• Top 15 Melhores Espumantes em 2021 (Salton, Chandon e Freixenet) 1
  • Top 15 Melhores Espumantes em 2021 (Salton, Chandon e Freixenet) 2
  • Top 15 Melhores Espumantes em 2021 (Salton, Chandon e Freixenet) 3
  • Top 15 Melhores Espumantes em 2021 (Salton, Chandon e Freixenet) 4
  • Top 15 Melhores Espumantes em 2021 (Salton, Chandon e Freixenet) 5

Top 15 Melhores Espumantes em 2021 (Salton, Chandon e Freixenet)

Sempre presente na virada do ano e na celebração de datas especiais, o espumante é, na verdade, um tipo de vinho que possui gás carbônico em sua composição. Por ser uma bebida complexa, o espumante possui características específicas e que afetam diretamente o sabor e preço final.


Nomes como Freixenet, Chandon e Salton são marcas de renome no mercado brasileiro e possuem bebidas de alta qualidade. Nesse artigo, iremos te contar como o espumante é feito, com escolher a bebida ideal e, ainda, iremos te mostrar quais são os 15 melhores espumantes do mercado. Continue lendo!

Parceiros mybest neste artigo

Andreia Debon
Ana Flávia de Abreu
Léo e Denise
  • Última atualização: 03/08/2021
  • 78.795 visualizações
Sumário

Conteúdo Revisado pela Sommelier Andreia Debon

Convidamos a jornalista especializada em vinhos e azeites Andreia Debon para trazer as melhores informações e revisar cada um dos critérios de como escolher o melhor espumante. A seguir um resumo do perfil profissional da especialista.

Conteúdo Revisado pela Sommelier Andreia Debon

Especialista em Vinhos Andreia Debon


Andreia Debon estudou Jornalismo na Universidade de Caxias do Sul. É sommelier de vinhos e azeites, diretora e editora da revista online sobre vinhos Bon Vivant.


Trabalha há mais de 15 anos divulgando e promovendo os segmentos de vinhos e enoturismo


Conheça mais sobre vinhos, enoturismo e azeites no Instagram e no site Bon Vivant.

*Os produtos listados no ranking não foram selecionados pela especialista.

Como o Espumante é Feito?

Como o Espumante é Feito?

O processo de como as uvas viram vinho espumante é interessante. Diferente dos vinhos convencionais, os espumantes passam por uma fermentação dupla, o que faz com que o gás carbônico se infiltre na bebida, formando as tão famosas bolhas e dando pressão à bebida. Confira abaixo como funciona o processo.


  • Plantio e colheita das uvas usadas na fabricação do espumante.

  • Processo de prensagem para extração do mosto.

  • Primeira fermentação alcoólica com leveduras, para transformar o açúcar em alcoól e liberar o gás carbônico da bebida.

  • Elaboração do vinho base com o mosto de uma ou várias uvas.

  • Engarrafamento do licor de tiragem.

  • Segunda fermentação alcoólica na garrafa de vinho, de acordo com o método Champenoise.

  • Inclinação das garrafas em pulpitres e giros regulares para que as borras se concentrem na ponta do gargalo.

  • Congelamento dos gargalos para que os sendimentos sejam expulsos no momento da abertura da garrafa.

  • Adição do licor de tiragem e conservantes na bebida.

  • Colocação das rolhas e coroas no espumante.


O espumante é feito através de processos específicos como Charmat, Champenoise e Caise, por exemplo. Cada um possui métodos de fermentação diferentes para adicionar gás carbônico ao espumante. No Champenoise, o processo é feito dentro da própria garrafa. Já no Charmat o vinho é depositado em cubas de aço.

Como Escolher o Melhor Espumante

Para escolher a bebida ideal para você, não basta apenas procurar o termo espumante no rótulo do produto. Logo abaixo, iremos te contar como o país de origem, o tipo e a uva são pontos super importantes na hora de fazer a sua escolha. Vem comigo!

O País de Origem Diz Muito Sobre o Espumante

Assim como na maioria dos vinhos, o país de origem do produto diz muito sobre a qualidade e sabor da bebida. Alguns países possuem nomenclaturas específicas que qualificam o seu tipo de espumante, além disso, a tradição e história do lugar também influenciam diretamente o produto final.

França: Produtora do Champagne, o Espumante Mais Famoso do Mundo

França: Produtora do Champagne, o Espumante Mais Famoso do Mundo

Diferentemente do que muita gente pensa, Champagne não é sinônimo de espumante. Na verdade, apenas espumantes produzidos na região de Champagne, no norte da França, podem ser chamados como tal. Esse tipo de bebida possui valores mais altos e passam por um controle rigorosíssimo de qualidade.


Porém, na França não são produzidos apenas o Champagne. Outras regiões do país também produzem espumantes de altíssima qualidade e preços mais competitivos. Por possuir tradição na produção de vinhos, as bebidas francesas são a escolha de quem quer garantir o alto padrão em sua taça.

Espanha: Berço do Espumante Cava, que Possui Sabor Mais Suave

Espanha: Berço do Espumante Cava, que Possui Sabor Mais Suave

Com origem no século 19, o espumante Cava é o mais famoso na Espanha. Essa bebida teve origem na Catalunha, porém outras 6 regiões também podem produzir espumantes com essa nomenclatura. O espumante Cava é famoso por ser uma bebida mais suave, como um valor mais acessível e não tão ácida.

Itália: Espumante Prosecco, Famoso por Suas Bolhas Maiores

Itália: Espumante Prosecco, Famoso por Suas Bolhas Maiores

O Prosecco é o espumante feito na Itália, mais precisamente em 15 municípios que estão localizados no norte do país. Para ser um Prosecco, o espumante precisa ter, pelo menos, 85% da uva Glera em sua composição. Uma característica marcante da bebida são bolhas que duram por muito mais tempo.

Brasil: Espumantes Entre os Melhores do Mundo

Embora o Brasil ainda seja novato na produção da bebida, os espumantes brasileiros estão se tornando cada vez mais famosos ao redor do mundo. Isso deve-se ao fato do clima e da geografia da região sul do país, local onde estão as melhores vinícolas, serem super propícias para o cultivo da uva.


As condições climáticas e o solo brasileiro permitem que a fruta amadureça de forma completa e no ritmo certo, resultando em espumantes fáceis de beber, refrescantes e leves. Mesmo com apenas cerca de 20 anos de tradição, os espumantes brasileiros já receberam prêmios e reconhecimento internacional!

Andreia Debon
Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Assim como acontece com os vinhos brancos, rosés e tintos, os espumantes também revelam qualidades distintas de acordo com o seu país de origem. Em alguns territórios a bebida possui mais acidez e frescor que em outras, por exemplo. 


Os espumantes brasileiros são reconhecimentos mundialmente pela qualidade dos seus produtos, e o espumante daqui é jovem, fresco e com acidez equilibrada, o que é um grande diferencial para a bebida.

Escolha o Tipo do Espumante de Acordo com o Seu Paladar

Os espumantes podem ser classificados de diversas formas. De forma simplificada, ela é feita considerando a quantidade de açúcar presente na bebida. Logo abaixo, iremos te contar sobre as classificações principais e as suas caraterísticas. 

Brut e Brut Nature: Para Quem Gosta de Espumante Mais Seco

A principal característica do espumante com a classificação Brut é a baixa quantidade de açúcar presente na bebida. São produtos que possuem até 15 gramas de açúcar por litro. O espumante apenas com a classificação Brut possui entre 8 e 15 g de açúcar e é considerada uma bebida comum e versátil.


Já espumantes Brut Nature são bebidas com níveis baixíssimos de açúcar, até 3 g, normalmente esse açúcar é proveniente dos resíduos da própria uva utilizada na fabricação. São bebidas extremamente secas e com sabor mais acentuado.


Existe ainda os espumantes Extra-Brut, essas são um meio termo entre os 2 tipos acima, com teor de açúcar entre 3 e 8 g. Independentemente do tipo de Brut escolhido, esses espumantes são considerados os mais agradáveis ao paladar e a forma mais tradicional do espumante.

Seco/Sec e Demi-Sec: Para Quem Quer um Espumante um Pouco Mais Doce

Diferentemente do que o nome sugere, os espumantes com a classificação Sec ou Seco possuem um teor de açúcar mais alto quando comparado ao tipo Brut. Na verdade, são vinhos espumantes que possuem valores acima de 15 g de açúcar por litro da bebida.


Os espumantes considerados secos possuem entre 15 a 20 g de açúcar. Já espumantes demi-sec ou semi-seco, possuem teor de açúcar que podem variar entre 20 até 60 g por litro. São bebidas ótimas para pessoas que gostam de um espumante nem tão seco, mas nem tão doce.

Moscatel: Para Quem Prefere uma Bebida Bem Doce

Também conhecido como espumante para sobremesa, o Moscatel é uma bebida extremamente doce, com teor de açúcar que ultrapassa 60 g por litro. Essa bebida é a escolha certa para pessoas que possuem preferência por doces ou têm dificuldade em beber espumantes secos.


Além disso, o Moscatel também é uma ótima escolha na hora da sobremesa, já que o sabor adocicado ajuda a acentuar as notas das comidas mais doces. Pode, também, ser uma boa escolha para fazer drinks que precisam de um toque adocicado.

Andreia Debon
Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Espumante combina com qualquer momento, não é mesmo? Mas, antes de abrir uma garrafa é preciso entender que este estilo de vinho possui diversas categorias, que vão desde aqueles sem nenhuma adição de açúcar, somente o da própria fruta, é o caso dos espumantes Nature, até os Moscateis, que são doces e possuem adição de açúcar.

Descubra os Tipos de Uva Utilizadas na Produção dos Espumantes

Descubra os Tipos de Uva Utilizadas na Produção dos Espumantes

Como todo mundo já sabe, a matéria-prima utilizada na produção do vinho é a uva, e com os espumantes não poderia ser diferente. Existem vários tipos de uvas diferentes no mundo, a seleção e combinação dessas frutinhas afetam e muito o sabor final do espumante.


Combinadas, as uvas Pinot Noir, Meunier e Chardonnay, formam o Champagne. A principal característica dessas frutas é a riqueza de sabor e aroma. Já as uvas Macaebo, Parellada e Xarel-lo são originárias da Espanha e a combinação delas produzem o Cava, famoso por sua acidez ideal.


A uva Glera é utilizada na produção do Prosecco. É uma fruta de alta acidez e sabor neutro. Já a uva Moscato Giallo é utilizada na produção do Moscatel e possui um sabor bem doce. Para fechar, a uva Riesling pode ser usada em espumantes e tem um sabor intenso e marcante.

Andreia Debon
Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

As uvas mais utilizadas para elaboração de um espumante são Chardonnay e Pinot Noir. Pode-se elaborar somente com uma delas ou com as duas ao mesmo tempo, com diferentes porcentagens. Muitas vinícolas também utilizam a Riesling, mas não como espumante varietal, e sim como blen com a Chardonnay. 


Para a elaboração de espumantes rosés as mais utilizadas são Merlot e Pinot Noir. Mas no Brasil, por exemplo, a região de Santa Catarina também utiliza a Cabernet Sauvingon. Deguste diferentes espumantes e saiba qual é a sua variedade preferida.

Veja o Teor Alcoólico do Espumante e Beba com Moderação

Veja o Teor Alcoólico do Espumante e Beba com Moderação

O espumante é a bebida oficial para comemorações em datas especiais e com os amigos. Para celebrar com moderação é importante conferir o teor alcoólico no rótulo do espumante. Essa graduação influencia no sabor e também na sua experiência com a bebida. 


Em geral, os espumantes Brut e Rosé têm o maior teor alcoólico entre 11 a 12%. Por outro lado, os Moscatel têm uma graduação menor com cerca de 7%. São bebidas suaves que descem fácil pela garganta, ideal para iniciantes. Mesmo assim, beba com moderação. 

Andreia Debon
Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

A graduação alcóolica de um espumante é mais baixa que a de um vinho branco, rosé ou tinto. Mesmo assim preste muita atenção nas quantidades. Um espumante pode ter entre 9 a 11% e como muitos deles são docinhos você pode beber além da conta e isso é prejudicial para a saúde.

Verifique Qual É a Temperatura de Serviço do Espumante

Verifique Qual É a Temperatura de Serviço do Espumante

O espumante deve ser servido gelado, em uma temperatura que varia entre 4 a 10 ºC. Embora essa seja uma regra, cada produtor indica a temperatura de serviço certa para consumir a bebida. Portanto, é importante verificar essa informação no rótulo do produto ou site do fabricante. 


Em geral, os espumantes rosés devem ser servidos entre 6 e 8 ºC. Já no caso dos Bruts, o ideal é que estejam com 6 a 10 ºC. É importante ficar atento a isso, pois se o espumante estiver muito gelado, os aromas e sabores podem ser prejudicados. 


Uma forma muito utilizada de se gelar e manter a temperatura da bebida durante o consumo é depositá-la em um balde de gelo. Fazendo assim, você mantém a bebida geladinha por mais tempo, mesmo fora da geladeira. Assim, todos os seus convidados serão servidos com um espumante na temperatura certa. 

Andreia Debon
Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Para usufruir de um espumante em condições ideais, a temperatura deve ser mais baixa (entre 6° a 12°C, dependendo do estilo). Quando quente, o gás carbônico se desprende mais rápido, fazendo com que se reduzam as borbulhas da bebida.

Indicações de Quem Degustou e Aprovou

Antes de irmos para os rankings dos melhores espumantes internacionais e nacionais, veja as indicações dos parceiros da mybest. Eles são profissionais, especialistas e blogueiros que indicam rótulos degustados e aprovados por eles. Vale a pena conferir!

Aprovado

SALTONEspumante Brut Ouro

A partir de R$ 49,00

Aprovado

CAVE GEISSEEspumante Cave Amadeu Brut Rosé

A partir de R$ 69,30

Top 5 Melhores Espumantes Internacionais

Como você já sabe, alguns países possuem forte tradição na produção de espumantes, de forma que as bebidas produzidas lá, têm nomenclatura e características específicas. Logo abaixo, listamos os 5 melhores espumantes internacionais disponíveis no mercado brasileiro. Confira!

5

LOUIS ROEDERERChampagne Brut Nature (Philippe Starck)

A partir de R$ 949,00

OrigemFrança
ClassificaçãoBrut Nature
UvaPinot Noir, Meunier e Chardonnay
Teor Alcoólico12%
Temperatura de Serviço-
Volume750 ml
4

VILLA SANDIProsecco Valdobbiadene

A partir de R$ 159,00

OrigemItália
ClassificaçãoSeco
UvaGlera
Teor Alcoólico11%
Temperatura de Serviço6 a 8 ºC
Volume750 ml
3

MOËT & CHANDONChampagne Imperial Brut

A partir de R$ 349,99

OrigemFrança
ClassificaçãoBrut
UvaPinot Noir, Meunier e Chardonnay
Teor Alcoólico12%
Temperatura de Serviço6 a 8 ºC
Volume750 ml
2

FREIXENETCava Cordón Negro

A partir de R$ 66,90

OrigemEspanha
ClassificaçãoBrut
UvaMacabeo, Parellada e Xarel-lo
Teor Alcoólico11,5%
Temperatura de Serviço6 a 8 ºC
Volume750 ml
1

VEUVE CLICQUOTChampagne Veuve Clicquot Yellow Label

A partir de R$ 399,90

OrigemFrança
ClassificaçãoBrut
UvaPinot Noir, Chardonnay e Meunier
Teor Alcoólico12%
Temperatura de Serviço10 a 12 ºC
Volume750 ml

Tabela de Comparação dos Melhores Espumantes Internacionais

Foto
1
VEUVE CLICQUOT Champagne Veuve Clicquot Yellow Label 1

VEUVE CLICQUOT

2
FREIXENET Cava Cordón Negro 1

FREIXENET

3
MOËT & CHANDON Champagne Imperial Brut 1

MOËT & CHANDON

4
VILLA SANDI Prosecco Valdobbiadene 1

VILLA SANDI

5
LOUIS ROEDERER Champagne Brut Nature (Philippe Starck) 1

LOUIS ROEDERER

Nome

Champagne Veuve Clicquot Yellow Label

Cava Cordón Negro

Champagne Imperial Brut

Prosecco Valdobbiadene

Champagne Brut Nature (Philippe Starck)

Destaque

Sabor Marcante, Combinando 3 Tipos de Uva

Ótimo Custo-Benefício

Versátil, Vai Bem com Vários Tipos de Pratos

Prosecco Italiano

Com Doses Baixas de Açúcar

Preço a partir deR$ 399,90R$ 66,90R$ 349,99R$ 159,00R$ 949,00
OrigemFrançaEspanhaFrançaItáliaFrança
ClassificaçãoBrutBrutBrutSecoBrut Nature
UvaPinot Noir, Chardonnay e MeunierMacabeo, Parellada e Xarel-loPinot Noir, Meunier e ChardonnayGleraPinot Noir, Meunier e Chardonnay
Teor Alcoólico12%11,5%12%11%12%
Temperatura de Serviço10 a 12 ºC6 a 8 ºC6 a 8 ºC6 a 8 ºC-
Volume750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml
Link

Top 10 Melhores Espumantes Nacionais

Agora que você já sabe que os espumantes nacionais possuem alta qualidade e estão ganhando espaço entre os melhores do mundo, que tal investir em um espumante brasileiro? A seguir, iremos te contar quais são os espumantes nacionais que você definitivamente deve experimentar. Vem comigo!

10

AURORAEspumante Moscatel

A partir de R$ 32,99

OrigemRio Grande do Sul
ClassificaçãoMoscatel
UvaMoscato Bianco e Moscato Giallo
Teor Alcoólico7,5%
Temperatura de Serviço4 a 8 ºC
Volume750 ml
9

GEORGES AUBERTEspumante Natural Branco Nature

A partir de R$ 86,40

OrigemRio Grande do Sul
ClassificaçãoBrut Nature
UvaChardonay
Teor Alcoólico12,5%
Temperatura de Serviço6 a 8 ºC
Volume750 ml
8

CASA VALDUGAEspumante Art Tradicional

A partir de R$ 63,90

OrigemRio Grande do Sul
ClassificaçãoBrut Rosé
Uva60% Chardonnay e 40% Pinot Noir
Teor Alcoólico11,5%
Temperatura de Serviço4 a 6 ºC
Volume750 ml
7

SALTONEspumante Lucia Canei

A partir de R$ 239,00

OrigemRio Grande do Sul
ClassificaçãoBrut Rosé
UvaPinot Noir
Teor Alcoólico11,5%
Temperatura de Serviço6 a 8 ºC
Volume750 ml
6

SANTA AUGUSTAEspumante Moscatel

A partir de R$ 62,40

OrigemSanta Catarina
ClassificaçãoMoscatel
UvaMoscato Giallo
Teor Alcoólico7,4%
Temperatura de Serviço8 ºC
Volume750 ml
5

CHANDONChandon Riche Demi-Sec

A partir de R$ 75,51

OrigemRio Grande do Sul
ClassificaçãoDemi-Sec
UvaRiesling, Chardonnay e Pinot Noir
Teor Alcoólico11,6%
Temperatura de Serviço6 a 9 ºC
Volume750 ml
4
OrigemRio Grande do Sul
ClassificaçãoBrut
UvaChardonnay e Pinot Noir
Teor Alcoólico12%
Temperatura de Serviço6 a 8 ºC
Volume750 ml
3

GARIBALDIEspumante Garibaldi Prosecco Rosé

A partir de R$ 33,16

OrigemRio Grande do Sul
ClassificaçãoRosé
UvaPinot Noir
Teor Alcoólico11,5 %
Temperatura de Serviço6 ºC
Volume750 ml
2

CASA PERINIEspumante Moscatel

A partir de R$ 46,90

OrigemRio Grande do Sul
ClassificaçãoMoscatel
UvaUva Moscato
Teor Alcoólico7,5%
Temperatura de Serviço-
Volume750 ml
1
OrigemRio Grande do Sul
ClassificaçãoBrut Nature
UvaChardonnay e Pinot Noir
Teor Alcoólico12%
Temperatura de Serviço4 a 8 ºC
Volume750 ml

Tabela de Comparação dos Melhores Espumantes Nacionais

Foto
1
GEISSE Cave Geisse Nature 1

GEISSE

2
CASA PERINI Espumante Moscatel 1

CASA PERINI

3
GARIBALDI Espumante Garibaldi Prosecco Rosé 1

GARIBALDI

4
MIOLO Millésime Brut 1

MIOLO

5
CHANDON Chandon Riche Demi-Sec 1

CHANDON

6
SANTA AUGUSTA Espumante Moscatel 1

SANTA AUGUSTA

7
SALTON Espumante Lucia Canei 1

SALTON

8
CASA VALDUGA Espumante Art Tradicional  1

CASA VALDUGA

9
GEORGES AUBERT Espumante Natural Branco Nature 1

GEORGES AUBERT

10
AURORA Espumante Moscatel 1

AURORA

Nome

Cave Geisse Nature

Espumante Moscatel

Espumante Garibaldi Prosecco Rosé

Millésime Brut

Chandon Riche Demi-Sec

Espumante Moscatel

Espumante Lucia Canei

Espumante Art Tradicional

Espumante Natural Branco Nature

Espumante Moscatel

Destaque

Espumante Premiado

Eleito o Melhor Espumante do Mundo

Primeiro Espumante Prosseco Rosé Brasileiro

Bebida Elegante e de Alta Qualidade

Um dos Nomes Mais Conhecidos no Mundo

Para Acompanhar Sobremesas

Brut Rosé, com Notas de Frutas Vermelhas e Rosas

Espumante Brasileiro Bom e Barato

Acompanha Pratos Leves como Sushi

Espumante Leve e Refrescante

Preço a partir deR$ 105,50R$ 46,90R$ 33,16R$ 139,00R$ 75,51R$ 62,40R$ 239,00R$ 63,90R$ 86,40R$ 32,99
OrigemRio Grande do SulRio Grande do SulRio Grande do SulRio Grande do SulRio Grande do SulSanta CatarinaRio Grande do SulRio Grande do SulRio Grande do SulRio Grande do Sul
ClassificaçãoBrut NatureMoscatelRoséBrutDemi-SecMoscatelBrut RoséBrut RoséBrut NatureMoscatel
UvaChardonnay e Pinot NoirUva MoscatoPinot NoirChardonnay e Pinot NoirRiesling, Chardonnay e Pinot NoirMoscato GialloPinot Noir60% Chardonnay e 40% Pinot NoirChardonayMoscato Bianco e Moscato Giallo
Teor Alcoólico12%7,5%11,5 %12%11,6%7,4%11,5%11,5%12,5%7,5%
Temperatura de Serviço4 a 8 ºC-6 ºC6 a 8 ºC6 a 9 ºC8 ºC6 a 8 ºC4 a 6 ºC6 a 8 ºC4 a 8 ºC
Volume750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml
Link

Como Harmonizar Espumantes? Veja Algumas Dicas

Como Harmonizar Espumantes? Veja Algumas Dicas

Os espumantes são bebidas super versáteis e combinam com vários tipos de pratos e sobremesas. Mas, você sabe como harmonizar espumantes? Confira a seguir algumas recomendações para vinhos dos tipos Brut, Demi-sec e Moscatel e acerte na escolha.


  • O espumante Brut é uma bebida que combina com massas, molhos brancos, ostras, saladas e inclusive queijos e embutidos. 

  • O sabor doce dos espumantes Demi-sec harmoniza com sobremesas leves a base de frutas e cremes sutis como o de vanilla.

  • O espumante moscatel é ideal para acompanhar panetones, bolos e outros doces cremosos.


Para arrasar no seu jantar, sempre consulte as recomendações de harmonização indicadas pelo fabricante. Investir em um espumante para pratos quentes e outro para sobremesa pode deixar a sua refeição mais sofisticada.

A Taça Tulipa é a Melhor Escolha para Servir o Espumante

A Taça Tulipa é a Melhor Escolha para Servir o Espumante

Os espumantes são bebidas complexas, ricas em sabor, texturas e aromas. Embora possa parecer besteira, a escolha da taça influencia muito na hora do consumo desta bebida, já que é ela que permite a circulação do líquido em combinação com o ar e exalta as suas propriedades.


De acordo com especialistas, a melhor taça para servir o espumante é a tulipa. Essa taça possui fundo afunilado e topo levemente menor do que o corpo e permite a degustação perfeita da bebida. Na falta dessa opção, taças como a “coupe” e a “flûte” poderão dar conta do recado.

Perguntas Frequentes sobre Espumantes

Perguntas Frequentes sobre Espumantes

A escolha do melhor espumante pode gerar muitas dúvidas. Por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para a sommelier Andreia Debon. Confira a seguir.

Quais Queijos Combinam com Espumante?

A acidez e a efervescência desse vinho harmonizam muito bem com uma tábua de queijos, não importa quais estilos você tenha escolhido. O espumante cai bem com todos os tipos de queijo, desde os frescos até os mais duros e curados.


Siga as dicas da harmonização entre vinho e alimento: queijos suaves, delicados e jovens, um espumante mais fresco, leve. Queijos amadurecidos caem bem com espumantes elaborados pelo método champenoise e que tenham características gastronômicas.

Quais Frutas Combinam com Espumante?

Espumante moscatel combina com praticamente todas as frutas. O destaque, claro, são as frutas vermelhas, que caem bem sempre. Uma boa pedida é combinar uma salada de frutas com moscatel espumante. Outra dica é misturar as frutas e o moscatel em uma deliciosa sangria ou clericó.

Como e por Quanto Tempo Guardar Espumante Depois de Aberto?

Antes de mais nada é importante que você tenha em casa um acessório para manter o espumante depois de aberto.


Existem algumas tampas específicas, de diversos materiais que permite a armazenagem do produto por alguns dias. Estas tampas não permitem que o gás carbônico se “desprenda”, assim a bebida se conserva com as deliciosas borbulhas.


Depois de aberta a garrafa, o espumante não será mais o mesmo. A oxidação da bebida ocorre em dias e em alguns casos, até em horas. Então é bom lembrar: o espumante deve ser apreciado em até dois dias depois de aberto. E isso com a tampa, viu?

Quer Aprender a Escolher o Vinho Branco, Tinto e Rosé Também? Confira as Nossas Dicas!

Ficou com vontade de aprender mais sobre outros tipos de vinhos? Nos nossos artigos sobre os melhores vinhos brancos, tintos e rosés iremos te contar tudo o que você precisa saber na hora de fazer a escolha certa! É só clicar nos links abaixo e conferir as indicações da mybest!

Confira os Espumantes Mais Vendidos na Amazon

Clique no link abaixo e conheça os espumantes mais vendidos na Amazon!

Conclusão

Temos certeza que depois de ler o nosso artigo você já se tornou um expert sobre os melhores espumantes. Lembre-se que os termos Champagne, Prosecco e Cava são utilizados para classificar produtos de alto padrão e de origem específica.


Sempre que pintar alguma dúvida, ou quiser consultar quais são os melhores produtos no mercado, é só voltar aqui, ler nosso artigo e consultar o nosso ranking que foi dividido em espumantes nacionais e internacionais.. Agora, é só abrir o seu espumante favorito e celebrar! Tim-tim!

Redação: Camila Ogawa

Atualização: Lays Tenório

Você pode gostar também

Mais lidos

  • Top 15 Melhores Whiskys para Comprar em 2021 (Chivas, Old Parr e mais)
    Top 15 Melhores Whiskys para Comprar em 2021 (Chivas, Old Parr e mais)
    O whisky é uma bebida muito apreciada e vista como sinônimo de requinte, elegância e bom gosto. Seja você um amante de bebidas destiladas ou alguém que está conhecendo nesse meio, é muito importante saber escolher um bom whisky, se atentando aos detalhes que farão da sua escolha a melhor possível.Marcas como Johnnie Walker, Jack Daniels, Ballantines e Chivas são bons exemplos de diversidade e qualidade dessa bebida. Para te ajudar na decisão, criamos um guia completo de como escolher a melhor opção para você. Além disso, preparamos um ranking com o top 15 melhores whiskys do mercado. Confira!
    Bebidas Alcoólicas
    144.599 visualizações
  • Top 15 Melhores Gins em 2021 (Seagers, Bulldog, nacional e mais)
    Top 15 Melhores Gins em 2021 (Seagers, Bulldog, nacional e mais)
    O gin é uma bebida destilada cheia de infusões de especiarias botânicas, feita para ser apreciada em coquetéis, como o gin tônica, muito popular em festas e confraternizações! O gin foi inventado há séculos, mas voltou a ficar popular na última década. Mas, com tantas opções no mercado, como escolher o melhor gin?Nesse artigo, explicamos como você pode escolher entre os melhores gins do mundo. Exploramos os sabores para criar um top 15 melhores gins para serem usados em coquetéis ou puros. Tem marcas como Beefeater e Tanqueray, mas venha conosco e descubra novos sabores. No fim, explicamos como fazer o clássico gin tônica para você experimentar!
    Bebidas Alcoólicas
    560.671 visualizações
  • Top 10 Melhores Conhaques em 2021 (Dreher, Domecq e mais)
    Top 10 Melhores Conhaques em 2021 (Dreher, Domecq e mais)
    O conhaque é uma bebida muito apreciada em vários lugares do mundo. No Brasil, conhaques nacionais e importados podem ser facilmente encontrados para venda. Só que como não é uma bebida muito consumida pelos brasileiros, pode ser difícil decidir entre marcas como Dreher, Domecq, Fundador e Hennessy, por exemplo.Pensando nisso, nesse artigo vamos te contar tudo o que você deve saber para escolher um bom conhaque. E para facilitar ainda mais, elaboramos dois rankings com os 10 melhores conhaques do mercado, divididos entre conhaques com preço mais acessível e opções de conhaques finos. Ao final, confira também nossas dicas de degustação!
    Bebidas Alcoólicas
    97.535 visualizações
  • Top 15 Melhores Vinhos Tinto em 2021 (Brasileiros e Internacionais)
    Top 15 Melhores Vinhos Tinto em 2021 (Brasileiros e Internacionais)
    Com muitos e muitos séculos de história, o vinho tinto é uma bebida apreciada ao redor do mundo pela sua alta complexidade de sabores e aromas. Mas não precisa se sentir intimidado com as inúmeras características que essa bebida pode ter, criamos esse artigo para te ajudar!No Brasil, marcas como Miolo, Pérgola e Sutter Home estão entre as mais vendidas. Logo abaixo, você poderá descobrir todos os segredos para escolher o vinho tinto perfeito para você. Além disso, você também poderá conferir quais são os 15 melhores vinhos tinto internacionais e brasileiros. Continue lendo!
    Bebidas Alcoólicas
    93.707 visualizações
  • Top 15 Melhores Cervejas em 2021 (do Brasil e do Mundo)
    Top 15 Melhores Cervejas em 2021 (do Brasil e do Mundo)
    Gelada, breja, litrão, independente do apelido, a cerveja é paixão nacional. Graças a um mercado cada vez mais eclético, há opções para todos os gostos e bolsos. Porém, com tantos estilos, a escolha da melhor cerveja pode ser desafiadora. Para ajudá-lo nisso, separamos dicas essenciais!Além disso, organizamos rankings com as 15 melhores cervejas, separadas por tipo. Há produtos feitos no Brasil, como Tupiniquim e Bodebrown, e importados, como Guinness e Paulaner. Ao final, abordamos as cervejas especiais e artesanais e ainda, a temperatura ideal da cerveja. Leia sem moderação!
    Bebidas Alcoólicas
    132.382 visualizações
  • Top 10 Melhores Cervejas Puro Malte em 2021 (Heineken, Bohemia e mais)
    Top 10 Melhores Cervejas Puro Malte em 2021 (Heineken, Bohemia e mais)
    A cerveja puro malte, fabricada sem o uso de cereais não maltados, tem se tornado cada vez mais popular no mercado. Por possui um sabor mais intenso e complexo, ela é ideal para aqueles que buscam uma cerveja diferente. Marcas como Bohemia, Heineken e Eisenbahn apresentam opções de qualidade.Entretanto, com a grande diversidade de estilos, feitos para todos os gostos e bolsos, nem sempre é fácil escolher a melhor, não é mesmo? Por isso, selecionamos nesse artigo um ranking com as 10 melhores cervejas puro malte e quais fatores você deve considerar na hora de comprar. Continue lendo!
    Bebidas Alcoólicas
    30.768 visualizações
  • Top 10 Melhores Cervejas Lager em 2021 (Eisenbahn, Heineken e mais)
    Top 10 Melhores Cervejas Lager em 2021 (Eisenbahn, Heineken e mais)
    Cervejas Lager são deliciosas, com muito frescor e são muito consumidas no Brasil. Também pudera, com nosso clima quente a maior parte do ano, uma cerveja feita para ser consumida a temperaturas mais baixas vai muito bem. Existem, porém, muitas pessoas que não sabem que a Lager é uma família muito variada de cervejas.E aqui neste artigo trazemos esta variedade de sabores e estilos. Heineken, Paulaner, Eisenbahn, entre outras, são cervejarias que produzem cervejas de altíssimo nível. Por isso, montamos um ranking com as 10 melhores cervejas Lager e um guia de como escolher completíssimo! Vamos lá?
    Bebidas Alcoólicas
    443 visualizações
  • Top 10 Melhores Impressoras para Comprar em 2021 (Laser, Multifuncionais e mais)
    Top 10 Melhores Impressoras para Comprar em 2021 (Laser, Multifuncionais e mais)
    Sabe quando bate aquela necessidade de imprimir um documento e você tem que salvar o arquivo, passar para um pen drive e se deslocar até algum lugar para imprimir? Isso já não é mais necessário. Graças à grandes marcas como Canon, Epson, HP e Samsung, ter uma impressora em casa se tornou bem mais comum na vida das pessoas.Mas com tantas opções, escolher a opção ideal pode ser um pouco difícil. É por isso que criamos esse guia completo com todas as informações que você precisa saber antes de comprar uma impressora e, também, criamos um top 10 com os melhores produtos no mercado. Confira nosso guia e não perca mais tempo – e nem dinheiro – na hora de fazer suas impressões.
    Impressoras e Scanners
    27.606 visualizações
  • Top 10 Melhores Sabonetes para Acne em 2021 (Actine, Granado e mais)
    Top 10 Melhores Sabonetes para Acne em 2021 (Actine, Granado e mais)
    A acne é um problema comum, que afeta principalmente quem tem pele oleosa ou está passando por um período de oscilação hormonal. Um bom sabonete para acne pode ajudar a tratar e prevenir seu surgimento, mas é necessário escolher a opção certa para sua pele e faixa etária.Marcas como Neutrogena, Vichy e La Roche Posay oferecem sabonetes excelentes para peles acneicas e com manchas, mas é preciso ser criterioso! A seguir, mostramos os aspectos importantes na hora de escolher e apresentamos um ranking com os 10 melhores sabonetes para acne do mercado. Confira!
    Dermocosméticos
    234.582 visualizações
  • Top 10 Melhores Perfumes Importados Femininos em 2021 (Dior e mais)
    Top 10 Melhores Perfumes Importados Femininos em 2021 (Dior e mais)
    Toda mulher gosta de se sentir cheirosa, bonita e elegante, não é mesmo? Por isso, um bom perfume é um item que faz toda a diferença na autoestima feminina. Sejam eles doces, cítricos ou amadeirados, os perfumes femininos têm a capacidade de nos transformar, trazendo leveza, sensualidade e poder.Marcas estrangeiras como Lancôme, Carolina Herrera e Chanel estão cada vez mais populares no Brasil. Por isso, neste artigo, vamos te ajudar a escolher o perfume importado ideal. Para isso, preparamos ótimas dicas de compra e elaboramos um ranking com os 10 melhores perfumes importados femininos. Confira!
    Perfumaria
    160.206 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria