mybest
Serrotes

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Construção e Reforma
  3. Ferramentas
  4. Top 10 Melhores Arcos de Serra em 2024 (Tramontina, Vonder e mais)
  • Top 10 Melhores Arcos de Serra em 2024 (Tramontina, Vonder e mais) 1
  • Top 10 Melhores Arcos de Serra em 2024 (Tramontina, Vonder e mais) 2
  • Top 10 Melhores Arcos de Serra em 2024 (Tramontina, Vonder e mais) 3
  • Top 10 Melhores Arcos de Serra em 2024 (Tramontina, Vonder e mais) 4
  • Top 10 Melhores Arcos de Serra em 2024 (Tramontina, Vonder e mais) 5

Top 10 Melhores Arcos de Serra em 2024 (Tramontina, Vonder e mais)

Os arcos de serra são ferramentas de corte bem simples e bastante versáteis. Eles podem ser usados para cortar madeira, plástico ou até metal, sendo muito úteis para manutenções de encanamentos ou instalações elétricas, além de marcenarias, artesanatos, entre outras atividades.


Há diversos tipos e marcas de arcos de serra, como Tramontina, Vonder e Starret. Para escolher a melhor no seu caso, você precisa entender as principais características dessas ferramentas. Pensando nisso, elaboramos um guia completo e um ranking com os 10 melhores arcos de serra do mercado. Confira!

Atualizado em 14/07/2023
André Oliveira
Supervisão
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

O marceneiro André Oliveira criou o canal Oficina Marcenaria Rústica, onde ministra cursos e alcança pessoas que querem aprender a arte da marcenaria para trabalhar na área ou fazer projetos pessoais. Além disso, administra dois grandes grupos de marcenaria em redes sociais voltados para amantes da marcenaria, iniciantes e profissionais Conheça mais sobre os serviços do André no Instagram, Facebook e YouTube.

Perfil de André Oliveira
Continue lendo
Tatyara Figueiró
Revisão
Revisora
Tatyara Figueiró

Sou formada em jornalismo, o que me ajuda a garantir um olhar mais crítico e detalhado nos conteúdos de atualização e revisão. O mais legal é que, como o trabalho na mybest é transdisciplinar, também consigo aprender mais estudando para revisar e atualizar artigos de diferentes áreas.

Perfil de Tatyara Figueiró
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

O que É um Arco de Serra?

O que É um Arco de Serra?

O arco de serra nada mais é que uma ferramenta manual de corte, feita para cortar materiais diversos como madeira, plástico, compensando e metais. É útil em vários tipos de trabalho como marcenarias, serralherias, trabalhos hidráulicos, encanamentos e outras áreas.


Os arcos de serras tem diferentes tamanhos e tipos e é uma ferramenta relativamente barata, podendo também incluir a caixa de ferramentas da sua casa, para eventuais consertos domésticos. Nesse artigo, você vai conhecer todos os detalhes sobre o arco de serra.


Mas se você precisa de mais potência, confira também nosso conteúdo com as serras sabre que servem aos mesmos propósitos dos arcos de serra, mas são elétricas ou movidas a bateria, realizando cortes com mais eficiência e sem esforço. Clique no link abaixo e confira!

Como Escolher o Melhor Arco de Serra

Existem diferentes tipos de arcos de serra no mercado. Além disso, eles também variam nos tamanhos de serra, materiais e outros aspectos importantes. Veja abaixo todas as características que você deve avaliar na hora de escolher o arco de serra mais adequado para o seu uso!

1

Escolha o Tipo de Arco de Serra Mais Adequado ao Seu Uso

O primeiro aspecto dos arcos de serra que precisamos observar é o tipo da ferramenta. Existem basicamente 2 tipos de arcos de serra: padrão e minis. Cada um deles possui suas vantagens para determinados usos. Confira abaixo os detalhes sobre cada um dos tipos!

Arco de Serra Padrão: para Cortar Materiais mais Duros

Arco de Serra Padrão: para Cortar Materiais mais Duros
O arco de serra padrão é o tipo mais comum de arco de serra. Nesse modelo, o arco segura a lâmina nas duas extremidades, proporcionando firmeza para realizar cortes em diferentes materiais. Ele costuma operar apenas com um tamanho de lâmina, que geralmente é de 12".

Os modelos de arco de serra padrão são mais indicados para cortar materiais mais duros, pois a ferramenta proporciona maior firmeza e eficiência. Podem ser fixos ou reguláveis, para você usar tamanhos de serra diferentes, tendo mais versatilidade no trabalho.

Mini Arco de Serra: Cortes Menores para Locais de Difícil Acesso

Mini Arco de Serra: Cortes Menores para Locais de Difícil Acesso
O mini arco de serra é uma ferramenta menor, feita para alcançar locais de difícil acesso. Na maioria desses modelos, apenas uma das pontas da serra fica presa ao arco, facilitando o seu uso em áreas pequenas ou com obstáculos. Porém, também há modelos que prendem a lâmina como um arco padrão.

Assim como o arco padrão, podem ser fixos ou reguláveis, se adaptando a diferentes tamanhos de lâmina (normalmente 6", 8", 10" ou 12"), tendo um uso mais versátil. A escolha ideal vai depender do tipo de corte que deseja realizar. 

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

O mini arco de serra também muito conhecido como arco de serra japonês é essencial em qualquer caixa de ferramentas e pode fazer muita diferença quando ocorre alguma emergência em casa principalmente com hidráulica.

Ele é capaz de entrar em locais que o arco de serra convencional não consegue alcançar como em pequenos vãos de parede com canos embutidos a serem cortados para sanar algum vazamento, por exemplo.

2

Para Corte de Materiais Grandes, Prefira Arcos de Serra de 12"

Para Corte de Materiais Grandes, Prefira Arcos de Serra de 12"

Ao escolher um arco de serra, fique atento também ao tamanho das lâminas compatíveis com a ferramenta. Existem arcos para lâminas de 6" (15 cm), 8" (20 cm), 10" (25 cm) e 12" (30 cm). Quanto maior a lâmina, maior é o comprimento do corte que ela consegue fazer em um determinado material. 


Portanto, escolha esse fator tendo em vista as dimensões dos materiais que você vai cortar. Para materiais grandes (como no caso de marcenarias), prefira lâminas de 12". Mas se você vai trabalhar com materiais pequenos (como artesanato ou manutenção elétrica) escolha entre os modelos menores.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Além dos mais conhecidos, arco de serra padrão e o arco de serra japonês, existe o arco de serra ourives.

Ele conta com micro lâminas muito finas para trabalhos curvados e delicados, propício a cortar, por exemplo, letras redondas em madeira ou metal com facilidade e suas lâminas variam em comprimentos podendo ser achados modelos com 7,5 cm, 13 cm, 18 cm entre outros tamanhos.

3

Escolha Modelos de Alumínio para Evitar a Ferrugem

Escolha Modelos de Alumínio para Evitar a Ferrugem

Outro fator importante é o material da estrutura principal dos arcos de serra. Há modelos em plástico e outros de metais, como alumínio ou aço. As ferramentas em plástico contam com preços menores, mas costumam ser menos resistentes e com menor durabilidade que as de metal.


Tanto o alumínio quanto o aço possuem excelente resistência e durabilidade. Contudo, os modelos em alumínio têm a vantagem de serem resistentes à oxidação, evitando a ferrugem que danifica a ferramenta com o passar do tempo. Esse tipo de arco de serra é mais caro, mas o investimento vale a pena.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Além da durabilidade maior que o arco de serra em alumínio traz e a segurança de possuirmos uma ferramenta antiferrugem, esse tipo de arco também possui a vantagem de ser mais leve que o modelo de aço, facilitando tanto no transporte como no trabalho ao serrar materiais, cansando menos a mão do operador.

4

Cabos Fechados Proporcionam Maior Firmeza e Segurança

Cabos Fechados Proporcionam Maior Firmeza e Segurança

Os cabos dos arcos de serra podem ser abertos ou fechados. O cabo aberto está presente nos modelos mais simples e em alguns arcos de serra do tipo mini. Eles são suficientes para a maioria dos serviços, mas não contam com nenhuma estrutura para maior proteção e firmeza ao segurar o arco.


Já os cabos fechados aparecem nos melhores modelos do mercado. Sua estrutura envolve completamente a mão, conferindo mais firmeza ao segurar a ferramenta. Isso resulta em maior eficiência nos cortes e maior segurança contra escorregões e outros acidentes.


Além disso, é importante verificar também o material do cabo dos arcos de serra. Há modelos com cabos plásticos ou metálicos e alguns contam com revestimento emborrachado para proporcionar ainda mais a firmeza ao usar a ferramenta.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Sempre que possível na hora de escolher uma ferramenta, dê preferência as que possuam cabo emborrachado, essa regra vale para os arcos de serra também.

O arco de serra que conta com esse tipo de material no cabo além de mais seguro é mais confortável e não causa lesões na mão, como calos e bolhas, em casos de uso constante.

5

Para Cortar Metais, Prefira Lâminas em Aço Rápido

Para Cortar Metais, Prefira Lâminas em Aço Rápido

Antes de fazer a compra do melhor arco de serra manual para você, fique atento às lâminas. Alguns modelos não acompanham nenhuma lâmina, enquanto outros vem com kits de lâminas para corte de diferentes materiais (metal, madeira ou plástico).


A maioria dos arcos de serra vem com lâminas de aço carbono ou aço rápido. As lâminas de aço carbono são mais indicadas para corte de madeira, tubos de PVC ou plásticos em geral. Já as lâminas de aço rápido são mais resistentes, ideais para corte de materiais mais duros, como metais.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

As lâminas de aço rápido também chamadas de HSS (sigla de high speed steel), também usado na fabricação de brocas e outros materiais de corte rápido é superior e vai cortar por períodos maiores.

Porém, não podemos deixar de frisar que as lâminas simples de aço carbono também cortam metal, além de materiais com menor resistência como madeiras e plásticos, mas, com vida útil um pouco menor.

6

Priorize Arcos de Serra com Diferentes Ângulos de Corte para Maior Versatilidade

Priorize Arcos de Serra com Diferentes Ângulos de Corte para Maior Versatilidade

Um último fator relevante são os ângulos de corte dos arcos de serra. Embora a maioria dos arcos de serra cortem apenas na posição de 90° (em relação ao arco), existem modelos capazes de cortar em mais de um ângulo. Alguns cortam também em 45° ou 55°.


Esse recurso pode ser muito útil para trabalhar em áreas com espaço limitado, por exemplo. Mudando o ângulo da lâmina, você consegue alcançar frestas e locais com obstáculos com muito mais facilidade, o que confere mais versatilidade à ferramenta.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Arcos de Serra

Entendendo esses critérios, você está pronto para escolher a melhor ferramenta para o seu caso. Confira agora o nosso ranking com os 10 melhores arcos de serra do mercado. A seguir, você vai encontrar desde os modelos mais simples até os mais sofisticados das melhores marcas! Vamos lá?
Organizar por popularidade
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Tipo
Dentes por Polegada
Comprimento da Lâmina
Material do Cabo
Material da Lâmina
Extras
1

TRAMONTINA

Arco de Serra Tramontina Injetado 12"

TRAMONTINA Arco de Serra Tramontina Injetado 12" 1

R$ 59,82

Lev. alto

Melhor Arco de Serra Profissional e Regulável

Padrão

Não informado

6" a 12"

Injetado em polímero reforçado

Aço especial

Regulável

2

VONDER

Arco de Serra VonderAS 121

VONDER Arco de Serra Vonder 1

R$ 101,20

Lev. alto

Com Cabo Emborrachado

Padrão

Não informado

12"

Emborrachado

Alumínio

Armazenamento de lâminas sobressalentes no cabo

3

VONDER

Mini Arco de Serra VonderMA100

VONDER Mini Arco de Serra Vonder 1

R$ 34,24

Médio

Mini Arco de Alumínio

Mini

Não informado

8, 10 ou 12"

Não informado

Alumínio

Regulável

4

TRAMONTINA

Arco de Serra Tramontina 12"

TRAMONTINA Arco de Serra Tramontina 12" 1

R$ 20,90

Lev. baixo

Um dos Mais Vendidos do Mercado

Padrão

Não informado

12"

Injetado

Aço carbono

Não

5

STARRET

Arco de Serra StarretK140

STARRET Arco de Serra Starret 1

R$ 45,71

Médio

Modelo Super Resistente

Padrão

24

12"

Plástico e zamac

Aço tubular

Não

6

IRWIN

Arco de Serra Irwin1861512

IRWIN Arco de Serra Irwin 1

R$ 60,63

Lev. alto

Vem com Serra Manual Dupla

Padrão

Não informado

12"

Emborrachado

Aço carbono

Não informado

7

STANLEY

Arco de Serra Stanley

STANLEY Arco de Serra Stanley 1

R$ 30,94

Médio

Empunhadura Patenteada e Confortável

Padrão

Não informado

12"

Não informado

Aço carbono

Não

8

GEDORE

Arco de Serra para MetaisR93350052

GEDORE Arco de Serra para Metais 1

R$ 102,15

Lev. alto

Com 2 Posições de Regulagem

Padrão

Não informado

12"

Não informado

Não informado

Não informado

9

MTX

Mini Arco de Serra Mtx

MTX Mini Arco de Serra Mtx 1

R$ 19,90

Lev. baixo

Estrutura em Alumínio Fundido

Mini

Não informado

10"

Não informado

Alumínio

Não informado

10

STARRET

Mini Arco de Serra Starret 146

STARRET Mini Arco de Serra Starret 146 1

R$ 19,36

Lev. baixo

Versátil e com Bom Preço

Mini

Não informado

8, 10 ou 12"

Plástico

Não informado

Regulável

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

TRAMONTINAArco de Serra Tramontina Injetado 12"

Arco de Serra Tramontina Injetado 12" 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 59,82
Lev. alto
A Partir de:
R$ 59,82
Lev. alto

Melhor Arco de Serra Profissional e Regulável

Se você procura por um arco de serra fixo robusto, super resistente e de uma das melhores marcas do mercado, então esse modelo da Tramontina certamente é a opção ideal! O arco de serra Tramontina suporta serras de 6" a 12", por isso, seu uso é versátil para diferentes tipos de trabalhos.


Essa arco de serra profissional Tramontina possui ainda uma estrutura densa em material injetado, sendo visivelmente mais resistente que a maioria dos modelos. Ele também é totalmente desmontável, o que facilita seu armazenamento em caixas de ferramentas de todos os tamanhos.


Esse arco de serra ajustável da Tramontina pode ser ajustado em 4 posições e ainda é feito com lâmina de aço especial rápido! Essa é certamente uma ferramenta de qualidade, por isso, por isso, tem um bom custo no mercado. Clica e confira mais sobre o melhor arco de serra do ranking!

TipoPadrão
Dentes por PolegadaNão informado
Comprimento da Lâmina6" a 12"
Material do CaboInjetado em polímero reforçado
Material da LâminaAço especial
ExtrasRegulável
Este ranking foi útil para você?
No.2

VONDERArco de Serra VonderAS 121

A Partir de:
R$ 101,20
Lev. alto

Com Cabo Emborrachado

Esse é mais um arco de serra profissional top de linha da Vonder. O modelo é feito em alumínio, oferecendo ótima durabilidade e resistência contra ferrugem. Seu cabo é do tipo fechado e emborrachado, proporcionando firmeza extra e muita segurança ao manusear a ferramenta.


Nos sites de vendas, o arco de serra Vonder AS 121 é bem avaliado entre os consumidores, apresentando 4,6 estrelas na Amazon. A Vonder ainda oferece 90 dias de garantia para você avaliar bem essa ferramenta. Uma marca que é garantia de qualidade e suporte para com o consumidor.


Esse arco de serra Vonder AS 121 é do tipo fixo, sendo compatível apenas com lâminas de 12" (ideais para materiais de médio ou grande porte). O modelo trabalha apenas em uma posição de corte (90°) e vem com uma lâmina em aço carbono, perfeita para corte de madeira ou plástico!

TipoPadrão
Dentes por PolegadaNão informado
Comprimento da Lâmina12"
Material do CaboEmborrachado
Material da LâminaAlumínio
ExtrasArmazenamento de lâminas sobressalentes no cabo
No.3

VONDERMini Arco de Serra VonderMA100

A Partir de:
R$ 34,24
Médio

Mini Arco de Alumínio

A Vonder é uma tradicional empresa brasileira de ferramentas e equipamentos de diversos tipos, como furadeiras, parafusadeiras, marteletes, entre outros. Nesse produto, a empresa investiu na simplicidade de um arco de serra mini associada à resistência da estrutura em alumínio.


A ferramenta é um arco de serra regulável, sendo compatível com serras de 8, 10 ou 12". Ela corta apenas em 90° e o seu cabo é do tipo aberto, não oferecendo segurança extra no manuseio. O arco de serra Vonder vem com uma lâmina de aço carbono, ideal para corte de madeira ou plástico.


Esse arco de serra Vonder acompanha lâmina de serra de aço carbono para corte de madeira e PVC. Para corte de metais, será necessário adquirir lâmina de aço rápido a parte. Um modelo de arco de serra Vonder pequeno, ideal para trabalhos leves de corte. Confira mais nos links!

TipoMini
Dentes por PolegadaNão informado
Comprimento da Lâmina8, 10 ou 12"
Material do CaboNão informado
Material da LâminaAlumínio
ExtrasRegulável
No.4

TRAMONTINAArco de Serra Tramontina 12"

A Partir de:
R$ 20,90
Lev. baixo

Um dos Mais Vendidos do Mercado

É impossível falar sobre as melhores ferramentas sem falar da Tramontina, não é verdade? A marca é uma das mais renomadas do ramo e possui os mais variados tipos de equipamentos e utensílios. Com lâmina em aço carbono, esse é um arco de serra fixo muito resistente e com ótima durabilidade.


Seu cabo é ergonômico injetado, conferindo maior segurança e firmeza que os cabos abertos. Conta ainda com uma aplicação de camada de verniz ou pintura anti corrosiva sobre as lâminas para garantir uma maior vida útil para ela e economia para o seu bolso.


É um arco de serra Tramontina básico, mas de ótima qualidade. Consumidores avaliam muito bem esse modelo, e ainda comentam que ela tem qualidade e ótimo custo-benefício no mercado. Quer conhecer mais sobre esse arco de serra manual? É só clicar nos links!

TipoPadrão
Dentes por PolegadaNão informado
Comprimento da Lâmina12"
Material do CaboInjetado
Material da LâminaAço carbono
ExtrasNão
No.5

STARRETArco de Serra StarretK140

A Partir de:
R$ 45,71
Médio

Modelo Super Resistente

O arco de serra Starret K140 se diferencia pela sua estrutura em aço tubular, que proporciona resistência e durabilidade excepcionais à ferramenta. É um arco de serra fixo e suporta apenas serras de 12", tornando o modelo mais indicado para trabalhar com materiais grandes, como serviços de marcenaria.


Esse arco de serra profissional da Starret possui cabo fechado, que confere ao modelo mais segurança e firmeza ao realizar os cortes. O cabo é feito em plástico, mas conta com uma camada de zamac (uma liga metálica) para aumentar sua resistência. 


Ele opera apenas com cortes em 90°, sendo simples nesse quesito. Ainda assim, é um arco de serra Starret bem avaliado em sites de vendas. Quem comprou, afirma que a ferramenta é leve, eficiente no corte e tem um excelente custo-benefício. Conheça mais sobre ela nos links!

TipoPadrão
Dentes por Polegada24
Comprimento da Lâmina12"
Material do CaboPlástico e zamac
Material da LâminaAço tubular
ExtrasNão
No.6

IRWINArco de Serra Irwin1861512

A Partir de:
R$ 60,63
Lev. alto

Vem com Serra Manual Dupla

O arco de serra Irwin I-12 é uma opção de arco de serra fixo bastante resistente. O modelo possui um exclusivo mecanismo de tensão preso ao arco que evita perda de porcas e parafusos, garantindo maior durabilidade da sua ferramenta.


Em sites de e-commerces, como a Amazon, esse modelo de arco de serra Irwin é avaliado positivamente. Consumidores elogiam bastante a resistência, qualidade e a facilidade de uso dessa ferramenta. Se você busca um modelo fixo e de uma boa marca, pode considerar essa opção!


O cabo do arco de serra Irwin é ergonômico, resistente e durável. Essas características proporcionam maior precisão nos cortes e também alto desempenho durante os trabalhos. Segundo os sites de vendas, sua lâmina é em aço carbono, sendo ainda mais duradoura e robusta.

TipoPadrão
Dentes por PolegadaNão informado
Comprimento da Lâmina12"
Material do CaboEmborrachado
Material da LâminaAço carbono
ExtrasNão informado
No.7

STANLEYArco de Serra Stanley

A Partir de:
R$ 30,94
Médio

Empunhadura Patenteada e Confortável

O arco de serra Santley é uma ferramenta manual muito resistente. Não é a toa, a Stanley é uma das marcas mais conhecidas e renomadas no ramo de ferramentas. Esse modelo possui lâmina em aço carbono, garantindo maior durabilidade da ferramenta e qualidade dos trabalhos.


Saiba ainda que esse arco de serra Stanley é do tipo fixo, suportando apenas lâminas de 12" e sendo indicado para serviços em materiais de médio ou grande porte, em diversos materiais. Segundo a marca, ele suporta tensão de até 104 lb (47 kg) sendo bastante robusto.


O modelo possui cabo fechado com empunhadura com textura patenteada, que proporciona mais firmeza e segurança ao realizar cortes com a ferramenta. Infelizmente, não há informações sobre o ângulo de corte. Contudo, quem comprou na Amazon, aprova demais esse modelo. Clique e conheça mais!

TipoPadrão
Dentes por PolegadaNão informado
Comprimento da Lâmina12"
Material do CaboNão informado
Material da LâminaAço carbono
ExtrasNão
No.8

GEDOREArco de Serra para MetaisR93350052

A Partir de:
R$ 102,15
Lev. alto

Com 2 Posições de Regulagem

Esse arco de serra Gedore Red é uma ferramenta com excelente durabilidade e resistência, de acordo com informações dos sites de vendas. O modelo é do tipo arco de serra fixo e suporta lâminas de 12", sendo mais indicado para cortes de materiais médios ou grandes.


Ainda segundos informações dos e-commerces, o arco de serra Gedore tem seu cabo do tipo fechado, oferecendo mais firmeza e segurança contra acidentes ao manusear. Trabalhando com duas posições de corte, 90° e 45º, esse cabo de serra é bem versátil para trabalhos em locais pequenos ou com obstáculos.


Infelizmente, não foi possível encontrar informações sobre os materiais do qual é feito esse arco de serra Gedore. Contudo, adquirir um produto dessa marca é garantia de qualidade e confiança, por ser uma opção de arco de serra bastante procurada entre os consumidores. Clique a confira mais!

TipoPadrão
Dentes por PolegadaNão informado
Comprimento da Lâmina12"
Material do CaboNão informado
Material da LâminaNão informado
ExtrasNão informado
No.9

MTXMini Arco de Serra Mtx

A Partir de:
R$ 19,90
Lev. baixo

Estrutura em Alumínio Fundido

Esse mini arco de serra MTX é uma boa ferramenta para quem busca um modelo menor. Com estrutura feita em alumínio fundido, que dura bastante tempo e é resistente a oxidação, sendo ótima escolha para quem mora em áreas litorâneas.


Esse arco de serra MTX é muito bem avaliado nos sites de e-commerces. Na Amazon, a maioria dos comentários de compradores elogia a ergonomia e a resistência da ferramenta. Contudo, alguns comentam que a lâmina que vem com ela não é das melhores.


O modelo da MTX é do tipo fixo e suporta apenas serras de 10". É um arco de serra pequeno, ideal para trabalhos em locais de difícil acesso ou com muitos obstáculos. Seu cabo é ergonômico, com 2 tipos de materiais emborrachados, facilitando o manusear. Clique nos links para saber mais!

TipoMini
Dentes por PolegadaNão informado
Comprimento da Lâmina10"
Material do CaboNão informado
Material da LâminaAlumínio
ExtrasNão informado
No.10

STARRETMini Arco de Serra Starret 146

A Partir de:
R$ 19,36
Lev. baixo

Versátil e com Bom Preço

Esse arco de serra Sterret é um modelo simples, mas possui muita versatilidade. É um arco de serra regulável, suportando lâminas de 8, 10 ou 12", servindo bem para variados tipos de serviços. É um arco de serra mini, ideal para manutenções elétricas ou outros trabalhos em locais de difícil acesso.


O mini arco de serra Starret 146 possui estrutura em plástico, não sendo dos modelos mais resistentes do mercado. Ele corta apenas na posição de 90° e seu cabo é aberto, não oferecendo uma estrutura tão segura quanto os modelos com cabo fechado. Por isso, fiquei atento ao fechar a compra!


Ainda assim, esse arco de serra Starret é bem avaliado entre consumidores pela alta qualidade da marca. É uma ferramenta leve e compacta, mas, ao mesmo tempo robusta. Se você procura um arco de serra pequeno e com bom preço no mercado, essa é uma opção a se considerar.

TipoMini
Dentes por PolegadaNão informado
Comprimento da Lâmina8, 10 ou 12"
Material do CaboPlástico
Material da LâminaNão informado
ExtrasRegulável

Confira Nossas Dicas de Uso e Segurança dos Arcos de Serra

Confira Nossas Dicas de Uso e Segurança dos Arcos de Serra

Usar um arco de serra é bem fácil, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar qualquer possibilidade de acidente. Afinal de contas, não podemos nos esquecer de que se trata de uma ferramenta altamente cortante, não é verdade? Confira abaixo algumas dicas de uso e segurança:


  • Use equipamentos de proteção: como luvas e óculos de proteção.
  • Fixe a lâmina corretamente: fique atento à forma de fixação e verifique a firmeza antes de iniciar o trabalho.
  • Segure corretamente o arco de serra: firme uma das mãos no cabo e segure o material a ser cortado com a outra.
  • Fique atento à direção: para evitar acidentes, nunca serre na direção do seu corpo.
  • Limpe o arco e a lâmina após o uso: acúmulo de sujeira ou detritos de materiais cortados podem danificar a ferramenta com o tempo.
  • Guarde em local seco e protegido: evite deixar seu arco de serra exposto ao tempo ou em locais com muita umidade. 

Viu como não tem complicações? Basta seguir essas orientações simples para garantir o uso correto, o armazenamento adequado e, principalmente, a sua segurança ao manusear o arco de serra. Agora você já está pronto para usar sua ferramenta!

Perguntas Frequentes sobre Arco de Serra

Perguntas Frequentes sobre Arco de Serra

Muitas pessoas têm dúvidas de como usar o arco de serra em algumas situações. Por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para o marceneiro André Oliveira. Confira a seguir.

Quais as Vantagens de Usar um Arco de Serra?

O arco de serra é uma ferramenta de corte versátil podendo cortar desde acrílico, plástico, metais e madeira, além de ser mais leve que um serrote e mais fácil de usar.

A lâmina do arco de serra é descartável, ou seja, não compensa ser afiada devido ao preço muito barato e acessível de uma nova, essa é outra vantagem do arco de serra.

Sua lâmina possui dentes muito pequenos, o que diminui a resistência no movimento de vai e vem usado para serrar materiais como ferro e, em madeiras, é mais suave e menos cansativo do que o serrote.

Arco de Serra ou Serrote? Qual É a Diferença?

Apesar da serra e do serrote serem parecidos nas funções, ou seja serrar material, eles possuem algumas diferenças físicas e funcionais.

O arco de serra é indicado para serrar materiais como aço, madeira, acrílico, plástico, PVC entre outros, possui micro dentes serrilhados que facilitam o corte com suavidade e deixam o acabamento muito bom nas peças cortadas. Sua lâmina pode ser afiada apesar de não compensar devido o baixo valor de uma nova.

O serrote ao contrário do arco de serra é indicado apenas para serrar madeiras, seus dentes são maiores do que o da lâmina usada no arco de serra, podem ser afiados, mas não é possível substituir a sua lâmina.

O acabamento deixado pelo corte com o serrote é mais grosseiro do que o deixado pela lâmina de arco de serra, podendo a madeira ficar com lascas e farpas, necessitando de um acabamento posterior com lixa.

Para Cada Tipo de Material É Necessário Usar Serra Específica?

Na teoria, o mais indicado seria usar um tipo de serra correto para cada material, como, por exemplo, as lâminas de serra para madeira, com dentes maiores são indicadas apenas para serrar madeira. Já, para aço, existem as lâminas comuns com dentes pequenos mas que, na prática, também podem cortar plástico, PVC e madeira.

Também existem as popularmente chamadas serras de aço rápido, como o nome já diz, serram aço com facilidade e rapidez, mas, podem ser utilizadas no cortes de outros materiais.

Já as lâminas não tão comuns, chamadas de desbaste bruto, possuem dentes maiores intercalados e servem para metais e madeira, mas, deixam um acabamento bruto no corte, por isso recebem esse nome.

Em geral, as serras específicas para madeira só servirão para cortar madeira, com exceção da lâmina de desbaste bruto. A lâmina para cortar aço é praticamente uma lâmina universal, cortando todos os tipos de materiais, madeira, metais e plásticos em geral.

Veja as Melhores Ferramentas do Mercado

Depois de conhecer os melhores arcos de serra para suas necessidades, que tal conferir outras opções de ferramentas aqui na mybest? Clique nos links abaixo e confira o nossos artigos especiais com os melhores serrotes, martelos e caixa de ferramentas.

Conclusão

Os arcos de serra são ferramentas capazes de cortar materiais como madeira, plástico ou até metais. Contudo, existem diferentes tipos dessas ferramentas, cada um com características melhores para certos usos. É preciso ficar antenado em todos esses fatores para escolher o seu arco de serra manual ideal.


Antes de comprar, confira os modelos do nosso ranking. Selecionamos ferramentas com variadas especificações das melhores marcas do mercado, além de opções com bom custo-benefício. Veja nossas dicas de uso e boas compras! E se você conhece alguém que irá gostar desse conteúdo, compartilhe!


Redação: Rafael Swoboda / Revisão: Ana Clara Barros / Atualização: Tatyara Figueiró

Top 5 Melhores Arcos de Serra

1º lugar: TRAMONTINAArco de Serra Tramontina Injetado 12"

2º lugar: VONDERArco de Serra VonderAS 121

3º lugar: VONDERMini Arco de Serra VonderMA100

4º lugar: TRAMONTINAArco de Serra Tramontina 12"

5º lugar: STARRETArco de Serra StarretK140

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Construção e Reforma
  3. Ferramentas
  4. Top 10 Melhores Arcos de Serra em 2024 (Tramontina, Vonder e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.