• Top 10 Melhores Facas para Churrasco e Carne em 2021 (Tramontina, artesanal e mais) 1
  • Top 10 Melhores Facas para Churrasco e Carne em 2021 (Tramontina, artesanal e mais) 2
  • Top 10 Melhores Facas para Churrasco e Carne em 2021 (Tramontina, artesanal e mais) 3
  • Top 10 Melhores Facas para Churrasco e Carne em 2021 (Tramontina, artesanal e mais) 4
  • Top 10 Melhores Facas para Churrasco e Carne em 2021 (Tramontina, artesanal e mais) 5

Top 10 Melhores Facas para Churrasco e Carne em 2021 (Tramontina, artesanal e mais)

Seja você um churrasqueiro amador ou um profissional, ter uma boa faca para churrasco faz toda a diferença! Uma boa faca de carne é um investimento que pode durar muitos anos. Há diferentes tipos de facas: de aço inox, aço damasco, com cabos e designs diferentes. Diante de tanta variedade no mercado, pode ficar difícil saber qual é a ideal para você.

Neste artigo, iremos contar tudo o que você precisa saber para escolher a melhor faca para carne e churrasco. Mas isso não é tudo! Nós ranqueamos os 10 melhores modelos de facas do mercado, de marcas como Tramontina, Mundial, Zwilling e muitas outras reconhecidas pela qualidade dos produtos. Vamos lá?
  • Última atualização: 08/02/2021
  • 62.688 visualizações
Sumário

Como Escolher a Melhor Faca para Churrasco e Carne

Antes de apresentarmos o nosso ranking de facas para carne e churrasco, é importante que você veja nossas dicas para não errar na escolha. Aqui, você vai descobrir que é preciso analisar não só o tipo de aço, como também o tamanho da lâmina e o material do cabo para melhorar sua experiência na cozinha. Confira os detalhes abaixo.

Escolha a Faca pelo Material da Lâmina

Existem facas de carne elaboradas com diversos materiais. Contudo, algumas delas se destacam e são consideradas as preferidas dos churrasqueiros. Estamos falando das facas feitas de aço inox, aço damasco e cerâmica. Continue lendo para entender melhor as vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Faca de Aço Inox: Resistente à Ferrugem e Fácil de Limpar

Faca de Aço Inox: Resistente à Ferrugem e Fácil de Limpar
As facas para churrasco feitas com aço inox são as mais populares entre os churrasqueiros amadores. Esse material ganha no quesito durabilidade, pois tem grande resistência à ferrugem e à corrosão. Além disso, é mais fácil de limpar e tem um preço baixo por se produzida em massa.
No entanto, é preciso pensar bem antes de optar por essas facas de carne. Apesar das suas vantagens, elas não têm um corte tão firme e preciso e necessitam ser afiadas com frequência. Por isso são indicadas para os churrasqueiros de final de semana, que valorizam o bom churrasco mas não utilizam a faca com tanta frequência.

Faca de Aço Damasco: Alta Durabilidade e Precisão

Faca de Aço Damasco: Alta Durabilidade e Precisão
As facas de aço damasco se destacam pelo seu corte preciso. Esse tipo de material é o resultado do caldeamento de dois ou mais tipos de aço com diferentes composições. A mistura proporciona mais durabilidade, elasticidade e desempenho. Tornando a lâmina mais resistente e ideal para fazer cortes de carne perfeitos.
O melhor aço damasco é feito artesanalmente. Na indústria só é possível produzir facas de aço inox revestidas por aço damasco. Por ser um material considerado nobre, devido à dificuldade de fabricação, essas facas têm um preço bem elevado. São um investimento recomendado para quem deseja um utensílio de longa duração e perfeito para cortar carnes duras.

Faca de Cerâmica: Leve e Evita Odores

Faca de Cerâmica: Leve e Evita Odores
Leve, fácil de manusear e de limpar. Essas são as principais características das facas para carne e churrasco feitas de cerâmica. Devido a isso, elas são recomendadas para idosos que não têm muita força para cortar grandes peças de carne. Ao contrário das demais, elas não enferrujam nem mancham com facilidade e resistem à acidez, umidade e outros fatores que prejudicam as facas.
Apesar de parecer perfeita ela tem alguns defeitos, como a baixa resistência à queda. Também é comum que esse tipo de utensílio apresente rachaduras e lascas na lâmina. Quanto à sua afiação, ela deve ser feita por um especialista para evitar maiores danos. Devido sua leveza e pouca precisão no corte, ela deve ser usada para filetar peixes e carnes magras.

Opte pelos Cabos mais Seguros e Fáceis de Limpar

O cabo de uma faca de carne é um ponto importante na a escolha desse utensílio, pois está ligado à facilidade de uso. É possível encontrar cabos feitos de diversos materiais, mas os principais deles são os elaborados com polipropileno, madeira, resina e aço inoxidável. Vamos falar um pouco sobre cada um deles abaixo.

Cabos de Plástico: Limpeza Fácil e Baixo Custo

Cabos de Plástico: Limpeza Fácil e Baixo Custo
Entre todos os materiais usados em cabos de facas, o polipropileno e o policarbonato são os mais populares. Além do seu baixo custo, eles são atóxicos e absorvem pouca umidade. Outros tipos de plástico são o baquelite e a resina. Como forma de evitar a proliferação de fungos e bactérias na faca de carne, é recomendado optar pelos cabos com proteção antimicrobiana.
Essa proteção antimicrobiana reduz micro-organismos que provocam contaminações e também facilita a higienização do utensílio. Porém, os cozinheiros que optam por esse tipo de faca devem ter um cuidado especial. Devido às características desse material, ele pode deslizar das mãos quando estiver úmido.

Cabo de Madeira: Leve e Fácil de Manusear

Cabo de Madeira: Leve e Fácil de Manusear
Os cabos de madeira são os mais tradicionais do mercado. Leves e fáceis de manusear, eles são uma excelente opção para quem não tem muita força nas mãos e usa o utensílio com frequência. Esse tipo de faca para churrasco também é indicado para os churrasqueiros amadores, sem tanta habilidade.
Apesar de deixar as facas fáceis de manusear, esses cabos têm a desvantagem de absorver água com facilidade. Por isso eles não oferecem grande durabilidade. Quem escolher esse tipo de utensílio deve ter o cuidado de secar bem após cada lavagem, caso contrário, o cabo pode se desgastar antes da lâmina.

Cabo de Aço Inoxidável: Bonito e Durável

Cabo de Aço Inoxidável: Bonito e Durável
As facas de carne com cabo de aço inoxidável são ideais para quem procura uma faca durável. Bonitos, fáceis de limpar e de manusear, os utensílios feitos com esse material não enferrujam com facilidade quando expostos à umidade. Isso reflete diretamente no aumento da durabilidade das facas.
Além dessas vantagens, o cabo de aço inoxidável também é recomendado para os churrasqueiros que valorizam o design de uma boa faca. Mas, se precisar de uma faca que não escorregue da mão na hora de cortar peças de carne, essa não é a melhor opção.

Compre Facas Maiores para Cortes de Carne Maiores

Compre Facas Maiores para Cortes de Carne Maiores
As facas para churrasco têm tamanhos que variam de 6 a 12 polegadas. Isso equivale a aproximadamente 15 a 30 centímetros, porém as marcas costumam colocar no nome de seus produtos o tamanho em polegadas mesmo, que são escritas com aspas sobre o número, da seguinte forma: 12″.
De maneira geral, as facas que têm entre 6” até 8” são recomendadas para cortar peças menores de carne. Enquanto isso, as lâminas de 10” são perfeitas para serem usadas diariamente na cozinha e na preparação de peças grandes. As mulheres se dão melhor com facas de até 10″ por geralmente terem mãos menores.
Por fim, as facas de 12” são ideais para homens que têm as mão grandes. Devido ao seu comprimento, elas são capazes de cortar grandes peças de carne crua e com ossos com muita facilidade. Seguir essas indicações de medidas é ideal para que você melhore a sua experiência na cozinha e no preparo de carnes para churrasco.

Prefira Facas com Tratamento Térmico, Elas Ficam Afiadas por mais Tempo

Prefira Facas com Tratamento Térmico, Elas Ficam Afiadas por mais Tempo
Ninguém gosta de comprar uma faca e em poucos dias não conseguir cortar mais nada. As facas de aço com tratamento térmico evitam esse problema por ter o fio mais resistente. Isso acontece porque a lâmina, ao ser fabricada, é submetida a um procedimento de aquecimento e resfriamento, que a torna mais forte.
Mas para garantir que a sua faca dure muitos anos e não precise ser afiada com frequência é preciso tomar uma série de cuidados diários. O principal deles está relacionado com a lavagem da lâmina, que deve ser realizada de acordo com as instruções do fabricante.

Verifique se a Faca pode Ser Lavada na Lava-Louças

Verifique se a Faca pode Ser Lavada na Lava-Louças
Se você pretende limpar suas facas na máquina de lavar louça, é preciso tomar cuidado e ler as indicações na embalagem antes. Alguns fabricantes, recomendam que o produto seja lavado apenas com detergente neutro, esponja e água morna. Caso seja colocado na máquina, a alta temperatura pode entortar e manchar o metal da faca.
Na dúvida, lave sempre à mão! Mas independentemente do método de lavagem, lembre-se de limpar as facas de carne e de churrasco logo após o uso. Além disso, seque-as bem para evitar a deterioração e a proliferação de bactérias no cabo.

Top 10 Melhores Facas para Churrasco e Carne para Comprar Online

Agora que você sabe como escolher as melhores facas para churrasco, chegou a hora de descobrir quais são as que se destacam no mercado. Por isso elaboramos o ranking com as 10 melhores facas de carne. Confira nossas sugestões e compre a sua!
10
Material da lâminaAço inox
Material do caboMadeira
Tamanho da lâmina10″ (25 cm)
Tratamento térmico
Pode lavar na lava-louças?Sim
9
Material da lâminaCerâmica
Material do caboAço inox
Tamanho da lâmina6″ (15 cm)
Tratamento térmicoNão
Pode lavar na lava-louças?Sim
8
Material da lâminaAço inox
Material do caboMadeira
Tamanho da lâmina8″ (20 cm)
Tratamento térmico
Pode lavar na lava-louças?
7
Material da lâminaAço Inox
Material do caboPolipropileno
Tamanho da lâmina12″ (30 cm)
Tratamento térmicoSim
Pode lavar na lava-louças?Sim
6
Material da lâminaAço inox
Material do caboAço inox
Tamanho da lâmina8″ (20 cm)
Tratamento térmico
Pode lavar na lava-louças?
5
Material da lâminaAço inox
Material do caboPolicarbonato com fibra de vidro
Tamanho da lâmina10” (25 cm)
Tratamento térmicoSim
Pode lavar na lava-louças?Sim
4
Material da lâminaAço inox
Material do caboMadeira com osso
Tamanho da lâmina8″ (25 cm)
Tratamento térmico
Pode lavar na lava-louças?Não
3
Material da lâminaAço inox
Material do caboPolicarbonato com fibra de vidro
Tamanho da lâmina7″ (17 cm)
Tratamento térmicoSim
Pode lavar na lava-louças?Sim
2
Material da lâminaAço inox
Material do caboPlástico
Tamanho da lâmina8″ (20 cm)
Tratamento térmicoSim
Pode lavar na lava-louças?Não
1
Material da lâminaAço damasco
Material do caboMadeira
Tamanho da lâmina8″ (20 cm)
Tratamento térmico
Pode lavar na lava-louças?Não

Tabela de Comparação das Melhores Facas para Churrasco e Carne

Foto
1
MEDEIROS  Faca Gaúcha Artesanal 1

MEDEIROS

2
 ZWILLING  Faca para Carne Chef Professional S 1

ZWILLING

3
TRAMONTINA  Faca para Carne Century 1

TRAMONTINA

4
ZANLINE  Faca Gaúcha Artesanal 1

ZANLINE

5
TRAMONTINA  Faca para Carne Chef Century 1

TRAMONTINA

6
EURO HOME  Faca para Carne Chef 1

EURO HOME

7
TRAMONTINA  Faca para Carne Profissional 1

TRAMONTINA

8
MUNDIAL  Faca para Carne Renaissance 1

MUNDIAL

9
KITCHENPRO  Faca para Carne Excellence 1

KITCHENPRO

10
TRAMONTINA  Faca para Carne Polywood 1

TRAMONTINA

Nome

Faca Gaúcha Artesanal

Faca para Carne Chef Professional S

Faca para Carne Century

Faca Gaúcha Artesanal

Faca para Carne Chef Century

Faca para Carne Chef

Faca para Carne Profissional

Faca para Carne Renaissance

Faca para Carne Excellence

Faca para Carne Polywood

Destaque

Faca Artesanal de Aço Damasco

A Faca Preferida dos Chefs Profissionais

Lâmina Afiada Ideal para Quebrar Ossos

Tradicional Campeira Gaúcha Ideal para Churrascos

Ideal para Ser Usada no Churrasco e no Dia a Dia

Preço Acessível, Durável e Eficiente

Ideal para Profissionais

Empunhadura Confortável

Design Moderno e Fácil de Manusear

Lâmina Afiada e Excelente Preço

PreçoR$ 2.394,00R$ 648,70R$ 198,43R$ 139,51R$ 198,07R$ 21,90R$ 191,95R$ 104,90R$ 43,61R$ 64,39
Material da lâminaAço damascoAço inoxAço inoxAço inoxAço inoxAço inoxAço InoxAço inoxCerâmicaAço inox
Material do caboMadeiraPlásticoPolicarbonato com fibra de vidroMadeira com ossoPolicarbonato com fibra de vidroAço inoxPolipropilenoMadeiraAço inoxMadeira
Tamanho da lâmina8″ (20 cm)8″ (20 cm)7″ (17 cm)8″ (25 cm)10” (25 cm)8″ (20 cm)12″ (30 cm)8″ (20 cm)6″ (15 cm)10″ (25 cm)
Tratamento térmicoSimSimSimSimNão
Pode lavar na lava-louças?NãoNãoSimNãoSimSimSimSim
Link

Conclusão

Agora ficou fácil escolher a melhor faca para churrasco, não é? Com as informações que apresentamos aqui, você conseguirá comprar uma faca afiada, durável e resistente para cortar os mais diferentes tipos de carne, desde ave até bovinas.
No nosso ranking existem produtos bem avaliados para todos os bolsos e necessidades, um deles certamente será seu companheiro na cozinha e nos dias de churrasco. Como elas são facas para carnes, podem ser usadas em ambas as situações. Por isso, aproveite as dicas e faça uma compra de qualidade!
por Lays Tenorio

Você pode gostar também

Mais lidos

  • Top 10 Melhores Faqueiros em 2021 (Tramontina, Wolff e mais)
    Top 10 Melhores Faqueiros em 2021 (Tramontina, Wolff e mais)
    Praticidade, durabilidade e estética são fatores essenciais para a escolha de um bom faqueiro. Afinal, os talheres são peças essenciais na cozinha! A boa notícia é que existem muitas opções no mercado. É possível encontrar modelos com diferentes tipos de cabos, incluindo faqueiros de bambu e inox.Mas qual é o melhor faqueiro para você? Para ajudar na sua escolha, elaboramos um guia de compra e separamos os 10 melhores faqueiros do mercado, organizados em 2 rankings. Lá você vai encontrar marcas como Brinox, Wolff e também faqueiros super cobiçados como o Malibu e o Laguna, da Tramontina. Confira!
    Pratos e Talheres
    69.563 visualizações
  •  Top 10 Melhores Faqueiros Tramontina em 2021 (Laguna, Malibu e mais)
    Top 10 Melhores Faqueiros Tramontina em 2021 (Laguna, Malibu e mais)
    Talheres são itens essenciais em nosso dia a dia, seja para cozinhar, ou servir uma refeição. Os faqueiros são compostos por alguns deles, como garfos, facas e colheres, além de outros itens. Eles possuem materiais diferentes, como aço inox e madeira, e são ótimas opções, para o churrasco, ou uso diário.A Tramontina, marca tradicional e conhecida dos brasileiros, apresenta diversos modelos de faqueiros. Para te ajudar na escolha do melhor produto, preparamos algumas dicas, confira! Veja também, o ranking com os 10 melhores faqueiros Tramontina, e conheça as linhas Laguna, Malibu, Búzios e mais!
    Pratos e Talheres
    16.783 visualizações
  • Top 10 Melhores Facas do Chef em 2021 (Tramontina, Zwilling e mais)
    Top 10 Melhores Facas do Chef em 2021 (Tramontina, Zwilling e mais)
    A faca do chef é o melhor utensílio para quem precisa de versatilidade para preparar diferentes alimentos no dia a dia na cozinha. O corpo dela possui o desenho ideal para picar, fatiar e cortar alimentos duros e moles, portanto, se quiser investir em uma faca, a faca do chef é a melhor escolha!Mas como escolher a faca certa entre marcas como Tramontina, Zwilling, Brinox e outras? Neste artigo vamos explicar o que você deve saber para fazer uma ótima escolha, além de apresentar quais são as 10 melhores facas do chef para você comprar online agora mesmo. Confira logo mais!
    Pratos e Talheres
    3.211 visualizações
  • Top 10 Melhores Kits de Facas de Cozinha para Comprar em 2021
    Top 10 Melhores Kits de Facas de Cozinha para Comprar em 2021
    A faca é um dos objetos mais importantes na cozinha. Ela serve para cortar, picar, fatiar, filetar e desossar diferentes alimentos. Apesar de ser um item obrigatório nas cozinhas, a escolha acaba gerando muitas dúvidas, afinal, opções não faltam, incluindo kits com vários modelos diferentes.Marcas como Tramontina e Zakharov possuem kits com os mais variados modelos: tem faca do chef, santoku, culeto, mezzaluna e muito mais. Quer saber como escolher o kit mais adequado? Então confira nossas dicas abaixo. Em seguida, dê uma olhadinha no ranking com os 10 melhores kits de facas de cozinha que preparamos para você!
    Pratos e Talheres
    11.432 visualizações
  • Top 10 Melhores Facões em 2021 (Corneta, Tramontina e mais)
    Top 10 Melhores Facões em 2021 (Corneta, Tramontina e mais)
    Os facões são muito úteis para diversas finalidades. Seja na manutenção de sítios, para esportes como pesca, para abrir caminhos em trilhas ou garantir uma segurança extra contra possíveis ameaças na natureza (como cobras), essas ferramentas são itens básicos no kit de muitas pessoas.Apesar da funcionalidade simples, os facões variam de tamanho, material e outros aspectos. Além disso, existem diferentes marcas, como Tramontina, Corneta e Bianchi. Quer saber como escolher a melhor? Para te ajudar, preparamos um guia completo e um ranking com os 10 melhores facões do mercado. Confira!
    Pratos e Talheres
    3.570 visualizações
  • Top 10 Melhores Kits Churrasco Tramontina para Comprar em 2021
    Top 10 Melhores Kits Churrasco Tramontina para Comprar em 2021
    O churrasco está entre os pratos preferidos dos brasileiros e não somente pela comida, mas também porque ele costuma reunir amigos e família. Para preparar um bom churrasco não basta apenas saber assar a carne e os legumes: é preciso ter os utensílios certos! E você os encontra em um kit para churrasco.No Brasil, uma marca que ganha muito destaque na venda de kits de churrasco é a Tramontina, que produz utensílios em madeira Polywood e com número de peças que varia entre 3, 8 e até 15. Preparamos um guia de compra e, para te ajudar ainda mais na escolha, selecionamos os 10 melhores kits churrasco Tramontina.
    Pratos e Talheres
    75 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria