mybest
Politrizes

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Construção e Reforma
  3. Ferramentas
  4. Top 10 Melhores Politrizes em 2024 (Roto Orbital, DeWalt, Bosch e mais)
  • Top 10 Melhores Politrizes em 2024 (Roto Orbital, DeWalt, Bosch e mais) 1
  • Top 10 Melhores Politrizes em 2024 (Roto Orbital, DeWalt, Bosch e mais) 2
  • Top 10 Melhores Politrizes em 2024 (Roto Orbital, DeWalt, Bosch e mais) 3
  • Top 10 Melhores Politrizes em 2024 (Roto Orbital, DeWalt, Bosch e mais) 4
  • Top 10 Melhores Politrizes em 2024 (Roto Orbital, DeWalt, Bosch e mais) 5

Top 10 Melhores Politrizes em 2024 (Roto Orbital, DeWalt, Bosch e mais)

Se você faz polimentos, seja profissionalmente ou por hobby, as politrizes são equipamentos indispensáveis no seu kit, não é verdade? Com elas, podemos polir móveis, espelhos, automóveis, geladeiras, entre outros, deixando aquele lindo acabamento lisinho nos mais diversos materiais!


Existem diversos tipos e marcas, entre elas a politriz Dewalt, Bosch e Makita. Cada uma delas possui diferentes especificações e indicações de uso. Para te ajudar a escolher a melhor no seu caso, elaboramos um guia completo e um ranking com as 10 melhores politrizes do mercado. Vamos lá?

Atualizado em 14/07/2023
André Oliveira
Supervisão
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

O marceneiro André Oliveira criou o canal Oficina Marcenaria Rústica, onde ministra cursos e alcança pessoas que querem aprender a arte da marcenaria para trabalhar na área ou fazer projetos pessoais. Além disso, administra dois grandes grupos de marcenaria em redes sociais voltados para amantes da marcenaria, iniciantes e profissionais Conheça mais sobre os serviços do André no Instagram, Facebook e YouTube.

Perfil de André Oliveira
Continue lendo
Sara Berwian
Revisão
Revisora
Sara Berwian

Trabalho na mybest há mais de 2 anos, contribuindo para a produção, revisão e atualização de artigos. Isso me fez aprender muito sobre diferentes produtos e técnicas de SEO. Hoje o que me motiva é entregar um conteúdo de fácil compreensão, mesmo com um tema incomum. Apesar de não ser formada na área, sempre gostei de escrever. Foi isso o que me trouxe até o time da mybest e me motiva a produzir mais, entregando dedicação em cada texto. Trabalhar na mybest é uma experiência incrível e enriquecedora. Inclusive, já redigi, revisei e atualizei mais de 400 artigos para o site!

Perfil de Sara Berwian
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Entenda as Diferenças Entre a Politriz, a Lixadeira e a Esmerilhadeira

Entenda as Diferenças Entre a Politriz, a Lixadeira e a Esmerilhadeira

As politrizes possuem algumas características bastante semelhantes às lixadeiras e também às esmerilhadeiras. Contudo, elas possuem variações importantes e diferentes indicações de uso. Confira abaixo as diferenças básicas entre esses equipamentos:


  • Politrizes: comparadas às esmerilhadeiras e lixadeiras, as politrizes são equipamentos com menor potência. São usadas para polir automóveis e superfícies em geral.
  • Lixadeiras: possuem maior potência, servindo para lixar madeira, plástico e outros materiais. Existem diversos tipos, como orbital, roto orbital, de cinta, além das de parede e de bancada, para uso industrial.
  • Esmerilhadeiras: possuem maior potência e capacidade de rotação, sendo indicadas para esmerilhar ou desbastar metais.

Neste artigo, trataremos exclusivamente sobre as características e critérios de escolha das politrizes. Mas, se você estiver em busca das melhores lixadeiras ou esmerilhadeiras, confira nossos artigos exclusivos sobre essas ferramentas nos links abaixo.

Como Escolher a Melhor Politriz

As politrizes funcionam através do movimento giratório dos seus discos que, em contato com a superfície, realizam o polimento. Os equipamentos do mercado variam em tipo, potência, capacidade de rotação, entre outros fatores. Veja abaixo, como avaliar cada um desses aspectos de acordo com o seu uso!

1

Escolha o Tipo de Politriz de Acordo com o Uso Pretendido

Escolha o Tipo de Politriz de Acordo com o Uso Pretendido

Existem dois tipos de politrizes no mercado: rotativas ou roto orbitais. As rotativas, conhecidas como angulares, fazem rotações rápidas, produzindo um polimento eficiente, especialmente no uso automotivo pós-pintura. Contudo, é preciso habilidade para manusear esse tipo de ferramenta sem deixar marcas.


Já as politrizes roto orbitais realizam uma rotação mais branda e também movimentos de oscilação, que ajudam a não deixar marcas nos materiais. Esse tipo de equipamento leva mais tempo para polir, mas é mais fácil de manusear, sendo bastante indicado para iniciantes.


Para saber mais sobre os modelos roto orbitais, clique no link abaixo!

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

As politrizes sempre foram muito populares nas marcenarias para o polimento de superfícies em que eram aplicadas ceras para dar um acabamento perfeito às peças. Hoje, com a popularização de acabamentos com resinas e vernizes especiais, elas se tornaram ainda mais indispensáveis para se obter o alto brilho.

2

Para Polimentos Frequentes e Intensos, Prefira Modelos Acima de 1000 W de Potência

Para Polimentos Frequentes e Intensos, Prefira Modelos Acima de 1000 W de Potência

A potência indica a força disponível e a resistência para trabalhar por longos períodos. No caso das politrizes com cabo elétrico, os equipamentos mais simples contam com potência em torno de 470 W, enquanto os mais potentes chegam a 1400 W


Se você realiza polimentos simples e esporádicos por hobby, como em espelhos ou artesanato, então uma politriz com 470 W dá conta do recado, sem dificuldades. Mas se o seu uso é profissional ou frequente e intenso, como em oficinas, faça questão de um equipamento com mais de 1000 W de potência.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

As politrizes acima dos 1000 W de potência além de proporcionarem um acabamento mais perfeito, dão agilidade ao trabalho do operador que consegue polir áreas maiores de veículos, peças de madeiras em menor tempo, trazendo mais economia e lucro para as oficinas.

3

3.000 Rotações por Minuto Garantem Máxima Eficiência ao Polir

3.000 Rotações por Minuto Garantem Máxima Eficiência ao Polir

Outro fator que você deve observar é a quantidade de rotações por minuto, expressa na unidade RPM. Naturalmente, equipamentos de maior potência tendem a possuir rotações mais rápidas, mas nem sempre isso ocorre, portanto, fique atento!


As politrizes rotativas giram em torno de 2.800 a 4.000 RPM. Se busca um equipamento com alto padrão de eficiência, priorize os modelos a partir de 3.000 RPM. Já as politrizes roto orbitais são mais potentes no movimento oscilatório, medido em oscilações por minuto, que pode chegar a 6.800 OPM em alguns modelos.

4

Confira se a Politriz Tem Controle de Velocidade

Confira se a Politriz Tem Controle de Velocidade

A maioria das politrizes do mercado conta com controle de velocidade, geralmente feito por meio de um botão giratório. Com isso, é possível escolher entre diferentes níveis de rotações, o que proporciona maior versatilidade para trabalhos de diferentes intensidades.


Porém, pode ser que nem todos os modelos do mercado ofereçam esse recurso, então fique atento. Além disso, os níveis de velocidade podem variar, sendo possível encontrar politrizes com 6 e 8 velocidades, por exemplo. Mas nem todos os fabricantes mencionam o número de velocidades nas especificações das ferramentas.

5

Para Polir Materiais Grandes, Prefira Politrizes com Disco a Partir de 7" de Diâmetro

Para Polir Materiais Grandes, Prefira Politrizes com Disco a Partir de 7" de Diâmetro

O disco é a parte da politriz que, revestido com a boina, entra em contato com a superfície a ser polida. O diâmetro do disco é medido em polegadas e pode variar de 5 até 10", dependendo do modelo. Quanto maior o disco, maior é a eficiência para trabalhar com materiais grandes, como automóveis.


Se esse for o seu caso, opte por um equipamento com disco de 7", no mínimo. Por outro lado, as politrizes com discos menores são ideais para trabalhos em móveis, artesanato e outros materiais com estruturas pequenas e espaços de difícil acesso, como frestas.


Mas, caso você tenha ficado com dúvidas sobre o diâmetro dos discos medidos em polegadas, aqui vai um auxílio para facilitar. Um disco com diâmetro de 5" é equivalente a 127 mm; 6", a 150 mm; 7", a 180 mm; e os de 10", 254 mm.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Lembrado que além dos discos de borracha específicos para politriz, existem também as boinas que são acopladas aos discos através de um cordão de amarra ou velcro. Elas podem ser de lã natural, sintética ou ainda de espuma, são elas que dão o polimento e acabamento.

6

Escolha Politrizes de até 2,5 Kg para Menor Esforço ao Trabalhar

Escolha Politrizes de até 2,5 Kg para Menor Esforço ao Trabalhar

As politrizes são usadas de forma manual, por isso, o peso do equipamento influenciará diretamente o trabalhador que o manuseia. Por isso, analisar o peso das politrizes antes de fazer a compra é fundamental. Você vai encontrar no mercado equipamentos com 1,4 kg até cerca de 3,5 kg.


Esse é mais um fator que se relaciona com a potência, sendo comum que modelos mais potentes sejam também mais pesados. Porém, é possível encontrar equipamentos de excelente potência com até 2,5 kg, ideais para quem quer muita eficiência com o menor esforço possível!

7

Confira os Recursos Extras que Diversificam o Uso

Confira os Recursos Extras que Diversificam o Uso

Antes de fazer a compra, não deixe de verificar também os recursos extras que as politrizes oferecem. Muitos equipamentos contam apenas com as funções básicas, enquanto outros possuem funcionalidades muito úteis. Confira as principais:


  • Trava para uso contínuo: trava o equipamento na velocidade escolhida, evitando ter que manter o botão pressionado.
  • Botão de trava do eixo: trava o eixo de rotação e facilita a troca de disco.
  • Sistema Soft Start: evita mudanças bruscas de velocidade para que o trabalhador não perca o controle;
  • Proteção contra ligação involuntária: trava o equipamento para que não seja ligado por acidente.

Interessante, não é mesmo? Esses recursos extras podem fazer toda a diferença na hora da escolha, principalmente se você estiver na dúvida entre modelos semelhantes. Nesse caso, verifique o que eles oferecem além da função básica!

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

O botão de proteção contra ligação involuntária é essencial em qualquer máquina, mas principalmente nas de giro como é a politriz, pois evitam um acidente quando o operador distraidamente move o gatilho sem perceber e não está esperando o acionamento da máquina. 


Outro motivo comum de acidente com a politriz é quando o gatilho está acionado por engano e o operador pluga o fio na tomada.

8

Verifique se a Voltagem é Compatível com a Rede Elétrica de sua Localidade

Verifique se a Voltagem é Compatível com a Rede Elétrica de sua Localidade

Um último fator, porém não menos importante, é a voltagem dos aparelhos. No Brasil, existem localidades cuja rede elétrica funciona em 110 e outras em 220 V. Fique antenado nisso, pois ligar uma politriz na voltagem errada pode queimar o seu equipamento!


A maioria das politrizes das melhores marcas são fabricadas em versões para 110 ou 220 V. Porém, não existem equipamentos desse tipo que sejam bivolt (que funcionam em ambas as voltagens). Portanto, não se esqueça de escolher a voltagem adequada na hora da compra!

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Politrizes

Aposto que você ficou surpreso com a quantidade de características desses aparelhos, não ficou? Com esses critérios em mente, veja agora o nosso ranking com as 10 melhores politrizes do mercado. Incluímos aqui os equipamentos das melhores marcas e algumas alternativas com ótimo custo-benefício!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Tipo
Potência
Rotações
Velocidade Variável
Diâmetro do Disco
Peso
Recursos Extras
Acessórios
Bivolt
1

BOSCH

Politriz BoschGPO 14 CE

BOSCH Politriz Bosch 1

R$ 1.056,64

Médio

Melhor Politriz em Potência x Peso

Rotativa

1400 W

750 a 3.000 RPM

7"

2,5 kg

Trava de uso contínuo e proteção contra ligação involuntária

1 punho auxiliar

2

DEWALT

Politriz DeWaltDWP849X

DEWALT Politriz DeWalt 1

R$ 1.099,00

Lev. alto

Modelo Diferenciado com 8 Velocidades

Rotativa

1250 W

600 a 3500 RPM

(8 níveis)

7 a 9"

3 kg

Trava de uso contínuo

Empunhadura lateral e superior

Não informado

3

BLACK+DECKER

Politriz Black+DeckerWP600K

BLACK+DECKER Politriz Black+Decker 1

R$ 587,90

Lev. baixo

Perfeita para Hobbistas

Rotativa

600 W

1.000 a 3.000 RPM

5"

2,2 kg

Botão de trava do eixo

Maleta, boné de polimento, disco de borracha, empunhadura lateral e chave de aperto

4

MAKITA

Politriz Makita (220 V)PO6000C

MAKITA Politriz Makita (220 V) 1

R$ 2.107,72

Alto

Versátil: 2 Modos de Operação

Roto orbital

900 W

Até 780 RPM e 6.800 OPM

6"

2,8 kg

Não informado

01 bateria 4,0Ah, carregador rápido, punho loop, punho lateral, base, boina de lã, chave allen, bolsa01 bateria 4,0Ah, carregador rápido, punho loop, punho lateral, base, boina de lã, chave allen, bolsa

5

VONIXX

Politriz Vonixx Voxer (110 V)

VONIXX Politriz Vonixx Voxer (110 V) 1

R$ 1.349,40

Lev. alto

Politriz Roto Orbital Silenciosa e Bonita

Roto Orbital

900 W

1.600 a 4.800 RPM

5"

2,5 kg

Trava de uso contínuo e botão de trava do eixo

1 suporte em poliuretano ventilado de 5” ou 6”, 1 chave allen, 1 parafuso de fixação, 1 par de carvão Toyo extra, 1 alça lateral em ângulo reto

6

WESCO

Politriz Wesco (110 V)WS4504

WESCO Politriz Wesco (110 V) 1

R$ 518,60

Lev. baixo

Uma Politriz Boa e Barata

Rotativa

1200 W

1.500 a 3.800 RPM

5"

2,6 kg

Botão de trava do eixo

Não informado

7

SKIL

Politriz Skil (110 V)9071

SKIL Politriz Skil (110 V) 1

R$ 787,56

Médio

Sistema Soft Start para Melhor Manuseio

Rotativa

1300 W

1.000 a 3.000 RPM

7"

3,2 kg

Trava de uso contínuo e botão de trava do eixo

1 empunhadura auxiliar

8

STANLEY

Politriz Stanley (220 V)STGP1318K

STANLEY Politriz Stanley (220 V) 1

R$ 1.129,27

Lev. alto

Politriz Rotativa Para Uso Frequente

Rotativa

1300 W

1.000 a 3.000 RPM

7"

3,2 kg

Trava de uso contínuo e botão de trava do eixo

Maleta, boina para polimento, 1 chave de aperto e 1 disco de borracha

9

DWT

Politriz DWT (110 V)PAD 1300

DWT Politriz DWT (110 V) 1

R$ 661,90

Lev. baixo

Super Eficiente com até 3.300 RPM

Rotativa

1300 W

600 a 3.300 RPM

7"

Não informado

Trava de uso contínuo

Não informado

10

VONDER

Politriz Vonder (110 V)PAV 470

VONDER Politriz Vonder (110 V) 1

R$ 419,00

Baixo

Politriz Rotativa Mais Básica

Rotativa

470 W

2.800 RPM

Não informado

5"

1,4 kg

Botão de trava do eixo

1 disco de borracha, 1 boina de lã, 1 chave allen, 1 punho auxiliar e 1 adaptador para boina dupla face

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

BOSCHPolitriz BoschGPO 14 CE

Politriz Bosch 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 1.056,64
Médio
A Partir de:
R$ 1.056,64
Médio

Melhor Politriz em Potência x Peso

A Bosch é uma das maiores líderes mundiais em equipamentos elétricos dos mais variados tipos, como furadeiras, marteletes e lixadeiras. Com 1400 W e até 3.000 RPM, essa é uma excelente politriz da marca, servindo muito bem ao uso profissional ou frequente, como em oficinas ou marcenarias.


Pesando apenas 2,5 kg, esse equipamento possui o diferencial da excepcional relação peso x potência. Se você busca por um equipamento super potente e ainda assim bem leve, certamente essa é a melhor opção que você vai encontra no mercado!


A politriz Bosch conta também com velocidade variável e proteção contra ligação involuntária. Ela está disponível em 110 e 220 V e possui muitas avaliações positivas o sites de vendas, como a Amazon. Lá, os compradores comentam que ela é robusta, potente e leve!

TipoRotativa
Potência1400 W
Rotações750 a 3.000 RPM
Velocidade Variável
Diâmetro do Disco7"
Peso2,5 kg
Recursos ExtrasTrava de uso contínuo e proteção contra ligação involuntária
Acessórios1 punho auxiliar
Bivolt
Este ranking foi útil para você?
No.2

DEWALTPolitriz DeWaltDWP849X

A Partir de:
R$ 1.099,00
Lev. alto

Modelo Diferenciado com 8 Velocidades

Essa politriz é muito diferenciada por diversos fatores. Ela possui uma ótima potência de 1250 W e uma das mais altas taxas de rotações entre as politrizes do mercado (até 3.500 RPM). Além disso, o modelo conta com 8 velocidades, sendo perfeito para quem quer máxima versatilidade!


A politriz DeWalt opera com discos de 7 a 9", podendo ser ajustada a diferentes condições de trabalho. Seu peso de 3,1 kg fica dentro de uma boa média para sua faixa de potência. O equipamento ainda acompanha uma chave hexagonal de 8 mm, uma boina de pele e um disco de borracha. Ótima escolha!


Outro diferencial é que essa politriz possui uma tela que protege contra a entrada de poeira no motor. Também recebe muitas avaliações positivas de compradores na Amazon, com indicações de que é uma ferramenta potente, robusta e ergonômica.

TipoRotativa
Potência1250 W
Rotações600 a 3500 RPM
Velocidade Variável(8 níveis)
Diâmetro do Disco7 a 9"
Peso3 kg
Recursos ExtrasTrava de uso contínuo
AcessóriosEmpunhadura lateral e superior
BivoltNão informado
No.3

BLACK+DECKERPolitriz Black+DeckerWP600K

A Partir de:
R$ 587,90
Lev. baixo

Perfeita para Hobbistas

Esse modelo da Black+Decker é mais um equipamento básico, porém conta com controle de velocidade, que permite adequar o serviço a diferentes materiais e finalidades. Ele é do tipo rotativo e possui potência de 600 W, o que é abaixo da média, mas é o suficiente para uso ocasional ou hobby.


Portanto, ela não é a mais indicada para usos profissionais frequentes. Por outro lado, sua taxa de rotações é muito boa, chegando a 3.000 RPM. O equipamento possui disco de 5" e é bem leve, com 2,2 kg, o que o torna bem prático para manusear.


Disponível em 110 e 220 V, esse modelo vem acompanhado de maleta, disco de borracha, boina de polimento, empunhadura e chave de aperto manual. Na Amazon, ela recebe muitas avaliações positivas e comentários de compradores ressaltando o seu bom custo-benefício.

TipoRotativa
Potência600 W
Rotações1.000 a 3.000 RPM
Velocidade Variável
Diâmetro do Disco5"
Peso2,2 kg
Recursos ExtrasBotão de trava do eixo
AcessóriosMaleta, boné de polimento, disco de borracha, empunhadura lateral e chave de aperto
Bivolt
No.4

MAKITAPolitriz Makita (220 V)PO6000C

A Partir de:
R$ 2.107,72
Alto

Versátil: 2 Modos de Operação

É impossível falar sobre equipamentos como politrizes sem falar sobre a Makita, não é verdade? A marca é líder mundial em máquinas e ferramentas dos mais variados tipos. Nessa politriz, a empresa apostou em um modelo roto orbital de alta potência, que pode ser usado tanto por profissionais quanto por iniciantes.


A politriz Makita possui potência de 900 W, tendo uma boa eficiência nos mais diversos tipos de polimentos, como o automotivo, por exemplo. Sua taxa de rotações é de 780 RPM e as oscilações chegam a excelentes 6.800 OPM!


Para maior versatilidade, esse modelo conta com 2 modos de operação (polimento e acabamento).  Outra vantagem é que ele pesa apenas 2,8 kg, sendo bem confortável de usar. Apesar de ser uma ótima politriz, a marca não informa se o equipamento possui trava de uso contínuo e nem botão de trava do eixo.

TipoRoto orbital
Potência900 W
RotaçõesAté 780 RPM e 6.800 OPM
Velocidade Variável
Diâmetro do Disco6"
Peso2,8 kg
Recursos ExtrasNão informado
Acessórios01 bateria 4,0Ah, carregador rápido, punho loop, punho lateral, base, boina de lã, chave allen, bolsa01 bateria 4,0Ah, carregador rápido, punho loop, punho lateral, base, boina de lã, chave allen, bolsa
Bivolt
No.5

VONIXXPolitriz Vonixx Voxer (110 V)

A Partir de:
R$ 1.349,40
Lev. alto

Politriz Roto Orbital Silenciosa e Bonita

Se você está em busca de um modelo roto orbital para fazer polimentos mais suaves e sem tanto risco de danificar a pintura ou o material, a politriz Vonixx pode ser uma ótima escolha. Seus 900 W são suficientes para realizar um serviços eficiente e seguro.


Essa politriz roto orbital tem uma taxa de 1.600 a 4.800 OPM com velocidade variável, o que permite adaptar a intensidade da ferramenta de acordo com o objetivo e o material trabalhado. Ela também conta com botão de uso contínuo para facilitar o uso.


Outra vantagem é que essa politriz é bem leve, como apenas 2,5 kg. Nos e-commerces, ela é elogiada pela alta qualidade, por ser silenciosa e muito bonita. Além dos acessórios tradicionais, como chave allen, ela vem com um par de carvão para troca.

TipoRoto Orbital
Potência900 W
Rotações1.600 a 4.800 RPM
Velocidade Variável
Diâmetro do Disco5"
Peso2,5 kg
Recursos ExtrasTrava de uso contínuo e botão de trava do eixo
Acessórios1 suporte em poliuretano ventilado de 5” ou 6”, 1 chave allen, 1 parafuso de fixação, 1 par de carvão Toyo extra, 1 alça lateral em ângulo reto
Bivolt
No.6

WESCOPolitriz Wesco (110 V)WS4504

A Partir de:
R$ 518,60
Lev. baixo

Uma Politriz Boa e Barata

Essa politriz da Wesco é uma excelente opção para quem busca um modelo com bom custo-benefício. Isso porque ela conta com 1200 e uma ótima taxa de 3.800 RPM, garantindo eficiência para os mais variados tipos de polimento.


Além disso, essa ferramenta é bem leve, com apenas 2,6 kg. Isso torna o uso muito mais confortável e prático, gerando menor esforço. O modelo possui velocidade variável para maior versatilidade e botão trava do eixo, que facilita a troca do disco. Tudo isso por um ótimo preço!


Nos sites de vendas, esse produto recebe boas avaliações e comentários positivos de clientes. É possível conferir compradores afirmando que a politriz Wesco é forte e possui um bom peso, além de não deixar nada a desejar para marcas mais famosas.

TipoRotativa
Potência1200 W
Rotações1.500 a 3.800 RPM
Velocidade Variável
Diâmetro do Disco5"
Peso2,6 kg
Recursos ExtrasBotão de trava do eixo
AcessóriosNão informado
Bivolt
No.7

SKILPolitriz Skil (110 V)9071

A Partir de:
R$ 787,56
Médio

Sistema Soft Start para Melhor Manuseio

Nessa politriz, a marca Skil apostou em um equipamento elétrico de potência excelente, com 1300 W e do tipo rotativo. O modelo possui taxa de rotação de 600 a 3.000 RPM, ficando dentro da média nesse quesito, mas tendo um bom desempenho mesmo no uso frequente e pesado, como em oficinas automotivas.


Compatível com discos de 7", ela conta ainda com botão de travamento do eixo, que torna a troca de disco mais prática. Também possui o sistema Soft Start, que evita mudanças bruscas de velocidade e perda de controle do trabalhador. 


O único ponto negativo dessa politriz é o seu peso de 3,5 kg, um pouco acima da média para sua faixa de potência. Ainda assim é uma ferramenta robusta e com excelente desempenho. Clique em um dos links para comprar a sua!

TipoRotativa
Potência1300 W
Rotações1.000 a 3.000 RPM
Velocidade Variável
Diâmetro do Disco7"
Peso3,2 kg
Recursos ExtrasTrava de uso contínuo e botão de trava do eixo
Acessórios1 empunhadura auxiliar
Bivolt
No.8

STANLEYPolitriz Stanley (220 V)STGP1318K

A Partir de:
R$ 1.129,27
Lev. alto

Politriz Rotativa Para Uso Frequente

A tradicionalíssima Stanley também investiu em uma politriz com alto padrão de qualidade. O modelo é do tipo rotativo, ideal para quem busca uma ferramenta para serviços de polimento mais pesados. Contando com a excelente potência de 1300 W, esse equipamento é perfeito para uso profissional ou frequente.


Sua taxa de rotação vai de 1.000 a 3.000 RPM, proporcionando bom desempenho nos mais diferentes tipos de polimentos. Essa politriz rotativa conta com trava para uso contínuo, controle de velocidade, que proporcionam conforto e versatilidade.


Além disso, possui botão trava do eixo para facilitar a troca do disco. Acompanha uma maleta, boina, disco de borracha e uma chave de aperto. Com 3,2 kg, ela tem um bom peso para sua faixa de potência. Contudo, não possui avaliações nos sites de vendas.

TipoRotativa
Potência1300 W
Rotações1.000 a 3.000 RPM
Velocidade Variável
Diâmetro do Disco7"
Peso3,2 kg
Recursos ExtrasTrava de uso contínuo e botão de trava do eixo
AcessóriosMaleta, boina para polimento, 1 chave de aperto e 1 disco de borracha
Bivolt
No.9

DWTPolitriz DWT (110 V)PAD 1300

A Partir de:
R$ 661,90
Lev. baixo

Super Eficiente com até 3.300 RPM

A politriz DWT se diferencia da maioria dos modelos do mercado pela super potência de 1300 W associada à excepcional taxa de rotações de até 3.300 RPM. Com essa combinação, não há dúvidas de que esse é um dos melhores modelos para uso frequente ou profissional!


O equipamento possui disco com diâmetro de 7". Conta ainda com velocidade variável, trava para uso contínuo e botão trava do eixo para facilitar a troca de disco. Esse modelo acompanha um disco de PVC com sistema fixa fácil!


Apesar de ser um bom modelo de politriz, a marca não é tão tradicional quanto outras desse ranking e ele não conta com avaliações nos sites de vendas. Além disso, o fabricante não informa o peso dessa ferramenta, o que dificulta a comparação nesse quesito.

TipoRotativa
Potência1300 W
Rotações600 a 3.300 RPM
Velocidade Variável
Diâmetro do Disco7"
PesoNão informado
Recursos ExtrasTrava de uso contínuo
AcessóriosNão informado
Bivolt
No.10

VONDERPolitriz Vonder (110 V)PAV 470

A Partir de:
R$ 419,00
Baixo
A Partir de:
R$ 419,00
Baixo

Politriz Rotativa Mais Básica

Se você busca por uma politriz básica para uso esporádico por um preço em conta, então não deixe de avaliar esse modelo da Vonder. Ela conta com 470 W de potência, que é baixa, porém suficiente para uso esporádico ou polimentos por hobby.


O modelo conta com 2.800 RPM, uma média levemente abaixo do ideal, mas dá conta do recado se você não for muito exigente. Seu diâmetro de disco é de 5" e o equipamento é muito leve (1,4 kg), o que é uma grande vantagem para quem busca algo mais simples e fácil de manusear.


Essa politriz possui botão de trava do eixo para facilitar a troca do disco e vem acompanhada de empunhadura, disco de borracha e boina de lã. Ela é bem avaliada nos sites de vendas, mas ao fabricante não informa se possui velocidade variável, o que acaba sendo um ponto negativo.

TipoRotativa
Potência470 W
Rotações2.800 RPM
Velocidade VariávelNão informado
Diâmetro do Disco5"
Peso1,4 kg
Recursos ExtrasBotão de trava do eixo
Acessórios1 disco de borracha, 1 boina de lã, 1 chave allen, 1 punho auxiliar e 1 adaptador para boina dupla face
Bivolt

Perguntas Frequentes sobre Politrizes

Perguntas Frequentes sobre Politrizes

Muitas pessoas têm dúvidas de como usar a politriz em algumas situações. Por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para o marceneiro André Oliveira. Confira a seguir.

Pode Usar a Politriz para Fazer Acabamentos em Peças de Madeira?

Sim, porém, vale lembrar que apesar do acabamento com boina deixar um polimento perfeito em vernizes e muitas vezes em ceras para madeira, haverá um desgaste precoce das boinas, por sua utilização ser mais voltada para superfícies de pintura automotiva que, são mais lisas do que a superfície da madeira, que é porosa.

Outra função da politriz muito utilizada na marcenaria e de forma equivocada é a de lixamento e desbaste, apesar da lixadeira e da politriz se parecerem fisicamente, elas são máquinas com funções totalmente diferentes devido à diferença de velocidade que cada uma possui. Politriz é para polimento em superfície, jamais para lixar.

Existem alguns modelos que possuem regulagem de velocidade podendo tornar a politriz uma lixadeira, mas se o modelo for somente politriz então não deverá ser usado como lixadeira.

De Quanto em Quanto Tempo Devo Trocar a Boina da Politriz?

Não existe um tempo específico para substituir a boina da politriz, já que o tempo de vida útil de cada boina depende do seu tempo de uso, cuidados e manutenção que se dá a ela. O melhor a fazer é analisar alguns pontos que nos mostram o momento de aposentar nossa boina antiga e substituí-la por uma nova.


A boina quando perde sua função útil demonstra alguns sinais como: ficar mais fina, começa a perder cerdas, o acabamento deixado na superfície ao ser passada já não é tão satisfatório ou demora mais tempo para ser obtido.

Outro indicativo de que chegou a hora da substituição é quando o velcro começa a descolar e principalmente quando começa a arranhar a superfície em vez de polir, nesse último caso deve ser substituída imediatamente.

Como Lavar Boina de Politriz?

Existem as boinas de espuma macia, as de espuma densa, as tradicionais boinas de lã, e as sintéticas. Para cada tipo de boina existem produtos específicos para lavagem, sabão ou detergente neutro também são uma boa opção já que não agridem o material quando lavado.

A boina de espuma dura deve ser lavada com cuidado e nunca apertada para remoção da água, no máximo, fazer movimentos leves para cima e para baixo para eliminar o excesso. O correto é deixar que a água escorra naturalmente.

Para a de espuma mole o escoamento da água é mais simples, já as de lã podem ser apertadas, mas com cuidado. Todas demoram para secar totalmente, necessitando de alguns dias, pois não devem ser usadas úmidas.

O excesso de produto para polimento cria uma impermeabilização na boina e muitas vezes somente com a utilização de produtos específicos de limpeza para boinas será possível a limpeza por completo.

Veja Também as Melhores Lixadeiras Orbitais, Roto Orbitais e de Cinta

Embora algumas politrizes possam ser usadas para lixamentos simples, quando o assunto é lixar não há nada melhor do que uma boa lixadeira. Se você estiver em busca desse equipamento, clique nos links abaixo e confira nossos artigos especiais com rankings das melhores lixadeiras orbitais, roto orbitais e de cinta do mercado!

Conclusão

A melhor politriz é aquela que atende às suas necessidades por um preço acessível para você, não é verdade? Para chegar no modelo ideal, é preciso conhecer as características fundamentais desses equipamentos, como o tipo, alimentação, potência, entre outras que abordamos aqui.


Não faça a compra antes de analisar os modelos do nosso ranking. Nele você encontra as melhores opções do mercado, tanto em termos de padrão de qualidade quanto em custo-benefício. Faça uma boa compra! E se você gostou desse conteúdo e gostaria de indicá-lo aos seus amigos, compartilhe!


Redação: Rafael Swoboda / Revisão: Sara Berwian / Atualização: Rafael Swoboda

Top 5 Melhores Politrizes

1º lugar: BOSCHPolitriz BoschGPO 14 CE

2º lugar: DEWALTPolitriz DeWaltDWP849X

3º lugar: BLACK+DECKERPolitriz Black+DeckerWP600K

4º lugar: MAKITAPolitriz Makita (220 V)PO6000C

5º lugar: VONIXXPolitriz Vonixx Voxer (110 V)

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Construção e Reforma
  3. Ferramentas
  4. Top 10 Melhores Politrizes em 2024 (Roto Orbital, DeWalt, Bosch e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.