma cocção mais rápida, a dica da chef de cozinha Thalyta Koller é investir na panela de pressão fundo triplo. Ela apresenta 2 camadas de inox intercaladas por uma de alumínio.  Como o alumínio proporciona uma boa condutividade térmica, o aquecimento é mais rápido e uniforme. A única desvantagem é que ela costuma ser mais cara que as de inox tradicionais.

Se Precisa de uma Cocção Mais Rápida, Escolhas as Panelas de Pressão de Alumínio

Se Precisa de uma Cocção Mais Rápida, Escolhas as Panelas de Pressão de Alumínio
As panelas de pressão de alumínio alcançam pressão rapidamente, pois é um material leve e com ótima condutividade térmica. Entretanto, com a mesma facilidade que o calor é absorvido, ele também é dissipado, fazendo com que essas panelas não sejam ideais para manter a comida aquecida após apagar o fogo.

Além disso, embora não mantenha a temperatura por muito tempo, ela pode queimar os alimentos com mais facilidade. E ainda, por ser um metal macio e mais maleável, o alumínio é menos resistente. Assim, é mais propenso a amassados e suscetível a deformar o fundo da panela. E também não são compatíveis com todos os tipos de fogão.


Outro ponto de atenção é em relação à limpeza, que é um pouco mais trabalhosa. Além de poder oxidar com o tempo, tem sensibilidade a produtos ácidos e alcalinos, que podem fazer o material mudar de cor. Por isso, prefira as panelas de alumínio com revestimento, para facilitar na hora da limpeza.

2

Se For Cozinhar uma Quantidade Maior para a Família, Prefira Panelas com Capacidade de 5 a 7 L

Se For Cozinhar uma Quantidade Maior para a Família, Prefira Panelas com Capacidade de 5 a 7 L
Em um primeiro momento, panelas de pressão podem parecer enormes, mas para utilizá-las de forma segura é recomendado que, na maioria das vezes, se utilize apenas 2/3 de seu volume. Dessa forma, a quantidade de comida pode ser pouca, se comparada ao tamanho da panela. Então, na dúvida, opte por panelas maiores.

Capacidades de 3 a 7 L são as mais comuns, mas é possível encontrar modelos maiores, com 10, ou até 20 litros. Para uma ou 2 pessoas, uma panela de pressão 3 litros, ou 4 litros, pode ser suficiente. Agora, para famílias com 3 ou mais pessoas, panelas com mais de 5 litros são mais indicadas.


Em busca de uma panela de pressão com maior volume? Confira as opções de 7 L disponíveis no link abaixo:

Thalyta Koller
Chef de cozinha
Thalyta Koller

A escolha da capacidade vai depender do estilo de vida de cada pessoa e do que será preparado.

 

Um exemplo é o feijão, que normalmente é preparado na panela de pressão. Para cozinhar meio pacote ou um pacote inteiro, é necessária uma panela maior. Isso porque é importante considerar que o feijão dobrará de volume e será necessária água para cobri-lo

 
Nesse sentido, deve-se analisar o peso do alimento e a quantidade de água, além de deixar espaço na panela para evitar transbordamento ou explosões. Portanto, para aqueles que precisam cozinhar em grandes quantidades, o ideal é uma panela de 5 a 7 litros.

3

Panelas de Pressão com Fechamento Externo São Mais Fáceis de Manusear, Mas Podem Vazar

Panelas de Pressão com Fechamento Externo São Mais Fáceis de Manusear, Mas Podem Vazar

As panelas de pressão podem ter 2 diferentes tipos de fechamentos. Um deles é o interno, que é o mais tradicional, onde a tampa é encaixada por dentro, a borda na panela cobre a tampa. O outro tipo é o fechamento externo, em que a tampa é encaixada pelo lado de fora da panela, comum em modelos mais modernos.


Isso não interfere no preparo dos alimentos, é mais uma questão de preferência. Algumas pessoas podem ter medo de fechar com a tampa interna, nesse caso, a externa pode facilitar um pouco. Outro ponto é que dependendo da quantidade de alimento preparada, a tampa externa pode vazar, mas isso não é regra. 

Thalyta Koller
Chef de cozinha
Thalyta Koller
Independente do tipo de fechamento, a manutenção da panela precisa estar em dia, com a borracha de vedação e os dispositivos de segurança funcionando.

 

Panelas com o fechamento externo oferecem mais dispositivos de segurança, sendo ideal para as pessoas que têm medo de utilizar a panela comum com fechamento interno.
4

Se o Seu Fogão Funciona por Indução, Veja se a Panela é de Inox ou Tem Fundo Triplo

Se o Seu Fogão Funciona por Indução, Veja se a Panela é de Inox ou Tem Fundo Triplo

Nos últimos anos os fogões por indução vêm ganhando o coração dos brasileiros, graças a sua modernidade e requinte. Mas, além disso, eles também oferecem mais segurança, já que o calor é transmitido apenas para o fundo da panela. No entanto, não é qualquer panela que funciona nesse tipo de fogão.

Devido ao funcionamento por campo eletromagnético, as panelas devem ser feitas de materiais ferromagnéticos. Por isso, você deve usar panelas de inox, ou de fundo triplo, que possuem camadas de inox. Elas distribuem o calor de maneira uniforme e são mais resistentes. Podem ser usadas em todos os tipos de fogões.


Já as panelas de alumínio, funcionam somente no fogão a gás. Mas, é possível encontrar modelos em outros materiais que possuem fundo ou base magnética, que pode ser cobre, ou o próprio fundo triplo. Além de verificar o material, é importante conferir a recomendação do fabricante.

5

Para Evitar Acidentes Durante o Uso, Verifique os Dispositivos de Segurança

Para Evitar Acidentes Durante o Uso, Verifique os Dispositivos de Segurança
É comum algumas pessoas terem medo de utilizar panelas de pressão. Pensando nisso, as empresas se esforçam para desenvolver bons sistemas de segurança. Esses sistemas consistem, basicamente, em dispositivos de alívio de pressão em caso de entupimento das válvulas, travas de segurança, entre outros, veja abaixo:


  • Válvula de Segurança: é um dispositivo que libera excesso de pressão quando a pressão interna da panela atinge um nível perigoso.


  • Dispositivo de alívio de pressão: normalmente é um pino de alívio, que é acionado quando a pressão interna excede o limite seguro. Ele permite a saída controlada de vapor para evitar pressão excessiva.

  • Válvula de liberação: é uma válvula de liberação manual. Caso seja necessário interromper o cozimento, você pode liberar a pressão rapidamente.

  • Trava de segurança: comum na maioria das panelas de pressão, ela impede que a tampa seja aberta enquanto a panela estiver sob pressão. A trava só é liberada quando a pressão é reduzida a um nível seguro.


Esses são alguns dos principais recursos, mas alguns modelos podem ter mais. Para que você tenha uma referência, panelas de pressão tradicionais possuem em média, de 4 a 5 dispositivos de segurança. Mas, nem todos os modelos oferecem os mesmos recursos. Esse é um ponto importante, então, fique de olho ao comprar.

6

Panelas com Ajuste de Pressão São Mais Versáteis para Cozinhar Diferentes Alimentos

Panelas com Ajuste de Pressão São Mais Versáteis para Cozinhar Diferentes Alimentos

Quando pensamos em panelas de pressão logo lembramos daquele feijão fresquinho, não é mesmo? Mas essas panelas possuem uma versatilidade enorme, que muitas vezes deixamos de lado. De guisados à risotos, cozinhando da maneira adequada, sua panela de pressão pode ser uma grande aliada na correria do dia a dia.


Entretanto, as panelas tradicionais variam no que se refere à pressão interna, o que pode ser um desastre dependendo da receita que você quiser fazer. Justamente por isso que as panelas com ajuste de pressão estão se popularizando cada vez mais, pois permitem definir a pressão ideal para cada tipo de prato.


Assim, será possível cozinhar diferentes tipos de alimentos de forma eficiente e precisa. Isso é ideal para fazer cozimentos mais lentos. Por exemplo, se você deseja cozinhar uma carne e quer que ela absorva o gosto do molho, ou se deseja cozinhar um grão, como o milho, que é mais sensível. 

