mybest
Calculadoras Financeiras

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Escritório e Papelaria
  3. Calculadoras
  4. Top 5 Melhores Calculadoras Financeiras em 2024 (HP 12C, Casio e mais)
  • Top 5 Melhores Calculadoras Financeiras em 2024 (HP 12C, Casio e mais) 1
  • Top 5 Melhores Calculadoras Financeiras em 2024 (HP 12C, Casio e mais) 2
  • Top 5 Melhores Calculadoras Financeiras em 2024 (HP 12C, Casio e mais) 3
  • Top 5 Melhores Calculadoras Financeiras em 2024 (HP 12C, Casio e mais) 4
  • Top 5 Melhores Calculadoras Financeiras em 2024 (HP 12C, Casio e mais) 5

Top 5 Melhores Calculadoras Financeiras em 2024 (HP 12C, Casio e mais)

A calculadora financeira é um item indispensável nas aulas de matemática financeira, em escritórios contábeis e em empresas. Com esse equipamento em mãos, os estudantes e profissionais conseguem efetuar cálculos complexos como amortização, juros compostos e ponto de equilíbrio com agilidade e precisão.


Mas com tantos modelos no mercado é um pouco difícil decidir o ideal. Pensando nisso, elaboramos um guia completo com dicas para você fazer a melhor escolha. Para tornar a decisão ainda mais fácil, apresentamos também um ranking com as 5 melhores calculadoras financeiras, de marcas como HP, Casio e Texas Instruments. Confira!

Atualizado em 14/07/2023
Taylon Padilha Nizer
Revisão
Revisor
Taylon Padilha Nizer

Entre produções, revisões e atualizações, já trabalhei em mais de 100 textos na mybest. Isso me possibilitou ampliar meus conhecimentos sobre múltiplas temáticas, sempre visando assegurar ao leitor um artigo de qualidade. Sou formado em licenciatura em teatro. Minha paixão por roteiro e dramaturgia proporciona uma união entre estas distintas áreas, resultando em textos cada vez mais fluidos e cativantes.

Perfil de Taylon Padilha Nizer
Continue lendo

Índice

Para Que Serve uma Calculadora Financeira e Como Usar?

Para Que Serve uma Calculadora Financeira e Como Usar?

A calculadora financeira é uma aliada dos universitários e profissionais que trabalham na área contábil. Com essa máquina, é possível efetuar cálculos complicados rapidamente, como a taxa de juros, amortizações, fluxo de caixa, dentre outros. Também é excelente para cálculos que envolvem períodos, como os dias ou anos. 


Além de cálculos simples, elas solucionam cálculos complexos, por isso, são equipadas com funções específicas, memória ampla e um processamento rápido. Isso permite que você salve resultados simultaneamente e ganhe tempo na hora de solucionar problemas financeiros. 


Para manusear a calculadora contábil sem erros, é preciso ler o manual com atenção e praticar um pouco, mas é bem simples! Continue lendo o nosso artigo e confira as indicações das melhores calculadoras financeiras, voltadas para esta área.

Qual a Diferença entre Calculadora Financeira e Científica?

Qual a Diferença entre Calculadora Financeira e Científica?
Muitos profissionais iniciantes e estudantes têm dúvidas na hora de escolher entre a calculadora financeira ou científica. Isso acontece porque cada uma tem funções específicas e, por conta disso, um tipo pode ser mais útil do que o outro, dependendo das necessidades do usuário.

No caso das calculadoras financeiras, as principais operações estão ligadas ao dinheiro. Por isso, são indicadas para profissionais como bancários, economistas e contadores, assim como para estudantes de administração e cursos relacionados. O modelo permite o cálculo, entre outras coisas, de juros simples e compostos.


Calculadoras científicas podem fazer cálculos financeiros, mas esse não é o seu foco principal. São bem úteis para outros cálculos matemáticos mais complexos, como o de logarítmicos, por exemplo. Se você ficou curioso e acha que este modelo pode te atender melhor, não deixe de conferir o artigo abaixo sobre o tema!

Como Escolher a Melhor Calculadora Financeira

Existem diversos modelos de calculadora de contabilidade, mas para escolher a melhor calculadora financeira para você é preciso ficar atento em alguns pontos. Os cálculos que você consegue fazer, memórias e teclas são alguns deles. Vamos detalhar cada um deles logo abaixo. Confira!

1

Verifique se a Calculadora Financeira tem as Funções que Você Precisa

Verifique se a Calculadora Financeira tem as Funções que Você Precisa

As calculadoras financeiras podem realizar cálculos simples como as calculadoras normais, porém, elas são programadas para solucionar qualquer problema de matemática financeira com agilidade. Logo abaixo, você confere as operações financeiras mais comuns e possíveis de calcular nessas máquinas.


  • VPL (Valor Presente Líquido)
  • VFL (Valor Futuro Líquido)
  • TIR (Taxa Interna de Retorno)
  • TVM (Teorema do Valor Médio)
  • NPV (Net Present Value)
  • Amortização
  • Depreciação
  • Juros Simples e Compostos
  • Juros Acumulados
  • Média Ponderada
  • Cálculos de Dia ou Data
  • Fluxo de Caixa (análise de investimento)

modelos avançados com funções que calculam dia ou data, títulos, obrigações e dados estatísticos. Geralmente, as calculadoras com recursos básicos são recomendadas para estudantes e as mais complexas para contadores, corretores ou empresários. Uma calculadora contábil com muitas funções pode ser mais cara!

2

Verifique o Método de Entrada e Escolha pelo seu Nível de Experiência

Verifique o Método de Entrada e Escolha pelo seu Nível de Experiência

As melhores calculadoras financeiras são programadas com dois sistemas diferentes o RPN (Notação Polonesa Reversa) e o algébrico. Ao comprar, é importante avaliar o seu nível de experiência com esses fatores para não sentir dificuldades no uso. O método algébrico, utilizado nas calculadoras comuns, é indicado para quem não tem experiência.


Por outro lado, as calculadoras de contabilidade com sistema RPN (Notação Polonesa Reversa) são indicadas para quem já sabe operar nesse método. Nele, você faz cálculos de uma maneira diferente, primeiro informando os números e depois a operação que será aplicada. Os resultados são exibidos enquanto você efetua os cálculos, de maneira ágil e precisa. 

3

Se Possui Prática em Programação, Considere Modelos com Memória Programável

Se Possui Prática em Programação, Considere Modelos com Memória Programável

A memória programável é outro recurso presente em calculadoras financeiras avançadas, como a calculadora HP 12C Gold. Com essa função, você pode programar uma sequência matemática e armazená-la na memória. Quando for a hora de efetuar um cálculo que exija essa sequência, não é preciso digitá-lo novamente, basta acionar essa função da calculadora. 


Para tornar isso mais claro, na formação do preço do produto que tem um custo fixo de 10% e lucro de R$5,00, pode programar 10% + 5,00 e salvar na memória programável. Quando for calcular um novo produto, basta adicionar o preço e em seguida ativar a memória


No mercado, existem modelos com memória de até 400 passos, que salvam no mínimo 40 resultados. Por isso, verifique esse recurso na descrição da calculadora de contador e opte por aquelas com ampla capacidade. Esse é um recurso que exige muita prática para aprender. Contudo, se você tiver experiência com programação, vai agilizar os seus cálculos.

4

Quanto Maior For a Memória de Armazenamento da Calculadora, Melhor

Quanto Maior For a Memória de Armazenamento da Calculadora, Melhor

A memória é um recurso importante nas melhores calculadoras financeiras, pois através dela, o usuário consegue armazenar vários resultados simultaneamente. Profissionais que usam esse equipamento constantemente podem salvar os cálculos e depois recuperá-los em pouco tempo, com agilidade. 


Muitas fabricantes acabam não informando a memória de armazenamento, ou quantos e quais tipos de cálculos ela consegue salvar. Mas dentre as calculadoras de contador encontradas nas lojas online, a maioria consegue salvar até 20 fluxos de caixa

5

Calculadoras com Mais de 10 Dígitos Oferecem Melhor Visualização dos Cálculos

Calculadoras com Mais de 10 Dígitos Oferecem Melhor Visualização dos Cálculos

Para não errar na hora dos cálculos, verifique a quantidade de dígitos que o visor da calculadora financeira suporta. Os equipamentos que exibem mais de 10 dígitos são uma boa opção para operações financeiras complexas. Elas podem ser usadas tranquilamente na contabilidade de uma empresa ou em cálculos matemáticos.


Uma calculadora financeira exibe uma linha com os resultados do cálculo e outra com as funções ativas no momento. Algumas delas suportam até 4 linhas no display, isso significa que elas têm capacidade de fazer mais operações financeiras. Em ambos os casos, a quantidade de linha impede erros na hora de calcular. 

6

Confira se o Tamanho na Calculadora É Bom para o Uso no Dia a Dia

Confira se o Tamanho na Calculadora É Bom para o Uso no Dia a Dia

Outro detalhe importante antes de comprar a melhor calculadora financeira é conferir as dimensões da mesma. Modelos nomeados como de mesa costumam ser mais largos, com 15 cm de largura. Eles também apresentam teclas maiores e mais espaço entre elas, o que acaba facilitando a visualização e manuseio nas operações.


Contudo, também há modelos que podem facilmente serem carregados na bolsa ou mochila. Esse costumam apresentar 16 cm de comprimento e 8 cm de largura. Geralmente, esses modelos de calculadora financeira são mais completos e com muitos botões, por isso, as teclas também são menores. 

7

Observe o Peso da Calculadora Financeira Para Fazer a Sua Escolha

Observe o Peso da Calculadora Financeira Para Fazer a Sua Escolha
O peso pode ser um critério importante para escolher a melhor calculadora financeira, embora não seja algo decisivo. Isso acontece porque no caso das pessoas que precisam transportar o objeto, com os estudantes, optar por modelos mais leves pode facilitar o dia-a-dia

Em geral, as calculadoras desse tipo disponíveis no mercado pesam entre 100g e 116g, o que é uma diferença bastante pequena. Entretanto, alguns modelos, como o da Texas Instruments, podem chegar a 227g. Esteja atento a isso antes de escolher uma calculadora financeira!

8

Confira as Fontes de Alimentação da Calculadora

Confira as Fontes de Alimentação da Calculadora

A fonte de alimentação da calculadora financeira é outro aspecto que você deve analisar antes da compra. Normalmente, esses equipamentos usam baterias com alta durabilidade e costumam funcionar por anos. Também existem modelos que usam a bateria de pilha em conjunto com alimentação solar, garantindo maior economia.


Elas são recomendadas para os profissionais ou estudantes que trabalham frequentemente com esse equipamento. Mesmo que uma das baterias se esgote ou pare de funcionar repentinamente, os resultados não serão perdidos, já que há outra fonte de alimentação.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 5 Melhores Calculadoras Financeiras

Agora que você sabe como escolher qual a melhor calculadora financeira, confira abaixo os melhores modelos do mercado! Esses modelos possuem diversas funções e recursos que vão te ajudar na hora dos cálculos. Confira a seguir qual a mais indicada para você, seja estudante ou profissional da área!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Funções
Método de Entrada
Memória Programável
Memória de Armazenamento
Dígitos
Linhas
Dimensões
Peso
Alimentação
1

HP

Calculadora Financeira HP 12C GoldHP 12C

HP Calculadora Financeira HP 12C Gold 1

R$ 430,00

Médio

O Modelo Preferido dos Profissionais Contábeis

TVM, NPV, fluxos de caixa IRR, amortização, depreciação e mais; (120 funções)

RPN e Algébrico

10 dígitos

1 linha

8 x 12,9 cm (C x L)

116,23 g

Bateria

2

HP

Calculadora Financeira HP 12C PlatinumHP 12C

HP Calculadora Financeira HP 12C Platinum 1

R$ 365,00

Médio

Resistente, Portátil e de Alta Durabilidade

Juros simples, juros compostos, média ponderada e mais (130 funções)

RPN e algébrico

10 dígitos

1 linha

12.95 x 15.24 cm (C x L)

120 g

Bateria de lítio CR2032

3

CASIO

Calculadora Financeira Casio FC-200VFC-200V

CASIO Calculadora Financeira Casio FC-200V 1

R$ 672,57

Lev. alto

Calculadora Financeira Casio com Muitas Funções

Juros simples, composto, análise de investimento (fluxo de caixa), amortização, cálculos de dia ou data e muito mais

Algébrico

Não informado

Não informado

10 dígitos

4 linhas

16,1 x 8 cm (C x L)

100 g

Solar ou bateria G13

4

CASIO

Calculadora Financeira Casio FC-100VFC-100V

CASIO Calculadora Financeira Casio FC-100V 1

R$ 114,49

Baixo

Fácil Visualização com Visor de 4 Linhas

Juros simples, composto, análise de investimento (fluxo de caixa), amortização, VPL, TIR e mais

Algébrico

Não informado

Não informado

12 dígitos

4 linhas

16, 1 x 8 cm (C x L)

110 g

Pilhas AAA

5

TEXAS INSTRUMENTS

Calculadora Financeira Texas Instruments BA II PlusBAIIPLUS

TEXAS INSTRUMENTS Calculadora Financeira Texas Instruments BA II Plus 1

R$ 801,00

Lev. alto

Ampla Gama de Cálculos e Facilidade de Uso

Juros acumulados, valor futuro líquido, taxa interna de retorno modificada, juros acumulados, amortização e mais

Algébrico

Não informado

10 dígitos

1 linha

‎23.37 x 15.75 (C x L)

227 g

Bateria de lítio 2032

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

HPCalculadora Financeira HP 12C GoldHP 12C

Calculadora Financeira HP 12C Gold 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 430,00
Médio
A Partir de:
R$ 430,00
Médio

O Modelo Preferido dos Profissionais Contábeis

A calculadora HP 12C Gold é o modelo tradicional da marca e preferido dos profissionais contábeis. Isso não poderia ser diferente, pois ela tem um desempenho excepcional, ideal para os cálculos complexos da matemática financeira. Pode ser considerada a melhor calculadora financeira HP. 


Ela possui recursos diferenciados, como visor LCD de 1 linha com a exibição de até 10 dígitos. Com mais de 120 funções incorporadas, memória de 99 linhas programáveis e programação de teclas, a calculadora financeira 12C permite fazer operações financeiras em segundos, com margem de erro mínima. 


Outro destaque da calculadora financeira 12C é o seu design e material de alta qualidade, assim como o estojo de couro que a acompanha. Não à toa, esse modelo de calculadora financeira HP é conhecido por muitos como a melhor calculadora financeira do mercado.

FunçõesTVM, NPV, fluxos de caixa IRR, amortização, depreciação e mais; (120 funções)
Método de EntradaRPN e Algébrico
Memória Programável
Memória de Armazenamento
Dígitos10 dígitos
Linhas1 linha
Dimensões8 x 12,9 cm (C x L)
Peso116,23 g
AlimentaçãoBateria
Este ranking foi útil para você?
No.2

HPCalculadora Financeira HP 12C PlatinumHP 12C

A Partir de:
R$ 365,00
Médio

Resistente, Portátil e de Alta Durabilidade

Potente e capaz de processar cálculos financeiros complexos, a calculadora 12C Platinum permite aos usuários maior flexibilidade devido aos seus dois modos de entrada. Além disso, as suas 130 funções embutidas e a sua capacidade de memória ampliável são diferenciais interessantes. 


Resistente, a calculadora HP 12C Platinum calcula juros compostos, simples e muito mais com as suas 130 funções. É indicada para profissionais do setor bancário, mas também tem muito a contribuir com a rotina de pessoas que trabalham no setor financeiro e no imobiliário devido a sua versatilidade. 


Bem avaliada pelos consumidores na Amazon, esta calculadora teve o seu custo-benefício destacado como um ponto interessante da compra. Além disso, também é possível encontrar compradores destacando que esse ainda é o modelo do segmento de maior eficiência. 

Não há informações oficiais sobre este produto disponíveis on-line
FunçõesJuros simples, juros compostos, média ponderada e mais (130 funções)
Método de EntradaRPN e algébrico
Memória Programável
Memória de Armazenamento
Dígitos10 dígitos
Linhas1 linha
Dimensões12.95 x 15.24 cm (C x L)
Peso120 g
AlimentaçãoBateria de lítio CR2032
No.3

CASIOCalculadora Financeira Casio FC-200VFC-200V

A Partir de:
R$ 672,57
Lev. alto

Calculadora Financeira Casio com Muitas Funções

A calculadora financeira Casio FC-200V é uma das melhores do mercado. O seu visor de 4 linhas suporta múltiplos resultados e exibe as funções ativas evitando que você se perca durante os cálculos. O modelo também se destaca pelo botão de rolagem fácil, localizada no teclado, que simplifica a entrada, edição e confirmação.


Essa calculadora financeira Casio é mais avançada que o modelo FC-100V, pois tem mais funções como depreciação, ponto de equilíbrio, cálculo de títulos e obrigações. Além disso, sua durabilidade é maior, devido à dupla alimentação, feita com energia solar e bateria G13, que possuem duração aproximada de 3 anos.


Por ser bastante completa, a calculadora financeira Casio FC-200V é indicada para profissionais da área contábil ou financeira. Tem excelente avaliação nos sites de vendas, onde é elogiada pela funcionalidade. As especificações foram retiradas dos sites de vendas, mas não há informações sobre memória.

Não há informações oficiais sobre este produto disponíveis on-line

FunçõesJuros simples, composto, análise de investimento (fluxo de caixa), amortização, cálculos de dia ou data e muito mais
Método de EntradaAlgébrico
Memória ProgramávelNão informado
Memória de ArmazenamentoNão informado
Dígitos10 dígitos
Linhas4 linhas
Dimensões16,1 x 8 cm (C x L)
Peso100 g
AlimentaçãoSolar ou bateria G13
No.4

CASIOCalculadora Financeira Casio FC-100VFC-100V

A Partir de:
R$ 114,49
Baixo

Fácil Visualização com Visor de 4 Linhas

A calculadora financeira Casio FC-100V é uma boa opção para quem deseja comprar uma máquina com funcionalidades parecidas com a HP 12C, mas com preço mais acessível. Dentre as funções estão a de fluxo de caixa, amortização e conversão da taxa nominal e efetiva, além de outras funções práticas.


Um diferencial da calculadora financeira Casio é o visor de até 4 linhas, que facilita na hora de verificar os resultados. O display comporta 12 dígitos, ideal para a realização de cálculos longos e complexos. Indicada para estudantes e profissionais, é fabricada com material resistente e oferece um bom uso por anos.


Os clientes que avaliaram o modelo nos e-commerces dizem que essa calculadora financeira Casio é uma ótima opção para usar no dia a dia, atendendo às expectativas com sucesso. Como o produto não aparece disponível no site da fabricante, a tabela foi preenchida com informações dos sites de vendas.

Não há informações oficiais sobre este produto disponíveis on-line

FunçõesJuros simples, composto, análise de investimento (fluxo de caixa), amortização, VPL, TIR e mais
Método de EntradaAlgébrico
Memória ProgramávelNão informado
Memória de ArmazenamentoNão informado
Dígitos12 dígitos
Linhas4 linhas
Dimensões16, 1 x 8 cm (C x L)
Peso110 g
AlimentaçãoPilhas AAA
No.5

TEXAS INSTRUMENTSCalculadora Financeira Texas Instruments BA II PlusBAIIPLUS

A Partir de:
R$ 801,00
Lev. alto

Ampla Gama de Cálculos e Facilidade de Uso

Pensada para uma gama diversa de profissionais, dos estudantes de administração aos economistas, a calculadora financeira BA II Plus oferece possibilidades diversificadas de cálculos voltados para a análise do fluxo de caixa. Ela também permite o armazenamento de 32 fluxos irregulares.


Através das suas funcionalidades, a BA II Plus permite cálculos rápidos de anuidades, empréstimos, hipotecas, poupanças e aluguéis, além de ser ideal para quem precisa elaborar e gerar facilmente cronogramas de amortização. 

Embora este produto somente conte com avaliações internacionais na Amazon, o feedback dos compradores é muito positivo. Eles elogiam, principalmente, a sua facilidade de uso. Também existem comentários positivos sobre a sua ampla gama de cálculos.

FunçõesJuros acumulados, valor futuro líquido, taxa interna de retorno modificada, juros acumulados, amortização e mais
Método de EntradaAlgébrico
Memória ProgramávelNão informado
Memória de Armazenamento
Dígitos10 dígitos
Linhas1 linha
Dimensões‎23.37 x 15.75 (C x L)
Peso227 g
AlimentaçãoBateria de lítio 2032

Veja Outras Recomendações de Calculadoras para o seu Trabalho ou Estudo

Se você busca e prefere um modelo mais básico ou com outros recursos, pode conferir os nossos textos abaixo sobre calculadoras tradicionais e com bobina. Agora, se gostou de conhecer as calculadoras financeiras Casio, pode se interessar por outros modelos da mesma marca. Clique e confira esses artigos!

Conclusão

Escolher a melhor calculadora financeira pode ser desafiador, mas basta colocar em prática as nossas dicas que vai ficar fácil decidir qual é o modelo ideal. Assim, você vai investir em uma máquina eficiente e capaz de fazer cálculos com agilidade e precisão. 


Mas, se você tiver dúvidas sobre qual modelo comprar confira as opções do nosso ranking e escolha a melhor. Se você gostou deste conteúdo, compartilhe esse artigo com seus amigos e ajude-os a conhecer as melhores calculadoras financeiras do mercado! Bons cálculos!


Redação: Lays Tenório / Revisão: Taylon Nizer / Atualização: Amanda Guimarães

Top 5 Melhores Calculadoras Financeiras

1º lugar: HPCalculadora Financeira HP 12C GoldHP 12C

2º lugar: HPCalculadora Financeira HP 12C PlatinumHP 12C

3º lugar: CASIOCalculadora Financeira Casio FC-200VFC-200V

4º lugar: CASIOCalculadora Financeira Casio FC-100VFC-100V

5º lugar: TEXAS INSTRUMENTSCalculadora Financeira Texas Instruments BA II PlusBAIIPLUS

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Escritório e Papelaria
  3. Calculadoras
  4. Top 5 Melhores Calculadoras Financeiras em 2024 (HP 12C, Casio e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.