• Top 10 Melhores Serras Esquadria em 2021 (Makita, Dewalt e mais) 1
  • Top 10 Melhores Serras Esquadria em 2021 (Makita, Dewalt e mais) 2
  • Top 10 Melhores Serras Esquadria em 2021 (Makita, Dewalt e mais) 3
  • Top 10 Melhores Serras Esquadria em 2021 (Makita, Dewalt e mais) 4
  • Top 10 Melhores Serras Esquadria em 2021 (Makita, Dewalt e mais) 5

Top 10 Melhores Serras Esquadria em 2021 (Makita, Dewalt e mais)

Se você deseja montar uma oficina, certamente considerou adquirir uma serra esquadria. Seja por hobby ou trabalhos profissionais, essa ferramenta pode fazer muita diferença na vida daqueles que trabalham com cortes, já que há serras específicas para madeira, e outras que cortam até alumínio.


Marcas como Dewalt, Makita e Vonder apresentam uma série de modelos diferentes. Isso é bem legal, pois te permite escolher a mais versátil e adaptável para sua rotina, mas também pode confundir na hora da compra. Por isso, preparamos um top 10 melhores serra esquadria do mercado. Confira!

Parceiros mybest neste artigo

André Oliveira
  • Última atualização: 16/08/2021
  • 3.462 visualizações
Sumário

Conteúdo Revisado pelo Marceneiro e Youtuber André Oliveira

Convidamos o Marceneiro e Youtuber André Oliveira para trazer as melhores informações e revisar cada um dos critérios de como escolher a melhor serra esquadria. A seguir um resumo do perfil do profissional.

Conteúdo Revisado pelo Marceneiro e Youtuber André Oliveira

Marceneiro e youtuber André Oliveira


O marceneiro André Oliveira desde os 12 anos e decidiu unir a sua profissão à sua paixão por ensinar.


Por isso, criou o canal do Youtube Oficina Marcenaria Rústica, onde ministra cursos completos e alcança pessoas que querem aprender a arte da marcenaria para trabalhar na área ou fazer projetos pessoais.


Além disso, administra dois grandes grupos de marcenaria em redes sociais, um exclusivo para iniciantes e o outro misto voltado para profissionais, hobbystas e iniciantes.


Conheça mais sobre os serviços do André no Instagram, YouTube e Facebook.

*Os produtos listados no ranking não foram selecionados pelo especialista.

O que é Serra Esquadria?

O que é Serra Esquadria?

A serra esquadria é uma ferramenta bastante utilizada em marcenarias e construções que se caracteriza por realizar cortes em diferentes ângulos de maneira bastante precisa. Seus modelos atendem principalmente materiais como madeiras e derivados.


Por este motivo, ela é bastante utilizada para construção de móveis ou mesmo reformas de casas e apartamentos. Apesar de ser uma serra relativamente grande, ela também é portátil, ou seja, não precisa ficar fixa em sua oficina. É muito utilizada para construção de armários, rodapés e até molduras.


Contudo, ao procurar pela ferramenta você poderá se perguntar: qual a diferença entre serra esquadria e serra de meia esquadria? Ainda que seja possível encontrar as 2 nomenclaturas no mercado, o produto é o mesmo. Portanto, essa questão não é algo a se preocupar na hora da compra.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Além da marcenaria, a serra esquadria é muito utilizada na carpintaria, principalmente na confecção de telhados, encaixes, tesouras e peças que requerem exatidão nos cortes em ângulos.

Como Escolher a Melhor Serra Esquadria

Agora que você já entendeu o que é uma serra meia esquadria e o motivo dela ser tão útil para seus trabalhos, chegou a hora de analisar quais fatores você deve prestar atenção ao escolher essa ferramenta. Se atentar a esses detalhes é fundamental para que sua compra seja mais precisa. Confira!

Potências Mais Altas Possibilitam Cortes em Materiais Mais Pesados

Potências Mais Altas Possibilitam Cortes em Materiais Mais Pesados

A potência é um fator que afeta diretamente o poder de corte da serra esquadria. De modo geral, quanto maior for potência, mais facilidade você terá para cortar materiais pesados, como madeiras mais duras. A título de referência, as serras costumam apresentar uma potência entre 1500 W a 1700 W.


Modelos com essa potência já são suficientes para trabalhar com MDF e diversos tipos de madeira. No entanto, caso você trabalhe com estruturas mais rígidas e pesadas, que exigem mais potência de motor, é recomendado adquirir uma serra de no mínimo 1800W.

Para Mais Eficiência, Verifique o Número de Rotações por Minuto

Para Mais Eficiência, Verifique o Número de Rotações por Minuto

Outro dado importante ao escolher sua serra esquadria é observar a taxa de RPM, isto é, rotações por minuto, da lâmina. Essa especificação costuma variar entre 3000 e 5000 RPM. Quanto maior for a taxa, maior será a velocidade obtida no corte, resultando em mais eficiência e qualidade.


Sendo assim, a taxa de RPM deve ser analisada de maneira semelhante à potência. Para materiais mais leves, como MDF e Pinus, 3000 RPM são suficientes. Porém, caso você pretenda trabalhar com materiais mais duros, como Carvalho, por exemplo, o mais indicado é optar por uma serra com 4000 RPM ou mais.

Serras de Esquadria com Braço Telescópio Cortam Peças de Maior Largura

Serras de Esquadria com Braço Telescópio Cortam Peças de Maior Largura
O braço da serra de meia se esquadria se refere à parte do equipamento onde é posicionada o disco com a lâmina de corte. Ao realizar a compra, você irá perceber que alguns modelos possuem braço fixo e outros braço telescópico, que são as chamadas serras meia esquadria telescópicas.


As serras de braço fixo são menores e de preço mais acessível, com essa característica elas realizam cortes cuja largura segue o tamanho do braço, que costuma ser de ate 15 cm. Já as de braço telescópico possuem uma guia de corte que se estende para fora da base do equipamento.

Nesse caso, a largura de corte pode ser estendida a mais de 30 cm, a depender do tamanho desta guia externa. Durante o corte, o braço também irá avançar para fora da ferramenta. Isso permite trabalhar com materiais maiores e realizar cortes mais largos. Porém, costuma custar mais.

Atente-se ao Ângulo de Corte Oferecido pela Serra de Esquadria

Atente-se ao  Ângulo de Corte Oferecido pela Serra de Esquadria

A serra de meia esquadria possibilita a realização de cortes precisos em diferentes ângulos. Porém, ainda que essa característica seja comum à categoria, cada modelo possui suas especificidades. Em alguns, é possível cortar em qualquer ângulo desejado, em outros, há ângulos pré-definidos.


Algumas serras também permitem cortes em ângulos de 45° à 90° em apenas uma direção. Em outras, é possível cortar de 45° à 90° tanto à esquerda do braço da serra quanto à direita. Essa é uma característica que pode facilitar muito o seu trabalho, trazendo mais dinamismo durante os cortes.


Outro fator importante é verificar o ângulo de inclinação, o qual possibilita realizar cortes chanfrados na madeira. Diferente do anterior, que faz um movimento horizontal, esse ajuste se dá na vertical, podendo chegar a até 45º em alguns modelos. É um ajuste fundamental para cortes de encaixe

Serras Esquadria com Discos Maiores Oferecem Mais Poder do Corte

Serras Esquadria com Discos Maiores Oferecem Mais Poder do Corte

O disco é a parte que contém a lâmina de corte da serra esquadria, por isso, esse é um quesito que pode afetar o poder de corte da ferramenta. Em geral, discos maiores são mais indicados para quem precisa trabalhar com materiais mais robustos e pesados, enquanto os menores, para materiais mais leves.


No mercado, o tamanho mais comum é 10" (254 mm), que é versátil para vários tipos de trabalho. Para quem precisa de uma serra mais leve e compacta, discos de 7 1/4" (185 mm) e 8" (203 mm) são boas opções. Agora, para trabalhos realmente pesados, os mais indicados são os discos de 12" (305 mm).

A Profundidade de Corte de sua Serra Define o Material Trabalhado

A Profundidade de Corte de sua Serra Define o Material Trabalhado

A profundidade de corte que a serra meia esquadria pode realizar é fundamental para definir com quais materiais você poderá trabalhar. Isso porque, quanto mais profundo for o corte, mais robusto pode ser o material a ser cortado. Por isso, é importante ficar atento a essa especificação.


A profundidade máxima costuma ser apresentada em milimetros (mm), e como dito, representa a profundidade que os materiais podem ter para serem cortados. Vale ressaltar que em cortes com ângulos curvos, este número costuma diminuir. A maioria das serras apresenta cerca de 70 mm para ângulos retos.

Verifique o Material Cortado pela Serra e se Ele se Aplica ao seu trabalho

Verifique o Material Cortado pela Serra e se Ele se Aplica ao seu trabalho

Serras meia esquadria costumam ser utilizadas principalmente para cortes em madeiras e derivados, como MDF, por exemplo. Porém, alguns modelos possibilitam cortes em outros materiais, como plástico, alumínio, acrílico e painéis revestidos.

Sendo assim, antes de realizar a compra, lembre-se de verificar quais materiais podem ser cortados pela serra e se eles se assemelham aos utilizados em sua oficina. Afinal, não adianta escolher a melhor serra meia esquadria do mercado se você não poderá utilizá-la no que precisa, não é mesmo?

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Dependendo do modelo da serra esquadria, ela pode ser usada para cortar metais como alumínio. Contudo é válido ressaltar que para esse tipo de corte existem discos específicos para alumínio e também os específicos para corte em madeira. E ainda os discos multicortes, que servem para os dois materiais, mas a máquina precisa ser compatível com esse tipo de trabalho. Verifique quais tipos de material cada modelo de meia esquadria é indicada.

Recursos Extras Dão Mais Praticidade e Segurança ao Trabalho

Recursos Extras Dão Mais Praticidade e Segurança ao Trabalho

Além de todas as características já apresentadas, uma boa serra meia esquadria também inclui recursos extras para tornar seu trabalho mais prático, seguro e preciso. Entre esses recursos, os mais comuns são coletor de pó e serragem, e guia laser.


O coletor ajuda a manter sua área de trabalho sempre lima, enquanto a mira auxilia na precisão dos cortes. Outros recursos comuns são iluminação LED, freio instantâneo, partida suave, entre outros, tudo para oferecer mais segurança e conforto ao usuário durante os trabalhos.

Para Praticidade, Escolha uma Serra Leve

Para Praticidade, Escolha uma Serra Leve

Ainda que as serras de meia esquadria sejam móveis, o peso pode variar bastante. Modelos mais leves e portáteis costumam ter cerca de 10 kg, e são ótimas para levar consigo para os trabalhos. Contudo, há modelos que ultrapassam os 20kg, o que pode dificultar a mobilidade para alguns usuários.


É normal que quanto maior for o motor, mais pesada será a serra. Portanto, durante a compra, considere se você pretenderá transportá-la para diferentes locais ou utilizá-la somente em sua oficina. E lembre-se que, caso queira transportá-la, quanto mais leve for a serra, mais fácil será.

Confira se a Voltagem da Serra Meia Esquadria é Compatível com a Sua Oficina

Confira se a Voltagem da Serra Meia Esquadria é Compatível com a Sua Oficina

Um detalhe que muitas vezes passa despercebido na hora da compra é a voltagem da ferramenta. Ainda que muitos equipamentos sejam bivolt atualmente, as serras meia esquadria ainda utilizam voltagens específicas, ou seja, 127 e 220 v. Portanto é preciso atenção a essa especificação.


Vale lembrar que usar a ferramenta na voltagem errada pode, além de danificar o motor da serra, causar acidentes elétricos no local. Sendo assim, não deixe de conferir a versão que pretende adquirir, pois, na maioria das vezes as marcas dispõem das 2 opções de voltagens para o mesmo modelo.

Top 10 Melhores Serras Esquadria

Depois de toda explicação sobre quais características analisar, chegou a hora de apresentarmos nosso ranking com as 10 melhores serras meia esquadrias disponíveis no mercado. Certamente algum dos modelos listados será perfeito para atender a sua demanda. Confira todos os detalhes a seguir!

10

EINHELLSerra de Esquadria Einhell

TC-MS 2513 L

A partir de R$ 1.208,61

Potência1600 W
Rotações por Minuto4000 RPM
BraçoFixo
Ângulo de Corte45º para ambos os lados e até 45º de inclinação a esquerda
Tamanho do Disco10" (250 mm)
Profundidade-
Materiais IndicadosMadeira, painéis revestidos e plásticos
Recursos ExtrasColetor de pó
Peso9,7 kg
Voltagem127 V
9

MAKITASerra de Esquadria Makita

LS1216

A partir de R$ 5.319,50

Potência1650 W
Rotações por Minuto3200 RPM
BraçoTelescópico
Ângulo de Corte45º para ambos os lados e até 45º de inclinação
Tamanho do Disco12" (305 mm)
Profundidade107 mm
Materiais IndicadosMadeira e derivados
Recursos ExtrasGuia laser, coletor de pó, freio instantâneo, partida suave e mais
Peso26,6 kg
Voltagem127 V
8

DEWALTSerra de Esquadria DeWALT

DW714-B2

A partir de R$ 1.776,50

Potência1650 W
Rotações por Minuto4600 RPM
BraçoFixo
Ângulo de Corte0º, 15º, 22,5º, 30º e 45º para ambos os lados e até 45º de inclinação a direita
Tamanho do Disco10" (254 mm)
Profundidade89 mm
Materiais IndicadosMadeiras, alumínio e plásticos
Recursos ExtrasColetor de pó e iluminação LED
Peso13,1 kg
Voltagem127 V
7

STANLEYSerra de Esquadria Stanley 10

SM16-BR

A partir de R$ 1.212,71

Potência1650 W
Rotações por Minuto4800 RPM
BraçoFixo
Ângulo de CorteAté 47º a esquerda, até 52º a direita e até 45º de inclinação
Tamanho do Disco10" (254 mm)
Profundidade75 mm
Materiais IndicadosMadeiras e acrílico
Recursos ExtrasGuia laser e coletor de pó
Peso10,5 kg
Voltagem220 V
6

SKILSerra de Esquadria Telescópica Skil

F0123311AB

A partir de R$ 1.616,34

Potência1800 W
Rotações por Minuto4800 RPM
BraçoTelescópico
Ângulo de Corte45º para ambos os lados
Tamanho do Disco10" (254 mm)
Profundidade80 mm
Materiais IndicadosMadeira e derivados
Recursos ExtrasColetor de pó
Peso20,1 kg
Voltagem127 V
5

MAKITASerra de Esquadria Makita

MLS100

A partir de R$ 1.577,74

Potência1500 W
Rotações por Minuto4200 RPM
BraçoFixo
Ângulo de CorteAté 45º para ambos os lados e até 45º de inclinação a esquerda
Tamanho do Disco10" (254 mm)
Profundidade75 mm
Materiais IndicadosMadeira e alumínio
Recursos ExtrasFreio instantâneo e coletor de pó
Peso14,7 kg
Voltagem220 V
4

GAMMASerra Esquadria Gamma

G2354/BR1

A partir de R$ 919,90

Potência1800 W
Rotações por Minuto4900 RPM
BraçoFixo
Ângulo de CorteAté 45º para ambos os lados e até 45º de inclinação
Tamanho do Disco10" (254 mm)
Profundidade75 mm
Materiais IndicadosMadeira e derivados
Recursos ExtrasColetor de pó
Peso10,7 kg
Voltagem127 V
3

VONDERSerra Esquadria Vonder 7 1/4

EV 857

A partir de R$ 669,00

Potência850 W
Rotações por Minuto5000 RPM
BraçoFixo
Ângulo de CorteAté 45º para ambos os lados e até 45º de inclinação
Tamanho do Disco7 1/4 (185 mm)
Profundidade85 mm
Materiais IndicadosMadeira e derivados
Recursos ExtrasColetor de pó
Peso5,4 kg
Voltagem127 V
2

BOSCHSerra de Esquadria Bosch GCM 10X Professional

0 601 B15 0E0

A partir de R$ 1.724,18

Potência1700 W
Rotações por Minuto4800 RPM
BraçoFixo
Ângulo de CorteAté 47º a esquerda, até 52º a direita e até 45º de inclinação a esquerda
Tamanho do Disco10" (254 mm)
Profundidade89 mm
Materiais IndicadosMadeiras e derivados
Recursos ExtrasConteção de pó e iluminação led
Peso14,1 kg
Voltagem220 V
1

VONDERSerra Esquadria Vonder

SEV 1810T

A partir de R$ 1.485,11

Potência1800 W
Rotações por Minuto5000 RPM
BraçoTelescópico
Ângulo de Corte45º para ambos os lados e até 45º de inclinação a esquerda
Tamanho do Disco10" (254 mm)
Profundidade72 mm
Materiais IndicadosMadeira e derivados
Recursos ExtrasColetor de pó
Peso12,9 kg
Voltagem220 V

Comparação das Melhores Serras Esquadria

Foto
1
VONDER Serra Esquadria Vonder 1

VONDER

2
BOSCH Serra de Esquadria Bosch GCM 10X Professional 1

BOSCH

3
VONDER Serra Esquadria Vonder 7 1/4 1

VONDER

4
GAMMA Serra Esquadria Gamma 1

GAMMA

5
MAKITA Serra de Esquadria Makita 1

MAKITA

6
SKIL Serra de Esquadria Telescópica Skil 1

SKIL

7
STANLEY Serra de Esquadria Stanley 10 1

STANLEY

8
DEWALT Serra de Esquadria DeWALT 1

DEWALT

9
MAKITA Serra de Esquadria Makita 1

MAKITA

10
EINHELL Serra de Esquadria Einhell 1

EINHELL

Nome

Serra Esquadria Vonder

Serra de Esquadria Bosch GCM 10X Professional

Serra Esquadria Vonder 7 1/4

Serra Esquadria Gamma

Serra de Esquadria Makita

Serra de Esquadria Telescópica Skil

Serra de Esquadria Stanley 10

Serra de Esquadria DeWALT

Serra de Esquadria Makita

Serra de Esquadria Einhell

Destaque

Potência de 1800 W para Cortes em materiais Duros

Potência, Desempenho e Robustez

Compacta, Leve e Funcional para Levar Consigo

Alta Qualidade por um Preço Acessível

A Melhor Serra Meia Esquadria Com Braço Fixo

Opção Robusta e Com Alta Potência

Com Recursos Extras para Aumentar Sua Praticidade

Eficiente e Versátil para o Dia a Dia da Oficina

Braço Telescópico para Maiores Larguras

Versátil para Cortas Até 3 Tipos de Materiais

Preço a partir deR$ 1.485,11R$ 1.724,18R$ 669,00R$ 919,90R$ 1.577,74R$ 1.616,34R$ 1.212,71R$ 1.776,50R$ 5.319,50R$ 1.208,61
Potência1800 W1700 W850 W1800 W1500 W1800 W1650 W1650 W1650 W1600 W
Rotações por Minuto5000 RPM4800 RPM5000 RPM4900 RPM4200 RPM4800 RPM4800 RPM4600 RPM3200 RPM4000 RPM
BraçoTelescópicoFixoFixoFixoFixoTelescópicoFixoFixoTelescópicoFixo
Ângulo de Corte45º para ambos os lados e até 45º de inclinação a esquerdaAté 47º a esquerda, até 52º a direita e até 45º de inclinação a esquerdaAté 45º para ambos os lados e até 45º de inclinaçãoAté 45º para ambos os lados e até 45º de inclinaçãoAté 45º para ambos os lados e até 45º de inclinação a esquerda45º para ambos os ladosAté 47º a esquerda, até 52º a direita e até 45º de inclinação0º, 15º, 22,5º, 30º e 45º para ambos os lados e até 45º de inclinação a direita45º para ambos os lados e até 45º de inclinação45º para ambos os lados e até 45º de inclinação a esquerda
Tamanho do Disco10" (254 mm)10" (254 mm)7 1/4 (185 mm)10" (254 mm)10" (254 mm)10" (254 mm)10" (254 mm)10" (254 mm)12" (305 mm)10" (250 mm)
Profundidade72 mm89 mm85 mm75 mm 75 mm 80 mm75 mm89 mm107 mm-
Materiais IndicadosMadeira e derivadosMadeiras e derivadosMadeira e derivadosMadeira e derivadosMadeira e alumínio Madeira e derivadosMadeiras e acrílicoMadeiras, alumínio e plásticosMadeira e derivadosMadeira, painéis revestidos e plásticos
Recursos ExtrasColetor de póConteção de pó e iluminação ledColetor de póColetor de póFreio instantâneo e coletor de póColetor de póGuia laser e coletor de póColetor de pó e iluminação LEDGuia laser, coletor de pó, freio instantâneo, partida suave e maisColetor de pó
Peso12,9 kg14,1 kg5,4 kg10,7 kg14,7 kg20,1 kg10,5 kg13,1 kg26,6 kg9,7 kg
Voltagem220 V220 V127 V127 V220 V127 V220 V127 V127 V127 V
Link

Conheça a Serra Meia Esquadria Manual, uma Opção de Custo Mais Acessível

Se você precisa de uma ferramenta de corte precisa e eficiente, mas não pretende fazer um investimento alto, a serra meia esquadria manual é uma boa opção. Ela é perfeita para quem tem a marcenaria como hobby ou mesmo para profissionais que trabalham com materiais menores e mais leves.


Contudo, como é de se imaginar, não se pode esperar o mesmo desempenho que uma ferramenta elétrica. Com ela você poderá ajustar o ângulo horizontal de forma precisa e realizar o corte como uma espécie de serrote, porém de forma guiada, precisa e com um excelente acabamento.

STANLEYSerra Meia Esquadria Manual Stanley

20-800

A partir de R$ 374,35

Ângulo de CorteAté 45º para ambos os lado
Profundidade40 mm
Materiais IndicadosMadeira e derivados
Peso-

Cuidados de Segurança ao Utilizar sua Serra Meia Esquadria

Cuidados de Segurança ao Utilizar sua Serra Meia Esquadria

Serras meia esquadria costumam ser ferramentas práticas e intuitivas, mas se você não tomar cuidado elas também podem ser bastante perigosas e causar acidentes. Por isso, ao utilizar sua serra, é fundamental portar equipamentos de proteção, como óculos especiais, máscaras, protetores auriculares e luvas.


Também é recomendado conferir se a área de corte da serra está vazia, isto é, sem nenhum obstáculo por perto, e certificar-se de que o cabo está ligado na tomada de forma livre, sem que se enrosque em outros materiais de sua oficina. Com esses cuidados, sua segurança fica muito maior.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Praticamente todos os modelos atuais de serra esquadria possuem uma ou duas morsas verticais para fixar a madeira que será cortada, tornando essa tarefa mais segura, pois dependendo do ângulo a ser cortado poderá haver risco de golpe do disco de corte na madeira. Nunca segure a madeira com a mão, sempre fixe-a na morsa vertical antes de iniciar o corte.

Perguntas Frequentes sobre Serras Esquadria

Perguntas Frequentes sobre Serras Esquadria

Muitas pessoas têm dúvidas de como usar a serra esquadria em algumas situações. Por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para o marceneiro André Oliveira. Confira a seguir.

Como Regular a Serra Meia Esquadria?

Cada modelo possui um tipo de ajuste próprio. Alguns vêm com um fixador embaixo do prato preso com parafusos. Neste caso, basta afrouxar os parafusos, achar o ângulo exato e apertá-los novamente. Porém, em outros modelos é necessário recorrer a uma assistência técnica da própria marca para fazer a aferição exata. 


Para ter certeza de que os graus posicionados na régua do prato estão corretos em relação à posição da lâmina, faça o seguinte:


  • Coloque o marcador do prato em 45 graus e trave-o;
  • Com a máquina desligada da tomada, baixe a lâmina até abaixo do risco de corte, deixando somente a sua lateral acima do vão de corte do prato;
  • Por fim, encoste um lado de um esquadro de 45 graus na lateral do disco de serra e o outro na base do fundo, onde é encostada a madeira que será cortada;
  • Agora é só conferir: se os 2 lados do esquadro estiverem encostando com perfeição nos locais indicados acima, a lâmina está regulada!

Bem fácil, não é verdade?

Quais as Vantagens e Desvantagens da Serra Esquadria?

Praticamente não existem desvantagens na serra meia esquadria, ela é apta para fazer o trabalho que a define, cortar em ângulos de 90,45 graus e outros com exatidão e rapidez.


Talvez, se é que podemos considerar uma desvantagem nas serras meia esquadria, seria o seu peso, mesmo sendo uma máquina considerada estacionária, dependendo da área que ela atue, precisará ser transportada constantemente e mesmo com o corpo em alumínio que é um metal relativamente mais leve, ainda sim o conjunto todo chega a ser de um peso considerável na maioria dos modelos.

 
Talvez mais adiante possam ser montadas em materiais como fibra de carbono ou outro tipo de material leve e resistente, sem comprometer a durabilidade da meia esquadria e a exatidão nos cortes.

Poderia nos Dar Dicas de como Usar a Serra Esquadria para Fazer Cortes Perfeitos na Madeira?

A melhor forma para fazer cortes exatos em madeira ainda é com a velha e boa conferência, com o esquadro tanto de 90 como o de 45 graus encostado no batente da máquina ou base de encosto e conferindo com a linha de corte se o ângulo está correto. Depois conferir com a lateral da lâmina encostada na lateral do esquadro e a outra parte do esquadro encostada totalmente na base de encosto.


Acertado o ângulo desejado, pode-se fixar o prato da serra meia esquadria, e no caso de outros ângulos que não seja possível achar com os esquadros convencionais de 45 ou 90 graus, fazemos uso de uma suta copiadora de ângulo, achando o ângulo através de um transferidor de graus. Essa ainda é a melhor forma para se cortar madeira com exatidão e perfeição na serra esquadria.

Que Tal Aumentar Ainda Mais Sua Oficina?

Por que não aproveitar a compra de uma serra meia esquadria para pesquisar outros materiais que podem tornar sua oficina ainda mais eficiente? Aqui na mybest você encontra artigos sobre diversas ferramentas, como martelos, furadeiras de bancada e mesmo chaves inglesas. Veja nos links abaixo.

Conclusão

Depois de todas essas informações, ficou bem mais fácil decidir qual é a melhor serra meia esquadria para sua oficina, não é mesmo? Lembre-se que cada um apresenta prós e contras, e o mais importante é que a ferramenta seja adaptável ao seu tipo de trabalho.


Temos certeza de que alguma das opções de nosso ranking será bastante satisfatória. Se você aprendeu com este artigo, lembre-se de compartilhá-lo com amigos que também gostem de marcenaria e carpintaria. E se tiver mais alguma dúvida durante a compra, pode voltar que te ajudamos!

por Mariangela Castro

Você pode gostar também

  • Top 10 Melhores Alicates de Corte em 2021 (Gedore, Tramontina e mais)
    Top 10 Melhores Alicates de Corte em 2021 (Gedore, Tramontina e mais)
    Ter um alicate de corte na caixa de ferramentas é útil para você fazer reparos domésticos ou até projetos especiais. Com ele em mãos, você consegue cortar arames e fios de cobre, de alumínio e de aço com precisão e um acabamento impecável. É uma ferramenta versátil e indispensável para se ter em casa.No mercado, você encontra alicates de corte diagonal, rente e outros formatos, o que torna a escolha mais difícil. Para te ajudar nessa missão, criamos um guia de compra sobre a ferramenta e também um ranking com os 10 melhores alicates de corte, de marcas como Gedore, Tramontina e Hikari. Vamos lá?
    Ferramentas
    2.931 visualizações
  • Top 10 Melhores Furadeiras de Impacto em 2021 (Makita, Bosch, Dewalt e mais)
    Top 10 Melhores Furadeiras de Impacto em 2021 (Makita, Bosch, Dewalt e mais)
    Você planejou colocar um item de decoração ou prateleira, mas na hora de furar se deparou com uma coluna de concreto? Nesses casos, as furadeiras de impacto são a solução ideal. Além do movimento giratório comum, elas aplicam golpes de impacto que potencializam sua capacidade de perfuração!Esses equipamentos são fabricados por várias marcas, como Makita, Bosch e Dewalt. Contudo, é preciso ficar antenado às especificações de cada modelo para escolher o ideal no seu caso. Para isso, confira agora nosso guia completo e o ranking com as 10 melhores furadeiras de impacto do mercado!
    Ferramentas
    4.849 visualizações
  • Top 10 Melhores Sopradores Térmicos em 2021 (Makita, Bosch, DeWalt e mais)
    Top 10 Melhores Sopradores Térmicos em 2021 (Makita, Bosch, DeWalt e mais)
    Os sopradores térmicos são aparelhos muito úteis para retirada de adesivos, secagem de pinturas, consertos em tubulações, artesanatos, entre outras funcionalidades. Eles são parecidos com os secadores de cabelo no visual e no funcionamento, porém são muito mais potentes em intensidade e temperatura.Essas ferramentas são fabricadas por marcas como Makita, Bosch e DeWalt. Contudo, é importante ficar atento a uma série de aspectos dos modelos para escolher o melhor no seu caso. Para te ajudar, preparamos um guia completo e um ranking com os 10 melhores sopradores térmicos do mercado. Confira!
    Ferramentas
    2.915 visualizações
  • Top 10 Melhores Arcos de Serra para Comprar em 2021
    Top 10 Melhores Arcos de Serra para Comprar em 2021
    Os arcos de serra são ferramentas de corte bem simples e bastante versáteis. Eles podem ser usados para cortar madeira, plástico ou até metal, sendo muito úteis para manutenções de encanamentos ou instalações elétricas, além de marcenarias, artesanatos, entre outras atividades.Há diversos tipos e marcas de arcos de serra, como Tramontina, Vonder e Starret. Para escolher a melhor no seu caso, você precisa entender as principais características dessas ferramentas. Pensando nisso, elaboramos um guia completo e um ranking com os 10 melhores arcos de serra do mercado. Confira!
    Ferramentas
    1.670 visualizações
  • Top 10 Melhores Serras Mármore em 2021 (Bosch, Makita, DeWalt e mais)
    Top 10 Melhores Serras Mármore em 2021 (Bosch, Makita, DeWalt e mais)
    As serras mármore são ferramentas fundamentais em obras e reformas. Por meio de um disco circular diamantado e uma alta velocidade de rotação, elas possibilitam fazer cortes retos de forma muito prática em materiais resistentes como mármores, pisos, tijolos, paredes, entre outros. Makita, Bosch e DeWalt são as marcas mais tradicionais. Contudo, os equipamentos variam em potência, rotação, capacidade de corte e outros fatores importantes. Para te ajudar a escolher o melhor, preparamos um guia completo e um ranking com as 10 melhores serras mármore do mercado. Confira!
    Ferramentas
    14.070 visualizações
  • Top 12 Melhores Brocas para Ferro em 2021 (Aço Rápido, Copo e mais)
    Top 12 Melhores Brocas para Ferro em 2021 (Aço Rápido, Copo e mais)
    Furar metal não é uma tarefa fácil, concorda? Se você trabalha com metal, seja profissionalmente ou por hobby, ter uma boa broca para ferro na caixa de ferramentas é muito importante. Afinal, essa é uma peça muita mais sólida, que permite trabalhar com mais facilidade nesse  tipo de material.Mas para escolher a melhor broca para ferro não basta observar as medidas, há outros fatores que contribuem para a qualidade. Para te ajudar na escolha, preparamos um conteúdo com tudo sobre essa ferramenta e um top 12 melhores brocas de ferro, com marcas como Tramontina, Vonder e Rocast. Confira!
    Ferramentas
    9.854 visualizações
  • Top 10 Melhores Caixas de Ferramentas em 2021 (Vonder, Tramontina e mais)
    Top 10 Melhores Caixas de Ferramentas em 2021 (Vonder, Tramontina e mais)
    Ter uma caixa de ferramentas é a solução para problemas de espaço e organização. Elas têm o poder de otimizar o trabalho e facilitar o transporte de materiais. Entretanto, é importante levar em conta o tamanho da caixa e peso suportado na hora de escolher uma que comporte todas as suas ferramentas.Marcas como Tramontina, Stanley e Worker possuem ótimas opções, mas com a infinidade de modelos talvez escolher o melhor entre eles seja um desafio e tanto! Sendo assim, para lhe ajudar nesta difícil tarefa, preparamos um guia e selecionamos as 10 melhores caixas de ferramentas. Confira!
    Ferramentas
    4.659 visualizações
  • Top 10 Melhores Jogos de Soquetes para Comprar em 2021
    Top 10 Melhores Jogos de Soquetes para Comprar em 2021
    O jogo de soquetes é basicamente um conjunto de soquetes que são essenciais para apertar e desapertar parafusos e porcas com facilidade e rapidez. É um conjunto de ferramentas muito útil para profissionais da área de construção ou mecânica, mas também é excelente para trabalhos domésticos. Tramontina, Stanley e Vonder estão entre as melhores marcas do mercado e oferecem ótimas opções. Porém, diante de tantas opções, qual seria a melhor opção? Para ajudar na sua escolha separamos algumas dicas e criamos um ranking com os 10 melhores jogos de soquetes. Confira agora mesmo!
    Ferramentas
    2.703 visualizações
  • Top 10 Melhores Maçaricos para Comprar em 2021 (para Solda e mais)
    Top 10 Melhores Maçaricos para Comprar em 2021 (para Solda e mais)
    Para artesanato, culinária, uso industrial e até campings, maçaricos são ferramentas muito versáteis. É claro que para cada aplicação existem aparelhos diferentes. Marcas como Vonder, Nautika e Western possuem maçaricos portáteis e a gás para hobbies, reparos e usos diversos.Ao escolher um maçarico a gás portátil ou industrial, é importante saber qual o tipo de gás ele utiliza. Como existem mais coisas a se observar antes de comprar um maçarico, preparamos um guia repleto de dicas e ainda elegemos os 10 melhores maçaricos do mercado. Continue lendo e escolha o ideal para você!
    Ferramentas
    212 visualizações
  • Top 10 Melhores Picaretas em 2021 (Chibanca, Alvião e Estreita)
    Top 10 Melhores Picaretas em 2021 (Chibanca, Alvião e Estreita)
    As picaretas podem ser muito úteis em uma construção, reforma ou trabalho agrícola, e por isso é natural que tenhamos dúvidas de qual escolher dentre as diferentes opções. Qual ferramenta é a mais indicada de acordo com o que você precisa? A picareta chibanca, alvião ou a estreita?Pensando em responder suas dúvidas sobre elas, elaboramos um guia completo sobre a ferramenta e um ranking com as 10 melhores picaretas, que incluem a ferramentas Tramontina, Vonder, Paraboni, Almav, dentre outras. Leia atentamente as nossas dicas e recomendações para fazer a melhor compra!
    Ferramentas
    38 visualizações
  • Mais lidos

  • Top 10 Melhores Roçadeiras a Gasolina e Elétricas em 2021 (Toyama, Makita e mais)
    Top 10 Melhores Roçadeiras a Gasolina e Elétricas em 2021 (Toyama, Makita e mais)
    As roçadeiras são equipamentos potentes e muito versáteis para a manutenção de jardins ou terrenos grandes. Elas podem ser usadas tanto para serviços simples de aparo de gramados quanto para serviços pesados de corte de capim alto e vegetações resistentes, como arbustos ou árvores pequenas.Há uma grande variedade de modelos e preços no mercado, o que torna a escolha bem difícil. As melhores marcas de roçadeiras são Makita, Husqvarna e Toyama, mas existem outras. Para te ajudar nessa missão, preparamos um guia completo e um ranking com as 10 melhores roçadeiras do mercado! Vamos lá?
    Ferramentas
    32.711 visualizações
  • Top 10 Melhores Motosserras para Comprar em 2021 (Stihl, Husqvarna e mais)
    Top 10 Melhores Motosserras para Comprar em 2021 (Stihl, Husqvarna e mais)
    Para quem possui sítios ou fazendas, as motosserras são equipamentos essenciais. Com elas, fazemos de forma prática podas de árvores e corte de lenhas, necessários para a manutenção e limpeza dos terrenos. Há também motosserras indicadas para uso profissional, como colheita de toras e reflorestamento.Marcas como a Stihl, Husqvarna e Toyama são bastante tradicionais no mercado. Mas entre tantos modelos, tipos e potências, fica difícil escolher o ideal, não é verdade? Pensando nisso, preparamos um guia de escolha e um ranking com as 10 melhores motosserras do mercado. Confira abaixo!
    Ferramentas
    50.054 visualizações
  • Top 10 Melhores Furadeiras em 2021 (Bosch, Makita e mais)
    Top 10 Melhores Furadeiras em 2021 (Bosch, Makita e mais)
    Se você está iniciando uma reforma ou apenas deseja pendurar um quadro na parede, certamente precisará de uma furadeira elétrica. Essa ferramenta simples, mas muito útil, é indispensável para profissionais da área de construção e também para pequenos trabalhos domésticos.Marcas como Bosch, Makita e DeWalt desenvolvem furadeiras de alta qualidade para todos os tipos de usuários e serviços. Mas qual é a ideal para você? Neste artigo, apresentamos dicas importantes para a escolha de um bom produto, além de um ranking com as 10 melhores furadeiras do mercado. Confira!
    Ferramentas
    79.164 visualizações
  • Top 15 Melhores Parafusadeiras em 2021 (Bosch, Makita, DeWalt e mais)
    Top 15 Melhores Parafusadeiras em 2021 (Bosch, Makita, DeWalt e mais)
    A parafusadeira elétrica torna o trabalho de apertar e desapertar parafusos muito mais fácil e rápido. Além disso, alguns modelos conseguem realizar furos, mesmo nas superfícies mais difíceis! Os modelos variam em potência, ergonomia, capacidade de torque e rotação, e outras características.Bosch, Makita e DeWalt são referência no mercado, mas existem outras opções. Nesse artigo, explicamos tudo para que você escolha o modelo ideal. Além disso, preparamos um top 15 melhores parafusadeiras. Lá tem de tudo, desde os modelos tradicionais até opções do tipo parafusadeira e furadeira. Confira!
    Ferramentas
    85.497 visualizações
  • Top 15 Melhores Multímetros em 2021 (Digital, Analógico e True RMS)
    Top 15 Melhores Multímetros em 2021 (Digital, Analógico e True RMS)
    Os multímetros são ferramentas usadas para medir voltagem, amperagem, resistência e outros parâmetros de redes e circuitos elétricos. Portanto, são essenciais para o trabalho de eletricistas, técnicos em aparelhos eletrônicos ou mesmo para quem deseja fazer manutenções elétricas em casa.Você sabe como escolher o multímetro mais adequado para você? Para isso, é necessário observar alguns detalhes importantes. Mas fique tranquilo, pois reunimos aqui tudo o que você precisa saber e um top 15 melhores multímetros, com produtos de marcas como Minipa, Hikari, Fluke e Impac. Confira!
    Ferramentas
    25.685 visualizações
  • Top 15 Melhores Serras Tico-Tico em 2021 (Bosch, DeWalt e mais)
    Top 15 Melhores Serras Tico-Tico em 2021 (Bosch, DeWalt e mais)
    A serra tico-tico é uma das principais e mais versáteis ferramentas de corte. Ela permite realizar com facilidade e precisão cortes curvos, retos, chanfros e rasgos. Todavia, é fundamental ficar atento a algumas especificações para escolher a melhor serra tico-tico, como potência, facilidade de troca das lâminas e ajustes angulares.As serras tico-tico DeWALT, Skill, Bosch e Makita são referências, mas em nosso ranking das 15 melhores serras tico-tico você também irá conhecer outras excelentes marcas que oferecem modelos para uso profissional ou hobby. No final do artigo, nós falamos também sobre como escolher a lâmina certa para usar com a sua serra. Confira!
    Ferramentas
    67.766 visualizações
  • Top 10 Melhores Lixadeiras Orbitais em 2021 (Makita, DeWalt, Bosch e mais)
    Top 10 Melhores Lixadeiras Orbitais em 2021 (Makita, DeWalt, Bosch e mais)
    A lixadeira orbital é uma ferramenta elétrica essencial para trabalhos de carpintaria e bricolagem. Perfeita para lixar madeira, compensados e outros materiais, ela deixa o acabamento da peça mais bonito, poupando tempo e trabalho. Além disso, é uma máquina portátil e fácil de manusear.Existem excelentes produtos de grandes marcas, como Bosch, DeWalt e Black+Decker e inicialmente pode ser difícil escolher. Pensando nisso, preparamos dicas importantes para ajudar você a escolher e um ranking com as 10 melhores lixadeiras orbitais do mercado. Continue lendo e conheça!
    Ferramentas
    579 visualizações
  • Top 10 Melhores Monitores 4K em 2021 (LG, Samsung e mais)
    Top 10 Melhores Monitores 4K em 2021 (LG, Samsung e mais)
    Um monitor 4K possui resolução 4 vezes maior do que a encontrada no padrão Full HD, que é o mais adotado atualmente. Há diversos tamanhos, funcionalidades e tecnologias de display, como IPS, VA ou TN. Por isso, é importante ficar por dentro de algumas informações antes de escolher um monitor 4K de bom custo-benefício.Para facilitar a sua busca, criamos um guia super completo e cheio de dicas de como escolher o melhor monitor 4K. Além disso, elaboramos um ranking com os 10 melhores monitores 4K do mercado. Lá você vai encontrar marcas excelentes, como LG, Samsung, Dell e Asus. Confira tudo isso a seguir!
    Periféricos
    27.479 visualizações
  • Top 10 Melhores Tablets Android em 2021 (Samsung, Multilaser e mais)
    Top 10 Melhores Tablets Android em 2021 (Samsung, Multilaser e mais)
    Com um tablet Android diversos recursos e aplicativos estão ao seu alcance! Com ele, você ficará mais confortável para ler, assistir vídeos, jogar e até mesmo trabalhar. E os tablets da Samsung, Multilaser e Philco oferecem diversas opções diferenciadas, inclusive modelos infantis.E é muito importante você sempre verificar se o produto oferece uma tela com o tamanho confortável e se possui as versões mais recentes do Android. Nesse artigo explicamos tudo o que você deve saber para escolher o modelo ideal e ainda listamos os 10 melhores tablets Android do momento. Confira!
    Tablets
    49.113 visualizações
  • Top 10 Melhores Teclados Mecânicos em 2021 (Razer, Logitech e mais)
    Top 10 Melhores Teclados Mecânicos em 2021 (Razer, Logitech e mais)
    Ainda que o público gamer seja o principal usuário, no mercado há boas opções de teclados mecânicos para trabalho. Isso porque, o sistema de acionamento individualizado das teclas permite a customização com switches mais leves, pesados, silenciosos e com retorno sonoro, trazendo muita versatilidade.Marcas como Razer, Logitech, Hyper X e Redragon estão entre as de maior prestígio no mercado, mas não são as únicas. Com tantas opções, escolher o ideal pode ser difícil, por isso, preparamos um guia completo. Além disso, preparamos um ranking com os 10 melhores teclados mecânicos. Confira!
    Periféricos
    7.373 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria