• Top 10 Melhores Processadores AMD em 2021 (Ryzen 5 3600, Ryzen 7 e mais) 1
  • Top 10 Melhores Processadores AMD em 2021 (Ryzen 5 3600, Ryzen 7 e mais) 2
  • Top 10 Melhores Processadores AMD em 2021 (Ryzen 5 3600, Ryzen 7 e mais) 3
  • Top 10 Melhores Processadores AMD em 2021 (Ryzen 5 3600, Ryzen 7 e mais) 4
  • Top 10 Melhores Processadores AMD em 2021 (Ryzen 5 3600, Ryzen 7 e mais) 5

Top 10 Melhores Processadores AMD em 2021 (Ryzen 5 3600, Ryzen 7 e mais)

Os processadores AMD são os concorrentes diretos da linha Intel. Nos últimos anos eles vêm aumentando sua notoriedade graças ao alto desempenho, igual ou superior ao da concorrente, por preços mais acessíveis. Além disso, a AMD possui uma boa variedade de linhas, várias boas opções para escolher.


Como o processador é um dos principais hardwares do computador, é natural surgirem dúvidas na hora da escolha. Pensando nisso, reunimos aqui tudo o que você precisa saber para fazer uma excelente compra, além de um top 10 melhores processadores AMD, com linhas como Ryzen, Athlon e a poderosa Threadripper.

  • Última atualização: 07/02/2021
  • 10.439 visualizações
Sumário

O Que É um Processador?

O Que É um Processador?

O processador é um dos principais hardwares que compõem um computador. Ele é o responsável, como o próprio nome sugere, por processar todas as informações geradas durante o uso. Quanto maior for o poder de processamento, mais rápido o seu computador responderá às ações que você está executando.


Dessa forma, podemos dizer que essa peça é o cérebro de um computador ou notebook, por isso merece atenção especial na hora da compra. Atualmente, os processadores AMD estão entre os mais eficientes e com melhor custo-benefício do mercado. Uma excelente opção para compor o seu setup!

Como Escolher o Melhor Processador AMD

Depois de entender com mais clareza o que é esse hardware, e porque ele é tão importante, é hora de conferir quais são os detalhes que envolvem a escolha do melhor processador AMD para o seu computador. Confira a seguir todas as informações!

Verifique Qual Linha de Processadores AMD Atende Melhor a Sua Necessidade

O primeiro cuidado ao escolher o melhor processador AMD para o seu computador é identificar a sua necessidade de uso, e claro, qual faixa de preço é mais adequada para a sua realidade. A AMD dispõe de linhas com características e preços diferentes entre si, veja a seguir cada uma delas:


  • Série A: são os modelos mais básicos e baratos, mas que oferecem uma boa performance para usuários leves, com foco em navegação, consumo de mídias e softwares mais simples.
  • Athlon: os processadores AMD Athlon são hardwares intermediários, que podem atender bem as atividades do dia a dia e até mesmo uso profissional, desde que não muito intenso.
  • Ryzen: os processadores AMD Ryzen fazem parte da linha poderosa da marca, e são concorrentes diretos dos Intel Core i3, i5, i7 e i9. São excelentes opções para usuários intermediários e avançados, visto que o poder de processamento vai aumentando de acordo com as versões 3, 5, 7 e 9.
  • Threadripper: essa é uma subdivisão da Ryzen e contém os processadores mais modernos, poderosos e caros da marca. Em geral, são indicados para uso profissional que exija o que há de melhor em termos de processamento. É importante lembrar que atualmente não há um concorrente direto para esse modelo.

Escolher a linha ideal é fundamental para manter o equilíbrio entre desempenho e preço, evitando gastos desnecessários ou dores de cabeça com travamentos e lentidão. Portanto, avalie com cuidado essa questão para que a sua compra seja a melhor possível.

Observe a Quantidade de Núcleos e Threads, Eles Refletem na Eficiência

Os núcleos e threads são divisões feitas no processador a fim de otimizar o processamento das informações, otimizando a velocidade. Usando de uma analogia, é como se fossem pequenos motores, onde cada um faz uma função, dividindo as tarefas entre si para que a execução seja mais rápida.


Essas divisões acontecem basicamente de 2 formas: a principal é a divisão física do hardware em núcleos. Em geral, 4 ou 6 núcleos são suficientes para entregar uma boa performance ao usuário, visto que a distribuição das tarefas necessárias para o processamento ficam bastante equilibradas.


Quanto aos threads, eles são divisões virtuais dentro de cada núcleo, e atuam de forma secundária, organizando de forma mais eficiente as tarefas que cada um deles deve fazer. Nesse caso, 2 threads por núcleo já são suficientes para uma melhora significativa na performance.

Para um Melhor Desempenho, Processadores com Clock de 3.5 GHz ou Mais

Para um Melhor Desempenho, Processadores com Clock de 3.5 GHz ou Mais

O clock é a referência utilizada para informar a velocidade de processamento que o processador AMD tem. Portanto, quanto maior ela for, melhor, já que as tarefas serão executadas mais rápido. Sendo assim, tão importante quanto observar a quantidade de núcleos é observar a velocidade que eles têm.


Os processadores AMD com 3.5 GHz já possuem uma boa velocidade, por isso entregam um bom desempenho em tarefas intermediárias. Se possível, verifique o boost, que eleva a velocidade de clock e é informado separadamente. Porém, esse não é o parâmetro principal, pois é usado poucas ocasiões.

Fique de Olho na Memória de Cache, Quanto Maior Ela For, Melhor

Fique de Olho na Memória de Cache, Quanto Maior Ela For, Melhor

A memória cache é um pequeno espaço de armazenamento que fica no processador AMD. É uma memória ultra rápida, que pode ser acessada instantaneamente e se divide em 3 níveis, L1, L2 e L3, sendo essa a sequência de acesso feita pelo processador. O L1 é o que possui o menor espaço e o L3 o maior


Esse armazenamento serve para guardar dados utilizados com grande frequência, assim, se você visita um site todos os dias, ele abre mais rápido. Processadores com cerca de 300 KB de espaço em L1, 2 MB em L2 e 4 MB em L3 já são suficientes para otimizar bastante o desempenho do processador.

Confira a Compatibilidade com a Placa Mãe Através da Versão PCI Express

Confira a Compatibilidade com a Placa Mãe Através da Versão PCI Express

O que determina a compatibilidade do processador AMD com a placa mãe é a versão de PCI Express, ou seja, a forma como os pontos de conexão são dispostos na base do hardware. A maioria dos modelos da marca utiliza as versões PCIe  3.0 ou 4.0, mas é comum encontrar versões anteriores em modelos mais antigos.


Esse é um detalhe importante na hora da escolha do seu novo processador, afinal, caso ele seja incompatível, a instalação ficará totalmente comprometida. Portanto, para verificar essa informação é fundamental que você confira os dados da placa mãe no site da fabricante.

Para Evitar Problemas, Confira a Quantidade de Calor que o Processador Precisa Dissipar

Para Evitar Problemas, Confira a Quantidade de Calor que o Processador Precisa Dissipar

Os processadores AMD são hardwares que, por conta do funcionamento, precisam dissipar o calor gerado para que não ocorra superaquecimento, ou outros danos. Esse fator é informado como padrão TDP e é dado em watts. Quanto maior ele for, mais eficaz deve ser o sistema de resfriamento.


Processadores de produção comum, mesmo os mais poderosos, costumam ter entre 30 e 65 W, mas em modelos especiais, como os Threadripper, por exemplo, essa necessidade pode chegar a 280 W. Esses casos exigem até um sistema especial de resfriamento, como a refrigeração a água.

Top 10 Melhores Processadores AMD

Agora que você já viu em detalhes tudo o que é necessário para fazer uma excelente compra, que tal conferir quais são os melhores processadores AMD do mercado? Vale lembrar que todos os modelos citados contém os links das principais lojas do país para que possam ser adquiridos em locais confiáveis.

10
LinhaA Series
Núcleos2
Threads-
Velocidade de Clock3.5 GHz
Memória de Cache1 MB (L2)
Versão PCI ExpressPCIe 3.0
Padrão TDP65 W
9
LinhaAthlon
Núcleos2
Threads4
Velocidade de Clock3.5 GHz
Memória de Cache192 KB, 1 MB e 4 MB (L1, L2 e L3)
Versão PCI ExpressPCIe 3.0
Padrão TDP35 W
8
LinhaA Series
Núcleos4
Threads4
Velocidade de Clock3.5 GHz
Memória de Cache2 MB (L2)
Versão PCI ExpressPCIe 3.0
Padrão TDP65 W
7
LinhaFX
Núcleos4
Threads4
Velocidade de Clock3.8 GHz
Memória de Cache192 KB, 4 MB e 4 MB (L1, L2 e L3)
Versão PCI Express-
Padrão TDP95 w
6
LinhaRyzen
Núcleos4
Threads4
Velocidade de Clock3.5 GHz
Memória de Cache384 KB, 2 MB e 4 MB (LI, L2 e L3)
Versão PCI ExpressPCIe 3.0
Padrão TDP65 W
5
LinhaRyzen
Núcleos6
Threads12
Velocidade de Clock3.6 GHz
Memória de Cache384 KB, 3MB e 32 MB (L1, L2 e L3)
Versão PCI ExpressPCIe 4.0
Padrão TDP65 W
4
LinhaRyzen
Núcleos8
Threads16
Velocidade de Clock3.6 GHz
Memória de Cache512 KB, 4 MB e 32 MB (L1, L2 e L3)
Versão PCI ExpressPCIe 4.0
Padrão TDP65 W
3
LinhaRyzen
Núcleos12
Threads24
Velocidade de Clock3.8 GHz
Memória de Cache768 KB, 6 MB e 64 MB (L1, L2 e L3)
Versão PCI ExpressPCIe 4.0
Padrão TDP105 W
2

AMDRyzen Threadripper

2970WX

A partir de R$ 8.352,93

LinhaRyzen Threadripper
Núcleos24
Threads48
Velocidade de Clock3.0 GHz
Memória de Cache2,25 MB, 12 MB e 64 MB (L1, L2 e L3)
Versão PCI ExpressPCIe 3.0
Padrão TDP250 W
1

AMDRyzen Threadripper

3990X

A partir de R$ 35.300,00

LinhaRyzen Threadripper
Núcleos64
Threads128
Velocidade de Clock2.9 GHz
Memória de Cache4 MB, 32 MB e 256 MB (L1, L2 e L3)
Versão PCI ExpressPCIe 4.0
Padrão TDP280 W

Tabela de Comparação dos Melhores Processadores AMD

Foto
1
AMD Ryzen Threadripper 1

AMD

2
AMD Ryzen Threadripper 1

AMD

3
AMD Ryzen 9 1

AMD

4
AMD Ryzen 7 1

AMD

5
AMD Ryzen 5 1

AMD

6
AMD Ryzen 3 R3 1

AMD

7
AMD FX Black Edition 1

AMD

8
AMD AMD A10 1

AMD

9
AMD Athlon AM4 1

AMD

10
AMD AMD A6 1

AMD

Nome

Ryzen Threadripper

Ryzen Threadripper

Ryzen 9

Ryzen 7

Ryzen 5

Ryzen 3 R3

FX Black Edition

AMD A10

Athlon AM4

AMD A6

Destaque

Para Quem Busca Performance a Qualquer Preço

Uma Versão Mais Acessível dos Modelos Especiais

Desempenho Profissional para Usuários Mais Intensos

Alto Performance para Todas as Ocasiões

Um dos Processadores AMD Mais Versáteis da Marca

Perfeito para Usuários Intermediários

Um Processador AMD com Preço Muito Acessível

Um Bom Processador AMD com Placa de Vídeo Integrada

Um Modelo de Entrada, Barato, para Uso Leve

Processador Barato e Básico para o Dia a Dia

Preço a partir deR$ 35.300,00R$ 8.352,93R$ 3.779,90R$ 2.495,50R$ 1.406,90R$ 899,99R$ 335,90R$ 630,00R$ 444,02R$ 323,90
LinhaRyzen ThreadripperRyzen ThreadripperRyzenRyzenRyzenRyzenFXA SeriesAthlonA Series
Núcleos6424128644422
Threads128482416124444-
Velocidade de Clock2.9 GHz3.0 GHz3.8 GHz3.6 GHz3.6 GHz3.5 GHz3.8 GHz3.5 GHz3.5 GHz3.5 GHz
Memória de Cache4 MB, 32 MB e 256 MB (L1, L2 e L3)2,25 MB, 12 MB e 64 MB (L1, L2 e L3)768 KB, 6 MB e 64 MB (L1, L2 e L3)512 KB, 4 MB e 32 MB (L1, L2 e L3)384 KB, 3MB e 32 MB (L1, L2 e L3)384 KB, 2 MB e 4 MB (LI, L2 e L3)192 KB, 4 MB e 4 MB (L1, L2 e L3)2 MB (L2)192 KB, 1 MB e 4 MB (L1, L2 e L3)1 MB (L2)
Versão PCI ExpressPCIe 4.0PCIe 3.0PCIe 4.0PCIe 4.0PCIe 4.0PCIe 3.0-PCIe 3.0PCIe 3.0PCIe 3.0
Padrão TDP280 W250 W105 W65 W65 W65 W95 w65 W35 W65 W
Link

Procurando um Computador Já Montado? Confira Aqui as Melhores Opções!

Se você ainda está na dúvida sobre comprar os hardwares avulsos para montar um computador ou comprar um modelo já montado, não deixe de conferir os artigos abaixo. Neles você encontrará os melhores computadores all in one e notebooks gamer do mercado!

Conclusão

Processador é o hardware que faz a função de cérebro de computador. Essa peça merece total atenção na hora da compra para garantir o melhor desempenho da máquina. Seja em um computador já montado, ou em um que você esteja montando, escolher um processador AMD é escolher um dos melhores do mercado!


A melhor parte é que agora você não tem com o que se preocupar! É só observar as especificações como linha, núcleos, threads, clock, cache, e outras citadas neste artigo, para fazer a melhor escolha possível. Por fim, não deixe de compartilhar o conteúdo com todos que conhece. Boas compras!

por Vinícius Nascimento

Você pode gostar também

Mais lidos

  • Top 10 Melhores Placas-Mãe em 2021 (ASUS, Gigabyte e mais)
    Top 10 Melhores Placas-Mãe em 2021 (ASUS, Gigabyte e mais)
    A placa-mãe é o hardware mais importante do computador, independente da finalidade dele. Isso porque ela é a responsável por fazer com que todos os outros componentes do setup funcionem da maneira adequada. Sendo assim, utilizar uma placa-mãe incorreta pode afetar todo o funcionamento do computador.Por isso, é fundamental que esse hardware seja de excelente qualidade, como muitos modelos da ASUS, ASRock, MSI e Gigabyte. Contudo, não basta observar a marca, é preciso saber escolher corretamente. Mas fique tranquilo, aqui você encontrará todas as informações que precisa, além de um top 10 melhores placas de vídeo.
    Componentes Eletrônicos
    17.638 visualizações
  • Top 10 Melhores Placas de Vídeo em 2021 (NVidia GeForce e mais)
    Top 10 Melhores Placas de Vídeo em 2021 (NVidia GeForce e mais)
    As placas de vídeo são hardwares fundamentais para elevar o nível da experiência visual no seu computador. Mas não pense que esse hardware é destinado apenas a quem passa horas jogando os games mais modernos! Qualquer atividade que exija um bom processamento gráfico pode se beneficiar dela.Contudo, é importante saber as características gerais e os detalhes técnicos de um produto assim, para que a compra não seja baseada apenas no preço. Por isso, preparamos um guia completo para te ajudar na escolha, e um top 10 melhores placas de vídeo, com modelos NVidia, Asus e mais.
    Componentes Eletrônicos
    14.124 visualizações
  • Top 10 Melhores Memórias RAM em 2021 (32GB, 16GB, 8GB e mais)
    Top 10 Melhores Memórias RAM em 2021 (32GB, 16GB, 8GB e mais)
    Seja para uso profissional, games ou qualquer outro, um computador precisa ser equipado com hardwares de qualidade para que o desempenho seja sempre o melhor possível. Para isso, é fundamental ter a melhor memória RAM no seu setup, já que elas são de grande importância para todo o conjunto.Mas claro que escolher a melhor memória RAM envolve um certo conhecimento. Por conta disso, reunimos neste artigo todas as informações que você precisa saber para fazer a melhor compra, além de um top 10 melhores memórias RAM 4 GB, 8 GB, 16 GB e 32 GB, de marcas como Corsair e Kingston. Confira!
    Componentes Eletrônicos
    15.729 visualizações
  • Top 10 Melhores Fontes 500W em 2021 (GameMax, AeroCool e mais)
    Top 10 Melhores Fontes 500W em 2021 (GameMax, AeroCool e mais)
    As fontes 500W são hardwares com uma potência muito versátil, podendo ser utilizadas tanto em computadores comuns quanto em PC gamer. É importante lembrar que esse é um dos principais componentes do computador, já que é o responsável por todo o gerenciamento de energia que a máquina necessita.Com tamanha importância, não é de se estranhar um hardware assim exija cuidados na escolha. Por isso, reunimos aqui todas as informações necessárias para lhe ajudar a escolher uma fonte e preparamos um top 10 melhores fontes 500W 80 Plus ou não, com marcas como Thermaltake, Aerocool e GameMax.
    Componentes Eletrônicos
    11.166 visualizações
  • Top 10 Melhores Processadores Intel em 2021 (i3, i5, i7, i9, Xeon e mais)
    Top 10 Melhores Processadores Intel em 2021 (i3, i5, i7, i9, Xeon e mais)
    O processador é considerado por especialistas como o cérebro do computador. Por ele, passam todos os dados utilizados pelo aparelho para serem calculados e processados. Existem vários fatores que influenciam na qualidade do processador como a quantidade núcleos, velocidade clock, soquete entre outros.A marca mais conhecida desse segmento é a Intel, com sua famosa linha de processadores Core i3, i5, i7 e i9 que causou grande impacto no mercado. Se você deseja comprar um e não sabe como escolher, você está no lugar certo! Aqui você vai encontrar várias dicas de compra e um top 10 com os melhores processadores Intel. Confira!
    Componentes Eletrônicos
    568 visualizações
  • Top 10 Melhores Placas de Vídeo AMD para Comprar em 2021
    Top 10 Melhores Placas de Vídeo AMD para Comprar em 2021
    As placas de vídeo AMD são ótimas opções para melhorar a qualidade gráfica do seu computador. Por oferecer um excelente custo-benefício e uma boa variedade de modelos, a marca AMD vem crescendo no mercado. Com isso, tem disputado de igual para igual com os modelos da linha GeForce, da NVidia.Para atender aos mais variados perfis, a marca conta com séries de sucesso, como a AMD Radeon Pro, RX Vega e RX 5000. Para lhe ajudar a fazer a escolha mais adequada possível, elaboramos um conteúdo com todas as informações sobre esses hardwares, além de um top 10 melhores placas de vídeo AMD.
    Componentes Eletrônicos
    5.047 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria