mybest
Esfigmomanômetros

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Saúde
  3. Produtos Médicos e Hospitalares
  4. Top 10 Melhores Esfigmomanômetros em 2024(Premium, Welch Allyn e mais)
  • Top 10 Melhores Esfigmomanômetros em 2024(Premium, Welch Allyn e mais) 1
  • Top 10 Melhores Esfigmomanômetros em 2024(Premium, Welch Allyn e mais) 2
  • Top 10 Melhores Esfigmomanômetros em 2024(Premium, Welch Allyn e mais) 3
  • Top 10 Melhores Esfigmomanômetros em 2024(Premium, Welch Allyn e mais) 4
  • Top 10 Melhores Esfigmomanômetros em 2024(Premium, Welch Allyn e mais) 5

Top 10 Melhores Esfigmomanômetros em 2024(Premium, Welch Allyn e mais)

O esfigmomanômetro é o medidor de pressão mais utilizado por profissionais da saúde, pois é mais preciso do que os aparelhos de pressão digitais. Mas, você sabe como ele funciona? Respondemos essas e outras perguntas neste artigo completo sobre esse aparelho. Então, vale a pena continuar a leitura!


Para que você saiba qual é o esfigmomanômetro mais adequado para você, confira nossas dicas e o nosso ranking com os top 10 melhores esfigmomanômetros de marcas como BIC, Welch Allyn e P.A. MED. Acompanhe todo o conteúdo que a mybest preparou e escolha o seu sem medo de errar!

Atualizado em 16/02/2024
Deise Basquera
Supervisão
Enfermeira
Deise Basquera

Formada em enfermagem pela Universidade Federal do Paraná em 2014, se especializou em obstetrícia e atuou na atenção ao parto e puerpério no Hospital do Trabalhador. Deise também tem especialização em hematologia, oncologia e em estomaterapia e atualmente faz atendimentos em hospital e domicílios. Acredita que para ser um enfermeiro completo, é preciso conhecer as diversas vertentes que a profissão ensina. Conheça mais sobre a Deise Basquera no Instagram, Facebook, Youtube, Linkedin e Doctoralia.

Perfil de Deise Basquera
Continue lendo
Vinicius Nascimento
Revisão
Revisor
Vinicius Nascimento

Estudioso e apaixonado por aprender coisas novas, trabalho na mybest há mais de 2 anos como redator e revisor, sempre buscando entregar o melhor conteúdo aos nossos leitores. Nesse período, revisei mais de 400 artigos e produzi mais de 200, entre textos novos e atualizações. Durante esses anos criando conteúdo fui me apaixonando por alguns segmentos, como informática, nutrição e tudo que envolve a paternidade e os cuidados com crianças. O mais legal é que aqui na mybest tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos em diversas áreas.

Perfil de Vinicius Nascimento
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

O que é Esfigmomanômetro Aneróide?

O que é Esfigmomanômetro Aneróide?

Esfigmomanômetro aneróide serve para medir pressão arterial. Ele é constituído por um manguito de tecido que tem uma bolsa de borracha dentro, de onde saem 2 tubos. Um está conectado a um manômetro aneroide, aparelho que informa a pressão arterial através de um ponteiro que se movimenta sobre um mostrador.


O outro tubo está conectado a uma pera, usada para inflar a bolsa, e uma válvula que permite esvaziá-la. A principal diferença desse modelo para outros, como os digitais e até mesmo os de mercúrio, é a forma de leitura, que se dá pelo manômetro. Aliás, esse tipo é considerado um dos mais precisos.


Mas, para uso doméstico, os medidores digitais são bem mais fáceis de usar. Se estiver procurando por um aparelho de pressão digital, clique no link abaixo! Ele vai te levar a um artigo completinho sobre os medidores digitais e aneroides, além de um ranking com os melhores aparelhos de pressão.

Deise Basquera
Enfermeira
Deise Basquera

Os esfigmomanômetros são essenciais no cuidado com o paciente. Você profissional de saúde, que se dedica para melhorar cada vez mais a sua assistência, não pode deixar de ter um em sua bolsa de atendimentos.

Como Escolher o Melhor Esfigmomanômetro

Para escolher o melhor esfigmomanômetro é importante saber algumas coisas sobre o aparelho. Detalhes como indicação de uso, tamanho do manguito, materiais livres de látex, garantia, certificação do INMETRO, estojo e até as cores podem fazer diferença. Então, continue por aqui e veja todos os detalhes!

1

A Indicação de Uso Varia Conforme o Tamanho da Braçadeira do Esfigmomanômetro

A Indicação de Uso Varia Conforme o Tamanho da Braçadeira do Esfigmomanômetro

A braçadeira é a parte do esfigmomanômetro que envolve o braço do paciente. Para realizar uma aferição precisa é essencial que ele esteja bem posicionado e não fique nem apertado e nem largo demais. Por isso, verifique se a circunferência é ideal para o público que irá atender. Veja a seguir as principais medidas.

 
  • Neonatal: braçadeira com circunferência entre 3 a 15 cm. É recomendada para o atendimento de recém-nascidos. Podem ser descartáveis, e são mais usadas em internações hospitalares;
  • Infantil: braçadeira com circunferência média entre 7 a 18 cm. Seu uso é indicado para aferição da pressão em crianças; 
  • Adultos: braçadeira com circunferência de 18 a 22 cm no tamanho P e 22 a 32 cm no tamanho G. Esse tamanho é adequado para a maioria dos adultos.
  • Obesos: braçadeira com circunferência de 33 a 51 cm. Tem um alcance maior e também é classificada como Extra G por algumas marcas.

 
Como você viu, existem muitos tamanhos de manguitos, porém isso não significa que você precise ter vários esfigmomanômetros. É só comprar braçadeiras avulsas e trocar quando preciso. Avalie qual é o perfil dos seus pacientes e compre a ideal para você. 

Deise Basquera
Enfermeira
Deise Basquera

Para que a aferição seja precisa, o manguito, ou braçadeira como pode ser chamado, deverá ter o tamanho ideal para cada tipo de braço. Lembrando que ele não deve ser nem muito solto e nem tão apertado, para não prejudicar o resultado. 


Se você for utilizar em vários membros da família ou é um profissional da área da saúde, o ideal seria comprar um manguito de cada tamanho, para não ter erro de aferição.

2

Prefira Esfigmomanômetros Aneróides sem Látex

Prefira Esfigmomanômetros Aneróides sem Látex

Se você é um profissional de saúde, provavelmente usará seu esfigmomanômetro para medir a pressão de muitas pessoas diferentes. Na correria do dia a dia, pode acontecer de você esquecer de perguntar se o paciente tem alergia ao látex, sendo que ele pode ser alérgico e nem saber disso.


Assim, por segurança, dê preferência para os esfigmomanômetros feitos com borracha livre de látex. Caso esteja procurando por um aparelho para medir pressão de apenas 1 pessoa, e ela não é alérgica, não precisa se preocupar com isso. Apenas fique atento para comprar um produto de qualidade!

3

Confira Se o Esfigmomanômetro Vem com um Estojo Próprio

Confira Se o Esfigmomanômetro Vem com um Estojo Próprio

O esfigmomanômetro é um aparelho que costuma ser transportado em plantões e no trabalho em clínicas e hospitais. Por isso é interessante optar por um modelo que acompanhe estojo próprio. Assim você protege sua ferramenta de trabalho de sujeira e quedas, aumentando sua durabilidade.


Além disso, em alguns casos é possível personalizar o estojo após a compra, de modo a colocar nome, local de trabalho ou outras informações. Com isso, é possível reduzir o risco de alguém confundir os aparelhos e usar o seu por engano. Vale a pena ficar atento a isso!

4

Veja Se o Esfigmomanômetro Aneróide Foi Aprovado pelo Inmetro

Veja Se o Esfigmomanômetro Aneróide Foi Aprovado pelo Inmetro

Um medidor de pressão muito barato pode acabar saindo caro! Há produtos sem marca que não foram testados pelo Inmetro, então não é possível garantir sua precisão. Uma medida de pressão arterial inadequada pode ser muito arriscado para qualquer pessoa, mas principalmente hipertensos em acompanhamento.


Por isso é importante adquirir somente esfigmomanômetros aneróides que foram testados pelo Inmetro. Uma forma de comprar com toda tranquilidade e segurança é escolher um dos produtos que indicamos no ranking a seguir, todos eles devidamente aprovados pela instituição que assegura a qualidade dos produtos no Brasil.

5

Dê Preferência para Equipamentos com Garantia Longa

Dê Preferência para Equipamentos com Garantia Longa
Como você irá usar o seu esfigmomanômetro com frequência e utilizá-lo durante os seus plantões, o ideal é que ele seja durável e tenha uma garantia longa. A maioria das marcas oferece proteção contra defeitos de fabricação do manômetro por até 5 anos, mas é possível encontrar garantias mais curtas de apenas 1 ano. 

Quanto maior for a garantia do esfigmomanômetro, melhor. Outra dica importante é dar preferência para esfigmomanômetros de marcas conhecidas, assim você terá mais facilidade de encontrar assistência técnica ou peças do aparelho no Brasil. 

6

Esfigmomanômetros Estampados São Divertidos para Uso Pediátrico

Esfigmomanômetros Estampados São Divertidos para Uso Pediátrico
Os esfigmomanômetros de cores neutras como preto, azul-marinho e cinza são comuns no mercado e a opção preferida de profissionais de saúde que gostam de equipamentos discretos. Mas saiba que é possível encontrar modelos com cores mais fortes como o rosa, roxo e vermelho. 

Alguns modelos pediátricos e neo-natais têm a mangueira estampada com desenhos fofos, ótimos para deixar o atendimento mais divertido com os pequenos. Também é interessante comprar uma braçadeira de cor diferente para cada tipo de paciente, assim será mais fácil usá-la na hora do atendimento. 

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Esfigmomanômetros

Após ler todas as nossas orientações sobre como selecionar o melhor esfigmomanômetro para você, veja agora nosso ranking com os 10 produtos que se destacam no mercado. Aqui você encontra excelentes marcas, como BIC e Welch Allyn, e links para os e-commerces mais confiáveis da internet.
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Opção
Indicação de Uso
Circunferência da Braçadeira
Látex
Estojo
Selo Inmetro
Garantia
Cores
1

ACCUMED GLICOMED

Esfigmomanômetro Premium Preto

ACCUMED GLICOMED Esfigmomanômetro Premium Preto 1

R$ 109,90

Lev. baixo

Aferições Precisas e Alta Durabilidade

Avulso

Adulto

18 a 35 cm (C)

Sim

1 ano

Azul, vinho, vermelho, rosa, verde, grafite e preto

2

P.A. MED

Aparelho Pressão Adulto Nylon Fecho de MetalPA2006

P.A. MED Aparelho Pressão Adulto Nylon Fecho de Metal 1

R$ 98,90

Lev. baixo

Passe Muito Tempo sem se Preocupar com Calibração

Avulso

Adulto/infantil

18 a 36 cm (C)

Sim

2 anos

Preto, vermelho, cinza, marrom e rosa

3

ACCUMED GLICOMED

Esfigmomanômetro Aneroide com Estetoscópio Premium

ACCUMED GLICOMED Esfigmomanômetro Aneroide com Estetoscópio Premium 1

R$ 78,50

Lev. baixo

Conforto e Fixação Segura nas Medições

Kit

Adulto

18 a 35 cm

Sim

Não informado

Preto e azul

4

BIC DIAGNÓSTICO

Aparelho de Pressão Infantil Nylon Fecho de Contato Linha Infantil

BIC DIAGNÓSTICO Aparelho de Pressão Infantil Nylon Fecho de Contato Linha Infantil 1

R$ 189,99

Médio

Ótima Opção para Atendimentos Pediátricos

Avulso

Infantil

10 a 23 cm (C)

Sim

5 anos

Estampado

5

INCOTERM

Esfigmomanômetro Aneróide IncotermEA100

INCOTERM Esfigmomanômetro Aneróide Incoterm 1

R$ 135,00

Médio

Boa Qualidade e Preço Acessível

Avulso

Adulto

22 a 32 cm (C)

Não informado

Não

2 anos

Amarelo, azul, verde, rosa, lilás, vermelho e cinza

6

MEDICATE

‎Aparelho de Pressão Medicate MD30

MEDICATE ‎Aparelho de Pressão Medicate  1

R$ 90,63

Lev. baixo

Esfigmomanômetro Básico para o Dia a Dia

Avulso

Adulto

Não informado

Sim

1 ano

Preto e verde

7

WELCH ALLYN

Esfigmomanômetro Welch Allyn FlexiportDS44-11BR

WELCH ALLYN Esfigmomanômetro Welch Allyn Flexiport 1

R$ 397,90

Lev. alto

Entre os Melhores Esfigmomanômetros da Welch Allyn

Avulso

Adulto

25 a 34 cm (C)

Não

5 anos

Preto, azul-marinho, azul-claro e roxo

8

BIC DIAGNÓSTICO

Monitor de Pressão Esfigmomanômetro Preto BicAP0336

BIC DIAGNÓSTICO Monitor de Pressão Esfigmomanômetro Preto Bic 1

R$ 475,00

Alto

Com Garantia de até 5 Anos

Avulso

Adulto

18 a 36 cm (C)

Sim

5 anos

Azul-marinho, verde, vermelho e preto

9

PREMIUM

Esfigmomanômetro Aneróide de Mesa e Parede Premium

PREMIUM Esfigmomanômetro Aneróide de Mesa e Parede Premium 1

R$ 226,69

Lev. alto

Equipamento Confiável e Moderno

Avulso

Adulto

Não informado

Não informado

Não

1 ano

Azul marinho

10

BIC DIAGNÓSTICO

Monitor De Pressão Esfigmomanômetro‎AP0316

BIC DIAGNÓSTICO Monitor De Pressão Esfigmomanômetro 1

R$ 208,87

Lev. alto

Desenvolvido com Foco na Precisão

Avulso

Adulto/infantil

Não informado

Não informado

Sim

Não informado

Preto

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

ACCUMED GLICOMEDEsfigmomanômetro Premium Preto

Esfigmomanômetro Premium Preto 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 109,90
Lev. baixo
A Partir de:
R$ 109,90
Lev. baixo

Aferições Precisas e Alta Durabilidade

A Accumed Glicomed fabrica o esfigmomanômetro Premium, um dos modelos mais vendidos e usados pelos profissionais de saúde. Isso se deve ao preço competitivo para um aparelho de qualidade, com braçadeira de nylon e borracha livre de látex.


Não se engane! Você pode encontrar muitos produtos bem baratinhos, até sem marca, mas que são imprecisos e descalibram com facilidade. Os esfigmomanômetros Premium são aprovados pelo Inmetro, o que garante aferições precisas e alta durabilidade do produto.

OpçãoAvulso
Indicação de UsoAdulto
Circunferência da Braçadeira18 a 35 cm (C)
Látex
EstojoSim
Selo Inmetro
Garantia1 ano
CoresAzul, vinho, vermelho, rosa, verde, grafite e preto
Este ranking foi útil para você?
No.2

P.A. MEDAparelho Pressão Adulto Nylon Fecho de MetalPA2006

A Partir de:
R$ 98,90
Lev. baixo

Passe Muito Tempo sem se Preocupar com Calibração

A P.A. MED é uma marca reconhecida pela precisão e durabilidade de seus esfigmomanômetros aneróides. O INMETRO indica que todos os aparelhos, de qualquer marca, passem por um teste de aferição anual, para garantir que o produto continue funcionando de acordo com suas portarias.


A marca informa que os componentes deste produto não contém látex e a braçadeira é fabricada em tecido nylon, flexível e antialérgico. Além disso, esse esfigmomanômetro P.A MED conta com fecho de contato, facilitando a utilização no dia a dia, permitindo fazer dezenas de aferições com muita facilidade. 

OpçãoAvulso
Indicação de UsoAdulto/infantil
Circunferência da Braçadeira18 a 36 cm (C)
Látex
EstojoSim
Selo Inmetro
Garantia2 anos
CoresPreto, vermelho, cinza, marrom e rosa
No.3

ACCUMED GLICOMEDEsfigmomanômetro Aneroide com Estetoscópio Premium

A Partir de:
R$ 78,50
Lev. baixo

Conforto e Fixação Segura nas Medições

Desenvolvido com materiais de alta qualidade e registrado na ANVISA, este conjunto de esfigmomanômetro e estetoscópio da Accumed Glicomed é indicado tanto para uso doméstico quanto profissional e acompanha um manômetro de fácil leitura, com uma escala de 0 a 300 mmHg.


A braçadeira de nylon de alta resistência, com fecho em tiras aderentes, oferece conforto ao paciente e uma fixação segura durante a medição. Além disso, este conjunto conta com válvula de deflação e pera livres de látex, proporcionando uma experiência segura e maior durabilidade.

OpçãoKit
Indicação de UsoAdulto
Circunferência da Braçadeira18 a 35 cm
Látex
EstojoSim
Selo Inmetro
GarantiaNão informado
CoresPreto e azul
No.4

BIC DIAGNÓSTICOAparelho de Pressão Infantil Nylon Fecho de Contato Linha Infantil

A Partir de:
R$ 189,99
Médio

Ótima Opção para Atendimentos Pediátricos

Com uma estampa alegre, este esfigmomanômetro infantil da BIC é bom para tornar o atendimento dos pequenos mais divertido. O modelo tem uma braçadeira de nylon antialérgica com circunferência para braços de 10 a 23 cm, ótimo para aferir a pressão de crianças pequenas.


É um aparelho indicado para estudantes e profissionais de saúde que atuam no setor de pediatria. Conta com um manômetro reutilizável em mais de 10 mil ciclos e garantia de 5 anos para você usar o equipamento em plantões e outros atendimentos por um bom tempo.


Acompanha uma bolsa prática para facilitar o transporte no dia a dia. Outro ponto que merece destaque é que o esfigmomanômetro pediátrico é certificado pelo INMETRO e ANVISA. Além de ter o selo de qualidade dos produtos da BIC Diagnósticos, uma empresa renomada em produtos médicos.

OpçãoAvulso
Indicação de UsoInfantil
Circunferência da Braçadeira10 a 23 cm (C)
Látex
EstojoSim
Selo Inmetro
Garantia5 anos
CoresEstampado
No.5

INCOTERMEsfigmomanômetro Aneróide IncotermEA100

A Partir de:
R$ 135,00
Médio

Boa Qualidade e Preço Acessível

Vendido por um preço acessível, o esfigmomanômetro aneróide da Incoterm é uma boa opção de compra. Sua braçadeira é feita de nylon, com fecho em velcro, e o tamanho serve nos braços da maioria dos adultos. Você ainda pode escolher entre 8 cores de manguito.


De garrotes a balanças de bioimpedância, você encontra os mais diversos produtos médicos hospitalares da marca Incoterm nos melhores e-commerces. Clique agora mesmo nos links e adquira o seu esfigmomanômetro aneróide EA100 na cor preta ou cinza!

OpçãoAvulso
Indicação de UsoAdulto
Circunferência da Braçadeira22 a 32 cm (C)
LátexNão informado
EstojoNão
Selo Inmetro
Garantia2 anos
CoresAmarelo, azul, verde, rosa, lilás, vermelho e cinza
No.6

MEDICATE‎Aparelho de Pressão Medicate MD30

A Partir de:
R$ 90,63
Lev. baixo

Esfigmomanômetro Básico para o Dia a Dia

Este esfigmomanômetro da Medicate é bem preciso e higiênico. A braçadeira é recomendada para aferição da pressão de adultos e é confeccionada em um material antialérgico e lavável. Porém, a marca informa que o manguito e bulbo são confeccionados em látex.


É importante destacar que a garantia do equipamento é de apenas 12 meses contra defeitos no manômetro e 6 meses nos demais acessórios. Portanto, tome cuidado ao manusear o equipamento. Além disso, a marca não informa se ele tem resistência contra impactos.

OpçãoAvulso
Indicação de UsoAdulto
Circunferência da BraçadeiraNão informado
Látex
EstojoSim
Selo Inmetro
Garantia1 ano
CoresPreto e verde
No.7

WELCH ALLYNEsfigmomanômetro Welch Allyn FlexiportDS44-11BR

A Partir de:
R$ 397,90
Lev. alto

Entre os Melhores Esfigmomanômetros da Welch Allyn

A tecnologia do esfigmomanômetro Welch Allyn é um grande diferencial! O sistema de tubo único FlexiPort é destacável do manguito e facilita muito a troca de braçadeiras de diferentes tamanhos. Compacto e leve, o manômetro é acoplado por um encaixe e pode girar 360º para melhor visualização.


Outra tecnologia é a DuraShock, que garante que o equipamento não quebre ou descalibre mesmo em quedas de até 75 cm. A marca tem tanta confiança no produto que oferece 5 anos de garantia de calibração. Isso significa muito mais tranquilidade e precisão.

OpçãoAvulso
Indicação de UsoAdulto
Circunferência da Braçadeira25 a 34 cm (C)
Látex
EstojoNão
Selo Inmetro
Garantia5 anos
CoresPreto, azul-marinho, azul-claro e roxo
No.8

BIC DIAGNÓSTICOMonitor de Pressão Esfigmomanômetro Preto BicAP0336

A Partir de:
R$ 475,00
Alto

Com Garantia de até 5 Anos

Se você está procurando um esfigmomanômetro econômico, este da BIC é o ideal. Ele tem leitura consistente de 0 a 300 mm/hg e promete ser um companheiro eficiente no atendimento aos pacientes. Possui manguito, tubos e pera confeccionados em PVC, livre de látex.


Aliás, a estrutura é um ponto forte do esfigmomanômetro da BIC. Sua braçadeira é confeccionada em nylon, um material macio, impermeável e antialérgico. Ademais, conta com uma válvula de metal e manguito de borracha. Além disso, o equipamento é registrado pelo INMETRO sendo uma opção segura.

OpçãoAvulso
Indicação de UsoAdulto
Circunferência da Braçadeira18 a 36 cm (C)
Látex
EstojoSim
Selo Inmetro
Garantia5 anos
CoresAzul-marinho, verde, vermelho e preto
No.9

PREMIUMEsfigmomanômetro Aneróide de Mesa e Parede Premium

A Partir de:
R$ 226,69
Lev. alto
A Partir de:
R$ 226,69
Lev. alto

Equipamento Confiável e Moderno

O Esfigmomanômetro Aneróide de Mesa e Parede Premium é uma ótima escolha para profissionais da área da saúde em busca de um equipamento confiável e moderno, oferecendo um bom custo-benefício. Verificado e aprovado pelo INMETRO, este esfigmomanômetro atende aos padrões de qualidade e precisão.


Ideal para uso hospitalar, este equipamento é versátil, podendo ser montado tanto em mesa quanto na parede, proporcionando adaptabilidade ao ambiente de trabalho. Seu design inclui um compartimento para armazenamento seguro do sistema de inflação, garantindo durabilidade e facilidade de uso.

OpçãoAvulso
Indicação de UsoAdulto
Circunferência da BraçadeiraNão informado
LátexNão informado
EstojoNão
Selo Inmetro
Garantia1 ano
CoresAzul marinho
No.10

BIC DIAGNÓSTICOMonitor De Pressão Esfigmomanômetro‎AP0316

A Partir de:
R$ 208,87
Lev. alto
A Partir de:
R$ 208,87
Lev. alto

Desenvolvido com Foco na Precisão

O Esfigmomanômetro Aneróide da BIC Diagnóstico é uma escolha confiável para profissionais em busca de medições precisas. Submetido a condições rigorosas de teste e aprovado pelos padrões do INMETRO, este dispositivo oferece informações adequadas.


Segundo o anúncio da Amazon, o aparelho foi desenvolvido para proporcionar resultados equiparáveis aos métodos de auscultação realizados por observadores treinados, dentro dos limites estabelecidos pela norma brasileira, de modo que promete realizar medições precisas e consistentes da pressão arterial.

OpçãoAvulso
Indicação de UsoAdulto/infantil
Circunferência da BraçadeiraNão informado
LátexNão informado
EstojoSim
Selo Inmetro
GarantiaNão informado
CoresPreto

Como Funciona o Esfigmomanômetro?

Como Funciona o Esfigmomanômetro?

Agora você já sabe reconhecer os melhores esfigmomanômetros, mas como eles funcionam? Basicamente, o ar insuflado na bolsa pressiona a artéria braquial no braço da pessoa que veste o manguito. Um profissional de saúde manipula a válvula e libera o ar lentamente, enquanto fica atento ao mostrador do manômetro.


Enquanto isso, ele ausculta a artéria com um estetoscópio. Quando o sangue passa pela artéria braquial é possível escutar 2 sons: o primeiro som ouvido é o da pressão sistólica e o último é o da pressão diastólica. Os números indicados no mostrador ao ouvir cada som são o valor da pressão arterial.

Perguntas Frequentes sobre Esfigmomanômetro

O uso do esfigmomanômetro pode gerar muitas dúvidas, por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para a enfermeira Deise Basquera. Confira a seguir.

Dormir Mal Pode Aumentar as Chances de Hipertensão?

Quando dormimos os hormônios que controlam a circulação são produzidos, por isso, ao acordar, estamos com os níveis hormonais em equilíbrio. 


Se dormimos mal, automaticamente não fazemos a regulação correta de hormônios, logo podemos sofrer com pressão alta. Isso não significa que quem não dorme bem, irá necessariamente ter hipertensão, são casos isolados e devem ser analisados individualmente.


Lembrando que sempre devemos procurar um médico para identificar as causas e tratar adequadamente quando necessário.

Como Baixar a Pressão Arterial Rapidamente?

A melancia e o abacaxi são exemplos de frutas diuréticas capazes de auxiliar na queda da pressão arterial. Elas contribuem para uma maior eliminação de fluidos acumulados nos tecidos, diminuindo a carga de trabalho do coração, diminuindo assim, a pressão arterial rapidamente. 


Manter-se hidratado também é importante, pois é na urina que eliminamos os fluidos, e quando temos pressão elevada, os níveis de sódio circulantes no sangue sobre também.

Como Medir a Pressão Arterial com Esfigmomanômetro?

Para realizar a medição, basta sentar confortavelmente ou deitar. Apoiar o braço com a palma da mão para cima, colocar a braçadeira de 2 a 3 cm da dobra do braço, posicionar o estetoscópio na artéria braquial, insuflar o esfigmo até chegar a 180 mmHg. 


Abrir a válvula cuidadosamente para iniciar o esvaziamento, até que se comece a escutar o primeiro som no estetoscópio. Lembrando que o primeiro som corresponde a pressão sistólica e o último som antes do abafamento é a pressão diastólica.

Confira Indicações de Outros Aparelhos Usados na Área da Saúde

Agora que você já sabe todas as características relevantes para escolher o melhor esfigmomanômetro, dê uma olhada em alguns dos nossos outros artigos de produtos para área da saúde. Com estetoscópio, termômetro digital e oxímetro você pode montar um kit completo para acompanhar todos os sinais vitais!

Top 5 Melhores Esfigmomanômetros

1º lugar: ACCUMED GLICOMEDEsfigmomanômetro Premium Preto

2º lugar: P.A. MEDAparelho Pressão Adulto Nylon Fecho de MetalPA2006

3º lugar: ACCUMED GLICOMEDEsfigmomanômetro Aneroide com Estetoscópio Premium

4º lugar: BIC DIAGNÓSTICOAparelho de Pressão Infantil Nylon Fecho de Contato Linha Infantil

5º lugar: INCOTERMEsfigmomanômetro Aneróide IncotermEA100

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Saúde
  3. Produtos Médicos e Hospitalares
  4. Top 10 Melhores Esfigmomanômetros em 2024(Premium, Welch Allyn e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.