7

Panelas de Pressão com Revestimento Antiaderente Não Grudam e São Mais Fáceis de Lavar

Panelas de Pressão com Revestimento Antiaderente Não Grudam e São Mais Fáceis de Lavar

As panelas de pressão podem ser revestidas com diferentes materiais, tanto na parte interior quanto na exterior. Essa característica influencia na durabilidade e também no desempenho da panela. Muitas são revestidas com material antiaderente, como o Teflon, ele evita que os alimentos grudem e facilita a limpeza.


Também reduz o risco de queimar os alimentos, por exemplo, uma carne, quando comparada com uma panela de alumínio ou inox. Por outro lado, exige mais cuidado. Não se deve lavar com a parte verde da esponja e nem usar utensílios de metal, pois pode danificar o teflon, liberando substâncias nocivas para a saúde.

8

Para Mais Segurança ao Manusear a Panela de Pressão, Veja se o Cabo É Antitérmico

Para Mais Segurança ao Manusear a Panela de Pressão, Veja se o Cabo É Antitérmico

O cabo da panela de pressão também pode influenciar na segurança durante o uso do produto. Primeiro, ele deve ser ergonômico, para se ajustar melhor à mão, proporcionando uma pegada mais firme e um manuseio mais confortável. Segundo, ele deve ser feito de um material antitérmico, de preferência.


Assim, você corre menos risco de se queimar. Entre os materiais mais comuns, está o baquelite, que é isolante térmico e resistente ao calor, por isso, não aquece durante o cozimento. O mesmo acontece com silicone, que ainda tem uma ótima aderência. Já cabos de metal e madeira podem transferir o calor da panela.

Thalyta Koller
Chef de cozinha
Thalyta Koller

Um ponto de atenção é sempre pegar a panela de pressão com as duas mãos, usando o cabo e a alça de apoio, ou as duas alças, dependendo do modelo. Fazer dessa forma é mais seguro e evita que o cabo mais comprido fique solto, devido ao peso, o que diminuiria a sua vida útil.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Panelas de Pressão

Agora que você já sabe o que deve levar em conta ao escolher sua panela de pressão, veja quais são as 10 melhores opções do mercado. Todas as penelas relacionadas no ranking são de excelente qualidade e já estão com links para as principais lojas do país. Vale a pena conferir cada uma delas!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Material
Espessura
Revestimento
Proteção Antitérmica
Sistemas de Segurança
Ajuste de Pressão
Fechamento
Dimensões
Peso
Compatiblidade
Capacidade
1

TRAMONTINA

Panela de Pressão Tramontina Vancouver 4,5 L

TRAMONTINA  Panela de Pressão Tramontina Vancouver 4,5 L 1

A partir de R$199,50

Médio

A Melhor Panela de Pressão com Revestimento Starflon

Alumínio

Antiaderente

4

Externo

1,74 kg

Fogões a gás, elétrico e vitrocerâmico

4,5 L

2

PANELUX

Panela de Pressão 4,5 Litros Magnific Grafite Antiaderente

PANELUX Panela de Pressão 4,5 Litros Magnific Grafite Antiaderente 1

A partir de R$89,90

Lev. baixo

Panela Charmosa e Eficiente

Alumínio

Antiaderente (interno e externo)

3

Interno

Não informado

Não informado

4,5 L

3

Panela de Pressão Tramontina Vancouver Effect em Alumínio 4,5 L

null Panela de Pressão Tramontina Vancouver Effect em Alumínio 4,5 L 1

A partir de R$189,00

Médio

Com Capacidade de 4,5 L

Alumínio

Antiaderente (interno e externo)

3

Externo

1,7 kg

Fogões a gás, elétrico e vitrocerâmico

4,5 L

4

TRAMONTINA

Panela de Pressão Solar 6 L

TRAMONTINA  Panela de Pressão Solar 6 L 1

A partir de R$699,54

Alto

Modelo com Fundo Triplo

Multicamadas: aço inox e alumínio

Aço inox

5

Externo

3,67 kg

Fogões a gás, elétrico, vitrocerâmico e indução

6 L

5

ROCHEDO

Panela de Pressão Rochedo Inox com Fechamento Externo com 6 L

ROCHEDO  Panela de Pressão Rochedo Inox com Fechamento Externo com 6 L 1

A partir de R$455,33

Lev. alto

Com Cesto para Cozimento no Vapor

Multicamadas: aço inox e alumínio

Não

5

Externo

2,94 kg

Fogões a gás, elétrico, indução, cerâmica e halogênio, entre outros

6 L

6

ROCHEDO

Panela de Pressão Clipso Fecha Fácil Revestida 4,5 L

ROCHEDO Panela de Pressão Clipso Fecha Fácil Revestida 4,5 L 1

A partir de R$290,41

Lev. alto

Com Prático Sistema Abre e Fecha

Alumínio

Antiaderente (interno e externo)

5

Externo

1,97 kg

Não informado

4,5 L

7

CLOCK

Panela de Pressão Clock Original com Fechamento Interno 4,5L

CLOCK Panela de Pressão Clock Original com Fechamento Interno 4,5L 1

A partir de R$142,49

Médio

Clássica Panela Clock com Revestimento

Alumínio

Antiaderente (interno e externo)

3

Interno

1,66 kg

Não informado

4,5 L

8

CLOCK

Panela de Pressão Clock Original Polida com Fechamento Interno 4,5 L

CLOCK Panela de Pressão Clock Original Polida com Fechamento Interno 4,5 L 1

A partir de R$111,00

Lev. baixo

Modelo Tradicional de Panela de Pressão

Alumínio

Não

3

Interno

1,52 kg

Não informado

4.5 L

9

PANELUX

Panela de Pressão Panelux 4,5L

PANELUX Panela de Pressão Panelux 4,5L 1

A partir de R$56,00

Baixo

Opção com Valor Acessível

Alumínio

Não

2

Interno

Não informado

Não informado

4,5 L

10

BRINOX

Panela de Pressão Ceramic Life Pressure com Indução 4,2 L

BRINOX Panela de Pressão Ceramic Life Pressure com Indução 4,2 L 1

A partir de R$275,41

Médio

Modelo Diferenciado com Detalhes em Marrom

Alumínio

Não informado

4

Externo

Não informado

Todos os tipos de fogão

4,2 L

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

TRAMONTINA Panela de Pressão Tramontina Vancouver 4,5 L

Panela de Pressão Tramontina Vancouver 4,5 L 1
Fonte: amazon.com.br
Preço de Referência
A partir de R$199,50
Médio
Preço de Referência
A partir de R$199,50
Médio

A Melhor Panela de Pressão com Revestimento Starflon

A panela de pressão Tramontina Vancouver é fabricada em alumínio e possui espessura de 3,2 mm que, de acordo com a marca, proporciona cozimento rápido e uniforme dos alimentos. Para maior segurança no uso, conta com alça, cabos superior e inferior feitos de baquelite antitérmico.

A panela de pressão Tramontina Vancouver é uma boa escolha para o dia a dia, possuindo revestimento Starflon Max antiaderente interno e externo, oferecendo assim praticidade no uso diário, tanto para cozinhar quanto para lavar a panela depois do uso.


Entre os sistemas de proteção presentes nesse modelo estão: válvula de segurança, sistema de segurança lateral, válvula de trabalho (alívio de pressão) e válvula de fechamento. O modelo tem capacidade de 4,5 L e pode ser usado para preparar diversos alimentos em boas quantidades.

MaterialAlumínio
Espessura
RevestimentoAntiaderente
Proteção Antitérmica
Sistemas de Segurança4
Ajuste de Pressão
FechamentoExterno
Dimensões
Peso1,74 kg
CompatiblidadeFogões a gás, elétrico e vitrocerâmico
Capacidade4,5 L
Este ranking foi útil para você?
No.2

PANELUXPanela de Pressão 4,5 Litros Magnific Grafite Antiaderente

Preço de Referência
A partir de R$89,90
Lev. baixo
Preço de Referência
A partir de R$89,90
Lev. baixo

Panela Charmosa e Eficiente

Essa panela de pressão antiaderente da Panelux é segura, eficiente e possui a tampa decorada, o que lhe confere um charme à parte. Outra característica dela é o cabo e pegador de baquelite antitérmico, que garante mais segurança no manuseio, evitando queimaduras.


Seu revestimento antiaderente é interno e externo, facilitando muito a limpeza. Essa panela de pressão antiaderente da Panelux possui um ótimo custo-benefício, porém sua desvantagem em relação às outras marcas é ter o fechamento interno e não contar com itens adicionais de segurança.

MaterialAlumínio
Espessura
RevestimentoAntiaderente (interno e externo)
Proteção Antitérmica
Sistemas de Segurança3
Ajuste de Pressão
FechamentoInterno
Dimensões
PesoNão informado
CompatiblidadeNão informado
Capacidade4,5 L
No.3

Panela de Pressão Tramontina Vancouver Effect em Alumínio 4,5 L

Preço de Referência
A partir de R$189,00
Médio
Preço de Referência
A partir de R$189,00
Médio

Com Capacidade de 4,5 L

Procurando uma panela de alumínio com revestimento interno e externo? Esse modelo pode te atender: possui antiaderente Starflon Max preto, que ajuda no preparo dos alimentos e na limpeza posterior. As alças e os cabos da panela e da tampa são feitos em baquelite antitérmico, aumentando a segurança. 


O modelo possui tampa em alumínio com acabamento externo escovado e, de acordo com a marca, essa característica proporciona encaixe perfeito e mantém a pressão ideal durante todo o período de preparo das refeições. Ela pode ser usada em diferentes tipos de fogões, sendo uma boa opção para o dia a dia. 

MaterialAlumínio
Espessura
RevestimentoAntiaderente (interno e externo)
Proteção Antitérmica
Sistemas de Segurança3
Ajuste de Pressão
FechamentoExterno
Dimensões
Peso1,7 kg
CompatiblidadeFogões a gás, elétrico e vitrocerâmico
Capacidade4,5 L
No.4

TRAMONTINA Panela de Pressão Solar 6 L

Preço de Referência
A partir de R$699,54
Alto
Preço de Referência
A partir de R$699,54
Alto

Modelo com Fundo Triplo

Além do ajuste de pressão na tampa, a panela de pressão Tramontina Solar impressiona por sua construção robusta, porém elegante. Ótima para quem deseja fazer qualquer tipo de preparo com a panela de pressão, oferece as características padrão e muito mais!

Com o fundo construído em multicamadas, com aço inox e alumínio, esse modelo garantirá um cozimento rápido e uniforme. Além disso, essa panela proporciona grande versatilidade, já que funciona em todos os tipos de fogão, mesmo os de indução.


Os cabos antitérmicos, medidores de capacidade localizados no interior da panela e seus 5 sistemas de segurança são mais atributos que fazem valer a pena adquirir esse ótimo produto. O preço é alto, sendo esse um ponto não tão positivo, mas justificável pelas características do modelo.

MaterialMulticamadas: aço inox e alumínio
Espessura
RevestimentoAço inox
Proteção Antitérmica
Sistemas de Segurança5
Ajuste de Pressão
FechamentoExterno
Dimensões
Peso3,67 kg
CompatiblidadeFogões a gás, elétrico, vitrocerâmico e indução
Capacidade6 L
No.5

ROCHEDO Panela de Pressão Rochedo Inox com Fechamento Externo com 6 L

Preço de Referência
A partir de R$455,33
Lev. alto
Preço de Referência
A partir de R$455,33
Lev. alto

Com Cesto para Cozimento no Vapor

Cozinhar alimentos no vapor, como legumes, por exemplo, é muito mais saudável, mas nem sempre temos o devido tempo para isso. Pensando nisso, essa panela de pressão Rochedo possui uma prática cesta de vapor que facilita estes preparos!

Além disso, a construção do fundo dessa panela é em multicamadas, com revestimento triplo em inox e alumínio que promete um cozimento ainda mais rápido e eficiente. Ela apresenta volume total de 6 litros, uma boa capacidade para produtos do tipo, e garantia de 10 anos.


O modelo assegura ajuste fino de pressão para garantir que seus alimentos sejam cozidos da melhor forma possível. A panela de pressão Rochedo Inox também é compatível com fogões de indução. Oferece 2 níveis de pressão: express, que é mais rápido, e vapor, para alimentos mais delicados, como legumes.

MaterialMulticamadas: aço inox e alumínio
Espessura
RevestimentoNão
Proteção Antitérmica
Sistemas de Segurança5
Ajuste de Pressão
FechamentoExterno
Dimensões
Peso2,94 kg
CompatiblidadeFogões a gás, elétrico, indução, cerâmica e halogênio, entre outros
Capacidade6 L
No.6

ROCHEDOPanela de Pressão Clipso Fecha Fácil Revestida 4,5 L

Preço de Referência
A partir de R$290,41
Lev. alto
Preço de Referência
A partir de R$290,41
Lev. alto

Com Prático Sistema Abre e Fecha

A linha Clipso da Rochedo possui um sistema de abertura e fechamento diferenciado em relação a outros modelos de panelas de pressão antiaderentes do mercado: basta encaixar a tampa e abaixar o dispositivo. Além disso, ela possui alças laterais firmes, o que facilita a manipulação e economiza espaço na cozinha.


O design moderno é outro ponto muito positivo, isso sem contar nos vários sistemas de segurança, como a trava de alça e o indicador de pressão, que impedem que ela seja aberta sob pressão. Além disso, o vapor da válvula reguladora é liberado na vertical, o que dá ainda mais proteção ao cozinheiro.

MaterialAlumínio
Espessura
RevestimentoAntiaderente (interno e externo)
Proteção Antitérmica
Sistemas de Segurança5
Ajuste de Pressão
FechamentoExterno
Dimensões
Peso1,97 kg
CompatiblidadeNão informado
Capacidade4,5 L
No.7

CLOCKPanela de Pressão Clock Original com Fechamento Interno 4,5L

Preço de Referência
A partir de R$142,49
Médio

Clássica Panela Clock com Revestimento

A panela de pressão Clock é uma das mais conhecidas do mercado, principalmente em termos de custo-benefício. Nesse modelo, a panela recebe um benefício a mais: conta com revestimento antiaderente na parte externa e parte na interna, tornando os preparos mais fáceis e a limpeza mais prática. 

Além disso, outro diferencial dessa panela de pressão com fechamento interno é apresentar 3 sistemas de segurança, que são a válvula de segurança tradicional, válvula controladora e sistema Safe Plus, exclusivo da marca. A panela pode ser adquirida nos links na versão vermelha ou preta. 

MaterialAlumínio
Espessura
RevestimentoAntiaderente (interno e externo)
Proteção Antitérmica
Sistemas de Segurança3
Ajuste de Pressão
FechamentoInterno
Dimensões
Peso1,66 kg
CompatiblidadeNão informado
Capacidade4,5 L
No.8

CLOCKPanela de Pressão Clock Original Polida com Fechamento Interno 4,5 L

Preço de Referência
A partir de R$111,00
Lev. baixo
Preço de Referência
A partir de R$111,00
Lev. baixo

Modelo Tradicional de Panela de Pressão

Com 4,5 L de capacidade, a panela de pressão Clock é um modelo tradicional que atende bem às demandas do dia a dia. Feita em alumínio e com fechamento interno, o modelo é bastante seguro. Ele conta, por exemplo, com cabo reforçado e com asa ergonômica antitérmica


Ao mesmo tempo, oferece um indicador de pressão com pino que sobe para avisar que a panela não pode ser aberta e abaixa quando a tampa pode ser removida. Ainda conta com 3 sistemas de segurança: a válvula controladora, a válvula repetitiva e o sistema Safe Plus

MaterialAlumínio
Espessura
RevestimentoNão
Proteção Antitérmica
Sistemas de Segurança3
Ajuste de Pressão
FechamentoInterno
Dimensões
Peso1,52 kg
CompatiblidadeNão informado
Capacidade4.5 L
No.9

PANELUXPanela de Pressão Panelux 4,5L

Preço de Referência
A partir de R$56,00
Baixo
Preço de Referência
A partir de R$56,00
Baixo

Opção com Valor Acessível

Quem procura uma panela de pressão básica, e com valor acessível, pode apostar no modelo de 4,5 L da Panelux. Fabricada em alumínio, essa panela é do tipo polida em alto brilho, e conta com 2 sistemas de segurança, que permitem um uso doméstico seguro. 


Ela possui asa e cabos antitérmicos, que permitem um manuseio sem queimaduras. A tampa conta com fechamento interno. Possui capacidade de 4,5 L. A marca afirma que essa panela de pressão é o modelo mais vendido do Brasil. Compre a sua nos links indicados. 

MaterialAlumínio
Espessura
RevestimentoNão
Proteção Antitérmica
Sistemas de Segurança2
Ajuste de Pressão
FechamentoInterno
Dimensões
PesoNão informado
CompatiblidadeNão informado
Capacidade4,5 L
No.10

BRINOXPanela de Pressão Ceramic Life Pressure com Indução 4,2 L

Preço de Referência
A partir de R$275,41
Médio
Preço de Referência
A partir de R$275,41
Médio

Modelo Diferenciado com Detalhes em Marrom

Esse modelo de panela de pressão da Brinox chama a atenção pela sua cor diferenciada: vanilla, com detalhes em marrom, diferente das panelas de alumínio prata. Ela conta com 4 dispositivos de segurança: uma trava, duas válvulas de trabalho e um escape de segurança.


A estrutura de alumínio faz com que o cozimento seja feito por igual em um tempo adequado. Inclusive, o modelo foi melhorado, e de acordo com a marca, apresenta um exclusivo fundo de indução, o que faz com que a panela funcione em todos os tipos de fogões.

MaterialAlumínio
Espessura
RevestimentoNão informado
Proteção Antitérmica
Sistemas de Segurança4
Ajuste de Pressão
FechamentoExterno
Dimensões
PesoNão informado
CompatiblidadeTodos os tipos de fogão
Capacidade4,2 L

Pergunta Frequente Sobre Panela de Pressão

Além de escolher a melhor panela de pressão, muitas outras dúvidas ainda podem surgir. Por isso, selecionamos a mais frequente e perguntamos para a chef de cozinha e vice-campeã do Masterchef Profissionais Thalyta Koller . Confira a seguir.

Como Usar a Panela de Pressão?

O uso correto da panela está associado à manutenção. É muito importante que a borracha esteja colocada no lado certo e esteja íntegra, sem cortes. É necessário esperar a panela esfriar para poder abrir a tampa, assim, toda a pressão terá saído. Também é possível verificar se ela ainda está com pressão levantando o pino, se estiver, não abra.

Como Evitar Explosão da Panela de Pressão?

Em primeiro lugar, você deve adicionar o alimento que irá cozinhar com a quantidade certa de água. Nunca se esqueça de deixar espaço na panela para evitar transbordamento ou explosões. É importante evitar encher a panela acima de 2/3 de sua capacidade..

Qual a Forma mais Segura de Abrir a Panela de Pressão?

Desligue assim que alcançar o tempo de cocção previsto. Espere a panela esfriar para abrir a tampa. Outras medidas de segurança são: manter as válvulas de segurança limpas e desobstruídas, e verificar se a borracha de vedação continua flexível. Quando ela perde a flexibilidade, é hora de comprar uma nova.

Veja Outras Opções para Deixar Sua Cozinha Ainda Mais Completa

Além das panelas de pressão, que tal ver outros tipos que podem deixar sua cozinha ainda mais completa e funcional? Aqui na mybest você encontra vários artigos nesse segmento, todos como objetivo de fazer das suas compras sempre melhores. Acesse os links abaixo e confira outros produtos incríveis!

Top 5 Melhores Panelas de Pressão

1º lugar: TRAMONTINA Panela de Pressão Tramontina Vancouver 4,5 L

2º lugar: PANELUXPanela de Pressão 4,5 Litros Magnific Grafite Antiaderente

3º lugar: Panela de Pressão Tramontina Vancouver Effect em Alumínio 4,5 L

4º lugar: TRAMONTINA Panela de Pressão Solar 6 L

5º lugar: ROCHEDO Panela de Pressão Rochedo Inox com Fechamento Externo com 6 L

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Utilidades Domésticas
  3. Panelas
  4. Top 10 Melhores Panelas de Pressão em 2024 (Tramontina, Rochedo e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.