mybest
Câmeras e Foto

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Câmeras e Foto
  4. Top 10 Melhores Câmeras Nikon em 2024 (Coolpix, D7500 e mais)
  • Top 10 Melhores Câmeras Nikon em 2024 (Coolpix, D7500 e mais) 1
  • Top 10 Melhores Câmeras Nikon em 2024 (Coolpix, D7500 e mais) 2
  • Top 10 Melhores Câmeras Nikon em 2024 (Coolpix, D7500 e mais) 3
  • Top 10 Melhores Câmeras Nikon em 2024 (Coolpix, D7500 e mais) 4

Top 10 Melhores Câmeras Nikon em 2024 (Coolpix, D7500 e mais)

Os apaixonados por fotografia, sejam profissionais ou entusiastas, sabem da importância de uma boa câmera para garantir a qualidade da imagem. Uma dos primeiros nomes que vêm à cabeça é a Nikon. A marca japonesa oferece algumas das câmeras mais completas do mercado, tanto compactas quanto DSLRs.


Ao decidir comprar uma câmera Nikon, muitas pessoas ficam confusas devido a quantidade de especificações que devem ser consideradas. Para ajudar criamos um guia de como escolher e um ranking com as 10 melhores câmeras Nikon, incluindo os modelos D750, D5600 e Coolpix P900. Confira!

Atualizado em 14/07/2023
Cézar Augusto
Supervisão
Fotógrafo
Cézar Augusto

Graduado em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em comunicação audiovisual e multimedia pela Faculdade de Design, Teconologia e Comunicação (IADE), de Lisboa, tem canal no Youtube com mais de 250 mil inscritos, onde ajuda seus alunos a profissionalizarem sua paixão pela fotografia. Na Europa criou o projeto Fotoescola em Portugal, com foco na fotografia de família e foi convidado para ser embaixador da Profoto Espanha. Além de seu reconhecido trabalho como fotógrafo, o que melhor define o Cézar é sua paixão pela docência. Como professor busca doar tudo de si para o sucesso e transformação de seus alunos. Conheça mais sobre o fotógrafo no Instagram, Facebook, Youtube e em seu site.

Perfil de Cézar Augusto
Continue lendo
Redação mybest
Revisão
mybest
Redação mybest

Produção de conteúdo baseada em curadoria de informação e análise de especialistas. A equipe de redação da mybest trabalha diariamente para fornecer a melhor experiência de escolha de produtos e serviços a mais de 2 milhões de usuários.

Perfil de Redação mybest
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Conteúdo Revisado pelo Fotógrafo Cézar Augusto

Conteúdo Revisado pelo Fotógrafo Cézar Augusto
FotógrafoCézar Augusto

Graduado em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em comunicação audiovisual e multimedia pela Faculdade de Design, Teconologia e Comunicação (IADE), de Lisboa, tem canal no Youtube com mais de 250 mil inscritos, onde ajuda seus alunos a profissionalizarem sua paixão pela fotografia.

Na Europa criou o projeto Fotoescola em Portugal, com foco na fotografia de família e foi convidado para ser embaixador da Profoto Espanha.

Além de seu reconhecido trabalho como fotógrafo, o que melhor define o Cézar é sua paixão pela docência. Como professor busca doar tudo de si para o sucesso e transformação de seus alunos.

Conheça mais sobre o fotógrafo no Instagram, Facebook, Youtube e em seu site.

Como Escolher a Melhor Câmera Nikon

Não importa qual o seu nível de conhecimento em fotografia, a Nikon tem uma câmera que atenderá às suas necessidades. Mas para escolher o seu equipamento ideal, é preciso considerar algumas especificações, como o seu nível de conhecimentos e as funções da câmera. Veja a seguir para saber mais.

1

Escolha o Tipo de Câmera Ideal par Você

Antes de fazer a sua escolha, é preciso definir qual a câmera Nikon que melhor atende às suas necessidades. Considere como você irá utilizá-la e o seu nível de experiência. A partir disso, escolha uma que tenha as funções adequadas para você. Veja a seguir como a Nikon divide suas câmeras.

Compactas: Entrega Portabilidade e Potência

Compactas: Entrega Portabilidade e Potência
Fonte: imaging.nikon.com

Para quem não tem muita experiência com fotografia e busca uma câmera mais simples de usar, mas que ainda assim faça ótimas fotos, as câmeras compactas Nikon Coolpix são ideais. Elas possuem a lente fixa e são mais leves e fáceis de carregar. As funções podem variar de acordo com o modelo.


Podem ser básicas, como a linha “W”, portátil, simples e indicada para usar ao ar livre. Ou mais completas, como as linhas “B” e “P”, que têm funções avançadas e zoom óptico potente, permitindo captar imagens a longa distância com muita qualidade.

Cézar Augusto
Fotógrafo
Cézar Augusto

A linha Coolpix é uma ótima opção para quem não tem aspirações profissionais com a fotografia. O fato de não poder trocar de objetiva é um limitante muito grande. Embora tenha um zoom muito potente, a qualidade das imagens é menor se comparadas a lentes teleobjetivas das mirrorless e DSLR.

Mirrorless: Garante Leveza e Qualidade de Imagem


O diferencial dos modelos de câmeras mirrorless  é que eles não têm o conjunto de prismas e espelhos, como as DSLR. Isso torna essas câmeras, opções mais compactas, leves e, na maioria das vezes, com um custo menor, mas mantendo a alta resolução das imagens.


Elas possuem lentes intercambiáveis, então você poderá escolher qual quer usar. Além disso, têm todas as funções que uma DSLR tem, como sensor de alta qualidade, configurações manuais de ISO, zoom, foco e outros. Esses modelos são identificados pela Nikon com a letra “Z”, seguida pelo número da câmera.

DSLR: Tem Mais Funções para Usuários Avançados

Para quem já tem mais familiaridade com fotografia, sejam profissionais ou entusiastas, as câmeras Nikon DSLR são as ideais. São modelos completos, que permitem fazer fotos com maior precisão e captar imagens com alta qualidade. Indicadas para qualquer ocasião.


As lentes são intercambiáveis e possuem funções completas e complexas. É possível fazer ajustes manuais, de ISO, foco, velocidade e distância, o que dá ao fotógrafo total liberdade criativa. A Nikon identifica esses modelos com a letra “D”, seguido dos números correspondentes ao modelo.

2

Atente-se ao Tamanho do Sensor para Maior Resolução

Atente-se ao Tamanho do Sensor para Maior Resolução

O sensor é a parte responsável pela captura da luz. Ele processa o sinal e o transforma em imagem por meio dos pixels, e influencia na qualidade da imagem,  resolução e profundidade de campo. Quanto maior for, mais pixels terá e melhor será a qualidade da foto.


As câmeras Nikon utilizam o sensor CMOS: eles são mais fáceis de serem produzidos e têm melhor custo-benefício. Nesse caso, o que difere é o tamanho em cada modelo. Nas câmeras DSLR pode ser o DX, tamanho 23.5 mm x 15.6 mm, ou o FX (Full Frame), tamanho 35.9 mm x 24.0 mm.

3

Aumente o ISO para Fotografar Ambientes Escuros

Aumente o ISO para Fotografar Ambientes Escuros

O ISO diz respeito à sensibilidade que o sensor tem à luz, ou seja, é o que determina a quantidade de luz que o sensor irá absorver durante a captura da imagem. Normalmente o ISO das câmeras varia entre 100 até 25.600, mas em alguns casos pode ser expandido até mais de 100.000.


Quanto menor o número, menor sensibilidade, sendo necessária mais luz ambiente para a foto ficar clara. Ao aumentar o ISO, diminui-se essa necessidade. Por isso, para fotografar em ambientes com pouca iluminação, você precisa de ISOs mais altos. No entanto, é necessária atenção, pois um valor muito alto cria mais ruído e diminui a qualidade da imagem.

Cézar Augusto
Fotógrafo
Cézar Augusto

Ficar atento ao ISO é muito importante, pois é uma das características que ajuda muito no conforto de usar a câmera e também para fazer ângulos mais criativos, com mais facilidade.

4

Prefira uma Abertura Acima de f/8 para Fotografar Paisagens

Prefira uma Abertura Acima de f/8 para Fotografar Paisagens

Outra função relacionada à entrada de luz é a abertura da lente, identificada pela numeração f/x. Esse número é inversamente proporcional, ou seja, quanto menor o número, maior a abertura da lente e mais luz ela recebe. Uma f/4 é mais aberta que uma f/14 por exemplo. 


Optar por uma abertura intermediária, como um f/8, lhe trará melhores resultados do que fotografar paisagens com diafragmas muito abertos como f/2.8. Isso acontece porque nestes diafragmas intermediários encontramos o chamado "ponto doce" da lente, onde temos sua melhor entrega de qualidade.

5

Lentes de Acima 50 mm São Ideais para Focar Objetos

Lentes de Acima 50 mm São Ideais para Focar Objetos

A distância focal tem relação direta com o foco e o zoom. Ela é a distância entre o sensor e o ponto de convergência da luz na lente. Pode definir a aproximação e a distância do objeto, e também qual será o campo de visão da imagem captada. É ajustada na própria lente.


Ela é medida em mm. Quanto maior for a abertura, menor será a profundidade do campo de visão, ou seja, uma abertura de 50 mm ou mais, focará em determinado objeto. Já uma abertura menor, com 18 mm, por exemplo, faz uma fotografia mais ampla, o que é ideal para paisagens.


As câmeras compactas têm lente fixa, por isso, escolha uma que atenda o seu objetivo. Já as Mirrorless e DSLR têm lentes intercambiáveis e você poderá usar a lente que preferir. Além de poder ser ajustada, por exemplo, numa lente de 18-50mm você poderá variar a distância entre esses valores.

6

O Maior Zoom Nem Sempre É o Mais Potente

O Maior Zoom Nem Sempre É o Mais Potente

As câmeras compactas costumam vir com a indicação de zoom, por exemplo, 5x, 20x ou 40x. Esse número nada mais é do que o resultado da divisão da distância focal máxima pela mínima das lentes. Dessa forma, uma lente 24-120 mm terá zoom de 5x. Já uma lente 70-200 mm terá um zoom 2,85x.


Mas atenção: um zoom maior não significa que a lente terá mais aproximação do objeto. Isso depende também da distância focal. No exemplo acima, a segunda lente consegue aproximar mais o objeto, apesar de ter um zoom menor do que a primeira, isso porque a sua distância focal é maior.


Existem duas categorias de zoom. O zoom óptico utiliza o jogo de lentes da câmera, e garante maior qualidade de imagem. Já o zoom digital é feito por um software interno, que simula a aproximação, por isso pode haver perda de qualidade. Você encontra as duas opções nas câmeras compactas.

Cézar Augusto
Fotógrafo
Cézar Augusto

É importante destacar que os melhores projetos zoom de lentes são os menores que 3x. O exemplo da 70-200 mm é perfeito: uma lente de muita qualidade, com uma excelente distância focal, mas que "se expande" menos de 3x (2,85x). 


Buscar projetos assim lhe entregarão melhores resultados que relações como uma 18-200mm (mais de 10x).

7

Prefira Resolução de 16 MP ou Mais para Impressões Maiores

Prefira Resolução de 16 MP ou Mais para Impressões Maiores

A resolução está relacionada com a quantidade de pixels, que são pequenos fragmentos que formam a imagem. Quanto mais pixels, mais detalhada será a foto e melhor será a qualidade. Esse é um detalhe importante para quem for imprimir as fotos, principalmente em tamanhos grandes.


Você identifica a resolução pelo valor de megapixels. A boa notícia é que hoje em dia a maioria das câmeras tem pelo menos 16 MP, incluindo as compactas. Mas lembre-se de que uma alta resolução não é a única responsável pela boa qualidade imagem. É necessário prestar atenção nas outras especificações!

8

Gravação em 4K Garante Vídeos com Qualidade Profissional

Gravação em 4K Garante Vídeos com Qualidade Profissional

A vantagem de câmeras tão avançadas como temos hoje, é que além de fotos excelentes, elas também permitem gravar vídeos com altíssima qualidade. Isso é ótimo para quem deseja produzir conteúdos em vídeo com a câmera, seja para vlogs, gravação de eventos e vídeos profissionais.


Grande parte delas filma em Full HD, o que já garante vídeos com uma resolução excelente. Mas para ficar melhor ainda, alguns modelos, tanto compactas quando profissionais, passaram a utilizar a tecnologia 4K, que resulta em vídeos com uma qualidade impressionante.

9

Veja Quais Recursos Extras Estão Disponíveis

Veja Quais Recursos Extras Estão Disponíveis

Para deixar suas câmeras ainda mais completas, a Nikon oferece alguns recursos extras. Eles podem variar de acordo com o modelo, por isso é importante verificar quais deles serão úteis para você. Veja a seguir os mais comuns e suas funções.


  • Conectividade: confira se a câmera tem Wi-Fi e Bluetooth para facilitar compartilhamento das fotos. A Nikon ainda oferece a tecnologia SnapBridge em alguns modelos, que permite enviar os arquivos para outros dispositivos facilmente.
  • LCD articulável: esse é um diferencial que permite melhor visualização do enquadramento. O que é ótimo para capturar imagens em diferentes ângulos e também para selfies.
  • GPS: essa função deixará registrado o local onde a foto foi tirada, ótimo para lembrarmos exatamente de onde é cada imagem.
  • À prova d’água: essa função permite capturar fotos enquanto você mergulha, na chuva ou na piscina sem que a câmera seja danificada.
  • À prova de congelamento: função específica para quem precisa fotografar em baixas temperaturas.
  • À prova de choque: a câmera vem com um corpo reforçado, próprio para fotografar durante a prática de alguma atividade ou aventura. Diminui as chances de o equipamento quebrar devido a batidas e quedas.

Esses são alguns dos principais recursos extras que você poderá encontrar em uma câmera Nikon. Na hora de comprar a sua, opte por uma que tenha as funções que você precisa. Escolha de acordo com os objetivos que você tem para o equipamento.

Cézar Augusto
Fotógrafo
Cézar Augusto

Se você está começando agora, não se apegue a estas funções extras. Comece com o que o seu bolso lhe permitir e veja na prática diária o que realmente precisa para um upgrade de câmera.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 4 Melhores Câmeras Nikon Compactas

Você é do time que prefere uma boa compacta? Então saiba que há excelentes modelos disponíveis no mercado. Neste ranking você encontrará as 4 melhores câmeras compactas da Nikon, levando em consideração as dicas de como escolher. Escolha a sua!
Organizar por popularidade
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
1

NIKON

Coolpix P900

NIKON Coolpix P900 1

R$ 6.659,00

Lev. alto

Uma Potência que Impressiona

2

NIKON

Coolpix B500

NIKON Coolpix B500 1

R$ 2.950,00

Médio

Portátil no Tamanho, Grande no Resultado

3

NIKON

Coolpix W300

NIKON Coolpix W300 1

R$ 3.399,00

Médio

Perfeita para Registrar Suas Aventuras

4

NIKON

Coolpix W150

NIKON Coolpix W150 1

R$ 1.476,05

Lev. baixo

Para Todos os Momentos, Até os Debaixo d’Água

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

NIKONCoolpix P900

Coolpix P900 1
A Partir de:
R$ 6.659,00
Lev. alto
A Partir de:
R$ 6.659,00
Lev. alto

Uma Potência que Impressiona

Embora classificada como uma câmera compacta, a Nikon Coolpix P900 é poderosa. Tem um impressionante alcance de zoom em 83x e grande distância focal. Essa combinação permite capturar fotos e vídeos a longa distância, com uma nitidez e riqueza de detalhes incríveis.


Possuí um sistema que reduz a vibração, resultando em fotos mais estáveis. O autofoco é capaz de detectar o objeto da foto facilmente, para um enquadramento mais preciso. Para deixar ainda melhor, tem um monitor LCD multiangulo e antirreflexo, o que dá ótima visibilidade.

Este ranking foi útil para você?
No.2

NIKONCoolpix B500

A Partir de:
R$ 2.950,00
Médio

Portátil no Tamanho, Grande no Resultado

Uma câmera simples de usar, mas com configurações avançadas. O potente zoom combinado com a grande distância focal permite capturar imagens à longa distância com alta definição. O sistema de redução da vibração de alto desempenho reduz o efeito tremido e proporciona imagens mais nítidas.


Definindo as suas funções preferidas no modo automático, você poderá capturar suas imagens de maneira rápida. O monitor em LCD com amplo ângulo de visão torna o enquadramento simples e fácil de visualizar. E o melhor é que tudo isso vem em uma câmera compacta e leve!


Segundo avaliações de quem comprou a câmera Nikon Coolpix B500, é muito fácil de manusear o equipamento. Há elogios para a capacidade de zoom e a nitidez nas fotografias noturnas. Além disso, a câmera conta com LCD articulável! Confira mais detalhes nos links.

No.3

NIKONCoolpix W300

A Partir de:
R$ 3.399,00
Médio

Perfeita para Registrar Suas Aventuras

Para quem gosta de viajar e viver aventuras, essa câmera será a companhia perfeita. Ela é preparada para qualquer condição climática. Você poderá mergulhar até 30 m de profundidade com ela e fotografar em temperatura de até - 14°C.


Além da localização, o GPS permite verificar a profundidade da água no monitor e em tempo real. A focagem automática e o sistema de redução de vibração permitem disparos rápidos, para capturar imagens estáveis, precisas e com alta qualidade.

No.4

NIKONCoolpix W150

A Partir de:
R$ 1.476,05
Lev. baixo
A Partir de:
R$ 1.476,05
Lev. baixo

Para Todos os Momentos, Até os Debaixo d’Água

Uma câmera simples, fácil de usar e perfeita para as férias. Com ela, qualquer pessoa conseguirá registrar os melhores momentos ao ar livre. Apesar de pequena, ela é muito resistente, é à prova d’água, (até 10 m de profundidade), à prova de choque e de congelamento (até -10°C).


Tem uma boa configuração, que permite fazer fotos e vídeos com muitos detalhes, cores brilhantes e qualidade impressionante. O monitor é em LCD e antirreflexo, oferecendo uma visibilidade clara, mesmo debaixo d’água. Além do zoom óptico, conta comum zoom digital de 6x, para maior alcance.

Confira Outras Indicações de Câmeras Digitais

Para você que adora fotografia e está em busca de mais opções,que tal conferir o nosso ranking com as melhores câmeras fotográficas? Precisa de uma câmera à prova d’água? Também temos as melhores indicações para você. Clique nos links para ver.

Conclusão

Agora que você leu este artigo sobre como escolher uma câmera Nikon, poderá comprar o seu novo equipamento com tranquilidade. Considere as nossas dicas e preste atenção nas especificações apontadas. Assim você irá garantir a sua câmera ideal.


Lembre-se de optar por uma de acordo com o seu nível de experiência e que tenha as funções adequadas ao seu objetivo. Conhece outras pessoas que estão interessadas em uma câmera Nikon? Então ajude-as a escolher compartilhando o link deste artigo.


por Natalia Iannacone

Top 4 Melhores Câmeras Nikon

1º lugar: NIKONCoolpix P900

2º lugar: NIKONCoolpix B500

3º lugar: NIKONCoolpix W300

4º lugar: NIKONCoolpix W150

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Câmeras e Foto
  4. Top 10 Melhores Câmeras Nikon em 2024 (Coolpix, D7500 e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.