mybest
Ventiladores de Teto

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Eletrodomésticos
  3. Ar e Ventilação
  4. Top 10 Melhores Ventiladores de Teto (Arno, Ventisol Tron e mais)
  • Top 10 Melhores Ventiladores de Teto  (Arno, Ventisol Tron e mais) 1
  • Top 10 Melhores Ventiladores de Teto  (Arno, Ventisol Tron e mais) 2
  • Top 10 Melhores Ventiladores de Teto  (Arno, Ventisol Tron e mais) 3
  • Top 10 Melhores Ventiladores de Teto  (Arno, Ventisol Tron e mais) 4
  • Top 10 Melhores Ventiladores de Teto  (Arno, Ventisol Tron e mais) 5

Top 10 Melhores Ventiladores de Teto (Arno, Ventisol Tron e mais)

Um ventilador de teto é essencial para o bem-estar em sua casa ou escritório, não é mesmo? Eles são mais econômicos, ecologicamente corretos e alguns até são potentes e silenciosos enquanto te refrescam. Com tantas opções, é normal ficar em dúvida. Mas, aqui você vai aprender a escolher sem medo!


Preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber para escolher um ventilador de teto silencioso e com bom desempenho. Temos ainda um ranking com os 10 melhores ventiladores de teto, com marcas como Arno, Spirit e Ventisol. Siga conosco, e saiba como encontrar o produto ideal para você!

Atualizado em 08/10/2023
Rodrigo Ferreira
Supervisão
Técnico em Refrigeração
Rodrigo Ferreira

Técnico de refrigeração há mais de 7 anos, Rodrigo Ferreira é proprietário da empresa e canal do Youtube R&E Prestadora de Serviços, com mais de 200 mil inscritos. Atua na prestação de serviços voltados para produtos de refrigeração, como ar-condicionado, freezer, geladeira, câmaras frias, expositor de bebidas, tanque de leite, entre outros. Além de fazer reparos em máquinas de lavar e ventiladores. Rodrigo compartilha seu conhecimento com dicas simples e rápidas para ajudar no dia a dia. Ele também ministra cursos para de formação de profissionais qualificados, além de ser autor do livro "Códigos de erros", em que ensina como solucionar problemas em aparelhos de ar-condicionado split. Conheça mais sobre Rodrigo em seu Instagram, Facebook, Youtube e em seu site.

Perfil de Rodrigo Ferreira
Continue lendo
Lays Tenório
Revisão
Revisora
Lays Tenório

Administradora e apaixonada por marketing de conteúdo. Trabalho na mybest desde 2019 na redação, revisão e atualização de conteúdos de diversas categorias. Já contribui na produção de mais de 600 artigos com o propósito de ajudar você a tomar boas decisões de compra e encontrar os melhores produtos.

Perfil de Lays Tenório
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Quais São os Benefícios de um Ventilador de Teto?

Quais São os Benefícios de um Ventilador de Teto?

Além de ventilarem e amenizarem a temperatura de ambientes internos, outro benefício do ventilador de teto é contribuir para a iluminação do local. Isso porque a maioria dos modelos conta com lustres ou globos que comportam até 3 lâmpadas. 


No mais, os ventiladores de teto são silenciosos e podem ser utilizados em áreas maiores ou menores, a depender do modelo. Vários modelos contam com função reversa, que realiza a circulação de ar ao girar as pás em sentido contrário. E, também podem decorar o ambiente.


Se você está em busca do melhor ventilador de teto, que tal conhecer as marcas de maior referência no segmento de ventiladores? Aqui na mybest você encontra um artigo com as marcas que mais se destacam no mercado. Vale a pena conferir!

Qual a Diferença entre um Ventilador e um Exaustor de Teto?

Qual a Diferença entre um Ventilador e um Exaustor de Teto?

Enquanto os ventiladores de teto criam correntes de ventos diretos e circulantes no ambiente, os exaustores possuem a capacidade de remover o ar quente presente no ambiente. Sendo assim, exigem uma instalação mais complexa, já que precisam estar próximos de janelas ou coifas para realizar a troca de ar.


Além disso, os ventiladores de teto promovem correntes de ventos concentradas. Já os exaustores não conseguem distribuir o vento no ambiente. Dessa forma, os ventiladores são indicados para ambientes domésticos ou escritórios e os exaustores para comércios, indústrias, banheiros e cozinhas. 

Como Escolher o Melhor Ventilador de Teto

A partir de agora, você vai entender tudo o que é essencial para escolher o melhor ventilador de teto. Como saber qual é mais potente? Existe um tamanho ideal de ventilador de teto para sala ou quarto? Ventilador de teto com controle remoto vale a pena? Vamos juntos responder a todas essas perguntas!

1

Para Mais Ventilação, Opte por Aparelhos com Vazão de 1,75 m³/s ou Mais

Para Mais Ventilação, Opte por Aparelhos com Vazão de 1,75 m³/s ou Mais

Ao contrário do que se pensa, a capacidade de produzir vento de seu aparelho não está na potência, mas sim em seu índice de vazão. A vazão de ar é medida em metros cúbicos por segundo (m³/s) e indica o quão forte o ventilador de teto consegue empurrar o vento e o tamanho da área que consegue ventilar. 


Essa informação deve constar no manual ou no selo Procel presente na embalagem do produto. Mas vale mencionar que o menor nível aceitável de vazão pelo INMETRO é de 0,59 m³/s na velocidade mínima e 1,75 m³/s na velocidade máxima. Por isso, para maior ventilação prefira modelos com 1,75 m³/s ou mais!


Quando você estiver na dúvida sobre qual ventilador é o melhor para o seu espaço, basta dar uma olhada nas recomendações do fabricante. Muitas vezes, as marcas indicam qual é o tamanho ideal do ambiente para o ventilador funcionar de forma mais eficiente. É uma maneira fácil de fazer a escolha certa.

2

Escolha um Ventilador de Teto de 150 W de Potência para Ventilar Ambientes Maiores

Escolha um Ventilador de Teto de 150 W de Potência para Ventilar Ambientes Maiores

Antes de tudo, a potência em aparelhos elétricos diz respeito a força do motor. Sendo assim, podemos dizer que ela está intimamente relacionada com a capacidade de trabalho dos equipamentos. Em geral, a potência encontrada em ventiladores de teto varia entre 50 e 150 W


Escolher o modelo ideal com base na potência é muito simples, veja só: para áreas maiores, o mais indicado é optar por ventiladores de teto com 150 W. Já para áreas menores, modelos que possuem potências mais baixas já serão suficientes. Lembre-se também de verificar a vazão e a área de ventilação!

3

Ventiladores com Hélices de 90 cm de Diâmetro São Ideais para Espaços Menores, como Quartos

Ventiladores com Hélices de 90 cm de Diâmetro São Ideais para Espaços Menores, como Quartos

Antes de comprar, certifique-se de que o ventilador de teto se encaixa bem no tamanho do lugar onde você planeja instalá-lo. Essa medida é geralmente indicada pelo diâmetro das pás. É ideal deixar pelo menos meio metro de espaço entre as pás do ventilador e as paredes. Isso é importante para evitar problemas e acidentes.


Geralmente, o diâmetro das hélices varia entre 80 e 140 cm. Os ventiladores com até 100 cm são adequados para espaços pequenos como quartos, salas e escritórios. Para ambientes amplos, aposte em modelos com hélices maiores para uma melhor distribuição de ar


Além disso, é importante observar as características do ambiente, como a altura do teto e a disposição dos móveis. Assim, você conseguirá posicionar o ventilador de forma correta e maximizar sua eficiência. Confira esses dados com atenção. 

Rodrigo Ferreira
Técnico em Refrigeração
Rodrigo Ferreira

Verificar as dimensões exatas do ventilador de teto é muito importante, dentre elas, a principal é a altura pois, em ambientes onde o teto é muito baixo, pode haver riscos de acidentes quando levantamos a mão ou algum objeto, podendo atingir o ventilador em funcionamento.

4

Para Locais Amplos, Prefira Ventiladores de 3 Pás

Para Locais Amplos, Prefira Ventiladores de 3 Pás

O número de pás do ventilador de teto está diretamente ligado à capacidade do aparelho de distribuir a ventilação pelo ambiente. Se você quer que seu ventilador fique mais direcionado, prefira os aparelhos de 2 pás. Eles são indicados para cômodos menores, como quartos e salas de até 20 m².


Já os ventiladores de 3 pás promovem uma melhor distribuição do vento por todo o ambiente e são mais adequados para locais amplos ou de formato retangular, onde é necessário que o vento chegue a todos os cantos. Ventiladores de 4, 5 e até 6 pás promovem a mesma distribuição e têm efeito mais decorativo do que prático.

Rodrigo Ferreira
Técnico em Refrigeração
Rodrigo Ferreira

Além de distribuir melhor a ventilação, principalmente em ambientes mais amplos, os ventiladores com três pás geralmente têm um design mais bonito e sofisticado, trazendo mais elegância para o local onde é instalado.

5

Se Você Faz Questão de Ventos Fortes, Considere Mais de 300 Rotações Por Minuto

Se Você Faz Questão de Ventos Fortes, Considere Mais de 300 Rotações Por Minuto

Além da vazão, outro fator que indica a força do vento gerado pelo equipamento é a taxa de rotações por minuto, expressa na sigla RPM. Quanto maior a taxa de rotações de um ventilador de teto, maior é a intensidade do vento que ele produz.


Você encontrará no mercado ventiladores de teto mais básicos com taxas de 250 RPM até modelos que chegam a 670 RPM. Se você valoriza um equipamento que produza ventos bem fortes, priorize os modelos com taxa de 300 RPM, no mínimo.

6

Invista em um Ventilador com Mais de 3 Velocidades ou Dimmer para Controlar a Intensidade do Vento

Invista em um Ventilador com Mais de 3 Velocidades ou Dimmer para Controlar a Intensidade do Vento

A maioria dos ventiladores de teto possui 3 velocidades de rotação: fraca, média e máxima, muito úteis para que você possa regular a ventilação conforme a temperatura do dia. Mas alguns aparelhos chegam a oferecer até 6 velocidades, aumentando muito seu controle sobre a ventilação!


Além disso, existem também ventiladores de teto equipados com dimmer, um botão giratório que permite regular com precisão a velocidade de rotação. Dessa forma você controla a velocidade conforme o seu gosto, sem ficar preso nas rotações pré-estabelecidas.

7

Economize na Conta Energia com Ventiladores Compatíveis com Lâmpadas de LED

Economize na Conta Energia com Ventiladores Compatíveis com Lâmpadas de LED

No Brasil, a grande maioria dos ventiladores de teto acompanham um lustre com bocal para 1 ou mais lâmpadas. Confira se o ventilador escolhido é compatível com lâmpadas de LED, as quais são mais econômicas e duráveis do que as brancas eletrônicas.


Muitos modelos são compatíveis com os dois tipos e alguns até já vêm com um disco de LED embutido. Embora a maioria da população ainda não tenha muito contato com essa tecnologia, os discos de LED economizam energia, duram muito (cerca de 30 mil horas) e são fáceis de substituir quando queimam. 

8

Controle Remoto Traz Praticidade e Funções Extras ao Seu Ventilador

Controle Remoto Traz Praticidade e Funções Extras ao Seu Ventilador

O ventilador de teto com controle remoto é uma opção de comodidade para quem quer regular a luz e a ventilação sem precisar se levantar e ir até a chave instalada na parede. Além disso, alguns ventiladores de teto com controle remoto trazem funções extras que vão deixar seu aparelho mais inteligente. 


Um exemplo é a função timer, que permite programar o desligamento automático em algumas horas, enquanto o modo sleep diminui a velocidade de rotação do aparelho. Ambas são úteis principalmente se o ventilador estiver no quarto, garantindo um sono mais confortável, sem o risco de acordar com frio. 


Para ver a nossa seleção exclusiva de ventiladores de teto com controle remoto, clique no link abaixo.

Rodrigo Ferreira
Técnico em Refrigeração
Rodrigo Ferreira

Além da praticidade e conforto, geralmente, os aparelhos que têm o controle remoto, trazem mais funções, o que possibilita maior versatilidade na utilização do aparelho, tais como: variação de potência, função reverso, acender e trocar a cor dos LEDs em alguns casos.

9

Pás de Plástico São Leves e Facilitam a Instalação do Ventilador de Teto

Pás de Plástico São Leves e Facilitam a Instalação do Ventilador de Teto

Outro ponto que é alvo de muitas dúvidas e de consumidores é sobre os materiais que compões os ventiladores de teto. A princípio, as pás do equipamento podem ser fabricadas em plástico, MDF e metal. Mas como escolher o melhor com base no material de fabricação?


As pás de plástico são as mais comuns e possuem as vantagens de baratear o valor do produto e proporcionar leveza, facilitando a instalação e prolonga a vida útil do motor. Enquanto isso, as pás de MDF são mais pesadas e indicadas para quem busca um modelo rústico ou retrô.


Enquanto isso, as pás de metal proporcionam um visual industrial e são resistentes. Contudo, devem ser evitadas em locais próximos da maresia. Por fim, os globos ou lustres dos ventiladores de teto podem ser fabricados em plástico, ou vidro

10

Escolha entre Modelos Modernos, Retrôs ou Luxuosos Conforme a Decoração do Local

Escolha entre Modelos Modernos, Retrôs ou Luxuosos Conforme a Decoração do Local

Como dissemos anteriormente, os ventiladores de teto também podem ser utilizados como complementos da decoração do ambiente. Por isso, é comum encontrarmos opções com designs diversos, como moderno, luxuoso, retrô e industrial. 


Escolher o modelo certo conforme o design depende muito da preferência de cada um. Geralmente, modelos com pás de plástico rementem ao design mais moderno ou básico. Enquanto isso, as pás de madeira ou MDF conferem um visual mais vintage. 


Além disso, os ventiladores de teto também apresentam cores diferentes. Basicamente, as cores mais comuns são: branco, preto, mogno, nogal, etc. No entanto, também há algumas opções de cores diferentes, como rosa e azul. 

11

Confira a Voltagem para Evitar Acidentes e a Eficiência Energética para Maior Economia

Confira a Voltagem para Evitar Acidentes e a Eficiência Energética para Maior Economia

Os ventiladores normalmente são encontrados com voltagem de 110 ou 220 V. Há modelos que podem ser encontrados em ambas versões e há ainda algumas poucas opções de produtos que são bivolts! Portanto, para evitar problemas, verifique qual a tensão de voltagem da sua cidade e faça a escolha correta


Para garantir uma conta sem sustos no final do mês, vale a pena conferir a classificação energética do aparelho no selo Procel na embalagem. Neste selo, você encontrará em destaque uma letra que pode ser A, B, C, D ou E, sendo que A indica os modelos mais econômicos e E os que mais demandam energia.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Ventiladores de Teto

Conheça agora nossa seleção com os 10 melhores ventiladores de teto disponíveis no mercado. Ela foi feita considerando critérios importantes como vazão, tamanho, design, preço e facilidades adicionais, como controle remoto e funções extras. Confira!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Vazão
Potência
Área de Ventilação
Rotações
Pás
Diâmetro
Velocidades
Selo Procel
Lâmpadas
Recursos Extras
Material
Design
Bivolt
1

ARNO

Ventilador de Teto Arno Ultimate VX10

ARNO Ventilador de Teto Arno Ultimate  1

R$ 483,07

Médio

Ventilador de Teto com Funções Extras Incríveis

2,11 m³/s

150 W

Não informado

267 RPM

3

105 cm

6

A

Compatível com LED

Controle remoto e função dormir

Pás de acrílico e globo de vidro

Moderno nas cores branco e preto e branco

2

VENTISOL

Ventilador de Teto com Controle Remoto Fenix Premium372

VENTISOL Ventilador de Teto com Controle Remoto Fenix Premium 1

R$ 305,64

Lev. baixo

Ventilador Barato com Recursos Extras

1,88 m³/s

130 W

25 m²

420 RPM

3

96 cm

6

A

Compatível com LED

Controle remoto e timer

Pás e lustre em plástico

Moderno na cor branca

3

VENTI-DELTA

Ventilador de Teto New Delta Light383116

VENTI-DELTA Ventilador de Teto New Delta Light 1

R$ 283,41

Lev. baixo

Ventilador de Teto Decorativo e Econômico

1,86 m³/s

130 W

20 m²

460 RPM

3

95 cm

3

A

Compatível com LED

Não informado

Pás em MDF e globo taça em plástico

Retrô na cor mogno

4

TRON

Ventilador de Teto Tron Solano‎51.01-1020

TRON Ventilador de Teto Tron Solano 1

R$ 546,81

Médio

Para Quem Busca um Ventilador de Teto Rústico

2,34 m³/s

130 W

25 m²

480 RPM

3

110 cm

Não informado

A

Compatível com LED

Não informado

Pás em MDF e globo de vidro

Rústico na cor tabaco

5

ALISEU

Ventilador de Teto Aliseu Terral Cristal Plus

ALISEU Ventilador de Teto Aliseu Terral Cristal Plus 1

R$ 1.440,65

Alto

Um dos Ventiladores de Teto Mais Potentes

Não informado

150 W

36 m²

300 RPM

3

128 cm

3

A

2 lâmpadas eletrônicas ou LED

Controle remoto, timer e função exaustão

Plástico

Moderno na cor cristal

(110 ou 220 V)

6

SPIRIT

Ventilador de Teto Wind 203

SPIRIT Ventilador de Teto Wind 203 1

R$ 899,90

Lev. alto

Sofisticado, Resistente e Muito Durável

2,81 m³/s

135 W

20 m²

430 RPM

2

111 cm

3

A

Compatível com LED (integrado)

Controle remoto

Pás e globo de plástico

Moderno na cor branca

7

VENTISOL

Ventilador de Teto Petit Branco‎374

VENTISOL Ventilador de Teto Petit Branco 1

R$ 189,35

Lev. baixo

Ventilador de Teto Pequeno para Quartos

1,84 m³/s

130 W

18 m²

460 RPM

3

80 cm

3

A

2 lâmpadas

Não informado

Pás e globo de plástico

Compacto/moderno na cor branca

8

HUNTER FAN

Ventilador de Teto Hunter Orbit Niquel Escovado‎50024

HUNTER FAN Ventilador de Teto Hunter Orbit Niquel Escovado 1

R$ 881,99

Lev. alto

Estilo Retrô para Ambientes Menores

1,81 m³/s

130 W

9 m²

250 RPM

5

92 cm

3 (Dimmer)

A

Não informado

Função reversão

Pás em madeira

Retrô na cor madeira

9

VENTISOL

Ventilador de Teto Wind Light406-07

VENTISOL Ventilador de Teto Wind Light 1

R$ 189,90

Lev. baixo

Boa Ventilação com Preço Acessível

1,89 m³/s

130 W

20 m²

330 RPM

3

96 cm

3

A

Compatível com LED

Não informado

Pás e lustre em plástico

Moderno na cor transparente

10

MONDIAL

Ventilador de Teto Mondial Maxi AirVTE-01

MONDIAL Ventilador de Teto Mondial Maxi Air 1

R$ 299,99

Lev. baixo

Ventilador de Teto Simples e Eficiente

Não informado

125 W

Não informado

390 RPM

3

103 cm

3

A

2 lâmpadas

Não informado

Pás e globo de plástico

Moderno na cor branca

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

ARNOVentilador de Teto Arno Ultimate VX10

Ventilador de Teto Arno Ultimate  1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 483,07
Médio
A Partir de:
R$ 483,07
Médio

Ventilador de Teto com Funções Extras Incríveis

Um dos ventiladores de teto mais populares da Arno, o VX10, não decepciona. Disponível em 110 e 220 V, apresenta um motor exclusivo de funcionamento eletrônico que é até 35% mais econômico do que outros equipamentos da mesma categoria.


Além disso, o VX10 oferece a vantagem de operar em uma ampla escala de velocidades. Através de um controle remoto pequeno e ultrafino, é possível configurar funções, como o timer para desligamento automático em 2, 4, 6 ou 8 horas. Dessa forma, evita-se o risco de deixá-lo ligado por muito tempo sem querer.


O ventilador conta também com a função dormir, que gerencia a rotação, diminuindo-a durante a noite para garantir um sono mais confortável. Além de todas essas vantagens, proporciona uma excelente vazão de ar de 2,11 m³/s. Incrível!

Vazão2,11 m³/s
Potência150 W
Área de VentilaçãoNão informado
Rotações267 RPM
Pás3
Diâmetro105 cm
Velocidades6
Selo ProcelA
LâmpadasCompatível com LED
Recursos ExtrasControle remoto e função dormir
MaterialPás de acrílico e globo de vidro
DesignModerno nas cores branco e preto e branco
Bivolt
Este ranking foi útil para você?
No.2

VENTISOLVentilador de Teto com Controle Remoto Fenix Premium372

A Partir de:
R$ 305,64
Lev. baixo
A Partir de:
R$ 305,64
Lev. baixo

Ventilador Barato com Recursos Extras

Quem procura um ventilador de teto com preço acessível, mas com o conforto de um controle remoto, encontra nesse modelo a opção ideal. Projetado para ventilar até 25 m², o dispositivo traz um lustre compatível com até duas lâmpadas eletrônicas e está disponível nas versões 110 e 220 V.


Através do controle remoto, é possível regular a velocidade do giro, o sentido de rotação e até ligar e desligar as luzes. Além disso, oferece recursos como timer, permitindo programar o aumento ou a diminuição da velocidade, assim como o desligamento do aparelho por 1 a 4 horas.


Não é muita comodidade? Tudo isso com a garantia de uma das marcas mais conhecidas no Brasil, em um modelo que frequentemente figura no topo da lista dos mais vendidos. Clique nos nossos sites parceiros e confira mais detalhes sobre esse ventilador de teto moderno!

Vazão1,88 m³/s
Potência130 W
Área de Ventilação25 m²
Rotações420 RPM
Pás3
Diâmetro96 cm
Velocidades6
Selo ProcelA
LâmpadasCompatível com LED
Recursos ExtrasControle remoto e timer
MaterialPás e lustre em plástico
DesignModerno na cor branca
Bivolt
No.3

VENTI-DELTAVentilador de Teto New Delta Light383116

A Partir de:
R$ 283,41
Lev. baixo

Ventilador de Teto Decorativo e Econômico

A Venti-Delta reuniu neste modelo características que o tornam uma opção de ventilador de teto de qualidade, começando pela alta velocidade. Suas pás alcançam até 460 rotações por minutos, garantindo uma boa força do vento no ambiente.


Isso, aliado à potência de 130 W, faz com que o ventilador de teto alcance uma vazão média de 1,86 m³/s, o que, segundo a empresa, é suficiente para uma área de 20 m². Ainda assim, o Inmetro classifica o modelo com eficiência energética A, independentemente da voltagem e velocidade.


Para melhorar ainda mais, essas qualidades podem ser encontradas por um preço acessível, em comparação com outros modelos no ranking, garantindo uma boa vantagem no quesito custo-benefício. Se você se interessou, não deixe de conhecer o produto mais detalhadamente em nossos links!

Vazão1,86 m³/s
Potência130 W
Área de Ventilação20 m²
Rotações460 RPM
Pás3
Diâmetro95 cm
Velocidades3
Selo ProcelA
LâmpadasCompatível com LED
Recursos ExtrasNão informado
MaterialPás em MDF e globo taça em plástico
DesignRetrô na cor mogno
Bivolt
No.4

TRONVentilador de Teto Tron Solano‎51.01-1020

A Partir de:
R$ 546,81
Médio

Para Quem Busca um Ventilador de Teto Rústico

Com capacidade para ventilar até 25 m², o modelo da Tron chama a atenção por suas cores em tons de cobre e madeira, agradando em cheio os apreciadores de decorações mais rústicas. Para facilitar, o equipamento está disponível em 110 e 220 V; basta escolher antes de comprar!


A fabricante, inclusive, é uma das mais populares quando o assunto são ventiladores de teto, segundo os índices de busca, mostrando a confiança que o consumidor tem na marca. Este modelo é a prova de que ela consegue unir eficiência e requinte em um só produto!


O lustre de vidro fosco é compatível com duas lâmpadas de LED, e as pás são feitas em MDF, pintadas em tons de cobre para acompanhar as ferragens. Um modelo bonito, com boa capacidade de ventilação e silencioso. Com certeza, vai deixar seu ambiente muito mais charmoso!

Vazão2,34 m³/s
Potência130 W
Área de Ventilação25 m²
Rotações480 RPM
Pás3
Diâmetro110 cm
VelocidadesNão informado
Selo ProcelA
LâmpadasCompatível com LED
Recursos ExtrasNão informado
MaterialPás em MDF e globo de vidro
DesignRústico na cor tabaco
Bivolt
No.5

ALISEUVentilador de Teto Aliseu Terral Cristal Plus

A Partir de:
R$ 1.440,65
Alto

Um dos Ventiladores de Teto Mais Potentes

Segundo o fabricante, o Terral é um dos ventiladores de teto mais silenciosos disponíveis no mercado. O motor de alto rendimento proporciona boa ventilação, mesmo em ambientes espaçosos e abertos. Está disponível nas voltagens de 110 e 220 V, sendo indicado como um dos ventiladores de teto mais econômicos.


Feito em plástico, material resistente e durável, apresenta partes metálicas com pintura eletrostática. Além disso, sua instalação é descrita como simples. Equipado com função timer, permite o uso de duas lâmpadas, e seu motor conta com protetor térmico, assegurando mais proteção contra superaquecimentos.


Com 128 cm de diâmetro, é um dos maiores disponíveis do mercado. E com este tamanho, o modelo pode proporcionar uma vazão de ar satisfatória, como apontado pelo fabricante. E isso pode ser visto pela área que a marca promete que o ventilador consegue cobrir: 36 m².

VazãoNão informado
Potência150 W
Área de Ventilação36 m²
Rotações300 RPM
Pás3
Diâmetro128 cm
Velocidades3
Selo ProcelA
Lâmpadas2 lâmpadas eletrônicas ou LED
Recursos ExtrasControle remoto, timer e função exaustão
MaterialPlástico
DesignModerno na cor cristal
Bivolt(110 ou 220 V)
No.6

SPIRITVentilador de Teto Wind 203

A Partir de:
R$ 899,90
Lev. alto

Sofisticado, Resistente e Muito Durável

Moderno, o Spirit possui um lustre flat com placa LED embutida de alta luminosidade e muito mais econômico. O aparelho é produzido em policarbonato injetado, muito durável e com selo Procel A. Ele é comercializado tanto em 110 quanto em 220 V.


Esse modelo é muito popular por ser um ventilador de teto de 2 pás. No mais, com uma ótima vazão de ar de 2,81 m³/s, é o produto ideal para quem deseja unir eficiência e elegância, não se importando de gastar um pouco mais para isto.


O belo design já faturou diversos prêmios internacionais. É um ventilador de teto silencioso e potente, com excelente luminosidade e design moderno que combina com qualquer estilo de decoração. É resistente à maresia, sendo perfeito também para utilização em casas de praia!

Vazão2,81 m³/s
Potência135 W
Área de Ventilação20 m²
Rotações430 RPM
Pás2
Diâmetro111 cm
Velocidades3
Selo ProcelA
LâmpadasCompatível com LED (integrado)
Recursos ExtrasControle remoto
MaterialPás e globo de plástico
DesignModerno na cor branca
Bivolt
No.7

VENTISOLVentilador de Teto Petit Branco‎374

A Partir de:
R$ 189,35
Lev. baixo

Ventilador de Teto Pequeno para Quartos

Se você está em busca de um ventilador de teto pequeno, temos uma ótima indicação. O ventilador Petit da Ventisol destaca-se pelo seu tamanho compacto, sendo muito procurado por quem deseja instalar um modelo no quarto das crianças, por exemplo.


De acordo com a marca, este modelo proporciona ventilação ideal para ambientes residenciais. Além disso, suas pás menores são fabricadas em plástico. Ademais, o motor apresenta uma pintura especial que previne processos corrosivos, aumentando a vida útil da peça.


Este modelo oferece um lustre com capacidade para até 2 lâmpadas. O ventilador de teto Ventisol Petit está disponível nas versões de 127 e 220 V. Vale ressaltar que, em alguns links, ele também pode ser encontrado na cor azul. Clique em nossos links e aproveite!

Vazão1,84 m³/s
Potência130 W
Área de Ventilação18 m²
Rotações460 RPM
Pás3
Diâmetro80 cm
Velocidades3
Selo ProcelA
Lâmpadas2 lâmpadas
Recursos ExtrasNão informado
MaterialPás e globo de plástico
DesignCompacto/moderno na cor branca
Bivolt
No.8

HUNTER FANVentilador de Teto Hunter Orbit Niquel Escovado‎50024

A Partir de:
R$ 881,99
Lev. alto
A Partir de:
R$ 881,99
Lev. alto

Estilo Retrô para Ambientes Menores

Fabricado de maneira artesanal, este ventilador de teto Hunter destaca-se pelo acabamento em níquel escovado e pela qualidade do motor. O modelo possui integrado o sistema Pull Chain, com corrente que permite ligar e desligar o equipamento facilmente, além do acionamento rápido do controle de velocidade.


Infelizmente, a tradição de fabricação quase artesanal, o design exclusivo e o foco na qualidade dos materiais têm um preço, e o modelo é direcionado a ambientes pequenos, apesar do valor. Sua capacidade de ventilação restringe-se a ambientes de até 9 m², o que pode não ser suficiente em muitos casos.


Além disso, é necessário ressaltar que a vazão até pode satisfazer suas necessidades, mas é fácil encontrar modelos muito mais baratos que possuem vazão similar ou até maior. Dessa forma, trata-se de um ventilador de teto para quem preza pela decoração do ambiente e por um aparelho durável.

Vazão1,81 m³/s
Potência130 W
Área de Ventilação9 m²
Rotações250 RPM
Pás5
Diâmetro92 cm
Velocidades3 (Dimmer)
Selo ProcelA
LâmpadasNão informado
Recursos ExtrasFunção reversão
MaterialPás em madeira
DesignRetrô na cor madeira
Bivolt
No.9

VENTISOLVentilador de Teto Wind Light406-07

A Partir de:
R$ 189,90
Lev. baixo

Boa Ventilação com Preço Acessível

O modelo de entrada da Ventisol é uma excelente opção para quem busca um ventilador de teto simples, que cumpra a função de amenizar o calor. Mais potente do que muitos concorrentes na mesma faixa de preço e confeccionado com material de qualidade, o aparelho está disponível nas voltagens de 110 V e 220 V.


Com um custo inferior aos demais modelos, pode ser a escolha ideal para quem não planeja gastar muito na hora da compra. Além disso, é perfeito para aqueles que desejam equipar vários cômodos com ventiladores de teto, necessitando de uma opção mais econômica.


No entanto, um ponto de atenção reside na sua classificação de consumo energético. Em velocidade máxima, seu desempenho é bastante satisfatório. Destaca-se também pelo design com hélices transparentes, conferindo um toque discreto e clean ao ambiente. Ademais, o produto está disponível em outras cores, como branco e marrom.

Vazão1,89 m³/s
Potência130 W
Área de Ventilação20 m²
Rotações330 RPM
Pás3
Diâmetro96 cm
Velocidades3
Selo ProcelA
LâmpadasCompatível com LED
Recursos ExtrasNão informado
MaterialPás e lustre em plástico
DesignModerno na cor transparente
Bivolt
No.10

MONDIALVentilador de Teto Mondial Maxi AirVTE-01

A Partir de:
R$ 299,99
Lev. baixo

Ventilador de Teto Simples e Eficiente

A Mondial é uma das principais empresas brasileiras de eletrodomésticos, contando com uma grande variedade de produtos em seu portfólio. Nesse ventilador de teto, a marca apostou em um modelo dedicado àqueles que procuram por algo simples e por um preço menor, mas sem deixar de lado a qualidade.


Além do design arrojado, o Mondial VTE-01 conta com motor especial com rolamento duplo que proporciona uma ventilação eficiente e silenciosa. Com função de exaustão e ventilação, ele possui 3 pás com diâmetro de 103 cm, ficando muito bem em locais como quartos e salas.


É encontrado nas versões de 110 ou 220 V. Segundo a marca, além de uma ótima ventilação, o modelo também proporciona iluminação eficiente. Isso porque conta com lustre que comporta até 2 lâmpadas. Clique nos nossos links para adquirir já o seu!

VazãoNão informado
Potência125 W
Área de VentilaçãoNão informado
Rotações390 RPM
Pás3
Diâmetro103 cm
Velocidades3
Selo ProcelA
Lâmpadas2 lâmpadas
Recursos ExtrasNão informado
MaterialPás e globo de plástico
DesignModerno na cor branca
Bivolt

Saiba como Refrescar a Casa e Economizar Energia com Seu Ventilador de Teto

Saiba como Refrescar a Casa e Economizar Energia com Seu Ventilador de Teto

Além de conferir sempre o selo de classificação energética, existem medidas simples que você pode tomar para não passar calor e ainda economizar na conta de energia elétrica no final do mês. Confira nossas dicas para tirar o máximo proveito de seu ventilador: 


  • Respeite a altura indicada: para o vento chegar até quem está próximo do chão, é necessário manter a altura indicada, que geralmente é de 2,3 metros. Caso o teto seja mais alto, invista em uma haste para ventilador; 
  • Use o modo exaustor de forma inteligente: antes de se deitar, abra as janelas e deixe o exaustor funcionando por pelo menos meia hora. Assim, o ar mais quente concentrado no ambiente se deslocará e sairá pela janela.

Viu como é fácil? Basta seguir essas orientações básicas e você garante o melhor aproveitamento do seu ventilador de teto, bem como a maior economia possível na sua conta de luz ao usar o equipamento. Agora é só curtir o verão sem preocupações!

Como Limpar o Ventilador de Teto?

Como Limpar o Ventilador de Teto?

A limpeza é muito importante para evitar o espalhamento de poeira, por exemplo. Em geral, as marcas costumam indicar a limpeza do ventilador de teto com espanadores ou panos úmidos. Isso se o ventilador estiver instalado num local que sofra apenas com poeira e sujeiras mais leves. 


Contudo, caso o seu ventilador de teto esteja sujeito a reter sujeiras mais pesadas, como gorduras, a limpeza tende a ser um pouco mais complexa. Se for necessário, você pode utilizar uma esponja umedecida em solução de água e detergente. Em seguida, não esqueça de passar um pano para secá-lo.

Perguntas Frequentes sobre Ventilador de Teto

Perguntas Frequentes sobre Ventilador de Teto

O uso do ventilador de teto pode gerar dúvidas. Por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para o técnico de refrigeração Rodrigo Ferreira. Confira a seguir.

Ventilador de Teto Gasta Muita Energia?

Apesar da aparência mais robusta que sugere maior potência e consequentemente maior consumo de energia, não devemos nos preocupar quanto a isso, pois, o seu consumo médio se assemelha muito aos outros modelos de ventilador. 


Isso porque, ele possui um sistema de ventilação interno que proporciona o resfriamento das bobinas do motor independente do sentido de rotação, diminuindo assim, a perda de energia por geração de calor, minimizando os custos de operação, que na média ficam em torno de 2,5 kW/hora mês.

É Normal Ventilador de Teto Esquentar?

É perfeitamente normal que haja elevação de temperatura no motor do ventilador durante o seu funcionamento, contudo, o ventilador de teto conta com passagens internas de ar que, permitem a troca de calor durante o seu funcionamento, facilitando assim, o controle de temperatura do motor. 


O ventilador ainda conta com sistema de proteção que o desarma caso a temperatura do motor exceda os limites de segurança. 


Porém, se você perceber faíscas, sinais luminosos ou incandescentes na parte interna do ventilador, ou até mesmo a temperatura fora do comum e dificuldades na rotação das pás, recomenda-se a interrupção do funcionamento e uma avaliação técnica para determinar suas condições.

É Normal Ventilador de Teto Balançar?

Como uma de suas principais características, o ventilador de teto fica pendurado por uma haste que é levemente móvel, permitindo assim a absorção das vibrações causadas pelo início e o fim da rotação. Desta forma, é muito comum observarmos o ventilador de teto eventualmente balançando


Caso não houvesse essa leve flexibilidade nos seus pontos de fixação, toda a vibração causada pelo funcionamento do motor seria transmitida para as buchas e parafusos, o que eventualmente poderia causar o rompimento das fixações, podendo levar à queda do ventilador e causar algum tipo de acidente.


No entanto, deve-se observar que o balanço do ventilador é normalmente sutil. Caso o seu aparelho esteja balançando fora do normal, chame um profissional para verificar os pontos de fixação, e avaliar se há algo de irregular.

Confira Nossas Indicações de Ventiladores de Mesa e Circuladores

Se você está em busca de opções de ventiladores para se preparar para os dias mais quentes, é interessante conhecer também os ventiladores de mesa e os circuladores, não é mesmo? Confira nossos artigos clicando nos links abaixo! Aproveite e fique por dentro das melhores marcas de ventilador também!

Confira os Ventiladores de Teto Mais Vendidos na Amazon

Clique no link abaixo e conheça os ventiladores de teto mais vendidos na Amazon!

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre ventiladores de teto, já pode escolher um modelo com muito mais segurança! Sugerimos que escolha um entre as opções de nosso ranking. Independentemente da colocação, todos têm qualidade e estão aptos a fazer seus dias muito mais frescos sem dores de cabeça. 


Caso conheça alguém que esteja procurando por ventiladores de teto, compartilhe este artigo! Não esqueça de considerar as suas necessidades, o tamanho do seu ambiente e as funções mais úteis para o seu dia a dia. Esperamos que as dicas tenham contribuído para uma compra mais simples e descomplicada!


Redação: Lorena Flosi / Revisor: Lays Tenório / Última Atualização: Camila Kuriya

Top 5 Melhores Ventiladores de Teto

1º lugar: ARNOVentilador de Teto Arno Ultimate VX10

2º lugar: VENTISOLVentilador de Teto com Controle Remoto Fenix Premium372

3º lugar: VENTI-DELTAVentilador de Teto New Delta Light383116

4º lugar: TRONVentilador de Teto Tron Solano‎51.01-1020

5º lugar: ALISEUVentilador de Teto Aliseu Terral Cristal Plus

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Eletrodomésticos
  3. Ar e Ventilação
  4. Top 10 Melhores Ventiladores de Teto (Arno, Ventisol Tron e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.