mybest
Cervejas

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Comidas e Bebidas
  3. Bebidas Alcoólicas
  4. Top 10 Melhores Cervejas Belgas em 2024 (Hoegaarden, Delirium e mais)
  • Top 10 Melhores Cervejas Belgas em 2024 (Hoegaarden, Delirium e mais) 1
  • Top 10 Melhores Cervejas Belgas em 2024 (Hoegaarden, Delirium e mais) 2
  • Top 10 Melhores Cervejas Belgas em 2024 (Hoegaarden, Delirium e mais) 3
  • Top 10 Melhores Cervejas Belgas em 2024 (Hoegaarden, Delirium e mais) 4
  • Top 10 Melhores Cervejas Belgas em 2024 (Hoegaarden, Delirium e mais) 5

Top 10 Melhores Cervejas Belgas em 2024 (Hoegaarden, Delirium e mais)

Em 2016, a UNESCO reconheceu a cultura da cerveja belga como um dos patrimônios culturais da humanidade. Não é para menos! Algumas remetem à Idade Média, e quase toda marca de cerveja belga possui um copo oficial de formato diferenciado para apreciar melhor o sabor daquela cerveja específica.


Famosa em todo o mundo, a cerveja trapista é um tipo de cerveja belga tradicional, feita por monges desde o século XVI. No nosso ranking com as 10 melhores cervejas belgas você encontra algumas das melhores cervejas trapista, witbier, lager e mais. Sem contar em rótulos famosos como a cerveja Hoegaarden e Delirium. Aproveite!

Atualizado em 14/07/2023
Rafaelle Rosso
Supervisão
Beer Sommelière
Rafaelle Rosso

Apaixonada por cerveja desde 2005, já degustou mais de 350 rótulos diferentes. Em suas viagens para Alemanha, Bélgica e Estados Unidos descobriu um pouco mais sobre a história cervejeira e em 2019 virou sommelière. Com experiência em marketing, hoje é especializada em marketing e conteúdo cervejeiro e trabalha para diversas marcas de cerveja. Conheça mais sobre a Rafaelle Rosso no Instagram.

Perfil de Rafaelle Rosso
Continue lendo
Vinicius Nascimento
Revisão
Revisor
Vinicius Nascimento

Estudioso e apaixonado por aprender coisas novas, trabalho na mybest há mais de 2 anos como redator e revisor, sempre buscando entregar o melhor conteúdo aos nossos leitores. Nesse período, revisei mais de 400 artigos e produzi mais de 200, entre textos novos e atualizações. Durante esses anos criando conteúdo fui me apaixonando por alguns segmentos, como informática, nutrição e tudo que envolve a paternidade e os cuidados com crianças. O mais legal é que aqui na mybest tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos em diversas áreas.

Perfil de Vinicius Nascimento
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Como Escolher a Melhor Cerveja Belga

A Bélgica é um país reconhecido pela qualidade de suas cervejas. São mais de 1000 marcas e centenas de cervejarias. A seguir vamos te mostrar como escolher a melhor para você e indicar as 10 melhores cervejas belgas dentre as que são vendidas no Brasil. Siga lendo!

1

Considere o Sabor dos Principais Tipos de Cerveja Belga

As cervejas belgas podem ser divididas em: lager, ale, trapista e lambic. Cada uma delas possui seus subtipos, como pilsen, bock, witbier, pale ale e quadrupel. Logicamente, todos esses tipos possuem cor, sabor e aromas característicos devido à forma de produção. Confira os detalhes abaixo!

Rafaelle Rosso
Beer Sommelière
Rafaelle Rosso

Importante ressaltar que, diferente das cervejas alemãs, os belgas gostam de fazer uma cerveja diferente e ousada, sem seguir muitos padrões. Eles adoram colocar especiarias e adicionar ingredientes em suas receitas, criando novos sabores.

Lager: Mais amarga, Menos Aromática e Bem Leve

Lager: Mais amarga, Menos Aromática e Bem Leve

As cervejas belgas lager, de baixa fermentação, são produzidas e armazenadas em baixas temperaturas. Quando a fermentação termina, as leveduras se depositam no fundo das cubas. Cada país faz pequenas mudanças conforme as preferências nacionais, criando a standard american lager e a helles alemã, por exemplo.


As lager são divididas em claras, como a pilsen e a helles, e escuras, como a bock e a dunkel. Elas são fabricadas com a mesma técnica, a diferença é a torração do malte, que dá leve sabor de café ou chocolate. São cervejas mais amargas, menos doces e mais leves de ser consumidas do que as cervejas ale.


A pilsen lager (ou pilsner ou pilsener) e a standard lager são as cervejas mais consumidas no mundo, inclusive no Brasil e na Bélgica. Lá elas são chamadas de belgian pilsen ou belgian pale lager e uma das marcas mais populares é a Stella Artois, que vem ganhando cada vez mais fama no Brasil.

Ale: Sabor Adocicado e Aroma Intenso

Ale: Sabor Adocicado e Aroma Intenso

As cervejas ale, de alta fermentação, são produzidas e armazenadas em altas temperaturas. Quando a fermentação termina, as leveduras boiam na superfície das cubas. Muitas não são filtradas e apresentam aspecto turvo, com sedimentos flutuando. O amargor é baixo e o lúpulo não deve ter seu sabor notado. 


Caracterizadas, de forma mais ou menos perceptível dependendo do tipo de ale, pelo aroma intenso, sabor de especiarias ou frutado, sabor mais adocicado de malte e espuma branca densa. Dentre as cervejas ale belgas temos a witbier, a saison, a belgian pale ale, a strong golden ale e a strong dark ale. 


Também chamada white ale ou weiss, a witbier é uma cerveja belga muito popular, refrescante e levemente cítrica, produzida a partir de cevada e maltes de trigo. Ideais para as pessoas que gostam bastante de cervejas pilsen, as mais populares no Brasil, e estão começando a experimentar as cervejas ale. 

Rafaelle Rosso
Beer Sommelière
Rafaelle Rosso

Além de leves, as witbiers também costumam ser pouco alcoólicas, com aproximadamente 5% de ABV.

Trapista: Cerveja Belga com Alto Teor Alcoólico que Intensifica Aroma e Sabor

Trapista: Cerveja Belga com Alto Teor Alcoólico que Intensifica Aroma e Sabor

A cerveja belga trapista é uma ale especial. Para ser um produto trapista autêntico, as cervejas devem ser produzidas em um mosteiro e as vendas servem para custear as despesas dos monges. O que sobra vai para caridade. No site da ITA você pode conferir quais são as cervejarias reconhecidas atualmente.


Outras cervejas se denominam trapistas ou, de abadia, por usar as mesmas técnicas de produção, porém não contam com as outras características para receber o selo oficial. Na Bélgica temos a Belgian Dubbel, Trippel e Quadruppel. São cervejas encorpadas, de sabor e aroma intensos e alto teor alcoólico.


Popularmente, imagina-se que os nomes Tripel, Dubbel e Quadruppel dizem respeito à quantidade de vezes que a cerveja foi filtrada ou fermentada, mas não é uma explicação oficial. A diferenciação desses tipos não segue padrões rígidos e acaba variando de um mosteiro para outro.

Rafaelle Rosso
Beer Sommelière
Rafaelle Rosso

De todos os mosteiros trapistas existentes no mundo, poucos são os autorizados a marcar suas cervejas com o selo de autenticidade trapista, como La Trappe e Orval. Mesmo sendo um estilo belga, além de existirem na Bélgica as cervejarias trapistas também estão na Holanda, Itália, EUA e Áustria.

Lambic: Fortemente Azeda com Amargor Baixo

Lambic: Fortemente Azeda com Amargor Baixo

A cerveja Lambic não é muito conhecida no Brasil por ser muito difícil de ser encontrada fora da Bélgica. A produção é muito tradicional e envolve fermentação espontânea; ou seja, a Lambic deve ser exposta a leveduras e bactérias presentes no ambiente e demora de 6 meses a 3 anos para terminar o processo.


Acredita-se que essas leveduras e bactérias específicas sejam nativas de Bruxelas, por isso a Lambic oficial é exclusiva da região. O sabor é seco, lembra cidra, e intensamente azedo, mas é uma cerveja de baixo amargor. Às vezes adicionam açúcar, caramelo ou frutas para ficar mais palatável.

2

Cervejas Belgas Amargas Possuem IBU Alto, Acima de 20

Cervejas Belgas Amargas Possuem IBU Alto, Acima de 20

No passado era utilizado uma mistura de ervas chamada gruit para saborizar a cerveja. Só no fim da Idade Média é que o lúpulo passou a ser usado. Esse é o ingrediente que dá o sabor amargo a bebida, informado pela escala IBU (International Biterness Unit), que varia de 0 a 120. Confira a média das cervejas belgas:


  • Lambic: o amargo é bem baixo, ficando entre 0 e 10 IBU.
  • Witbiers: o amargo é baixo, entre 4 e 20 IBU na maioria.
  • Trapistas dubbel, tripel e quadruppel: geralmente se encontra na faixa de 20 a 40 IBU, como nas belgian pale ale, golden e dark ales.

Para você ter uma ideia do sabor, as cervejas nacionais Skol, pilsen american lager, tem IBU de 8, e a Serramalte, standard american lager, possui IBU de 19,5, uma diferença considerável para alguns tipos de cervejas belgas, não é mesmo? Então, escolha conforme o seu gosto pessoal!

3

Confira o Teor Alcoólico da Cerveja Belga

Confira o Teor Alcoólico da Cerveja Belga

A fabricação da cerveja belga passa por várias etapas. O álcool é formado na etapa de fermentação. As leveduras consomem o malte e transformam seus açúcares em álcool. Esses grãos podem ser milho, arroz, trigo, aveia, cevada, centeio. Contudo, nas melhores cervejas belgas são usados trigo ou cevada maltada.


O álcool é uma substância essencial na cerveja, pois ele destaca os aromas. Isso funciona porque o álcool consegue dissolver algumas substâncias que evaporam junto com ele, deixando essas nuances mais intensas. Em geral, as cervejas belgas possuem até 12% de teor alcoólico.

Rafaelle Rosso
Beer Sommelière
Rafaelle Rosso

A Bélgica é tão conectada com o mundo cervejeiro que uma de suas cidades abriga o primeiro aqueduto de cerveja do mundo, ou seja, um "cervejoduto". Esses canais de cerveja tem 3,2 km de extensão, e levam o líquido cervejeiro da fábrica direto para as envasadoras.

4

Vai Beber Sozinho ou Entre Amigos? Considere o Volume da Garrafa ou Lata

Vai Beber Sozinho ou Entre Amigos? Considere o Volume da Garrafa ou Lata

Assim como acontece em outras bebidas, as cervejas belgas são comercializadas em garrafas ou latas de diferentes tamanhos. Sendo assim, se for curtir sua cervejinha sozinho, considere opções menores, assim você evita que ela esquente rapidamente. Agora, se for beber entre amigos, aposte nas embalagens maiores!


Entre as apresentações mais comuns estão as garrafas de até 330 ml, uma excelente escolha para o consumo individual. Contudo, garrafas com 550 ml, 750 ml e até mais de 1 L também podem ser encontradas no mercado. Fique atento a esse detalhe na hora da compra e garanta a melhor opção para o seu happy hour!

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Cervejas Belgas

Agora você sabe quais são os tipos e como escolher o rótulo que mais combina com você, que tal conhecer nosso ranking das 10 melhores cervejas belgas do mercado? Confira nossas recomendações e fique atento as características de cada cerveja, lembrando que todas possuem links para as principais lojas online!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Origem
Tipo
Fermentação
IBU
Teor Alcoólico
Volume
Outros Volumes
Puro Malte
Temperatura de Serviço
1

DUVEL MOORTGAT

Cerveja Vedett Extra White

DUVEL MOORTGAT Cerveja Vedett Extra White 1

R$ 22,90

Médio

A Melhor Cerveja Belga para Quem Busca Algo Leve

Belga

Witbier

Não informado

Não informado

4,7%

330 ml

Não

3 °C

2

ABADIA DE SCOURMONT

Cerveja Belga Trapista Chimay Red

ABADIA DE SCOURMONT Cerveja Belga Trapista Chimay Red 1

R$ 40,70

Médio

Tradição e Sabor de uma Boa Cerveja Belga

Belga

Trapista Dubbel

Não informado

Não informado

7%

330 ml

Não informado

Não informado

Não informado

3

BRASSERIE DE HUYGHE

Cerveja Belga Delirium Tremens

BRASSERIE DE HUYGHE Cerveja Belga Delirium Tremens 1

R$ 79,90

Lev. alto

Delirium Tremens, a Cerveja do Elefante

Belga

Belgian Strong Golden Ale

Ale

24,5

8,5%

750 ml

330 ml

Não informado

4

AB INBEV

Cerveja Belga Leffe Blond

AB INBEV Cerveja Belga Leffe Blond 1

R$ 14,11

Lev. baixo

Uma das Cervejarias Mais Antigas do Mundo

Belga

Bengial Blond Ale

Ale

21,5

6,6%

330 ml

Não

4 a 8 °C

5

AB INBEV

Cerveja Hoegaarden Wit

AB INBEV Cerveja Hoegaarden Wit 1

R$ 5,49

Lev. baixo

Cerveja Belga Tradicional com Preço Mais Acessível

Belga

Witbier

Ale

13

4,9%

330 ml

Não

4 a 8 °C

6

DUVEL MOORTGAT

Cerveja Belga Duvel

DUVEL MOORTGAT Cerveja Belga Duvel 1

R$ 16,99

Médio

Para Apreciadores de Sabores Fortes

Belga

Belgian Strong Golden Ale

Ale

Não informado

8,5%

330 ml

Não

Não informado

7

KONINGSHOEVEN

Cerveja La Trappe Trappist Quadrupel

KONINGSHOEVEN Cerveja La Trappe Trappist Quadrupel 1

R$ 89,90

Lev. alto

Cerveja Trapista Quadrupel de Sabor Complexo

Belga

Trapista quadrupel

Ale

Não informado

10

750 ml

Não informado

Não informado

Não informado

8

BOSTEELS BREWERY

Cerveja Belga Deus

BOSTEELS BREWERY Cerveja Belga Deus 1

R$ 399,90

Alto

Cerveja Belga com Características de Espumante

Belga

Não informado

Não informado

Não informado

11,5%

750 ml

Não informado

Não informado

9

BROUWERIJ ST. BERNARDUS NV

Cerveja Belga St. Bernardus Tripel

BROUWERIJ ST. BERNARDUS NV Cerveja Belga St. Bernardus Tripel 1

R$ 28,90

Médio

Encorpada e com Amargor Mais Acentuado

Belga

Trapista tripel

Ale

25

8%

330 ml

750 ml

4 a 8 °C

10

STELLA ARTOIS

Stella Artois

STELLA ARTOIS Stella Artois 1

R$ 3,89

Baixo

Leve e Gostosa por um Preço Excelente

Bélgica

Premium Larger

Larger

16

5%

269 ml

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

DUVEL MOORTGATCerveja Vedett Extra White

Cerveja Vedett Extra White 1
Fonte: casasbahia.com.br
A Partir de:
R$ 22,90
Médio
A Partir de:
R$ 22,90
Médio

A Melhor Cerveja Belga para Quem Busca Algo Leve

Fácil de beber, a Vedett é uma deliciosa witbier. Ela tem um leve aroma frutado, com notas de laranja e limão siciliano. O IBU não é informado no site da marca, porém o desse tipo de cerveja costuma ser menor do que 20. O sabor dessa cerveja belga é muito refrescante e cítrico, com um pequeno toque de coentro.


Por ser uma witbier, também chamada de weiss, a Vedett precisa ser servida de modo especial. Para melhor aproveitar o sabor, sirva a maior parte do líquido com o copo inclinado, então pare, agite a cerveja que restou balançando a garrafa e termine de servir. É ideal para ser tomada a 3º, bem gelada!


Outro ponto a ressaltar é que a cerveja belga Vedett Extra White foi campeã do The World Beer Awards 2017, um dos concursos cervejeiros mais importantes do mundo. Então, se você preza por alto padrão de qualidade e quer explorar sabores mais complexos, é uma excelente escolha!

OrigemBelga
TipoWitbier
FermentaçãoNão informado
IBUNão informado
Teor Alcoólico4,7%
Volume330 ml
Outros VolumesNão
Puro Malte
Temperatura de Serviço3 °C
Este ranking foi útil para você?
No.2

ABADIA DE SCOURMONTCerveja Belga Trapista Chimay Red

A Partir de:
R$ 40,70
Médio

Tradição e Sabor de uma Boa Cerveja Belga

De aromas complexos e sabores marcantes, a cerveja belga Chimay Red possui tom marrom acobreado e é ideal para consumir entre 10 e 12 ºC. Ela não é filtrada nem pasteurizada e a receita permanece a mesma desde a criação pelo padre Théodore, na Abadia de Scourmont, onde é fabricada até hoje


O sabor dessa cerveja belga é adocicado e rico, lembrando damasco, cereja, caramelo e frutas secas. Vale ressaltar que esse é uma das raras cervejas verdadeiramente trapistas, possuindo selo oficial e parte dos lucros com a venda revertido pelos monges em projetos sociais.


Com 7% de teor alcoólico, é um rótulo mais forte que a maioria das cervejas comuns. Embora a fabricante não especifique o amargor pela escala IBU, é possível saber que ela combina refrescância e um bom amargor. Acesse os links, garanta a sua e experimente essa ótima cerveja belga trapista!

OrigemBelga
TipoTrapista Dubbel
FermentaçãoNão informado
IBUNão informado
Teor Alcoólico7%
Volume330 ml
Outros VolumesNão informado
Puro MalteNão informado
Temperatura de ServiçoNão informado
No.3

BRASSERIE DE HUYGHECerveja Belga Delirium Tremens

A Partir de:
R$ 79,90
Lev. alto

Delirium Tremens, a Cerveja do Elefante

Fundada em 1654, a Brasserie de Huyghe produz várias cervejas. Dentre elas, a famosa cerveja do elefante, cujo nome oficial é Delirium. A Delirium Tremens é a strong golden ale da marca. O volume de 750 ml pode ter um preço mais salgado, mas vale a pena se comparado ao volume de 330 ml.


Essa ale belga tem um teor de álcool mais alto do que a maioria das cervejas. Isso destaca o aroma apimentado e esquenta a boca na degustação. Com um IBU de baixa para média intensidade, a strong ale é um tipo mais amargo do que a maioria das outras ales. Ideal para os que gostam de sabores intensos!


Comprovando a alta qualidade da cerveja belga Delirium Tremens estão as várias premiações que ela recebeu. Entre eles a medalha de outro no London Beer Competition 2022, Frankfurt International Trophy 2022,  World Beer Awards 2021 e muitos outros. Vale muito a pena experimentar!

OrigemBelga
TipoBelgian Strong Golden Ale
FermentaçãoAle
IBU24,5
Teor Alcoólico8,5%
Volume750 ml
Outros Volumes330 ml
Puro Malte
Temperatura de ServiçoNão informado
No.4

AB INBEVCerveja Belga Leffe Blond

A Partir de:
R$ 14,11
Lev. baixo

Uma das Cervejarias Mais Antigas do Mundo

Construída em 1240, a cervejaria Leffe ficou fechada por algum tempo durante a Revolução Francesa e foi reaberta em 1929. Atualmente, é uma das cervejarias mais antigas do mundo, produzindo de 6 tipos de cerveja. A blond ale, comprada pela AB INBEV, tem um sabor suave com notas de baunilha e cravo-da-índia.


A cervejaria informa que é melhor apreciar a bebida em temperatura  baixa, entre 5º e 6º, em um cálice de cerveja. Você inclusive pode comprar o cálice oficial da marca nas lojas online que vendem a cerveja. Mas mesmo que você precise beber em um copo americano, essa pale ale dourada continua deliciosa!


Sobre harmonização, a cerveja belga Leffe é uma boa pedida para acompanhar pratos com molho pesto, mexilhões e alguns outros frutos do mar. Com IBU de 21,5, é um rótulo de sabor mais intenso e amargor um pouco mais pronunciado que a maioria das cervejas nacionais, mas ainda bem equilibrado!

OrigemBelga
TipoBengial Blond Ale
FermentaçãoAle
IBU21,5
Teor Alcoólico6,6%
Volume330 ml
Outros VolumesNão
Puro Malte
Temperatura de Serviço4 a 8 °C
No.5

AB INBEVCerveja Hoegaarden Wit

A Partir de:
R$ 5,49
Lev. baixo

Cerveja Belga Tradicional com Preço Mais Acessível

Produzida na pequena vila de Hoegaarden, na Bélgica, desde 1445, essa é uma cerveja muito premiada mundo afora. Fermentada 2 vezes e não filtrada, a cerveja tem uma aparência turva e uma textura suave. O sabor é suave e cítrico, graças à adição de sementes de coentro e raspas de casca de laranja.


Atualmente, a cerveja belga Hoegaarden é comercializada no Brasil pela Ambev. No sabor ela traz nuances bem interessantes, sendo levemente cítrico, suave e bem equilibrada. Já no aroma, as notas florais a frutadas complementam muito bem a experiência sensorial.


Como citado, o preço é outra vantagem, já que é uma opção mais barata do que outras do mesmo tipo e qualidade. Segundo a marca,o mais indicado é você servir essa witbier em um copo thumbler para explorar todo o aroma e sabor característicos.

OrigemBelga
TipoWitbier
FermentaçãoAle
IBU13
Teor Alcoólico4,9%
Volume330 ml
Outros VolumesNão
Puro Malte
Temperatura de Serviço4 a 8 °C
No.6

DUVEL MOORTGATCerveja Belga Duvel

A Partir de:
R$ 16,99
Médio

Para Apreciadores de Sabores Fortes

Como uma boa strong golden ale, o amargor e o teor alcoólico da cerveja belga Duvel são mais altos do que a maioria das ales. Uma 1ª fermentação de 90 dias e a maior quantidade de lúpulo garantem essas características. Mas, para refinar ainda mais o sabor, há uma 2ª fermentação de 15 dias, já na garrafa.


Somente após esse processo as garrafas são levadas para adegas frias a fim de maturar e estabilizar por mais 6 semanas. A 4ª geração da família Moortgat ainda cuida da cervejaria fundada por seus antepassados. Isso faz da Duvel uma cerveja belga de alta qualidade e tradição.


Com essas características, é uma excelente opção para harmonizar com pratos e alimentos um pouco mais pesados, como queijos bem maturados, carnes vermelhas, hambúrguer, entre outros. Se você nunca provou uma cerveja belga ou prefere bebidas mais suaves, pode estranhar um pouco esse rótulo!

OrigemBelga
TipoBelgian Strong Golden Ale
FermentaçãoAle
IBUNão informado
Teor Alcoólico8,5%
Volume330 ml
Outros VolumesNão
Puro Malte
Temperatura de ServiçoNão informado
No.7

KONINGSHOEVENCerveja La Trappe Trappist Quadrupel

A Partir de:
R$ 89,90
Lev. alto

Cerveja Trapista Quadrupel de Sabor Complexo

Com sabor intenso, encorpado e de amargor bem acentuado, essa é um cerveja belga que surpreende até os paladares mais exigentes. Entre os rótulos La Trappe Trappist essa é a cerveja mais forte, com um teor alcoólico de 10%. Essa característica dá mais potência a entrega do sabor e aroma.


Por ser uma cerveja mais densa, o mais indicado é beber em uma temperatura entre 10 e 14 ºC, ou seja, sem estar extremamente gelada. Dessa forma, toda a intensidade de sabor e as nuances do aroma, como cravo e frutas secas, ficam mais evidentes. É uma experiência sensorial incrível!


Vale destacar também que essa é uma cerveja belga premiada, contando com medalha de bronze no Desafio da Cerveja Holandesa 2019 e medalha de ouro no Estrela da Cerveja Europeia 2018. Além disso, o rótulo é reconhecido pelo ITA como uma legítima cerveja trapista.

OrigemBelga
TipoTrapista quadrupel
FermentaçãoAle
IBUNão informado
Teor Alcoólico10
Volume750 ml
Outros VolumesNão informado
Puro MalteNão informado
Temperatura de ServiçoNão informado
No.8

BOSTEELS BREWERYCerveja Belga Deus

A Partir de:
R$ 399,90
Alto

Cerveja Belga com Características de Espumante

O nome completo dessa cerveja é Deus Brut des Flandres. Ela une 2 métodos de fabricação diferentes. A 1ª fermentação é feita na Bélgica. Após a maturação, a cerveja é enviada para a França, onde é transformada em um néctar espumante, de acordo com técnicas seculares.


Seu alto teor alcoólico ajuda a revelar aromas complexos, com toques de pão com especiarias, pera, e notas florais. O sabor remete a mel, tomilho, gengibre e biscoito. O preço é bem salgado, mas vale a pena para quem preza por experiências únicas. Você provavelmente nunca experimentou nada igual!


Segundo a fabricante, a melhor forma de apreciar a cerveja belga Deus é em um copo flauta, similar aos utilizados para champagne. Além disso, é interessante manter uma inclinação de 45º ao servir para criar uma espuma cremosa e firme, que completará a experiência sensorial!

OrigemBelga
TipoNão informado
FermentaçãoNão informado
IBUNão informado
Teor Alcoólico11,5%
Volume750 ml
Outros VolumesNão informado
Puro Malte
Temperatura de ServiçoNão informado
No.9

BROUWERIJ ST. BERNARDUS NVCerveja Belga St. Bernardus Tripel

A Partir de:
R$ 28,90
Médio

Encorpada e com Amargor Mais Acentuado

Produzida na região de Abadia, na Bélgica, a cerveja trapista St. Bernardus Tripel merece atenção na hora da compra, caso você goste de bebidas mais encorpadas. Por ser uma tripel, essa cerveja belga tem um teor alcoólico um pouco mais alto, assim como um amargor acentuado e bem equilibrado.


Já no aroma, as nuances florais e frutadas trazem um balanço entre o amargo e o adocicado. Sem dúvidas, esse é um rótulo que entrega uma complexidade sensorial muito interessante. Quanto a harmonização, é perfeita para acompanhar aperitivos, massas, frango e queijos como emmental.


Vale destacar que a cerveja belga St. Bernardus Tripel não é um trapista reconhecida pelo ITA (International Trappist Association), mas utiliza as mesmas técnicas de produção para oferecer uma bebida de altíssima qualidade. Vale muito a pena conferir!

OrigemBelga
TipoTrapista tripel
FermentaçãoAle
IBU25
Teor Alcoólico8%
Volume330 ml
Outros Volumes750 ml
Puro Malte
Temperatura de Serviço4 a 8 °C
No.10

STELLA ARTOISStella Artois

A Partir de:
R$ 3,89
Baixo

Leve e Gostosa por um Preço Excelente

Em 1717, Sebastian Artois comprou a cervejaria Den Hoorn, localizada na cidade de Leuven, onde trabalhava como mestre cervejeiro. Anos mais tarde, foi lançada uma cerveja que levava o seu sobrenome. Atualmente, a marca Stella Artois integra uma das maiores empresas cervejeiras do mundo, a AB InBev.


Cada vez mais popular no Brasil, a cerveja Stella Artois é uma cerveja belga de sabor leve, com um suave aroma maltado e um fundo amargo proveniente do lúpulo. É uma opção ideal para beber gelada em dias quentes. Com um índice de 16 IBU, tem um amargor moderado, sendo adequada para diferentes paladares.

OrigemBélgica
TipoPremium Larger
FermentaçãoLarger
IBU16
Teor Alcoólico5%
Volume269 ml
Outros Volumes
Puro Malte
Temperatura de Serviço

Perguntas Frequentes sobre Cervejas Belgas

Perguntas Frequentes sobre Cervejas Belgas

A escolha de uma cerveja belga pode gerar muitas dúvidas. Por isso, selecionamos 4 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para a beer sommelière Rafaelle Rosso. Confira a seguir.

O que Combina com Cerveja Belga?

Existem inúmeros estilos de cervejas belgas, e cada estilo combina de forma diferente com as comidas. Mas para facilitar, você pode usar a regrinha da harmonização por semelhança. 


Ela institui que quando pensamos em cervejas leves, combinamos com pratos leves como saladas e peixes. Quando estamos degustando uma cerveja de corpo médio ou alto e mais alcoólica, combinamos com pratos mais pesados como carnes e alimentos com molho.

Quais São as Características da Cerveja Belga?

A escola belga de cerveja apresenta características bem marcantes na hora de fazer cerveja. Elas geralmente são mais ousadas em termos de receita, gostam de experimentar ingredientes e principalmente, usam diversas especiarias como coentro, casca de laranja, etc.

Quais as Principais Diferenças Entre as Cervejas Belgas e as Alemãs?

Tanto as cervejas alemãs como as belgas podem ser consideradas tradicionais no mundo cervejeiro. No entanto, mesmo os dois países tendo raízes fortes nesse quesito, há diferenças enormes na hora de fazer cerveja. 


Os alemães são mais convencionais e seguem isso a risca: criaram a lei da pureza alemã, e até hoje seguem os mesmos padrões. A cerveja alemã só pode ter 4 ingredientes: água, malte, lúpulo e levedura. Ou seja, os alemães são fiéis à receita e restritos ao que põem na cerveja. 


Já os belgas, são mais ousados. Eles adoram criar receitas novas, sem se preocupar tanto em encaixar cada cerveja em um estilo. Eles também adoram adicionar especiarias, frutas, temperos e etc. nas receitas.

Qual o Melhor Copo para Tomar Cerveja Belga?

Depende, pois, na Bélgica cada cerveja tem o seu copo próprio dependendo do estilo da cerveja. Os belgas valorizam cada aspecto ao tomar cerveja, como se fosse um ritual, e o copo faz parte disso.

Confira Aqui Mais Indicações de Cervejas

Após conhecer as melhores cervejas belgas que indicamos no ranking acima, aproveite para conferir um pouco mais sobre outros tipos de cervejas. Aqui na mybest tem artigos completos sobre excelentes rótulos artesanais, de trigo, Pale Ale e até sobre as melhores marcas. Clique nos links abaixo e confira!

Conclusão

Pronto para saborear sua cerveja belga? Na hora de escolher, preste atenção no tipo: lager, ale ou lambic. Cada um desses tipos engloba vários subtipos, dentre os mais conhecidos estão pilsen, bock, witbier, pale ale e trapista. Além disso, não esqueça de checar o teor alcoólico e o IBU da cerveja.


No nosso ranking das 10 melhores cervejas belgas você encontra marcas excelentes por preços justos, nas melhores lojas online. Compartilhe nosso artigo com aqueles companheiros que gostam de cerveja e desejam entender mais. Sempre é bom curtir uma boa bebida em boa companhia!


Redação: Bruna Trigueiros / Revisão: Ana Barros / Última Atualização: Vinícius Nascimento

Top 5 Melhores Cervejas Belgas

1º lugar: DUVEL MOORTGATCerveja Vedett Extra White

2º lugar: ABADIA DE SCOURMONTCerveja Belga Trapista Chimay Red

3º lugar: BRASSERIE DE HUYGHECerveja Belga Delirium Tremens

4º lugar: AB INBEVCerveja Belga Leffe Blond

5º lugar: AB INBEVCerveja Hoegaarden Wit

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Comidas e Bebidas
  3. Bebidas Alcoólicas
  4. Top 10 Melhores Cervejas Belgas em 2024 (Hoegaarden, Delirium e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.