• Top 10 Melhores Vinhos Tinto para Comprar em 2020 (Brasileiros e Internacionais) 1
  • Top 10 Melhores Vinhos Tinto para Comprar em 2020 (Brasileiros e Internacionais) 2
  • Top 10 Melhores Vinhos Tinto para Comprar em 2020 (Brasileiros e Internacionais) 3
  • Top 10 Melhores Vinhos Tinto para Comprar em 2020 (Brasileiros e Internacionais) 4
  • Top 10 Melhores Vinhos Tinto para Comprar em 2020 (Brasileiros e Internacionais) 5

Top 10 Melhores Vinhos Tinto para Comprar em 2020 (Brasileiros e Internacionais)

Com muitos e muitos séculos de história, o vinho tinto é uma bebida apreciada ao redor do mundo pela sua alta complexidade de sabores e aromas. Mas não precisa se sentir intimidado com as inúmeras características que essa bebida pode ter, criamos esse artigo para te ajudar!


No Brasil, marcas como Miolo, Pérgola e Sutter Home estão entre as mais vendidas. Logo abaixo, você poderá descobrir todos os segredos para escolher o vinho tinto perfeito para você. Além disso, você também poderá conferir quais são os 10 melhores vinhos internacionais e brasileiros. Continue lendo!

Parceiros mybest neste artigo

Érika Líbero
Léo e Denise
  • Última atualização: 06/01/2020
  • 20.091 visualizações
Sumário

Como o Vinho Tinto é Feito?

Como o Vinho Tinto é Feito?

Ao pensar sobre a produção do vinho tinto, uma das imagens que vem à cabeça é o famoso pisoteamento das uvas, não é mesmo? O esmagamento é realmente uma parte do processo de produção de vinhos, embora ele seja feito com maquinário específico, o que é bem mais eficaz do que com os pés.


Após a colheita e seleção das uvas, a fruta é separada do cacho e as hastes são eliminadas. As uvas, são então esmagadas e prensadas. Durante esse processo a fermentação da bebida vai acontecendo e, no caso do vinho tinto, a casca não é removida, é ela que dá a cor vermelha à bebida.


Quando o processo de fermentação é finalizado, a bebida passa pela clarificação, onde impurezas e partes sólidas são removidas. A bebida é então armazenada em barricas, garrafas ou tanques em inox para o amadurecimento, que pode levar desde meses até décadas. 


Aposto que deu vontade de tomar uma taça! Então, confira nossas dicas e compre o vinho perfeito!

Como Escolher o Melhor Vinho Tinto

Como já citamos na introdução deste artigo, os vinhos tinto são bebidas complexas que possuem várias peculiaridades. Conhecer mais sobre elas irá te ajudar a escolher o vinho certo para você. Vamos te explicar tudinho sobre o vinho tinto logo abaixo. Vem ver!

Prefere Vinhos Mais ou Menos Doces? Escolha o Tipo de Acordo com o Teor de Açúcar

O açúcar é um ingrediente presente na composição do vinho tinto, porém ele pode ser adicionado à bebida ou ainda ser residual. Os vinhos tintos podem ser definidos de acordo com a quantidade de açúcar presente na bebida. Descubra o que os termos suave e seco significam!

Suave: Mais Doce e Fácil de Beber, Ótimo para Quem Está Começando

O vinho tinto suave é geralmente a primeira escolha de pessoas que estão começando a beber vinho e aprender sobre os seus diferentes sabores. Esse tipo de bebida possui uma concentração de açúcar maior, geralmente acima de 20 gramas do ingrediente por litro da bebida.


Além disso, a bebida também é uma excelente escolha para pessoas que preferem tomar uma bebida mais doce. Normalmente, as bebidas dentro dessa classificação são menos encorpadas e possuem baixa acidez. Por isso, se você está começando e não sabe o que escolher, opte pelo vinho tinto suave.

Seco: Mais Complexo e Feito de Uvas Finas, Ideal para Ser Degustado

Ao contrário do vinho suave, o vinho tinto seco possui uma concentração de açúcar bem mais baixa, normalmente abaixo de 5 gramas de açúcar por litro. Esse tipo de vinho é feito utilizando frutas mais nobres e de maior qualidade, já que o açúcar presente na bebida é proveniente exclusivamente da uva.


O vinho seco é a escolha das pessoas que já estão acostumadas em beber vinho e preferem apreciar o sabor da bebida sem a "distração" do açúcar. Para completar, o vinho tinto seco possui uma acidez mais alta e, também, é mais seco, o que proporciona a pertinência do sabor na boca após a degustação.

Conheça Sobre o Corpo do Vinho Tinto Antes de Fazer a sua Escolha

Podendo ser leve, médio ou encorpado, o corpo do vinho classifica a estrutura da bebida levando em consideração a cor, sabor e aroma do vinho tinto. Essas características em conjunto são peças-chave na hora de degustar a bebida de forma prazerosa. Decubra!

Corpo Leve: Delicado e Fresco, Ideal para Quem Quer uma Bebida Fácil de Beber

Corpo Leve: Delicado e Fresco, Ideal para Quem Quer uma Bebida Fácil de Beber

Se você está planejando uma festa ou reunião regada a vinho, o vinho tinto de corpo leve é, sem dúvidas, uma excelente opção. Por ser uma bebida mais jovem e fresca, seu consumo é mais fácil tanto para quem está acostumado com vinhos, quanto para quem está começando.


O seu sabor é delicado e menos ácido, e ele costuma ser um vinho tinto com um teor alcoólico mais baixo, fazendo dele uma escolha ideal para eventos em que o consumo é maior. Para fechar, ele é bem democrático e combina muito bem tanto com pratos mais elaborados, como com saladas e aperitivos.

Corpo Médio: Vinho Versátil, com Sabor Mais Complexo e Fácil de Harmonizar

Corpo Médio: Vinho Versátil, com Sabor Mais Complexo e Fácil de Harmonizar

Já se a sua intenção é fazer um jantar elaborado, com opções de pratos que combinem com o seu vinho tinto, a bebida de corpo médio é a escolha certa! O vinho tinto de corpo médio possui uma complexidade maior em seu sabor e aroma, por isso ele vai muito bem quando consumido com comidas.


Por ser uma bebida mais versátil, ele também é uma excelente escolha para reuniões sociais. Porém, por ser uma bebida com uma complexidade maior, é importante atentar-se à temperatura ideal na hora de servir e, também, na quantidade de consumo, já que o teor alcoólico é mais alto.

Encorpado: Vinho Denso, Ideal para Ser Degustado Minuciosamente

Encorpado: Vinho Denso, Ideal para Ser Degustado Minuciosamente

O vinho tinto encorpado, por sua vez, é uma bebida mais densa e de coloração bem forte. Essas bebidas possuem uma secura e acidez mais alta, podendo ser desconfortáveis para quem está começando a se aventurar no mundo dos vinhos e ainda não tem familiaridade com os sabores.


Por ser uma bebida mais "pesada", o teor de álcool é bem mais elevado, por isso, não costuma ser a bebida escolhida para grandes consumos. O vinho tinto encorpado oferece uma experiência completa, tanto no paladar quanto no olfato e é uma ótima escolha para acompanhar carnes vermelhas e queijos.

Conheça os Principais Tipos de Uva

Ao fazer uma breve pesquisa sobre vinhos tintos, você irá perceber que os nomes das uvas utilizadas na produção de bebida possuem bastante destaque na embalagem do produto. Mas o que elas querem dizer? Logo abaixo iremos te contar as características das uvas mais utilizadas!

Cabernet Sauvignon: Democrática e Popular

Cabernet Sauvignon: Democrática e Popular

Com origem na França, a uva Cabernet Sauvignon é uma das frutas mais famosas na produção de vinhos tintos. Sua popularidade deve-se ao fato dela conseguir se adaptar muito bem a diferentes regiões do globo, basta o clima do lugar ser temperado e quente.


Normalmente, essa espécie de uva demora de médio a longo prazo até produzir uvas perfeitas para a fabricação do vinho tinto. Por isso, essa variação de tempo faz com que o vinho tinto produzido com essa fruta possua características distintas de acordo com o local de cultivo.

Merlot: Vinhos Mais Escuros e Mais Doces

Merlot: Vinhos Mais Escuros e Mais Doces

As uvas da espécie Merlot são cultivadas ao redor do mundo, porém sua origem é em territórios franceses. Uma das características da Merlot está em sua coloração azulada, o que proporciona ao vinho produzido com essa espécie de uva uma cor mais intensa e marcante.


Os vinhos produzidos com a uva Merlot costumam durar por bastante tempo, porém são bebidas que podem ser consumidas ainda jovens quanto envelhecidas. Normalmente, essa uva possui traços mais doces e suaves, mas essas características podem variar de acordo com o local de cultivo.

Syrah: Uma das Uvas Mais Antigas do Mundo

Syrah: Uma das Uvas Mais Antigas do Mundo

Também conhecida como Shiraz, a uva Syrah é considerada uma das espécies de uva mais antigas do mundo. Sua origem é incerta, mas estima-se que ela tenha começado a ser produzida na Itália. Porém, foi em territórios franceses que a fruta se tonou uma das espécies mais conhecidas.


Atualmente, diversos países fazem o cultivo das uvas Syrah. A maior característica dessa uva está no corante natural presente na casca da fruta, tornando o vinho feito com elas extremamente escuro. Além disso, os vinhos são super harmoniosos e podem durar por décadas!

Conheça Outros Tipos de Uvas Utilizadas no Vinho Tinto

Conheça Outros Tipos de Uvas Utilizadas no Vinho Tinto

São muitas as espécies de uvas que podem ser utilizadas na fabricação do vinho tinto, cada uva possui origem e características distintas, que podem variar de acordo com o local de origem. A uva Pinotage é o símbolo da África do Sul e produz vinhos exóticos e encorpados.


A uva Tempranillo teve origem na Espanha e produz bebidas complexas e elegantes. A uva Bonarda, por sua vez, tem origem na França, mas tornou-se popular na argentina, seus vinhos são ácidos e frutados. Já a uva Zinfandel é popularmente produzida na Califónia, EUA, e produz vinhos leves.


A Cabernet Franc é uma uva tradicional na França e seus vinhos são densos. A uva Grenache é versátil e nasceu na Espanha. A Carignan é uma uva popular na França, Itália e Espanha, seus vinhos são robustos e encorpados. Para fechar, a uva Tannat veio da França e produz vinhos extremamente aromáticos.

Descubra Mais Sobre os Países Produtores de Vinho Tinto

Países como França, Itália e Espanha são nomes conhecidos quando o assunto é vinho tinto. Mas você sabia que existem alguns outros lugares em que a produção da bebida é tão boa quanto? O clima, solo e tradição do país diz muito sobre o produto final. Descubra mais!

Itália, Espanha, França e Estados Unidos: Os Maiores Produtores do Mundo

Itália, Espanha, França e Estados Unidos: Os Maiores Produtores do Mundo

Quando somadas, a produção de vinho da Itália, Espanha, França e Estados Unidos, tomam conta de metade da produção de vinho do mundo. Os vinhos tintos italianos são considerados um dos melhores do mundo devido às suas condições geográficas e climatológicas, produzindo bebidas únicas e excelentes.


Além de longa tradição na produção de vinhos, a Espanha conta com a maior área de vinhedos do mundo e produz uma imensa gama de vinhos. A França é um dos grandes nomes quando o assunto é vinho, e sua tradição torna dela o país referência na produção da bebida.


Para fechar, os vinhos americanos, com destaque para os produzidos na Califórnia, começaram a ser produzidos no século 18. As características do local é ideal para o cultivo de mais de 100 tipos de uvas e a região de Napa Valley produz vinhos de qualidade superior.

Produtores de Vinho do Novo Mundo: Argentina, Austrália e África do Sul

Produtores de Vinho do Novo Mundo: Argentina, Austrália e África do Sul

São considerados países do Novo Mundo aqueles que não possuem uma longa tradição histórica na produção de vinhos e ainda são vistos como jovens no mercado mundial. Embora ainda considerado jovem, os vinhos argentinos já são conhecidos ao redor do mundo e é o maior produtor na América Latina.


Por ser um país de longa extensão e clima variado, o território australiano oferece condições ideias para as mais diversas produções de vinho, suas bebidas são consideradas contemporâneas. Já a África do Sul, vem ganhando destaque pela produção de bebidas com sabores únicos e ótimo custo-benefício.

Brasil: Vinhos de Ótima Qualidade e Produção Nacional

As últimas décadas foram ótimas para o mercado de vinhos no Brasil. O país começou a ganhar mais destaque ao produzir bebidas de altíssima qualidade e muitos vinhos foram premiados nacional e internacionalmente. Tal notoriedade fez as bebidas nacionais ganharem uma parcela na produção mundial.


Embora ainda seja jovem na produção de vinhos, as bebidas brasileiras estão em constante ascensão e o consumo das bebidas no mercado nacional destaca-se pelo seu excelente custo-benefício. A grande maioria das vinícolas brasileiras estão localizadas no Vale do Vinhedos, na região Sul do país.

Indicações de Quem Degustou e Aprovou

Antes de irmos para os rankings dos melhores vinhos tintos internacionais e nacionais, veja as indicações dos parceiros da mybest. Eles são profissionais, especialistas e blogueiros que indicam rótulos degustados e aprovados por eles. Vale a pena conferir!

Aprovado
Aprovado

Top 7 Melhores Vinhos Tinto Internacionais

Os vinhos internacionais são famosos pela sua longa tradição e qualidade. Felizmente, muitas marcas de fora estão disponíveis no Brasi. Para te ajudar a fazer a escolha certa, listamos abaixo os melhores produtos no mercado!

7
TipoSeco
CorpoMédio
UvaMerlot e Pinotage
OrigemÁfrica do Sul
Safra2016
Teor alcoólico14%
6
TipoSeco
CorpoMédio
UvaSyrah e Cabernet Sauvignon
OrigemAustrália
Safra2015
Teor alcoólico13%
5
TipoSeco
CorpoMédio
UvaTempranillo e bonarda
OrigemArgentina
Safra-
Teor alcoólico12,2%
4
TipoSeco
CorpoEncorpado
UvaZinfandel
OrigemEUA
Safra2015
Teor alcoólico13,5%
3
TipoSeco
CorpoEncorpado
UvaCabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot
OrigemFrança
Safra2012
Teor alcoólico13%
2
TipoSeco
CorpoEncorpado
UvaGrenache, Carignan, Cabernet Sauvignon e Syrah
OrigemEspanha
Safra-
Teor alcoólico13,5%
1
TipoSeco
CorpoEncorpado
UvaCabernet Sauvignon, Merlot e Syrah
OrigemItália
Safra2016
Teor alcoólico13,5%

Tabela de Comparação dos Melhores Vinhos Tinto Internacionais

Foto
1
ANTINORI Vinho Tinto Il Bruciato 1

ANTINORI

2
GRATAVINUM Vinho Tinto 2πr Priorat 1

GRATAVINUM

3
CALVET Vinho Tinto Calvet Grande Réserve 1

CALVET

4
SUTTER HOME Vinho Tinto Zinfandel 1

SUTTER HOME

5
AMADEO MARAÑON Vinto Tinto Malevo 1

AMADEO MARAÑON

6
HARDY'S Vinho Tinto Stamp of Australia 1

HARDY'S

7
KUMALA Vinho Tinto Merlot Pinotage 1

KUMALA

Nome

Vinho Tinto Il Bruciato

Vinho Tinto 2πr Priorat

Vinho Tinto Calvet Grande Réserve

Vinho Tinto Zinfandel

Vinto Tinto Malevo

Vinho Tinto Stamp of Australia

Vinho Tinto Merlot Pinotage

DestaqueBebida de Excelência e Valo...Experiência Completa: Antes...Uma Bebida Intensa, Complex...Ótima Escolha para o Dia a DiaÓtimo Valor e QualidadeBebida Versátil, Ótima para...Ótimo Custo-Benefício
PreçoR$ 254,90R$ 319,99R$ 109,00R$ 69,90R$ 26,99R$ 69,99R$ 54,00
TipoSecoSecoSecoSecoSecoSecoSeco
CorpoEncorpadoEncorpadoEncorpadoEncorpadoMédioMédioMédio
UvaCabernet Sauvignon, Merlot e SyrahGrenache, Carignan, Cabernet Sauvignon e SyrahCabernet Sauvignon, Cabernet Franc e MerlotZinfandelTempranillo e bonardaSyrah e Cabernet SauvignonMerlot e Pinotage
OrigemItáliaEspanhaFrançaEUAArgentinaAustráliaÁfrica do Sul
Safra2016-20122015-20152016
Teor alcoólico13,5%13,5%13%13,5%12,2%13%14%
Link

Top 3 Melhores Vinhos Tinto Brasileiros

Embora o Brasil seja novo na produção de vinhos tintos, o país vem ganhando cada vez mais destaque com suas bebidas. Os vinhos brasileiros são de ótima qualidade! Que tal conhecer o top 3 melhores vinhos tinto brasileiro no mercado e fazer a sua escolha? Confira abaixo!

3
TipoSuave
CorpoLeve
Uva-
OrigemRS, Brasil
Safra-
Teor alcoólico10,2%
2
TipoSeco
CorpoMédio
UvaTannat
OrigemRS, Brasil
Safra2017
Teor alcoólico13%
1
TipoSeco
CorpoMédio
UvaMerlot
OrigemRS, Brasil
Safra2015
Teor alcoólico14%

Tabela de Comparação dos Melhores Vinhos Tinto Nacionais

Foto
1
MIOLO Vinho Tinto Merlot Terroir 1

MIOLO

2
TORCELLO Vinho Tinto Tannat 1

TORCELLO

3
CAMPESTRE Vinho Tinto Pérgola Seleção Suave 1

CAMPESTRE

Nome

Vinho Tinto Merlot Terroir

Vinho Tinto Tannat

Vinho Tinto Pérgola Seleção Suave

DestaqueProduzido com a Seleção das...Para Quem Gosta de uma Bebi...Para Quem Está Começando
PreçoR$ 129,00R$ 69,00
TipoSecoSecoSuave
CorpoMédioMédioLeve
UvaMerlotTannat-
OrigemRS, BrasilRS, BrasilRS, Brasil
Safra20152017-
Teor alcoólico14%13%10,2%
Link

Conheça Também Nossas Indicações de Espumantes e Vinhos Brancos!

A produção de vinhos é bem extensa e não se limita somente ao vinho tinto. Qure tal conferir os nossos artigos abaixo e descobrir quais são as melhores opções de espumantes e vinhos brancos no mercado? Clique e confira!

Veja as Melhores Adegas para Conservar seu Vinho!

Se você quer conservar o seu vinho da melhor maneira é essencial adquirir uma adega. Selecionamos os melhores modelos do mercado e ainda contamos tudo sobre como escolher o seu. Clique no link abaixo para ver.

Conclusão

Viu só como o universo dos vinhos tintos pode ser fascinante? Lembre-se que se você está começando a se aventurar na degustação de vinhos, optar por um vinho tinto suave pode ser a melhor opção para você. Porém, se você já é amante da bebida, pode apostar em um vinho seco sem medo!


Sempre que tiver alguma dúvida na hora de escolher o vinho tinto ideal para aquela festa, jantar ou para aproveitar um tempo só seu, é só voltar aqui, conferir as nossas dicas e escolher entre as melhores opções do mercado. Boa degustação!

por Camila Ogawa

Você pode gostar também

Mais lidos

  • Top 15 Melhores Gins em 2020 (Seagers, Bulldog, nacional e mais)
    Top 15 Melhores Gins em 2020 (Seagers, Bulldog, nacional e mais)
    O gim é uma bebida destilada cheia de infusões de especiarias botânicas, feita para ser apreciada em coquetéis, como o gim tônica, que oferece um momento de múltiplos sabores, aromas e prazeres! O gim foi inventado há séculos, mas voltou a ficar popular na última década. Contudo, diante de tantas opções no mercado, como escolher o melhor gim?Nesse artigo, explicamos como você pode escolher entre os melhores gins do mundo. Exploramos os sabores para criar uma lista com os melhores 15 gins para serem usados em coquetéis ou puros. Tem marcas como Beefeater e Tanqueray, mas venha conosco descobrir novos sabores. No fim, explicamos como fazer o clássico gim tônica para você experimentar!
    Comidas e Bebidas
    190.763 visualizações
  • Top 10 Melhores Azeites de Oliva para Comprar em 2020 (Gallo, Andorinha e Cocinero)
    Top 10 Melhores Azeites de Oliva para Comprar em 2020 (Gallo, Andorinha e Cocinero)
    De tradição mediterrânea, o azeite de oliva é um óleo feito a partir da azeitona. É um alimento saudável que traz inúmeros benefícios e não pode faltar em nenhuma dieta! Existem vários tipos de azeite no mercado, optar por um extravirgem é o primeiro passo, mas não o único.Marcas europeias como Gallo e Andorinha, disputam o mercado com produtoras latinas, como Cocinero e Deleyda. Nesse artigo, iremos te contar como escolher o azeite de oliva ideal, mostrar quais são os 10 melhores no mercado e, ainda, apresentar os principais benefícios. Confira!
    Comidas e Bebidas
    97.845 visualizações
  • Top 10 Melhores Whiskys para Comprar em 2020 (Chivas, Old Parr e mais)
    Top 10 Melhores Whiskys para Comprar em 2020 (Chivas, Old Parr e mais)
    O whisky é uma bebida muito apreciada e vista como sinônimo de requinte, elegância e bom gosto. Seja você um amante de bebidas destiladas ou alguém que está conhecendo este meio, é muito importante saber escolher um bom whisky, se atentando aos detalhes que farão da sua escolha a melhor possível.Marcas como Johnnie Walker, Jack Daniels, Ballantines e Chivas são ótimos exemplos de diversidade e qualidade desta bebida. Para isso criamos um guia completo de como escolher o melhor whisky para você. Além de um Top 10 com os melhores whisky para comprar em 2020. Confira e escolha a sua!
    Comidas e Bebidas
    10.675 visualizações
  • Top 15 Melhores Cervejas em 2020 (do Brasil e Importadas)
    Top 15 Melhores Cervejas em 2020 (do Brasil e Importadas)
    Gelada, bera, breja. Independente do apelido, cerveja é paixão nacional. Graças a um mercado cada vez mais eclético, há opções para todos os gostos e bolsos. Porém, com tantas denominações e estilos, a escolha da melhor cerveja pode ser uma tarefa desafiadora. Para ajudá-lo nisso, criamos este passo-a-passo com os principais pontos que você precisa saber.Na segunda parte do artigo organizamos rankings com as 15 melhores cervejas, separadas por tipo. Há produtos feitos no Brasil, como Tupiniquim e Bodebrown, e importados, como Guinness e Paulaner. Ao final, explicamos termos como cervejas especiais e artesanais, e ainda damos dicas sobre a temperatura ideal para tomar cada estilo de cerveja. Leia sem moderação!
    Comidas e Bebidas
    45.354 visualizações
  • Top 10 Melhores Conhaques para Comprar em 2020 (Dreher, Domecq e mais)
    Top 10 Melhores Conhaques para Comprar em 2020 (Dreher, Domecq e mais)
    O conhaque é uma bebida muito apreciada em vários lugares do mundo. No Brasil, conhaques nacionais e importados podem ser facilmente encontrados para venda. Só que como não é uma bebida muito consumida pelos brasileiros, pode ser difícil decidir entre marcas como Dreher, Domecq, Fundador e Hennessy, por exemplo.Pensando nisso, nesse artigo nós vamos te contar tudo o que você deve saber antes de escolher um bom conhaque. E para facilitar ainda mais a sua decisão, nós ainda elaboramos dois rankings com os 10 melhores conhaques do mercado, divididos entre conhaques com preço mais acessível e opções de conhaques finos. Ao final, confira também nossas dicas de degustação!
    Comidas e Bebidas
    28.084 visualizações
  • Top 10 Melhores Águas de Coco para Comprar em 2020 (Sococo, Ducoco e mais)
    Top 10 Melhores Águas de Coco para Comprar em 2020 (Sococo, Ducoco e mais)
    Deliciosa e rica em nutrientes, a água de coco é uma bebida perfeita para unir sabor, saúde e frescor. Ela está muito presente na vida dos brasileiros, principalmente nas praias, onde a água direto do coco faz muito sucesso. Porém, com a correria, nem sempre é possível consumi-la in natura.Para facilitar, marcas como Kero Coco, Ducoco e Coco Pure retiram a água da fruta e a embala em caixas, latinhas ou a transforma em pó. Inclusive, algumas versões possuem sabores e ingredientes extras! Confira abaixo como escolhê-las e em seguida veja nosso ranking com as 10 melhores águas de coco do mercado.
    Comidas e Bebidas
    35 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria