mybest
Fontes para PC

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Componentes Eletrônicos
  4. Top 10 Melhores Fontes 500W em 2024 (GameMax, Corsair e mais)
  • Top 10 Melhores Fontes 500W em 2024 (GameMax, Corsair e mais) 1
  • Top 10 Melhores Fontes 500W em 2024 (GameMax, Corsair e mais) 2
  • Top 10 Melhores Fontes 500W em 2024 (GameMax, Corsair e mais) 3
  • Top 10 Melhores Fontes 500W em 2024 (GameMax, Corsair e mais) 4
  • Top 10 Melhores Fontes 500W em 2024 (GameMax, Corsair e mais) 5

Top 10 Melhores Fontes 500W em 2024 (GameMax, Corsair e mais)

As fontes 500W são hardwares com uma potência muito versátil, podendo ser utilizadas tanto em computadores comuns quanto em PCs gamer. É importante lembrar que esse é um dos principais componentes do computador, já que é o responsável por todo o gerenciamento de energia que a máquina necessita.


Com tamanha importância, não é de se estranhar um hardware assim exija cuidados na escolha. Por isso, reunimos aqui todas as informações necessárias para lhe ajudar a escolher uma fonte e preparamos um top 10 melhores fontes 500W 80 Plus ou não, com marcas como Corsair, Thermaltake, Redragon e GameMax.

Atualizado em 14/07/2023
Paulo Andrade
Supervisão
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Com doutorado em computação aplicada e automação pela Universidade Federal Fluminense, Paulo Andrade já coordenou diversos cursos de graduação e pós-graduação das áreas de computação, jogos digitais, sistemas de informação, cinema e audiovisual, design gráfico e design de animação. Atualmente coordena cursos de graduação em engenharia da computação e ciência da computação. Paulo também atua como criador de conteúdo digital e já criou mais de 60 cursos online, atingindo mais de 300 mil alunos em 149 países. Além disso, também atua como diretor de tecnologia e planejamento da agência Bulks.ag. Conheça mais sobre o Paulo Andrade no Instagram, Linkedin, YouTube e em seu site.

Perfil de Paulo Andrade
Continue lendo
Bruna Trigueiros
Revisão
Revisora
Bruna Trigueiros

Pós-graduada em redação de roteiros e psiquiatria, formada em letras e medicina. Em nossa parceria de 3 anos, já produzi, revisei e atualizei mais de 700 artigos para mybest. Tanto estudo e prática me ajudam a garantir a qualidade de artigos, meus e de terceiros, em áreas variadas.

Perfil de Bruna Trigueiros
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

O que é uma Fonte 500W Real?

O que é uma Fonte 500W Real?

Como esperado, algumas fontes 500W geram de fato essa energia, porém não conseguem aproveitar toda essa potência. Isso acontece porque muita energia é desperdiçada em forma de calor. Por isso é importante escolher fontes que tenham o maior aproveitamento energético possível.


A chamada fonte 500W real consegue fornecer essa potência continuamente. Uma forma de escolher é ficar de olho na certificação 80 Plus e no PFC ativo. Basicamente, esses 2 fatores ajudam a fonte de alimentação a aproveitar ao máximo a energia que ela é capaz de gerar.


Continue lendo para saber mais sobre fontes 500W com 80 Plus e PFC ativo. Mas, você já fez o cálculo certo para saber com certeza a potência que seu computador necessita? No final do texto você encontra um vídeo excelente que explica passo a passo como fazer. Assista após a leitura!


Caso queira conferir fontes com outras potências, a mybest também pode ajudar. Aqui no site tem um artigo completo com várias outras fontes, das mais básicas as mais completas. Acesse o link abaixo e confira!

Como Escolher a Melhor Fonte 500W

Para escolher a melhor fonte 500W para o seu computador, é preciso observar especificações importantes do hardware. Afinal, ele é o responsável pela alimentação de todo o conjunto. Sendo assim, confira aqui tudo o que você precisa saber sobre esse componente essencial em qualquer PC.

1

Para Ter Certeza da Eficiência, Escolha Fontes 500W com Certificação 80 Plus

Para Ter Certeza da Eficiência, Escolha Fontes 500W com Certificação 80 Plus
Fonte: deepcool.com


As fontes 500W 80 Plus são os modelos mais eficientes do mercado. Isso porque elas possuem no mínimo 80% de aproveitamento energético, ou seja, a perda de potência é de no máximo 20%, resultando em um desempenho superior. Mas, nessa certificação existem alguns níveis, veja os detalhes a seguir:


  • Fontes 80 Plus White: 80% ou mais de eficiência;
  • Fontes 80 Plus Bronze: 82% ou mais de eficiência;
  • Fontes 80 Plus Silver: 85% ou mais de eficiência;
  • Fontes 80 Plus Gold: 87% ou mais de eficiência;
  • Fontes 80 Plus Platinum: 90% ou mais de eficiência;
  • Fontes 80 Plus Titanium: 92% ou mais de eficiência.

Escolher uma fonte de alimentação com uma das certificações acima é uma das principais garantias de que a potência declarada é real e de que os componentes utilizados no hardware são de qualidade. Vale lembrar que as fontes 500W 80 Plus Platinum e Titanium não são tão populares no mercado quanto as demais.

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Se você usa seu computador por longas horas e a conta de luz está alta, considere trocar sua fonte por uma fonte mais eficiente, como as fontes platinum e titanium. 


Estas fontes oferecem o melhor aproveitamento da energia gerando menos calor, o que também pode ajudar a economizar, diminuindo a necessidade de ligar constantemente o ar-condicionado.

2

Fontes 500W com PFC Ativo Estabilizam a Corrente Elétrica Automaticamente

Fontes 500W com PFC Ativo Estabilizam a Corrente Elétrica Automaticamente

A sigla PFC significa Power Factor Correction, ou, traduzindo para o português, fator de correção de força. Essa tecnologia utiliza alguns componentes na construção que ajudam a melhorar a eficiência da fonte 500W. Outra característica de fontes com PFC ativo é menor geração de calor.


O PFC é essencial quando não há certificação 80 Plus. Nesses casos, essa tecnologia é que será a responsável por manter a eficiência mais próxima de 80%. Vale lembrar também que esses modelos não necessitam de estabilizadores, pois a própria fonte consegue estabilizar a corrente elétrica.

3

Verifique os Conectores Disponíveis na Fonte 500W

Verifique os Conectores Disponíveis na Fonte 500W

Os conectores são as pontas que levam energia elétrica aos hardwares, então é fundamental conferir a variedade e a quantidade de conectores que a fonte 500W possui. Inclusive, vale lembrar que computadores mais robustos podem exigir mais conexões para alimentar o conjunto, então, fique atento!


Entre os principais conectores estão o ATX 24 pinos, que é ligado na placa mãe; o Sata, que leva energia ao HD; o EPS 12V, para alimentar o processador e o PCI-E, para placas de vídeo. Sendo assim, não deixe de verificar os hardwares utilizados no seu computador antes de finalizar a compra!

4

Fontes Modulares ou Não Modulares? Entenda as Diferenças e Escolha a Mais Adequada


Modulares, semi modulares e não modulares são características que podem fazer uma boa diferença na hora da instalação e na organização dos fios no seu gabinete. As fontes 500W não modulares são aquelas que possuem os fios fixos, cabendo a você apenas conectá-los nos hardwares.


As semi modulares possuem alguns cabos fixos, geralmente os principais, e outros avulsos. Dessa forma, você pode usar ou não todos os cabos que acompanham a fonte. Já os modulares vêm com todos os cabos soltos, permitindo que você use apenas os que forem necessários.


As fontes modulares facilitam a instalação e permitem uma melhor organização dos fios, mas, exigem mais atenção para não fazer nenhuma conexão errada. Sendo assim, caso você não tenha muita experiência com esse tipo de hardware, os modelos não modulares podem ser mais indicados.

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Para gabinetes pequenos fontes modulares são essenciais pois permitem usar apenas os cabos necessários, evitando cabos soltos dentro do gabinete. Mas, lembre-se de guardar os cabos não usados para o futuro, caso faça alguma atualização no seu computador e precise ligar um componente novo à fonte.

5

Fique Atento ao Tamanho da Ventoinha, Principalmente para Setups Mais Robustos

Fique Atento ao Tamanho da Ventoinha, Principalmente para Setups Mais Robustos

Assim como acontece com outros hardwares, uma fonte de 500 W aquece durante o seu funcionamento, por isso, elas utilizam ventoinhas, ou fans, para garantir o resfriamento. Normalmente, os modelos não possuem uma variação tão grande nesse quesito, contando com fans de 120 ou 140 mm na maioria das vezes.


Em geral, mesmo um fan de 120 mm já consegue manter a temperatura adequada para uma fonte de 500 W. Ainda assim, vale a pena considerar o seu setup como um todo para analisar essa questão. Caso sua fonte esteja superdimensionada, ou seja, entregue potência de sobra, você dificilmente terá problemas.


Agora, se o seu setup é mais robusto e exige que a fonte trabalhe próximo da sua capacidade máxima, é mais interessante apostar em um modelo com fan mais robusto, como os de 140 mm. Assim, você garante um resfriamento mais eficiente e evita problemas. Contudo, lembre-se de não sobrecarregar a fonte!

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Evite deixar o gabinete do seu computador colado à parede. Se a ventoinha tiver dificuldades em manter a fonte resfriada, a vida útil da fonte pode cair ou até parar de funcionar. Faça também uma limpeza periódica na ventoinha, principalmente se seu computador fica muito tempo desligado ou em um local que acumula muita poeira.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Fontes 500W

Fazer uma boa compra sempre fica mais fácil quando temos a indicação de bons produtos, não é mesmo? Portanto, agora que você já conhece todos os detalhes que fazem diferença no momento da escolha, veja a seguir um ranking com as 10 melhores fontes 500W do mercado.
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Cabos
Eficiência
Conectores
PFC
Extras
Ventoinha
1

REDRAGON

Fonte Redragon RGPS 500W Bronze 80 PlusGC-PS001-1

REDRAGON Fonte Redragon RGPS 500W Bronze 80 Plus 1

R$ 252,07

Médio

Fonte Modular com Ventoinhas de 140 mm

Modular

80 Plus Bronze

1x ATX 24 pinos, 6x SATA, 2x IDE, 1x CPU 8P(4+4) e 1x PCI-E 8 pinos

Não

140 mm

2

GAMEMAX

Fonte 500W Gamemax GM50GM500

GAMEMAX Fonte 500W Gamemax GM50 1

R$ 407,87

Lev. alto

Modelo High-End para Setups Mais Robustos

Não modular

80 Plus Bronze

1 ATX 24 pinos, 5 SATA, 3 MOLEX, 1 EPS 12V, 2 PCI-E 8 pinos e 1 FDD

Cabo de força, garantia e caixa individual

140 mm

3

CORSAIR

Fonte 500W Corsair VS500

CORSAIR Fonte 500W Corsair VS500 1

R$ 356,31

Lev. alto

Toda a Confiabilidade dos Hardwares Corsair

Não modular

80 Plus White

1 ATX 24 pinos, 2 SATA, 1 PATA, 1 EPS 12V e 1 PCI-E 8 pinos

Garantia de 3 anos

120 mm

4

THERMALTAKE

Fonte 500W Thermaltake SmartPS-SPD-0500NPCW-W

THERMALTAKE Fonte 500W Thermaltake Smart 1

R$ 440,29

Alto

Uma das Marcas Mais Conceituadas do Mercado

Não modular

80 Plus White

1 ATX 24 pinos, 6 SATA, 2 PCI-E 8 pinos, 1 EPS 12V, 3 MOLEX e 1 FDD

Garantia de 5 anos

120 mm

5

AEROCOOL

Fonte 500W ATX AeroCool KCAS GamerKCAS-500W

AEROCOOL Fonte 500W ATX AeroCool KCAS Gamer 1

R$ 302,90

Médio

Compatível Até com Setups Mais Antigos

Não informado

80 Plus Bronze

1 ATX 24 pinos, 7 SATA, EPS 12V, 2 PCI-E 8 pinos, 1 FDD e 4 PATA

Garantia de 6 meses

120 mm

6

BRAZIL PC

Fonte 500W ATX Real Brazil PCBPC-500-80PLUS

BRAZIL PC Fonte 500W ATX Real Brazil PC 1

R$ 224,54

Lev. baixo

Uma das Fontes 80 Plus Mais Acessíveis do Ranking

Não modular

80 Plus Bronze

1 ATX 24 pinos, 6 SATA, 2 IDE, 2 PCI-E 8 pinos e EPS 12V

Compatível com as tecnologias Crossfire e SLI

140 mm

7

C3 TECH

Fonte 500W ATX C3TechPS-G500B

C3 TECH Fonte 500W ATX C3Tech 1

R$ 303,88

Médio

Bom Custo-Benefício e com Certificação 80 Plus

Não modular

80 Plus Bronze

1 ATX 24 pinos, 1 EPS 12V, 4 IDE, 4 SATA e 1 PCI-E 6 Pinos

Proteção interna contra curto-circuito,

120 mm

8

COOLER MASTER

Fonte 500W Cooler Master Elite V3PW-5001-ACAAN1

COOLER MASTER Fonte 500W Cooler Master Elite V3 1

R$ 345,00

Médio

Eficiente e com 3 Anos de Garantia

Não modular

Sem certificação

1 ATX 24 pinos, 1 EPS 12V, 5 SATA, 3 MOLEX e 2 PCI-E 8 pinos

Garantia de 3 anos

120 mm

9

AEROCOOL

Fonte 500W ATX AeroCool VX-500

AEROCOOL Fonte 500W ATX AeroCool VX-500 1

R$ 208,61

Lev. baixo

Fonte 500W Barata e de Boa Qualidade

Não modular

Sem certificação

ATX 24 pinos, EPS 12V, 1 PCI-E 6 pinos, 3 IDE, 3 SATA e 1 floopy drive

Garantia de 6 meses

120 mm

10

ONEPOWER

Fonte ATX 500WMP500W3-I

ONEPOWER Fonte ATX 500W 1

R$ 171,90

Baixo

Uma Fonte 500W de Entrada para PCs Mais Básico

Não modular

Sem certificação

1 ATX 24 pinos, 1 EPS 12V, 1 PCI-E 8 pinos, 3 SATA, 2 MOLEX e 1 floopy drive

Não informado

140 mm

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

REDRAGONFonte Redragon RGPS 500W Bronze 80 PlusGC-PS001-1

Fonte Redragon RGPS 500W Bronze 80 Plus 1
A Partir de:
R$ 252,07
Médio
A Partir de:
R$ 252,07
Médio

Fonte Modular com Ventoinhas de 140 mm

As fontes 500W Redragon estão entre as mais completas e eficientes do mercado e, ainda assim, conseguem manter um custo-benefício interessante. O modelo RGPS se destaca por ser uma fonte modular, o que o facilita a organização dos cabos, deixando a CPU mais "clean".


Quanto à eficiência, só o fato dessa ser uma fonte 500W 80 Plus Bronze já é um indicativo de que ela entrega a potência real, ideal para setups mais parrudos. Além disso, também conta com PFC ativo, garantindo energia limpa para todos os componentes.


As ventoinhas de 140 mm são mais robustas que a maioria dos modelos. Na prática, isso resulta em um funcionamento mais silencioso, além de contribuir para que o hardware permaneça na temperatura ideal para um bom funcionamento. Acesse os links e saiba mais!

CabosModular
Eficiência80 Plus Bronze
Conectores1x ATX 24 pinos, 6x SATA, 2x IDE, 1x CPU 8P(4+4) e 1x PCI-E 8 pinos
PFC
ExtrasNão
Ventoinha140 mm
Este ranking foi útil para você?
No.2

GAMEMAXFonte 500W Gamemax GM50GM500

A Partir de:
R$ 407,87
Lev. alto

Modelo High-End para Setups Mais Robustos

A GameMax é uma marca que vem se destacando muito no mercado. Para atender a uma variedade maior de usuários, ela traz ao público uma versão mais acessível da sua poderosa fonte 500W. Nesse modelo, a principal diferença é a certificação 80 Plus Bronze, e não Gold, como na sua irmã mais parruda.


Contudo, não pense que essa diferença gera uma grande perda de qualidade ou ineficiência. A fonte de alimentação 80 Plus Bronze pode chegar a 85% de eficiência energética, o que é bastante elevado. Sendo assim, é uma excelente escolha para compor o seu setup, seja ele gamer ou não.


Além disso, apesar de não ser tão acessível, ela é uma fonte 500W com PFC ativo e certificação barata para o padrão da marca. Então, vale o investimento. Prova disso são as centenas de avaliações positivas que ela coleciona nos principais e-commerces. Acesse os links agora mesmo para ver os detalhes.

CabosNão modular
Eficiência80 Plus Bronze
Conectores1 ATX 24 pinos, 5 SATA, 3 MOLEX, 1 EPS 12V, 2 PCI-E 8 pinos e 1 FDD
PFC
ExtrasCabo de força, garantia e caixa individual
Ventoinha140 mm
No.3

CORSAIRFonte 500W Corsair VS500

A Partir de:
R$ 356,31
Lev. alto

Toda a Confiabilidade dos Hardwares Corsair

Se você preza pela confiabilidade de uma grande marca, uma das melhores escolhas é uma fonte 500W da Corsair! Nesse quesito, vale pontuar que o modelo VS500 conta com 3 anos de garantia, o que é já oferece uma segurança muito maior ao usuário, concorda?


Além disso, é importante destacar que essa é uma fonte 500W com certificação 80 Plus White e PFC ativo, resultando em um funcionamento muito mais eficiente. Inclusive, segundo a Corsair, o modelo consegue manter uma alimentação contínua em capacidade máxima independente da voltagem recebida.


Outro diferencial bem interessante é que a VS500 tem um funcionamento super silencioso, o que é comprovado em avaliações nos e-commerces. Isso se deve aos fans de 120 mm que alternam a velocidade conforme a necessidade. Com tudo isso, ela se torna até mais eficiente que fontes com certificações mais altas.

CabosNão modular
Eficiência80 Plus White
Conectores1 ATX 24 pinos, 2 SATA, 1 PATA, 1 EPS 12V e 1 PCI-E 8 pinos
PFC
ExtrasGarantia de 3 anos
Ventoinha120 mm
No.4

THERMALTAKEFonte 500W Thermaltake SmartPS-SPD-0500NPCW-W

A Partir de:
R$ 440,29
Alto

Uma das Marcas Mais Conceituadas do Mercado

A Thermaltake é uma das marcas mais conceituadas do mercado, e consequentemente uma das grandes referências de qualidade em fontes de alimentação no país. Por isso, fica fácil deduzir que a fonte Smart 500W é uma das melhores opções atualmente, sendo eficiente até em setups mais avançados.


Por ser uma fonte 500W 80 Plus White ela oferece ótima eficiência, ainda que seja a certificação mais básica. Não à toa, ela conta com centenas de avaliações positivas, muitas destacando a confiabilidade, qualidade dos cabos e funcionamento silencioso. O preço é mais alto, mas vale o investimento.


Uma das características que fazem muita diferença nos hardwares da Thermaltake é a qualidade dos componentes. A durabilidade das fontes se destaca frente a outras opções do mercado. Com tantos benefícios e qualidades, não deixe de conferir todos os detalhes sobre essa fonte clicando nos links acima!

CabosNão modular
Eficiência80 Plus White
Conectores1 ATX 24 pinos, 6 SATA, 2 PCI-E 8 pinos, 1 EPS 12V, 3 MOLEX e 1 FDD
PFC
ExtrasGarantia de 5 anos
Ventoinha120 mm
No.5

AEROCOOLFonte 500W ATX AeroCool KCAS GamerKCAS-500W

A Partir de:
R$ 302,90
Médio

Compatível Até com Setups Mais Antigos

A fonte 500W KCAS da AeroCool é uma das mais procuradas da marca atualmente, e isso não acontece à toa! Ela possui um preço atrativo, que fica abaixo de algumas concorrentes com especificações similares. Além disso, essa fonte pode ser utilizada até mesmo com hardwares mais antigos, como HD IDE, por exemplo.


Dessa forma, ela se torna muito versátil, e pode ser usada até mesmo em alguns PC Gamer. Por ser uma fonte 500W 80 Plus Bronze com PFC ativo, é possível ter certeza de que a potência final é muito próxima da máxima gerada, além de se ter mais segurança quanto a energia distribuída aos hardwares.


Bem avaliado, o modelo tem dezenas de avaliações na Amazon e diversos reviews na internet. Entre as opiniões dos compradores, muitas destacam o bom custo-benefício e a qualidade geral do hardware. Contudo, o modelo também possui algumas reclamações quanto ao barulho durante o funcionamento.

CabosNão informado
Eficiência80 Plus Bronze
Conectores1 ATX 24 pinos, 7 SATA, EPS 12V, 2 PCI-E 8 pinos, 1 FDD e 4 PATA
PFC
ExtrasGarantia de 6 meses
Ventoinha120 mm
No.6

BRAZIL PCFonte 500W ATX Real Brazil PCBPC-500-80PLUS

A Partir de:
R$ 224,54
Lev. baixo

Uma das Fontes 80 Plus Mais Acessíveis do Ranking

Para quem está em busca de alto desempenho, mas não quer gastar muito, esta fonte 500W ATX da Brazil PC é uma ótima escolha! Tendo um custo menor do que muitas opções similares, esse modelo representa muito bem o tão procurado bom e barato, com especificações imponentes para seu preço.


Além de ser uma fonte 500W 80 Plus Bronze, ela possui PFC ativo. Com isso, se torna uma opção muito silenciosa e eficiente na estabilização de voltagem, mesmo que ocorram grandes oscilações. Dessa forma você nem precisa mais usar o tradicional estabilizador. Mais uma economia!


Apesar de poucas avaliações nos e-commerces, o modelo tem comentários bem positivos, destacando detalhes como funcionamento silencioso, desempenho e custo-benefício. Sem dúvidas, é uma ótima opção para montar um PC gamer mais barato e com qualidade. Acesse os links e confira!

CabosNão modular
Eficiência80 Plus Bronze
Conectores1 ATX 24 pinos, 6 SATA, 2 IDE, 2 PCI-E 8 pinos e EPS 12V
PFC
ExtrasCompatível com as tecnologias Crossfire e SLI
Ventoinha140 mm
No.7

C3 TECHFonte 500W ATX C3TechPS-G500B

A Partir de:
R$ 303,88
Médio

Bom Custo-Benefício e com Certificação 80 Plus

Se você está em busca de uma fonte 500W real de qualidade e com preço acessível, essa é uma boa opção. A fonte C3Tech PS-G500B é um modelo com certificação 80 Plus Bronze, o que garante uma ótima eficiência energética, podendo suportar até mesmo setups gamer.


Vale destacar que a C3Tech possui também um modelo mais simples e acessível, sem certificação 80 Plus e PFC ativo, mas que está em uma faixa de preço bem próxima a esse. Com isso, a PS-G500B se destaca ainda mais quanto ao custo-benefício entre os hardwares da marca.


Apesar disso, essa fonte ainda divide opiniões nos e-commerces. Enquanto alguns consumidores elogiam a qualidade geral do hardware, outros apontam que há opções melhores de outras marcas na mesma faixa de preço. Ainda assim, a nota geral é alta, mostrando um bom índice de satisfação!

CabosNão modular
Eficiência80 Plus Bronze
Conectores1 ATX 24 pinos, 1 EPS 12V, 4 IDE, 4 SATA e 1 PCI-E 6 Pinos
PFC
ExtrasProteção interna contra curto-circuito,
Ventoinha120 mm
No.8

COOLER MASTERFonte 500W Cooler Master Elite V3PW-5001-ACAAN1

A Partir de:
R$ 345,00
Médio

Eficiente e com 3 Anos de Garantia

Para a maioria das pessoas, ter um longo período de garantia é fundamental, não é mesmo? Pensando nisso, a fonte 500W da Cooler Master conta com 3 anos, elevando os níveis de confiabilidade e segurança a outro nível, oferecendo mais tranquilidade ao consumidor.


Quanto a eficiência, a marca declara que o modelo atinge até 75% da potência total, podendo atender bem a setups mais básicos. Outro diferencial, não tão comum em modelos sem certificação 80 Plus, é o PFC ativo. Assim, basta considerar a perda de potência para garantir o atendimento a demanda do seu PC.


Diferente de outras fontes que não entregam a potência real, esse modelo conta com excelentes avaliações nos e-commerces, sendo difícil encontrar reclamações. Entre os pontos mais elogiados estão o funcionamento silencioso e a confiabilidade da marca. Porém, o preço é elevado para as especificações.

CabosNão modular
EficiênciaSem certificação
Conectores1 ATX 24 pinos, 1 EPS 12V, 5 SATA, 3 MOLEX e 2 PCI-E 8 pinos
PFC
ExtrasGarantia de 3 anos
Ventoinha120 mm
No.9

AEROCOOLFonte 500W ATX AeroCool VX-500

A Partir de:
R$ 208,61
Lev. baixo

Fonte 500W Barata e de Boa Qualidade

A AeroCool é uma grande conhecida no segmento e se destaca quando o assunto é qualidade de hardware. Com isso, não é à toa que a fonte 500W VX-500 seja tão popular entre os entusiastas de informática. Afinal, além de ser de uma marca conceituada, o preço é um fator de destaque.


Mesmo não contando com certificação 80 Plus e PFC ativo, essa fonte 500W mantém uma performance estável durante todo o uso. A principal razão para toda essa qualidade é a construção da AeroCool, que utiliza apenas componentes de alta qualidade. Sendo assim, é uma opção que merece sua atenção!


Com centenas de avaliações na Amazon, essa fonte 500W ATX tem vários elogios quanto ao custo-benefício. Contudo, recebe também algumas críticas, principalmente pela eficiência energética. Assim, é mais indicada para PCs básicos, nos quais se deve manter uma boa margem quanto a demanda energética.

CabosNão modular
EficiênciaSem certificação
ConectoresATX 24 pinos, EPS 12V, 1 PCI-E 6 pinos, 3 IDE, 3 SATA e 1 floopy drive
PFC
ExtrasGarantia de 6 meses
Ventoinha120 mm
No.10

ONEPOWERFonte ATX 500WMP500W3-I

A Partir de:
R$ 171,90
Baixo

Uma Fonte 500W de Entrada para PCs Mais Básico

Se você está montando um computador para uso pessoal, ou mesmo para um escritório, esta fonte 500W pode ser uma ótima alternativa. Por ser um modelo de entrada, ela pode ser uma opção interessante para setups mais simples. Além disso, o preço é um dos grandes atrativos, perfeito para quem busca economia.


Essas características rendem uma boa nota nos e-commerces. Contudo, é possível encontrar críticas ao desempenho geral do hardware, principalmente em relação a potência real. Isso acontece porque essa é uma fonte 500W padrão ATX, sem certificação 80 Plus, o que reduz sua eficiência para cerca de 70%.


Para melhorar a dissipação de calor, e consequentemente reduzir a perda de eficiência, a fonte possui um fan de 140 mm. Com isso, a refrigeração dentro do hardware se torna mais adequada, melhorando a estabilidade durante o uso. Para saber ainda mais detalhes sobre a fonte, acesse os links acima!

CabosNão modular
EficiênciaSem certificação
Conectores1 ATX 24 pinos, 1 EPS 12V, 1 PCI-E 8 pinos, 3 SATA, 2 MOLEX e 1 floopy drive
PFC
ExtrasNão informado
Ventoinha140 mm

Veja Também Bons Nobreaks, Estabilizadores e Filtros de Linha

Mesmo usando uma boa fonte 500W no PC, há aparelhos que contribuem para a segurança do setup. Entre eles estão os nobreaks, estabilizadores e filtros de linha. Aqui na mybest você encontra artigos completos sobre esses aparelhos, sempre trazendo as melhores opções do mercado. Confira nos links!

Conclusão

Pode ser dito que a fonte de alimentação é um dos hardwares mais importantes do computador, pois, como visto, é ela que faz todo o gerenciamento de energia. Agora que você já sabe tudo sobre as fontes 500W, ficou mais fácil escolher a melhor opção para o seu setup, não é mesmo?


Para isso, verifique especificações como certificado de eficiência, se há PFC ativo, conectores e característica dos cabos. Fazendo isso não há como errar, basta finalizar sua compra em um dos links acima e pronto! Compartilhe esse conteúdo com todos que conhece e confira outros artigos aqui da mybest.


Redação: Vinícius Nascimento / Revisão: Bruna Trigueiros / Atualização: Vinícius Nascimento

Top 5 Melhores Fontes 500W

1º lugar: REDRAGONFonte Redragon RGPS 500W Bronze 80 PlusGC-PS001-1

2º lugar: GAMEMAXFonte 500W Gamemax GM50GM500

3º lugar: CORSAIRFonte 500W Corsair VS500

4º lugar: THERMALTAKEFonte 500W Thermaltake SmartPS-SPD-0500NPCW-W

5º lugar: AEROCOOLFonte 500W ATX AeroCool KCAS GamerKCAS-500W

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Componentes Eletrônicos
  4. Top 10 Melhores Fontes 500W em 2024 (GameMax, Corsair e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.