• Top 10 Melhores Tintas Suvinil em 2021 (Toque de Seda, Lousa e Cor e mais) 1
  • Top 10 Melhores Tintas Suvinil em 2021 (Toque de Seda, Lousa e Cor e mais) 2
  • Top 10 Melhores Tintas Suvinil em 2021 (Toque de Seda, Lousa e Cor e mais) 3
  • Top 10 Melhores Tintas Suvinil em 2021 (Toque de Seda, Lousa e Cor e mais) 4
  • Top 10 Melhores Tintas Suvinil em 2021 (Toque de Seda, Lousa e Cor e mais) 5

Top 10 Melhores Tintas Suvinil em 2021 (Toque de Seda, Lousa e Cor e mais)

Seja para fazer um pequeno reparo ou renovar os cômodos, as tintas da Suvinil são as mais conhecidas do país! Isso porque além de oferecer qualidade a paleta de cores da Suvinil conta com opções super populares como branco neve e gelo. Além disso, a marca oferece desde potes com 800 ml até galões de 18 litros.


Dentre as coleções, a mais conhecida é a Suvinil Toque de Seda, mas há outras que podem te atender melhor. Para te ajudar a decidir, preparamos este guia de compra e organizamos um ranking com as 10 melhores tintas Suvinil. No final do artigo, você encontrará dicas de como preparar o local antes de pintar. Confira!

  • Última atualização: 15/03/2021
  • 172 visualizações
Sumário

Suvinil: Conheça a Marca

A marca já conta mais de meio século no mercado: tudo começou em 1961, com o nome “Super” e tintas voltadas para automóveis. A revolução começou quando Olócio Bueno, o fundador, decidiu apostar em tintas imobiliárias à base de vinil.


Assim surgiu a marca Suvinil, tal como conhecemos hoje. Antes de desenvolver seus produtos em laboratórios, a empresa sempre leva em conta a opinião de seus clientes. Por isso, e por inovar constantemente seu portfólio, a Suvinil já é uma das marcas prediletas do consumidor brasileiro!

Como Escolher a Melhor Tinta Suvinil

Como vimos, além de uma paleta enorme de cores, a Suvinil ainda oferece muitos tipos de tintas. Isso é bom, pois abre um universo de possibilidades, seja ao pintar o ambiente todo ou uma única parede, mas também pode confundir. Então, abaixo vamos tratar de detalhes importantes!

Conheça as Classificações das Tintas Suvinil e suas Coleções

Conheça as Classificações das Tintas Suvinil e suas Coleções

Já que a marca está sempre investindo em inovação, vamos conferir um pouco do que as melhores tintas da Suvinil podem oferecer para o seu estilo próprio de renovar superfícies e ambientes? Uma divisão bacana que a marca usa é a seguinte:


  • Foco no Acabamento: aqui entram a tinta Toque de Seda, que é a mais sofisticada, a Fosco Completo, que disfarça as imperfeições da parede, e a Toque de Luz, que dá mais brilho e intensidade;
  • Livre de Bactérias e Facilidade para Limpar: entre essas temos a tinta Limpeza Total e a tinta Família Protegida, que são laváveis e deixam menos cheiro;
  • Fáceis de Aplicar e Fazem Render: aqui entram a tinta Clássica e a tinta Rende & Cobre Muito, ambas são consideravelmente econômicas; além da Nova Clássica, um upgrade da Clássica, em versão acrílica;
  • Variedade e Segurança: entre essas, a Multissuperfícies, que além de pintar azulejo de banheiro e cozinha serve para madeira, metal, pastilha e vidro; e a Proteção Total, contra infiltrações, fungos, mofo e até maresia;
  • Efeitos Especiais: a tinta Lousa & Cor transforma a parede em diversão para a criançada, ou em mural para escritórios. Já a Efeito Metalizado tem sete opções: craquelado, palha, listras, aço escovado, seda e lunar;
  • Prontas para Uso: aqui temos a tinta Criativa, que além de diferenciada e estilosa, não precisa ser diluída em água.

A marca ainda aplica outras divisões, que vão ficar mais claras adiante, sempre pensando no melhor suporte ao cliente. São tipos diferentes de tinta, de acabamento, de superfície, de secagem, de rendimento e muito mais. Pense em suas necessidades e decida qual Suvinil levar para casa!

Decida Entre os 4 Tipos de Tintas: Látex, Acrílica, Epóxi ou Esmalte?

Decida Entre os 4 Tipos de Tintas: Látex, Acrílica, Epóxi ou Esmalte?

A Suvinil é conhecida por trazer novidades ao mercado brasileiro e por importar tecnologias do mundo todo na hora de expandir seu portfólio. Um modo prático de entender quais são as tintas existentes, para você escolher a que melhor atende suas necessidades, é a seguinte divisão:


  • Látex (PVA): são exclusivas para áreas não expostas à água, como quartos. São foscas, porque sua resina não permite brilho, e solúveis em água. Suvinil não tem nenhuma tinta assim, exclusiva para ambiente interno;
  • Acrílica: essa opção é impermeável, por isso, tem alta durabilidade e resistência a ambientes molhados. Além de solúvel em água, também seca rapidamente e retém muito bem sua cor e tonalidade;
  • Epóxi (laváveis): para áreas expostas à lavagem, graças à película super resistente que ela cria. É solúvel em água ou em solvente, porém seus respingos podem ser difíceis de limpar;
  • Esmalte sintético: para madeiras e metais, não indicada para ir direto na parede, sem preparador. Também forma uma película após a aplicação, então possui alto brilho e é fácil de limpar. Não é solúvel em água.

A maioria das tintas da Suvinil é acrílica, mas há também as de epóxi, como a Multissuperfícies, e as de esmalte, como a Lousa & Cor, por exemplo. A marca ainda divide seus produtos em Premium, que tem melhor durabilidade, acabamento e cobertura, e Standard, que tem menor desempenho nesses termos.

Acabamento Fosco, Acetinado ou Semibrilho? Escolha de Acordo com o Efeito Desejado

Acabamento Fosco, Acetinado ou Semibrilho? Escolha de Acordo com o Efeito Desejado

A Suvinil oferece tintas com diferentes tipos de acabamento. As foscas disfarçam algumas imperfeições da parede, e ainda dão um aspecto aveludado à superfície, mas geralmente não são resistentes a lavagens. As acetinadas só vão bem com paredes que tenham um reboco bem-feito, pois seu brilho expõe imperfeições.


O acabamento da acetinada é suave, resiste bem à limpeza e até ao mofo. Já as de semibrilho são ainda mais brilhantes do que a opção acetinada, então podem evidenciar mais ainda os defeitinhos da parede. Por outro lado, elas resistem melhor a lavagens e umidade, e não desbotam.


É curioso notar que, geralmente, as tintas que não são acrílicas têm acabamento acetinado. Também é bacana lembrar que, apesar de menos comum, a Suvinil oferece acabamentos metalizados para parede.

Algumas Tintas são Apenas para Ambientes Externos, Fique de Olho Nisso!

Algumas Tintas são Apenas para Ambientes Externos, Fique de Olho Nisso!

Um dos grandes diferenciais da Suvinil é que a maioria das suas tintas é para ambiente externo e interno, sem discriminação ou aplicação exclusiva. Porém, também há opções voltadas apenas para ambientes externos, como a Sempre Nova e a Proteção Total.


É curioso notar que a marca não tem nenhuma opção exclusivamente voltada para ambientes internos. Então, é preciso prestar atenção nisso. Por sorte, a informação está no próprio rótulo das latas, e costuma vir no topo, então fica mais fácil de identificar!


Além disso, se a demanda for para área externa, a tinta exclusiva pode se sair melhor do que outra para os dois ambientes, como no caso da Proteção Total. Ela é perfeita contra infiltrações e maresia (para regiões praianas), atendendo esses pontos melhor do que uma voltada também para interiores.

Não Deixe de Verificar os Tipos de Superfície Permitidas para Aplicação

Não Deixe de Verificar os Tipos de Superfície Permitidas para Aplicação

A superfície na qual a tinta será aplicada deve ser considerada na hora de decidir que tinta aplicar. Por isso mesmo, o site da própria Suvinil traz um boletim informativo na página de cada tinta, com as diversas informações técnicas de todas elas.


Abaixo nosso ranking contempla várias dessas informações. Mas os boletins são mais detalhados, como ao falar sobre aderência nos vários tipos de parede, que podem incluir: concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, acrílica, drywall, gesso e texturas, além dos casos de repintura.


Além disso, algumas não vão direto na massa corrida, outras pedem selador antes de pintar. Já quando se trata de cozinhas, banheiros e lavanderias, é preciso uma tinta para azulejos, como a Multissuperfícies, que também vai bem em parede, pastilhas, vidro, metal e madeira. Leve tudo isso em conta!

Verifique o Rendimento e a Quantidade de Demãos para Saber Quantas Latas Comprar

Verifique o Rendimento e a Quantidade de Demãos para Saber Quantas Latas Comprar

Calcular a quantidade de tinta necessária por m² pode parecer difícil. Você precisa medir a altura e a largura das paredes, sem se esquecer de subtrair janelas e portas. Mas o site da Suvinil tem uma calculadora digital, então basta preencher os números e ela indica a melhor lata para você!


Porém, o rendimento ainda depende de cada produto. Uma lata de 3,6 L da Suvinil costuma variar de 66 m² até 100 m². A Rende & Cobre Muito, por exemplo, faz até 100 m², que é o máximo de rendimento que a marca oferece em seu catálogo.


Outro ponto é a quantidade de demãos, por isso, é preciso multiplicar o rendimento calculado, conforme o caso. A Suvinil tem um padrão de 2 a 3 demãos! Não é exato, pois depende de outros fatores, como condição da superfície, iluminação do ambiente, eficiência na aplicação, etc.

Latas Maiores Podem Custar Menos e Menores Podem Servir Para Testes

Latas Maiores Podem Custar Menos e Menores Podem Servir Para Testes

Outro ponto bacana é que a Suvinil oferece vários tamanhos de lata: 800 ml, 900 ml, 3,2 L, 3,6 L, 5 L, 12,5 L, 18 L e 20 L. Nem toda tinta está disponível em todas opções, mas em duas ou três, sim. Geralmente de 3,6 L e 18 L, como a Toque de Seda, uma das melhores opções da marca!


Além disso, uma lata de 20 L pode sair mais em conta do que várias menores (daí a importância de calcular o rendimento, como indicado anteriormente). E a lata menor, quando disponível, pode ajudar a fazer um “test drive”, assim você visualiza o resultado antes de pintar a superfície inteira.


Neste caso, se já tem certeza que vai pintar, teste mais de uma cor após lixar e preparar a parede, isso ajuda a decidir. Se ainda estiver na dúvida sobre quando ou como pintar, use o cantinho de uma parede mais escondida. Após o ranking falamos mais sobre como preparar o ambiente para pintura!

Verifique o Tempo de Secagem, Se Velocidade for Importante para Você

Verifique o Tempo de Secagem, Se Velocidade for Importante para Você

Em termos de secagem da parede, há algumas considerações a fazer. Primeiro, porque há uma variação do tempo necessário conforme as várias tintas. Depois, porque há variação no próprio conceito, que pode indicar a secagem ao toque, entre demãos, ou a secagem final, após a última demão.


Por exemplo, a Toque de Seda seca ao toque em 2h, já para dar outra demão você precisa esperar 4h, e o resulto final só vem depois de 12h. Esse é o tempo médio da Suvinil! Mas há outros: a Lousa & Cor seca ao toque em 30 min apenas, entre demãos em 2h, e após 5h a superfície já está prontinha.


Portanto, se a velocidade da secagem for um critério para você, ou para um cliente que contratou o serviço de pintura, leve em conta esse ponto. Ah, olha que bacana: no nosso ranking cada tinta conta com essa informação detalhada. E então, vamos lá?!

Para Escolher a Cor da Tinta Suvinil, Considere os Benefícios de Cada Cor

Para Escolher a Cor da Tinta Suvinil, Considere os Benefícios de Cada Cor

É incrível como as cores podem afetar nossa atenção, nosso descanso e até nosso sono. Por isso, indicamos que você pense bem na finalidade do ambiente e só depois escolha a cor da tinta que vai aplicar, seguindo a lógica abaixo:


  • Branca: é a cor mais pura, anterior à divisão dos raios de luz do prisma. Apesar disso, sua neutralidade pode causar impaciência e irritação. Portanto, é indicada para realces, tetos ou combinação com cores fortes;
  • Amarela: ideal para concentração, trabalhos intelectuais e despertar a criatividade. Essa cor ainda representa felicidade e juventude! É indicada para escritórios e bibliotecas;
  • Laranja: é a cor da alegria, do bem-estar e da disposição. Além de manter o ânimo de adultos, ela pode até aumentar o apetite das crianças! Indicada para copas e cozinhas;
  • Vermelha: puxa para força, vigor e autoconfiança. Além de ser indicada para quem busca enfrentar inseguranças pessoais, ela pode estimular a libido, tanto masculina quanto feminina;
  • Azul: essa é para quem busca tranquilidade, paz e harmonia. É uma opção bacana para tratar o estresse e trazer um sono mais tranquilo. Por isso, é perfeita para dormitórios e cantinhos de descanso;
  • Verde: cor perfeita para repouso, planejamento e perseverança. Até a sacada ou varanda pode ter uma tinta dessas, ou um canto no dormitório voltado para meditação, recuperação e “momentos detox”;
  • Roxa: quando o assunto é espiritualidade. Essa cor puxa para vibrações mais elevadas, e também pode ir super bem em um cantinho de meditação;
  • Preta: outra cor neutra, esta é o ponto extremo em relação ao branco. Como ela inibe emoções e atividades, pode ajudar a eliminar o cansaço mental e físico. Vai muito bem em dormitórios!

Atente-se também à iluminação do espaço, que pode mudar a aparência e o tom da tinta. Se for usar mais de uma cor, harmonize tentando optar pelas variações mais próximas na paleta. Um exemplo: o teto amarelo cor de mel, as paredes em tom “amarelo bebê”. Bem agradável, né?!

Top 10 Melhores Tintas Suvinil

Agora que você já entendeu melhor o que levar em conta ao escolher uma tinta Suvinil, podemos avançar. Afinal, quem não quer ficar mais confortável com áreas internas e externas impecáveis? Confira, então, o nosso ranking com as 10 melhores tintas Suvinil!

10

SUVINILLousa & Cor

A partir de R$ 147,84

Tipo de tintaEsmalte Premium
AcabamentoAcetinado
Ambiente IndicadoExterior/interior
SuperfíciesParede, madeira, metais ferrosos, galvanizados, alumínio e PVC
Rendimento3,2 L: até 67 m²; 800 ml: até 17 m²
Opções de Volume800 ml; 3,2 L
Tempo de SecagemAo toque: 30 min, entre demãos: 2h, final: 5h
CorPreto
9
Tipo de tintaAcrílica Fachada
AcabamentoFosco
Ambiente IndicadoExterior
SuperfíciesPintura e repintura de áreas externas, sobre concreto, bloco de concreto, fibrocimento, texturas e reboco
Rendimento3,6 L: até 55 m²;18 L: até 275 m²
Opções de Volume3,6 L; 18 L
Tempo de SecagemAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12h
CorPapel picado
8
Tipo de tintaAcrílica Superlavável
AcabamentoFosco
Ambiente IndicadoExterior/interior
SuperfíciesParede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, drywall, gesso e texturas)
Rendimento3,6 L: até 62 m²; 18 L: até 310 m²
Opções de Volume3,6 L; 18 L
Tempo de SecagemAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12h
CorBranco
7
Tipo de tintaAcrílica Premium
AcabamentoFosco
Ambiente IndicadoExterior/interior
SuperfíciesParede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, drywall, gesso e texturas)
Rendimento3,6 L: até 76 m²; 900 ml: até 19 m²; 18 L: até 380 m²; 20 L: até 422 m²
Opções de Volume900 ml; 3,6 L; 18 L; 20 L
Tempo de SecagemAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12h
CorBranco neve
6

SUVINILRende & Cobre Muito

A partir de R$ 64,90

Tipo de tintaAcrílica Standard
AcabamentoFosco
Ambiente IndicadoExterior/interior
SuperfíciesParede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, drywall, gesso e texturas)
Rendimento3,6 L: até 100 m²; 900 ml: até 25 m²; 12,5 L: até 350 m²; 18 L: até 500 m²
Opções de Volume900 ml; 3,6 L; 12,5 L; 18 L
Tempo de SecagemAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12h
CorBranco
5
Tipo de tintaEpóxi
AcabamentoAcetinado
Ambiente IndicadoExterior/interior
SuperfíciesParede (concreto, reboco, massa acrílica), azulejo, pastilhas, vidros, alvenaria, madeiras e metais
Rendimento3,6 L: até 70 m²; 900 ml: até 18 m²
Opções de Volume900 ml; 3,6 L
Tempo de SecagemAo toque: 30 min; entre demãos: 3h; final: 7h
CorVerde água
4
Tipo de tintaAcrílica Premium
AcabamentoAcetinado
Ambiente IndicadoExterior/interior
SuperfíciesParede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, gesso e texturas)
Rendimento3,6 L: até 66 m²; 18 L: até 330 m²
Opções de Volume3,6 L; 18 L
Tempo de SecagemAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12h
CorBranco neve
3
Tipo de tintaAcrílica Premium
AcabamentoFosco
Ambiente IndicadoExterno/interno
SuperfíciesParede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, drywall, gesso e texturas)
Rendimento18 L: até 330 m²; 5 L: até 92 m²; 3,6 L: até 66 m²
Opções de Volume3,6 L; 5 L; 18 L
Tempo de SecagemAo toque: 1h, entre demãos: 2h, final: 6h
CorBranco neve
2
Tipo de tintaAcrílica Premium
AcabamentoFosco
Ambiente IndicadoExterior/interior
SuperfíciesParede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, drywall, gesso e texturas)
Rendimento3,6 L: até 76 m²; 18 L: até 380 m²
Opções de Volume3,6 L; 18 L
Tempo de SecagemAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12h
CorBranco neve
1
Tipo de tintaAcrílica Premium
AcabamentoAcetinado
Ambiente IndicadoExterior/interior
SuperfíciesParede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, drywall, gesso e texturas)
Rendimento3,6 L: até 66 m²; 18 L: até 330 m²
Opções de Volume3,6 L; 18 L
Tempo de SecagemAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12h
CorBranco neve

Tabela de Comparação das Melhores Tintas Suvinil

Foto
1
SUVINIL Toque de Seda 1

SUVINIL

2
SUVINIL Fosco Completo 1

SUVINIL

3
SUVINIL Criativa 1

SUVINIL

4
SUVINIL Familia Protegida 1

SUVINIL

5
SUVINIL Multissuperfícies 1

SUVINIL

6
SUVINIL Rende & Cobre Muito 1

SUVINIL

7
SUVINIL Clássica 1

SUVINIL

8
SUVINIL Limpeza Total 1

SUVINIL

9
SUVINIL Proteção Total 1

SUVINIL

10
SUVINIL Lousa & Cor 1

SUVINIL

Nome

Toque de Seda

Fosco Completo

Criativa

Familia Protegida

Multissuperfícies

Rende & Cobre Muito

Clássica

Limpeza Total

Proteção Total

Lousa & Cor

Destaque

Brilho por Mais Tempo e Facilidade ao Limpar

Perfeita para Esconder os Defeitinhos da Parede

Para Quem Ama Inovar com Criatividade e Agilidade

Livre de Bactérias! A Única com Selo ANVISA

Pinte Desde Paredes e Azulejos Até Vidros

Bela Economia: Para Quem Busca Custo-Benefício

Uma Opção Célebre, Conservadora e Garantida

Um Belo Efeito Fosco e Fácil de Limpar

Alta Resistência, Ótima Para Fachadas e Muros

Transforme a Parede em Lousa ou Mural

Preço a partir deR$ 121,41R$ 104,90R$ 350,91R$ 139,77R$ 194,43R$ 64,90R$ 94,05R$ 134,91R$ 152,68R$ 147,84
Tipo de tintaAcrílica PremiumAcrílica PremiumAcrílica PremiumAcrílica PremiumEpóxiAcrílica StandardAcrílica PremiumAcrílica SuperlavávelAcrílica FachadaEsmalte Premium
AcabamentoAcetinadoFoscoFoscoAcetinadoAcetinadoFoscoFoscoFoscoFoscoAcetinado
Ambiente IndicadoExterior/interiorExterior/interiorExterno/internoExterior/interiorExterior/interiorExterior/interiorExterior/interiorExterior/interiorExteriorExterior/interior
SuperfíciesParede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, drywall, gesso e texturas)Parede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, drywall, gesso e texturas)Parede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, drywall, gesso e texturas)Parede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, gesso e texturas)Parede (concreto, reboco, massa acrílica), azulejo, pastilhas, vidros, alvenaria, madeiras e metaisParede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, drywall, gesso e texturas)Parede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, drywall, gesso e texturas)Parede (concreto, fibrocimento, reboco, massa corrida, massa acrílica, drywall, gesso e texturas)Pintura e repintura de áreas externas, sobre concreto, bloco de concreto, fibrocimento, texturas e rebocoParede, madeira, metais ferrosos, galvanizados, alumínio e PVC
Rendimento3,6 L: até 66 m²; 18 L: até 330 m²3,6 L: até 76 m²; 18 L: até 380 m²18 L: até 330 m²; 5 L: até 92 m²; 3,6 L: até 66 m²3,6 L: até 66 m²; 18 L: até 330 m²3,6 L: até 70 m²; 900 ml: até 18 m²3,6 L: até 100 m²; 900 ml: até 25 m²; 12,5 L: até 350 m²; 18 L: até 500 m²3,6 L: até 76 m²; 900 ml: até 19 m²; 18 L: até 380 m²; 20 L: até 422 m²3,6 L: até 62 m²; 18 L: até 310 m²3,6 L: até 55 m²;18 L: até 275 m²3,2 L: até 67 m²; 800 ml: até 17 m²
Opções de Volume3,6 L; 18 L3,6 L; 18 L3,6 L; 5 L; 18 L3,6 L; 18 L900 ml; 3,6 L900 ml; 3,6 L; 12,5 L; 18 L900 ml; 3,6 L; 18 L; 20 L3,6 L; 18 L3,6 L; 18 L800 ml; 3,2 L
Tempo de SecagemAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12hAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12hAo toque: 1h, entre demãos: 2h, final: 6hAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12hAo toque: 30 min; entre demãos: 3h; final: 7hAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12hAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12hAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12hAo toque: 2h, entre demãos: 4h, final: 12hAo toque: 30 min, entre demãos: 2h, final: 5h
CorBranco neveBranco neveBranco neveBranco neveVerde águaBrancoBranco neveBrancoPapel picadoPreto
Link

3 Dicas para Preparar o Ambiente e a Superfície

Antes de tudo, é preciso preparar o ambiente. Afinal, você não vai querer comprometer portas, maçanetas, janelas, rodapés e até seus móveis, não é mesmo? Depois, prepare a parede, ou a pintura ficará bem abaixo do desejado. Por isso, seguem três dicas para você obter o melhor resultado!

Preparando o Ambiente Interno

Preparando o Ambiente Interno

Para evitar que seus móveis, piso e outros objetos acabem ficando sujos com respingos de tinta, é muito importante cobri-los com algum plástico ou jornal. Contudo, isso pode dar bastante trabalho.

 

O que pouca gente é que existem plásticos já com fita adesiva, criados especialmente para essa finalidade. São tubos chamados de filme plástico antirrespingo, que permitem proteger rodapés, pias, sanitários, batentes de porta ou janela. A fita crepe também pode ajudar, em tomadas e dobradiças.


Uma dica bacana: quando for usar os filmes no chão, coloque papelão por baixo, ou papel Kraft de tubos tipo bobina, que cobrem áreas mais amplas. Já os móveis podem ser protegidos com plásticos maiores, chamados de plástico tipo lona, também com efeito antirrespingo.

Preparando o Ambiente Externo

Preparando o Ambiente Externo

Pensar que as áreas externas não precisam de cuidados na hora de pintar é um erro. Por exemplo, retocar uma parede alta ao lado de um jardim pode danificar a grama. A dica aqui é utilizar plásticos e lonas mais firmes, e abrir mão de papelões, que podem voar e rasgar com facilidade.


O próprio piso merece cuidados especiais. Hoje há muitos calçamentos: de cerâmica, de pedras naturais, de porcelanato. Com essas dicas, todos eles vão ficar intocáveis! A fita crepe pode ajudar com corrimãos e rodapés, e plantinhas também podem ser cobertas com filme plástico antirrespingo.

Preparando a Superfície de Alvenaria

Preparando a Superfície de Alvenaria

A parede está suja, rachada ou descascando? Além de limpar bem a superfície com panos úmidos, use também lixas e até espátulas, para deixar tudo bem lisinho. No caso de buracos e imperfeições, faça uso de massa corrida, até a parede ficar perfeita!


Outra dica de ouro: lembre-se de pintar sempre de cima para baixo, evitando que a tinta escorra pela parede e danifique um trabalho já feito. Aliás, se for pintar teto e parede, comece pelo teto, pela mesma razão. Por fim, o mais indicado é ir da direita para a esquerda!

Bônus: Pincel x Rolinho x Pistola

Bônus: Pincel x Rolinho x Pistola

Ao pintar paredes, as opções de aplicação são os pincéis, os rolinhos e as pistolas. Também conhecido como trincha, o pincel é mais indicado para fazer apenas os cantos e reparos pontuais, com cuidado para não estragar o trabalho. O tamanho indicado é 30 a 50 mm.


Os rolos é que fazem o trabalho pesado. Para superfícies lisas, use o de pelo baixo (até 12 mm). Os rolos de pelo médio (até 22 mm) e alto (até 25 mm) são para paredes rugosas. Para azulejos indica-se o superbaixo (5 mm). Neste caso, molhe o rolo antes.


Já a pistola é um caso à parte. Nem sempre é tão fácil comprar ou alugar uma, mas se possível é aconselhável. Realmente, com ela a pintura fica melhor, já que a aplicação é pulverizada. Além disso, a economia também é maior, pois não se perde nada do material em ferramentas e recipientes.

Quer Aprofundar Ainda Mais Essas Dicas?

Mesmo com as coordenadas dadas acima, ficou em dúvida sobre a melhor maneira de pôr a mão na massa? Não tem problema! Segue abaixo um vídeo em que Felipão, consultor técnico da Suvinil, dá mais algumas dicas práticas sobre como pintar uma parede.

*Esse vídeo não foi produzido em parceria com a mybest

Pinte com Agilidade e Aproveite para Dar Outros Retoques no Local

Sem escadas não dá nem para pensar em pintar algumas paredes, não é mesmo? Por isso, indicamos que você confira também a seleção que a mybest fez das melhores escadas de até 3 degraus. Basta acessar o link abaixo!

Conclusão

Agora você tem o que precisa para escolher a melhor Suvinil para os seus cômodos, não é mesmo? Neste artigo, vimos os detalhes sobre os tipos de ambiente, de superfícies, de rendimento e de acabamento. Assim, você tem tudo para tornar incrível a experiência de pintar algo!


Então, use este guia de como escolher e o nosso ranking das 10 melhores tintas Suvinil para tornar qualquer ambiente mais bonito, criativo, produtivo e até mais relaxante. Sempre que precisar, revise este conteúdo. Ah, se gostou dele, não deixe de compartilhar. Boas compras!

por Adriano Leite

Você pode gostar também

  • Top 10 Melhores Chuveiros e Duchas para Comprar em 2021 (Lorenzetti, Hydra e mais)
    Top 10 Melhores Chuveiros e Duchas para Comprar em 2021 (Lorenzetti, Hydra e mais)
    Escolher o chuveiro elétrico ideal não é uma tarefa fácil. Há modelos com ou sem pressurizador, com diferentes potências e formatos diversos. Os chuveiros quadrados, por exemplo, são super modernos e acabaram virando tendência. Mas para decidir qual chuveiro comprar, além das características do aparelho, é preciso analisar também as instalações elétricas e hidráulicas da sua casa.Então, para te ajudar nessa difícil – mas importante – decisão, nós elaboramos este guia com dicas de como escolher o chuveiro ideal e também montamos um ranking com os 10 melhores chuveiros elétricos do mercado. Nele, você encontrará modelos excelentes como o Acqua Duo, da Lorenzetti e o Optima, da Hydra, que até toca música! Confira, pois está imperdível!
    Banheiro
    55.135 visualizações
  • Top 10 Melhores Chuveiros com Pressurizador em 2021 (Lorenzetti, Hydra e mais)
    Top 10 Melhores Chuveiros com Pressurizador em 2021 (Lorenzetti, Hydra e mais)
    Nada como um banho relaxante depois de um dia de trabalho, não é verdade? E, se o chuveiro tiver a pressão certa, o banho fica ainda melhor. Por isso, adquirir um chuveiro com pressurizador pode ser um ótimo negócio. O pressurizador, aumenta a pressão da água, garantindo jatos mais fortes.A Lorenzetti é a principal marca nesse segmento, mas há outras como a Hydra e a Fame que também oferecem bons produtos. Para que você não se perca na hora da compra, separamos dicas incríveis e ainda elaboramos um ranking com os 10 melhores chuveiros com pressurizador do mercado. Confira!
    Banheiro
    26.680 visualizações
  • Top 10 Melhores Chuveiros Lorenzetti em 2021 (Acqua Duo, Top Jet e mais)
    Top 10 Melhores Chuveiros Lorenzetti em 2021 (Acqua Duo, Top Jet e mais)
    Banho é hora de relaxamento, seja no início ou no fim de um dia corrido. Ter o melhor chuveiro elétrico ajuda a garantir essa paz com eficiência e economia. Entre as principais marcas a Lorenzetti é a que mais se destaca, por isso fizemos um ranking dos 10 melhores chuveiros Lorenzetti, com opções como Acqua Duo, Top Jet e mais!Você já deve ter ouvido uma série de palavras que envolvem a escolha do chuveiro: potência, pressão, pressurizador, resistência. Fique tranquilo, não é um bicho de sete cabeças! Vamos decifrar as principais características a considerar na escolha do chuveiro para a sua casa. Continue lendo e confira!
    Banheiro
    1.607 visualizações
  • Top 10 Melhores Argamassas em 2021 (Colantes e Poliméricas)
    Top 10 Melhores Argamassas em 2021 (Colantes e Poliméricas)
    Em uma construção, para unir peças, revestir ou nivelar superfícies o material mais conhecido é a argamassa. Ela pode ser feita no local da construção, mas existem argamassas industrializadas, prontas para uso. Elas diminuem o custo da obra, o tempo de execução e sujam muito menos o local.As principais argamassas são as colantes e poliméricas de marcas como Quartzolit, Portokoll e Votomassa. Mas, como escolher entre elas? Neste artigo saiba mais sobre esse ótimo material de construção e confira um ranking com as 10 melhores argamassas para usar na sua obra!
    Materiais de Construção
    27.921 visualizações
  • Top 10 Melhores Vasos Sanitário em 2021 (com Caixa e Convencional!)
    Top 10 Melhores Vasos Sanitário em 2021 (com Caixa e Convencional!)
    O vaso sanitário é um dos itens mais importantes da casa. Por isso, é normal acharmos que não teremos dúvidas na hora de comprar um. Mas, saiba que existem questões essenciais a serem consideradas. Aqui, falaremos sobre modelos comuns ou com caixa acoplada, válvulas de descarga, entre outras dicas!Além de apresentar as características mais importantes para garantir economia, praticidade e design, traremos também um ranking com os 10 melhores vasos sanitários do mercado, de marcas importantes como Deca e ICasa, e como escolher o melhor para o seu banheiro. Confira! 
    Banheiro
    40.173 visualizações
  • Top 5 Melhores Cimentos em 2021 (Veja o Cimento Queimado Pronto!)
    Top 5 Melhores Cimentos em 2021 (Veja o Cimento Queimado Pronto!)
    O cimento é um dos principais materiais de construção em qualquer obra, e está diretamente relacionado à segurança e resistência da construção. Mas além de ser usado nas partes estruturais, esse material também pode ser utilizado em acabamentos, como é o caso do cimento queimado, usado no piso ou na parede.Com tamanha importância, é fundamental saber escolher o melhor produto para a sua obra, concorda? Pensando nisso, reunimos neste artigo todas as informações necessárias para uma compra segura e adequada. Aqui você também encontrará um top 5 melhores cimentos, com marcas como Votorantim e CSN. Confira!
    Materiais de Construção
    8.076 visualizações
  • Top 10 Melhores Escadas de Alumínio até 3 Degraus em 2021
    Top 10 Melhores Escadas de Alumínio até 3 Degraus em 2021
    Uma escada de alumínio de até 3 degraus é pequena, leve, fácil de guardar e pode te ajudar em tarefas domésticas simples como alcançar uma prateleira mais alta, uma parte do guarda-roupa ou até mesmo trocar uma lâmpada. Mas para isso, é preciso saber escolher o modelo ideal. Confira nossas dicas e entenda quais são as características principais para ficar de olho na hora de escolher a sua. Também não deixe de dar uma olhada no nosso ranking com as 10 melhores escadas de alumínio de até 3 degraus de marcas como Tramontina, Mor, Art Factory, entre outras. 
    Materiais de Construção
    298 visualizações
  • Top 10 Melhores Escadas Articuladas para Comprar em 2021
    Top 10 Melhores Escadas Articuladas para Comprar em 2021
    As escadas articuladas são práticas para usar em reformas e nos pequenos reparos de casa. Por serem dobráveis e armadas em posições diferentes, elas alcançam até os lugares mais altos. Além disso, são fáceis de guardar e transportar. Mas é preciso ficar de olho em alguns detalhes para garantir a compra ideal.Nesse artigo vamos te dar várias dicas de como escolher o modelo correto. Ainda preparamos para você uma lista com as 10 melhores escadas articuladas de marcas diversas como Mor, Botafogo Lar&Lazer, Vonder e muito mais, para que você possa escolher entre elas.
    Materiais de Construção
    2.582 visualizações
  • Top 10 Melhores Fitas Crepe em 2021 (3M, Adelbras e mais)
    Top 10 Melhores Fitas Crepe em 2021 (3M, Adelbras e mais)
    Hoje vamos falar sobre uma das ferramentas mais populares e versáteis do mercado. Queridinha de escritórios, escolas e construções, a fita crepe possui muitas utilidades e pode quebrar aquele galho até quando menos esperamos. Conta com diversidade de marcas, tamanhos, cores e finalidades.Adelbras, 3M e Atlas são algumas das principais marcas do mercado. Então, para te ajudar a escolher a melhor opção dentre as disponíveis, preparamos um artigo especial e ainda fizemos uma seleção com as 10 melhores fitas crepe. Basta rolar para baixo e conferir todas estas dicas!
    Materiais de Construção
    246 visualizações
  • Top 10 Melhores Serras Fita em 2021 (Makita, Starret e mais)
    Top 10 Melhores Serras Fita em 2021 (Makita, Starret e mais)
    As serras fita são instrumentos potentes para cortar materiais como madeiras e até ossos ou carnes. Com uma lâmina que se movimenta rapidamente pela ação de um motor elétrico, elas são capazes de realizar cortes precisos, retos e curvos, sendo indispensáveis em locais como marcenarias ou açougues.Contudo, existem modelos específicos para cada tipo de uso, além de diversas características importantes que você deve avaliar para escolher o produto adequado ao seu caso. Para te ajudar, elaboramos um guia de compra e um ranking com as 10 melhores serras fita do mercado. Vamos lá?
    Construção e Reforma
    74 visualizações
  • Mais lidos

  • Top 10 Melhores Argamassas em 2021 (Colantes e Poliméricas)
    Top 10 Melhores Argamassas em 2021 (Colantes e Poliméricas)
    Em uma construção, para unir peças, revestir ou nivelar superfícies o material mais conhecido é a argamassa. Ela pode ser feita no local da construção, mas existem argamassas industrializadas, prontas para uso. Elas diminuem o custo da obra, o tempo de execução e sujam muito menos o local.As principais argamassas são as colantes e poliméricas de marcas como Quartzolit, Portokoll e Votomassa. Mas, como escolher entre elas? Neste artigo saiba mais sobre esse ótimo material de construção e confira um ranking com as 10 melhores argamassas para usar na sua obra!
    Materiais de Construção
    27.921 visualizações
  • Top 5 Melhores Cimentos em 2021 (Veja o Cimento Queimado Pronto!)
    Top 5 Melhores Cimentos em 2021 (Veja o Cimento Queimado Pronto!)
    O cimento é um dos principais materiais de construção em qualquer obra, e está diretamente relacionado à segurança e resistência da construção. Mas além de ser usado nas partes estruturais, esse material também pode ser utilizado em acabamentos, como é o caso do cimento queimado, usado no piso ou na parede.Com tamanha importância, é fundamental saber escolher o melhor produto para a sua obra, concorda? Pensando nisso, reunimos neste artigo todas as informações necessárias para uma compra segura e adequada. Aqui você também encontrará um top 5 melhores cimentos, com marcas como Votorantim e CSN. Confira!
    Materiais de Construção
    8.076 visualizações
  • Top 10 Melhores Escadas Articuladas para Comprar em 2021
    Top 10 Melhores Escadas Articuladas para Comprar em 2021
    As escadas articuladas são práticas para usar em reformas e nos pequenos reparos de casa. Por serem dobráveis e armadas em posições diferentes, elas alcançam até os lugares mais altos. Além disso, são fáceis de guardar e transportar. Mas é preciso ficar de olho em alguns detalhes para garantir a compra ideal.Nesse artigo vamos te dar várias dicas de como escolher o modelo correto. Ainda preparamos para você uma lista com as 10 melhores escadas articuladas de marcas diversas como Mor, Botafogo Lar&Lazer, Vonder e muito mais, para que você possa escolher entre elas.
    Materiais de Construção
    2.582 visualizações
  • Top 10 Melhores Fitas Crepe em 2021 (3M, Adelbras e mais)
    Top 10 Melhores Fitas Crepe em 2021 (3M, Adelbras e mais)
    Hoje vamos falar sobre uma das ferramentas mais populares e versáteis do mercado. Queridinha de escritórios, escolas e construções, a fita crepe possui muitas utilidades e pode quebrar aquele galho até quando menos esperamos. Conta com diversidade de marcas, tamanhos, cores e finalidades.Adelbras, 3M e Atlas são algumas das principais marcas do mercado. Então, para te ajudar a escolher a melhor opção dentre as disponíveis, preparamos um artigo especial e ainda fizemos uma seleção com as 10 melhores fitas crepe. Basta rolar para baixo e conferir todas estas dicas!
    Materiais de Construção
    246 visualizações
  • Top 10 Melhores Escadas de Alumínio até 3 Degraus em 2021
    Top 10 Melhores Escadas de Alumínio até 3 Degraus em 2021
    Uma escada de alumínio de até 3 degraus é pequena, leve, fácil de guardar e pode te ajudar em tarefas domésticas simples como alcançar uma prateleira mais alta, uma parte do guarda-roupa ou até mesmo trocar uma lâmpada. Mas para isso, é preciso saber escolher o modelo ideal. Confira nossas dicas e entenda quais são as características principais para ficar de olho na hora de escolher a sua. Também não deixe de dar uma olhada no nosso ranking com as 10 melhores escadas de alumínio de até 3 degraus de marcas como Tramontina, Mor, Art Factory, entre outras. 
    Materiais de Construção
    298 visualizações
  • Top 10 Melhores Chuveiros e Duchas para Comprar em 2021 (Lorenzetti, Hydra e mais)
    Top 10 Melhores Chuveiros e Duchas para Comprar em 2021 (Lorenzetti, Hydra e mais)
    Escolher o chuveiro elétrico ideal não é uma tarefa fácil. Há modelos com ou sem pressurizador, com diferentes potências e formatos diversos. Os chuveiros quadrados, por exemplo, são super modernos e acabaram virando tendência. Mas para decidir qual chuveiro comprar, além das características do aparelho, é preciso analisar também as instalações elétricas e hidráulicas da sua casa.Então, para te ajudar nessa difícil – mas importante – decisão, nós elaboramos este guia com dicas de como escolher o chuveiro ideal e também montamos um ranking com os 10 melhores chuveiros elétricos do mercado. Nele, você encontrará modelos excelentes como o Acqua Duo, da Lorenzetti e o Optima, da Hydra, que até toca música! Confira, pois está imperdível!
    Banheiro
    55.135 visualizações
  • Top 10 Melhores Sabonetes para Acne em 2021 (Actine, Granado e mais)
    Top 10 Melhores Sabonetes para Acne em 2021 (Actine, Granado e mais)
    A acne é um problema comum, que afeta principalmente quem tem pele oleosa ou está passando por um período de oscilação hormonal. Um bom sabonete para acne pode ajudar a tratar e prevenir seu surgimento, mas é necessário escolher a opção certa para sua pele e faixa etária.Marcas como Neutrogena, Vichy e La Roche Posay oferecem sabonetes excelentes para peles acneicas e com manchas, mas é preciso ser criterioso! A seguir, mostramos os aspectos importantes na hora de escolher e apresentamos um ranking com os 10 melhores sabonetes para acne do mercado. Confira!
    Dermocosméticos
    212.451 visualizações
  • Top 10 Melhores Impressoras para Comprar em 2021 (Laser, Multifuncionais e mais)
    Top 10 Melhores Impressoras para Comprar em 2021 (Laser, Multifuncionais e mais)
    Sabe quando bate aquela necessidade de imprimir um documento e você tem que salvar o arquivo, passar para um pen drive e se deslocar até algum lugar para imprimir? Isso já não é mais necessário. Graças à grandes marcas como Canon, Epson, HP e Samsung, ter uma impressora em casa se tornou bem mais comum na vida das pessoas.Mas com tantas opções, escolher a opção ideal pode ser um pouco difícil. É por isso que criamos esse guia completo com todas as informações que você precisa saber antes de comprar uma impressora e, também, criamos um top 10 com os melhores produtos no mercado. Confira nosso guia e não perca mais tempo – e nem dinheiro – na hora de fazer suas impressões.
    Impressoras e Scanners
    25.531 visualizações
  • Top 10 Melhores Barbeadores Elétricos em 2021 (Philco, Philips e mais)
    Top 10 Melhores Barbeadores Elétricos em 2021 (Philco, Philips e mais)
    O barbeador elétrico é um grande aliado para fazer a barba diariamente sem se machucar. No mercado é possível encontrar opções à prova d'água, com lâmina única, rotativos, entre outras. Também é importante conhecer as diferentes funções do aparelho, assim você pode comprar o modelo perfeito para sua rotina!Para te ajudar, reunimos aqui tudo o que você deve saber para escolher a melhor opção para o seu barbear. Além disso, preparamos um top 10 melhores barbeadores elétricos, com marcas como Philco, Philips, Gama e outras. Fique por aqui e escolha o modelo certo para deixar sua barba perfeita todos os dias!
    Barbearia
    9.004 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria