mybest
Placas-Mãe

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Componentes Eletrônicos
  4. Top 10 Melhores Placas-Mãe em 2024
  • Top 10 Melhores Placas-Mãe em 2024 1
  • Top 10 Melhores Placas-Mãe em 2024 2
  • Top 10 Melhores Placas-Mãe em 2024 3
  • Top 10 Melhores Placas-Mãe em 2024 4
  • Top 10 Melhores Placas-Mãe em 2024 5

Top 10 Melhores Placas-Mãe em 2024

A placa-mãe é um dos hardwares mais importantes do computador. Ela é a responsável por fazer com que todos os outros componentes do setup funcionem corretamente. Sendo assim, se for inadequada, ela pode comprometer todo o funcionamento do PC.


Por ser um hardware complexo, conversamos com o Doutor em Computação Paulo Andrade e elaboramos um conteúdo completo sobre o assunto para você não errar na escolha. Além disso, preparamos um ranking com as 10 melhores placas-mãe de marcas como ASUS, ASRock e Gigabyte. Vamos lá?

Atualizado em 29/03/2024
Paulo Andrade
Supervisão
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Com doutorado em computação aplicada e automação pela Universidade Federal Fluminense, Paulo Andrade já coordenou diversos cursos de graduação e pós-graduação das áreas de computação, jogos digitais, sistemas de informação, cinema e audiovisual, design gráfico e design de animação. Atualmente coordena cursos de graduação em engenharia da computação e ciência da computação. Paulo também atua como criador de conteúdo digital e já criou mais de 60 cursos online, atingindo mais de 300 mil alunos em 149 países. Além disso, também atua como diretor de tecnologia e planejamento da agência Bulks.ag. Conheça mais sobre o Paulo Andrade no Instagram, Linkedin, YouTube e em seu site.

Perfil de Paulo Andrade
Continue lendo
Juliana Delduque
Revisão
Revisor
Juliana Delduque

Sou formada em Letras e amo aprender sobre novos temas! Trabalho na mybest desde 2021, contribuindo para a produção, revisão e atualização de artigos. A minha maior motivação é garantir conteúdos de qualidade aos nossos usuários. O mais legal é que, como o trabalho na mybest é transdisciplinar, consigo ampliar meus conhecimentos estudando para revisar e atualizar artigos de áreas diferentes da minha formação. Meus conteúdos favoritos são sobre tecnologia e culinária.

Perfil de Juliana Delduque
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

O que é Placa-Mãe?

O que é Placa-Mãe?

A placa-mãe (motherboard, em inglês) é o principal hardware do computador, cuja função é fazer com que todas as peças funcionem adequadamente. Para isso, ela é composta por um conjunto de componentes e circuitos eletrônicos que fazem o gerenciamento e até mesmo a correta distribuição de energia aos outros hardwares.


Nela são ligados todos os componentes do computador, como processador (CPU), memória RAM, placa de vídeo, HD ou SSD e todas as outras conexões. É por isso que ela consegue cuidar da comunicação e coordenação de todos os componentes, incluindo os periféricos, como o mouse e teclado, por exemplo.


Existem 2 termos criados para se referir a essa comunicação: South Bridge (conexão entre a CPU e a memória RAM) e North Bridge (comunicação entre a CPU e os periféricos). Essa separação faz com que componentes que exigem mais velocidade fiquem próximos da CPU, otimizando a comunicação entre os hardwares.


Vale ressaltar que é a placa-mãe que define quais peças são compatíveis. Por isso é importante ter total atenção na escolha. Então, pense em todos os outros componentes que serão usados no PC para garantir a compatibilidade. Isso também vale para situações onde ocorrerá a troca da placa-mãe em PC já montado.

Como Escolher a Melhor Placa-Mãe

Para escolher a melhor placa-mãe, não basta conferir as especificações e comprar a que for mais robusta. É preciso considerar o seu perfil de uso porque um PC gamer mais avançado e um que vai ser usado de forma mais básica tem necessidades bem diferentes. Veja a seguir como escolher o modelo certo!

1

Se Pretende Montar um PC para Jogos, Prefira uma Placa no Padrão ATX

Se Pretende Montar um PC para Jogos, Prefira uma Placa no Padrão ATX

Quando se fala em placa-mãe ATX, micro ATX, EATX e mini ITX, o que muda é o tamanho. Mas não se engane achando que isso influencia apenas no gabinete a ser usado. Isso porque, placas-mãe menores, como as mini ITX e micro ATX, tem menos espaço e slots, sendo inviáveis para setups gamer, por exemplo.


Se o foco é montar um PC gamer, o melhor é apostar em uma placa-mãe ATX ou até mesmo EATX, que é ainda maior. Por serem mais robustas, elas oferecem mais espaço para trabalhar com vários componentes, como placas de vídeo, mais de um hardware de armazenamento, vários pentes de memória RAM, etc.


Porém, considere que modelos maiores exigem mais atenção quanto ao gabinete, pois além de comportar a placa-mãe, é necessário pensar no espaço para outros componentes, como coolers e placa de vídeo. Já as menores são mais versáteis nesse quesito, podendo ser usada tanto em gabinetes pequenos quanto grandes.


Placas-mãe mais compactas vão bem para um computador mais básico, seja para uso pessoal ou para trabalhar. Por ocuparem pouco espaço, é possível utilizar gabinetes menores, os quais ocupam pouco espaço e ficam mais discretos no ambiente. Mas, lembre-se da limitação para usar certos componentes.

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

A princípio, pode-se imaginar que o tamanho da placa mãe influencia seu preço, onde, quanto menor, mais barato. Na verdade, a questão preço involve muito mais do que tamanho. Placas Mini ITX podem ser até bem mais caras que placas ATX, dependendo dos componentes usados. 


Optar por uma placa Mini ITX está relacionado a espaços pequenos ou portabilidade. Certos gabinetes para placas Mini ITX possuem até alças para transporte.

2

Para Entender Quais Processadores São Compatíveis com a Placa-Mãe, Confira o Soquete

Para Entender Quais Processadores São Compatíveis com a Placa-Mãe, Confira o Soquete

Quando se pretende montar um computador, é melhor que se já tenha o projeto todo planejado, e isso inclui definir qual processador será usado no setup. Por esse motivo, é muito importante se atentar ao soquete utilizado na placa-mãe, pois ele é determinante para saber quais processadores será possível usar.


Basicamente, o soquete é o encaixe físico da placa-mãe para o processador, que é diferente entre AMD e Intel e também entre as diferentes linhas de cada fabricantes. Assim, uma placa-mãe com soquete Intel não poderá ser usada com uma CPU AMD e vice-versa. E mesmo em uma marca há diferentes soquetes.


Na AMD, os processadores mais modernos usam o soquete AM5, como os Ryzen 7000 Séries. Mas o soquete AM4, compatível com os Ryzen 5000 Séries e anteriores, ainda é muito utilizado. Na Intel, as últimas gerações Core têm usado o FCLGA1700 e FCBGA1744. Mas fique atento, pois a variedade de soquetes é maior.

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Para evitar dores de cabeça, pesquise no site da fabricante da placa-mãe quais processadores são compatíveis. Caso você já tenha um processador, verifique qual é o soquete utilizado nele e filtre a busca de placas-mãe com essa especificação.


Vale lembrar também que a compatibilidade física do soquete de CPU da placa-mãe não necessariamente garante total compatibilidade com qualquer CPU que encaixe no soquete. Uma placa-mãe antiga pode não suportar processadores mais recentes, projetados para o mesmo soquete, pois o chipset pode ser diferente.

3

Para Extrair Máxima Performance, Escolha os Chipsets Z790 e B760 da Intel e X670 e B650 da AMD

Para Extrair Máxima Performance, Escolha os Chipsets Z790 e B760 da Intel e X670 e B650 da AMD

O chipset determina os recursos disponíveis na placa-mãe, como overclock, frequência de memória suportada, versão da memória RAM, geração do processador, etc. Então, escolha o chipset mais moderno possível para garantir uma vida útil mais longa para o PC, facilitando upgrades futuros.


Na AMD, chipsets como X670 e B650 estão entre os DDR5 mais modernos, sendo indicados para os Ryzen 7000 Séries. Assim, são excelentes para PCs gamer mais avançados. Já o B550 e B450 são DDR4 e suportam até os Ryzen 5000 e 3000 Séries, respectivamente, sendo uma boa opção para setups um pouco mais simples.


Na Intel, os chipsets H370 e H570 são para o soquete LGA1200, mas o primeiro suporta Intel Core de 10ª geração e o segundo até a 11ª geração. Já os Z790 e B760 estão entre os mais modernos, suportando até a 14ª geração. Mas, o Z790 suporta memórias DDR4, enquanto o B760 é compatível com DDR5.

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Em algumas placas-mãe pode ser necessário fazer uma atualização de BIOS para liberar todos os recursos disponíveis para o chipset, ainda que ele seja um dos mais modernos.

4

Para Poder Instalar SSDs, Escolha uma Placa-mãe com no Mínimo 1 Slot de Armazenamento M.2

Para Poder Instalar SSDs, Escolha uma Placa-mãe com no Mínimo 1 Slot de Armazenamento M.2

Os hardwares utilizados para armazenamento em um computador, seja ele básico ou gamer, são o HD e o SSD. O HD e SSDs mais simples, como os de 2,5 polegadas, são conectados na placa-mãe através da entrada SATA. Já os SSDs mais modernos, como o NVMe, são conectados diretamente na entrada M.2, sem o uso de cabos.


Quem vai montar ou atualizar um setup mais robusto, como um PC gamer, os SSDs NVMe são os mais indicados, já que oferecem um desempenho bem superior. Nesse caso, as placa-mãe costumam oferecer até 4 entradas M.2, mas a dica é garantir pelo menos 1.


Para quem vai montar ou fazer upgrade em um PC mais básico, o SSD SATA acaba sendo uma opção mais barata. Inclusive, é possível utilizar um SSD junto a um HD para obter alta capacidade por um preço acessível. Então, garanta também que há entradas SATA em sua placa-mãe.

5

Busca Alta Performance? Priorize Modelos com 4 Slots de RAM e com para Suporte 64 GB ou Mais

Busca Alta Performance? Priorize Modelos com 4 Slots de RAM e com para Suporte 64 GB ou Mais

A memória RAM é um hardware fundamental para o desempenho do computador, por isso é muito importante observar a quantidade de slots disponíveis na placa-mãe. Modelos menores e mais simples normalmente tem apenas 2 slots, enquanto as placas maiores oferecem 4 entradas.


Segundo o Doutor em Computação Paulo Andrade, para usuários básicos que não pretender fazer upgrades de memória no futuro, placas-mãe com 2 slots até podem atender. Agora, para gamers e usuários mais exigentes, que podem querer expandir a capacidade, o melhor é optar por modelos com 4 slots.


É importante lembrar que a capacidade também é um fator limitante na placa-mãe. Normalmente, opções que suportam até 64 GB podem atender até usuários mais exigentes, visto que nem os jogos mais modernos costumam ter tamanha exigência. Mas, para quem busca o melhor, há opções que suportam até 128 GB.


Ainda nesse quesito, é fundamental conferir o tipo de memória compatível, afinal, uma placa-mãe DDR5 não será compatível com memórias DDR4 e vice-versa. Por fim, vale considerar também a frequência, pois como mencionado antes, em alguns chipsets é possível usar pentes com frequências mais altas.

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Se quer aumentar o desempenho do computador no futuro de forma simples, compre uma placa-mãe com 4 slots de memória RAM, mas só ocupe 2. Assim, terá 2 livres para fazer uma expansão, lembrando que para isso é indicado usar o mesmo modelo, marca, capacidade e frequência que os pentes atuais.


Inclusive, pentes com grandes capacidades costumam ter o preço mais alto, de modo que pode valer mais a pena comprar 4 pentes de 8 GB em vez de apenas 1 pente de 32 GB. O uso de 2 ou 4 pentes também é algo que favorece o desempenho, pois essa instalação combina as frequências individuais dos pentes.

6

Placas-Mãe com Vários Slots de Expansão Facilitam Futuros Upgrades

Placas-Mãe com Vários Slots de Expansão Facilitam Futuros Upgrades

Os slots de expansão são os espaços destinados à adição de hardwares ao computador, como placas de vídeo dedicadas, placas de som, placas de captura, entre outras que não são necessariamente componentes básicos. Por isso, ter uma boa variedade de slots é essencial para quem pretende fazer upgrades.


Um dos espaços mais utilizados para realizar expansões é o PCIe X16, que, diferentemente das X1, oferece excelente velocidade na troca de informações. Também é importante se atentar ao padrão dessas conexões. Quanto mais modernas elas forem, melhor será o desempenho, como é o caso do PCIe 3.0 e 4.0.


Em relação a quantidade, o Doutor em Computação Paulo Andrade recomenda que se tenha pelo menos 1 slot além do utilizado para a placa de vídeo, por exemplo. Mas, o mais indicado é optar por modelos que ofereçam ao menos 2 ou 3 slots adicionais, totalizando cerca de 4 slots de expansão para necessidades futuras.

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

No passado, os slots de expansão eram mais utilizados, principalmente porque as placas-mãe não possuíam placa de rede Wi-Fi ou Bluetooth, por exemplo. Hoje em dia, muitos modelos já têm essas conexões, fazendo com que esses slots sejam usados para instalação de placa de vídeo, na maioria das vezes.

7

Para Conectar Periféricos, Verifique se a Placa-mãe Tem Saídas HDMI, USB 3.0 e USB-C

Para Conectar Periféricos, Verifique se a Placa-mãe Tem Saídas HDMI, USB 3.0 e USB-C

Um detalhe que muitas vezes pode passar despercebido, mas é muito importante na hora de escolher a melhor placa-mãe, são as conexões disponíveis. Isso porque as entradas USB, HDMI, áudio e todas as outras são atreladas diretamente à placa-mãe. Portanto, é essencial prestar atenção nesse ponto.


As portas USB estão entre as principais a serem consideradas, pois são usadas para conectar periféricos, como mouse, teclado e câmeras. Nesse caso, priorize modelos com USB a partir do 3.0, pois a taxa de transferência é bem maior que a versão 2.0. Na versão 3.2, por exemplo, a velocidade pode chegar a 20 GB/s.


Atualmente, o USB-C também é bastante utilizado, principalmente para conexão de celular, portanto, vale a pena considerar também essa versão. Quanto a quantidade, modelos mais modernos podem ter mais de 10 entradas USB. Outra conexão muito importante é a HDMI, pois é através dela que o monitor é conectado.


Inclusive, quem utiliza mais de um monitor deve ficar atendo à quantidade de entradas HDMI, pois nem todas as placas-mãe tem 2 portas. Caso não tenha, verifique se há outras saídas de vídeo, como a displayport. Há também outras entradas mais simples, como cabo de rede (RJ45), saídas de áudio 3,5 mm e SPDIF etc.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Placas-Mãe

Depois de todas essas informações, você certamente já sabe como escolher a melhor placa-mãe para o seu computador, não é mesmo? Sendo assim, é hora de conferir quais são os melhores modelos disponíveis no mercado. Vale lembrar que todas as opções já possuem os links para as principais lojas do país.
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Padrão
Chipset
Capacidade de Memória RAM
Slots Memória RAM
Slots Armazenamento
Slots de Expansão
Conexões Disponíveis
Soquete
Dimensões
1

GIGABYTE

Placa-Mãe Gigabyte Z390 M Gaming

GIGABYTE Placa-Mãe Gigabyte Z390 M Gaming 1

R$ 2.190,62

Lev. alto

Mais Eficiência na Dissipação do Calor

Micro ATX

Intel Z390

Até 128 GB

4 slots DDR4

6x SATA e 2x M.2

2x PCIe X16, 2x PCIe X1 e 1x M.2

Teclado e mouse PS/2, DVI-D, HDMI, USB C, 5x USB, RJ-45 e conetores de áudio

Intel LGA 1151

24,4 x 24,4 cm

2

ASROCK

Placa-Mãe ASRock B550 Steel Legend

ASROCK Placa-Mãe ASRock B550 Steel Legend 1

R$ 1.659,77

Lev. alto

Ferramenta Poderosa para Otimizar HD e SSD

ATX

AMD B550

Até 128 GB

4 slots DDR4

6x SATA e 2x M.2

2 PCIe X16. 2 PCIe X1 e 1 M.2

Teclado e mouse PS/2, 2x portas para antena, HDMI, DisplayPort, saída óptica SPDIF, USB C, 7x USB, RJ-45 e conectores de áudio

AMD AM4

30,5 x 24,4 cm

3

ASUS

Placa-Mãe Asus Prime H510M-EH510M-E

ASUS Placa-Mãe Asus Prime H510M-E 1

R$ 545,00

Lev. baixo

Compatível com Intel da 10ª e 11ª Geração

Micro ATX

Intel H510

Até 64 GB

2 slots DDR4

4x SATA e 1x M.2

1x PCIe 4.0 X16 e 2x PCIe 3.0 X1

Teclado e mouse PS/2, DisplayPort, D-Sub, HDMI, 4x USB e conectores de áudio

Intel LGA 1200

24,4 x 23,4 cm

4

ASROCK

Placa-Mãe ASRock H310CM-HG4‎H310CM-HG4

ASROCK Placa-Mãe ASRock H310CM-HG4 1

R$ 329,90

Baixo

Sucesso de Vendas nos Principais E-Commerces

Micro ATX

Intel H310

Até 32 GB

2 slots DDR4

4x SATA

1x PCIe 3.0 X16 e 1x PCIe 2.0 X1

Teclado e mouse PS/2, D-Sub, HDMI, 6x USB, RJ-45 e conectores de áudio

Intel LGA 1151

19,1 x 18,8 cm

5

ASROCK

Placa-Mãe AM4 B450M Steel Legend

ASROCK Placa-Mãe AM4 B450M Steel Legend 1

R$ 944,99

Médio

Boa Quantidade de Conexões e Alta Velocidade

Micro ATX

AMD B450

Até 128 GB

4 slots DDR4

4 SATA e 2 M.2

1 PCIe 3.0 x16, 1 PCIe 2.0 x16 e 1 PCIe 2.0 x1

1 PS/2 (combo), 1 DisplayPort, 1 HDMI, 5 USB 3.2, 1 USB 3.2 (Tipo-C), 2 USB 2.0, 1 RJ45, 5 conectores de áudio e 1 S/PDIF

AMD AM4

24,4 x 24,4 cm

6

GIGABYTE

Placa-Mãe B550M AORUS ELITEB550M (rev. 1.3)

GIGABYTE Placa-Mãe B550M AORUS ELITE 1

R$ 708,00

Lev. baixo

Permite a Instalação de 2 SSDs NVMe

Micro ATX

AMD B550

Até 128 GB

4 slots DDR4

4 SATA e 2 M.2

1 PCIe 4.0/3.0 x16, 1 PCIe 3.0 x16 e 1 PCIe 3.0 x1

1 PS/2 (combo), 1 DVI, 1 HDMI, 4 USB 3.2, 4 USB 2.0, 1 RJ45 e 3 conectores de áudio

AMD AM4

24,4 x 24,4 cm

7

ASUS

Placa-Mãe AM4 TUF Gaming B550M-PLUS

ASUS Placa-Mãe AM4 TUF Gaming B550M-PLUS 1

R$ 1.100,00

Médio

Componentes de Alta Qualidade

Micro ATX

AMD B550

Até 128 GB

4 slots DDR4

4 SATA e 1 M.2

2 PCIe 4.0/3.0 x16 e 1 PCIe 3.0 x1

1 PS/2 (combo), 1 DisplayPort, 1 HDMI, 5 USB 3.2, 1 USB 3.2 (Tipo-C), 2 USB 2.0, 1 RJ45, 5 conectores de áudio e 1 S/PDIF

AMD AM4

24,4 x 24,4 cm

8

ASUS

Placa-Mãe Asus TUF Gaming X570-Plus/BR

ASUS Placa-Mãe Asus TUF Gaming X570-Plus/BR 1

R$ 1.889,99

Lev. alto

Excelente Opção para Processadores AMD

ATX

AMD X570

Até 128 GB

4 slots DDR4

8x SATA e 3x M.2

1x PCIe 4.0 X16, 1x PCIe 3.0 X16 e 3x PCIe 4.0 X1

Teclado e mouse PS/2, DisplayPort, RJ45, HDMI, saída óptica, 7x USB e conectores de áudio

AMD AM4

30,5 x 24,4 cm

9

AORUS

Placa-Mãe B660M Aorus Pro DDR4

AORUS Placa-Mãe B660M Aorus Pro DDR4 1

R$ 1.464,00

Lev. alto

Para Processadores Intel de 12ª Geração

Micro ATX

Intel B660M

Até 128 GB

4 slots DDR4

4 SATA e 2 M.2

1 PCIe X16 e 1 PCIe X4

1 USB-C 3.2, 5 USB 3.2, 4 USB 2.0, 1 HDMI, 1 DisplayPort, 1 RJ45 e conectores de áudio

Intel LGA 1700

24,4 x 24,4 cm

10

GIGABYTE

Placa-Mãe AM4 A520M DS3H

GIGABYTE Placa-Mãe AM4 A520M DS3H 1

R$ 482,99

Lev. baixo

Placa-Mãe AM4 com Atualização Simplificada da BIOS

Micro ATX

AMD A520

Até 128 GB

4 slots DDR4

4 SATA e 1 M.2

1 PCIe 3.0 x16 e 1 PCIe 3.0 x1

1 PS/2 (combo), 1 DVI, 1 DisplayPort, 1 HDMI, 4 USB 3.2, 2 USB 2.0, 1 RJ45 e 3 conectores de áudio

AMD AM4

24,4 x 24,4 cm

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

GIGABYTEPlaca-Mãe Gigabyte Z390 M Gaming

Placa-Mãe Gigabyte Z390 M Gaming 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 2.190,62
Lev. alto
A Partir de:
R$ 2.190,62
Lev. alto

Mais Eficiência na Dissipação do Calor

Com design que alia beleza e funcionalidade, a placa-mãe Gigabyte Z390 M Gaming é um hardware que se destaca pelo poder térmico. No modelo, todas as partes com essa função foram pensadas para otimizar o resultado, como cortes nos dissipadores dos MOSFETS e uma almofada térmica mais espessa.


Para otimizar a performance, essa placa-mãe gamer foi desenvolvida para comportar pentes de memória RAM com frequência de até 4266 MHz, o que pode ser bem aproveitado em overclock. Pensando em praticidade de instalação, o modelo já possui um espelho traseiro pré-instalado.

PadrãoMicro ATX
ChipsetIntel Z390
Capacidade de Memória RAMAté 128 GB
Slots Memória RAM4 slots DDR4
Slots Armazenamento6x SATA e 2x M.2
Slots de Expansão2x PCIe X16, 2x PCIe X1 e 1x M.2
Conexões DisponíveisTeclado e mouse PS/2, DVI-D, HDMI, USB C, 5x USB, RJ-45 e conetores de áudio
SoqueteIntel LGA 1151
Dimensões24,4 x 24,4 cm
Este ranking foi útil para você?
No.2

ASROCKPlaca-Mãe ASRock B550 Steel Legend

A Partir de:
R$ 1.659,77
Lev. alto

Ferramenta Poderosa para Otimizar HD e SSD

A placa-mãe ASRock B550 Steel Legend oferece uma ferramenta que une o melhor desses componentes em um único driverDessa forma, é possível aproveitar a velocidade do SSD, além da capacidade e o preço dos HDs em um único compartimento no sistema, dando muito mais praticidade e agilidade ao usuário.


Repare que a construção em aço, além de oferecer um visual diferenciado, aumenta a firmeza das conexõesComo a tampa superior é forjada em liga de alumínio, o modelo oferece de forma mais efetiva uma dissipação de calor positiva, o que é um diferencial oferecido pelo estilo Steel adotado pela marca.

PadrãoATX
ChipsetAMD B550
Capacidade de Memória RAMAté 128 GB
Slots Memória RAM4 slots DDR4
Slots Armazenamento6x SATA e 2x M.2
Slots de Expansão2 PCIe X16. 2 PCIe X1 e 1 M.2
Conexões DisponíveisTeclado e mouse PS/2, 2x portas para antena, HDMI, DisplayPort, saída óptica SPDIF, USB C, 7x USB, RJ-45 e conectores de áudio
SoqueteAMD AM4
Dimensões30,5 x 24,4 cm
No.3

ASUSPlaca-Mãe Asus Prime H510M-EH510M-E

A Partir de:
R$ 545,00
Lev. baixo

Compatível com Intel da 10ª e 11ª Geração

Compatível com alguns dos processadores Intel mais modernos do mercado, a placa-mãe ASUS Prime H510M-E é um modelo que surpreende pelo preço, considerando o nível de qualidade que entrega. Ainda que tenha especificações mais simples, é estável e ótima para atividades cotidianas.


Seus slots de expansão contam com uma entrada PCIe 4.0 X16 e duas 3.0 X1. Dessa forma, você terá certa liberdade para realizar upgrades e explorar todo o potencial que a plataforma pode oferecer. Infelizmente, a marca não informa a capacidade de memória RAM que pode ser utilizada com esta placa-mãe.

PadrãoMicro ATX
ChipsetIntel H510
Capacidade de Memória RAMAté 64 GB
Slots Memória RAM2 slots DDR4
Slots Armazenamento4x SATA e 1x M.2
Slots de Expansão1x PCIe 4.0 X16 e 2x PCIe 3.0 X1
Conexões DisponíveisTeclado e mouse PS/2, DisplayPort, D-Sub, HDMI, 4x USB e conectores de áudio
SoqueteIntel LGA 1200
Dimensões24,4 x 23,4 cm
No.4

ASROCKPlaca-Mãe ASRock H310CM-HG4‎H310CM-HG4

A Partir de:
R$ 329,90
Baixo

Sucesso de Vendas nos Principais E-Commerces

A placa-mãe ASRock H310CM-HG4 é a opção perfeita para usuários mais básicos que querem gastar pouco. Esse é um dos motivos para o modelo figurar entre os mais vendidos do segmento nas principais lojas online. No entanto, é valido lembrar que preço baixo não é sinônimo de má qualidade.


Logicamente, por ser mais simples, o modelo não dispõe de tantos recursos quanto modelos mais avançados, mas isso é normal para o público-alvo dessa placa-mãe. Ainda assim, a ASRock não abriu mão de funções importantes, como a proteção contra picos de energia, que contribui para a integridade do setup.

PadrãoMicro ATX
ChipsetIntel H310
Capacidade de Memória RAMAté 32 GB
Slots Memória RAM2 slots DDR4
Slots Armazenamento4x SATA
Slots de Expansão1x PCIe 3.0 X16 e 1x PCIe 2.0 X1
Conexões DisponíveisTeclado e mouse PS/2, D-Sub, HDMI, 6x USB, RJ-45 e conectores de áudio
SoqueteIntel LGA 1151
Dimensões19,1 x 18,8 cm
No.5

ASROCKPlaca-Mãe AM4 B450M Steel Legend

A Partir de:
R$ 944,99
Médio

Boa Quantidade de Conexões e Alta Velocidade

A placa-mãe AM4 ASRock B450M Steel Legend faz bastante sucesso no país por conta de sua bela aparência e boa construção. Isso ocorre principalmente por causa da boa diversidade de processadores compatíveis, o que o torna bastante versátil!


Segundo o fabricante, ela é compatível com AMD Ryzen 2000, 3000, 4000 G-Series, 5000 e 5000 G-Series. Para não ter problemas, fique atento a isso na hora da compra e confira a compatibilidade com o aparelho que você tem em casa.


A placa-mãe AM4 ASRock possui 4 conectores SATA 3, 1 Ultra M.2 e 1 M.2 SATA 3. Além disso, há 6 USB 3.2 Gen 1, 2 frontais e 4 na parte traseira do gabinete. Para uma estética ainda mais bonita, a ASRock oferece o Polychrome RGB Sync, uma tecnologia que controla fitas LED, coolers e outros.

PadrãoMicro ATX
ChipsetAMD B450
Capacidade de Memória RAMAté 128 GB
Slots Memória RAM4 slots DDR4
Slots Armazenamento4 SATA e 2 M.2
Slots de Expansão1 PCIe 3.0 x16, 1 PCIe 2.0 x16 e 1 PCIe 2.0 x1
Conexões Disponíveis1 PS/2 (combo), 1 DisplayPort, 1 HDMI, 5 USB 3.2, 1 USB 3.2 (Tipo-C), 2 USB 2.0, 1 RJ45, 5 conectores de áudio e 1 S/PDIF
SoqueteAMD AM4
Dimensões 24,4 x 24,4 cm
No.6

GIGABYTEPlaca-Mãe B550M AORUS ELITEB550M (rev. 1.3)

A Partir de:
R$ 708,00
Lev. baixo

Permite a Instalação de 2 SSDs NVMe

Utilizando o chipset B550, a placa-mãe AORUS é fabricado pela Gigabyte, uma das maiores fabricantes do ramo. O objetivo da marca é oferecer  PCIe 4.0 para mais performance e velocidade. Assim, consegue atender melhor as exigências dos seus consumidores.


Além disso, os 2 conectores M.2 NVMe possuem velocidade de transferência de dados de 64 Gb/s, fazendo com que a transmissão de dados seja muito mais rápida e eficiente. Isso também torna essa placa-mãe AM4 mais versátil!

 

O modelo tem construção de qualidade, com boa estrutura dos dissipadores de calor. Mas, essa placa-mãe AM4 Gigabyte não vem acompanhada com parafuso de fixação para o SSD, então fique atento a isso na hora de comprar. Ela vem pronta para processadores Ryzen de 3ª geração e superiores!

PadrãoMicro ATX
ChipsetAMD B550
Capacidade de Memória RAMAté 128 GB
Slots Memória RAM4 slots DDR4
Slots Armazenamento4 SATA e 2 M.2
Slots de Expansão1 PCIe 4.0/3.0 x16, 1 PCIe 3.0 x16 e 1 PCIe 3.0 x1
Conexões Disponíveis1 PS/2 (combo), 1 DVI, 1 HDMI, 4 USB 3.2, 4 USB 2.0, 1 RJ45 e 3 conectores de áudio
SoqueteAMD AM4
Dimensões24,4 x 24,4 cm
No.7

ASUSPlaca-Mãe AM4 TUF Gaming B550M-PLUS

A Partir de:
R$ 1.100,00
Médio

Componentes de Alta Qualidade

A placa-mãe AM4 TUF Gaming B550M-PLUS possui certificação de nível militar em diversos componentes, conhecida como TUF, que aumenta o desempenho e a durabilidade. Os capacitores TUF, por exemplo, oferecem tolerância à temperatura 20% maior, aumentando sua vida útil em 5 x.


A B550M-PLUS vem pronta para processadores Ryzen de 3ª geração e possui um fornecimento de energia atualizado com VRM Digi+, um dos melhores do setor. Assim, a energia é entregue de forma suave e limpa à CPU, utilizando 8+2 fases de alimentação DrMOS. Vale a pena conferir!

PadrãoMicro ATX
ChipsetAMD B550
Capacidade de Memória RAMAté 128 GB
Slots Memória RAM4 slots DDR4
Slots Armazenamento4 SATA e 1 M.2
Slots de Expansão2 PCIe 4.0/3.0 x16 e 1 PCIe 3.0 x1
Conexões Disponíveis1 PS/2 (combo), 1 DisplayPort, 1 HDMI, 5 USB 3.2, 1 USB 3.2 (Tipo-C), 2 USB 2.0, 1 RJ45, 5 conectores de áudio e 1 S/PDIF
Soquete AMD AM4
Dimensões24,4 x 24,4 cm
No.8

ASUSPlaca-Mãe Asus TUF Gaming X570-Plus/BR

A Partir de:
R$ 1.889,99
Lev. alto

Excelente Opção para Processadores AMD

Nos últimos anos os processadores AMD tem ganhado cada vez mais espaço e muitas pessoas optam por montar setups com componentes da marca. Se você se identifica com esse perfil, a placa-mãe ASUS TUF Gaming X570-Plus/BR é uma excelente opção. Afinal, o soquete AM4 é o adequado para isso.


Outro ponto a ressaltar é que esta placa foi desenvolvida pela TUF Gaming Alliance, uma colaboração entre a ASUS e outras grandes marcas do segmento. Dessa forma, é possível ter uma boa variedade de peças compatíveis para finalizar a montagem do seu computador da melhor forma possível.

PadrãoATX
ChipsetAMD X570
Capacidade de Memória RAMAté 128 GB
Slots Memória RAM4 slots DDR4
Slots Armazenamento8x SATA e 3x M.2
Slots de Expansão1x PCIe 4.0 X16, 1x PCIe 3.0 X16 e 3x PCIe 4.0 X1
Conexões DisponíveisTeclado e mouse PS/2, DisplayPort, RJ45, HDMI, saída óptica, 7x USB e conectores de áudio
SoqueteAMD AM4
Dimensões30,5 x 24,4 cm
No.9

AORUSPlaca-Mãe B660M Aorus Pro DDR4

A Partir de:
R$ 1.464,00
Lev. alto

Para Processadores Intel de 12ª Geração

Com tecnologia de ponta, a placa-mãe B660 AORUS suporta até 4 memórias RAM DDR4, com velocidade de 3200 MHz. Indicada para Windows 11, ela é compatível com processadores Intel LA 1700, como a 12ª geração Intel Core. A placa possui grande quantidade de entradas USB, todas nos mais modernos padrões.


Ela possui soluções de energia e térmicas atualizadas para oferecer os melhores padrões de armazenamento, com 4 SATA e 2 M.2 e excelente conectividade para otimizar o desempenho em jogos. Tudo isso com uma BIOS de interface amigável, permitindo que o usuário realize overclock com facilidade.

PadrãoMicro ATX
ChipsetIntel B660M
Capacidade de Memória RAMAté 128 GB
Slots Memória RAM4 slots DDR4
Slots Armazenamento4 SATA e 2 M.2
Slots de Expansão1 PCIe X16 e 1 PCIe X4
Conexões Disponíveis1 USB-C 3.2, 5 USB 3.2, 4 USB 2.0, 1 HDMI, 1 DisplayPort, 1 RJ45 e conectores de áudio
SoqueteIntel LGA 1700
Dimensões24,4 x 24,4 cm
No.10

GIGABYTEPlaca-Mãe AM4 A520M DS3H

A Partir de:
R$ 482,99
Lev. baixo

Placa-Mãe AM4 com Atualização Simplificada da BIOS

A placa-mãe Gigabyte AM4 A520M DS3H oferece PWM de 5+3 fases para maior precisão no fornecimento de energia para o processador, permitindo que ele opere em temperaturas mais baixas. Isso aumenta a durabilidade do aparelho, o que é muito bom!


Trata-se de um modelo durável para quem deseja montar um PC gastando pouco. Apresenta alguns diferenciais importantes. Por exemplo, a atualização da BIOS pode ser realizada sem a necessidade de instalar qualquer hardware, basta conectar um pen drive e pressionar o botão Q-Flash Plus.


A placa A520M vem pronta para a 3ª geração de processadores Ryzen, mas o fabricante alerta que o modelo não é compatível com Ryzen 5 3400G e Ryzen 3 3200G. Gostou? Então, acesse nossos links para adquirir a sua placa-mãe AM4!

PadrãoMicro ATX
ChipsetAMD A520
Capacidade de Memória RAMAté 128 GB
Slots Memória RAM4 slots DDR4
Slots Armazenamento4 SATA e 1 M.2
Slots de Expansão1 PCIe 3.0 x16 e 1 PCIe 3.0 x1
Conexões Disponíveis1 PS/2 (combo), 1 DVI, 1 DisplayPort, 1 HDMI, 4 USB 3.2, 2 USB 2.0, 1 RJ45 e 3 conectores de áudio
SoqueteAMD AM4
Dimensões24,4 x 24,4 cm

Perguntas Frequentes sobre Placa-Mãe

Por ser um hardware complexo, é comum que surjam dúvidas sobre as placas-mãe. Sabendo disso, reunimos 3 entre as mais frequentes e perguntamos para o Doutor em Computação Paulo Andrade. Confira a seguir!

Como Saber se a BIOS da Placa-Mãe Veio Atualizada?

Uma das formas mais rápidas de verificar isso é conferir a data de fabricação da placa-mãe e comparar com a última atualização de BIOS disponível no site da fabricante. Se a fabricação for anterior a última atualização, certamente ela precisará ser atualizada após a instalação no PC.

Dá para Trocar Apenas a Placa-Mãe, Mantendo os Outros Componentes?

Sim, é possível! Para isso, basta que a placa-mãe seja compatível com os outros hardwares do setup, como processador e memórias RAM. Contudo, para realizar essa troca será necessário retirar todos os componentes do PC, já que tudo fica conectado na placa-mãe.

Quais São as Melhores Marcas de Placa-Mãe?

Asus e Gigabyte estão entre as maiores referências do mercado, então, acabam sendo a preferência de muitos usuários. Mas, há outras marcas confiáveis, como ASRock e MSI. Entretanto, mesmo em marcas renomadas pode haver modelos, ou até lotes, com alguns problemas. Por isso, conferir a avaliação de outros usuários é sempre importante!

Veja Também Outros Hardwares Importantes para o Computador

Para montar um computador, é preciso atenção, e nesse caso, a escolha dos melhores hardwares é uma das tarefas mais complexas, não acha? Sendo assim, deixe a mybest te ajudar nessa escolha! Aqui você encontrará excelentes conteúdos desse segmento, como esses que estão logo abaixo. Confira!

Top 5 Melhores Placas-Mãe

1º lugar: GIGABYTEPlaca-Mãe Gigabyte Z390 M Gaming

2º lugar: ASROCKPlaca-Mãe ASRock B550 Steel Legend

3º lugar: ASUSPlaca-Mãe Asus Prime H510M-EH510M-E

4º lugar: ASROCKPlaca-Mãe ASRock H310CM-HG4‎H310CM-HG4

5º lugar: ASROCKPlaca-Mãe AM4 B450M Steel Legend

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Componentes Eletrônicos
  4. Top 10 Melhores Placas-Mãe em 2024

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.