mybest
Espumantes

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Comidas e Bebidas
  3. Bebidas Alcoólicas
  4. Top 10 Melhores Espumantes em 2024 (Chandon, Casa Perini e Freixenet)
  • Top 10 Melhores Espumantes em 2024 (Chandon, Casa Perini e Freixenet) 1
  • Top 10 Melhores Espumantes em 2024 (Chandon, Casa Perini e Freixenet) 2
  • Top 10 Melhores Espumantes em 2024 (Chandon, Casa Perini e Freixenet) 3
  • Top 10 Melhores Espumantes em 2024 (Chandon, Casa Perini e Freixenet) 4
  • Top 10 Melhores Espumantes em 2024 (Chandon, Casa Perini e Freixenet) 5

Top 10 Melhores Espumantes em 2024 (Chandon, Casa Perini e Freixenet)

Muito presente em ocasiões especiais, o espumante é um tipo de vinho adicionado de gás carbônico, e por isso, tem aquelas borbulhas. É produzido em diferentes países e muito apreciado no Brasil. Chandon, Salton e Freixenet são algumas marcas famosas, com rótulos ideias para iniciantes e para conhecedores experientes.


Porém, cada versão dessa bebida apresenta características diferentes. Por isso, ao comprar é importante considerar aspectos como método de produção, classificação e mais. Para ajudar, conversamos com Sommelier de Vinhos Andreia Debon, que passou várias dicas. Também ranqueamos os 10 melhores espumantes. Vamos lá?

Atualizado em 27/02/2024
Andreia Debon
Supervisão
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Andreia Debon estudou jornalismo na Universidade de Caxias do Sul. É sommelier de vinhos e azeites, diretora e editora da revista online sobre vinhos Bon Vivant. Trabalha há mais de 15 anos como jurada internacional, além de divulgar e promover os segmentos de vinhos e enoturismo. Também tem um curso voltado a ensinar mulheres a beber e simplificar a bebida que tanto ama. Conheça mais sobre vinhos, enoturismo e azeites no Instagram da especialista e no site Bon Vivant.

Perfil de Andreia Debon
Continue lendo
Rafael Swoboda
Revisão
Revisor
Rafael Swoboda

Sou formado em jornalismo e trabalho com produção de conteúdo e revisão há 10 anos. Estou na mybest há mais de 2 anos produzindo, revisando e atualizando artigos de diferentes categorias. Entregar informações úteis, corretas e em linguagem acessível é o que mais me motiva.

Perfil de Rafael Swoboda
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Como o Espumante é Feito?

Como o Espumante é Feito?

Os espumantes são um tipo de vinho com um processo de produção distinto. A base do espumante é feita como se fosse a de um vinho comum. O que muda é a fermentação dupla para incorporar gás carbônico, responsável pelas bolhas. As 2 técnicas de fermentação mais usadas são a Charmat e a Champenoise.


No método Charmat, a fermentação ocorre em autoclaves de inox. A segunda fermentação ocorre nos mesmos tanques, onde leveduras e açúcares são adicionados. Por ser mais rápido, é mais utilizado para produções em maior escala e vinhos mais jovens. Resulta em uma bebida mais fresca e fácil de beber.


 Já no método Champenoise, a segunda fermentação é feita na própria garrafa. O vinho é deixado em contato com as leveduras por um período para desenvolver complexidade de sabor. É um processo mais artesanal e mais demorado. Isso resulta em uma bebida mais é mais encorpada e complexa, mas também mais cara.

Qual é a Diferença Entre Espumante e Champagne?

Qual é a Diferença Entre Espumante e Champagne?

Podemos dizer que todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne. O champagne é um espumante francês, produzido em uma região específica da França, com o mesmo nome. Assim, é uma denominação de Origem Controlada (DOC), ou seja, só podem receber essa nomenclatura os espumantes lá produzidos. 

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Na Espanha, por exemplo, existe o Cava e, na Itália, o Prossecco. Esses são outros espumantes com Denominação de Origem Controlada.

Como Escolher o Melhor Espumante

Nem sempre é fácil escolher um espumante para comprar e servir em uma ocasião especial. São vários detalhes que você deve considerar dependendo da sua preferência pessoal e experiência consumindo a bebida, desde o método de fermentação, até a classificação e as uvas. Para saber todos os detalhes, continue lendo. 

1

Escolha o Tipo de Espumante, Uvas e Método de Fermentação de Acordo com o Seu Perfil

Um espumante é formado por diferentes características, que influenciam no corpo, no aroma e no sabor da bebida. Assim, é possível encontras desde espumantes mais secos e encorpados até os mais doces e leves. A escolha de determinado tipo se dá principalmente pela sua preferência e experiência com a bebida. Veja:

É um Conhecedor Exigente? Prefira Espumantes Brut Champenoise, Elaborados com Pinot Noir

É um Conhecedor Exigente? Prefira Espumantes Brut Champenoise, Elaborados com Pinot Noir

Se você gosta de espumantes e tem experiência em degustar a bebida, então, certamente, opções com aroma e sabor mais complexos vão agradar o seu paladar. Opções com menos dulçor e notas mais nítidas deixam a bebida mais sofisticada, além de versátil. Sendo assim considere as seguintes características:


  • Classificação: o espumante brut tem menos açúcar (8 g de açúcar por L até 15 g / L ), assim o nível de dulçor é muito baixo, vai de seco a muito seco. Tem um sabor mais límpido e complexo, com mais acidez e refrescância. Por isso, é  a melhor escolha para conhecedores da bebida.


  • Método: o método champenoise produz bebida com notas aromáticas mais complexas devido à levedura. No paladar, é um espumante mais encorpado, com estrutura mais complexa e camadas de sabores. Já as bolhas tendem a ser mais finas e persistentes. Por ser mais complexo, é mais indicado para paladares mais sofisticados, que já conhecem o espumante.


  • Uvas: prefira uvas que adicionem mais corpo e estrutura à bebida. A Pinot Noir, por exemplo, é uma uva com uma acidez mais pronunciada e menos doce, atendendo melhor o paladar sofisticado, de quem já conhece a bebida. Outras dicas são a  uva Pinot Meunier, para o champagne, e as uvas Prosseco e Glera, para  Prossecco. 

Se você gosta da experiência de provar bebidas únicas, vale a pena apostar em rótulos com denominação de origem, como o Pinto Bandeira, produzido no Brasil, o champagne, a Cava e o Prosseco. Eles trazem características provenientes do terroir onde são produzidos, deixando-os únicos. 

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

O espumante champenoise pode ficar de 1 a 5 anos na garrafa antes de ser vendido. Isso traz alguns diferenciais quanto ao aroma e sabor. Devido à fermentação mais longa, tem notas de pão e torrada. 

Para Apreciadores Intermediários que Buscam Custo-Benefício: Considere Espumantes Brut Charmat

Para Apreciadores Intermediários que Buscam Custo-Benefício: Considere Espumantes Brut Charmat

Você aprecia um bom espumante, conhece as principais características da bebida, mas busca por custo-benefício? Então saiba que existem ótimos rótulos disponíveis, não sendo necessário comprar produtos mais caros e complexos. Para isso, considere o método charmat e uvas versáteis. Confira os seguintes pontos:


  • Classificação: o brut apresenta baixo teor de açúcar residual, resultando em um sabor seco. Com boa acidez e frescor, é um espumante versátil, adequado para uma ampla variedade de ocasiões. Assim, é uma ótima opção para os apreciadores intermediários.


  • Método: o método charmat é o mais indicado para quem busca por custo-benefício. Produz bebidas com um custo mais baixo, mas, ainda assim, de muita qualidade. São espumantes bastante frescos e leves, mas com menor complexidade aromática.


  • Uvas: a uva Chardonnay pode ser uma boa opção para quem busca um espumante intermediário. Confere acidez, frescor e notas de frutas cítricas à bebida, deixando-a bem equilibrada. Também vale mencionar a uva Riesling, que produz espumantes secos e frutados, com acidez marcante.


Essa combinação de características é ideal para apreciadores intermediários, que gostam de um bom espumante, mas não estão em busca de bebidas exclusivas. Você terá um espumante versátil e de qualidade, para apreciar em momentos diversos. 

Quer Algo Fácil de Beber e com Bom Preço? Prefira Espumantes Charmat Demi-Sec ou Moscatel

Quer Algo Fácil de Beber e com Bom Preço? Prefira Espumantes Charmat Demi-Sec ou Moscatel

Se você não está tão acostumado a tomar espumantes, mas deseja começar a explorar mais a bebida, ou se prefere algo mais leve, deve optar por uma opção mais fácil de beber. Assim, de preferência para bebidas com mais dulçor. Considere as seguintes características:


  • Classificação: você pode escolher entre o vinho doce, como o moscatel, que tem a partir de 60 g / L de açúcar, sem limite máximo. Já o Demi-sec tem de 20 a 60 g / L de açúcar e está e entre o moscatel e brut. Ambos são boas opções para iniciantes, pois são mais fáceis de beber por quem não está acostumado.


  • Método: o charmat é o mais indicado, pois produz bebidas mais leves e frescas, que são mais fáceis de beber. Além disso, o custo é mais baixo.


  • Uvas: a uva moscato é bastante usada para a produção de vinhos mais doces. Bastante aromática e com acidez equilibrada, produz espumantes leves e frescos. Uma ótima escolha para quem está em busca de espumantes fáceis de beber.


Esses são espumantes ideais para quem está começando a degustar a bebida e não está acostumado com sabores mais complexos e intensos. Também vale destacar que se você é iniciante, pode preferir espumantes com menor teor alcoólico: há opções com 7,5% de álcool, que são bem levinhas. 

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Como os espumantes brut são mais secos e agradam mais paladares já acostumados com a bebida, para presentear ou para servir pessoas que você não conhece o gosto, podem não ser a melhor opção. Nesses casos, é válido considerar um espumante moscatel ou demi-sec, que são mais fáceis de agradar os paladares.

2

Espumantes Rosés Usam Apenas Uvas Tintas, Enquanto os Brancos Podem Ter Brancas e Tintas

Espumantes Rosés Usam Apenas Uvas Tintas, Enquanto os Brancos Podem Ter Brancas e Tintas

Você já se perguntou qual a diferença entre espumantes brancos e rosés? Bom, a principal diferença está na uva usada e no tempo que o mosto passa em contato com as cascas durante o processo de vinificação. O branco pode ser feito com uvas brancas e tintas. Na elaboração, o contato da casca com o mosto é reduzido.


o espumante rosé é elaborado apenas com uvas tintas e terá maior contato com a casca, o que gera a coloração característica. Quanto ao sabor, enquanto os brancos apresentam notas mais cítricas, ou de frutas brancas e amarelas, o rosé tem costuma ter notas de frutas vermelhas como morangos, framboesas e cerejas.


Tanto o espumante branco quanto o rosé são apreciados por suas características únicas, e a escolha entre depende das preferências individuais e do momento de consumo. A cor do rosé traz uma certa elegância para o visual, já o sabor pode ser um pouco mais intenso, devido aos taninos da uva tinta.

3

Espumantes Brasileiros Possuem Bom Custo Benefício e Atendem ao Nosso Paladar

Espumantes Brasileiros Possuem Bom Custo Benefício e Atendem ao Nosso Paladar

Os espumantes são produzidos no mundo todo, inclusive no Brasil. Em cada região é desenvolvida uma variação dessa bebida e o país de origem está muito relacionado à qualidade e sabor. Na Itália, por exemplo, os mais comuns são os espumantes Prossecos, enquanto na Espanha são os Cavas.


Não podemos deixar de citar a região de Champagne, na França, que produz o famoso champagne. E claro, temos o Brasil, que produz excelentes espumantes, principalmente pelo método Charmat. Os espumantes produzidos no Brasil são bem leves e frescos, por isso, costumam agradar bastante o paladar do brasileiro.


Estados como Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio, Minas e Bahia já produzem espumantes. Porém, 90% da produção é do RS, especialmente na serra Gaúcha, em regiões como Pinto Bandeira, Bento Gonçalves e Flores da Cunha. Aliás, os espumantes produzidos em Pinto Bandeira têm denominação de origem controlada. 

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Prosseco, Cava e Champagne são possuem denominação de origem controlada e devem ser produzidos em regiões específicas para receberem essa classificação. No Brasil, os espumantes produzidos na microrregião chamada de Pinto Bandeira receberam a 1ª Denominação de Origem (DO) específica para espumantes.


Isso é muito interessante para a valorização do produto brasileiro. Atualmente, Pinto Bandeira é a região que produz os espumantes "tops" brasileiros, de excelente qualidade. É a mais procurada por quem busca opções sofisticadas.

4

Para não Exagerar, Prefira Espumantes com Teor Alcoólico Menor

Para não Exagerar, Prefira Espumantes com Teor Alcoólico Menor

Diferente de outras bebidas, o teor alcoólico dos espumantes não varia muito. O mais comum é que eles apresentem uma graduação entre 10% e 12%. No entanto, existem rótulos especiais no qual é possível encontrar um teor que chega ao máximo de 13%. Além disso, alguns moscatéis podem ter o teor abaixo de 10%.


Por mais que a diferença seja baixa, ela pode influenciar nas características da bebida. Teores alcoólicos maiores produzem bebidas mais encorpadas, enquanto as de teor alcoólico menor são mais fáceis de beber. Por isso, se você não está tão acostumado a tomar um espumante, comece por aqueles com teor mais baixo.

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

A graduação alcoólica de um espumante é menor do que a de um vinho branco, rosé ou tinto. Mesmo assim, preste muita atenção nas quantidades. Um espumante pode ter entre 7 e 12% e, como muitos deles são docinhos, você pode beber além da conta, o que é prejudicial para a saúde.

5

750 ml é a Opção Tradicional, Mas Há Garrafas Baby e Até Latas

750 ml é a Opção Tradicional, Mas Há Garrafas Baby e Até Latas

A maioria dos espumantes está disponível em garrafas de 750 ml, que é o tamanho padrão. É a melhor opção para servir em festas e jantares. Há ainda garrafas com 1,5 L, que são menos comuns, mas têm melhor custo-benefício e são boas opções para quem vai servir uma grande quantidade em um evento, por exemplo.


Também é possível encontrar garrafas menores, chamadas "baby", com 187, 200 ou 375 ml. São ótimas para presentear ou dar de brinde ou até para quem não bebe muito e quer apenas experimentar. Recentemente, surgiram os espumantes em lata, uma alternativa prática para transportar ou até para servir em festas.

6

Considere a Nota no Vivino, Mas Não se Prenda a Ela

Considere a Nota no Vivino, Mas Não se Prenda a Ela

Se você continua em dúvida a respeito não só da qualidade, mas também de como o vinho é no paladar, é possível consultar a nota do rótulo no Vivino. No site, os usuários podem avaliar vinhos que já experimentaram, atribuindo pontuações, de 0 a 5 e deixando comentários.


É uma boa forma saber se as pessoas gostam da bebida, mas com ressalvas. Isso porque, as notas são dadas por consumidores comuns que podem ou não ter experiência. Assim, é possível que espumantes tenham notas baixas por não atenderem às expectativas de algumas pessoas, mas, ainda assim sejam excelentes rótulos. 

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Espumantes

Como você já sabe, alguns países possuem forte tradição na produção de espumantes, de forma que as bebidas produzidas lá têm nomenclatura e características específicas. Logo abaixo, listamos os 10 melhores espumantes nacionais e internacionais disponíveis no mercado brasileiro. Confira!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Tipo
Classificação
Origem
Uvas
Teor Alcoólico
Temperatura de Serviço
Vivino
Volume
1

SALTON

Espumante Prosecco Brut Salton

SALTON Espumante Prosecco Brut Salton 1

R$ 37,07

Lev. baixo

Espumante Nacional Com Aroma de Frutas

Branco

Brut

Rio Grande do Sul

Prosecco

11,5%

6 a 8 ºC

3,5/5

750 ml

2

SALTON

Espumante Moscatel Salton

SALTON Espumante Moscatel Salton 1

R$ 34,98

Lev. baixo

Moscatel com Baixo Teor Alcoólico

Branco

Moscatel

Brasil (Rio Grande do Sul)

Moscato

7,5%

4 a 6°C

3,5/5

750 ml

3

CHANDON

Chandon Réserve Brut

CHANDON Chandon Réserve Brut 1

R$ 105,90

Alto

Um Clássico das Festas de Fim de Ano

Branco

Brut

Rio Grande do Sul

Pinot Noir (40%), Chardonnay (30%) e Riesling Itálico (30%)

11,8%

6 a 9 ºC

3,7/5

750 ml

4

SALTON

Espumante Brut Salton

SALTON Espumante Brut Salton 1

R$ 37,83

Médio

Espumante Brut Coringa para Comemorações

Branco

Brut

Brasil (Serra Gaúcha)

Chardonnay, Prosecco e Trebbiano

11,5%

Não informado

3,1/5

750 ml

5

FREIXENET

Cava Freixenet Carta Nevada Demi-Sec

FREIXENET Cava Freixenet Carta Nevada Demi-Sec  1

R$ 68,85

Lev. alto

Ótima Opção para Presentear

Branco

Demi-sec

Espanha (Catalunha)

Não informado

11,50%

8 a 10 °C

3,6/5

750 ml

6

CASA PERINI

Espumante Casa Perini Moscatel

CASA PERINI Espumante Casa Perini Moscatel 1

R$ 40,90

Médio

Bebida Moscatel Feita na Serra Gaúcha

Branco

Moscatel

Rio Grande do Sul

Moscato

7,5%

6 ºC

4,2/5

750 ml

7

SALTON

Salton Demi-Sec

SALTON Salton Demi-Sec 1

R$ 32,90

Baixo

Combinação de Uvas Especiais

Branco

Demi-sec

Brasil (Serra Gaúcha)

Chardonnay, Prosecco e Trebbiano

12%

6 a 8 °C

3,1/5

750 ml

8

CASA PERINI

Espumante Casa Perini Brut APER800150003

CASA PERINI Espumante Casa Perini Brut     1

R$ 48,44

Lev. alto

Frescor Intenso e Bem Estruturado

Branco

Brut

Brasil (Serra Gaúcha)

Chardonnay e Riesling Itálico

12%

Não informado

3,6/5

750 ml

9

CASA PERINI

Espumante Casa Perini Brut RoséAPER800150009

CASA PERINI Espumante Casa Perini Brut Rosé 1

R$ 42,59

Médio

Espumante Brut Rosé com Sabor Frutado

Rosé

Brut

Brasil

Chardonnay, Gamay e Pinot Noir

11,8%

Não informado

3,7/5

750 ml

10

SALTON

Espumante Salton Brut Rosé

SALTON Espumante Salton Brut Rosé 1

R$ 39,99

Médio

Espumante Rosé Salton Premiado

Rosé

Brut

Rio Grande do Sul

Pinot Noir e Trebbiano

11,5%

6 a 8º C

3,5/5

750 ml

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

SALTONEspumante Prosecco Brut Salton

Espumante Prosecco Brut Salton 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 37,07
Lev. baixo
A Partir de:
R$ 37,07
Lev. baixo

Espumante Nacional Com Aroma de Frutas

Fundada por um italiano, a Salton é uma vinícola brasileira com mais de 100 anos de tradição e líder na venda de espumantes no Brasil. O espumante Prosecco Salton de 2018 ficou entre os 10 melhores espumantes do mundo em uma competição na França. Esse é parecido, mas não é da mesma safra.


Possui aroma de frutas, principalmente de maçã, pera e cítricas. Leve e refrescante, ele harmoniza com peixes, mel e pães elaborados. Além disso, é produzido com o método Charmat, então você estará saboreando um autêntico prosecco.

TipoBranco
ClassificaçãoBrut
OrigemRio Grande do Sul
UvasProsecco
Teor Alcoólico11,5%
Temperatura de Serviço6 a 8 ºC
Vivino3,5/5
Volume750 ml
Este ranking foi útil para você?
No.2

SALTONEspumante Moscatel Salton

A Partir de:
R$ 34,98
Lev. baixo

Moscatel com Baixo Teor Alcoólico

O espumante Salton Moscatel é um dos mais bem avaliados nos principais e-commerces. Além disso, foi vencedor de 3 medalhas de ouro em 2020: nos campeonatos La Mujer Elige e Vinus, na Argentina, e no Concurso Internacional VinhoSub30. Nada mal, não é mesmo?


Segundo o produtor, o espumante Salton Moscatel possui aroma de frutas frescas, como banana, pera e limão, com notas de flores brancas. Seu sabor é descrito como adocicado, de acidez refrescante e equilibrada. Bem no ponto para os amantes de um bom moscatel!


Perceba que ele tem teor alcoólico baixo para a categoria, com 7,5%, ideal para quem foge das bebidas muito fortes. Produzido por uma das vinícolas mais tradicionais do Brasil, o espumante Salton Moscatel é mais uma delícia da serra gaúcha que você não vai se arrepender de experimentar!

TipoBranco
ClassificaçãoMoscatel
OrigemBrasil (Rio Grande do Sul)
UvasMoscato
Teor Alcoólico7,5%
Temperatura de Serviço4 a 6°C
Vivino3,5/5
Volume750 ml
No.3

CHANDONChandon Réserve Brut

A Partir de:
R$ 105,90
Alto

Um Clássico das Festas de Fim de Ano

Chandon é um dos nomes mais lembrados quando o assunto é espumante para brindar, ainda mais no Ano Novo. Com um sabor refrescante e notas de frutas cítricas, secas e flores brancas, é fácil de beber para a maioria das pessoas, então você pode servir sem medo de desagradar.


Com borbulhas finas e espuma abundante, é bom para ser consumido com frutos do mar, ostras, sushi e queijos leves, para uma boa harmonização. Além disso, é um espumante brasileiro premiado, recebeu medalha de ouro no concurso Brazil Wine Challenge de 2022, por exemplo, entre outras medalhas.


Possui 10 g de açúcar por litro de bebida, não sendo muito doce. Outra vantagem é que você também pode comprar o espumante brasileiro Chandon Réserve Brut na versão menor, de 187 ml, caso queira consumir apenas uma taça. Então, entre nos links e garanta o seu espumante para brindar!

TipoBranco
ClassificaçãoBrut
OrigemRio Grande do Sul
UvasPinot Noir (40%), Chardonnay (30%) e Riesling Itálico (30%)
Teor Alcoólico11,8%
Temperatura de Serviço6 a 9 ºC
Vivino3,7/5
Volume750 ml
No.4

SALTONEspumante Brut Salton

A Partir de:
R$ 37,83
Médio

Espumante Brut Coringa para Comemorações

A marca Salton vem se destacando cada vez mais em território nacional por produzir vinhos ótimos e com um valor competitivo no mercado. Localizada na Serra Gaúcha, a vinícola foi constituída em 1910 e possui origem italiana. Atualmente, produz alguns dos melhores espumantes brasileiros. 


Esse espumante Salton Brut é elaborado pelo método Charmat, tem o corpo leve e apresenta pequenas borbulhas. Seu aroma possui notas de frutas e flores brancas. No paladar é refrescante, macio e cremoso, além de ter ótima acidez. Mas não possui notas muito altas no Vivino.

TipoBranco
ClassificaçãoBrut
OrigemBrasil (Serra Gaúcha)
UvasChardonnay, Prosecco e Trebbiano
Teor Alcoólico11,5%
Temperatura de ServiçoNão informado
Vivino3,1/5
Volume750 ml
No.5

FREIXENETCava Freixenet Carta Nevada Demi-Sec

A Partir de:
R$ 68,85
Lev. alto

Ótima Opção para Presentear

O Cava Freixenet Carta Nevada Demi-Sec é um tesouro enológico produzido desde 1941 pela visionária enóloga Doña Dolores Sala, fundadora da Freixenet. Este espumante é um marco na história dos cavas, apresentando uma abordagem destemida que revolucionou o mercado da época.

A garrafa exibe um exemplar encantador de Cava, notável por sua leveza e refrescância. Seu sabor delicadamente adocicado revela nuances florais e frutadas, destacando-se aromas frescos de pêssego e maçã, além de uma mineralidade envolvente e frescor notável. Uma boa opção de presente!

TipoBranco
ClassificaçãoDemi-sec
OrigemEspanha (Catalunha)
UvasNão informado
Teor Alcoólico11,50%
Temperatura de Serviço8 a 10 °C
Vivino3,6/5
Volume750 ml
No.6

CASA PERINIEspumante Casa Perini Moscatel

A Partir de:
R$ 40,90
Médio

Bebida Moscatel Feita na Serra Gaúcha

Com aroma floral, frutado e um toque de pêssego, este espumante Moscatel é produzido na Serra Gaúcha, que fabrica bebidas de ótima qualidade. As borbulhas garantem uma textura agradável ao paladar e este espumante combina muito com carne suína, vegetais caramelados e até sobremesas.


É ótimo para quem gosta de espumantes doces, pois tem a doçura e o frescor das uvas Moscato produzidas na região da Indicação de Procedência de Farroupilha, reconhecida por produzir excelentes uvas moscatéis no Brasil. E ainda dá para comprar em 2 versões, 750 ou 375 ml, dependendo do consumo.

TipoBranco
ClassificaçãoMoscatel
OrigemRio Grande do Sul
UvasMoscato
Teor Alcoólico7,5%
Temperatura de Serviço6 ºC
Vivino4,2/5
Volume750 ml
No.7

SALTONSalton Demi-Sec

A Partir de:
R$ 32,90
Baixo

Combinação de Uvas Especiais

O Salton Demi-Sec é elaborado a partir das uvas Chardonnay, Prosecco e Trebbiano. Seu aroma encanta com notas de flores brancas, frutas cítricas, maçã-verde e damasco. Ao paladar, revela-se fresco, agradável, cremoso e aveludado, proporcionando uma verdadeira celebração de sabores.

Destacam-se os aromas cítricos e as nuances de frutas de polpa branca, como banana e pera, criando uma harmonia única. A premiação com a medalha de ouro no Espumante Brasileiro de 2021 atesta a excelência desta escolha. Mas possui classificação de apenas 3,1/5 no Vivino, não agradando a todos.

TipoBranco
ClassificaçãoDemi-sec
OrigemBrasil (Serra Gaúcha)
UvasChardonnay, Prosecco e Trebbiano
Teor Alcoólico12%
Temperatura de Serviço6 a 8 °C
Vivino3,1/5
Volume750 ml
No.8

CASA PERINIEspumante Casa Perini Brut APER800150003

A Partir de:
R$ 48,44
Lev. alto

Frescor Intenso e Bem Estruturado

Com uma coloração amarelo palha, esse espumante revela um perlage fino, intenso e uma espuma cremosa e persistente, proporcionando uma experiência visual encantadora. Seu aroma sutil lembra pera e maçã-verde, enquanto o paladar é marcado por um frescor intenso e uma ótima estrutura.

Para harmonização, este espumante se destaca em combinações com saladas, queijos, peixes, defumados e carnes brancas. Com um teor alcoólico de 12%, é uma escolha elegante e versátil para diversos momentos. As boas avaliações no Vivino atestam a qualidade, mas não é a opção mais acessível.

TipoBranco
ClassificaçãoBrut
OrigemBrasil (Serra Gaúcha)
UvasChardonnay e Riesling Itálico
Teor Alcoólico12%
Temperatura de ServiçoNão informado
Vivino3,6/5
Volume750 ml
No.9

CASA PERINIEspumante Casa Perini Brut RoséAPER800150009

A Partir de:
R$ 42,59
Médio

Espumante Brut Rosé com Sabor Frutado

A Casa Perini começou sua produção artesanalmente e hoje é uma das vinícolas mais respeitadas do Brasil. A qualidade das suas bebidas é comprovada nos mais de 200 prêmios conquistados ao longo dos anos. Um exemplo é este espumante rosé brut ganhador do Concours Mondial de Bruxelles, 2015.


O aroma se destaca com a fragrância de frutas vermelhas, como cereja e framboesa. O sabor é fresco, frutado e com final bem destacado. Ideal para acompanhar carne de porco, pratos com molhos agridoces e peixes como salmão. Pode não agradar quem prefere espumante branco.

TipoRosé
ClassificaçãoBrut
OrigemBrasil
UvasChardonnay, Gamay e Pinot Noir
Teor Alcoólico11,8%
Temperatura de ServiçoNão informado
Vivino3,7/5
Volume750 ml
No.10

SALTONEspumante Salton Brut Rosé

A Partir de:
R$ 39,99
Médio

Espumante Rosé Salton Premiado

Com mais de 100 anos de tradição na produção de espumantes, a Salton se destaca no mercado brasileiro assumindo um posto de líder no segmento. E com isso traz um dos melhores espumantes rosés, que ganhou prêmios importantes, como a Medalha de Ouro no Sommeliers Choice Award de 2020, entre outros.


Suas borbulhas finas e aromas deliciosamente frutados apresentam notas de pão tostado, leveduras e frutas cítricas, sendo delicioso. Com corpo leve e paladar repleto de cremosidade, é muito refrescante. O final é agradável e ele harmoniza com peixes e frutos-do-mar.

TipoRosé
ClassificaçãoBrut
OrigemRio Grande do Sul
UvasPinot Noir e Trebbiano
Teor Alcoólico11,5%
Temperatura de Serviço6 a 8º C
Vivino3,5/5
Volume750 ml

Perguntas Frequentes Sobre Espumantes

A escolha do melhor espumante pode gerar muitas dúvidas. Por isso, selecionamos 4 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para a sommelier Andreia Debon. Confira a seguir.

Qual é a Temperatura Ideal de Serviço para Espumantes?

A temperatura de serviço varia entre 8 e 9 ºC. Se o local estiver muito quente, é interessante deixar a garrafa dentro do balde ou champagneira após aberta. É importante saber que a temperatura influencia na percepção dos aromas e sabores. Se o espumante estiver muito frio, os aromas podem ser menos perceptíveis.

Espumante Congela?

Sim. E isso é perigoso porque a garrafa pode estourar. Além disso, se congelar, ele perde propriedades, como o gás carbônico, o que compromete a experiência. Para garantir que não congele, uma dica é colocar em um baldinho com gelo em vez de gelar no freezer.

Como Harmonizar Espumantes?

Os espumantes Brut, tanto branco quanto rosés, são muito versáteis e podem ser considerados "coringas" na harmonização com pratos salgados. Tanto o Brut quanto Demi-sec combinam muito bem com almoços e comidas salgadas em geral, como churrascos ou massas, por exemplo.


O Brut Rosé, em especial, combina bastante com pizzas, na minha opinião, desde as mais leves até as mais gordurosas. Já o Moscatel, por ser doce, não combina com pratos salgados, mas pode ser uma ótima opção para sobremesas, como tortas ou frutas.

Como Armazenar Espumantes Antes e Após Aberto?

No caso da garrafa fechada, basta guardá-la em local fresco. Não é preciso que a garrafa fique na horizontal, ela pode ficar de pé mesmo. Vale lembrar que, no caso do espumante charmat, o ideal é beber no ano da safra ou em até 2 anos. Já o champenoise pode ser guardado por mais tempo sem perder a qualidade.


Após aberto, o ideal é beber toda garrafa. Porém, caso não beba, é interessante ter a tampa para espumantes, que é uma tampa fabricada especialmente para segurar o gás carbônico da garrafa. Assim a bebida não perderá as borbulhas, que são o diferencial do espumante. Ainda assim, deve ser consumida em até 2 dias.

Quer Aprender a Escolher o Vinho Branco, Tinto e Rosé Também? Confira as Nossas Dicas!

Ficou com vontade de aprender mais sobre outros tipos de vinhos? Nos nossos artigos sobre os melhores vinhos brancos, tintos e rosés iremos te contar tudo o que você precisa saber na hora de fazer a escolha certa! É só clicar nos links abaixo e conferir as indicações da mybest!

Confira os Espumantes Mais Vendidos na Amazon

Clique no link abaixo e conheça os espumantes mais vendidos na Amazon!

Top 5 Melhores Espumantes

1º lugar: SALTONEspumante Prosecco Brut Salton

2º lugar: SALTONEspumante Moscatel Salton

3º lugar: CHANDONChandon Réserve Brut

4º lugar: SALTONEspumante Brut Salton

5º lugar: FREIXENETCava Freixenet Carta Nevada Demi-Sec

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Comidas e Bebidas
  3. Bebidas Alcoólicas
  4. Top 10 Melhores Espumantes em 2024 (Chandon, Casa Perini e Freixenet)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.