Está precisando trocar os pneus do seu carro? Então, provavelmente já sabe que marcas como Michelin, Goodyear e Pirelli oferecem pneus excelentes. Mas a variedade de preços, modelos e índices que existem acabam deixando qualquer um confuso. Não se preocupe! Estamos aqui para te ajudar!
Aqui você vai aprender de forma bem fácil o que importa na hora de procurar por um pneu novo: como ler o código, quando trocar os pneus, como saber qual marca comprar e tudo mais que você sempre quis saber! Para facilitar ainda mais, montamos um ranking com os 10 melhores pneus do mercado. Aproveite!
Banda de rodagem é a parte do pneu que entra em contato com o chão. A borracha da banda não é contínua, ela possui sulcos. Com o uso, a borracha vai desgastando e os sulcos vão ficando cada vez mais rasos. Quanto mais gasto o pneu, maior a chance de derrapar ou furar.
Você deve se guiar pelos TWI. Eles são indicadores em forma de cubo ou barra dentro dos sulcos, que normalmente têm 1,6 mm de altura. Uma seta na lateral do pneu aponta onde estão os indicadores. Quando a borracha chegar nessa altura, já passou da hora de trocar os pneus!
Você já deve ter notado que todos os pneus possuem um código com letras e números na lateral. Esse código indica as medidas do pneu, a velocidade e a carga suportadas por ele. E é mais fácil de ler do que você imagina!
A foto acima mostra exatamente o que cada número quer dizer. Eles são essenciais para você saber como escolher o seus pneus. Vamos falar mais detalhadamente sobre a importância desses dados a seguir. Fique de olho!
Existem diversas marcas, que possuem muitos modelos, que são fabricados em vários tamanhos. Há milhares de pneus a venda! É fácil ficar confuso, né? Mas fique tranquilo que, pensando nesse problema, nós montamos uma explicação curta e simples para você nunca mais ficar na dúvida. Confira!
Como pode 2 pneus do mesmo tamanho custarem 100 reais um e 300 reais o outro? Isso acontece porque boas marcas usam a melhor tecnologia, os melhores materiais e mais borracha! Isso mesmo! Pneus muito baratos têm menos borracha, duram menos e são menos seguros, principalmente em pistas molhadas ou estradas.
Ou seja, se você comprar um pneu remold ou sem marca, o barato pode sair caro. Confira abaixo quais são as melhores marcas do mercado!
Confira nossas outras dicas e escolha o pneu certo para você e de uma marca de qualidade.
O primeiro número escrito na lateral do pneu é a largura do pneu em milímetros. Esse número varia de 175 a 195 nos pneus normais, de uso em carros de passeio. Pneus mais finos consomem menos combustível. Em compensação, quanto maior a largura, maior a estabilidade.
O segundo é uma porcentagem de altura do perfil, ou secção. Esse número costuma ir de 55 a 70 nos carros de passeio. Você só precisa saber que quanto menor esse número, melhor a aderência nas curvas, mas quanto maior, mais conforto para dirigir.
O tamanho mais comum dos aros das rodas de carros de passeio vai de 13 a 15 polegadas de diâmetro. Isso vem escrito na lateral do pneu também como R13, R14 e R15. Para encaixar corretamente nas rodas do carro, os pneus novos devem ter a mesma altura, largura e diâmetro dos pneus usados. Pneus com mesmo diâmetro podem ter larguras e alturas diferentes.
Algumas pessoas trocam as rodas originais por rodas maiores, porém os fabricantes não recomendam essa alteração. Isso porque todos os sistemas, como o ABS e o velocímetro, utilizam a medida original dos pneus como referência. Então tome cuidado!
O índice de carga corresponde ao peso máximo suportado pelo pneu. Consulte o índice dos pneus originais e sempre troque por pneus com índice igual ou maior. Um carro popular pesa aproximadamente 1.000 kg. No índice 84 cada pneu suporta até 500 kg. Ou seja, 4 pneus índice 84 suportam 2000 kg.
Um carro com 5 pessoas, tanque e o porta-malas cheio pode pesar muito! Então prefira comprar pneus com índice de carga igual ou maior que 84 e nunca coloque mais peso do que o máximo indicado pelo manual. E não esqueça de manter sempre os 4 pneus calibrados com a pressão indicada nele.
O índice de velocidade consiste em uma letra que corresponde à velocidade máxima em que um pneu pode rodar com segurança. Ela fica logo após o índice de carga. Consulte o índice dos pneus originais e sempre troque por pneus com índice igual ou maior.
A maioria dos carros de passeio sai da fábrica com pneus com pelo menos o índice S, que suporta até 180 km/h. O índice T suporta 190 km/h e o H suporta 210 km/h. Dificilmente você vai atingir essas velocidades com seu carro de passeio, mas tem um índice alto traz mais segurança.
Os índices são assinalados pelas letras AA, A, B ou C e vêm em inglês. Para consultá-los, procure pelas palavras Treadwear, Traction e Temperature em letras pretas pequenas na lateral do produto. Todos os pneus do nosso ranking têm índices de tração e temperatura A ou AA.
O índice de Tração corresponde à aderência do pneu à pista. Um índice AA indica uma aderência melhor do que o índice C. O índice de Temperatura refere-se à resistência do pneu ao aquecimento e a sua capacidade de dissipar o calor. Os pneus AA são mais seguros e resistentes dos que os C.
Letras e números pequenos na lateral dos pneus indicam treadware, tração e temperatura. O número de treadwear indica a durabilidade do modelo de pneu. Quanto maior o número, maior a resistência ao desgaste. O valor de referência é 100. Então um pneu com treadwear 200 dura 2 vezes mais.
Fique atento! Pneus das melhores marcas duram mais por serem feitos com materiais melhores. Um pneu muito barato vai durar bem menos. Para não ter prejuízo, invista num pneu de qualidade, como os top 10 que indicamos no ranking que você vai conferir neste artigo.
Desde 2018 os pneus só podem ser comercializados com a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). Essa regra foi estabelecida pelo Inmetro e a Associação Nacional da Indústria dos Pneumáticos (ANIP) explica como ela funciona em seu site.
É difícil encontrar essas informações online, mas elas são úteis se você conseguir. A etiqueta indica o consumo de combustível, que depende da resistência ao rolamento, a aderência em pista molhada e o nível de ruído. O melhor é o índice A, o pior é o G e o limite máximo de ruído são 75 dB.
Agora ficou bem mais fácil escolher o melhor pneu para o seu carro, não é mesmo? E para facilitar ainda mais, montamos um ranking com os 10 melhores pneus do mercado. Os top 10 modelos aqui são todos aro 15 para que você possa comparar bem os preços, mas podem ser encontrados em outros tamanhos também.
175/65 R15 84T
R$ 281,29
Largura/Altura | 175/65 |
---|---|
Disponível nos tamanhos | R13, R14 e R15 |
Carga | 84 |
Velocidade | T |
Treadwear | - |
Consumo | F |
Aderência na chuva | E |
Ruído | 69 dB |
195/60 R15 88H
R$ 299,90
Largura/Altura | 195/60 |
---|---|
Disponível nos tamanhos | R13, R14, R15 e R16 |
Carga | 88 |
Velocidade | H |
Treadwear | - |
Consumo | - |
Aderência na chuva | - |
Ruído | - |
195/55 R15 85V
R$ 349,99
Largura/Altura | 195/55 |
---|---|
Disponível nos tamanhos | R15, R16 e R17 |
Carga | 85 |
Velocidade | V |
Treadwear | 280 |
Consumo | F |
Aderência na chuva | E |
Ruído | 71 dB |
185/60 R15 84T
R$ 460,00
Largura/Altura | 185/60 |
---|---|
Disponível nos tamanhos | R13, R14, R15 e R16 |
Carga | 84 |
Velocidade | T |
Treadwear | 680 |
Consumo | - |
Aderência na chuva | - |
Ruído | - |
175/65 R15 84T
R$ 339,00
Largura/Altura | 175/65 |
---|---|
Disponível nos tamanhos | R13, R14, R15 e R16 |
Carga | 84 |
Velocidade | T |
Treadwear | 400 |
Consumo | E |
Aderência na chuva | E |
Ruído | 71 dB |
195/60 R15 88H
R$ 433,00
Largura/Altura | 195/60 |
---|---|
Disponível nos tamanhos | R13, R14, R15 e R16 |
Carga | 88 |
Velocidade | V |
Treadwear | 420 |
Consumo | E |
Aderência na chuva | C |
Ruído | 70 dB |
185/60 R15 88H
R$ 344,00
Largura/Altura | 185/60 |
---|---|
Disponível nos tamanhos | R13, R14, R15 e R16 |
Carga | 88 |
Velocidade | H |
Treadwear | 420 |
Consumo | C |
Aderência na chuva | C |
Ruído | 73 dB |
185/65 R15 88H
R$ 319,00
Largura/Altura | 185/65 |
---|---|
Disponível nos tamanhos | R13, R14, R15 e R16 |
Carga | 88 |
Velocidade | H |
Treadwear | 480 |
Consumo | C |
Aderência na chuva | C |
Ruído | 72 dB |
195/65 R15 91H
R$ 409,90
Largura/Altura | 195/65 |
---|---|
Disponível nos tamanhos | R14, R15 e R16 |
Carga | 91 |
Velocidade | H |
Treadwear | 380 |
Consumo | B |
Aderência na chuva | C |
Ruído | 70 dB |
185/60 R15 88H
R$ 409,90
Largura/Altura | 185/60 |
---|---|
Disponível nos tamanhos | R15, R16, R17 e R18 |
Carga | 88 |
Velocidade | H |
Treadwear | - |
Consumo | B |
Aderência na chuva | A |
Ruído | 69 dB |
Foto | 1 ![]() MICHELIN | 2 ![]() BRIDGESTONE | 3 ![]() CONTINENTAL | 4 ![]() PIRELLI | 5 ![]() MICHELIN | 6 ![]() GOODYEAR | 7 ![]() HANKOOK | 8 ![]() GENERAL TIRE | 9 ![]() FIRESTONE | 10 ![]() DUNLOP |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Nome | Primacy 4 | Ecopia EP150 | ContiPowerContact | Cinturato P1 | Energy XM2 | Assurance | Kinergy St H735 | Altimax UHP | F 600 | SP Touring R1 |
Destaque | Segurança em Primeiro Lugar | Ideal para Quem Enche o Carro e Pega Estrada | Confortável e Silencioso | Qualidade Pirelli | O Pneu que Não Fura Fácil | Pneu da Goodyear para o Dia a Dia | O Pneu para Quem Deseja Economizar | Precinho em Conta | A Marca Patrocinadora da Fórmula Indy | Melhor Custo-Benefício |
Preço | R$ 409,90 | R$ 409,90 | R$ 319,00 | R$ 344,00 | R$ 433,00 | R$ 339,00 | R$ 460,00 | R$ 349,99 | R$ 299,90 | R$ 281,29 |
Largura/Altura | 185/60 | 195/65 | 185/65 | 185/60 | 195/60 | 175/65 | 185/60 | 195/55 | 195/60 | 175/65 |
Disponível nos tamanhos | R15, R16, R17 e R18 | R14, R15 e R16 | R13, R14, R15 e R16 | R13, R14, R15 e R16 | R13, R14, R15 e R16 | R13, R14, R15 e R16 | R13, R14, R15 e R16 | R15, R16 e R17 | R13, R14, R15 e R16 | R13, R14 e R15 |
Carga | 88 | 91 | 88 | 88 | 88 | 84 | 84 | 85 | 88 | 84 |
Velocidade | H | H | H | H | V | T | T | V | H | T |
Treadwear | - | 380 | 480 | 420 | 420 | 400 | 680 | 280 | - | - |
Consumo | B | B | C | C | E | E | - | F | - | F |
Aderência na chuva | A | C | C | C | C | E | - | E | - | E |
Ruído | 69 dB | 70 dB | 72 dB | 73 dB | 70 dB | 71 dB | - | 71 dB | - | 69 dB |
Link |
Os pneus de alta performance costumam ser bem largos para que mantenham o atrito em altas velocidades. Porém, isso faz com que a vida útil desses pneus seja menor. Além disso, um pneu muito largo corre maior risco de aquaplanagem.
Portanto, não vale a pena modificar seu carro de passeio para comportar pneus de alta performance. Somente para carros esportivos, com motor potente. E para correr menor risco de aquaplanar, tenha pneus com sulcos profundos e sempre ande em velocidades baixas na chuva!
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Agora ficou bem fácil saber como escolher seus pneus. Preste atenção no tamanho do aro, na largura, na porcentagem do perfil, nos índices de carga e velocidade e no treadwear. E se puder, confira o selo do inmetro para garantir a escolha do melhor pneu para as suas necessidades.
Para montar nosso ranking, levamos em conta todas essas características e selecionamos os melhores modelos das melhores marcas. Nele você encontra os 10 melhores pneus do mercado por excelentes preços em sites confiáveis. Compre o seu, compartilhe nosso artigo e bom passeio!
por Bruna Trigueiros
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