mybest
Aventais

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Utilidades Domésticas
  3. Utensílios de Mesa e Cozinha
  4. Top 10 Melhores Aventais de Cozinha em 2024 (Tramontina e mais)
  • Top 10 Melhores Aventais de Cozinha em 2024 (Tramontina e mais) 1
  • Top 10 Melhores Aventais de Cozinha em 2024 (Tramontina e mais) 2
  • Top 10 Melhores Aventais de Cozinha em 2024 (Tramontina e mais) 3
  • Top 10 Melhores Aventais de Cozinha em 2024 (Tramontina e mais) 4
  • Top 10 Melhores Aventais de Cozinha em 2024 (Tramontina e mais) 5

Top 10 Melhores Aventais de Cozinha em 2024 (Tramontina e mais)

Um bom avental de cozinha tem como função principal proteger sua roupa, certo? Mas não é só isso. Ele também pode incentivar os trabalhos domésticos, principalmente quando é bonito e confortável. Afinal, ninguém quer ver a roupa suja ou ter algo que fique apertando enquanto cozinha, não é mesmo?


A boa notícia é que marcas como Lady IV, Tramontina e Du Chef desenvolvem aventais cada vez mais confortáveis, duráveis, bonitos e até mesmo divertidos. Para escolher o melhor para você, leia as dicas abaixo e conheça nosso ranking com os 10 melhores aventais de cozinha. Vamos lá?

Atualizado em 14/07/2023
Débora Campos
Supervisão
Viverdequê
Débora Campos

Débora Campos aproveitou sua formação em publicidade e em gastronomia para empreender e comandar o Viverdequê, um projeto que tem o intuito de facilitar a vida de quem quer ter uma alimentação saudável. Além de criar conteúdo no YouTube com receitas fáceis, rápidas e saborosas, e ministrar cursos relacionados a uma boa alimentação. Também é a idealizadora do VegExperience, um festival de comida vegetariana que envolve os melhores restaurantes de Belo Horizonte todos os anos desde 2017. Em suas redes sociais oferece aulas e e-books gratuitos sobre alimentação saudável. Conheça mais sobre a Débora no Instagram, Facebook e Youtube.

Perfil de Débora Campos
Continue lendo
Bruna Trigueiros
Revisão
Revisora
Bruna Trigueiros

Pós-graduada em redação de roteiros e psiquiatria, formada em letras e medicina. Em nossa parceria de 3 anos, já produzi, revisei e atualizei mais de 700 artigos para mybest. Tanto estudo e prática me ajudam a garantir a qualidade de artigos, meus e de terceiros, em áreas variadas.

Perfil de Bruna Trigueiros
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Por que Usar um Avental de Cozinha?

Por que Usar um Avental de Cozinha?

Tem gente que não liga para ele, enquanto outras pessoas não abrem mão de colocar um assim que pisam na cozinha. A verdade é que o avental de cozinha é um item muito necessário. Com ele, você protege suas roupas de manchas que podem ocorrer quando é feita uma refeição.


Já imaginou o molho de tomate espirrando da panela diretamente na sua camisa branca? Ou uma cobertura de chocolate respingando nela? Um bom avental de cozinha vai lhe salvar desses desastres. Ele também protege quando você está fazendo aquela faxina na cozinha. Seu novo avental será um verdadeiro parceiro!

Débora Campos
Viverdequê
Débora Campos

Além da proteção, o mercado oferece alguns modelos que são super charmosos! Há, também, os mini aventais para os pequenos aventureiros da gastronomia. A criançada adora se juntar à família na hora de preparar as refeições, mas costumam fazer uma lambança. Por isso, vale a pena investir em um avental para a criançada.

Como Escolher o Melhor Avental de Cozinha

Apesar de parecer um produto simples, o avental de cozinha possui características que podem fazer diferença na hora de usá-lo, como, por exemplo, o tecido do qual é feito, se pode ser ajustado ou se apresenta bolsos. Veja abaixo os detalhes que devem ser observados na hora de escolher. 

1

Escolha o Tecido do Avental de Cozinha de Acordo as Vantagens que Cada Um Oferece

O tecido de um avental de cozinha pode interferir diretamente no conforto que você vai sentir enquanto o usa. Ele também pode afetar a sensação térmica e a durabilidade, principalmente se o uso é frequente. Conheça as vantagens e desvantagens de cada material.

Avental de PVC: Leve e Impermeável

Avental de PVC: Leve e Impermeável

O avental de PVC é uma ótima opção para quem, além de cozinhar, lava a louça depois da refeição. Impermeável e extremamente prático, ele protege sua roupa de ficar molhada, deixando você livre para utilizar a pia sem medo. Apesar de ser leve, o PVC sobre a roupa pode te deixar com calor.


Esse é um material muito fácil limpar: basta passar um pano úmido e deixar secar na sombra e seu avental estará pronto para o uso. Procure não usar produtos químicos para não danificar o PVC. E caso deseje lavá-lo, faça isso delicadamente com as mãos, usando sabão neutro.

Avental de Poliéster: Barato e de Secagem Rápida

Avental de Poliéster: Barato e de Secagem Rápida

O poliéster é um tecido resistente, feito com fibras sintéticas fortes. Por isso, é um dos mais usados em confecções de aventais de cozinha. Eles podem ser fabricados com 100% poliéster ou combinados com algodão. Justamente por ser um material sintético, costuma ser mais barato e ter um ótimo custo-benefício.


Além disso, sua manutenção é muito prática. Ele é fácil de lavar e seca rapidamente, mesmo na sombra. Também não amassa, mantendo-se bonito por muito tempo. Por isso, é indicado para pessoas que procuram um avental para usar diariamente ou para ser uma segunda opção no enxoval da cozinha.

Débora Campos
Viverdequê
Débora Campos

O poliéster e tecidos misturados com nylon necessitam de cuidados extras ao se aproximarem do fogo, pois podem queimar com mais facilidade. Perto de churrasqueiras então, o cuidado deve ser redobrado. 


Caso opte por este tipo de material, sempre cuide para não se aproximar muito da chama do fogo, e ao tirar o avental, mantenha-o longe do fogão.

Avental de Algodão: Confortável e Mais Fresco

Avental de Algodão: Confortável e Mais Fresco

Os aventais de algodão, justamente por serem feitos com fibras naturais, são super confortáveis e têm um toque delicado devido sua maciez. São perfeitos para quem possui uma pele sensível ou não abre mão do aconchego nem quando está na cozinha.


Além disso, são ótimos quando o assunto é a sensação térmica. Esses aventais são os mais frescos do mercado, garantem a respirabilidade de sua pele e, consequentemente, seu bem-estar num ambiente quente como a cozinha. Mas, como o algodão absorve bem os líquidos, é importante ter cuidado na hora de lavar louça.

Avental Jeans: Durável e Resistente

Avental Jeans: Durável e Resistente

Versátil, o avental de cozinha feito de jeans é ótimo para ser usado no dia a dia, pois é bastante resistente. Mas, como costumam ter um design mais moderno e um ótimo acabamento, também funcionam bem para serem usados quando chamamos os amigos em casa e queremos estar bonitos.


Além disso, é fácil de ser lavado, podendo até mesmo ir à máquina de lavar caso o fabricante recomende esse tipo de lavagem. Apesar de ser um tecido forte, os aventais geralmente são feitos com jeans leves que oferecem uma boa sensação térmica, podendo ser usado em dias quentes ou frios.

2

Prefira Aventais Ajustáveis

Prefira Aventais Ajustáveis

Geralmente os aventais são feitos em tamanho único, mas sem uma medida padrão. Por isso, é importante verificar as dimensões do produto e comparar com o seu tamanho para comprar um que se adapte melhor ao seu corpo. Todos são amarrados na cintura, o que já auxilia na modelagem.


Para ajudar no caimento, muitos aventais possuem regulagem de altura na faixa do pescoço, através de laços ou um sistema de fivelas. É com esse ajuste que você vai conseguir adequar a altura do avental da melhor forma, diminuindo o risco de ele ficar desconfortável ou caindo durante o uso.

3

Bolsos e Outros Acessórios Facilitam na Hora de Cozinhar

Bolsos e Outros Acessórios Facilitam na Hora de Cozinhar

Quem cozinha sabe: é inevitável querer ter todos os utensílios à mão para facilitar o trabalho. Alguns processos precisam ser feitos rapidamente e o tempo perdido para procurar uma colher de pau pode fazer a comida queimar. Por isso, aventais que possuem bolsos podem ser muito mais práticos.


Alguns modelos de aventais vêm acompanhados de outros acessórios que também podem ajudar na cozinha, como luvas, pegadores, chapéus de cozinheiro ou bandanas. Além de deixar a compra mais completa, comprar todos os acessórios juntos garante que tudo vai combinar!

Débora Campos
Viverdequê
Débora Campos

Cozinheiros profissionais usam dólmãs e, por cima, aventais. A dólmã de um chef de cozinha deve estar sempre limpa e, este é um dos papéis do avental: preservar a dólmã. Um cozinheiro com roupas sujas passa uma péssima imagem. A comida pode até ser cheirosa e bonita, mas não dá vontade de comer se o cozinheiro não se cuidar. 


Por isso, o avental é essencial, e pode ser trocado sempre que necessário. E para tornar o acessório ainda mais útil, os chefs optam por aventais que possuem bolsos. Nos bolsos ficam itens que precisam estar sempre à mão, como talheres de deguste, pinças, termômetro, etc.


Na barra do bolso, os chefs costumam carregar um pano pequeno, essencial para pegar panelas quentes. Com os cozinheiros profissionais aprendemos que um bom avental, além de nos proteger, facilita na rotina da cozinha.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Aventais de Cozinha

Agora que você já sabe como escolher um bom avental de cozinha, chegou a hora de conhecer nosso ranking com os melhores produtos do mercado. Apesar de alguns sites de vendas indicarem certos modelos como masculinos ou femininos, as estampas e cores dos aventais podem ser usadas por qualquer pessoa! Confira!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Material
Dimensões
Ajustável
Bolso
Acessórios Extras
1

LADY IV

Avental de Cozinha Jeans e Couro

LADY IV Avental de Cozinha Jeans e Couro 1

R$ 80,00

Lev. alto

Avental Elegante, Perfeito para Receber os Amigos

Jeans e couro ecológico

56 x 76 cm (L x A)

Não

2

PERBELLA UNIFORMES

Avental de Cozinha Oxford

PERBELLA UNIFORMES Avental de Cozinha Oxford 1

R$ 23,65

Lev. baixo

O Melhor Custo-Benefício

Poliéster

65 x 85 cm (L x A)

Bandana

3

DU CHEF

Kit Chef de Cozinha

DU CHEF Kit Chef de Cozinha 1

R$ 121,89

Lev. alto

Kit Completo para Quem Cozinha

Poliéster

60 x 75 cm (L x A)

Chapéu de cozinheiro e luva

4

DAIWA

Avental MasterChef MCF-G621

DAIWA Avental MasterChef  1

R$ 84,99

Lev. alto

Para se Sentir na Cozinha do Masterchef!

Algodão

69 x 96 cm (L x A)

Não

5

BORDADOS RICARDO

Kit Avental de Cozinha com Luva

BORDADOS RICARDO Kit Avental de Cozinha com Luva 1

R$ 32,92

Médio

Tradicional como o da Vovó

50% algodão e 50% poliéster

50 x 70 cm (L x A)

Luvas e bate mão

6

TRAMONTINA

Avental Churrasco26466100

TRAMONTINA Avental Churrasco 1

R$ 120,81

Lev. alto

Avental Tramontina: Qualidade de Líder de Mercado

Algodão

68 x 82 cm (L x A)

Não

7

URBAN

Avental de Cozinha Batman42330

URBAN Avental de Cozinha Batman 1

R$ 49,90

Médio

Vire um Super-Herói na Cozinha

Algodão

70 x 80 cm (L x A)

Não

8

DOHLER

Avental de Cozinha Clean AthenasAV-11

DOHLER Avental de Cozinha Clean Athenas 1

R$ 13,90

Lev. baixo

Charme e Qualidade

50% algodão e 50% poliéster

60 x 70 cm (L x A)

Não

9

VIDA PRATIKA

Avental de Cozinha Corujinha1636

VIDA PRATIKA Avental de Cozinha Corujinha 1

R$ 11,39

Baixo

Ideal para o Dia a Dia

PVC e poliéster

45 x 65 cm (L x A)

Não

10

VONKY

Avental de Cozinha

VONKY Avental de Cozinha  1

R$ 41,82

Médio

Avental de Cozinha PVC Super Leve

PVC impermeável

50 x 70 cm (L x A)

Não informado

Não

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

LADY IVAvental de Cozinha Jeans e Couro

Avental de Cozinha Jeans e Couro 1
Fonte: americanas.com.br
A Partir de:
R$ 80,00
Lev. alto
A Partir de:
R$ 80,00
Lev. alto

Avental Elegante, Perfeito para Receber os Amigos

Sabe quando a ideia é receber os amigos enquanto você termina o jantar ou administra a churrasqueira? Esse avental é perfeito para essas ocasiões, pois, além de eficaz, também é lindo! Com design moderno, apresenta um ótimo acabamento com ilhoses, mosquetões e rebites, e detalhes em couro ecológico.


Feito de jeans, esse avental é bastante resistente e durável. Seu sistema de ajustes que forma um X nas costas permite adaptá-lo ao seu corpo de maneira fácil. Conta ainda com um espaçoso bolso frontal. Ele é tão charmoso que você não vai precisar se preocupar com qual roupa usar por baixo!

MaterialJeans e couro ecológico
Dimensões56 x 76 cm (L x A)
Ajustável
Bolso
Acessórios ExtrasNão
Este ranking foi útil para você?
No.2

PERBELLA UNIFORMESAvental de Cozinha Oxford

A Partir de:
R$ 23,65
Lev. baixo

O Melhor Custo-Benefício

Quem procura um bom custo-benefício na hora de comprar um avental vai gostar do kit feito pela Perbella Uniformes. O avental é fabricado em poliéster, material superresistente e fácil de manter. Sua lavagem é simples e a secagem muito rápida. Por isso, é um modelo ideal para ser usado no dia a dia. 


As tiras superiores podem ser reguladas para ficar do tamanho que melhor se adéqua ao seu corpo. O bolso é grande o suficiente para acomodar vários objetos. Além disso, esse modelo vem acompanhado de uma bandana também de poliéster, para ser colocada na cabeça e amarrada na parte de trás.

MaterialPoliéster
Dimensões65 x 85 cm (L x A)
Ajustável
Bolso
Acessórios ExtrasBandana
No.3

DU CHEFKit Chef de Cozinha

A Partir de:
R$ 121,89
Lev. alto

Kit Completo para Quem Cozinha

Se você é daqueles que gostam de tudo combinando na sua cozinha, acabou de encontrar o kit certo! Feito com peças de poliéster, o kit da Du Chef vem com avental, chapéu de cozinheiro e luva térmica de silicone com forro de algodão, que suporta até 240 °C. Tudo feito com um ótimo acabamento e design.


Para que o avental fique melhor adaptado a todos os tipos de corpos, ele possui fivelas para ajustar a faixa em volta da nuca. Além disso, tem um bolso grande costurado na frente, capaz de guardar vários utensílios de cozinha ou o celular. Tão bonito que a comida até vai ficar mais gostosa!

MaterialPoliéster
Dimensões60 x 75 cm (L x A)
Ajustável
Bolso
Acessórios ExtrasChapéu de cozinheiro e luva
No.4

DAIWAAvental MasterChef MCF-G621

A Partir de:
R$ 84,99
Lev. alto

Para se Sentir na Cozinha do Masterchef!

Quer ter um gostinho de cozinhar como um verdadeiro artista? Então experimente usar na sua cozinha o avental do MasterChef, o famoso programa de culinária da Band! Feito de algodão com o logo do programa bordado, ele é bastante charmoso


Mais comprido do que os aventais tradicionais, deixa sua aparência elegante e charmosa. Além de bonito, ele possui as características que um bom avental deve apresentar, como um bolso resistente para ajudar a deixar os utensílios necessários sempre à mão.

MaterialAlgodão
Dimensões69 x 96 cm (L x A)
Ajustável
Bolso
Acessórios ExtrasNão
No.5

BORDADOS RICARDOKit Avental de Cozinha com Luva

A Partir de:
R$ 32,92
Médio

Tradicional como o da Vovó

Lembra dos desenhos que mostravam uma vovó fazendo tortas deliciosas para os netos? Ela com certeza usava um avental como esse da Bordados Ricardo. Cheio de charme, ele é feito de algodão e poliéster em matelassê de bolinhas brancas no fundo preto. E vem cheio de surpresas!


Além do bolso para servir de apoio na hora de usar os utensílios, ele também apresenta um bate mão, aquele tradicional pano onde secamos as mãos. E ainda acompanha uma luva no mesmo material e estampa para usar quando você tiver de lidar com algo quente, como assadeiras ou tampas.

Material50% algodão e 50% poliéster
Dimensões50 x 70 cm (L x A)
Ajustável
Bolso
Acessórios ExtrasLuvas e bate mão
No.6

TRAMONTINAAvental Churrasco26466100

A Partir de:
R$ 120,81
Lev. alto

Avental Tramontina: Qualidade de Líder de Mercado

Como uma das líderes de mercado quando o assunto são utensílios de cozinha, a Tramontina não podia ficar de fora do mercado de aventais. Em tecido 100% algodão, este avental é bastante resistente na hora de proteger sua roupa, mas também consegue ser leve e bem fresco no contato com o corpo.


Para agilizar o trabalho na cozinha, o avental ainda conta com bolso frontal dividido, no qual você pode guardar panos de prato, luvas e celular. Para completar, tem uma divertida estampa mostrando tradicionais cortes de carne. Apesar de ser feito para churrasco, também pode ser usado no dia a dia da cozinha!

MaterialAlgodão
Dimensões68 x 82 cm (L x A)
Ajustável
Bolso
Acessórios ExtrasNão
No.7

URBANAvental de Cozinha Batman42330

A Partir de:
R$ 49,90
Médio

Vire um Super-Herói na Cozinha

Na onda dos aventais com desenhos ou fotos bem-humoradas, a Urban lançou seu avental do Batman. Com ele você poderá se sentir um super-herói da cozinha, experimentando e criando suas receitas sem medo. E ainda deixará o ambiente mais animado com a performance culinária do homem-morcego!


Fabricado em 100% algodão, o avental Batman pode ter sua altura ajustada através da fivela localizada em volta do pescoço. Isso, além da tradicional amarração na cintura, vai adequá-lo ao seu corpo. Fresco e leve por ser feito de fibras naturais, ele é ótimo para ser usado em dias mais quentes.

MaterialAlgodão
Dimensões70 x 80 cm (L x A)
Ajustável
Bolso
Acessórios ExtrasNão
No.8

DOHLERAvental de Cozinha Clean AthenasAV-11

A Partir de:
R$ 13,90
Lev. baixo

Charme e Qualidade

Vendido por um preço que vale a pena, este avental conta com toda a qualidade e tecnologia ligada à marca Dohler, pioneira em pesquisas e práticas sustentáveis. Charmoso, com suas listras brancas, pretas e cinza, possui um ótimo acabamento. Tudo para proteger suas roupas enquanto cozinha. 


Feito de tecido 50% poliéster e 50% algodão, ele é todo impermeabilizado. Assim, limpar este avental fica bem fácil, bastando você passar um pano úmido para retirar os resíduos que ali caírem. O ajuste no corpo ocorre através da amarração das tiras no pescoço e na cintura.

Material50% algodão e 50% poliéster
Dimensões60 x 70 cm (L x A)
Ajustável
Bolso
Acessórios ExtrasNão
No.9

VIDA PRATIKAAvental de Cozinha Corujinha1636

A Partir de:
R$ 11,39
Baixo

Ideal para o Dia a Dia

O avental da Vida Pratika é uma ótima opção para quem procura um acessório para o dia a dia. Do lado de dentro ele é feito de poliéster, que é resistente é fácil de lavar e secar. Do outro, na superfície que fica voltada para fora, é usado o PVC, que é impermeável.


Basta passar um pano úmido e ele fica limpo. Além disso, ele repele a água, não deixando que ela atinja suas roupas. A padronagem mais vendida é essa que apresentamos, de corujinha, mas a fabricante disponibiliza outras estampas igualmente lindas!

MaterialPVC e poliéster
Dimensões45 x 65 cm (L x A)
Ajustável
Bolso
Acessórios ExtrasNão
No.10

VONKYAvental de Cozinha

A Partir de:
R$ 41,82
Médio

Avental de Cozinha PVC Super Leve

Feito de PVC impermeável, o avental da Vonky é um dos mais leves do mercado. Por isso, é muito confortável de ser usado no dia a dia, enquanto lidamos com a cozinha. Tanto para limpar, quanto para cozinhar, ele vai proteger suas roupas de possíveis resíduos. 


Além disso, este possui uma estampa charmosa para deixar o ato de cozinhar mais divertido. Para limpar, basta passar um pano úmido sobre a superfície. A desvantagem é a falta de um bolso que o deixaria mais eficaz. Use nos dias mais frios, pois o material plástico tende a esquentar um pouco.

MaterialPVC impermeável
Dimensões50 x 70 cm (L x A)
AjustávelNão informado
Bolso
Acessórios ExtrasNão

Confira Nossas Seleções dos Melhores Aventais de Cozinha Masculinos e Infantis

Além de conhecer os melhores aventais de cozinha do mercado, você também pode dar uma olhada em versões específicas. Os aventais masculinos, por exemplo, costumam ter tamanhos um pouco maiores e cores mais sóbrias. Já os infantis são pequenos e coloridos. Confira abaixo!

Conclusão

O avental de cozinha, apesar de ser uma peça simples, é um acessório fundamental para quem gosta de cozinhar, e pode inclusive ser um ótimo presente. Agora você já sabe o que é importante observar na hora da compra e assim escolher um avental que atenda todas as suas necessidades.


Considere os produtos que sugerimos no ranking e aproveite o entusiasmo para compartilhar nossas dicas com seus amigos e parentes. Dessa forma você ajuda outras pessoas. E se tiver alguma dúvida, volte aqui e releia nosso artigo. Estaremos sempre aqui para ajudar. Boas compras!


Redação: Mônica Brandão / Revisão: Bruna Trigueiros

Top 5 Melhores Aventais de Cozinha

1º lugar: LADY IVAvental de Cozinha Jeans e Couro

2º lugar: PERBELLA UNIFORMESAvental de Cozinha Oxford

3º lugar: DU CHEFKit Chef de Cozinha

4º lugar: DAIWAAvental MasterChef MCF-G621

5º lugar: BORDADOS RICARDOKit Avental de Cozinha com Luva

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Utilidades Domésticas
  3. Utensílios de Mesa e Cozinha
  4. Top 10 Melhores Aventais de Cozinha em 2024 (Tramontina e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.