mybest
Processadores Intel

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Componentes Eletrônicos
  4. Top 10 Melhores Processadores Intel em 2024 (i3, i5, i7, i9 e mais)
  • Top 10 Melhores Processadores Intel em 2024 (i3, i5, i7, i9 e mais) 1
  • Top 10 Melhores Processadores Intel em 2024 (i3, i5, i7, i9 e mais) 2
  • Top 10 Melhores Processadores Intel em 2024 (i3, i5, i7, i9 e mais) 3
  • Top 10 Melhores Processadores Intel em 2024 (i3, i5, i7, i9 e mais) 4
  • Top 10 Melhores Processadores Intel em 2024 (i3, i5, i7, i9 e mais) 5

Top 10 Melhores Processadores Intel em 2024 (i3, i5, i7, i9 e mais)

O processador Intel é um dos mais reconhecidos e utilizados atualmente. Com grande catálogo de peças, a fabricante possui opções a todos os tipos de usuários. Daqueles que buscam o melhor processador para diversão e trabalho, aos jogadores competitivos e até mesmo para usos básicos como o estudo.


Com uma linha tão ampla pode ser difícil saber qual o processador ideal para o seu uso. Por isso, convidamos o Doutor em computação, Paulo Andrade, para nos ajudar a montar um guia de compras com dicas exclusivas. Além disso, trouxemos um ranking com os 10 melhores processadores Intel. Confira!

Atualizado em 22/03/2024
Paulo Andrade
Supervisão
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Com doutorado em computação aplicada e automação pela Universidade Federal Fluminense, Paulo Andrade já coordenou diversos cursos de graduação e pós-graduação das áreas de computação, jogos digitais, sistemas de informação, cinema e audiovisual, design gráfico e design de animação. Atualmente coordena cursos de graduação em engenharia da computação e ciência da computação. Paulo também atua como criador de conteúdo digital e já criou mais de 60 cursos online, atingindo mais de 300 mil alunos em 149 países. Além disso, também atua como diretor de tecnologia e planejamento da agência Bulks.ag. Conheça mais sobre o Paulo Andrade no Instagram, Linkedin, YouTube e em seu site.

Perfil de Paulo Andrade
Continue lendo
Vinicius Nascimento
Revisão
Revisor
Vinicius Nascimento

Estudioso e apaixonado por aprender coisas novas, trabalho na mybest há mais de 2 anos como redator e revisor, sempre buscando entregar o melhor conteúdo aos nossos leitores. Nesse período, revisei mais de 400 artigos e produzi mais de 200, entre textos novos e atualizações. Durante esses anos criando conteúdo fui me apaixonando por alguns segmentos, como informática, nutrição e tudo que envolve a paternidade e os cuidados com crianças. O mais legal é que aqui na mybest tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos em diversas áreas.

Perfil de Vinicius Nascimento
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Por que Escolher um Processador da Intel?

Supervisão
Supervisão

Um dos maiores atrativos da Intel é a tradição e confiabilidade que a marca tem no mercado. Além disso, é uma fabricante que tem uma variedade muito grande de processadores.

Por que Escolher um Processador da Intel?

Fundada em 1968 na Califórnia, EUA, a Intel é uma das corporações mais antigas e tradicionais do mundo da tecnologia. A marca foi a pioneira no mercado de componentes para computadores pessoais, criando e pavimentando a geração das tecnologias mais comuns utilizadas atualmente.


A arquitetura de seus processadores conta um histórico de pesquisa e desenvolvimento que representa décadas. Por isso, seus produtos oferecem tecnologia de ponta para garantir um excelente desempenho ao computador ou notebook. Além disso, possuem faixas de preço para qualquer orçamento.


A Intel é uma marca já consolidada e tradicional, que por manter um alto índice de qualidade conquistou a confiança dos usuários. Dessa forma, se tornou referência em desempenho e qualidade. Outro benefício dos processadores Intel é seu amplo portfólio de modelos.


Entre as famílias de processadores produzidas pela empresa, destaca-se Intel Core i3, i5, i7 e i9, Celeron, Core Ultra, entre outras. Certamente, optar pelos melhores processadores Intel é a escolha perfeita para quem deseja comprar um produto de confiança, com desempenho garantido.

Como Escolher o Melhor Processador Intel

Existem processadores Intel com diversas faixas de preço e todos os modelos são criados para operar em situações específicas. Para fazer a melhor compra, defina o seu orçamento e escolha as especificações. A seguir, explicaremos os pontos mais importantes para uma compra segura. Confira!

1

Se Quer uma Vida Útil Maior, Priorize Processadores Intel da 14ª Geração

Supervisão
Supervisão

Os Intel Core de 14ª geração são os mais modernos, portanto, oferecem o que há de mais atual. Assim, são as melhores escolhas para garantir uma vida útil mais longa para o PC.

Se Quer uma Vida Útil Maior, Priorize Processadores Intel da 14ª Geração

Os processadores Intel são classificados em famílias e gerações. Entre as famílias a mais comum no mercado atual é a Core com seu i3, i5, i7 e i9. Já as gerações são divididas da 1ª até a 14ª. Cada nova geração apresenta um processador melhor que o da geração anterior.


Um processador de uma geração atual significa que ele terá maior compatibilidades as novas tecnologias. Isso significa um aumento em desempenho e também na vida útil. Por exemplo, um modelo da 14° geração dura mais tempo do que um da 8°, pois o período de compatibilidade com as novas tecnologias é maior.

A influência é tão grande que pode afeta na escolha da série. Entre os processadores Core o i3 é desenvolvido para uso básico, i5 para intermediário e i7 para uso avançado. Porém, um i5 da 14° geração pode ter um desempenho melhor do que um i7 da 9°, pois é uma versão mais compatível com as novas tecnologias.

2

Para PCs Intermediários, os Core i5 Tem o Melhor Custo-Benefício

Se busca os melhores processadores Intel para trabalhar em atividades não tão exigentes, jogar jogos mais leves e realizar outras atividades cotidianas, o Core i5 é excelente. Mas, além de escolher a família, também é preciso considerar outros aspectos como seu número de núcleos e memória cache. Saiba mais!

Para Jogos Leves e Trabalho Escolha um Core i5 com 10 Núcleos e 16 Threads

Supervisão
Supervisão

O i5 possui um custo financeiro mais acessível, mas com bom desempenho. Os núcleos e threads permitem que realize um bom número de tarefas em paralelo.

Para Jogos Leves e Trabalho Escolha um Core i5 com 10 Núcleos e 16 Threads
Fonte: gettyimages.com.br

O Core i5 é um modelo intermediário, com custo mais acessível e excelente desempenho. Ele consegue atender bem aqueles que precisam dos melhores processadores Intel para jogos leves, trabalho e entretenimento. Mas, para garantir performance multitarefas, é preciso ficar atento aos núcleos e threads.


Os núcleos são espaços físicos dentro do processador, onde em cada um deles é possível realizar uma tarefa. Já as threads são linhas virtuais responsáveis por quebrá-las em ações menores. Ambos são responsáveis por melhorar a capacidade de multitarefas do processador garantindo performance e velocidade.


Entre os processadores Intel i5 da 14° geração está disponível a versão com 10 núcleos e 16 threads. Com esses valores é possível garantir um bom fluxo mesmo quando estiver utilizando diversos aplicativos ou em uma partida mais acirrada, onde várias ações estão acontecendo em paralelo.


Caso queira garantir um pouco mais de desempenho e velocidade existe uma versão com 14 núcleos e 20 threads. Pode ser uma boa alternativa se busca o melhor que um processador i5 pode oferecer, mas terá um custo financeiro mais elevado.

Ganhe Agilidade com Memória Cache Próxima a 24 MB, e Custo-Benefício com Placa Integrada

Supervisão
Supervisão

A memória cache dá mais agilidade na leitura de informações durante as atividades. A placa de vídeo integrada dispensa a compra de uma dedicada.

A memória cache é um armazenamento rápido de informações que fica dentro do processador. Isso significa que todas as informações contidas dentro dela serão lidas na velocidade da CPU, que é maior do que a da memória RAM ou armazenamento. Algo essencial para dar mais fluidez ao computador.

Nos Core i5 é possível encontrar modelos com memória cache a partir de 8 MB chegando a 24 MB. Quanto mais alto for o valor, mais ágil será a leitura de informações do seu processador Intel. No entanto, também pode gerar um custo maior. Se possível financeiramente, busque valores mais próximos aos 24 MB.


Em relação ao processamento gráfico do seu computador, caso não utilize programas com 3D ou jogos exigentes, pode investir em uma placa de vídeo integrada. Ela não terá um desempenho tão grande quanto uma dedicada, mas supre as necessidades da rotina e pode ser utilizada até que possa investir em uma nova.


Outro aspecto importante na hora de escolher o melhor processador Intel é a TDP. Ele está relacionado a demanda energética do processador, e é essencial para não dar incompatibilidade com a fonte de alimentação. Entre os Core i5 de 14ª geração você encontra opções de 25 a 181 W.

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade
A memória cache favorece o desempenho do computador quando usamos um único programa por muito tempo. A memória Cache é muito mais rápida que a memória RAM, permitindo que tudo que estiver nela seja rapidamente acessado pela CPU.

Quanto maior a memória Cache, mais dados e códigos ficam disponíveis para o processador usar, aumentando o desempenho.
3

Para Jogos e Softwares Pesados, Foque nos Core i7, i9 e na Linha Core Ultra

Supervisão
Supervisão

Core i7 e i9 de 14° geração garantem maior desempenho em programas que usam 3D e jogos pesados. Caso seu foco seja produtividade, a linha Core Ultra traz aprimorações de IA.

Quem utiliza programas com foco em 3D ou é um gamer competitivo precisa de processadores Intel de alto nível. É o caso dos Core i7 e i9, feitos para uso avançado que precisa de alta performance. O Ultra é um upgrade recente da marca, com maior otimização de bateria e utilizando IA para melhorar o desempenho.


O i7 possui versões com 16 núcleos e 24 threads e 20 núcleos com 28 threads. Atividades exigentes, como transmissões ao vivo e softwares que utilizam 3D, se beneficiam do maior número possível, já que conseguem ter mais "espaços" para ações em paralelo. Porém, isso gera um custo maior financeiramente.


Para quem busca um desempenho ainda maior, pode optar por um i9 com 24 núcleos e 32 threads. Em relação à memória cache, no i7 ela varia entre 12 e 33 MB, enquanto no i9 fica entre 24 e 36 MB. No uso avançado, onde a leitura de informações é essencial, o recomendado é buscar sempre valores próximos ao máximo.


Não se esqueça de também ficar atento ao TDP, para evitar problemas com a compatibilidade do processador Intel com a sua fonte. Nos Core i7 ele costuma ser de 35 a 253 W, enquanto no Core i9 inicia no 55 W. Com configurações como essas suas gameplays se tornaram muito mais competitivas!

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Processadores que demandam muita energia elétrica precisam de uma fonte adequada. A fonte do computador é o componente que recebe energia da tomada e distribui esta energia entre os demais dispositivos. Se a fonte não for capaz de oferecer toda a energia necessária, os programas podem travar ou o computador pode simplesmente não funcionar.


Ou seja, a compatibilidade entre processador e fonte é essencial para o funcionamento. Por isso, é sempre importante ficar atento ao TDP antes da compra.

4

Seu PC é Básico? Opte por CPUs de Entrada, como o Core i3, com Vídeo Integrado

Supervisão
Supervisão

Para uso básico, um processador Intel i3 com vídeo integrado já pode atender bem, além de ser uma opção que permite upgrades futuros.

Se você precisa do melhor processador Intel para estudar, navegar na internet e assistir a vídeos, o Core i3 é uma solução perfeita. Ele possui um custo baixo, mas garante um bom desempenho nos usos mais comuns do dia a dia. Atualmente pode ser encontrado com 4, 6 e 8 núcleos.


Para garantir uma fluidez maior ao abrir várias abas no navegador, o ideal é buscar por aqueles com 8 núcleos. Outro aspecto importante para tornar o desempenho desse processador Intel ainda melhor é a memória cache, que nesse caso pode ser encontrado em versões de 6 a 12 MB.


Para impedir engasgos durante o uso, dê preferência aos modelos com 12 MB de memória cache. E, para garantir maior custo-benefício, escolha aqueles com placa de vídeo integrada. Isso faz com que o processamento gráfico do PC fique no processador, algo que não apresenta problemas em usos simples.


Não se esqueça também de conferir o TDP, para que ele combine com a da sua fonte de alimentação! Os processadores Core i3 costumam ter um gasto menor de energia, já que não são utilizados para atividades intensas. Mas, ainda possuem variações, ficando entre 35 e 110 W.

5

Entre CPUs Parecidas, o Clock Mais Alto é um Indicativo de Velocidade Mais Alta

Supervisão
Supervisão

O clock mostra a velocidade do processador. Se o modelo, geração e a divisão de núcleos e threads for a mesma, o clock mais alto mostrará qual processador é mais rápido.

O clock, ou frequência, é a velocidade do processador. No passado, essa era a principal referência de desempenho. Hoje isso não se aplica mais, já que tecnologias introduzidas nas novas gerações, assim como a divisão entre núcleos e threads, trazem mais eficiência sem que seja necessário aumentar a frequência.


Ainda assim, o clock é um bom parâmetro de comparação entre CPUs parecidas. Por exemplo, se o usuário está em dúvida entre dois modelos Core i5 com especificações similares em relação à geração, núcleos e threads, uma boa opção é optar pelo que tem um clock mais alto.

Além disso, para usuários que estão fazendo upgrade ou montando um PC gamer mais avançado, observar se o processador permite overclock é um ponto interessante. O overclock é a capacidade de aumentar a frequência da CPU para ter mais eficiência em tarefas mais exigentes, como um jogo mais pesado, por exemplo.


Na 14° geração dos Intel Core a frequência máxima do i7 é de 2.5 GHz, mas pode chegar a 5.6 GHz em overclock. Já o i9 em seu estado normal chega até 2.4 GHz, aumentando para 6 GHz em overclock. Mesmo o i3, que possui frequência máxima de 3.5 GHz pode chegar a 4.7 GHz ao forçar o desempenho.


Ou seja, existe espaço para melhora na performance com o uso desse recurso. Além disso, ainda que menos relevante atualmente, se existem dois modelos próximos em desempenho e custo, considerar o clock é uma forma interessante de "desempatar" a escolha do melhor processador Intel.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Processadores Intel

Agora que você já entende as especificações e diferenças dos processadores Intel, vamos dar uma olhada nos melhores produtos disponíveis no mercado. Separe seu orçamento, veja qual família e geração do componente atende a sua necessidade e escolha o melhor processador Intel para o seu PC!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Modelo do Notebook
Marca do Notebook
Geração
Núcleos
Clock
Overclock
Threads
TDP
Memória Cache
Placa de Vídeo Integrada
Soquete
1

INTEL

Processador Intel Core i5-10400FBX8070110400F

INTEL Processador Intel Core i5-10400F 1

R$ 707,99

Lev. baixo

Desempenho Intel de Alta Qualidade

10ª

6

2,9 - 4,3 GHz

12

65 W

12 MB

LGA 1200

2

INTEL

Processador Intel Core i5-12400FBX8071512400F

INTEL Processador Intel Core i5-12400F 1

R$ 1.030,00

Médio

Alto Desempenho pelo Menor Investimento

12ª

6

2,5 - 4,4 GHz

12

Não informado

18 MB

LGA 1700

3

INTEL

Processador Intel Core i3-10105FBX8070110105F

INTEL Processador Intel Core i3-10105F 1

R$ 439,12

Baixo

Invista Menos em um Processador para Jogos

10ª

4

3,7 - 4,4 GHz

8

65 W

6 MB

LGA 1200

4

INTEL

Processador Intel Core i5-13600KFBX8071513600KF

INTEL Processador Intel Core i5-13600KF 1

R$ 1.888,88

Lev. alto

Desempenho Surpreendente

13ª

14

2,6 - 5,1 GHz

20

Não informado

24 MB

LGA 1700

5

INTEL

Processador Intel Core i3-12100FBX8071512100F

INTEL Processador Intel Core i3-12100F 1

R$ 603,00

Lev. baixo

Boa Performance em Conjunto com Placa de Vídeo

12ª

4

3,3 - 4,3 GHz

8

Não informado

12 MB

LGA 1700

6

INTEL

Processador Intel Core i7-12700FBX8071512700F

INTEL Processador Intel Core i7-12700F 1

R$ 2.128,88

Lev. alto

Execute Vários Programas ao Mesmo Tempo

12ª

12

1,6 - 4,9 GHz

20

Não informado

25 MB

LGA 1700

7

INTEL

Processador Intel Core i5-11400FBX8070811400F

INTEL Processador Intel Core i5-11400F 1

R$ 799,76

Médio

Para Usuários Intermediários

11ª

6

2,6 - 4,4 GHz

12

65 W

12 MB

LGA 1200

8

INTEL

Processador Intel Core i9-13900KFBX8071513900KF

INTEL Processador Intel Core i9-13900KF 1

R$ 3.898,99

Alto

O Processador Top de Linha que Roda Tudo

13ª

24

2,2 - 5,8 GHz

32

Não informado

36 MB

LGA 1700

9

INTEL

Processador Intel Core i3-13100BX8071513100

INTEL Processador Intel Core i3-13100 1

R$ 886,00

Médio

Para Trabalho e Estudos

13ª

4

3,4 - 4,5 GHz

8

Não informado

12 MB

LGA 1700

10

INTEL

Processador Intel Core i7-10700FBX8070110700F

INTEL Processador Intel Core i7-10700F 1

R$ 1.488,88

Lev. alto

Processador i7 com Bom Preço

10ª

8

2,9 - 4,8 GHz

16

65 W

16 MB

LGA 1200

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

INTELProcessador Intel Core i5-10400FBX8070110400F

Processador Intel Core i5-10400F 1
A Partir de:
R$ 707,99
Lev. baixo
A Partir de:
R$ 707,99
Lev. baixo

Desempenho Intel de Alta Qualidade

O processador Intel Core i5-10400F é um modelo de 10ª geração, indicado para tarefas de nível intermediário. Sua performance é acima da média para processadores da mesma faixa de preço. Além disso, renderiza muito bem gráficos 3D, mas necessita de placa de vídeo dedicada.


Seus 6 núcleos e 12 threads trabalham muito bem para boa parte das tarefas. Este processador Intel Core i5 apresenta a maioria das tecnologias especiais para controle e automatização de recursos, como o recurso Smart Cache, que otimiza a utilização dos 12 MB da memória cache do dispositivo.


Além de ser muito popular nos sites de venda, o processador Intel Core i5 10400F possui o selo de produto indicado pela Amazon. Pensando nos recursos entregues, o produto oferece bom custo-benefício, sendo uma ótima opção para quem quer começar a investir em um PC mais potente. Saiba mais!

Modelo do Notebook
Marca do Notebook
Geração10ª
Núcleos6
Clock2,9 - 4,3 GHz
Overclock
Threads12
TDP65 W
Memória Cache12 MB
Placa de Vídeo Integrada
SoqueteLGA 1200
Este ranking foi útil para você?
No.2

INTELProcessador Intel Core i5-12400FBX8071512400F

A Partir de:
R$ 1.030,00
Médio

Alto Desempenho pelo Menor Investimento

A geração 12 do processador Intel i5 representa um dos melhores custos-benefícios atuais para gamers e profissionais que buscam alto desempenho. Ele é capaz de rodar praticamente qualquer jogo, inclusive em 4K, ainda mais se aliado a uma placa de vídeo dedicada.

O alto desempenho também se estende para programas de edição de vídeos, programação ou arquitetura. Considerando tudo isso, é um ótimo candidato a melhor processador Intel Core i5 para quem deseja ter bom desempenho sem precisar investir em i7 ou i9. Garanta o seu nos links!

Modelo do Notebook
Marca do Notebook
Geração12ª
Núcleos6
Clock2,5 - 4,4 GHz
Overclock
Threads12
TDPNão informado
Memória Cache18 MB
Placa de Vídeo Integrada
SoqueteLGA 1700
No.3

INTELProcessador Intel Core i3-10105FBX8070110105F

A Partir de:
R$ 439,12
Baixo

Invista Menos em um Processador para Jogos

O processador Intel Core i3-10105F é um chip de entrada para quem deseja começar a montar seu PC. Em companhia de uma placa de vídeo básica, ele se mostra fluido para jogos no geral. Porém, não oferece um desempenho tão bom ao executar multitarefas.


Isso inclui gravar o jogo durante a partida ou fazer uma live, ouvir música enquanto trabalha, entre outras atividades. Considerando isso, se você deseja o melhor processador da Intel para jogar, investindo o menor valor possível e instalando uma placa de vídeo em conjunto, é uma boa escolha.

Modelo do Notebook
Marca do Notebook
Geração10ª
Núcleos4
Clock3,7 - 4,4 GHz
Overclock
Threads8
TDP65 W
Memória Cache6 MB
Placa de Vídeo Integrada
SoqueteLGA 1200
No.4

INTELProcessador Intel Core i5-13600KFBX8071513600KF

A Partir de:
R$ 1.888,88
Lev. alto

Desempenho Surpreendente

Se você já estava pensando que precisaria de um processador Intel i7 ou i9 para jogos pesados, este i5 de 13ª é uma excelente alternativa para não investir tanto. Seu desempenho é surpreendente mesmo para jogos com gráficos pesados, programação, design e multitarefas.


Por conta do alto desempenho, é importante ter uma placa-mãe equivalente, assim como um water cooler para manter o chip resfriado enquanto joga ou trabalha. Considerando tudo isso, é um excelente upgrade para quem está montando um setup gamer custo-benefício.

Modelo do Notebook
Marca do Notebook
Geração13ª
Núcleos14
Clock2,6 - 5,1 GHz
Overclock
Threads20
TDPNão informado
Memória Cache24 MB
Placa de Vídeo Integrada
SoqueteLGA 1700
No.5

INTELProcessador Intel Core i3-12100FBX8071512100F

A Partir de:
R$ 603,00
Lev. baixo

Boa Performance em Conjunto com Placa de Vídeo

Na linha de processadores Intel de entrada, o i3 de 12ª geração é um dos maiores destaques. Ele costuma apresentar bom desempenho para jogos e atividades intermediárias, embora tenha apenas 4 núcleos e 8 Threads, não sendo o mais fluido para executar várias atividades ao mesmo tempo.


Para jogos pesados, o ideal é investir também em uma boa placa de vídeo, então considere o valor desse investimento. No geral, é um processador custo-benefício para jogar e trabalhar, interessante para quem está buscando pelo melhor preço.

Modelo do Notebook
Marca do Notebook
Geração12ª
Núcleos4
Clock3,3 - 4,3 GHz
Overclock
Threads8
TDPNão informado
Memória Cache12 MB
Placa de Vídeo Integrada
SoqueteLGA 1700
No.6

INTELProcessador Intel Core i7-12700FBX8071512700F

A Partir de:
R$ 2.128,88
Lev. alto

Execute Vários Programas ao Mesmo Tempo

O processador Intel Core i7 de 12ª geração já é para quem está disposto a investir num desempenho superior para qualquer atividade. Ele possui 12 núcleos e 20 Threads, o que significa que você não terá perda da velocidade ao executar vários processos ao mesmo tempo.

A memória cache de 25 MB também contribui para a fluidez, principalmente ao usar um único programa por muito tempo. É um bom investimento para profissionais que trabalham com programação, edição de vídeos ou gamers, principalmente por permitir alternar entre atividades.

Modelo do Notebook
Marca do Notebook
Geração12ª
Núcleos12
Clock1,6 - 4,9 GHz
Overclock
Threads20
TDPNão informado
Memória Cache25 MB
Placa de Vídeo Integrada
SoqueteLGA 1700
No.7

INTELProcessador Intel Core i5-11400FBX8070811400F

A Partir de:
R$ 799,76
Médio

Para Usuários Intermediários

O processador i5 de 11ª faz parte dos modelos intermediários da Intel, para quem busca um desempenho avançado com o melhor preço possível. Costuma se sair bem em testes com jogos de forma geral, principalmente quando instalado em conjunto com uma boa placa de vídeo.


Considerando seus 6 núcleos e 12 Threads, consegue lidar bem com a maioria das atividades, embora não seja o mais fluido quando estiver executando vários programas paralelamente. Está entre os mais vendidos na Amazon, com centenas de relatos positivos. Visite os links e confira!

Modelo do Notebook
Marca do Notebook
Geração11ª
Núcleos6
Clock2,6 - 4,4 GHz
Overclock
Threads12
TDP65 W
Memória Cache12 MB
Placa de Vídeo Integrada
SoqueteLGA 1200
No.8

INTELProcessador Intel Core i9-13900KFBX8071513900KF

A Partir de:
R$ 3.898,99
Alto

O Processador Top de Linha que Roda Tudo

Os processadores Intel Core i9 praticamente dispensam apresentações, já que se trata da linha mais avançada oferecida pela marca. É o famoso "roda tudo", com impressionantes 24 núcleos e 32 Threads, o suficiente para você jogar, fazer lives gravando a tela ou executar vários programas pesados paralelamente.


Considerando o altíssimo desempenho do processador Intel Core i9 de 13ª geração, é um bom investimento para gamers profissionais ou edição de vídeos em alta qualidade. Mas considere que, como em qualquer processador de alto nível, é preciso ter uma placa-mãe à altura e um water cooler para mantê-lo resfriado.

Modelo do Notebook
Marca do Notebook
Geração13ª
Núcleos24
Clock2,2 - 5,8 GHz
Overclock
Threads32
TDPNão informado
Memória Cache36 MB
Placa de Vídeo Integrada
SoqueteLGA 1700
No.9

INTELProcessador Intel Core i3-13100BX8071513100

A Partir de:
R$ 886,00
Médio

Para Trabalho e Estudos

Se você precisa de um chip razoável para usar no dia a dia, podemos indicar o processador Intel Core i3 da 13ª geração. Ele tem configurações mais simples, como clock de 4,5 GHz, então irá acompanhar bem sua rotina de estudos ou trabalho com programas básicos.


Os 4 núcleos e 8 Threads permitem que o usuário alterne entre poucas atividades ao mesmo tempo, embora nem sempre consiga manter a velocidade. Em resumo, é um bom processador Intel de entrada se você o encontrar com um preço competitivo.

Modelo do Notebook
Marca do Notebook
Geração13ª
Núcleos4
Clock3,4 - 4,5 GHz
Overclock
Threads8
TDPNão informado
Memória Cache12 MB
Placa de Vídeo Integrada
SoqueteLGA 1700
No.10

INTELProcessador Intel Core i7-10700FBX8070110700F

A Partir de:
R$ 1.488,88
Lev. alto

Processador i7 com Bom Preço

A 10ª geração do processador Intel i7 já pode ser encontrada por um preço atrativo online, algo interessante para quem busca um desempenho maior. Ele roda bem ao executar vários programas ao mesmo tempo, considerando que são 16 Threads e 8 núcleos.


Os processadores i7 são ideais para jogar, gravar tela, editar vídeos e trabalhar com programas gráficos, como de engenharia ou desenho. Em alguns e-commerces, se trata de uma compra internacional, então fique de olho no prazo de entrega e possíveis taxas.

Modelo do Notebook
Marca do Notebook
Geração10ª
Núcleos8
Clock2,9 - 4,8 GHz
Overclock
Threads16
TDP65 W
Memória Cache16 MB
Placa de Vídeo Integrada
SoqueteLGA 1200

Perguntas Frequentes Sobre os Processadores Intel

Agora você já sabe como escolher o melhor processador Intel para o seu uso! No entanto, esse é um tema repleto de detalhes, e que traz muitas perguntas. Para que você saia deste artigo com todas as respostas convidamos o Doutor em computação, Paulo Andrade, para responder as principais delas. Confira!

Como Saber se o Processador Intel é Compatível com a Placa-Mãe?

O processador Intel precisa ser compatível com o encaixe físico da placa-mãe, e esse encaixe é o soquete. Sendo assim, para garantir a compatibilidade é necessário conferir qual é o soquete da placa-mãe para filtrar os processadores compatíveis.

Para quem está montando um PC do zero e já tem um processador Intel em mente, é possível fazer o inverso, ou seja, ver qual é o soquete desse processador e buscar por placas-mãe compatíveis com ele.

Vale lembrar que o soquete pode mudar conforme a geração da CPU. Então, mesmo se a troca for na mesma família, de um Core i5 de 10ª geração por um i5 de 14ª geração, o soquete pode mudar. É importante se atentar a isso para evitar dores de cabeça.

Qual Melhor Processador: Intel ou AMD?

Não tem como afirmar qual é melhor, pois essa escolha está ligada as preferências de cada usuário. Comparando as duas marcas, o que se pode notar é que a Intel é uma marca com uma tradição maior no mercado de processadores, enquanto a AMD se destaca pelo preço mais acessível.

Como Saber Se o Processador Intel Tem Vídeo Integrado?

Essa informação fica disponível nas especificações do processador. Então, é preciso conferir as informações antes da compra. É possível fazer isso no site da Intel, que possui todos os detalhes sobre os seus processadores.

Como Instalar o Processador Intel?

A instalação do processador é uma tarefa relativamente simples. O processo consiste em abrir o slot na placa-mãe, encaixar processador cuidadosamente nele e, em seguida, fechar. Durante a instalação, lembre-se de não aplicar uma força excessiva e garantir que os pinos do soquete estejam alinhados.

Confira também as recomendações do manual da placa-mãe, veja se não há nenhum cabo de energia ligado e procure eliminar a energia estática. Para isso é possível segurar na parte metálica do gabinete ou usar uma luva apropriada. Por fim, aplique pasta térmica e instale o cooler antes de ligar o PC.

Confira Outros Artigos sobre Hardware

Quem deseja montar um computador precisa ficar atento a vários detalhes importantes. Se você está em busca de outras peças, além do processador Intel, que tal dar uma olhada em outros artigos da mybest ligados a esse segmento? Assim, fica muito mais fácil montar o PC perfeito!

Top 5 Melhores Processadores Intel

1º lugar: INTELProcessador Intel Core i5-10400FBX8070110400F

2º lugar: INTELProcessador Intel Core i5-12400FBX8071512400F

3º lugar: INTELProcessador Intel Core i3-10105FBX8070110105F

4º lugar: INTELProcessador Intel Core i5-13600KFBX8071513600KF

5º lugar: INTELProcessador Intel Core i3-12100FBX8071512100F

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Componentes Eletrônicos
  4. Top 10 Melhores Processadores Intel em 2024 (i3, i5, i7, i9 e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.