• Top 10 Melhores Nobreak para Comprar em 2021 1
  • Top 10 Melhores Nobreak para Comprar em 2021 2
  • Top 10 Melhores Nobreak para Comprar em 2021 3
  • Top 10 Melhores Nobreak para Comprar em 2021 4
  • Top 10 Melhores Nobreak para Comprar em 2021 5

Top 10 Melhores Nobreak para Comprar em 2021

Nobreaks são muito importantes para manter seus aparelhos elétricos sempre protegidos contra variações de tensão e oscilações na voltagem. Também chamados de UPS (Fonte de Energia Ininterrupta), possuem baterias para continuar a alimentar outros aparelhos em caso de queda de energia.


Neste artigo, explicamos tudo o que precisa saber antes de comprar o seu, como as diferenças entre os tipos de fontes de alimentação, formas de ondas de saída e capacidade da bateria. Não só isso, como também preparamos um ranking com os 10 melhores nobreaks para do mercado. Vamos começar?

  • Última atualização: 07/02/2021
  • 9.068 visualizações
Sumário

Nobreak ou Estabilizador? Entenda as Diferenças!

Nobreak ou Estabilizador? Entenda as Diferenças!

É comum que as pessoas confundam estabilizadores e nobreaks ou até achem que são nomes diferentes para o mesmo aparelho. Uma das principais razões para isso é que o nobreak inclui a funcionalidade do estabilizador, que é estabilizar a tensão, protegendo os eletrônicos das oscilações de voltagem.


Porém, o nobreak vai além disso, com tecnologia que não apenas protege os aparelhos eletrônicos destas variações e quedas de luz, mas também servem como filtros. Com isso, uma energia "limpa" é repassada aos eletrônicos que estiverem conectados, contribuindo para que tenham vidas úteis mais longas.


Mas o grande diferencial do nobreak é possuir baterias internas que em caso de queda total de energia mantém os aparelhos ligados por alguns minutos. Por conta disso, nobreaks tendem a ser mais pesados e caros do que estabilizadores, o que é compensado pela maior proteção e segurança que oferecem.

Como Escolher o Melhor Nobreak

O nobreak é um item importante não só para a segurança dos seus eletrônicos, mas também para garantir que você não perca seu trabalho no caso de uma queda brusca de energia, sendo útil tanto em casa quanto no trabalho. Entenda agora as principais características dos nobreaks para fazer a compra certa!

Escolha o Método de Alimentação Conforme a Necessidade e Custo

Nobreaks são divididos em três categorias principais: standby (ou offline), online e de linha interativa. A tecnologia de cada uma faz com que tenham funcionamentos diferentes, o que também influencia em seus preços e em quanta energia consomem. Leia a seguir e descubra qual é a ideal para você!

Nobreak Standby ou Offline: para Quem Busca Mais Economia

O nobreak standby, também chamado de offline, é o mais barato dos três tipos. O principal motivo disso é possuir circuitos mais simples, o que também contribui para que o consumo de energia seja mais baixo. Em geral, é um modelo fácil de encontrar e suficiente para o uso caseiro.


Um porém é que sua bateria não funciona continuamente, sendo ativada só em caso de queda de energia. Durante essa alternância há um lapso de energia que pode ser um risco para aparelhos mais sensíveis. Por isso, considere o tipo de eletrônico que será conectado ao nobreak antes de fazer sua compra.

Nobreak Online: para Proteção Ininterrupta de Dados

Ao contrário do standby, o nobreak online mantém sua bateria sempre ativa para a filtragem de energia. Isso evita qualquer lapso de energia, sendo o principal propósito do nobreak (UPS). Assim, a energia enviada ao computador será sempre estável e limpa.


Não à toa, este é o tipo de nobreak mais caro e que também acaba consumindo mais energia. Seu uso é recomendado para empresas que precisam do máximo de proteção para que seus servidores estejam sempre operando ou para quem utiliza equipamentos mais sensíveis

Nobreak de Linha Interativa: Estabilidade em Casa e no Trabalho

Enquanto a forma que o standby lida com as quedas de energia compromete a durabilidade da bateria, o online a mantém em uso o tempo todo para fornecer uma voltagem sempre constante aos aparelhos. Já o nobreak de linha interativa funciona como um meio-termo entre as outras duas categorias


Por não eliminar a interrupção de energia como o online faz, não é tão indicado para data centers, por exemplo. Mas ainda leva vantagem sobre o standby por possuir um regulador automático de voltagem (AVR), muito eficiente em manter a voltagem constante mesmo com as oscilações vindas da rede elétrica.

Ondas Senoidais Garantem a Compatibilidade com a Rede Elétrica

Ondas Senoidais Garantem a Compatibilidade com a Rede Elétrica

Nobreaks podem utilizar dois formatos de onda na saída de energia: senoidal ou quadrada. A eletricidade que chega às nossas casas possui um padrão de onda senoidal e, por isso, a maioria dos aparelhos eletrônicos é compatível com este formato.


Nobreaks conseguem corrigir pequenas oscilações nas ondas, mas exceto por modelos online mais modernos, não podem transformar formatos de onda. Por isso, ainda que sejam mais baratos, modelos com onda quadrada trazem um risco aos aparelhos eletrônicos. Prefira ondas senoidais para maior segurança.


Há também a onda senoidal aproximada (PWM) que em caso de queda de energia deixa de ter o formato senoidal e se transforma em quadrada. É uma opção um pouco mais econômica que funciona bem para aparelhos simples, mas não é indicada para PCs mais potentes, impressoras a laser, portões, entre outros.

A Potência Deve Ser Suficiente para Suportar os Aparelhos Conectados

Para garantir que o nobreak suportará todos os dispositivos conectados, é importante checar a quantidade de aparelhos e o consumo de energia de cada um. A potência do nobreak, medida em Watts (W) ou volt-amperes (VA) deve ser sempre superior à soma do consumo de todos os eletrônicos utilizados.


Quanto maior a potência, maior será a autonomia da bateria e o tempo de funcionamento do nobreak em caso de queda de energia. Em geral, quanto maior a quantidade e o consumo dos aparelhos conectados, menor o tempo de autonomia da bateria. Dê atenção especial a este ponto para não errar na compra!

Escolha Tensões de Entrada e Saída Compatíveis com Seus aparelhos

A tensão de entrada é uma das primeiras características a serem conferidas antes da compra de qualquer aparelho eletrônico para garantir que seja compatível com a voltagem da rede elétrica. Nobreaks normalmente possuem entrada bivolt automática, mas em alguns casos podem ser somente 110 ou 220 V.


Já a tensão de saída é a que o nobreak repassa aos eletrônicos conectados. Para que não sofram qualquer dano, é essencial que a tensão de entrada dos aparelhos esteja dentro da faixa de tensão de saída do nobreak. Existem modelos bivolt e também em várias faixas, como de 91 a 143 V e de 174 a 272 V.

Escolha Nobreaks com Funções Extras para Ainda Mais Benefícios

A grande maioria dos nobreaks disponíveis no mercado possuem formas de passar informações úteis ao usuário. O indicador visual mais comum é o de luzes LED. Dependendo da cor mostrada, indica se há alguma anormalidade na rede elétrica ou quando a bateria está carregando, por exemplo.


Modelos mais modernos possuem displays com dados mais precisos, como tensões de entrada e saída, autonomia e carga da bateria, entre outros. Alertas sonoros estão presentes em quase todos modelos e informam, por exemplo, quando a bateria precisa ser trocada. Veja sempre o que cada nobreak oferece!

Top 10 Melhores Nobreaks

Agora que você conhece as principais características de um nobreak, bem como os diferentes tipos disponíveis no mercado e para qual situação são mais indicados, vamos apresentar a seleção dos 10 melhores nobreaks. Vale dizer que todos os produtos possuem alarme sonoro. Confira!

10
TipoStandby
Onda de saídaSenoidal aproximada (PWM)
Potência máxima325 VA
Tensão de entrada120 V
Tensão de saída120 V
Indicador visualNão
Tomadas4
9
TipoLinha interativa
Onda de saídaSenoidal aproximada (PWM)
Potência máxima720 VA
Tensão de entrada120 V
Tensão de saída120 V
Indicador visualLuzes LED
Tomadas4
8
TipoLinha interativa
Onda de saídaSenoidal aproximada (PWM)
Potência máxima1300 VA
Tensão de entrada120 V
Tensão de saída120 V
Indicador visualDisplay
Tomadas8
7
TipoLinha interativa
Onda de saídaSenoidal aproximada (PWM)
Potência máxima1500 VA
Tensão de entradaBivolt
Tensão de saída115 V
Indicador visualLuzes LED
Tomadas8
6
TipoOnline
Onda de saídaSenoidal
Potência máxima2000 VA
Tensão de entrada230 V
Tensão de saída230 V
Indicador visualDisplay
Tomadas4
5
TipoLinha interativa
Onda de saídaSenoidal
Potência máxima3200 VA
Tensão de entradaBivolt
Tensão de saídaBivolt
Indicador visualLuzes LED
Tomadas12
4
TipoOnline
Onda de saídaSenoidal
Potência máxima3000 VA
Tensão de entradaBivolt
Tensão de saída120 V
Indicador visualDisplay
Tomadas8
3
TipoOnline
Onda de saídaSenoidal
Potência máxima1000 VA
Tensão de entrada220 V
Tensão de saída220 V
Indicador visualDisplay
Tomadas4
2
TipoLinha interativa
Onda de saídaSenoidal aproximada (PWM)
Potência máxima600 VA
Tensão de entradaBivolt
Tensão de saída115 V
Indicador visualLuzes LED
Tomadas4
1
TipoLinha interativa
Onda de saídaSenoidal
Potência máxima700 VA
Tensão de entradaBivolt
Tensão de saída115 V
Indicador visualLuzes LED
Tomadas4

Tabela de Comparação dos Melhores Nobreaks

Foto
1
SMS Manager III Senoidal NG 700 VA 1

SMS

2
SMS Station II 1

SMS

3
SMS Mirage 1 kVA 1

SMS

4
NHS Nobreak Rack Premium Hot-Swap Senoidal 1

NHS

5
TS SHARA UPS Senoidal Universal 3200 VA 1

TS SHARA

6
APC Easy UPS On-Line SRV RM 1

APC

7
APC Back-UPS 1500 1

APC

8
CYBERPOWER Nobreak 1300 VA 1

CYBERPOWER

9
INTELBRAS XNB 720 VA 1

INTELBRAS

10
CYBERPOWER Nobreak Standby Series 1

CYBERPOWER

Nome

Manager III Senoidal NG 700 VA

Station II

Mirage 1 kVA

Nobreak Rack Premium Hot-Swap Senoidal

UPS Senoidal Universal 3200 VA

Easy UPS On-Line SRV RM

Back-UPS 1500

Nobreak 1300 VA

XNB 720 VA

Nobreak Standby Series

Destaque

Linha Senoidal Pura com Melhor Custo-Benefício

O Mais Popular para o Uso Comum

Opção Online Mais Acessível

Ideal para Servidores Online

Linha Interativa Mais Potente

Proteção Ininterrupta de Até 2000 VA

Para Conectar Mais Aparelhos Eletrônicos

Para Quem Quer Mais Informações

A Opção Mais Econômica do Ranking

Opção Standby para Uso Caseiro

PreçoR$ 999,00R$ 323,10R$ 2.799,00R$ 5.029,90R$ 1.820,61R$ 3.243,70R$ 774,43R$ 975,39R$ 289,00R$ 325,15
TipoLinha interativaLinha interativaOnlineOnlineLinha interativaOnlineLinha interativaLinha interativaLinha interativaStandby
Onda de saídaSenoidalSenoidal aproximada (PWM)SenoidalSenoidalSenoidalSenoidalSenoidal aproximada (PWM)Senoidal aproximada (PWM)Senoidal aproximada (PWM)Senoidal aproximada (PWM)
Potência máxima700 VA600 VA1000 VA3000 VA3200 VA2000 VA1500 VA1300 VA720 VA325 VA
Tensão de entradaBivoltBivolt220 VBivoltBivolt230 VBivolt120 V120 V120 V
Tensão de saída115 V115 V220 V120 VBivolt230 V115 V120 V120 V120 V
Indicador visualLuzes LEDLuzes LEDDisplayDisplayLuzes LEDDisplayLuzes LEDDisplayLuzes LEDNão
Tomadas44481248844
Link

Conclusão

Agora que você conhece melhor o funcionamento e os diferentes tipos de nobreak disponíveis no mercado, é só conferir com cuidado quais aparelhos eletrônicos ficarão conectados para que você possa escolher o modelo mais apropriado com segurança.


Pense em qual dos três tipos de nobreak atende melhor sua necessidade e orçamento, sem esquecer de conferir o formato das ondas e se a potência é suficiente para o que precisa. Agora é só escolher entre os itens do nosso ranking! O que está esperando para deixar seus aparelhos eletrônicos protegidos?

por Renato Pellizon

Você pode gostar também

Mais lidos

  • Top 10 Melhores Pilhas Recarregáveis em 2021 (AA e AAA)
    Top 10 Melhores Pilhas Recarregáveis em 2021 (AA e AAA)
    As pilhas recarregáveis são extremamente sustentáveis, econômicas e práticas. Com elas, você gasta muito menos para manter seus equipamentos preferidos funcionando. Mas como escolher a melhor pilha recarregável? Seja ela do tipo AA ou AAA, vamos explicar aqui todos os aspectos que você deve observar para fazer a escolha certa.Neste artigo, também ranqueamos as 10 melhores pilhas recarregáveis AA e AAA disponíveis no momento. Há modelos da Sony, Panasonic Eneloop, Elgin e também de outras marcas confiáveis. Se você estava em dúvidas a respeito de qual pilha recarregável escolher, acalme-se, vamos te conduzir até a melhor opção. Confira a seguir!
    Acessórios Eletrônicos
    65.917 visualizações
  • Top 10 Melhores Pilhas Comuns e Alcalinas em 2021 (AA e AAA)
    Top 10 Melhores Pilhas Comuns e Alcalinas em 2021 (AA e AAA)
    As pilhas têm grande utilidade no nosso dia a dia, estando presente em relógios de parede, lanternas, telefones sem fio, controle remoto e inúmeros outros aparelhos. As versões descartáveis (que não podem ser recarregadas) são muito fáceis de encontrar e estão sempre prontas para o uso.Marcas como Duracell, Rayovac, Elgin e Sony estão entre as mais populares fabricantes deste tipo de pilha. E se você está em dúvida sobre qual escolher, basta conferir as dicas a seguir, além de aproveitar as sugestões mostradas no ranking das 10 melhores pilhas do mercado que elaboramos!
    Acessórios Eletrônicos
    20.363 visualizações
  • Top 15 Melhores Cabos HDMI para Comprar em 2021
    Top 15 Melhores Cabos HDMI para Comprar em 2021
    Ter um bom cabo HDMI é indispensável para conectar a TV com outros aparelhos digitais. Ele transmite máxima qualidade em áudio e vídeo, mas existem variações nos conectores, velocidades de transferência e até mesmo tamanhos. Marcas como PIX, Elgin e Diamond oferecem modelos de cabos HDMI de 5 metros, 10 metros ou bem menores!Tanta variedade pode gerar dúvidas. Pensando nisso, explicamos neste artigo como escolher o melhor cabo HDMI. Também montamos um ranking com os 15 melhores modelos, disponíveis nas lojas online por ótimos preços. Assim, vai ser fácil encontrar um cabo HDMI para conectar o celular à TV ou para plugar seu videogame, Home Theater ou Streaming Box. Confira a seguir!
    Acessórios Eletrônicos
    31.339 visualizações
  • Top 10 Melhores Hub USB para Comprar em 2021 (USB-C e mais)
    Top 10 Melhores Hub USB para Comprar em 2021 (USB-C e mais)
    A cada dia os eletrônicos têm menos entradas USB. Enquanto isso, a necessidade de conexão entre os diversos aparelhos aumenta. A solução é o hub USB! Um aparato para conectar vários dispositivos ao mesmo tempo. Existe hub USB para conexões 3.0, 2.0, tipo A ou C. Por isso é importante escolher bem!Explicaremos tudo que você deve considerar ao escolher um bom hub USB: quantas portas, se tem fonte e outras coisas. Depois de ler nosso artigo, vai ficar fácil escolher entre um hub USB da TP Link, Multilaser ou Orico. E o ranking com os 10 melhores hub USB do momento vai ajudar ainda mais. Confira!
    Acessórios Eletrônicos
    17.240 visualizações
  • Top 10 Melhores Carregadores sem Fio (Wireless) em 2021 (Samsung, Xiaomi e mais)
    Top 10 Melhores Carregadores sem Fio (Wireless) em 2021 (Samsung, Xiaomi e mais)
    O celular é um grande parceiro para muitas coisas, mas é bem comum chegar em casa e ter que dar uma carregadinha na bateria. Ficar procurando uma tomada para ligar com aquele cabo esticado pode não ser tão estiloso quando você gostaria. Para isso, temos os carregadores wireless! Claro, ele ainda precisa ser ligado na energia, mas esqueça aquele plug no celular, é só deixar em cima e pronto!Com esse artigo, você vai conhecer a tecnologia e estar pronto para escolher o melhor modelo de carregador sem fio. Além disso, ainda vai pode conferir o ranking dos 10 melhores carregadores wireless do mercado. Lá você vai ver marcas como Samsung, Xiaomi e Multilaser. Siga com a gente e carregue seu celular com mais estilo.
    Acessórios Eletrônicos
    11.038 visualizações
  • Top 10 Melhores Carregadores de Pilhas em 2021 (AA, AAA, C e 9 V)
    Top 10 Melhores Carregadores de Pilhas em 2021 (AA, AAA, C e 9 V)
    Comprar pilhas com frequência não faz bem para o seu bolso nem para o meio ambiente. Por isso, o carregador de pilhas é um acessório indispensável para quem quer economizar, ao mesmo tempo em que contribui para um mundo mais sustentável, evitando o descarte de um produto tão poluente como a pilha.Sony, Elgin, Mox e Multilaser são apenas algumas das marcas que comercializam o carregador em diferentes versões. Se você tem dúvidas sobre como escolher o modelo ideal, descubra quais critérios analisar e se inspire no ranking dos 10 melhores carregadores de pilhas que apresentamos a seguir!
    Acessórios Eletrônicos
    5.231 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria