mybest
Livros Literários

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Livros e Filmes
  3. Livros
  4. Top 13 Melhores Livros de Terror Clássicos em 2024 (Lovecraft, Poe e mais)
  • Top 13 Melhores Livros de Terror Clássicos em 2024 (Lovecraft, Poe e mais) 1
  • Top 13 Melhores Livros de Terror Clássicos em 2024 (Lovecraft, Poe e mais) 2
  • Top 13 Melhores Livros de Terror Clássicos em 2024 (Lovecraft, Poe e mais) 3
  • Top 13 Melhores Livros de Terror Clássicos em 2024 (Lovecraft, Poe e mais) 4
  • Top 13 Melhores Livros de Terror Clássicos em 2024 (Lovecraft, Poe e mais) 5

Top 13 Melhores Livros de Terror Clássicos em 2024 (Lovecraft, Poe e mais)

Todo fã de filmes de terror já ouviu falar de Drácula, Norman Bates e da Maldição da Residência Hill. Sabe o que eles têm em comum? Além de filmes e séries, todos são clássicos livros de terror. Autores como Edgar Allan Poe e H.P. Lovecraft são referências até hoje em filmes, séries e outras obras.


Então, se você gosta de horror e terror, vale muito a pena mergulhar no mundo dos livros clássicos! Por isso, fizemos um passo a passo de como escolher um livro do gênero e montamos uma lista com os 13 melhores livros de terror clássicos. Siga adiante se deseja passar as próximas noites sem dormir!

Atualizado em 14/07/2023
Guilherme Nunes
Revisão
Revisor
Guilherme Nunes

Trabalho há quase 2 anos na mybest produzindo, revisando e atualizando artigos de conteúdos diversos. Sou apaixonado por muitos temas e na mybest consigo ampliar meus conhecimentos ao ir atrás de informações de qualidade para o leitor. Gosto da ideia de que nossos leitores são capazes de fazer as melhores escolhas! Na mybest, já contribui com mais de 260 artigos e isso me fez aprender muito sobre diferentes tipos de produtos. Como sou formado em Letras, tenho também um olhar ainda mais atento a assuntos que envolvem cultura, como livros, filmes, séries e jogos.

Perfil de Guilherme Nunes
Continue lendo

Índice

O que é um Livro de Terror Clássico?

O que é um Livro de Terror Clássico?
Os livros de terror fazem sucesso em todo o mundo desde o século 18. Até Machado de Assis escreveu contos nesse gênero! O terror funciona bem em todas as línguas porque aborda os medos mais profundos dos seres humanos, como o medo do sobrenatural, da dor e da loucura, comuns a todas as culturas.

Um livro de terror se consagra como um clássico quando sobrevive ao teste do tempo e define um estilo. Bram Stocker, por exemplo, não inventou os vampiros, mas definiu as regras do gênero com o livro Drácula. Há muitos bons títulos no mercado, com edições belíssimas sendo lançadas a todo ano!


Neste artigo, apresentamos somente obras escritas e publicadas antes de 1980, mas se você também tem interesse em livros de terror mais atuais, acesse:

Como Escolher o Melhor Livro de Terror Clássico

Na hora de escolher o melhor livro de terror clássico para você, verifique se é um terror psicológico, sobrenatural ou cósmico e consulte as opiniões de outros leitores. Também pesquise se aquele filme de terror que você gostou tanto foi baseado em um livro. Abaixo, saiba outras dicas importantes!

1

Decida entre os Gêneros Romance, Conto ou Novela

Decida entre os Gêneros Romance, Conto ou Novela

Primeiramente, decida se você qual gênero literário você quer ler. É possível encontrar histórias de terror na forma de romance, contos ou mesmos novelas. Os romances são narrativas mais longas, com vários acontecimentos, e costumam ter mais aprofundamento, explorando bem personagens e situações.


Já os contos são narrativas curtas, isto é, breves e concisas. Costumam ser menos complexas, mas quando se tratam de horror, assustam igualmente! As novelas também são narrativas breves, consideradas situadas entre o romance e o conto. No mercado, há várias edições que compilam contos e novelas.

2

Considere o Subgênero do Livro de Terror Clássico

Apesar de existirem inúmeros subgêneros, podemos subdividir o terror clássico em 4 grandes gêneros que englobam os outros: terror sobrenatural, terror gótico, psicológico e terror cósmico. Continue lendo para saber quais são as diferenças e semelhanças entre eles!

Terror Sobrenatural e/ou Gótico: Gêneros que Inauguraram o Terror Clássico

Terror Sobrenatural e/ou Gótico: Gêneros que Inauguraram o Terror Clássico

O terror como gênero literário começou com as clássicas histórias de fantasmas. O próprio Oscar Wilde já escreveu um romance assim. Além de fantasmas, o sobrenatural clássico fala de poltergeists, vampiros e outros seres aterrorizantes que nunca existiram no mundo real. Ou será que existiram?


Assim como no terror gótico, as histórias são normalmente ambientadas em castelos ou mansões e não costumam conter muita violência. A atmosfera é sinistra e as personagens se sentem presas, sem saída. Também há muitas histórias de confronto com o diabo e os dilemas morais que vem desse encontro.


Alguns títulos misturam esses dois subgêneros e, às vezes, a distinção entre eles nem sempre fica clara. A principal diferença é que nos livros de terror gótico, o sobrenatural pode ou não existir. A narrativa da obra pode ser insinuosa, ou mesmo com ficção científica, como é o caso de Frankenstein.

Terror Psicológico: Culpa, Perseguição ou o Medo da Loucura

Terror Psicológico: Culpa, Perseguição ou o Medo da Loucura

Apesar de ser um gênero muito em alta atualmente, o terror psicológico teve início muito tempo atrás. As histórias tratavam principalmente do medo da loucura e da culpa por ter cometido algum ato horrível. O questionamento moral é sempre muito presente no terror psicológico


Também vemos histórias de assassinos em série, frequentemente loucos, e questionamento da própria sanidade em eventos que poderiam ser sobrenaturais. Edgar Allan Poe foi o mestre do terror psicológico que inspirou vários outros escritores. Veja mais sobre Poe e outros grandes nomes no nosso top 13!

Terror Cósmico: Histórias Assombrosas com Forças Cósmicas e Superiores do Universo

Terror Cósmico: Histórias Assombrosas com Forças Cósmicas e Superiores do Universo

H. P. Lovecraft não criou o horror cósmico, porém tornou-se seu autor mais famoso. Em Nas Montanhas da Loucura e O Chamado de Cthulhu, seus livros de terror mais famosos, você encontra elementos que definiram o gênero. Nessas histórias, Deus não existe e o ser humano é insignificante para o universo


Somos meramente poeira cósmica à mercê do caos aterrorizante. E a loucura muitas vezes acomete quem se confronta com essa verdade. No gênero, encontramos uma mistura de terror psicológico e sobrenatural: a psique é bem explorada, mas há espaço para criaturas mitológicas e deuses esquecidos!

3

Fã de Terror? Prefira Edições Ilustradas

Fã de Terror? Prefira Edições Ilustradas

Para adentrar na narrativa ainda mais, atualmente é possível encontrar livros de terror ilustrados. Edições ilustradas ajudam a imaginar o universo criado pelo autor e suas criaturas, além de empolgarem bastante. Em muitos casos, as ilustrações acompanham um projeto gráfico belíssimo.


É o caso, por exemplo, dos livros da editora DarkSide Books. Especializada em títulos de terror, muitas edições têm a contribuição de ilustradores talentosos e/ou conhecidos, entregando ao leitor uma obra digna de coleção. Se você deseja um livro de terror ilustrado, fique atento a isso!


Aqui na mybest temos um artigo sobre os melhores livros DarkSide Books, com vários títulos do horror. Vale a pena conferir, acesse:

4

Procure Livros de Terror Clássicos que Inspiraram Filmes e Séries que Você Gostou

Procure Livros de Terror Clássicos que Inspiraram Filmes e Séries que Você Gostou

Alguns dos melhores filmes de terror vieram de clássicos da literatura. Drácula, Psicose, A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça e O Bebê de Rosemary são somente alguns deles. Séries também! A Maldição da Residência Hill é uma das melhores séries de terror da Netflix e foi baseada em um livro de 1959!


Então se você assistiu um filme de terror que gostou muito, veja se existe um livro! As obras originais são bem mais completas do que suas adaptações. Você com certeza ainda vai ter muitas surpresas, mesmo conhecendo a história, e provavelmente vai sentir ainda mais medo do que não pode ver!


Se você gosta de assistir a adaptação cinematográfica para depois comparar com a obra original, nos links a seguir você encontra os melhores filmes e séries de terror:

5

Confira Notas Avaliativas e Opiniões sobre a Obra na Rede Social Skoob

Confira Notas Avaliativas e Opiniões sobre a Obra na Rede Social Skoob

A internet está cheia de pessoas dando opiniões. Use isso a seu favor! Uma maneira de encontrar comentários avaliativos, notas e até resenhas completas é com a rede social para leitores Skoob. No portal, basta pesquisar o título do livro e escolher a edição!


Nem é preciso criar um perfil, se não quiser. Legal, não é? Lá os leitores se reúnem e dão notas para cada livro que leu. Então dê preferência por livros de terror clássicos que tenham ao menos 3,5 de 5 estrelas de média geral! Você também pode prestar atenção sobre o que falam sobre o conteúdo!

6

Verifique o Número de Páginas e Avalie o Custo-Benefício de Boxes

Verifique o Número de Páginas e Avalie o Custo-Benefício de Boxes

Na escolha do melhor livro de terror clássico, verifique também o número de páginas da obra. Em geral, há bons títulos do horror com 80 a 500 páginas. Naturalmente, essa quantidade dependerá se a obra é um romance, conto, novela ou um compilado deles.


Algumas edições também são vendidas em boxes, o que pode ser vantajoso no quesito custo-benefício. Nesse caso, o box pode conter 2 a 6 livros, totalizando mais de 1000 páginas. Se você não está acostumado a ler terror ou quer conhecer o gênero, aposte em livros menores, com até 300 páginas!

7

Saiba as Vantagens dos E-books, os Livros Digitais

Saiba as Vantagens dos E-books, os Livros Digitais

É claro que se você quiser montar uma estante com obras de terror, os livros físicos podem ser itens insubstituíveis. Por outro lado, livros digitais são práticos e versáteis. Você pode ler vários títulos com alguns cliques, usando smartphones, tablets e outros dispositivos como o Kindle, da Amazon.


Você pode fazer leituras até mesmo em transportes e voos, sem precisar carregar nada a mais. Outra vantagem interessante é que, em muitos casos, os e-books ficam ainda mais baratos que a versão física, sendo opções econômicas e que agregam custo-benefício!


Se você quer saber mais sobre os Kindle e conferir os melhores do mercado, acesse:

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 13 Melhores Livros de Terror Clássicos

Já sabe como escolher uma boa obra? Decidiu qual tipo de terror você quer ler primeiro: sobrenatural e/ou gótico, psicológico ou cósmico? Para te ajudar ainda mais na sua busca, agora você confere os 13 melhores livros de terror clássicos. São títulos de diferentes autores, estilos, edições e preços!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Gênero
Saga
Ano de Publicação
Adaptação
Skoob
Páginas
E-Book
1

Vários

Medo ImortalDARKSIDE BOOKS

Vários Medo Imortal 1

R$ 40,20

Lev. alto

Melhor Livro de Terror Clássico da Literatura Brasileira

Contos, novelas e poemas

2019

Não

4,3/5

464

2

Robert Bloch

PsicoseDARKSIDE BOOKS

Robert Bloch Psicose 1

R$ 39,90

Lev. alto

Norman Bates e uma Narrativa Envolvente

Romance

1959

Sim (filmes e séries)

4,5/5

256

3

Mary Shelley

FrankensteinLANDMARK

Mary Shelley Frankenstein 1

R$ 36,90

Médio

Edição Bilíngue e Comentada de Frankenstein

Romance

1818

Sim (filmes e série)

4,2/5

320

4

Bram Stoker

Box Grandes Obras de Bram StokerNOVA FRONTEIRA

Bram Stoker Box Grandes Obras de Bram Stoker 1

R$ 75,00

Alto

Drácula, 2 Novelas e Melhores Contos de Stoker

Romances e contos

2018

Sim (filmes e séries)

4,4/5

1104

5

Gaston Leroux

Box O Fantasma da ÓperaPANDORGA EDITORA

Gaston Leroux Box O Fantasma da Ópera 1

R$ 35,99

Médio

História Trágica com Terror Gótico e Romance

Romance

1909

Sim (filme)

4,1/5

400

6

Edgar Allan Poe

Medo Clássico Vol. 1DARKSIDE BOOKS

Edgar Allan Poe Medo Clássico Vol. 1 1

R$ 42,50

Lev. alto

Deixar de Ler Edgar Allan Poe? Nunca Mais!

Contos

2017

Sim (filmes)

4,4/5

384

7

Anne Rice

Entrevista com o VampiroROCCO

Anne Rice Entrevista com o Vampiro 1

R$ 35,90

Médio

Uma Nova Perspectiva do Vampiro

Romance

1976

Sim (filmes e série)

4,2/5

320

8

Joseph S. Le Fanu e John W. Polidori

Carmilla - A Vampira de Karnstein +: O Vampiro, de John William Polidori PANDORGA EDITORA

Joseph S. Le Fanu e John W. Polidori Carmilla - A Vampira de Karnstein +: O Vampiro, de John William Polidori  1

R$ 16,90

Lev. baixo

Muito antes de Dracula, Havia Carmilla e Outros

Conto

Não informado

Sim (filmes e séries)

3,6/5

176

9

Robert E. Howard

Rosto de Caveira, os Filhos da Noite e Outros ContosMARTIN CLARET

Robert E. Howard Rosto de Caveira, os Filhos da Noite e Outros Contos 1

R$ 20,89

Lev. baixo

O Horror Cósmico Vai além de Lovecraft

Contos

2013

Não

3,6/5

306

10

John D. MacDonald

Cabo do MedoDARKSIDE BOOKS

John D. MacDonald Cabo do Medo 1

R$ 37,40

Médio

Um Thriller Psicológico Intenso

Romance

2019

Sim (filmes)

3,5/5

224

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

VáriosMedo ImortalDARKSIDE BOOKS

Medo Imortal 1
Fonte: darksidebooks.com.br
A Partir de:
R$ 40,20
Lev. alto
A Partir de:
R$ 40,20
Lev. alto

Melhor Livro de Terror Clássico da Literatura Brasileira

Os imortais são os escritores nomeados para a Academia Brasileira de Letras. O jornalista Romeu Martins organizou o livro contando com estudos dos maiores pesquisadores do terror e chegou numa lista de imortais que inclui nomes como Machado de Assis, Álvares de Azevedo e Julia Lopes de Almeida.


São 13 autores, 32 textos que são contos e novelas, além de vários poemas de terror publicados entre 1850 e 1950. Como sempre, a edição da DarkSide Books é linda, com excelente projeto gráfico e acabamento. Este é um dos melhores livros de terror clássicos para fãs do gênero e amantes da literatura!


Quem comprou Medo Imortal o avaliou muito positivamente nos e-commerces. Muitos elogiam o conteúdo da obra por estar recheada de contos interessantes, sendo uma preciosidade da literatura nacional. Na rede social Skoob, as notas também são altíssimas. Clique nos links e aproveite!

GêneroContos, novelas e poemas
Saga
Ano de Publicação2019
AdaptaçãoNão
Skoob4,3/5
Páginas464
E-Book
Este ranking foi útil para você?
No.2

Robert BlochPsicoseDARKSIDE BOOKS

A Partir de:
R$ 39,90
Lev. alto

Norman Bates e uma Narrativa Envolvente

Publicado em 1959, esse livro foi livremente inspirado no serial killer americano Ed Gein, também retratado na série Mindhunter, da Netflix. Norman Bates é dono de um motel de beira de estrada, onde vivia isolado com a mãe, que já morreu. O livro surpreende mesmo quem conhece a história!


A história e o personagem fascinantes inspiraram diversas adaptações a mais recente foi a série Bates Motel, da emissora americana A&E. O livro em versão limitada de capa dura conta com um caderno especial com imagens do filme clássico, Psicose, de 1960, adaptado e dirigido por Alfred Hitchcock. 


Quem leu Psicose não deixa de comentar como a história prende do início ao fim, em suas 256 páginas. Caso compre a obra, saiba que corre o risco de não conseguir parar de ler! Ele é repleto de ação e tem uma leitura fácil, ainda que tensa. Sem duvidas, uma obra-primeira de terror clássico!

GêneroRomance
Saga
Ano de Publicação1959
AdaptaçãoSim (filmes e séries)
Skoob4,5/5
Páginas256
E-Book
No.3

Mary ShelleyFrankensteinLANDMARK

A Partir de:
R$ 36,90
Médio

Edição Bilíngue e Comentada de Frankenstein

É impossível apresentar os melhores livros de terror clássicos sem contemplar Frankenstein, de Mary Shelley, que fez sucesso e revolucionou todo um gênero de horror. Publicado pela primeira vez em 1818. Na época, um prefácio foi escrito por seu marido, incluído nesta edição da editora Landmark.


Importante mencionar também que Frankenstein é considerado o primeiro romance de ficção científica da história. Na narrativa, Victor Frankenstein é um estudante de ciência que deseja recriar um ser vivo, mas sua tentativa sai do controle e tem consequências assustadoras.


Esta edição de Frankenstein traz a primeira versão, no idioma original, e uma outra traduzida. Isto é, ela é bilíngue. Assim, é ideal para fãs lerem o texto na íntegra, como lançado na época. Além disso, a obra é comentada, com notas, curiosidades, interpretações, coisa que muitos elogiam!

GêneroRomance
Saga
Ano de Publicação1818
AdaptaçãoSim (filmes e série)
Skoob4,2/5
Páginas320
E-Book
No.4

Bram StokerBox Grandes Obras de Bram StokerNOVA FRONTEIRA

A Partir de:
R$ 75,00
Alto

Drácula, 2 Novelas e Melhores Contos de Stoker

Drácula é a obra-prima do terror gótico. Bram Stoker não inventou o mito dos vampiros, porém neste livro ele definiu todas as características que viriam a ser cânones do gênero. Mas além dele, o autor escreveu novelas e contos, surpreendentes e tão aterrorizantes quanto seu livro mais famoso.


Neste box, são 3 livros em capa dura, papel de ótima qualidade, e uma caixa charmosa para guardar as obras e enfeitar a estante. O box é um pouco mais caro, mas com ele você compra 1104 páginas da melhor literatura de terror de todos os tempos. É Bram Stoker que não acaba mais!


O box Grandes Obras de Bram Stoker também recebeu excelentes avaliações nos sites de vendas. A maioria recomenda comprá-lo! De acordo com quem leu, as ilustrações das capas são em alto relevo, muito bem feitas. Outros elogiam as histórias incríveis, o custo-benefício de comprar o box e mais.

GêneroRomances e contos
Saga
Ano de Publicação2018
AdaptaçãoSim (filmes e séries)
Skoob4,4/5
Páginas1104
E-Book
No.5

Gaston LerouxBox O Fantasma da ÓperaPANDORGA EDITORA

A Partir de:
R$ 35,99
Médio

História Trágica com Terror Gótico e Romance

Para muitos, O Fantasma da Ópera dispensa apresentações, não é mesmo? A obra se tornou ainda mais popular com a adaptação em filme, com Gerard Butler e Emmy Rossum. Em relação ao livro, ele foi publicado pela primeira vez em 1909, trazendo uma história de terror gótico e romance trágico.


A narrativa se em Paris e há boatos de que um fantasma está nas passagens escuras da cidade. Além disso, ele também estaria assombrando a imaginação de uma bela e talentosa cantora. Por isso, quando é cortejada por um outro jovem, o ser fantasmagórico sente ciúme e quer se vingar.


Com uma atmosfera bem construída e repleto de detalhes, O Fantasma da Ópera é um dos melhores clássicos do terror! A edição também recebe elogios por conter algumas ilustrações, que são muito bem feitas. Além da narrativa, há também páginas com extras sobre o autor e curiosidades. Vale a pena!

GêneroRomance
Saga
Ano de Publicação1909
AdaptaçãoSim (filme)
Skoob4,1/5
Páginas400
E-Book
No.6

Edgar Allan PoeMedo Clássico Vol. 1DARKSIDE BOOKS

A Partir de:
R$ 42,50
Lev. alto

Deixar de Ler Edgar Allan Poe? Nunca Mais!

Autor do romantismo sombrio e do gótico, Edgar Allan Poe morreu com apenas 40 anos de idade, em 1849. Contudo, foi tempo suficiente para ser reconhecido mundialmente como mestre do horror até 200 anos após seu nascimento. Você sabia?


A DarkSide Books reuniu o melhor de Edgar Allan Poe em 2 volumes lindos da coleção Medo Clássico. O Volume 1 está dividido em 5 temas com 3 contos cada, além do clássico O Corvo, que diz "Nunca Mais" em seus umbrais. É um livro que todo amante do terror psicológico deve ler!


Essa edição recebe inúmeras avaliações positivas, indicando qualidade. De acordo com leitores, os contos de Poe são incríveis em muitos aspectos, desde personagens bem construídos a histórias realmente envolventes. Outros elogiam toda a estética da edição DarkSide, assim como a tradução! Aproveite!

GêneroContos
Saga
Ano de Publicação2017
AdaptaçãoSim (filmes)
Skoob4,4/5
Páginas384
E-Book
No.7

Anne RiceEntrevista com o VampiroROCCO

A Partir de:
R$ 35,90
Médio

Uma Nova Perspectiva do Vampiro

A história de Entrevista com o Vampiro começa com um jovem repórter entrevistando Louis de Pointe du Lac e descobrindo detalhes da sua vida. Por exemplo, embora tenha nascido em 1766, o mesmo continua vivo  Afinal, ainda jovem ele foi transformado em vampiro por Lestat.


A obra publicada em 1976 foi a primeira de sucesso da escritora Anne Rice. Com o sucesso, além de ter sido adaptada para filmes e séries, também recebeu uma edição em quadrinhos. Embora Entrevista com o Vampiro não seja tão antigo, o título já pode ser considerado um clássico do terror vampiresco.


Sem dúvidas, Anne Rice foi capaz de transformar a figura do vampiro em algo a mais. Traduzido por Clarice Lispector, essa edição agradou leitore não só pelo excelente tratamento editorial, mas também pelo conteúdo textual. Alguns dos elogios são a história e personagens envolventes, que entretêm!

GêneroRomance
Saga
Ano de Publicação1976
AdaptaçãoSim (filmes e série)
Skoob4,2/5
Páginas320
E-Book
No.8

Joseph S. Le Fanu e John W. PolidoriCarmilla - A Vampira de Karnstein +: O Vampiro, de John William Polidori PANDORGA EDITORA

A Partir de:
R$ 16,90
Lev. baixo

Muito antes de Dracula, Havia Carmilla e Outros

Carmila - A Vampira de Karnstein é um conto de 1872 que narra a história de Laura, uma jovem que mora com o pai em um castelo isolado e presencia um acidente de carruagem. Laura e o pai abrigam a moça acidentada, Carmilla, que gradualmente vai criando uma atmosfera de sedução e horror no castelo


Carmilla, a Vampira de Karnstein é considerado o livro que inspirou Bram Stocker a escrever Dracula! Além deste riquíssimo conto, há outro nesta linda edição: O Vampiro, escrito por John William Polidori, que é considerado por muitos o primeiro vampiro masculino na literatura inglesa


Então, se você gosta de histórias de vampiro, ou até mesmo o conhecidíssimo Drácula, este pode ser um dos melhores livros de terror clássico para você! Além das ilustrações que enriquecem o conteúdo da obra, muitos elogiam todo o projeto gráfico e acabamento, assim como as narrativas!

GêneroConto
Saga
Ano de PublicaçãoNão informado
AdaptaçãoSim (filmes e séries)
Skoob3,6/5
Páginas176
E-Book
No.9

Robert E. HowardRosto de Caveira, os Filhos da Noite e Outros ContosMARTIN CLARET

A Partir de:
R$ 20,89
Lev. baixo

O Horror Cósmico Vai além de Lovecraft

Robert E Howard ficou mais conhecido por ter criado Conan, O Bárbaro, porém também foi um grande autor do terror. Amigo de H.P. Lovecraft, contribuiu para o universo de Cthulhu com diversos contos, entre eles Os Filhos da Noite. Esse famoso conto foi escrito no mais puro horror cósmico lovecraftiano.


Os demais textos são de terror sobrenatural com toques meio gráficos, mas não pesados como o gore atual. O livro é um pouco extenso, porém é subdivido em contos e capítulos, fácil de ser lido aos pouquinhos. Conheça Robert E Howard, um dos maiores autores de terror, ainda pouco lido no Brasil!


Os leitores que conhecem o autor e fizeram a leitura dos contos desta edição reconhecem elogiam como as histórias são envolventes, repletas de ação e aventura fantástica, além de mistério e suspense. Infelizmente, apesar do lindo tratamento editorial, alguns reclamam de erros de revisão e gramática.

GêneroContos
Saga
Ano de Publicação2013
AdaptaçãoNão
Skoob3,6/5
Páginas306
E-Book
No.10

John D. MacDonaldCabo do MedoDARKSIDE BOOKS

A Partir de:
R$ 37,40
Médio

Um Thriller Psicológico Intenso

O livro Cabo do Medo inspirou duas adaptações para o cinema, um filme de terror em 1962 e outro em 1991, dirigido por Scorsese. A DarkSide Books lançou uma edição em capa dura e tatuada como Max Cady, vivido por Robert de Niro no segundo filme. É uma história aterrorizante de medo real!


Max é um ex-soldado que é colocado na prisão pelo advogado Sam Bowden. Max nutre seu ódio por Sam durante anos e quando sai da cadeia começa sua vingança. Será que Sam vai continuar confiando na justiça ou vai ser obrigado a defender sua família com as próprias mãos? O que você faria no lugar dele?


Em geral, quem comprou Cabo do Medo, ficou surpreendido com essa história de crime, mistério e suspense, assim como a escrita do autor. Outros elogiam toda a qualidade editorial da DarkSide Books, o que é costumeiro. De fato, a obra chama atenção já na capa, revelando criatividade e cuidado gráfico!

GêneroRomance
Saga
Ano de Publicação2019
AdaptaçãoSim (filmes)
Skoob3,5/5
Páginas224
E-Book
No.11

Shirley JacksonA Assombração da Casa da ColinaALFAGUARA

A Partir de:
R$ 27,99
Médio

Stephen King e Neil Gaiman São Fãs!

A Assombração da Casa da Colina inspirou uma das melhores séries da atualidade, A Maldição da Residência Hill. Neste livro de terror psicológico de Shirley Jackson, somos apresentados a Eleanor, Theodora e Luke, que são convidados pelo dr. Montague a passar um tempo na Casa da Colina.


E a casa é conhecida por ser mal-assombrada! No início eles encaram as lendas como brincadeira, mas, aos poucos, o terror e a loucura vão tomando espaço. Inspirado na literatura gótica e sendo uma leitura um pouco mais sugestiva, A Assombração da Casa da Colina pode não ser o tipo de terror para todos.


O terror é sutil e quem leu admite que pior que a ideia de fantasmas são os problemas emocionais de todos. É isso que pesará em maior parte a atmosfera da narrativa. Apesar de ser uma leitura obrigatório para quem gosta de terror psicológico, ele é um pouco mais devagar. Clique nos links ao lado!

GêneroRomance
Saga
Ano de Publicação1959
AdaptaçãoSim (filme e série)
Skoob3,5/5
Páginas240
E-Book
No.12

Horace WalpoleO Castelo de OtrantoNOVO SÉCULO

A Partir de:
R$ 19,89
Lev. baixo

O Primeiro Livro do Terror Gótico

O Castelo de Otranto foi escrito em 1764 e se passa na Idade Média europeia. A história cheia de reviravoltas tem início no dia do casamento do príncipe Conrad, que morre em um evento inexplicável que pode ser o prenúncio de uma antiga profecia. A partir disso, a história se desenrola.


Esse livro inspirou praticamente todos os grandes autores do terror que vieram depois, como Ann Radcliffe, Bram Stocker, Sheridan Le Fanu, Edgar Allan Poe e até Stephen King! Mesmo com muitos elementos sobrenaturais, como quadros que se mexem e criaturas escondidas, não espere ficar com muito medo.


O Castelo de Otranto é ideal para quem já conhece a literatura gótica e quer conhecer os primórdios dela, pois este é considerado por especialistas o 1º livro de terror gótico. Em geral, quem comprou elogia todo o tratamento editorial, inclusive a tradução. Um clássico do terror que todos devem ler!

GêneroRomance
Saga
Ano de Publicação1764
AdaptaçãoSim (curta-animação)
Skoob3,5/5
Páginas192
E-Book
No.13

H.P. LovecraftO Chamado de Cthulhu e Outros ContosPRINCIPIS

A Partir de:
R$ 10,80
Baixo

Edição Acessível para Iniciantes no Horror Cósmico

Esta edição da Principis é composta por 8 dos mais famosos contos de H.P. Lovecraft. Entre eles, O Chamado de Chtulhu inaugura e define os chamados Mitos de Cthulhu. O terror de Lovecraft é lento e existencial, por isso não agrada muito os fãs de violência, sangue e assassinatos.


Não espere tanto desta edição. Apesar de ser mais acessível, ela não tem aquele acabamento especial que muitos colecionadores desejam. Em relação ao conteúdo, há bons elogios da atmosfera criada nos contos e a leitura fluida. Por outro lado, nem todos gostaram e tinham expectativas mais altas.


Alguns leitores criticam algumas histórias por serem racistas ou mesmo rasas, sem conclusão. Ainda assim, caso deseje conhecer um pouco mais sobre o estilo do pai do terror cósmico, esta edição de O Chamado de Cthulhu e Outros Contos pode ser uma excelente primeira leitura!

GêneroContos
Saga
Ano de Publicação2019
AdaptaçãoSim (filme)
Skoob3,6/5
Páginas240
E-Book

Conheça os Melhores Livros de Terror e Suspense

O terror e o suspense muitas vezes se misturam, causando tensão, não é mesmo? Então que tal conferir os melhores livros com esses elementos? Além disso, grandes escritores como Stephen King se inspiraram em alguns autores clássicos do terror. Clique nos links a seguir para conferir ótimos títulos!

Conclusão

Aqui você aprendeu como escolher o melhor livro de terror clássico. Viu classificações essenciais como o terror sobrenatural, gótico, psicológico e cósmico que influenciam no estilo e em toda a narrativa. Também descobriu outros aspectos para se atentar, como ilustrações, número de páginas e mais!


Se você ainda não souber qual título escolher, opte por algum dos 13 melhores livros de terror clássicos que encontrou aqui. Eles revolucionaram gerações e outros autores, sendo ótimas leituras! Gostou do conteúdo do artigo? Compartilhe com amigos e colegas que adoram o gênero terror!


Redação: Bruna Trigueiros / Revisão: Ana Clara Barros / Atualização: Guilherme Nunes

Top 5 Melhores Livros de Terror Clássicos

1º lugar: VáriosMedo ImortalDARKSIDE BOOKS

2º lugar: Robert BlochPsicoseDARKSIDE BOOKS

3º lugar: Mary ShelleyFrankensteinLANDMARK

4º lugar: Bram StokerBox Grandes Obras de Bram StokerNOVA FRONTEIRA

5º lugar: Gaston LerouxBox O Fantasma da ÓperaPANDORGA EDITORA

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Livros e Filmes
  3. Livros
  4. Top 13 Melhores Livros de Terror Clássicos em 2024 (Lovecraft, Poe e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.