mybest
Alicates Amperímetros

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Construção e Reforma
  3. Ferramentas
  4. Top 10 Melhores Alicates Amperímetros em 2024 (Minipa, Fluke, Hikari e mais)
  • Top 10 Melhores Alicates Amperímetros em 2024 (Minipa, Fluke, Hikari e mais) 1
  • Top 10 Melhores Alicates Amperímetros em 2024 (Minipa, Fluke, Hikari e mais) 2
  • Top 10 Melhores Alicates Amperímetros em 2024 (Minipa, Fluke, Hikari e mais) 3
  • Top 10 Melhores Alicates Amperímetros em 2024 (Minipa, Fluke, Hikari e mais) 4
  • Top 10 Melhores Alicates Amperímetros em 2024 (Minipa, Fluke, Hikari e mais) 5

Top 10 Melhores Alicates Amperímetros em 2024 (Minipa, Fluke, Hikari e mais)

Os alicates amperímetros são indispensáveis para qualquer eletricista profissional ou amador. Sua principal função é medir a corrente elétrica de uma fiação, servindo para conhecer o consumo de um equipamento, para saber se um condutor está transportando energia em excesso, entre outras leituras.


Contudo, os modelos mais modernos possuem outros recursos e contam com True RMS. Além disso, há diversas marcas no mercado, como Fluke, Minipa e Hikari. Para ajudar a escolher a melhor no seu caso, preparamos um guia completo e um ranking com os 10 melhores alicates amperímetros do mercado. Confira!

Atualizado em 14/07/2023
Rafael Swoboda
Revisão
Revisor
Rafael Swoboda

Sou formado em jornalismo e trabalho com produção de conteúdo e revisão há 10 anos. Estou na mybest há mais de 2 anos produzindo, revisando e atualizando artigos de diferentes categorias. Entregar informações úteis, corretas e em linguagem acessível é o que mais me motiva.

Perfil de Rafael Swoboda
Continue lendo

Índice

Qual é a Função do Alicate Amperímetro?

Qual é a Função do Alicate Amperímetro?

A função básica do alicate amperímetro é medir a corrente elétrica. Ou seja, ele serve principalmente para verificar se a energia está passando por um componente da forma que deveria. Operando na escala dos amperes, é uma ferramenta muito usada para verificar fiações de residências, empresas ou indústrias, por exemplo.


Contudo, a maioria dos modelos faz outras medições além da corrente. Muitos medem também a tensão e possuem recursos como teste de diodo, resistência e continuidade. Essas medições normalmente são feitas com multímetros, que são aparelhos mais indicados para trabalhar com componentes eletrônicos.


Se você estiver em busca de um aparelho para essa finalidade, que tal conferir o nosso artigo exclusivo sobre os melhores multímetros? Clique no link abaixo!

Como Escolher o Melhor Alicate Amperímetro

Como vimos, os amperímetros podem fazer uma variedade de testes. Além disso, há diferenças entre os limites suportados pelos modelos, os recursos de cada um e a forma de alimentação, entre outros aspectos.. Veja abaixo tudo você deve observar antes de comprar!

1

Verifique a Categoria de Aplicação do Alicate Amperímetro de Acordo com o Uso

Verifique a Categoria de Aplicação do Alicate Amperímetro de Acordo com o Uso

Os amperímetros são classificados de acordo com categorias de aplicação que limitam os seus usos. Para garantir a sua segurança, é essencial usar modelos com a classificação correta, de acordo com o tipo de aplicação. São elas:


  • CAT I: define equipamentos usados para medições de componentes isolados da rede elétrica, como circuitos eletrônicos, por exemplo.
  • CAT II: abrange aparelhos de escritório, laboratoriais e domésticos em geral, além de plugues e tomadas elétricas residenciais.
  • CAT III: modelos nessa categoria podem medir componentes como painéis de distribuição, disjuntores, interruptores, entre outros, sejam de instalações residenciais ou até prediais
  • CAT IV: para medições nas conexões com a fonte da rede elétrica, como em instalações subterrâneas ou externas.

Percebeu como é importante ficar atento à categoria de aplicação? Fique atento, pois é seguro usar alicates amperímetros com classificação superior à dos circuitos a serem medidos, mas nunca o oposto. Observe também que, quanto maior a classificação, maior o preço da ferramenta.

2

Prefira Modelos Digitais para Obter Valores Exatos das Medições

Prefira Modelos Digitais para Obter Valores Exatos das Medições

Outro aspecto bem básico dos alicates amperímetros é o tipo do aparelho. Existem modelos analógicos e modelos digitais. Os alicates analógicos exibem os resultados dos testes em um ponteiro (semelhante ao de um relógio), enquanto as ferramentas digitais mostram as leituras em uma pequena tela.


Porém, essa não é a diferença mais importante entre os dois tipos. Além da praticidade da tela, os alicates amperímetros digitais são capazes de exibir os valores exatos das medições e contam com muito mais funcionalidades do que os analógicos. Por outro lado, os modelos digitais são mais caros.

3

Priorize Alicates Amperímetros que Realizam Diferentes Testes

Priorize Alicates Amperímetros que Realizam Diferentes Testes

A maioria dos alicates amperímetros, especialmente os digitais, é capaz de realizar diferentes testes elétricos, podendo ser usados com múltiplas funcionalidades. Confira abaixo os principais tipos de leituras feitos pelos aparelhos:


  • Corrente DC (contínua) e/ou AC (alternada): é a função básica dos alicates amperímetros. Permite medir correntes elétricas contínuas, como de pilhas ou aparelhos elétricos, ou alternadas, como de residências ou estabelecimentos comerciais.
  • Tensão DC e/ou AC: além das correntes, a maioria dos amperímetros permite também medir a tensão de um equipamento ou tomada, por exemplo.
  • Resistência: permite testar a resistência elétrica de aparelhos, tais como refrigeradores.
  • Diodo: alguns modelos possuem a função para testar semicondutores diodo, que estão presentes em sistemas de iluminação LED, por exemplo.
  • Continuidade: permite verificar se a condução está ocorrendo normalmente do ponto inicial ao ponto de destino, auxiliando na identificação de falhas ou defeitos.
  • Frequência: possibilita testar se uma rede elétrica está operando na frequência correta;
  • Temperatura: mede a temperatura de um condutor ou de uma estação de ar quente.

São muitas funcionalidades, não é mesmo? Por isso, se você quer um alicate amperímetro completo, não se esqueça de verificar os tipos de teste dos modelos do mercado e escolha um que seja equipado para a maior variedade possível!

4

Para Leituras Precisas, Escolha Modelos Equipados com True RMS

Para Leituras Precisas, Escolha Modelos Equipados com True RMS

RMS (root medium square), ou raiz média quadrada, é a medida utilizada para determinar os valores de tensão e corrente apresentados pelos alicates amperímetros. Os modelos básicos utilizam um sistema mais simples para realizar esse cálculo, resultando em uma estimativa e não no valor real do RMS.


Esses aparelhos funcionam bem para medir cargas chamadas de lineares, como dos fios de uma residência. Mas, para fazer leituras em circuitos com cargas não-lineares, o ideal é adquirir um modelo com True RMS. Um exemplo disso seriam componentes de computadores ou outros equipamentos eletrônicos.


Os alicates amperímetros equipados com essa tecnologia fazem uma leitura precisa baseada no RMS real da carga em questão. Esses modelos costumam ser bem mais caros, mas o investimento vale a pena se você pretende trabalhar com eletrônicos, por exemplo.

5

Verifique os Limites de Tensão e Corrente para o Uso Correto do Equipamento

Verifique os Limites de Tensão e Corrente para o Uso Correto do Equipamento

Outro fator importante são os limites de tensão e corrente dos alicates amperímetros. A maioria dos modelos do mercado suporta medições de tensão em até 600 V, mas há modelos que chegam a 1000 V. No caso das correntes, a escala é em ampères, e há modelos que suportam 400, 600 e 1000 A. Portanto, fique atento!


Observe podem haver diferenças de limites entre as tensões ou correntes contínuas e alternadas no mesmo aparelho. Além disso, os modelos analógicos operam em escalas, tais como 6, 15, 60, 150 e 600 A para correntes alternadas. Para realizar uma medição nesses aparelhos, você deve escolher a escala adequada no seletor.


Alguns modelos digitais também funcionam dessa forma, mostrando apenas os resultados na tela. Contudo, nos alicates mais modernos, a seleção da voltagem (para tensão) e da amperagem (para corrente) é feita pelos botões e visualizada na tela, o que torna o uso mais prático. 

6

Prefira Aparelhos à Bateria de 9 V para Maior Autonomia

Prefira Aparelhos à Bateria de 9 V para Maior Autonomia

Grande parte dos alicates amperímetros funciona a pilhas AA ou AAA, sendo que existem modelos alimentados com 1, 2, 3 e até 4 unidades. As pilhas AAA, conhecidas como "pilhas palito", são menores e possuem a mesma carga que as pilhas AA, mas fornecem menos corrente, sendo mais econômicas.


Mas, se você faz questão da maior autonomia possível para poder usar seu aparelho por longas horas sem preocupações, prefira os modelos alimentados a baterias de 9 V. Isso porque cada bateria de 9 V possui 6 vezes a carga de uma pilha AA ou AAA.

7

Confira os Recursos Extras que Melhoram o Uso dos Alicates Amperímetros

Confira os Recursos Extras que Melhoram o Uso dos Alicates Amperímetros

Antes de fazer a compra, verifique também os recursos extras apresentados pelos alicates amperímetros. Enquanto alguns modelos de menor preço são básicos em recursos, outros contam com funcionalidades adicionais muito interessantes, como luzes de trabalho para facilitar o serviço em áreas escuras.


Alguns alicates amperímetros contam com proteção contra queda e contra respingos d'água, tornando as ferramentas muito resistentes. Há, ainda, modelos com indicador de bateria fraca, gerenciamento via aplicativo, limite de amperagem expansível e imagem térmica para facilitar análises precisas na condução elétrica.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Alicates Amperímetros

Entendendo os critérios que abordamos, certamente você não terá dificuldades na hora de escolher o melhor alicate amperímetro para o seu caso. Confira agora o ranking com as 10 melhores opções do mercado! Aqui você vai encontrar modelos com os mais variados recursos e especificações. Vamos lá?
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Categoria de Aplicação
Tipo
Testes
True RMS
Tensão
Corrente
Alimentação
Recursos Extras
1

MINIPA

Alicate Amperímetro Minipa ET-3200ET-3200

MINIPA Alicate Amperímetro Minipa ET-3200 1

R$ 124,61

Lev. baixo

O Melhor Alicate Amperímetro Barato

CAT II

Digital

Tensão AC e DC, corrente AC, resistência, diodo e continuidade

Até 1000 V (DC) e até 750 V (AC)

Até 1000 A (AC)

1 bateria de 9 V

Não informado

2

HIKARI

Alicate Amperímetro Hikari HA-3120HA-3120

HIKARI Alicate Amperímetro Hikari HA-3120 1

R$ 138,00

Lev. baixo

Excelente Custo-Benefício para Uso Básico

CAT II

Digital

Tensão DC e AC, corrente AC, resistência, diodo e continuidade

Até 600 V (AC e DC)

Até 600 A (AC)

2 pilhas AAA

Luz de trabalho, indicador de bateria fraca

3

FLIR

Alicate Amperímetro FlirCM174

FLIR Alicate Amperímetro Flir 1

R$ 3.799,00

Lev. alto

Com Imagem Térmica e Outras Tecnologias

CAT III (1000 V) e CAT IV (600 V)

Digital

Tensão DC e AC, corrente AC, resistência, diodo, continuidade, capacitância e temperatura

Até 1000 V (AC e DC)

Até 600 A

4 pilhas AAA

Luz de trabalho, imagem térmica, expansível a 3000 A

4

FLUKE

Alicate Amperímetro Fluke 325325

FLUKE Alicate Amperímetro Fluke 325 1

R$ 1.087,98

Lev. alto

Um dos Mais Vendidos

CAT III (660 V) e CAT IV (300 V)

Digital

Tensão e corrente AC e DC, resistência, continuidade, capacitância e temperatura

Até 600 V (AC e DC)

Até 400 A (AC e DC)

2 pilhas AA

Não informado

5

HIKARI

Alicate Amperímetro HikariHA-266

HIKARI Alicate Amperímetro Hikari 1

R$ 89,79

Lev. baixo

Alicate Amperímetro Bom e Barato

CAT II

Digital

Tensão DC e AC, corrente AC, resistência, diodo e continuidade

Até 1000 V (DC) e até 750 V (AC)

Até 1000 A (AC)

Bateria de 9 V

Não informado

6

EDA

Alicate Amperímetro EDAMT87

EDA Alicate Amperímetro EDA 1

R$ 56,77

Lev. baixo

Alicate Amperímetro Digital com Preço Acessível

CAT II

Digital

Tensão DC e AC, corrente AC, resistência, diodo e continuidade

Até 600 V (DC e AC)

Até 400 A (AC)

2 pilhas AAA

Não informado

7

HIKARI

Alicate Amperímetro Hikari HA-3320HA-3320

HIKARI Alicate Amperímetro Hikari HA-3320 1

R$ 870,00

Lev. alto

Alicate Amperímetro True RMS Completo

CAT III

Digital

Tensão e corrente DC e AC, resistência, capacitância, frequência, temperatura, NCV, diodo e continuidade

Até 600 V (AC e DC)

Até 400 A (AC e DC)

Bateria de 9 V

Não informado

8

BRASFORT

Alicate Amperímetro Brasfort

BRASFORT Alicate Amperímetro Brasfort 1

R$ 65,90

Lev. baixo

Acompanha Estojo e Pontas de Prova

Não informado

Digital

Tensão DC e AC, corrente AC, resistência e continuidade

Até 750 V (AC) e até 1000 V (DC)

Até 1000 A (AC)

Bateria de 9 V

Não informado

9

FLUKE

Alicate Amperímetro Fluke374 FC

FLUKE Alicate Amperímetro Fluke 1

R$ 4.143,20

Lev. alto

Alicate Amperímetro Profissional com Uso Seguro

CAT III (1000 V) e CAT IV (600 V)

Digital

Tensão e corrente AC e DC, resistência, capacitância, continuidade e diodo

Até 600 V (AC e DC)

Até 600 A (AC e DC)

2 pilhas AA

Leitura via aplicativo

10

MINIPA

Alicate Amperímetro Minipa AnalógicoET-3006A

MINIPA Alicate Amperímetro Minipa Analógico 1

R$ 318,07

Médio

Opção Mais Simples

CAT II

Analógico

Tensão e corrente AC, resistência e temperatura

Até 75 V (DC) e até 750 V (AC)

6, 15, 60, 150 e 600 A (AC)

1 pilha AA

Não informado

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

MINIPAAlicate Amperímetro Minipa ET-3200ET-3200

Alicate Amperímetro Minipa ET-3200 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 124,61
Lev. baixo
A Partir de:
R$ 124,61
Lev. baixo

O Melhor Alicate Amperímetro Barato

Esse é mais um excelente alicate amperímetro da marca Minipa. O modelo é digital e está classificado na categoria CAT II, sendo indicado para uso em componentes como eletrodomésticos e equipamentos de escritório, além de plugues e tomadas residenciais comuns.


O HDC 320 realiza testes de tensão e corrente AC e DC, resistência, diodo e continuidade, proporcionando uma boa versatilidade de medições. Outro ponto positivo é o funcionamento com uma bateria de 9 V, que proporciona maior autonomia do que os modelos a pilhas.


Embora seja um modelo simples, é de qualidade e atende muito bem ao uso doméstico. Não por acaso, esse é um dos alicates amperímetros com maior número de avaliações positivas na Amazon. Lá, diversos clientes elogiam a qualidade e o custo-benefício do produto. Por isso, é o nosso top 1!

Categoria de AplicaçãoCAT II
TipoDigital
TestesTensão AC e DC, corrente AC, resistência, diodo e continuidade
True RMS
TensãoAté 1000 V (DC) e até 750 V (AC)
CorrenteAté 1000 A (AC)
Alimentação1 bateria de 9 V
Recursos ExtrasNão informado
Este ranking foi útil para você?
No.2

HIKARIAlicate Amperímetro Hikari HA-3120HA-3120

A Partir de:
R$ 138,00
Lev. baixo

Excelente Custo-Benefício para Uso Básico

A Hikari é uma empresa brasileira especializada em ferramentas dos mais variados tipos, como ferros de solda, geradores e pistolas de cola quente. Nesse alicate amperímetro, a marca apostou em um equipamento básico, mas com o diferencial do funcionamento digital.


A ferramenta pode realizar testes de tensão contínua e alternada, resistência, diodo e mais, possuindo uma boa versatilidade. Seus limites são de 600 V para tensão e 600 A para corrente. Ele funciona com 3 pilhas do tipo AAA, as famosas "pilhas palito".


Esse alicate amperímetro é classificado como CAT II, o que limita um pouco seu uso ao ambiente doméstico mais comum. Mas, se é disso que você precisa, essa opção tem inúmeras avaliações positivas de clientes na Amazon atestando a sua qualidade e precisão.

Categoria de AplicaçãoCAT II
TipoDigital
TestesTensão DC e AC, corrente AC, resistência, diodo e continuidade
True RMS
TensãoAté 600 V (AC e DC)
CorrenteAté 600 A (AC)
Alimentação2 pilhas AAA
Recursos ExtrasLuz de trabalho, indicador de bateria fraca
No.3

FLIRAlicate Amperímetro FlirCM174

A Partir de:
R$ 3.799,00
Lev. alto

Com Imagem Térmica e Outras Tecnologias

O alicate amperímetro da Flir é certamente a opção mais inovadora do mercado. Além do True RMS para leituras precisas em cargas não-lineares, ele conta com o diferencial da imagem térmica, que permite visualizar aquecimentos e sobrecargas em circuitos a uma distância segura.


O modelo realiza testes de tensão alternada e contínua, corrente alternada, resistência, diodo, continuidade, capacitância e temperatura, sendo uma ferramenta completa. Seu limite é de 1000 V para tensão e 600 A para corrente alternada. Ele ainda é expansível a 3000 A e conta com luz de trabalho.


É claro que todas essas tecnologias diferenciadas se refletem no custo do produto, que não é barato. Contudo, para profissionais que buscam precisão, alta segurança e inúmeros recursos em uma só ferramenta, esse é o modelo ideal. Clique nos links e confira!

Categoria de AplicaçãoCAT III (1000 V) e CAT IV (600 V)
TipoDigital
TestesTensão DC e AC, corrente AC, resistência, diodo, continuidade, capacitância e temperatura
True RMS
TensãoAté 1000 V (AC e DC)
CorrenteAté 600 A
Alimentação4 pilhas AAA
Recursos ExtrasLuz de trabalho, imagem térmica, expansível a 3000 A
No.4

FLUKEAlicate Amperímetro Fluke 325325

A Partir de:
R$ 1.087,98
Lev. alto

Um dos Mais Vendidos

A americana Fluke é uma marca líder mundial em equipamentos de medição, contando com diversos tipos de alicates amperímetros em seu portfólio. Esse modelo digital é uma das ferramentas mais vendidas da marca, ideal para quem quer qualidade garantida!


O Fluke 325 realiza testes de tensão e corrente AC e DC, resistência, continuidade, capacitância, diodo e temperatura, sendo bastante versátil. Além disso, ele conta com True RMS para medições precisas em cargas não-lineares. O  aparelho vem com um estojo para armazenamento e pontas de prova.


Outras vantagens são as categoria CAT III para 660 V e CAT IV para 300 V, que dão uma ampla gama de aplicações ao modelo. Na Amazon, compradores atestam a qualidade e recomendam esse produto. Apesar do preço mais alto, é um investimento que vale a pena para quem busca robustez e alta precisão.

Categoria de AplicaçãoCAT III (660 V) e CAT IV (300 V)
TipoDigital
TestesTensão e corrente AC e DC, resistência, continuidade, capacitância e temperatura
True RMS
TensãoAté 600 V (AC e DC)
CorrenteAté 400 A (AC e DC)
Alimentação2 pilhas AA
Recursos ExtrasNão informado
No.5

HIKARIAlicate Amperímetro HikariHA-266

A Partir de:
R$ 89,79
Lev. baixo

Alicate Amperímetro Bom e Barato

O HA-266 é mais um alicate amperímetro com ótimo custo-benefício da marca Hikari. O modelo conta com um excelente preço e é do tipo digital, exibindo no visor os valores numéricos exatos das leituras feitas com o equipamento. Além disso, vem acompanhado de bateria, estojo e pontas de prova!


Esse alicate possui uma boa variedade de testes disponíveis, como a de corrente alternada, resistência e continuidade e, por isso serve para a maioria dos usos comuns. Seu limite é de até 1000 V para tensão contínua, 750 V para tensão alternada e 1000 A para corrente alternada.


Note que esse modelo está na categoria CAT II, então seu uso se limita a componentes como ferramentas elétricas, eletrodomésticos e tomadas comuns. Para isso, ele é uma boa opção, contando com muitas avaliações positivas nos e-commerces. Confira!

Categoria de AplicaçãoCAT II
TipoDigital
TestesTensão DC e AC, corrente AC, resistência, diodo e continuidade
True RMS
TensãoAté 1000 V (DC) e até 750 V (AC)
CorrenteAté 1000 A (AC)
AlimentaçãoBateria de 9 V
Recursos ExtrasNão informado
No.6

EDAAlicate Amperímetro EDAMT87

A Partir de:
R$ 56,77
Lev. baixo

Alicate Amperímetro Digital com Preço Acessível

Esse alicate amperímetro digital da EDA logo se destaca pelo excelente preço para um equipamento digital, não é verdade? Além disso, ele conta com uma boa variedade de funções que o tornam um modelo de ótimo custo-benefício para uso básico, como testes em eletrodomésticos e tomadas residenciais padrão.


A ferramenta permite realizar testes de tensão alternada e contínua, corrente alternada, resistência, diodos e continuidade, possuindo uma boa versatilidade de uso. Seu limite é de 600 V para tensão e 400 A para corrente.


O produto é muito vendido na Amazon e tem ótimas avaliações de forma geral. A maioria dos compradores elogia a qualidade e o custo-benefício, mas há quem afirma que as medições não são muito precisas. Ele já vem acompanhado de pontas de prova.

Categoria de AplicaçãoCAT II
TipoDigital
TestesTensão DC e AC, corrente AC, resistência, diodo e continuidade
True RMS
TensãoAté 600 V (DC e AC)
CorrenteAté 400 A (AC)
Alimentação2 pilhas AAA
Recursos ExtrasNão informado
No.7

HIKARIAlicate Amperímetro Hikari HA-3320HA-3320

A Partir de:
R$ 870,00
Lev. alto

Alicate Amperímetro True RMS Completo

Se você procura por um alicate amperímetro True RMS digital para realizar leituras precisas em sistemas elétricos com cargas não-lineares, como circuitos de computador, mas por um preço mais acessível que as ferramentas top do mercado, então certamente essa é a sua melhor opção!


O HA-3320 conta com uma ótima variedade de testes, como tensão e corrente contínua e alternada, resistência, capacitância, frequência, temperatura, NCV, diodo e continuidade. Seu limite é de 600 V para tensão e 400 A para correntes. O modelo funciona à bateria de 9 V, que proporciona bastante autonomia!


Esse alicate é classificado como CAT III. Dessa forma, ele é bastante seguro para praticamente todo tipo de uso residencial e até mesmo predial ou industrial, como medições em quadros de distribuição e sistemas de iluminação. Porém, seu preço é mais alto, então pode não ser a melhor opção para usos mais básicos.

Categoria de AplicaçãoCAT III
TipoDigital
TestesTensão e corrente DC e AC, resistência, capacitância, frequência, temperatura, NCV, diodo e continuidade
True RMS
TensãoAté 600 V (AC e DC)
CorrenteAté 400 A (AC e DC)
AlimentaçãoBateria de 9 V
Recursos ExtrasNão informado
No.8

BRASFORTAlicate Amperímetro Brasfort

A Partir de:
R$ 65,90
Lev. baixo

Acompanha Estojo e Pontas de Prova

O alicate amperímetro Brasfort é mais uma ferramenta indicada para uso simples, como medições em eletrodomésticos e componentes eletrônicos, por exemplo. O modelo é do tipo digital e, além de tensão e corrente, também faz testes de resistência e continuidade.


Essa ferramenta possui limitação de 750 V para tensão alternada, 1000 V para tensão contínua e até 1000 A para corrente alternada. Sua forma de alimentação é uma bateria de 9 V, que confere excelente autonomia ao aparelho. Ele ainda vem com um estojo para armazenamento e pontas de prova.


Um ponto negativo é que o fabricante não informa a categoria de aplicação do modelo. Além disso, alguns compradores relatam que o aparelho é frágil. Por outro lado, a maioria das avaliações é positiva e atesta a funcionalidade desse alicate amperímetro para uso doméstico.

Categoria de AplicaçãoNão informado
TipoDigital
TestesTensão DC e AC, corrente AC, resistência e continuidade
True RMS
TensãoAté 750 V (AC) e até 1000 V (DC)
CorrenteAté 1000 A (AC)
AlimentaçãoBateria de 9 V
Recursos ExtrasNão informado
No.9

FLUKEAlicate Amperímetro Fluke374 FC

A Partir de:
R$ 4.143,20
Lev. alto

Alicate Amperímetro Profissional com Uso Seguro

Esse alicate amperímetro da Fluke se diferencia da maioria dos modelos do mercado pela possibilidade de interação com um aplicativo de smartphone. Dessa forma, você pode posicionar o aparelho e observar as leituras longe da área de carga pelo celular, o que confere maior segurança ao uso.


O modelo é digital e realiza testes de tensão e corrente AC e DC, resistência, continuidade e diodo, servindo bem à maioria dos usos. Ele também conta com True RMS para leituras precisas em cargas não-lineares, o que torna essa uma ferramenta de precisão ideal para profissionais.


O modelo é classificado como CAT III para 1000 V e CAT IV para 600 V, permitindo o uso até mesmo em instalações elétricas de prédios. Com tudo isso, seu preço é alto, mas vale a pena para quem precisa de um alicate amperímetro robusto. A ferramenta acompanha 2 pilhas AA, bolsa de transporte flexível e pontas de prova. 

Categoria de AplicaçãoCAT III (1000 V) e CAT IV (600 V)
TipoDigital
TestesTensão e corrente AC e DC, resistência, capacitância, continuidade e diodo
True RMS
TensãoAté 600 V (AC e DC)
CorrenteAté 600 A (AC e DC)
Alimentação2 pilhas AA
Recursos ExtrasLeitura via aplicativo
No.10

MINIPAAlicate Amperímetro Minipa AnalógicoET-3006A

A Partir de:
R$ 318,07
Médio

Opção Mais Simples

Com mais de 40 anos de atuação, a Minipa é uma das maiores autoridades do Brasil em ferramentas de medição. No setor de alicates amperímetros, a marca possui uma grande diversidade de modelos para todos os bolsos e necessidades.


Esse modelo é perfeito para quem busca uma ferramenta bem simples para medições em aparelhos domésticos, de escritório ou laboratoriais, mas com a qualidade garantida de uma marca renomada. Ele é do tipo analógico, possuindo capacidade para medir tensão e corrente alternada, além de resistência e temperatura


Ou seja, mesmo sendo simples e analógico, ele realiza uma boa variedade de medições. Seu limite é de até 750 V para tensão e até 600 A para corrente. Note que o modelo não conta com True RMS e a classificação CAT II limita um pouco seu uso.

Categoria de AplicaçãoCAT II
TipoAnalógico
TestesTensão e corrente AC, resistência e temperatura
True RMS
TensãoAté 75 V (DC) e até 750 V (AC)
Corrente6, 15, 60, 150 e 600 A (AC)
Alimentação1 pilha AA
Recursos ExtrasNão informado

Veja os Também os Outros Itens para Completar seu Kit de Ferramentas

Se você está sempre realizando medições e reparos, seja profissionalmente ou por hobby, que tal dar uma olhadinha em outros itens que podem ser úteis para compor o seu kit de ferramentas? Clique nos links abaixo e confira os melhores alicates desencapadores de fio, bolsas para ferramentas e kits de chave de fenda!

Conclusão

Os alicates amperímetros são ferramentas de medição muito versáteis e práticas. Com elas, podemos realizar testes de tensão e corrente, além de leituras como resistência, continuidade e diodo, entre outras. Contudo, os modelos do mercado contam com diversas especificações e diferentes funções.


Observe os critérios de compra que abordamos para escolher a melhor ferramenta para o seu caso. Confira também os modelos do nosso ranking, onde você encontra aparelhos das melhores marcas com diferentes especificações para variados usos. Gostou desse conteúdo? Então compartilhe! Boas compras!


Redação: Rafael Swoboda / Revisão: Sara Berwian / Atualização: Rafael Swoboda

Top 5 Melhores Alicates Amperímetros

1º lugar: MINIPAAlicate Amperímetro Minipa ET-3200ET-3200

2º lugar: HIKARIAlicate Amperímetro Hikari HA-3120HA-3120

3º lugar: FLIRAlicate Amperímetro FlirCM174

4º lugar: FLUKEAlicate Amperímetro Fluke 325325

5º lugar: HIKARIAlicate Amperímetro HikariHA-266

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Construção e Reforma
  3. Ferramentas
  4. Top 10 Melhores Alicates Amperímetros em 2024 (Minipa, Fluke, Hikari e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.