• Top 15 Melhores Vinhos Tintos em 2022 (Brasileiros e Internacionais) 1
  • Top 15 Melhores Vinhos Tintos em 2022 (Brasileiros e Internacionais) 2
  • Top 15 Melhores Vinhos Tintos em 2022 (Brasileiros e Internacionais) 3
  • Top 15 Melhores Vinhos Tintos em 2022 (Brasileiros e Internacionais) 4
  • Top 15 Melhores Vinhos Tintos em 2022 (Brasileiros e Internacionais) 5

Top 15 Melhores Vinhos Tintos em 2022 (Brasileiros e Internacionais)

Com muitos séculos de história, o vinho tinto é uma bebida apreciada ao redor do mundo pela sua alta complexidade de sabores e aromas. Mas não precisa se sentir intimidado com as inúmeras características dessa bebida, pois criamos esse artigo para te ajudar a escolher o melhor vinho tinto nacional ou internacional.


No Brasil, marcas como Miolo, Pérgola e Sutter Home estão entre as mais vendidas. Logo abaixo, você poderá descobrir todos os segredos para escolher o vinho tinto perfeito para você. Além disso, você também poderá conferir quais são os 15 melhores vinhos tintos internacionais e brasileiros. Continue lendo!

Especialistas Envolvidos

Andreia Debon
Érika Líbero
Léo e Denise
Ana Wingert Moraes
Redação mybest
  • Última atualização: 11/05/2022
Sumário

Conteúdo Revisado pela Sommelier Andreia Debon

Convidamos a jornalista especializada em vinhos Andreia Debon para trazer as melhores informações e revisar cada um dos critérios de como escolher o melhor vinho tinto. A seguir um resumo do perfil profissional da especialista.

Conteúdo Revisado pela Sommelier Andreia Debon

Especialista em Vinhos Andreia Debon


Andreia Debon estudou Jornalismo na Universidade de Caxias do Sul. É sommelier de vinhos e azeites, diretora e editora da revista online sobre vinhos Bon Vivant.


Trabalha há mais de 15 anos divulgando e promovendo os segmentos de vinhos e enoturismo


Conheça mais sobre vinhos, enoturismo e azeites no Instagram e no site Bon Vivant.

*Os produtos listados no ranking não foram selecionados pela especialista.

Como o Vinho Tinto é Feito?

Como o Vinho Tinto é Feito?

Ao pensar sobre a produção do vinho tinto, uma das imagens que vem à cabeça é o famoso pisoteamento das uvas, não é mesmo? O esmagamento é realmente uma parte do processo de produção de vinhos, embora ele seja feito com maquinário específico, o que é bem mais eficaz do que com os pés.


Após a colheita e seleção das uvas, a fruta é separada do cacho e as hastes são eliminadas. As uvas, são então esmagadas e prensadas. Durante esse processo a fermentação da bebida vai acontecendo e, no caso do vinho tinto, a casca não é removida, pois é ela que dá a cor vermelha à bebida.


Quando o processo de fermentação é finalizado, a bebida passa pela clarificação, onde impurezas e partes sólidas são removidas. A bebida é então armazenada em barricas, garrafas ou tanques em inox para o amadurecimento, que pode levar desde meses até décadas. Aposto que deu vontade de tomar uma taça! Confira nossas dicas e compre o melhor vinho!

Como Escolher o Melhor Vinho Tinto

Como já citamos na introdução deste artigo, os vinhos tintos são bebidas complexas que possuem várias peculiaridades. Conhecer mais sobre elas irá te ajudar a escolher o melhor vinho tinto brasileiro ou internacional para o seu caso. Vamos te explicar tudinho sobre o vinho tinto logo abaixo. Vem ver!

Descubra Sobre os Países Produtores de Vinho Tinto

Países como França, Itália e Espanha são nomes conhecidos quando o assunto é vinho tinto. Mas você sabia que existem alguns outros lugares em que a produção da bebida é tão boa quanto? O clima, solo e tradição do país dizem muito sobre o produto final. Descubra mais!

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Conhecer as características do terroir de cada país é importante para saber se o vinho lhe agrada mais ou menos. Regiões com grande amplitude térmica se tornam ideais para o cultivo de videiras. O calor durante o dia ajuda a uva a amadurecer corretamente, enquanto o frio presente na parte da noite faz com que a planta descanse e retenha maior acidez e frescor.

Itália, Espanha, França e Estados Unidos: Os Maiores Produtores do Mundo

Itália, Espanha, França e Estados Unidos: Os Maiores Produtores do Mundo

Quando somadas, a produção de vinho da Itália, Espanha, França e Estados Unidos, tomam conta de metade da produção de vinho do mundo. Os vinhos tintos italianos são considerados um dos melhores do mundo devido às suas condições geográficas e climatológicas, produzindo bebidas únicas e excelentes.


Além de longa tradição na produção de vinhos, a Espanha conta com a maior área de vinhedos do mundo e produz uma imensa gama de vinhos. A França é um dos grandes nomes quando o assunto é vinho e sua tradição torna o país referência na produção da bebida.


Para fechar, os vinhos americanos, com destaque para os produzidos na Califórnia, começaram a ser produzidos no século 18. As características do local são ideais para o cultivo de mais de 100 tipos de uvas e a região de Napa Valley produz vinhos de qualidade superior.

Produtores de Vinho do Novo Mundo: Argentina, Austrália e África do Sul

Produtores de Vinho do Novo Mundo: Argentina, Austrália e África do Sul

São considerados países do Novo Mundo aqueles que não possuem uma longa tradição histórica na produção de vinhos e ainda são vistos como jovens no mercado mundial. Embora ainda considerado jovem, os vinhos argentinos já são conhecidos ao redor do mundo e é o maior produtor na América Latina.


Por ser um país de longa extensão e clima variado, o território australiano oferece condições ideais para as mais diversas produções de vinho, sendo que suas bebidas são consideradas contemporâneas. Já a África do Sul vem ganhando destaque pela produção de bebidas com sabores únicos e ótimo custo-benefício.

Brasil: Vinhos de Ótima Qualidade e Produção Nacional

As últimas décadas foram ótimas para o mercado de vinhos no Brasil. O país começou a ganhar mais destaque ao produzir bebidas de altíssima qualidade e muitos vinhos foram premiados nacional e internacionalmente. Tal notoriedade fez as bebidas nacionais ganharem uma parcela na produção mundial.


Embora ainda seja jovem na produção de vinhos, as bebidas brasileiras estão em constante ascensão e o consumo das bebidas no mercado nacional destaca-se pelo seu excelente custo-benefício. A grande maioria das vinícolas brasileiras estão localizadas no Vale do Vinhedos, na região Sul do país.

Mais ou Menos Doce? Escolha o Tipo de Vinho Tinto de Acordo com o Teor de Açúcar

O açúcar é um ingrediente presente na composição do vinho tinto, porém ele pode ser adicionado à bebida ou ainda ser residual. Os vinhos tintos podem ser definidos de acordo com a quantidade de açúcar presente na bebida. Descubra o que os termos suave e seco significam!

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Se você está iniciando no mundo do vinho a dica é optar por um vinho tinto que tenha um ataque mais doce em boca. E isso tem a ver com a variedade e também com o terroir. Opte por um Merlot, por exemplo, que tem médio corpo e, conforme a região no qual foi elaborado, tem um pouco mais de doçura.

Vinho Tinto Suave: Mais Doce e Fácil de Beber, Ótimo para Quem Está Começando

Vinho Tinto Suave: Mais Doce e Fácil de Beber, Ótimo para Quem Está Começando

O vinho tinto suave é geralmente a primeira escolha das pessoas que estão começando a beber vinho e aprendendo sobre os seus diferentes sabores. Esse tipo de bebida possui uma concentração de açúcar maior, geralmente acima de 20 g por litro da bebida.


Além disso, esse vinho tinto é a melhor escolha para pessoas que preferem tomar uma bebida mais doce. Normalmente, as bebidas dentro dessa classificação são menos encorpadas e possuem baixa acidez. Por isso, se você está começando e não sabe o que escolher, opte pelo vinho tinto suave.

Vinho Tinto Seco: Mais Complexo e Feito de Uvas Finas, Ideal para Ser Degustado

Vinho Tinto Seco: Mais Complexo e Feito de Uvas Finas, Ideal para Ser Degustado

Ao contrário do vinho suave, o vinho tinto seco possui uma concentração de açúcar bem mais baixa, normalmente abaixo de 5 g de açúcar por litro. Esse tipo de vinho é feito utilizando frutas mais nobres e de maior qualidade, já que o açúcar presente na bebida é proveniente exclusivamente da uva.


O vinho seco é a escolha das pessoas que já estão acostumadas em beber vinho e preferem apreciar o sabor da bebida sem a "distração" do açúcar. Para completar, o vinho tinto seco possui uma acidez mais alta e , como o nome diz, é mais seco no paladar, o que proporciona a persistência do sabor na boca após a degustação.

Conheça Sobre o Corpo do Vinho Tinto Antes de Fazer a Sua Escolha

Podendo ser leve, médio ou encorpado, o corpo do vinho classifica a estrutura da bebida considerando a cor, sabor e aroma do vinho tinto. Essas características em conjunto são peças-chave na hora de degustar a bebida de forma prazerosa. Descubra!

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Vinhos de corpo leve são mais delicados, e os destaques são as uvas Gamay e Pinot Noit. Se você quiser ficar num meio termo, escolha entre um Merlot, Cabernet Franc ou Tempranillo. Agora, se você gosta mesmo de vinho encorpados, a dica é um Tannat, Malbec ou Cabernet Sauvignon.

Corpo Leve: Delicado e Fresco, Ideal para Quem Quer uma Bebida Fácil de Beber

Corpo Leve: Delicado e Fresco, Ideal para Quem Quer uma Bebida Fácil de Beber

Se você está planejando uma festa ou reunião regada a vinho, o vinho tinto de corpo leve é, sem dúvidas, uma excelente opção. Por ser uma bebida mais jovem e fresca, seu consumo é mais fácil tanto para quem está acostumado com vinhos, quanto para quem está começando.


O seu sabor é delicado e menos ácido, e ele costuma ser um vinho tinto com um teor alcoólico mais baixo, fazendo dele uma escolha ideal para eventos em que o consumo é maior. Para fechar, ele é bem democrático e combina muito bem tanto com pratos mais elaborados, como com saladas e aperitivos.

Corpo Médio: Vinho Versátil, com Sabor Mais Complexo e Fácil de Harmonizar

Corpo Médio: Vinho Versátil, com Sabor Mais Complexo e Fácil de Harmonizar

Já se a sua intenção é fazer um jantar elaborado, com opções de pratos que combinem com o seu vinho tinto, a bebida de corpo médio é a escolha certa! O vinho tinto de corpo médio possui uma complexidade maior em seu sabor e aroma, por isso ele vai muito bem quando consumido com comidas.


Por ser uma bebida mais versátil, ele também é uma excelente escolha para reuniões sociais. Porém, por ser uma bebida com uma complexidade maior, é importante atentar-se à temperatura ideal na hora de servir e, também, na quantidade de consumo, já que o teor alcoólico é mais alto.

Encorpado: Vinho Denso, Ideal para Ser Degustado Minuciosamente

Encorpado: Vinho Denso, Ideal para Ser Degustado Minuciosamente

O vinho tinto encorpado, por sua vez, é uma bebida mais densa e de coloração bem forte. Essas bebidas possuem uma secura e acidez mais alta, podendo ser desconfortáveis para quem está começando a se aventurar no mundo dos vinhos e ainda não tem familiaridade com os sabores.


Por ser uma bebida mais "pesada", o teor de álcool é bem mais elevado, por isso, não costuma ser a bebida escolhida para grandes consumos. O vinho tinto encorpado oferece uma experiência completa, tanto no paladar quanto no olfato e é uma ótima escolha para acompanhar carnes vermelhas e queijos.

Conheça os Principais Tipos de Uva

Ao fazer uma breve pesquisa sobre vinhos tintos, você irá perceber que os nomes das uvas utilizadas na produção de bebida possuem bastante destaque na embalagem do produto. Mas o que elas querem dizer? Logo abaixo iremos te contar as características das uvas mais utilizadas!

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Cada tipo de uva é distinta entre si. Umas conferem vinhos mais ácidos, outros mais tânicos. Informe-se sobre a origem da uva e quais são as características sensoriais dos vinhos antes de escolher o vinho.

Cabernet Sauvignon: Democrática e Popular

Cabernet Sauvignon: Democrática e Popular

Com origem na França, a uva Cabernet Sauvignon é uma das frutas mais famosas na produção de vinhos tintos. Sua popularidade deve-se ao fato dela conseguir se adaptar muito bem a diferentes regiões do globo, basta o clima do lugar ser temperado e quente.


Normalmente, essa espécie de uva demora de médio a longo prazo até produzir uvas perfeitas para a fabricação do vinho tinto. Por isso, essa variação de tempo faz com que o vinho tinto produzido com essa fruta possua características distintas de acordo com o local de cultivo.

Merlot: Vinhos Mais Escuros e Mais Doces

Merlot: Vinhos Mais Escuros e Mais Doces

As uvas da espécie Merlot são cultivadas ao redor do mundo, porém sua origem se dá em territórios franceses. Uma das características da Merlot está em sua coloração azulada, o que proporciona ao vinho produzido com essa espécie de uva uma cor mais intensa e marcante.


Os vinhos produzidos com a uva Merlot costumam durar por bastante tempo, porém são bebidas que podem ser consumidas ainda jovens ou mesmo envelhecidas. Normalmente, essa uva possui traços mais doces e suaves, mas essas características podem variar de acordo com o local de cultivo.

Syrah: Uma das Uvas Mais Antigas do Mundo

Syrah: Uma das Uvas Mais Antigas do Mundo

Também conhecida como Shiraz, a uva Syrah é considerada uma das espécies de uva mais antigas do mundo. Sua origem é incerta, mas estima-se que ela tenha começado a ser produzida na Itália. Porém, foi em territórios franceses que a fruta se tornou uma das espécies mais conhecidas.


Atualmente, diversos países fazem o cultivo das uvas Syrah. A maior característica dessa uva está no corante natural presente na casca da fruta, tornando o vinho feito com elas extremamente escuro. Além disso, os vinhos são super harmoniosos e podem durar por décadas!

Outros Tipos de Uvas: Pinotage, Tempranillo, Bonarda e mais

Outros Tipos de Uvas: Pinotage, Tempranillo, Bonarda e mais

São muitas as espécies de uvas que podem ser utilizadas na fabricação do vinho tinto. Cada uva possui origem e características distintas, que podem variar de acordo com o local de origem. A uva Pinotage é o símbolo da África do Sul e produz vinhos exóticos e encorpados, por exemplo.


Já a uva Tempranillo se originou na Espanha e produz bebidas complexas e elegantes. A uva Bonarda, por sua vez, tem origem na França, mas tornou-se popular na argentina e seus vinhos são ácidos e frutados. Já a uva Zinfandel é popularmente produzida na Califónia, EUA, e produz vinhos leves.


A Cabernet Franc é uma uva tradicional na França e seus vinhos são densos. A uva Grenache é versátil e nasceu na Espanha. A Carignan é uma uva popular na França, Itália e Espanha, seus vinhos são robustos e encorpados. Para fechar, a uva Tannat veio da França e produz vinhos extremamente aromáticos.

Verifique o Ano da Safra do Vinho Tinto

Verifique o Ano da Safra do Vinho Tinto

A safra indica o ano da colheita e o melhor período para degustar a bebida. Para apreciar as notas de um vinho tinto jovem o ideal é consumi-lo entre 1 a 3 anos, a partir da data da safra. Por outro lado, os vinhos de reserva revelam os seus melhores sabores em até 7 anos. 


Além disso, é preciso considerar que alguns anos específicos são reconhecidos por produzirem safras de qualidade superior em determinados locais. Então, você pode buscar se informar sobre as características da safra em questão para saber mais profundamente sobre a qualidade dos seu vinho.


Existem também os vinhos tintos não safrados, que combinam uvas de diferentes safras na sua composição. Com essa técnica, os produtores conseguem preservar a qualidade do vinho ao longo dos anos. Portanto, fique atento a essas informações no rótulo do vinho. 

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Quando você vai escolher um vinho é muito importante saber de que safra ele é. Para saber em qual ano as uvas foram colhidas basta ver a indicação numeral no rótulo. A data apontada é o ano em que as uvas foram colhidas. Alguns vinhos tintos são elaborados para serem consumidos jovens, dentro de 1 a 3 anos. Outros podem envelhecer mais.

Confira o Teor Alcoólico do Vinho Tinto

Confira o Teor Alcoólico do Vinho Tinto

O teor alcoólico do vinho influencia na sensação de dulçura e corpo da bebida. A legislação brasileira também usa esse indicador para classificar o tipo do vinho. Os leves têm uma graduação baixa entre 8,6 a 7% de álcool


Por outro lado, os vinhos finos têm um teor alcoólico de 8,6 a 14%. Já os licorosos são os que possuem a maior concentração de álcool que varia de 14 a 18%. Verifique essa informação no rótulo do vinho e aprecie sua bebida com moderação

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

É importante você observar a graduação alcoólica do vinho quando for comprar. Essa é uma informação que deve constar no rótulo. Por exemplo, vinhos com graduação abaixo de 13% tendem a ter corpo leve e sabores refrescantes. Já nos vinhos com teor alcoólico alto (acima de 14%) são encorpados, com textura aveludada e cores escuras.

Para Maior Garantia de Qualidade, Veja se o Vinho Tem uma Boa Nota no Vivino

Para Maior Garantia de Qualidade, Veja se o Vinho Tem uma Boa Nota no Vivino

Nada melhor do que conhecer a opinião de quem já degustou o vinho tinto que pretendemos comprar, não é mesmo? Uma boa forma de se fazer isso é consultar o Vivino, um site especializado em vinhos e conhecido no mundo todo.


Lá, há um catálogo extenso de rótulos e é possível conferir comentários de quem já comprou cada um. Além disso, o site permite aos compradores darem uma nota de 0 a 5 aos vinhos e exibe a média dessas notas para consulta. Verifique isso para garantir uma opção amplamente aprovada pelos consumidores.

Observe o Volume de Vinho Tinto na Garrafa

Observe o Volume de Vinho Tinto na Garrafa

Por fim, veja qual é a quantidade de vinho tinto contido na garrafa. A maioria das opções, tanto nacionais quanto internacionais, são comercializadas em garrafas com 750 ml, mas há algumas exceções. É o caso do vinho Pérgola, por exemplo, que pode ser encontrado em garrafas de 1L e até de 2 L.

Indicações de Quem Degustou e Aprovou

Antes de irmos para os rankings dos melhores vinhos tintos internacionais e nacionais, veja as indicações dos parceiros da mybest. Eles são profissionais, especialistas e blogueiros que indicam rótulos degustados e aprovados por eles. Vale a pena conferir!

Aprovado

SALTONVinho Tinto Salton Desejo Merlot

A partir de R$ 96,93

Aprovado

PATA NEGRAVinho Espanhol Pata Negra Oro Tempranillo

A partir de R$ 54,90

Aprovado

DUORUMVinho Tinto Português Duorum Colheita

A partir de R$ 129,00

Top 10 Melhores Vinhos Tintos Internacionais

Os vinhos internacionais são famosos pela sua longa tradição e qualidade. Felizmente, muitas marcas de vinho de fora já estão disponíveis no Brasil. Para te ajudar a fazer a escolha, ranqueamos os 10 melhores vinhos tintos internacionais no mercado. Em seguida, você poderá escolher também o melhor vinho tinto nacional!

10

AMADEO MARAÑONVinto Tinto Malevo

A partir de R$ 47,61

OrigemArgentina
TipoSeco
CorpoMédio
UvaTempranillo e bonarda
Safra2020
Teor Alcoólico12,2%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,3/5
Volume750 ml
9

SANTA HELENAVinho Tinto Malbec Reservado

A partir de R$ 33,29

OrigemChile
TipoSeco
CorpoMédio
UvaMalbec
SafraNão informado
Teor Alcoólico13%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,4/5
Volume750 ml
8

HARDY'SVinho Tinto Stamp of Australia

A partir de R$ 59,99

OrigemAustrália
TipoSeco
CorpoMédio
UvaSyrah e Cabernet Sauvignon
Safra2017 ou 2018
Teor Alcoólico13%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,4/5
Volume750 ml
7

KUMALAVinho Tinto Merlot Pinotage

A partir de R$ 75,20

OrigemÁfrica do Sul
TipoSeco
CorpoMédio
UvaMerlot e Pinotage
Safra2018
Teor Alcoólico14%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,5/5
Volume750 ml
6

SUTTER HOMEVinho Tinto Zinfandel

A partir de R$ 92,40

OrigemEUA
TipoSeco
CorpoEncorpado
UvaZinfandel
Safra2014
Teor Alcoólico13,5%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,6/5
Volume750 ml
5

CASA VALDUGAVinto Tinto Seco Origem

A partir de R$ 51,75

OrigemChile
TipoSeco
CorpoNão informado
UvaCabernet Sauvignon
SafraNão informado
Teor Alcoólico13,5 %
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,6/5
Volume750 ml
4

GRATAVINUMVinho Tinto 2πr Priorat

A partir de R$ 700,06

OrigemEspanha
TipoSeco
CorpoEncorpado
UvaGrenache, Carignan, Cabernet Sauvignon e Syrah
SafraNão informado
Teor Alcoólico13,5%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)4,1/5
Volume750 ml
3

CONCHA Y TOROVinho Tinto Sweet Red Reservado

A partir de R$ 35,50

OrigemChile
TipoSuave
CorpoMédio
UvaVinífera
Safra2019
Teor Alcoólico9,5%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,6/5
Volume750 ml
2

CALVETVinho Tinto Calvet Grande Réserve

A partir de R$ 138,80

OrigemFrança
TipoSeco
CorpoEncorpado
UvaCabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot
Safra2018
Teor Alcoólico13%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,7/5
Volume750 ml
1

VILLA ANTINORIVinho Tinto Villa Antinori

A partir de R$ 213,90

OrigemItália
TipoSeco
CorpoEncorpado
UvaSangiovese, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah
Safra2018
Teor Alcoólico13%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,8/5
Volume750 ml

Comparação dos Melhores Vinhos Tintos Internacionais

Agora você já sabe que os melhores vinhos tintos internacionais do mercado são:

  • VILLA ANTINORI - Vinho Tinto Villa Antinori
  • CALVET - Vinho Tinto Calvet Grande Réserve
  • CONCHA Y TORO - Vinho Tinto Sweet Red Reservado

Confira abaixo mais detalhes sobre esses produtos e escolha já o seu!

>>> Deslize para ver mais >>>
Foto
1
VILLA ANTINORI Vinho Tinto Villa Antinori 1

VILLA ANTINORI

2
CALVET Vinho Tinto Calvet Grande Réserve 1

CALVET

3
CONCHA Y TORO Vinho Tinto Sweet Red Reservado 1

CONCHA Y TORO

4
GRATAVINUM Vinho Tinto 2πr Priorat 1

GRATAVINUM

5
CASA VALDUGA Vinto Tinto Seco Origem  1

CASA VALDUGA

6
SUTTER HOME Vinho Tinto Zinfandel 1

SUTTER HOME

7
KUMALA Vinho Tinto Merlot Pinotage 1

KUMALA

8
HARDY'S Vinho Tinto Stamp of Australia 1

HARDY'S

9
SANTA HELENA Vinho Tinto Malbec Reservado 1

SANTA HELENA

10
AMADEO MARAÑON Vinto Tinto Malevo 1

AMADEO MARAÑON

Nome

Vinho Tinto Villa Antinori

Vinho Tinto Calvet Grande Réserve

Vinho Tinto Sweet Red Reservado

Vinho Tinto 2πr Priorat

Vinto Tinto Seco Origem

Vinho Tinto Zinfandel

Vinho Tinto Merlot Pinotage

Vinho Tinto Stamp of Australia

Vinho Tinto Malbec Reservado

Vinto Tinto Malevo

Destaque

O Melhor Vinho Tinto Internacional Encorpado

Uma Bebida Intensa, Complexa e Estruturada

Vinho Chileno Bom e Barato

Ótimo Vinho para Degustação

Vinho Tinto Cabernet Sauvignon Elegante e Intenso

Ótima Escolha para o Dia a Dia

Ótimo Custo-Benefício

Vinho Bom para Acompanhar Carnes

Aroma Frutado com Taninos Suaves

Vinho Tinto Bom e Barato para Experimentar

Preço a partir deR$ 213,90R$ 138,80R$ 35,50R$ 700,06R$ 51,75R$ 92,40R$ 75,20R$ 59,99R$ 33,29R$ 47,61
OrigemItáliaFrançaChileEspanhaChileEUAÁfrica do SulAustráliaChileArgentina
TipoSecoSecoSuaveSecoSecoSecoSecoSecoSecoSeco
CorpoEncorpadoEncorpadoMédioEncorpadoNão informadoEncorpadoMédioMédioMédioMédio
UvaSangiovese, Cabernet Sauvignon, Merlot e SyrahCabernet Sauvignon, Cabernet Franc e MerlotViníferaGrenache, Carignan, Cabernet Sauvignon e SyrahCabernet SauvignonZinfandelMerlot e PinotageSyrah e Cabernet SauvignonMalbecTempranillo e bonarda
Safra201820182019Não informadoNão informado201420182017 ou 2018Não informado2020
Teor Alcoólico13%13%9,5%13,5%13,5 %13,5%14%13%13%12,2%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,8/53,7/53,6/54,1/53,6/53,6/53,5/53,4/53,4/53,3/5
Volume750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml750 ml
Link

Top 5 Melhores Vinhos Tintos Brasileiros

Embora o Brasil seja novo na produção de vinhos tintos, o país vem ganhando cada vez mais destaque com suas bebidas. As marcas de vinho brasileiro são de ótima qualidade! Que tal conhecer o nosso top 5 e escolher o melhor vinho tinto brasileiro para você? Confira abaixo!

5

AURORAVinho Tinto Reserva Tannat

A partir de R$ 53,41

OrigemRS, Brasil
TipoSeco
CorpoMédio a robusto
UvaTannat
SafraNão informado
Teor alcoólico12,5%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,4/5
Volume750 ml
4

GUASPARIVinho Tinto Vale da Pedra

A partir de R$ 209,90

OrigemSP, Brasil
TipoSeco
CorpoMédio
UvaSyrah
SafraNão informado
Teor alcoólico14%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)4/5
Volume750 ml
3

CAMPESTREVinho Tinto Pérgola Seleção Suave

A partir de R$ 21,60

OrigemRS, Brasil
TipoSuave
CorpoLeve
UvaNão informado
SafraNão informado
Teor alcoólico10,2%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,5/5
Volume1 L
2
OrigemRS, Brasil
TipoSeco
CorpoMédio
UvaTannat
Safra2017
Teor alcoólico13%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,8/5
Volume750 ml
1

MIOLOVinho Tinto Merlot Terroir

A partir de R$ 195,30

OrigemRS, Brasil
TipoSeco
CorpoMédio
UvaMerlot
SafraNão informado
Teor alcoólico14%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,9/5
Volume750 ml

Comparação dos Melhores Vinhos Tintos Brasileiros

Agora você já sabe que os melhores vinhos tintos brasileiros do mercado são:

  • MIOLO - Vinho Tinto Merlot Terroir
  • TORCELLO - Vinho Tinto Tannat
  • CAMPESTRE - Vinho Tinto Pérgola Seleção Suave

Confira abaixo mais detalhes sobre esses produtos e escolha já o seu!

>>> Deslize para ver mais >>>
Foto
1
MIOLO Vinho Tinto Merlot Terroir 1

MIOLO

2
TORCELLO Vinho Tinto Tannat 1

TORCELLO

3
CAMPESTRE Vinho Tinto Pérgola Seleção Suave 1

CAMPESTRE

4
GUASPARI Vinho Tinto Vale da Pedra 1

GUASPARI

5
AURORA Vinho Tinto Reserva Tannat 1

AURORA

Nome

Vinho Tinto Merlot Terroir

Vinho Tinto Tannat

Vinho Tinto Pérgola Seleção Suave

Vinho Tinto Vale da Pedra

Vinho Tinto Reserva Tannat

Destaque

O Melhor Vinho Tinto Brasileiro

Para Quem Gosta de uma Bebida Mais Amarga

Vinho Tinto Suave Bom para Quem Está Começando

Elaborado com Uvas Selecionadas

Vinho Tinto Premiado

Preço a partir deR$ 195,30R$ 116,10R$ 21,60R$ 209,90R$ 53,41
OrigemRS, BrasilRS, BrasilRS, BrasilSP, BrasilRS, Brasil
TipoSecoSecoSuaveSecoSeco
CorpoMédioMédioLeveMédioMédio a robusto
UvaMerlotTannatNão informadoSyrahTannat
SafraNão informado2017Não informadoNão informadoNão informado
Teor alcoólico14%13%10,2%14%12,5%
Nota no Vivino (Atualização 05/22)3,9/53,8/53,5/54/53,4/5
Volume750 ml750 ml1 L750 ml750 ml
Link

Perguntas Frequentes sobre Vinhos Tintos

Perguntas Frequentes sobre Vinhos Tintos

A escolha do melhor vinho tinto pode gerar muitas dúvidas. Por isso, selecionamos 4 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para a sommelier Andreia Debon. Confira a seguir.

Como Conservar Vinho Tinto Depois de Aberto?

Os vinhos tintos, depois de abertos, duram, em média de 3 a 4 dias na geladeira, com a rolha bem fixada. Depois disso ele perde qualidade porque entra em contato com o oxigênio, ocorrendo, assim, um processo oxidativo, em que a bebida começa a perder as suas melhores características.

Por Que Vinho Tinto dá Dor de Cabeça às Vezes? Existe Alguma Recomendação para Evitar que Isso Ocorra?

Na elaboração da grande maioria dos vinhos é utilizado um conservante chamado o sulfito. Quando utilizado em excesso pela vinícola pode dar dor de cabeça. Em algumas pessoas a dor de cabeça é motivada porque não são capazes de metabolizar as histaminas oriundas do processo de fermentação do vinho, causando, assim, uma reação alérgica.

Qual a Temperatura Ideal para Tomar Vinho Tinto?

A temperatura ideal para servir um tinto depende do estilo do vinho. Bebidas de corpo leve e médio entre 14 e 16 graus. Vinhos tintos mais encorpados entre 17 a 18 graus.

Qual Vinho Combina com Pizza?

Pizza e vinho são acompanhamentos incríveis, não é mesmo? Mas, dependendo da pizza, é preciso escolher o vinho que melhor harmoniza. Recheios leves, vinho leves, recheios mais pesados, vinhos de corpo médio e estruturados.


Se o recheio for gorduroso opte por um vinho branco ou rosé com um toque a mais de acidez. Por exemplo, uma pizza de queijos é bastante gordurosa, então nada melhor que um vinho como uma acidez mais elevada para “limpar” a boca. Confira algumas dicas de harmonização:


  • Pizzas com embutidos: precisam de vinhos de sabor tão intenso quanto o seu. A sugestão é um Cabernet Sauvignon.
  • Pizza de 4 queijos: Chardonnay com acidez boa para poder enfrentar a gordura dos queijos.
  • Pizza Margherita: conhecida e apreciada no mundo inteiro, essa pizza bem aromática devido ao manjericão harmoniza com um Sauvignon Blanc, também um vinho aromático. Opte por uma versão desse vinho com um pouco mais de acidez para harmonizar com a gordura do queijo.

Conheça Nossas Indicações de Espumantes, Vinhos Brancos e Adegas!

A produção de vinhos é bem extensa e não se limita somente ao vinho tinto. Confira outras indicações da mybest com os melhores espumantes e vinhos brancos do mercado. Aproveite e veja uma seleção das melhores adegas para conservar os seus vinhos corretamente. Clique nos links e saiba mais!

Confira os Vinhos Tintos Mais Vendidos na Amazon

Veja abaixo os vinhos tintos mais vendidos na Amazon! Clique no link e confira!

Conclusão

Viu só como o universo dos vinhos tintos pode ser fascinante? Lembre-se que se você está começando a se aventurar na degustação de vinhos, optar por um vinho tinto suave pode ser a melhor opção para você. Porém, se você já é amante da bebida, pode apostar em um vinho seco sem medo!


Sempre que tiver alguma dúvida na hora de escolher o vinho tinto ideal para aquela festa, jantar ou para aproveitar um tempo só seu, é só voltar aqui, conferir as nossas dicas e escolher entre as melhores opções do mercado. Boa degustação!

Redação: Camila Ogawa / Revisão: Ana Clara Barros / Última Atualização: Rafael Swoboda

Você pode gostar também

Mais lidos

  • Top 15 Melhores Whiskys para Comprar em 2022 (Chivas, Old Parr e mais)
    Top 15 Melhores Whiskys para Comprar em 2022 (Chivas, Old Parr e mais)
    O whisky é uma bebida muito apreciada e vista como sinônimo de requinte, elegância e bom gosto. Seja você um amante de bebidas destiladas ou alguém que está conhecendo nesse meio, é muito importante saber escolher um bom whisky, se atentando aos detalhes que farão da sua escolha a melhor possívelMarcas como Johnnie Walker, Jack Daniels, Ballantines e Chivas são bons exemplos de diversidade e qualidade dessa bebida. Para te ajudar na decisão, criamos um guia completo de como escolher a melhor opção para você. Além disso, preparamos um ranking com o top 15 melhores whiskys do mercado. Confira!
    Bebidas Alcoólicas
  • Top 15 Melhores Gins em 2022 (Seagers, Bulldog, nacional e mais)
    Top 15 Melhores Gins em 2022 (Seagers, Bulldog, nacional e mais)
    O gin é uma bebida destilada cheia de infusões de especiarias botânicas, feita para ser apreciada em coquetéis, como o gin tônica, muito popular em festas e confraternizações! O gin foi inventado há séculos, mas voltou a ficar popular na última década. Mas, com tantas opções no mercado, como escolher o melhor gin?Nesse artigo, explicamos como você pode escolher entre os melhores gins do mundo. Exploramos os sabores para criar um top 15 melhores gins para serem usados em coquetéis ou puros. Tem marcas como Beefeater e Tanqueray, mas venha conosco e descubra novos sabores. No fim, explicamos como fazer o clássico gin tônica para você experimentar!
    Bebidas Alcoólicas
  • Top 15 Melhores Cervejas em 2022 (do Brasil e do Mundo)
    Top 15 Melhores Cervejas em 2022 (do Brasil e do Mundo)
    Gelada, breja, litrão, independente do apelido, a cerveja é paixão nacional. Graças a um mercado cada vez mais eclético, há opções para todos os gostos e bolsos. Porém, com tantos estilos, a escolha da melhor cerveja pode ser desafiadora. Para ajudá-lo nisso, separamos dicas essenciais!Além disso, organizamos rankings com as 15 melhores cervejas, separadas por tipo. Há produtos feitos no Brasil, como Tupiniquim e Bodebrown, e importados, como Guinness e Paulaner. Ao final, abordamos as cervejas especiais e artesanais e ainda, a temperatura ideal da cerveja. Leia sem moderação!
    Bebidas Alcoólicas
  • Top 10 Melhores Cervejas Puro Malte em 2022 (Heineken, Bohemia e mais)
    Top 10 Melhores Cervejas Puro Malte em 2022 (Heineken, Bohemia e mais)
    A cerveja puro malte, fabricada sem o uso de cereais não maltados, tem se tornado cada vez mais popular no mercado. Por possui um sabor mais intenso e complexo, ela é ideal para aqueles que buscam uma cerveja diferente. Marcas como Bohemia, Heineken e Eisenbahn apresentam opções de qualidade.Entretanto, com a grande diversidade de estilos, feitos para todos os gostos e bolsos, nem sempre é fácil escolher a melhor, não é mesmo? Por isso, selecionamos nesse artigo um ranking com as 10 melhores cervejas puro malte e quais fatores você deve considerar na hora de comprar. Continue lendo!
    Bebidas Alcoólicas
  • Top 10 Melhores Cervejas Brasileiras em 2022 (Eisenbahn e mais)
    Top 10 Melhores Cervejas Brasileiras em 2022 (Eisenbahn e mais)
    Cervejas brasileiras estão ganhando cada vez mais destaque! Além das marcas tradicionais que são largamente conhecidas nos churrascos do Oiapoque ao Chuí, cervejarias artesanais estão inovando cada vez mais. Elas produzem bebidas de estilos diversos e abrem as portas para possibilidades deliciosas.No entanto, tanta variedade de bebidas pode deixar você confuso! Por isso, fizemos um top 10 melhores cervejas brasileiras de marcas como Cacildis, Bierbaum e Bohemia. Você também terá como ajuda um guia sobre como escolher completíssimo. Um brinde! 
    Bebidas Alcoólicas
  • Top 10 Melhores Whiskys Single Malt em 2022 (Glenfiddich, Macallan e mais)
    Top 10 Melhores Whiskys Single Malt em 2022 (Glenfiddich, Macallan e mais)
    Com sabor mais complexo e marcante, o whisky single malt é uma bebida que agrada até os paladares mais exigentes. Mas, você sabia que é possível encontrar uma boa opção por um preço mais acessível? Diferente do que muitos pensam, há whiskys single malt baratos e de boa qualidade no mercado.Singleton, Macallan e Glenfiddich estão entre as marcas mais desejadas, mas a mybest vai te ajudar a encontrar várias outras opções. Para isso, reunimos todas as informações sobre a bebida e elaboramos um top 10 melhores whiskys single malt. Você encontrará garrafas com várias idades e preços. Confira!
    Bebidas Alcoólicas
  • Top 10 Melhores Tablets Android em 2022 (Samsung, Multilaser e mais)
    Top 10 Melhores Tablets Android em 2022 (Samsung, Multilaser e mais)
    Com um tablet Android diversos recursos e aplicativos estão ao seu alcance! Com ele, você ficará mais confortável para ler, assistir vídeos, jogar e até mesmo trabalhar. E os tablets da Samsung, Multilaser e Philco oferecem diversas opções diferenciadas, inclusive modelos infantis.E é muito importante você sempre verificar se o produto oferece uma tela com o tamanho confortável e se possui as versões mais recentes do Android. Nesse artigo explicamos tudo o que você deve saber para escolher o modelo ideal e ainda listamos os 10 melhores tablets Android do momento. Confira!
    Tablets
  • Top 10 Melhores Teclados Mecânicos em 2022 (Razer, Logitech e mais)
    Top 10 Melhores Teclados Mecânicos em 2022 (Razer, Logitech e mais)
    Ainda que o público gamer seja o principal usuário, no mercado há boas opções de teclados mecânicos para trabalho. Isso porque, o sistema de acionamento individualizado das teclas permite a customização com switches mais leves, pesados, silenciosos e com retorno sonoro, trazendo muita versatilidade.Marcas como Razer, Logitech, Hyper X e Redragon estão entre as de maior prestígio no mercado, mas não são as únicas. Com tantas opções, escolher o ideal pode ser difícil, por isso, preparamos um guia completo. Além disso, preparamos um ranking com os 10 melhores teclados mecânicos. Confira!
    Periféricos
  • Top 15 Melhores Batons em 2022 (Eudora, MAC, Ruby Rose, Avon e mais)
    Top 15 Melhores Batons em 2022 (Eudora, MAC, Ruby Rose, Avon e mais)
    O batom é um item que não pode faltar na necessaire. Mesmo que você não esteja maquiada, o batom tem o poder de dar um ar mais saudável e elegante ao seu rosto. Seja um batom matte, cremoso ou glossy, em formato de lápis, bala, líquido ou até em pó, é natural ficarmos em dúvida na hora da escolha.Por isso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber para escolher o batom ideal, além de um ranking com os 15 melhores batons do mercado, com marcas como Eudora, MAC, Ruby Rose, Maybelline, Avon, Latika e outros. Confira e escolha um batom lindo para chamar de seu!
    Maquiagem
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria