• Top 10 Melhores Telescópios em 2020 (Refrator, Refletor e mais) 1
  • Top 10 Melhores Telescópios em 2020 (Refrator, Refletor e mais) 2
  • Top 10 Melhores Telescópios em 2020 (Refrator, Refletor e mais) 3
  • Top 10 Melhores Telescópios em 2020 (Refrator, Refletor e mais) 4
  • Top 10 Melhores Telescópios em 2020 (Refrator, Refletor e mais) 5

Top 10 Melhores Telescópios em 2020 (Refrator, Refletor e mais)

O telescópio é um aparelho extremamente necessário para quem deseja explorar o céu e as estrelas. Mas comprar um que realmente ofereça imagens nítidas e claras dos objetos não é tão fácil. Afinal, existem diversos pontos que devem ser analisados, como suas peças, o tipo de telescópio e sua montagem.


Para ajudar você a escolher o melhor tipo de telescópio, nós elaboramos um tutorial de compra com tudo o que é necessário saber antes de comprar o seu produto. Além disso, preparamos um ranking com os 10 melhores telescópios, incluindo marcas como Tasco, Greika e Celestron. Confira!

  • Última atualização: 28/08/2020
  • 1.815 visualizações
Sumário

Qual a Diferença Entre Telescópio e Luneta?

Qual a Diferença Entre Telescópio e Luneta?

Muitos se perguntam a diferença entre a luneta e o telescópio. Mas, na verdade, a luneta é um tipo específico de telescópio: o refrator. Este aparelho forma as imagens através das lentes, permitindo tanto a visualização dos astros no céu quanto de objetos terrestres distantes.


As lunetas foram inventadas no início do século XVII, por Hans Lippershey (1570-1619), para observar objetos muito distantes. Em 1609, Galileu Galilei construiu o seu próprio telescópio e o aprimorou para observar o céu, conseguindo visualizar crateras na Lua, manchas solares e a Via Láctea.

Como Escolher o Melhor Telescópio

Para escolher o melhor telescópio, verifique qual tipo é mais conveniente para você (refrator, refletor ou catadióptrico), o modelo da montagem, a abertura das lentes e o poder de ampliação. Além disso, verifique se será fácil transportá-lo. Veja estes detalhes, abaixo!

Primeiramente, Observe as Partes que Compõem ou Acompanham o Telescópio

Primeiramente, Observe as Partes que Compõem ou Acompanham o Telescópio

Com um sistema que muitos consideram bem complexo, o telescópio é um aparelho cheio de elementos, e cada um deles tem parte fundamental em sua construção. Abaixo, apresentamos de forma simples e objetiva, as principais partes deste equipamento e a função que cada uma delas desempenha:


  • Objetiva ou espelho: é o elemento principal do telescópio, que captura a luz e permite que vejamos os astros;
  • Ocular: é a lente que possui a função de ampliar a imagem, aumentando o campo de visão do observador. Alguns produtos trazem mais de uma lente ocular; 
  • Lente Barlow: utilizada para aumentar a distância focal efetiva de um telescópio, podendo ampliar a imagem dos objetos em 2 ou até 3 vezes; 
  • Buscadora: é uma luneta auxiliar que fica na parte superior do telescópio, ajudando a localizar mais rápido os objetos que queremos observar;
  • Tubo: é o corpo do telescópio e, também, a parte mais alongada, onde encontramos as lentes e a ocular;
  • Prisma Angular 45: faz a ligação entre o tubo e as lentes em um ângulo de 45°, facilitando a visualização; 
  • Montagem: é o nome da peça que conecta o tripé ao tubo e pode ser do tipo azimutal ou equatorial;
  • Tripé: sustenta todos os outros itens, oferecendo estabilidade para o telescópio, além de regulagem de altura.

Para que o telescópio funcione perfeitamente, todas essas peças devem trabalhar juntas para formar uma boa imagem para o usuário. Porém, nem todos os produtos são completos, por isso, às vezes será necessário comprar peças separadamente.

Escolha o Tipo de Telescópio de Acordo com o Tipo de Observação Estelar

Existem 3 tipos de telescópios: refrator, refletor e o catadióptrico. Cada um deles possui características e peças específicas, devendo ser usado de acordo com o tipo de observação do céu. Abaixo você encontra as vantagens e desvantagens de cada um deles.

Tipo Refrator: Para Visualizar Planetas e a Lua

Tipo Refrator: Para Visualizar Planetas e a Lua

O telescópio refrator apresenta uma lente na extremidade de seu tubo, chamada objetiva. Quando a luz passa por essa lente, ela é refratada e forma o foco na lente ocular, a outra extremidade, onde visualizamos a imagem.


Assim, ele é ideal para observar objetos que já vemos a olho nu, além de oferecer detalhes nítidos em corpos brilhantes. Com os refratores, é fácil ver a Lua e os planetas, além de galáxias e as estrelas mais próximas. Também podemos visualizar objetos terrestres em longas distâncias. 


Como desvantagem, esse telescópio pode gerar grande aberração cromática em corpos muito distantes, ou seja, falta de nitidez nas imagens formadas. Para corrigir o problema, pode-se adquirir produtos com um refrator apocromático. Prático de utilizar e manter, esse produto é o mais vendido no mercado.

Tipo Refletor: Para Observar o Céu Profundo

Tipo Refletor: Para Observar o Céu Profundo

Mais raro no mercado brasileiro, o tipo refletor tem como principal característica utilizar espelhos para formar a imagem. O espelho primário, que fica no final do tubo, recebe a luz e a reflete para um segundo espelho, que reflete novamente a imagem para a ocular, localizada em sua lateral.


O modelo mais comum desse telescópio se chama Newtoniano e oferece grandes aberturas e excelentes imagens, além de ser leve. A maior vantagem do tipo refletor é oferecer imagens mais nítidas sem embaçar, mesmo as de estrelas sem luz e corpos celestes fracos de visualização no céu escuro.


Sua desvantagem é necessitar de constante manutenção, já que o tubo é aberto e é necessário limpar o seu interior constantemente. Além disso, os espelhos podem se desalinhar, e é preciso colimar (ajustar) o instrumento para realinhá-los.

Tipo Catadióptrico: Para Focalizar Melhor os Objetos Celestes

Tipo Catadióptrico: Para Focalizar Melhor os Objetos Celestes

Por fim, o tipo catadióptrico utiliza lentes e espelhos, sendo um misto entre o melhor dos outros dois modelos. Nele, a luz passa pela lente na extremidade do tubo, onde é refratada, e chega ao espelho primário, que reflete para o espelho secundário, que a reflete novamente para a ocular.


Eles possuem maior capacidade para focalizar os objetos celestes e também para observar o céu profundo e os astros. Já o seu tubo é fechado, não sendo necessário limpá-lo periodicamente, mas pode ser necessário realinhar os seus espelhos.


Além disso, o telescópio catadióptrico é bem compacto, sendo uma ótima opção para observar os objetos astronômicos ao ar livre. Por todas essas qualidades, esse tipo é o mais caro que encontramos e, também, o mais raro no mercado brasileiro.

Determine o Sistema de Montagem: Azimutal ou Equatorial

Existem dois tipos de montagem: o de sistema azimutal e o sistema equatorial. Cada um deles possui estruturas e usos diferentes. Escolha um tipo fácil de usar e adequado às suas necessidades e objetivos de visualização. Veja abaixo!

Sistema Azimutal: Mais Fácil de Mover e Operar

Sistema Azimutal: Mais Fácil de Mover e Operar

Se você quiser desfrutar da observação astronômica ou terrestre de forma casual, recomendamos que você escolha a montagem azimutal. Ela possibilita a movimentação para ambas as direções, horizontal e vertical, sendo bem fácil de operar. Assim, é recomendado para iniciantes e crianças.


No entanto, para observar uma estrela em movimento ao longo do tempo esse modelo não é recomendado, pois será necessário manipular os dois eixos pouco a pouco. Além disso, é preciso movimentar o telescópio durante a observação para acompanhar a trajetória do objeto com maior êxito.

Sistema Equatorial: Permite Acompanhar a Trajetória dos Corpos Celestes

Sistema Equatorial: Permite Acompanhar a Trajetória dos Corpos Celestes

Os modelos com sistema equatorial oferecem a possibilidade de acompanhar os astros de maneira mais simples. Eles apresentam engrenagens que se movimentam ao mesmo tempo e o usuário deve alinhá-las ao eixo celeste. Uma vez calibrados, é possível seguir o astro e mantê-lo no centro ocular.


Porém, é um modelo mais complexo de utilizar, pois é necessário alinhar o ângulo da latitude com a direção correta do Polo Sul ou Norte Celeste. Por este e outros detalhes, o sistema equatorial, é mais indicado para quem já possui certa experiência com a astronomia.


Além disso, os telescópios com este tipo de montagem são mais robustos e pesados e, assim, acabam sendo mais difíceis de transportar. Estes modelos também são mais caros se comparados ao outro tipo.

Verifique a Abertura das Lentes e Espelhos para Melhor Visualização das Imagens

Verifique a Abertura das Lentes e Espelhos para Melhor Visualização das Imagens

O diâmetro do espelho ou da objetiva é fundamental para criar uma boa imagem. Quanto maior for a abertura da lente ou do espelho, mais fácil será coletar a luz e, consequentemente, melhor será a definição da imagem visualizada. Isso porque uma menor entrada de luz acaba dificultando a visualização.


Assim, lentes objetivas a partir de 50 mm de diâmetro são indicadas para uso amador ou para crianças. Mas, se você quiser visualizar sem esforço ou a nível avançado, o ideal são objetivas de, no mínimo, 70 mm. Quanto aos espelhos, eles devem possuir 100 mm ou mais de diâmetro.

Preste Atenção na Capacidade de Ampliação do Telescópio

Preste Atenção na Capacidade de Ampliação do Telescópio

A ampliação é um ponto muito importante e complexo do telescópio. Alguns fabricantes costumam informar este dado pelo número de vezes que a imagem é ampliada, mas nem sempre esta informação é a correta. Caso você tenha dúvidas quanto a ampliação de um telescópio, um cálculo simples pode lhe ajudar.


Basta multiplicar a abertura em milímetros por 2, e o resultado será a ampliação próxima à máxima que o aparelho pode chegar. Além disso, também é necessário considerar a distância focal, ou seja, a distância entre foco e a objetiva/espelho.


Normalmente, distâncias focais maiores aumentam o objeto, mas diminuem a claridade. Ao contrário disto, as distâncias focais menores aumentam menos o objeto, mas iluminam mais a imagem. Contudo, uma ampliação de 50 vezes já é suficiente para ver detalhes de alguns planetas e astros celestes.

Para Uso Externo, Escolha um Aparelho Leve e Fácil de Montar

Para Uso Externo, Escolha um Aparelho Leve e Fácil de Montar

Se você deseja transportar o seu telescópio, verifique sempre o seu peso e suas dimensões, afinal, você terá que carregar o produto muitas vezes para um lugar alto. Alguns produtos trazem mochilas que ajudam nesse transporte, além do armazenamento e proteção. 


O peso dos telescópios varia bastante de acordo com o modelo, indo de cerca de 1 kg até quase 30 kg! Por isso, considere esse fator para não ter problemas ao transportá-lo. Em relação às dimensões, apesar de ser uma dado importante na decisão, costuma não ser informado nos sites da maioria dos fabricantes.

Top 10 Melhores Telescópios

Agora é hora de escolher o seu telescópio. Selecionamos 10 produtos para usuários iniciantes e avançados, além de produtos que são indicados para as crianças. A maioria dos telescópios são refratores, já que os refletores são mais raros no Brasil. Confira!

10
PeçasObjetiva, ocular, lente Barlow, tubo, prisma, montagem, buscadora e tripé
TipoRefrator
MontagemAzimutal
Abertura50 mm
Ampliação100 vezes
Distância Focal700 mm
Peso1,2 kg
Dimensões-
9
PeçasObjetiva, ocular, tubo, prisma, montagem e tripé
TipoRefrator
MontagemAzimutal
Abertura50 mm
Ampliação60 à 90 vezes
Distância Focal 360 mm
Peso850 g
Dimensões10 x 21 x 45 cm ( A x L x C)
8

Telescópio Observação Terrestre e Celeste

GT320

R$ 399,99

PeçasObjetiva, 3 oculares, lente Barlow, tubo, prisma, montagem, buscadora e tripé
TipoRefrator
MontagemAzimutal
Abertura60 mm
Ampliação675 vezes
Distância Focal900 mm
Peso-
Dimensões-
7
PeçasObjetiva, ocular, tubo, prisma, montagem e tripé
TipoRefrator
MontagemAzimutal
Abertura60 mm
Ampliação60 vezes
Distância Focal-
Peso980 g
Dimensões9 x 13 x 35 cm ( A x L x C)
6
PeçasObjetiva, ocular, tubo, montagem e tripé
TipoRefrator
MontagemAzimutal
Abertura60 mm
Ampliação60 vezes
Distância Focal500 mm
Peso4,1 kg
Dimensões8 x 8 x 55 cm (A x L x C)
5

TASCOTelescópio Spacestation

49060700

R$ 1.879,00

PeçasObjetiva, ocular, lente Barlow, tubo, montagem, buscadora e tripé
TipoRefrator
MontagemAzimutal
Abertura60 mm
Ampliação525 vezes
Distância Focal700 mm
Peso5 kg
Dimensões
4
PeçasObjetiva, 2 oculares, lente Barlow, tubo, montagem, buscadora e tripé
TipoRefrator
MontagemAzimutal
Abertura60 mm
Ampliação142 vezes
Distância Focal700 mm
Peso3,18 kg
Dimensões-
3

MEADETelescópio Polaris

R$ 4.306,29

PeçasObjetiva, 3 oculares, lente Barlow, tubo, prisma, montagem, buscadora e tripé
TipoRefrator
MontagemEquatorial
Abertura90 mm
Ampliação-
Distância Focal900 mm
Peso9,16 kg
Dimensões-
2
PeçasEspelhos, 2 oculares, tubo, montagem e tripé
TipoRefletor
MontagemEquatorial
Abertura203 mm
Ampliação-
Distância Focal800 mm
Peso27,5 kg
Dimensões-
1

GREIKATelescópio Greika Internacional

R$ 797,60

PeçasObjetiva, 3 oculares, lente Barlow, tubo, prisma, montagem, buscadora e tripé
TipoRefrator
MontagemAzimutal
Abertura60 mm
Ampliação675 vezes
Distância Focal900 mm
Peso5 kg
Dimensões-

Tabela de Comparação dos Melhores Telescópios

Foto
1
GREIKA Telescópio Greika Internacional 1

GREIKA

2
BARRIDE OPTICS Telescópio Refletor 1

BARRIDE OPTICS

3
MEADE Telescópio Polaris 1

MEADE

4
CELESTRON Telescópio Powerseeker  1

CELESTRON

5
TASCO Telescópio Spacestation 1

TASCO

6
JIEHE Telescópio Terrestre Jiehe 1

JIEHE

7
VIVITAR Telescópio Vivitar 1

VIVITAR

8
Telescópio Observação Terrestre e Celeste 1

9
CSR Telescópio Astronômico CSR 1

CSR

10
SHILBA Telescópio Eclipse  1

SHILBA

Nome

Telescópio Greika Internacional

Telescópio Refletor

Telescópio Polaris

Telescópio Powerseeker

Telescópio Spacestation

Telescópio Terrestre Jiehe

Telescópio Vivitar

Telescópio Observação Terrestre e Celeste

Telescópio Astronômico CSR

Telescópio Eclipse

Destaque

Modelo de Melhor Custo-Benefício

Telescópio Newtoniano

Telescópio Profissional

Imagens Nítidas e Precisas

Visualização Mais Nítida

Ótimo Telescópio para Transportar

Refrator e Muito Resistente

Modelo de Preço Acessível

Telescópio para Ver a Lua

Indicado para Amadores

PreçoR$ 797,60R$ 4.200,00R$ 4.306,29R$ 2.104,15R$ 1.879,00R$ 519,00R$ 523,00R$ 399,99R$ 311,22R$ 850,99
PeçasObjetiva, 3 oculares, lente Barlow, tubo, prisma, montagem, buscadora e tripéEspelhos, 2 oculares, tubo, montagem e tripéObjetiva, 3 oculares, lente Barlow, tubo, prisma, montagem, buscadora e tripé Objetiva, 2 oculares, lente Barlow, tubo, montagem, buscadora e tripé Objetiva, ocular, lente Barlow, tubo, montagem, buscadora e tripéObjetiva, ocular, tubo, montagem e tripéObjetiva, ocular, tubo, prisma, montagem e tripéObjetiva, 3 oculares, lente Barlow, tubo, prisma, montagem, buscadora e tripéObjetiva, ocular, tubo, prisma, montagem e tripéObjetiva, ocular, lente Barlow, tubo, prisma, montagem, buscadora e tripé
TipoRefratorRefletorRefratorRefratorRefratorRefratorRefratorRefratorRefratorRefrator
MontagemAzimutalEquatorialEquatorialAzimutalAzimutalAzimutalAzimutalAzimutalAzimutalAzimutal
Abertura60 mm203 mm90 mm60 mm60 mm60 mm60 mm60 mm50 mm50 mm
Ampliação675 vezes-- 142 vezes 525 vezes60 vezes60 vezes675 vezes60 à 90 vezes100 vezes
Distância Focal900 mm800 mm900 mm 700 mm700 mm500 mm- 900 mm 360 mm700 mm
Peso5 kg27,5 kg 9,16 kg 3,18 kg5 kg4,1 kg980 g-850 g1,2 kg
Dimensões-- --8 x 8 x 55 cm (A x L x C)9 x 13 x 35 cm ( A x L x C)- 10 x 21 x 45 cm ( A x L x C)-
Link

Verifique os Sistemas Adicionais que Podem Integrar o seu Telescópio

Verifique os Sistemas Adicionais que Podem Integrar o seu Telescópio

Existem alguns produtos que podem deixar a busca por estrelas ainda melhor! Se você quiser fotografar os objetos astronômicos pelo telescópio, uma boa solução é adquirir um adaptador de câmera. Basta conectá-lo à ocular e você poderá fotografar com seu smartphone ou câmera digital.


Além disso, alguns produtos trazem o sistema de rastreamento de estrelas, que localiza a estrela desejada a partir de comandos. São produtos bem complexos e difíceis de encontrar no mercado e, por isso, são recomendados para usuários avançados.

Confira Nossa Seleção de Melhores Binóculos

Os binóculos são produtos que também nos permitem ver um pouco do céu, além de visualizar objetos de longo alcance. Confira nossa lista dos 10 melhores binóculos do mercado e entenda um pouco mais sobre esse produto que também pode ser bem útil!

Conclusão

Pronto para comprar o seu telescópio? Agora que você já sabe todos os detalhes de funcionamento desse aparelho e o que observar, como as suas partes e o tipo montagem, fica mais fácil escolher o seu! Lembre-se que cada tipo, é indicado para um tipo de observação do céu.


Pode ser difícil de entender tudo na primeira leitura, por isso consulte esse texto sempre que necessário! E não esqueça de compartilhá-lo com alguém que também esteja procurando um telescópio para visualizar os astros e planetas!

por Susana Reis

Você pode gostar também

Mais lidos

  • Top 10 Melhores Whey Protein em 2020 (Gold Standard, Max Titanium e mais)
    Top 10 Melhores Whey Protein em 2020 (Gold Standard, Max Titanium e mais)
    O whey protein é um suplemento de alto valor biológico baseado na proteína do soro do leite. Por potencializar a formação de massa magra e a recuperação muscular é uma das proteínas mais populares entre os praticantes de musculação. Pode ser encontrado nos tipos concentrado, hidrolisado e isolado. Cada tipo entrega um resultado diferente.É importante saber qual o melhor tipo para você e considerar fatores como ingredientes e propriedades do pó ao escolher. Por isso, fizemos um guia de como escolher o melhor whey protein! Assim vai ficar fácil decidir entre as opções de marcas como IntegralMédica e Optimum Nutrition. No final do artigo, há também o ranking dos 10 melhores whey protein. Confira e potencialize seu treino!
    Esporte e Lazer
    248.517 visualizações
  • Top 10 Melhores Colágenos Hidrolisados em 2020 (Naära, Sanavita e mais)
    Top 10 Melhores Colágenos Hidrolisados em 2020 (Naära, Sanavita e mais)
    Se você está preocupado com flacidez e linhas de expressão, ou até mesmo com a saúde das articulações, saiba que o uso do colágeno é a cada dia mais recomendado. Com o envelhecimento, o nosso corpo diminui, naturalmente, a produção dessa importante proteína, por isso, a suplementação pode ser muito eficaz para a saúde.Marcas como Naära, Sanavita e Bodyaction são conhecidas pela qualidade de seus suplementos e com tantas opções fica difícil escolher o colágeno ideal. O importante é entender seus objetivos e necessidades, e para isso, nós vamos guiá-lo nessa escolha, além de apresentar um ranking com os 10 melhores colágenos hidrolisados. Confira e garanta uma pele ainda mais bonita!
    Esporte e Lazer
    233.139 visualizações
  • Top 10 Melhores Multivitamínicos para Comprar em 2020
    Top 10 Melhores Multivitamínicos para Comprar em 2020
    O multivitamínico é um suplemento diário para garantir as vitaminas e minerais necessárias para a saúde do organismo. Muitas vezes não é possível obter os nutrientes essenciais apenas através da alimentação, seja por maus hábitos, falta de tempo ou até por condições de saúde. Nesses casos, médicos e nutricionistas podem recomendar uma suplementação diária.Entre as marcas mais famosas de multivitamínicos estão Centrum, Lavitan e Hemovital. Contudo, outras opções também fornecem os nutrientes essenciais para diferentes tipos de dietas e estilos de vida. Aprenda nesse artigo a escolher o multivitamínico ideal para você e conheça os 10 melhores multivitamínicos do momento. Basta continuar lendo!
    Esporte e Lazer
    187.817 visualizações
  • Top 10 Melhores Bicicletas Urbanas em 2020 (Caloi, Sense e + marcas)
    Top 10 Melhores Bicicletas Urbanas em 2020 (Caloi, Sense e + marcas)
    Em capitais como Amsterdã e Copenhague, a bike é considerada meio de transporte sustentável faz tempo. Seja para preservar o planeta ou para economizar, no Brasil muita gente também está preferindo usar a bicicleta para se locomover. Se você é uma dessas pessoas, você está no lugar certo!São vários os detalhes a serem notados na hora de comprar a sua bicicleta. Para te ajudar, nós fizemos um guia completo de compra e ainda ranqueamos as 10 melhores bicicletas do mercado. Marcas como Caloi, Sense e Soul são apenas algumas das que você vai encontrar em nosso ranking. Confira!
    Esporte e Lazer
    184.749 visualizações
  • Top 10 Melhores Creatinas em 2020 (Integralmédica, Max Titanium e mais)
    Top 10 Melhores Creatinas em 2020 (Integralmédica, Max Titanium e mais)
    A creatina é um dos suplementos ergogênicos mais indicados para quem pratica musculação. Afinal de contas, com o seu uso correto é possível obter tanto uma melhora de força quanto uma diminuição da exaustão durante os treinos. Mas será que todos os produtos no mercado são eficazes? Para te ajudar, montamos esse artigo com dicas de como escolher a creatina ideal, além de um ranking com os 10 melhores produtos do mercado, incluindo as marcas mais vendidas como Integralmédica, Midway e Probiótica. No final, descubra como turbinar os seus resultados. Continue lendo!
    Esporte e Lazer
    108.053 visualizações
  • Top 10 Melhores Whey Protein Isolado em 2020 (Probiótica, Integralmédica e Mais)
    Top 10 Melhores Whey Protein Isolado em 2020 (Probiótica, Integralmédica e Mais)
    O whey protein isolado conserva a pureza da proteína do leite, por isso, é um suplemento com baixo teor de gordura, açúcar, lactose e carboidratos! Não por acaso, o whey protein isolado é o suplemento favorito de quem precisa aumentar a massa magra e quer turbinar ainda mais os treinos na academia!Entre as melhores marcas de whey protein isolado estão Probiótica, Integralmédica e Max Titanium, mas existem outras boas opções no mercado. Por isso vamos explicar tudo o que é necessário para escolher a melhor opção. Também preparamos um top 10 melhores whey protein isolado. Confira tudo logo abaixo!
    Esporte e Lazer
    42.215 visualizações
  • Top 10 Melhores Bicicletas em 2020 (Urbanas, Elétricas, Mountain Bike e mais)
    Top 10 Melhores Bicicletas em 2020 (Urbanas, Elétricas, Mountain Bike e mais)
    Seja para ir ao trabalho sem pegar trânsito, passear pelo parque no fim de semana ou exercitar o corpo, as bicicletas são a aposta sustentável para se locomover com praticidade, economizar dinheiro e ainda cuidar da saúde. Marcas como Caloi, Blitz, Tec-Ultra e Durban oferecem modelos de qualidade e que trazem conforto para cada modalidade. Existem inúmeros tipos pelo mercado, como bicicletas urbanas, elétricas, dobráveis, bmx, speed. E cada um com diferentes materiais e quantidade de marchas que influenciam no peso e performance. Para encontrar dentre tantas opções a bicicleta ideal para você, fizemos um guia de como escolher e listamos as 10 melhores bicicletas do mercado. Confira!
    Esporte e Lazer
    11.634 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria