• Top 10 Melhores Vinhos Brancos para Comprar em 2020 (Internacionais e Nacionais) 1
  • Top 10 Melhores Vinhos Brancos para Comprar em 2020 (Internacionais e Nacionais) 2
  • Top 10 Melhores Vinhos Brancos para Comprar em 2020 (Internacionais e Nacionais) 3
  • Top 10 Melhores Vinhos Brancos para Comprar em 2020 (Internacionais e Nacionais) 4
  • Top 10 Melhores Vinhos Brancos para Comprar em 2020 (Internacionais e Nacionais) 5

Top 10 Melhores Vinhos Brancos para Comprar em 2020 (Internacionais e Nacionais)

Os vinhos brancos estão se tornando cada vez mais populares no Brasil, principalmente por serem bebidas mais frescas e leves, que combinam muito bem com o nosso país tropical. Porém, é possível encontrar no mercado, vinhos brancos dos mais diversos tipos e origens, o que pode acaber confundindo aqueles que estão começando a apreciar essa bebida.

Para te ajudar a escolher o seu, elaboramos esse guia com todas as dicas necessárias para você fazer uma excelente escolha. Além disso, ranqueamos os 10 melhores vinhos brancos do mercado, a nossa lista inclui vinhos suaves e secos de marcas como Santa Carolina, Cono Sur e Louis Jadot. Não dá para perder, não é mesmo?

Parceiros mybest neste artigo

Léo e Denise
Érika Líbero
  • Última atualização: 06/01/2020
  • 18.974 visualizações
Sumário

Como o Vinho Branco é Feito?

Como o Vinho Branco é Feito?

Ao pensar em vinho de uma forma geral, a primeira coisa que vem à cabeça é a bebida de coloração vermelha escura, não é verdade? Contudo, vinhos brancos também são bebidas sofisticadas e deliciosas. Diferentemente do vinho tinto que possui uma coloração forte, o vinho branco possui uma tonalidade mais clara, que pode variar desde um dourado mais escuro até um esverdeado mais suave.

O vinho branco pode ser feito de duas formas, a primeira é utilizando uvas brancas - na verdade, a cor da fruta é verde - que são esmagadas e não transferem cor à bebida. Porém, a bebida também pode ser feita utilizando as uvas tintas, nesse caso, toda a casca da fruta é retirada e é utilizada apenas a polpa da fruta, que não possui cor.

Após isso, o suco produzido através do processo de esmagamento das uvas passa pelo processo de fermentação, onde ganha seu teor alcoólico. Logo em seguida, é realizada a clarificação, onde todos os restos sólidos são retirados da bebida. Por fim, o vinho é armazenado e passa pelo processo de amadurecimento, que pode variar de meses até anos.

Como Escolher o Melhor Vinho Branco

Com tantos nomes complicados e termos diferentes, escolher o vinho branco certo para você pode ser um pouco confuso, principalmente se você é leigo no assunto. Mas não precisa se preocupar! Logo abaixo iremos te contar sobre os sabores, tipos de uvas, local de origem e idade dos vinhos. Confira!

Escolha o Sabor de Acordo com o seu Paladar

Ao procurar vinhos brancos no mercado, você irá se deparar com duas classificações principais: suave e seco. É importante ter em mente que não existe certo nem errado ao escolher o seu, cada um desses tipos possuem características peculiares e que irão agradar à paladares diferentes. Quer descobrir qual o seu? Continue lendo!

Vinho Branco Suave: Para Quem Prefere Bebidas Mais Doces

O vinho branco suave também é popularmente conhecido como vinho doce. Esse tipo de vinho possui uma concentração de açúcar mais elevada e algumas vezes o ingrediente pode até mesmo ser adicionado à bebida. A legislação brasileira classifica vinhos suaves como aqueles que possuem mais de 25 gramas de glicose por litro.

Além de possuir um sabor bem adocicado, esse vinho também é menos encorpado e sua acidez é mais branda. O vinho branco suave é a escolha certa para quem prefere uma bebida mais leve e fácil de beber. Mais ainda, ele é uma ótima opção como vinho de entrada para quem está começando a descobrir o universo dos vinhos e quer desenvolver o seu paladar.

Vinho Branco Seco: Para Quem Prefere Bebidas com Baixo Teor de Açúcar

Os vinhos dentro da classificação seco possuem bem menos açúcar em sua composição, o teor de glicose permitido pela legislação brasileira em vinhos secos é de até 4 gramas por litro. Os vinhos secos não possuem nenhuma adição extra de açúcar em sua composição, todo o açúcar presente na bebida é proveniente da fruta.

O vinho branco seco, por sua vez, possui um sabor mais encorpado e também mais ácido, tornando o seu sabor mais estruturado. Por isso, pode ser difícil de beber para quem está começando. Porém, de acordo com especialistas, os vinhos secos costumam ter uma qualidade maior de sabor e aroma e, também, costumam ter preços mais elevados.

Conheça os Tipos de Uva

Que o vinho é feito a partir da uva, todo mundo já sabe, concorda? Porém, assim como muitas outras frutas, as uvas possuem espécies diferentes e cada uma delas irá contribuir no sabor final do vinho branco. Logo abaixo iremos explicar quais são as características principais de cada uma delas. Escolha a que você mais se identificar!

Chardonnay: Versátil, Oferece Sabores Diferentes de Acordo com o Local de Cultivo

Chardonnay: Versátil, Oferece Sabores Diferentes de Acordo com o Local de Cultivo

A uva Chardonnay é a mais comum a ser utilizada durante a fabricação do vinho branco. Esse tipo de uva pode ser produzida em praticamente em todo o lugar do mundo. Uma das suas principais características está em seu poder de adaptação e versatilidade, tornando-a em uma fruta rica em sabor e aroma.

Embora ela possa se desenvolver em uma grande variedade de locais, seu sabor é afetado diretamente pelo clima do local de cultivo. Quando sua produção é feita em climas mais frios, ela ajuda a evidenciar sabores mais cítricos, já em climas quentes, ela irá destacar sabores mais tropicais, como abacaxi e manga. 


Por isso, ela é uma ótima escolha para quem quer experimentar vinhos que possuem uma grande variedade de sabores.

Sauvignon Blanc: Sabor Mais Refrescante

Sauvignon Blanc: Sabor Mais Refrescante

Originária da região de Bordeaux, na França, a uva Sauvignon Blanc é uma fruta que possui características mais fortes, que não se perdem nem se modificam independente de onde forem cultivadas, tornando-o uma fruta que se adapta muito bem à diferente variedade de solos e climas. Vinhos feitos a partir dessa uva são boas escolhas para quem está começando a reconhecer os diferentes sabores dos vinhos.

Os vinhos produzidos com a uva Sauvignon Blanc possuem um sabor mais cítrico e refrescante. Além disso, a fruta possui uma sabor mais forte, tornando a bebida mais seca. Seu aroma também é mais intenso, facilmente reconhecido pelos amantes da bebida.

Verifique a Origem do Vinho

A qualidade do vinho não está apenas em seu sabor, fatores como aroma e coloração também são características essenciais na bebida. Por isso, conhecer sobre o local onde a bebida foi produzida é super importante, já que fatores como clima, tipo de solo e tradição afetam diretamente o produto final. Conheça mais sobre os principais locais produtores de vinho branco!

França: Produtora dos Vinhos Mais Famosos do Mundo

França: Produtora dos Vinhos Mais Famosos do Mundo

A França é, sem sombras de dúvidas, um dos nomes mais conhecidos quando o assunto é a vinho. Os vinhos franceses são os mais produzidos no mundo e é possível encontrá-los em praticamente todos os lugares do planeta. A tradição de produzir e consumir vinho na França é de longa data, estima-se que o vinho chegou em território francês em torno de 600 a.C.

A qualidade do vinho francês deve-se não apenas aos muitos anos e aprimoramento de produção, mas também às condições climáticas a ao solo do local. Muitas das uvas amplamente utilizadas nos vinhos tiveram sua origem em solos franceses. Cada região da França possui sua especialidade, sendo a região de Bordeaux uma das mais famosas e conhecidas ao redor do mundo.

Chile: Vinhos de Alta Qualidade com Valores Mais Acessíveis

Chile: Vinhos de Alta Qualidade com Valores Mais Acessíveis

O mercado de vinhos é considerado novo no Chile, com cerca de 25 anos de idade. Porém os vinhos produzidos nos país estão se tornando cada vez mais famosos por possuírem um excelente custo-benefício. O sucesso dos vinhos produzidos no Chile se deve ao fato do país possuir excelentes condições climáticas, térmicas e geográficas.

Embora a tradição do país em vinho ainda seja inicial, os vinhos chilenos já estando presentes em boa parte do mundo e ocupa a nona posição na produção mundial. Os custos mais baixos dos vinhos chilenos deve-se à política de baixos impostos aplicados no país, sendo um excelente estímulo aos produtores. 

Austrália: Técnicas de Produção de Vinho em Constante Evolução

Austrália: Técnicas de Produção de Vinho em Constante Evolução

Embora a Austrália não seja o primeiro nome a se ter em mente ao se falar sobre vinhos, o país é reconhecido por produzir vinhos de altíssima qualidade, principalmente os brancos. A produção de vinhos na Austrália passou por momentos de declínio, porém o país vem retomando sua posição no mercado.

Os vinhos australianos vem se destacando não apenas por sua qualidade, mas também por ser produzidos utilizando tecnologias de ponta e profissionais experts na área. Enquanto alguns países usam a tradição e história na produção de seus vinhos, a Austrália vem se destacando por inovar e utilizarem elementos locais na produção.

Brasil: Conquistando o seu Espaço no Mercado

O Brasil é um país conhecido pelo seu solo fértil e clima tropical, condições ótimas para a produção de uvas no país. O Brasil está cada vez mais investindo na produção de vinhos e está ganhando notoriedade não só em território nacional, como também internacional. Em constante ascensão, o país já ocupa a posição número 14 entre os produtores de vinhos mundiais.

Embora grande parte da produção de vinhos no país seja feita na região sul, outras região também já possuem algumas vinícolas. A variação das condições de cultivo de cada região do país contribui para bebidas diversificas e com características únicas. Apesar do vinho no Brasil ter influência dos imigrantes europeus, as bebidas vem se desenvolvendo e criando sua própria identidade brasileira.

Prefira Vinhos Jovens, com no Máximo 3 anos de Idade

Prefira Vinhos Jovens, com no Máximo 3 anos de Idade

É comum pensarmos que quanto mais velho o vinho, melhor. Porém, essa afirmativa não é bem verdade quando o assunto é vinho branco. Os vinhos brancos são produzidos para serem consumidos ainda jovens. Vinho brancos muito antigos, em geral, perdem o seu frescor, além disso podem estragar quando guardados por muito tempo.

A quantidade de anos pode aumentar ou diminuir dependendo da qualidade do vinho. Vinhos mais comuns - e mais baratos - devem ser consumidos em um intervalo de 2 a 3 anos. Já bebidas de qualidade superior e mais complexos, devem ser aproveitados entre 4 a 6 anos. Existem vinhos brancos raros, de safras excepcionais, que podem durar por até 30 anos.

Indicações de Quem Degustou e Aprovou

Antes de conferir os rankings com os melhores vinhos brancos internacionais e nacionais, veja as indicações dos parceiros da mybest. Eles são profissionais, especialistas e blogueiros que indicam rótulos degustados e aprovados por eles. Vale a pena conferir!

Aprovado
Aprovado

HERDADE DO ESPORÃOVinho Branco Português Monte Velho Branco

R$ 63,69

Top 7 Melhores Vinhos Brancos Internacionais para Comprar Online

Como te contamos lá em cima, a origem pode influenciar diretamente nas características do seu vinho branco. Por isso, para te ajudar na escolha do vinho ideal para você, selecionamos quais são os 7 melhores vinhos brancos internacionais disponíveis no mercado. Escolha o seu!

7
SaborSeco
UvaChardonnay
OrigemAustrália
Quantidade750 ml
Teor alcoólico12,7%
6
SaborSeco
UvaChardonnay
OrigemChile
Quantidade750 ml
Teor alcoólico13,5 ml
5
SaborSuave
UvaSauvignon Blanc
OrigemChile
Quantidade750 ml
Teor alcoólico-
4
SaborSuave
UvaChardonnay
OrigemChile
Quantidade750 ml
Teor alcoólico13,1%
3
SaborSeco
UvaChardonnay
OrigemFrança
Quantidade750 ml
Teor alcoólico13%
2
SaborSeco
UvaSauvignon Blanc
OrigemChile
Quantidade750 ml
Teor alcoólico13,5%
1
SaborSeco
UvaChardonnay
OrigemFrança
Quantidade750 ml
Teor alcoólico13%

Tabela de Comparação dos Melhores Vinhos Brancos Internacionais

Foto
1
LOUIS JADOT Vinho Branco Mersault 1

LOUIS JADOT

2
LOS VASCOS Vinho Branco Sauvignon Blanc 1

LOS VASCOS

3
LOUIS LATOUR Vinho Branco Chablis 1

LOUIS LATOUR

4
CONO SUR Vinho Branco 1551 Chardonnay 1

CONO SUR

5
SANTA HELENA Vinho Branco Sauvignon Blanc Reservado 1

SANTA HELENA

6
SANTA CAROLINA Vinho Branco Reserva Chardonnay 1

SANTA CAROLINA

7
JACOB'S CREEK Vinho Branco Chardonnay 1

JACOB'S CREEK

Nome

Vinho Branco Mersault

Vinho Branco Sauvignon Blanc

Vinho Branco Chablis

Vinho Branco 1551 Chardonnay

Vinho Branco Sauvignon Blanc Reservado

Vinho Branco Reserva Chardonnay

Vinho Branco Chardonnay

DestaqueUm dos Melhores Vinhos Bran...Uvas Colhidas ManualmenteTradição do Século 15Bom e BaratoPossui Leve Sabor FrutadoVinho Produzido com Alto Pa...Armoniza Bem com Massas e Q...
PreçoR$ 608,00R$ 42,45R$ 329,99R$ 29,90R$ 28,90R$ 70,00R$ 79,99
SaborSecoSecoSecoSuaveSuaveSecoSeco
UvaChardonnaySauvignon BlancChardonnayChardonnaySauvignon BlancChardonnayChardonnay
OrigemFrançaChileFrançaChileChileChileAustrália
Quantidade750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml
Teor alcoólico13%13,5%13%13,1%-13,5 ml12,7%
Link

Top 3 Melhores Vinhos Brancos Nacionais

Como te contamos lá em cima, o vinho brasileiro está em crescente ascensão no mercado. As bebidas produzidas no Brasil se destacam não apenas por sua qualidade, mas também por possuírem características únicas. Logo abaixo, selecionamos os 3 melhores vinhos brancos nacionais. Confira e faça a sua escolha!

3

MARIA MARIAVinho Branco Sauvignon Blanc Diva

2017

R$ 125,00

SaborSeco
UvaSauvignon Blanc
OrigemMG, Brasil
Quantidade750 ml
Teor alcoólico
2
SaborSeco
UvaSauvignon Blanc
OrigemRS, Brasil
Quantidade750 ml
Teor alcoólico11,5%
1
SaborSeco
UvaChardonnay
OrigemRS, Brasil
Quantidade750 ml
Teor alcoólico13%

Tabela de Comparação dos Melhores Vinhos Brancos Nacionais

Foto
1
AURORA Vinho Branco Pinto Bandeira 1

AURORA

2
MIOLO Vinho Branco Reserva Sauvignon Blanc 1

MIOLO

3
MARIA MARIA Vinho Branco Sauvignon Blanc Diva 1

MARIA MARIA

Nome

Vinho Branco Pinto Bandeira

Vinho Branco Reserva Sauvignon Blanc

Vinho Branco Sauvignon Blanc Diva

DestaqueVinho com Influência EuropéiaUvas Colhidas à NoiteFresco e Suave
PreçoR$ 51,99R$ 59,50R$ 125,00
SaborSecoSecoSeco
UvaChardonnaySauvignon BlancSauvignon Blanc
OrigemRS, BrasilRS, BrasilMG, Brasil
Quantidade750 ml750 ml750 ml
Teor alcoólico13%11,5%
Link

Guarde os Seus Vinhos da Maneira Certa. Confira Nossas Indicações de Adegas!

Guardar o seu vinho de forma adequada é essencial para manter a qualidade e as características únicas da bebida. Para te ajudar nessa, montamos um artigo com todas as dicas necessárias para te ajudar a escolher a adega climatizada ideal. Não deixe de conferir e de garantir que os seus vinhos não percam a personalidade. É só clicar no link abaixo!

Conclusão

Agora que você já chegou até aqui, conseguiu perceber que o universo dos vinhos brancos é fascinante e mais simples do que parece, não é mesmo? Lembre-se que é ideal consumir o vinho branco ainda jovem e em temperaturas mais baixas, dessa forma você garante o frescor da bebida.

Sempre que surgir alguma dúvida, ou se quiser saber qual vinho escolher para aquela ocasião especial, basta voltar aqui e consultar o nosso artigo. Nossas dicas e ranking com os melhores produtos do mercado estarão sempre disponíveis para você. Então, que tal fazer a sua escolha e apreciar um bom vinho branco? Saúde!

por Camila Ogawa

Você pode gostar também

Mais lidos

  • Top 15 Melhores Gins em 2020 (Seagers, Bulldog, nacional e mais)
    Top 15 Melhores Gins em 2020 (Seagers, Bulldog, nacional e mais)
    O gim é uma bebida destilada cheia de infusões de especiarias botânicas, feita para ser apreciada em coquetéis, como o gim tônica, que oferece um momento de múltiplos sabores, aromas e prazeres! O gim foi inventado há séculos, mas voltou a ficar popular na última década. Contudo, diante de tantas opções no mercado, como escolher o melhor gim?Nesse artigo, explicamos como você pode escolher entre os melhores gins do mundo. Exploramos os sabores para criar uma lista com os melhores 15 gins para serem usados em coquetéis ou puros. Tem marcas como Beefeater e Tanqueray, mas venha conosco descobrir novos sabores. No fim, explicamos como fazer o clássico gim tônica para você experimentar!
    Comidas e Bebidas
    249.811 visualizações
  • Top 10 Melhores Azeites de Oliva para Comprar em 2020 (Gallo, Andorinha e Cocinero)
    Top 10 Melhores Azeites de Oliva para Comprar em 2020 (Gallo, Andorinha e Cocinero)
    De tradição mediterrânea, o azeite de oliva é um óleo feito a partir da azeitona. É um alimento saudável que traz inúmeros benefícios e não pode faltar em nenhuma dieta! Existem vários tipos de azeite no mercado, optar por um extravirgem é o primeiro passo, mas não o único.Marcas europeias como Gallo e Andorinha, disputam o mercado com produtoras latinas, como Cocinero e Deleyda. Nesse artigo, iremos te contar como escolher o azeite de oliva ideal, mostrar quais são os 10 melhores no mercado e, ainda, apresentar os principais benefícios. Confira!
    Comidas e Bebidas
    134.824 visualizações
  • Top 10 Melhores Whiskys para Comprar em 2020 (Chivas, Old Parr e mais)
    Top 10 Melhores Whiskys para Comprar em 2020 (Chivas, Old Parr e mais)
    O whisky é uma bebida muito apreciada e vista como sinônimo de requinte, elegância e bom gosto. Seja você um amante de bebidas destiladas ou alguém que está conhecendo este meio, é muito importante saber escolher um bom whisky, se atentando aos detalhes que farão da sua escolha a melhor possível.Marcas como Johnnie Walker, Jack Daniels, Ballantines e Chivas são ótimos exemplos de diversidade e qualidade desta bebida. Para isso criamos um guia completo de como escolher o melhor whisky para você. Além de um Top 10 com os melhores whisky para comprar em 2020. Confira e escolha a sua!
    Comidas e Bebidas
    29.053 visualizações
  • Top 10 Melhores Vinhos Tinto para Comprar em 2020 (Brasileiros e Internacionais)
    Top 10 Melhores Vinhos Tinto para Comprar em 2020 (Brasileiros e Internacionais)
    Com muitos e muitos séculos de história, o vinho tinto é uma bebida apreciada ao redor do mundo pela sua alta complexidade de sabores e aromas. Mas não precisa se sentir intimidado com as inúmeras características que essa bebida pode ter, criamos esse artigo para te ajudar!No Brasil, marcas como Miolo, Pérgola e Sutter Home estão entre as mais vendidas. Logo abaixo, você poderá descobrir todos os segredos para escolher o vinho tinto perfeito para você. Além disso, você também poderá conferir quais são os 10 melhores vinhos internacionais e brasileiros. Continue lendo!
    Comidas e Bebidas
    36.854 visualizações
  • Top 15 Melhores Cervejas em 2020 (do Brasil e Importadas)
    Top 15 Melhores Cervejas em 2020 (do Brasil e Importadas)
    Gelada, bera, breja. Independente do apelido, cerveja é paixão nacional. Graças a um mercado cada vez mais eclético, há opções para todos os gostos e bolsos. Porém, com tantas denominações e estilos, a escolha da melhor cerveja pode ser uma tarefa desafiadora. Para ajudá-lo nisso, criamos este passo-a-passo com os principais pontos que você precisa saber.Na segunda parte do artigo organizamos rankings com as 15 melhores cervejas, separadas por tipo. Há produtos feitos no Brasil, como Tupiniquim e Bodebrown, e importados, como Guinness e Paulaner. Ao final, explicamos termos como cervejas especiais e artesanais, e ainda damos dicas sobre a temperatura ideal para tomar cada estilo de cerveja. Leia sem moderação!
    Comidas e Bebidas
    59.547 visualizações
  • Top 10 Melhores Conhaques para Comprar em 2020 (Dreher, Domecq e mais)
    Top 10 Melhores Conhaques para Comprar em 2020 (Dreher, Domecq e mais)
    O conhaque é uma bebida muito apreciada em vários lugares do mundo. No Brasil, conhaques nacionais e importados podem ser facilmente encontrados para venda. Só que como não é uma bebida muito consumida pelos brasileiros, pode ser difícil decidir entre marcas como Dreher, Domecq, Fundador e Hennessy, por exemplo.Pensando nisso, nesse artigo nós vamos te contar tudo o que você deve saber antes de escolher um bom conhaque. E para facilitar ainda mais a sua decisão, nós ainda elaboramos dois rankings com os 10 melhores conhaques do mercado, divididos entre conhaques com preço mais acessível e opções de conhaques finos. Ao final, confira também nossas dicas de degustação!
    Comidas e Bebidas
    41.774 visualizações
  • Top 10 Melhores Vinhos Cabernet Sauvignon em 2020 (Chilenos, Argentinos e mais)
    Top 10 Melhores Vinhos Cabernet Sauvignon em 2020 (Chilenos, Argentinos e mais)
    A Cabernet Sauvignon é uma das uvas mais cultivadas nas vinícolas ao redor de todo o mundo. De casca espessa e fácil adaptação, essa uva permite a criação de vinhos com sabores intensos e marcantes. O vinho Cabernet Sauvignon é um dos mais populares, então vale a pena saber como escolher o melhor!Neste artigo mostramos como escolher um vinho Cabernet Sauvignon bom e barato, ou um rótulo Premium para apreciar entre amigos e família. Além das particularidades do vinho Cabernet Sauvignon, vamos saber com o que ele combina. Também, listamos os 10 melhores vinhos Cabernet Sauvignon, confira!
    Comidas e Bebidas
    4.573 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria