• Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2021 (Casal Garcia, Esporão e mais) 1
  • Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2021 (Casal Garcia, Esporão e mais) 2
  • Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2021 (Casal Garcia, Esporão e mais) 3
  • Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2021 (Casal Garcia, Esporão e mais) 4
  • Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2021 (Casal Garcia, Esporão e mais) 5

Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2021 (Casal Garcia, Esporão e mais)

Com uma produção ancestral, os vinhos portugueses estão entre os melhores do mundo. E mesmo sendo um dos menores países da Europa, é um dos maiores produtores dessa bebida. Lá, tradição e terroir se unem com a tecnologia para entregar os melhores produtos.


Então, se você gosta de vinhos, certamente precisa conhecer essas maravilhas lusitanas. Esporão, Casal Garcia e Calamares são vinhos famosos internacionalmente e de alta qualidade que você vai adorar. Fizemos um top 15 melhores vinhos portugueses e uma seção apenas com critérios de escolha. Confira!

Parceiros mybest neste artigo

Andreia Debon
Thiago Matheus
  • Última atualização: 05/09/2021
  • 3.460 visualizações
Sumário

Conteúdo Revisado pela Sommelier Andreia Debon

Convidamos a jornalista especializada em vinhos e azeites Andreia Debon para trazer as melhores informações e revisar cada um dos critérios de como escolher o melhor vinho português. A seguir um resumo do perfil profissional da especialista.

Conteúdo Revisado pela Sommelier Andreia Debon

Especialista em Vinhos Andreia Debon


Andreia Debon estudou Jornalismo na Universidade de Caxias do Sul. É sommelier de vinhos e azeites, diretora e editora da revista online sobre vinhos Bon Vivant.


Trabalha há mais de 15 anos divulgando e promovendo os segmentos de vinhos e enoturismo


Conheça mais sobre vinhos, enoturismo e azeites no Instagram e no site Bon Vivant.

*Os produtos listados no ranking não foram selecionados pela especialista.

Como Escolher os Melhores Vinhos Portugueses

Os vinhos portugueses proporcionam uma experiência gastronômica inesquecível, mas vai ficar muito melhor se você souber o que observar na hora da compra. Por isso, em seguida vamos falar dos tipos de vinhos, as regiões, uvas, e outros critérios importantes.

Escolha o Vinho Português de Acordo com o Tipo

Não é exagero afirmar que Portugal é a terra dos vinhos! Imortalizados em seus fados inesquecíveis, a bebida está no coração e na alma dos lusitanos. Existem rótulos diversificados e de extrema qualidade. Então, aprenda como escolher o melhor vinho português entre os tipos mais queridos.

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Portugal é um país pequeno (quando se fala em números ao nível mundial de produção de vinho é de menos de 2%), mas muito diverso quando se fala em clima, solo, altitudes, variedades de uvas. São mais de 250 castas autóctones!


Significa dizer que os vinhos de Portugal são únicos, inimitáveis nos seus aromas e sabores. Em meio a tantas castas é difícil escolher a mais emblemática. Muito se fala sobre a Touriga Nacional entre as tintas, já que é a mais emblemática das autóctones portuguesas. Mas há excelentes brancos, como o Alvarinho, além do famoso vinho do Porto e o vinho Madeira.

Vinhos Tintos Portugueses: Frutados, Bem Encorpados e Aromáticos

Vinhos Tintos Portugueses: Frutados, Bem Encorpados e Aromáticos

Com vinhedos próximos do Atlântico que são cultivados há mais de 4.000 anos, não é difícil entender por que os vinhos tintos portugueses são famosos em todo mundo. Oferecem uma incrível variedade de sabores, qualidades aromáticas e uma ótima expressão do terroir, os tornam únicos e especiais.


Encontramos entre as várias regiões produtoras, vinhos que trazem um excelente equilíbrio entre os tons frutados e a acidez. Os mais antigos são fortes, encorpados e possuem alta complexidade, já os mais jovens transbordam de frescor. Frutas vermelhas, negras e especiarias são as notas mais encontradas.

Vinhos Brancos Portugueses: Leves e Repletos de Acidez

Vinhos Brancos Portugueses: Leves e Repletos de Acidez

Portugal é considerado como a "pátria dos vinhos tintos". Certamente, essas são as bebidas que ganham mais reconhecimento internacional. Mas, se prestarmos atenção veremos que 40% da produção de vinhos portugueses são brancos. E eles além de saborosos, merecem ser experimentados.


As más colheitas e um gerenciamento amador das vinícolas levaram os vinhos brancos a terem menor destaque. Mas isso mudou no começo do século XXI, especialmente com rótulos vindos do Douro. Nesse período, as ótimas safras combinadas com tecnologia de ponta melhoraram a qualidade da bebida.


E, da mesma forma que acontece com os vinhos tintos, existe também uma vasta predominância de uvas nacionais. Os vinhos brancos portugueses são leves, trazem tons de frutas cítricas e tropicais e, dependendo do terroir, você pode encontrar uma certa mineralidade. Em suma, valem muito a pena!

Vinhos Rosés Portugueses: Delicado Equilíbrio Entre Tintos e Brancos

Vinhos Rosés Portugueses: Delicado Equilíbrio Entre Tintos e Brancos

Os vinhos rosés portugueses são feitos com variedades de uvas tintas, usando um processo especial de fermentação. A ideia aqui é remover as cascas das uvas depois de um curto período. Dessa forma, apenas uma pequena parcela da cor típica dos vinhos tintos é passada para a bebida.


E não apenas isso, a adstringência típica dos taninos é passada para o rosé, mas apenas um pouco. É esse equilíbrio entre um vinho frutado e com mais taninos (tinto), e um mais leve e límpido (branco) que faz ele tão especial. Em Portugal também é permitido misturar os dois vinhos para fazer o rosé

Vinhos Verdes Portugueses: Produtos Únicos de Portugal

Vinhos Verdes Portugueses: Produtos Únicos de Portugal

Primeiramente, é importante dizer que o vinho verde não é feito de uma uva diferente, ou resultado de uma mistura especial, mas sim de uma região. Exclusivo de Portugal, vindo do Noroeste, entre os rios Minho e Douro, esse vinho possui características únicas devido ao terroir diferenciado desse lugar


Podem ser encontrados vinhos verdes tintos e rosés, e até espumantes, mas os comuns são os brancos. Eles possuem grande destaque internacional, teor alcoólico baixo, além de serem elegantes e leves. Com acidez e frescor intensos, o vinho verde harmoniza com várias refeições

Vinhos do Porto e da Madeira: Licorosos e Fortificados

Vinhos do Porto e da Madeira: Licorosos e Fortificados

Por mais que muitas pessoas confundam, os vinhos do Porto e da Madeira são diferentes. O vinho do Porto é feito na região demarcada do Douro. Com vasta história de exportação, seu processo de fermentação inclui aguardente vínica na composição, o tornando mais doce, pois mantém o açúcar, e alcoólico. 


Já o vinho da Madeira, como o próprio nome diz, é feito na Ilha da Madeira, região usada para abastecer as rotas dos navios que iam das Américas para a Índia. Ele é fortificado, feito geralmente com a uva Tinta Negra e tem notas de chocolate, frutos secos, mel, entre outros, além de ser doce e licoroso.


Entre as diferenças entre eles temos a concentração de açúcar, no Porto a variação é maior, superior a 130g/litro, e no Madeira é de 96g/litro. A maturação também difere: no Madeira ela é feita no calor, e no Porto temos o Tawny, que fica mais tempo nos barris, e o Ruby, que fica menos.

O Terroir da Região Produtora Influencia no Vinho. Confira Antes da Compra

O Terroir da Região Produtora Influencia no Vinho. Confira Antes da Compra

O terroir influencia no sabor do vinho e vai mais além do que o tipo de solo. Fatores como clima, chuvas e altitude também alteram a qualidade da bebida. As regiões vinícolas do país correspondem a 199 mil hectares de vinhas, por isso conheça as principais delas e escolha o melhor vinho. 

 

  • Alentejo: uma das regiões mais quentes do país, e a maior produtora de vinhos. Com 8 sub-regiões é conhecida pelos seus vinhos frutados, bem frescos, macios, com teor alcoólico médio e fáceis de beber;
  • Dão: é uma região localizada no coração de Portugal e cercada por montanhas. Tem vinhos premiados internacionalmente com personalidade e intensos, típicas das uvas Touriga Nacional;
  • Vinhos Verdes: sim, o vinho verde tem uma região com seu nome. Este terroir tem influência do Atlântico e lá proliferam as castas brancas, que resultam em vinhos cremosos e ácidos, além de serem leves e aromáticos;
  • Tejo: a mais antiga região produtora influenciada pelo famoso rio Tejo. Usa métodos artesanais para seus vinhos. Com baixa acidez e teor alcoólico do médio para alto, produz vinhos macios e simples de consumir;
  • Lisboa: perto do Oceano Atlântico, esta região traz vinhos com pouco açúcar e teor alcoólico médio. Com notas florais e uma textura macia, são pouco encorpados e marcantes.

Ainda temos as regiões de Bairrada, Douro, Beira Interior, Setúbal, Algarve e a Ilha da Madeira. As peculiaridades de cada lugar, assim como as técnicas de produção, muitos delas passadas de pai para filho é que dão aos vinhos tons únicos e especiais. Experimente para ver a diferença!

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

A tradição do vinho no país lusitano é remota. No entanto, os produtores locais estão inovando na elaboração de seus vinhos, sem deixar de lado, claro, as características de terroir que fazem com que cada vinho seja único.


Os terroirs mais famosos para elaboração dos vinhos: Vinhos Verdes, Dão, Bairrada, Alentejo, Lisboa, Douro e Península do Setúbal. Cada um dos vinhos dessas regiões possui características distintas, por isso a importância de conhecê-las para ajudar na hora de escolher um vinho.

Escolha o Vinho Português com Base nas Uvas

Escolha o Vinho Português com Base nas Uvas

Os vinhos portugueses podem ser do tipo varietal, feito com uma única variedade de uva, ou blend, produzido com duas ou mais castas. Os do segundo tipo são mais comuns no Brasil. Vamos então conhecer quais são as principais uvas portuguesas e os seus sabores.

 

  • Alvarinho: a primeira uva branca a ser engarrafada como varietal. Seu uso resulta em vinhos encorpados, com aromas complexos e delicados que remetem a limão, pêssego e casca de laranja. Também é usada para fazer vinho verde;
  • Tinta Roriz: usada para fazer vinhos tintos robustos, com bastante elegância, trazendo toques frutados e de especiarias à bebida;
  • Trincadeira: esta uva tinta faz vinhos com boa acidez, mas não muito alcoólicos. Se amadurecida devidamente, dá as bebidas um toque herbal, apimentado, floral e com complexidade;
  • Arinto: bastante versátil, cresce na maioria das regiões de Portugal. Faz vinhos brancos vibrantes, com frescor e acidez, além de toques minerais, maçã e limão;
  • Touriga Nacional: a principal variedade tinta do país, ela fica no mesmo nível das grandes uvas do mundo, como Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. Faz vinhos incríveis, bem estruturados, com taninos destacados, que são, ao mesmo tempo, florais e frutados;
  • Touriga Franca: uma das uvas recomendadas para fazer vinho do Porto, esta variedade tinta faz vinhos de coloração forte, com notas florais e taninos aveludados. Suas bebidas ficam melhores quando envelhecidas;
  • Fernão Pires: uma das uvas mais cultivadas no país, é bem versátil e faz vinhos aromáticos.

Claro que uvas como Shiraz são plantadas no país, mas eles possuem muito orgulho de suas espécies nativas, logo a maioria dos vinhos são feitos com as uvas nacionais. E como são mais de 250 espécies nativas, imagine o mundo de possibilidades! Por isso sempre confira as uvas do vinho antes da compra.

Confira o Teor Alcoólico do Vinho Português

Confira o Teor Alcoólico do Vinho Português

Quando estamos falando de uma bebida sofisticada e cheia de nuances como o vinho português, temos que ficar atentos ao volume alcoólico. Mas por quê? Primeiro, ela é uma bebida feita para ser saboreada, e não para se embriagar. Depois, níveis maiores de álcool a deixam com uma sensação mais "pesada".


E os tipos de vinho possuem boa variação de álcool. Os tintos ficam geralmente entre 11 e 14% e os brancos por volta de 12%. Os rosés têm graduação de 11 a 13% e os vinhos verdes, entre 9 e 11%. Mas os mais alcoólicos são os vinhos do Porto e da Madeira, que podem chegar a 20%. Por isso, não deixe de checar.

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Há muitas diferenças entre os vinhos de Portugal com relação ao teor alcoólico. Para exemplificar: o vinho do Porto tem um teor de álcool bastante alto, isso devido ao estilo deste vinho, destinado, principalmente, para sobremesas.


Do outro lado tem os vinhos Verdes, que, geralmente, é um vinho leve e com baixa graduação, assim como os vinhos do Alentejo, cujo álcool não é tão presente. São vinhos leves e refrescantes.

Não Deixe de Checar a Temperatura de Serviço e o Volume da Garrafa Antes da Compra

Não Deixe de Checar a Temperatura de Serviço e o Volume da Garrafa Antes da Compra

Na nossa tabela, você pode conferir a temperatura de serviço de todos os vinhos portugueses. Isso é importante, pois servi-los em uma temperatura errada pode acabar com as sutilezas da bebida. Por exemplo, os vinhos tintos portugueses são encorpados e devem ser servidos a uma temperatura maior, de 16 a 18 °C.


Já os brancos, por serem mais leves e frescos, precisam ser degustados a uma temperatura menor, entre 6 e 12 °C. Caso semelhante ocorre com os vinhos verdes e rosés, que ficam ótimos quando bebidos a uma temperatura de 6 a 10 °C. O Porto fica bom de 10 a 16 °C e o da Madeira pode chegar a ser servido a 20 °C.


Já com relação ao volume, não há muito a se preocupar, já que vinhos portugueses costumam vir em garrafas de 750 ml. No entanto, você pode encontrar alguns que cheguem a vir em vasilhames de 1 litro. Tanto em um caso quanto no outro, confira os valores na nossa tabela antes da compra.

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

É essencial observar a temperatura de serviço do vinho. Vinhos brancos e rosés devem ser servidos gelados e os vinhos tintos podem ser servidos a uma temperatura mais elevada. Outro item que deve-se observar antes de comprar é o volume da garrafa do vinho. A maioria possui 750ml.

Indicações de Quem Degustou e Aprovou

Ler indicações de especialistas é sempre bom, principalmente quando o assunto é vinho. Confira abaixo a indicação do vinho português degustado e aprovado pelo Thiago Matheus parceiro da mybest e especialista. Confira e garanta já o seu!

Aprovado

FUNDAÇÃO EUGÉNIO DE ALMEIDAVinho EA Tinto

A partir de R$ 68,90

Top 3 Melhores Vinhos Tintos Portugueses

Encorpados e frutados, os vinhos tintos são um orgulho nacional em Portugal. Naquelas terras vinhas são plantadas há milhares de anos, e o povo português tem vinho vermelho nas veias. Por isso vamos conhecer 3 melhores vinhos portugueses. Acompanhe a seguir.

3

CASA SANTOS LIMAVinho Tinto Portas da Luz

A partir de R$ 135,29

RegiãoAlgarve
UvasTouriga nacional e syrah
Teor Alcoólico14%
Temperatura de ConsumoNão informado
Volume750 ml
2

ESPORÃOVinho Alandra 2017

A partir de R$ 37,90

RegiãoAlentejo
UvasCastelão, moreto e trincadeira
Teor Alcoólico13%
Temperatura de Consumo15 ºC
Volume750 ml
1

QUINTA DO CONDEVinho Galodoro Reserva

A partir de R$ 150,84

RegiãoLisboa
UvasAlicante bouschet, tinta roriz, touriga nacional e sousão
Teor Alcoólico13,5 %
Temperatura de ConsumoEntre 16 e 18 ºC
Volume750 ml

Comparação dos Melhores Vinhos Tintos Portugueses

Foto
1
QUINTA DO CONDE Vinho Galodoro Reserva 1

QUINTA DO CONDE

2
ESPORÃO Vinho Alandra 2017 1

ESPORÃO

3
CASA SANTOS LIMA Vinho Tinto Portas da Luz 1

CASA SANTOS LIMA

Nome

Vinho Galodoro Reserva

Vinho Alandra 2017

Vinho Tinto Portas da Luz

Destaque

Vinho com Sabor Rico e Persistente

Vinho Elegante com Boa Textura

Frutado e com Ótimo Final Prolongado

Preço a partir deR$ 150,84R$ 37,90R$ 135,29
RegiãoLisboaAlentejoAlgarve
UvasAlicante bouschet, tinta roriz, touriga nacional e sousãoCastelão, moreto e trincadeiraTouriga nacional e syrah
Teor Alcoólico13,5 %13%14%
Temperatura de ConsumoEntre 16 e 18 ºC15 ºCNão informado
Volume750 ml750 ml750 ml
Link

Top 3 Melhores Vinhos Brancos Portugueses

Apesar de não serem tão conhecidos como os tintos, os vinhos brancos portugueses ocupam lugar de destaque nas prateleiras e adegas de qualquer bom conhecedor desta bebida. Leves e aromáticos, espere para se apaixonar por eles! A seguir selecionamos 3 ótimos produtos para você conhecer. 

3

ESPORÃOVinho Branco Assobio

A partir de R$ 114,90

RegiãoDouro
UvasVerdelho, gouveio, viosinho, rabigato, códega do larinho
Teor Alcoólico12,5%
Temperatura de ConsumoNão informado
Volume750 ml
2

QUINTA DOS AVIDAGOSVinho Branco Avidagos Douro 2019

A partir de R$ 122,40

RegiãoDouro
UvasMalvasia fina, gouveio real, vital, viozinho e arinto
Teor Alcoólico12,5%
Temperatura de ConsumoEntre 10 e 12 ºC
Volume750 ml
1

QUINTA MONTEIRO DE MATOSVinho Branco Vilena 2018

A partir de R$ 72,00

RegiãoTejo
UvasAntão Vaz, Fernão Pires e chardonnay
Teor Alcoólico12,5%
Temperatura de Consumo6 ºC
Volume750 ml

Comparação dos Melhores Vinhos Brancos Portugueses

Foto
1
QUINTA MONTEIRO DE MATOS Vinho Branco Vilena 2018 1

QUINTA MONTEIRO DE MATOS

2
QUINTA DOS AVIDAGOS Vinho Branco Avidagos Douro 2019 1

QUINTA DOS AVIDAGOS

3
ESPORÃO Vinho Branco Assobio 1

ESPORÃO

Nome

Vinho Branco Vilena 2018

Vinho Branco Avidagos Douro 2019

Vinho Branco Assobio

Destaque

Vinho Leve e Repleto de Frescor

Excelente Equilíbrio Entre Cremosidade e Acidez

Vinho com Notas de Frutas Cítricas e com Boa Acidez

Preço a partir deR$ 72,00R$ 122,40R$ 114,90
RegiãoTejoDouroDouro
UvasAntão Vaz, Fernão Pires e chardonnay Malvasia fina, gouveio real, vital, viozinho e arintoVerdelho, gouveio, viosinho, rabigato, códega do larinho
Teor Alcoólico12,5%12,5% 12,5%
Temperatura de Consumo6 ºCEntre 10 e 12 ºCNão informado
Volume750 ml750 ml750 ml
Link

Top 3 Melhores Vinhos Rosés Portugueses

Vinhos rosés são sempre sinônimos de festa, e em Portugal não é diferente. Cítricos florais e marcantes, são sempre cheios de frescor e muito saborosos. Ótimo para aquela recepção com amigos, sendo servido como aperitivo ou com canapés. Vamos ver quais os melhores as seguir.

3

CARMIM REGUENGOSVinho Rosé Olaria Suave

A partir de R$ 47,90

RegiãoAlentejo
UvasAragonez e castelão
Teor Alcoólico13%
Temperatura de ConsumoEntre 8 a 10 °C
Volume750 ml
2

VIDIGAL WINESPorta 6 Rosé Wine

A partir de R$ 59,90

RegiãoLisboa
UvasCastelão, tinta roriz e syrah
Teor Alcoólico12%
Temperatura de Consumo6 ºC
Volume750 ml
1

SOGRAPE VINHOSVinho Mateus Rosé Tempranillo

A partir de R$ 59,90

RegiãoDouro
UvasBaga, rufete, tinta barroca, touriga franca
Teor Alcoólico10,5%
Temperatura de ConsumoEntre 8 a 10 ºC
Volume750 ml

Comparação dos Melhores Vinhos Rosés Portugueses

Foto
1
SOGRAPE VINHOS Vinho Mateus Rosé Tempranillo 1

SOGRAPE VINHOS

2
VIDIGAL WINES Porta 6 Rosé Wine 1

VIDIGAL WINES

3
CARMIM REGUENGOS Vinho Rosé Olaria Suave 1

CARMIM REGUENGOS

Nome

Vinho Mateus Rosé Tempranillo

Porta 6 Rosé Wine

Vinho Rosé Olaria Suave

Destaque

Um dos Rosés Mais Conhecidos do Mundo

Vinho Delicioso com Ótimo Custo-Beneficio

Vinho Suave, Leve e Equilibrado

Preço a partir deR$ 59,90R$ 59,90R$ 47,90
RegiãoDouroLisboaAlentejo
UvasBaga, rufete, tinta barroca, touriga francaCastelão, tinta roriz e syrahAragonez e castelão
Teor Alcoólico10,5%12%13%
Temperatura de ConsumoEntre 8 a 10 ºC6 ºCEntre 8 a 10 °C
Volume750 ml750 ml750 ml
Link

Top 3 Melhores Vinhos Verdes Portugueses

Os vinhos verdes são únicos. E isso não é apenas força de expressão: apenas em Portugal você vai encontrar este tipo de vinho. Oriundo da região demarcada de mesmo nome, que possui terroir com características tão singulares que coloca esta bebida em outra categoria. Vamos ver alguns dos melhores!

3

AVELEDAVinho Verde Aveleda Loureiro & Alvarinho

A partir de R$ 85,49

RegiãoAveleda
UvasLoureiro e alvarinho
Teor Alcoólico11%
Temperatura de ConsumoEntre 8 a 10 ºC
Volume750 ml
2

CALAMARESVinho Verde Calamares

A partir de R$ 49,99

RegiãoMinho
UvasLoureiro, azal, trajadura e pedernã
Teor Alcoólico9%
Temperatura de ConsumoEntre 8 a 10 ºC
Volume750 ml
1

CASAL GARCIAVinho Verde Casal Garcia Sweet

A partir de R$ 50,31

RegiãoDouro
UvasTrajadura, loureiro, arinto e azal
Teor Alcoólico9%
Temperatura de ConsumoEntre 6 e 8 ºC
Volume750 ml

Comparação dos Melhores Vinhos Verdes Portugueses

Foto
1
CASAL GARCIA Vinho Verde Casal Garcia Sweet 1

CASAL GARCIA

2
CALAMARES Vinho Verde Calamares 1

CALAMARES

3
AVELEDA Vinho Verde Aveleda Loureiro & Alvarinho 1

AVELEDA

Nome

Vinho Verde Casal Garcia Sweet

Vinho Verde Calamares

Vinho Verde Aveleda Loureiro & Alvarinho

Destaque

O Vinho Verde Mais Consumido no Mundo

O Vinho Verde Mais Conhecido do Brasil

Vinho Suave e Aveludado que Beira a Perfeição

Preço a partir deR$ 50,31R$ 49,99R$ 85,49
RegiãoDouroMinhoAveleda
UvasTrajadura, loureiro, arinto e azalLoureiro, azal, trajadura e pedernãLoureiro e alvarinho
Teor Alcoólico9%9%11%
Temperatura de ConsumoEntre 6 e 8 ºCEntre 8 a 10 ºCEntre 8 a 10 ºC
Volume750 ml750 ml750 ml
Link

Top 3 Melhores Vinhos do Porto e da Madeira

Aqui nós traremos vinhos de 2 regiões diferentes: do Porto e da Madeira. Ambos são licorosos, bem alcoólicos e fortificados. Ideais para consumir como sobremesa ou aperitivo, são bem diferentes e saborosos. Por isso vamos ver alguns rótulos incríveis a seguir

3

MESSIASVinho do Porto Messias Ruby

A partir de R$ 99,99

TipoPorto
RegiãoDouro
UvasTouriga nacional, touriga franca, tinta roriz, tinta barroca e tinto cão
Teor Alcoólico19,5%
Temperatura de ConsumoEntre 14 a 16 ºC
Volume750 ml
2

JUSTINO'S MADEIRAVinho Madeira Justino's Fine Rich

A partir de R$ 200,01

TipoMadeira
RegiãoIlha da Madeira
UvasTinta negra
Teor Alcoólico19%
Temperatura de ConsumoEntre 18 a 20 °C
Volume750 ml
1

VALLEGREVinho do Porto Vista Alegre Lágrima

A partir de R$ 83,90

TipoPorto
RegiãoDouro
UvasViosinho, malvasia fina, gouveio, arinto, cercial, rabigato e moscatel
Teor Alcoólico20%
Temperatura de ConsumoEntre 10 a 12 ºC
Volume750 ml

Comparação dos Melhores Vinhos do Porto e da Madeira

Foto
1
VALLEGRE Vinho do Porto Vista Alegre Lágrima 1

VALLEGRE

2
JUSTINO'S MADEIRA Vinho Madeira Justino's Fine Rich 1

JUSTINO'S MADEIRA

3
MESSIAS Vinho do Porto Messias Ruby 1

MESSIAS

Nome

Vinho do Porto Vista Alegre Lágrima

Vinho Madeira Justino's Fine Rich

Vinho do Porto Messias Ruby

Destaque

Doce, Licoroso e um Ótimo Aperitivo

Doçura e Acidez Equilibradas em um Vinho Incrível

Ótimo para Depois das Refeições

Preço a partir deR$ 83,90R$ 200,01R$ 99,99
TipoPortoMadeiraPorto
RegiãoDouroIlha da MadeiraDouro
UvasViosinho, malvasia fina, gouveio, arinto, cercial, rabigato e moscatelTinta negraTouriga nacional, touriga franca, tinta roriz, tinta barroca e tinto cão
Teor Alcoólico20%19%19,5%
Temperatura de ConsumoEntre 10 a 12 ºCEntre 18 a 20 °CEntre 14 a 16 ºC
Volume750 ml750 ml750 ml
Link

Perguntas Frequentes sobre Vinhos Portugueses

Perguntas Frequentes sobre Vinhos Portugueses

A escolha do melhor vinho português pode gerar muitas dúvidas. Por isso, selecionamos 4 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para a sommelier Andreia Debon. Confira a seguir.

O Vinho Madeira É Bom para Culinária?

O vinho Madeira tem alto teor alcoólico, podendo ultrapassar os 19%. Isso porque é fortificado, ou seja, recebe álcool vínico para barrar a fermentação. Sendo assim, funciona perfeitamente como aperitivo ou digestivo, ou seja, no começo ou final da refeição. 


O Vinho Madeira é um prazer em forma de especiarias, amêndoas torradas, frutas cristalizadas e aromas etéreos que se fundem. O molho madeira original, famoso na Ilha da Madeira, em Portugal, é elaborado com o vinho Madeira, adicionado ao final do preparo.

Qual o Melhor Tipo de Vinho Português para Acompanhar Bacalhau?

A harmonização entre bacalhau e vinho contempla diversos tipos da bebida. O desafio é buscar uma combinação que leve em conta o modo de preparo e os ingredientes, considerando que as circunstâncias ficam a critério de cada um. É claro que os brancos são bem mais fáceis de harmonizar. 


Por exemplo: um bacalhau em salada costuma ser servido frio, com o peixe em pequenos pedaços ou em lascas, ou em sua versão seca. Ele pode ser acompanhado por um vinho branco jovem, aromático e com boa acidez. Um vinho do Alentejo, por exemplo. 


As receitas com bacalhau assado ou na brasa costumam ter sabor mais intenso. Assim a sugestão de vinho seria um branco encorpado, um vinho do Douro seria uma opção. Ou um vinho Verde para quem o aprecia. 


Uma das mais famosas da gastronomia portuguesa, a receita do bacalhau à Gomes de Sá pode ser servido com um Alvarinho ou até mesmo com um espumante Brut.

Vinho Verde É Seco ou Suave?

Os Vinhos Verdes são vinhos secos, elaborados com castas autóctones de Portugal. Os brancos costumam ter uma mescla de Alvarinho, Arinto, Avesso, Azal, Loureiro e Trajadura, por exemplo. Os tintos, com Vinhão. Todos sempre bastante frescos e alegres.

O que Acompanha Vinho Verde?

Os vinhos verdes brancos harmonizam muito bem com saladas, carne de aves e pratos da culinária oriental. São excelentes para servir como aperitivos num happy hour. Os vinhos verdes rosés são mais intensos, mas também podem ser servidos como aperitivos. 


Já os tintos harmonizam muito bem com pratos mais encorpados, como um risoto de pato, por exemplo. Os espumantes são servidos como parceiros de entradas e todo tipo de canapés, pratos de peixe, carne, mariscos, além de comida oriental.

Dê a Volta ao Mundo em 35 Vinhos

Agora que você conheceu os melhores vinhos portugueses, que tal expandir os horizontes e conhecer vinhos de várias partes do mundo. Nos artigos da mybest você vai ter contato não apenas com os melhores produtos de cada país, mas também muitas informações sobre eles. Confira nos links abaixo!

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo. Para acompanhar a leitura, fica a sugestão para ouvir Amália Rodrigues! Ela sintetizava como ninguém a alma do povo português. Após ouvir suas canções, em especial "'Oiça lá ó senhor vinho", tenho certeza que você terá de vontade de tomar um dos produtos daqui!


E certamente vai fazer uma boa escolha, pois nosso artigo ensinou como escolher o melhor vinho português, e ainda, elencamos os 15 melhores vinhos portugueses para facilitar a sua escolha. Por isso, recomende este artigo para seus amigos que adoram vinhos, confira outros artigos da mybest e um abraço!

Redação: Rodrigo Pompeu / Revisão: Lays Tenório

Você pode gostar também

Mais lidos

  • Top 15 Melhores Whiskys para Comprar em 2021 (Chivas, Old Parr e mais)
    Top 15 Melhores Whiskys para Comprar em 2021 (Chivas, Old Parr e mais)
    O whisky é uma bebida muito apreciada e vista como sinônimo de requinte, elegância e bom gosto. Seja você um amante de bebidas destiladas ou alguém que está conhecendo nesse meio, é muito importante saber escolher um bom whisky, se atentando aos detalhes que farão da sua escolha a melhor possível.Marcas como Johnnie Walker, Jack Daniels, Ballantines e Chivas são bons exemplos de diversidade e qualidade dessa bebida. Para te ajudar na decisão, criamos um guia completo de como escolher a melhor opção para você. Além disso, preparamos um ranking com o top 15 melhores whiskys do mercado. Confira!
    Bebidas Alcoólicas
    184.656 visualizações
  • Top 15 Melhores Gins em 2021 (Seagers, Bulldog, nacional e mais)
    Top 15 Melhores Gins em 2021 (Seagers, Bulldog, nacional e mais)
    O gin é uma bebida destilada cheia de infusões de especiarias botânicas, feita para ser apreciada em coquetéis, como o gin tônica, muito popular em festas e confraternizações! O gin foi inventado há séculos, mas voltou a ficar popular na última década. Mas, com tantas opções no mercado, como escolher o melhor gin?Nesse artigo, explicamos como você pode escolher entre os melhores gins do mundo. Exploramos os sabores para criar um top 15 melhores gins para serem usados em coquetéis ou puros. Tem marcas como Beefeater e Tanqueray, mas venha conosco e descubra novos sabores. No fim, explicamos como fazer o clássico gin tônica para você experimentar!
    Bebidas Alcoólicas
    620.720 visualizações
  • Top 15 Melhores Espumantes em 2021 (Salton, Chandon e Freixenet)
    Top 15 Melhores Espumantes em 2021 (Salton, Chandon e Freixenet)
    Sempre presente na virada do ano e na celebração de datas especiais, o espumante é, na verdade, um tipo de vinho que possui gás carbônico em sua composição. Por ser uma bebida complexa, o espumante possui características específicas e que afetam diretamente o sabor e preço final.Nomes como Freixenet, Chandon e Salton são marcas de renome no mercado brasileiro e possuem bebidas de alta qualidade. Nesse artigo, iremos te contar como o espumante é feito, com escolher a bebida ideal e, ainda, iremos te mostrar quais são os 15 melhores espumantes do mercado. Continue lendo!
    Bebidas Alcoólicas
    94.353 visualizações
  • Top 15 Melhores Cervejas em 2021 (do Brasil e do Mundo)
    Top 15 Melhores Cervejas em 2021 (do Brasil e do Mundo)
    Gelada, breja, litrão, independente do apelido, a cerveja é paixão nacional. Graças a um mercado cada vez mais eclético, há opções para todos os gostos e bolsos. Porém, com tantos estilos, a escolha da melhor cerveja pode ser desafiadora. Para ajudá-lo nisso, separamos dicas essenciais!Além disso, organizamos rankings com as 15 melhores cervejas, separadas por tipo. Há produtos feitos no Brasil, como Tupiniquim e Bodebrown, e importados, como Guinness e Paulaner. Ao final, abordamos as cervejas especiais e artesanais e ainda, a temperatura ideal da cerveja. Leia sem moderação!
    Bebidas Alcoólicas
    162.344 visualizações
  • Top 20 Melhores Vodkas para Comprar em 2021 (Absolut, Smirnoff e mais)
    Top 20 Melhores Vodkas para Comprar em 2021 (Absolut, Smirnoff e mais)
    A vodka é uma bebida destilada de alto teor alcoólico usada no mundo inteiro em drinks e coquetéis, mas também é consumida pura. Como as diferenças são sutis, é difícil escolher entre uma vodka Absolut, Smirnoff, Cîroc, Greey Goose e diversas outras marcas do mercado.Por isso, neste artigo explicamos como é feita uma boa vodka e o que você deve considerar ao escolher. Fizemos também um ranking com as 20 melhores vodkas puras e saborizadas. Por fim, ensinamos como fazer Moscow Mule, um famoso e delicioso drink. Confira para que sua próxima vodka seja memorável!
    Bebidas Alcoólicas
    113.424 visualizações
  • Top 10 Melhores Cervejas Puro Malte em 2021 (Heineken, Bohemia e mais)
    Top 10 Melhores Cervejas Puro Malte em 2021 (Heineken, Bohemia e mais)
    A cerveja puro malte, fabricada sem o uso de cereais não maltados, tem se tornado cada vez mais popular no mercado. Por possui um sabor mais intenso e complexo, ela é ideal para aqueles que buscam uma cerveja diferente. Marcas como Bohemia, Heineken e Eisenbahn apresentam opções de qualidade.Entretanto, com a grande diversidade de estilos, feitos para todos os gostos e bolsos, nem sempre é fácil escolher a melhor, não é mesmo? Por isso, selecionamos nesse artigo um ranking com as 10 melhores cervejas puro malte e quais fatores você deve considerar na hora de comprar. Continue lendo!
    Bebidas Alcoólicas
    61.146 visualizações
  • Top 10 Melhores Cîroc para Comprar em 2021 (Red Berry, Coconut e mais)
    Top 10 Melhores Cîroc para Comprar em 2021 (Red Berry, Coconut e mais)
    A vodka pode ser a base principal de muitos coquetéis, e, além disso, algumas pessoas gostam de apreciar essa bebida pura ou com gelo. Apesar de ser um produto caro, a vodka Cîroc é uma bebida que oferece extrema qualidade! É importante levar isso em consideração quando estiver escolhendo uma vodka. A versão Cîroc Original e Red Berry são as vodkas mais conhecidas e bem avaliadas da marca. A seguir você confere nosso top 10 melhores Cîroc do mercado! Por fim, você vai poder acompanhar diversas informações importantes sobre cada uma delas e muito mais. Confira!
    Bebidas Alcoólicas
    298 visualizações
  • Top 10 Melhores Monitores 4K em 2021 (LG, Samsung e mais)
    Top 10 Melhores Monitores 4K em 2021 (LG, Samsung e mais)
    Um monitor 4K possui resolução 4 vezes maior do que a encontrada no padrão Full HD, que é o mais adotado atualmente. Há diversos tamanhos, funcionalidades e tecnologias de display, como IPS, VA ou TN. Por isso, é importante ficar por dentro de algumas informações antes de escolher um monitor 4K de bom custo-benefício.Para facilitar a sua busca, criamos um guia super completo e cheio de dicas de como escolher o melhor monitor 4K. Além disso, elaboramos um ranking com os 10 melhores monitores 4K do mercado. Lá você vai encontrar marcas excelentes, como LG, Samsung, Dell e Asus. Confira tudo isso a seguir!
    Periféricos
    27.285 visualizações
  • Top 10 Melhores Sofás de Canto em 2021 (Retrátil, com Chaise e mais)
    Top 10 Melhores Sofás de Canto em 2021 (Retrátil, com Chaise e mais)
    O sofá de canto é perfeito para otimizar espaço, relaxar, conversar com os amigos e reunir toda a família. Dentre todos os modelos disponíveis, esses ganham destaque pela versatilidade, já que é possível adaptá-los em diferentes ambientes, seja encostado na parede ou no centro da sala de estar.Para garantir uma boa compra, confira nossas dicas sobre as principais características desse móvel tão importante. Pense em quantas pessoas precisa acomodar, depois escolha o material e o conforto que você e sua família desejam. Aproveite ainda o nosso ranking, com os 10 melhores sofás de canto do mercado.
    Móveis
    16.605 visualizações
  • Top 10 Melhores TVs Custo-Benefício em 2021 (Samsung, LG, Philips e mais)
    Top 10 Melhores TVs Custo-Benefício em 2021 (Samsung, LG, Philips e mais)
    Uma TV com o melhor custo-benefício do mercado é o sonho de consumo de muitos brasileiros. E com a chegada de modelos cada vez mais novos, maiores e mais tecnológicos, é uma tentação não usar todo o limite do cartão para comprar uma TV de última geração. No mercado, há TVs de 32, 50 polegadas e mais!Para isso, elaboramos dicas para te ajudar a escolher a melhor TV sem gastar muito, focando no custo-benefício. Além disso, selecionamos as 10 melhores TVs com o melhor custo-benefício que você pode comprar na internet! São diversas marcas, tais como Samsung, LG, Philips e outras. Então vem conosco!
    TVs e Home Theater
    21.802 visualizações
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria