mybest
Vinhos

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Comidas e Bebidas
  3. Bebidas Alcoólicas
  4. Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2024 (Casal Garcia, Esporão e mais)
  • Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2024 (Casal Garcia, Esporão e mais) 1
  • Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2024 (Casal Garcia, Esporão e mais) 2
  • Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2024 (Casal Garcia, Esporão e mais) 3
  • Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2024 (Casal Garcia, Esporão e mais) 4
  • Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2024 (Casal Garcia, Esporão e mais) 5

Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2024 (Casal Garcia, Esporão e mais)

Com uma produção ancestral, os vinhos portugueses estão entre os melhores do mundo. Mesmo Portugal sendo um dos menores países da Europa, é um dos maiores produtores dessa bebida. Lá, tradição e terroir se unem com a tecnologia para entregar os melhores produtos.


Se você gosta de vinhos, certamente precisa conhecer essas maravilhas lusitanas. Herdade do Esporão, Casal Garcia e Calamares são vinhos famosos internacionalmente e de alta qualidade que você vai adorar. Fizemos um top 15 melhores vinhos portugueses e uma seção com critérios de escolha. Confira!

Atualizado em 14/07/2023
Andreia Debon
Supervisão
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Andreia Debon estudou jornalismo na Universidade de Caxias do Sul. É sommelier de vinhos e azeites, diretora e editora da revista online sobre vinhos Bon Vivant. Trabalha há mais de 15 anos como jurada internacional, além de divulgar e promover os segmentos de vinhos e enoturismo. Também tem um curso voltado a ensinar mulheres a beber e simplificar a bebida que tanto ama. Conheça mais sobre vinhos, enoturismo e azeites no Instagram da especialista e no site Bon Vivant.

Perfil de Andreia Debon
Continue lendo
Natalia Iannacone
Revisão
Revisora
Natalia Iannacone

Sou formada em publicidade, com experiência em marketing e copywriting. Isso me ajuda a entender melhor as necessidades dos leitores para produzir os conteúdos, entregando informações de qualidade para fazerem a melhor escolha. Trabalho na mybest há quase 2 anos e nesse período já produzi, revisei e atualizei mais de 200 artigos. O mais legal é que posso ampliar meus conhecimentos e ajudar os leitores a entender sobre diferentes produtos, até os mais incomuns.

Perfil de Natalia Iannacone
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Como Escolher os Melhores Vinhos Portugueses

Os vinhos portugueses proporcionam uma experiência gastronômica inesquecível, que se tornará muito melhor se você souber o que observar na hora da compra. Por isso, separamos alguns critérios importantes para você considerar, como tipos de vinhos, as regiões, uvas, classificação e outros. Veja a seguir!

1

Escolha o Vinho Português de Acordo com o Tipo

Não é exagero afirmar que Portugal é a terra dos vinhos! Imortalizados em seus fados inesquecíveis, a bebida está no coração e na alma dos lusitanos. Existem rótulos diversificados e de extrema qualidade. Então, aprenda como escolher o melhor vinho português entre os tipos mais queridos.

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Portugal é um país pequeno (quando se fala em números ao nível mundial de produção de vinho é de menos de 2%), mas muito diverso quando se fala em clima, solo, altitudes, variedades de uvas. São mais de 250 castas autóctones!


Significa dizer que os vinhos de Portugal são únicos, inimitáveis nos seus aromas e sabores. Em meio a tantas castas é difícil escolher a mais emblemática. Muito se fala sobre a Touriga Nacional entre as tintas, já que é a mais emblemática das autóctones portuguesas. Mas há excelentes brancos, como o Alvarinho, além do famoso vinho do Porto e o vinho Madeira.

Vinhos Tintos Portugueses: Frutados, Bem Encorpados e Aromáticos

Vinhos Tintos Portugueses: Frutados, Bem Encorpados e Aromáticos

Com vinhedos próximos do Atlântico que são cultivados há mais de 4.000 anos, não é difícil entender por que os vinhos tintos portugueses são famosos em todo mundo. Oferecem uma incrível variedade de sabores, qualidades aromáticas e uma ótima expressão do terroir, os tornam únicos e especiais.


Encontramos entre as várias regiões produtoras, vinhos que trazem um excelente equilíbrio entre os tons frutados e a acidez. Os mais antigos são fortes, encorpados e possuem alta complexidade, já os mais jovens transbordam de frescor. Frutas vermelhas, negras e especiarias são as notas mais encontradas.

Vinhos Brancos Portugueses: Leves e Repletos de Acidez

Vinhos Brancos Portugueses: Leves e Repletos de Acidez

Portugal é considerado como a "pátria dos vinhos tintos". Certamente, essas são as bebidas que ganham mais reconhecimento internacional. Mas, se prestarmos atenção veremos que 40% da produção de vinhos portugueses são brancos. E eles além de saborosos, merecem ser experimentados.


As más colheitas e um gerenciamento amador das vinícolas levaram os vinhos brancos a terem menor destaque. Mas isso mudou no começo do século XXI, especialmente com rótulos vindos do Douro. Nesse período, as ótimas safras combinadas com tecnologia de ponta melhoraram a qualidade da bebida.


E, da mesma forma que acontece com os vinhos tintos, existe também uma vasta predominância de uvas nacionais. Os vinhos brancos portugueses são leves, trazem tons de frutas cítricas e tropicais e, dependendo do terroir, você pode encontrar uma certa mineralidade. Em suma, valem muito a pena!

Vinhos Rosés Portugueses: Delicado Equilíbrio Entre Tintos e Brancos

Vinhos Rosés Portugueses: Delicado Equilíbrio Entre Tintos e Brancos

Os vinhos rosés portugueses são feitos com variedades de uvas tintas, usando um processo especial de fermentação. A ideia aqui é remover as cascas das uvas depois de um curto período. Dessa forma, apenas uma pequena parcela da cor típica dos vinhos tintos é passada para a bebida.


E não apenas isso, a adstringência típica dos taninos é passada para o rosé, mas apenas um pouco. É esse equilíbrio entre um vinho frutado e com mais taninos (tinto), e um mais leve e límpido (branco) que faz ele tão especial. Em Portugal também é permitido misturar os dois vinhos para fazer o rosé

Vinhos Verdes Portugueses: Produtos Únicos de Portugal

Vinhos Verdes Portugueses: Produtos Únicos de Portugal

Primeiramente, é importante dizer que o vinho verde não é feito de uma uva diferente, ou resultado de uma mistura especial, mas sim de uma região. Exclusivo de Portugal, vindo do Noroeste, entre os rios Minho e Douro, esse vinho possui características únicas devido ao terroir diferenciado desse lugar


Podem ser encontrados vinhos verdes tintos e rosés, e até espumantes, mas os comuns são os brancos. Eles possuem grande destaque internacional, teor alcoólico baixo, além de serem elegantes e leves. Com acidez e frescor intensos, o vinho verde harmoniza com várias refeições

Vinhos do Porto e da Madeira: Licorosos e Fortificados

Vinhos do Porto e da Madeira: Licorosos e Fortificados

Por mais que muitas pessoas confundam, os vinhos do Porto e da Madeira são diferentes. O vinho do Porto é feito na região demarcada do Douro. Com vasta história de exportação, seu processo de fermentação inclui aguardente vínica na composição, o tornando mais doce, pois mantém o açúcar, e alcoólico. 


Já o vinho da Madeira, como o próprio nome diz, é feito na Ilha da Madeira, região usada para abastecer as rotas dos navios que iam das Américas para a Índia. Ele é fortificado, feito geralmente com a uva Tinta Negra e tem notas de chocolate, frutos secos, mel, entre outros, além de ser doce e licoroso.


Entre as diferenças entre eles temos a concentração de açúcar, no Porto a variação é maior, superior a 130g/litro, e no Madeira é de 96g/litro. A maturação também difere: no Madeira ela é feita no calor, e no Porto temos o Tawny, que fica mais tempo nos barris, e o Ruby, que fica menos.


Abaixo, você encontra o link para o nosso artigo exclusivo sobre vinhos do Porto. Não deixe de dar uma conferida!

2

O Terroir da Região Produtora Influencia no Vinho. Confira Antes da Compra

O Terroir da Região Produtora Influencia no Vinho. Confira Antes da Compra

O terroir influencia no sabor do vinho e vai mais além do que o tipo de solo. Fatores como clima, chuvas e altitude também alteram a qualidade da bebida. As regiões vinícolas do país correspondem a 199 mil hectares de vinhas, por isso conheça as principais delas e escolha o melhor vinho. 

 

  • Alentejo: uma das regiões mais quentes do país, e a maior produtora de vinhos. Com 8 sub-regiões é conhecida pelos seus vinhos frutados, bem frescos, macios, com teor alcoólico médio e fáceis de beber;
  • Dão: é uma região localizada no coração de Portugal e cercada por montanhas. Tem vinhos premiados internacionalmente com personalidade e intensos, típicas das uvas Touriga Nacional;
  • Vinhos Verdes: sim, o vinho verde tem uma região com seu nome. Este terroir tem influência do Atlântico e lá proliferam as castas brancas, que resultam em vinhos cremosos e ácidos, além de serem leves e aromáticos;
  • Tejo: a mais antiga região produtora influenciada pelo famoso rio Tejo. Usa métodos artesanais para seus vinhos. Com baixa acidez e teor alcoólico do médio para alto, produz vinhos macios e simples de consumir;
  • Lisboa: perto do Oceano Atlântico, esta região traz vinhos com pouco açúcar e teor alcoólico médio. Com notas florais e uma textura macia, são pouco encorpados e marcantes.

Ainda temos as regiões de Bairrada, Douro, Beira Interior, Setúbal, Algarve e a Ilha da Madeira. As peculiaridades de cada lugar, assim como as técnicas de produção, muitos delas passadas de pai para filho é que dão aos vinhos tons únicos e especiais. Experimente para ver a diferença!

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

A tradição do vinho no país lusitano é remota. No entanto, os produtores locais estão inovando na elaboração de seus vinhos, sem deixar de lado, claro, as características de terroir que fazem com que cada vinho seja único.


Os terroirs mais famosos para elaboração dos vinhos: Vinhos Verdes, Dão, Bairrada, Alentejo, Lisboa, Douro e Península do Setúbal. Cada um dos vinhos dessas regiões possui características distintas, por isso a importância de conhecê-las para ajudar na hora de escolher um vinho.

3

Escolha o Vinho Português com Base nas Uvas

Escolha o Vinho Português com Base nas Uvas

Os vinhos portugueses podem ser do tipo varietal, feito com uma única variedade de uva, ou blend, produzido com duas ou mais castas. Os do segundo tipo são mais comuns no Brasil. Vamos então conhecer quais são as principais uvas portuguesas e os seus sabores.

 

  • Alvarinho: a primeira uva branca a ser engarrafada como varietal. Seu uso resulta em vinhos encorpados, com aromas complexos e delicados que remetem a limão, pêssego e casca de laranja. Também é usada para fazer vinho verde;
  • Tinta Roriz: usada para fazer vinhos tintos robustos, com bastante elegância, trazendo toques frutados e de especiarias à bebida;
  • Trincadeira: esta uva tinta faz vinhos com boa acidez, mas não muito alcoólicos. Se amadurecida devidamente, dá as bebidas um toque herbal, apimentado, floral e com complexidade;
  • Arinto: bastante versátil, cresce na maioria das regiões de Portugal. Faz vinhos brancos vibrantes, com frescor e acidez, além de toques minerais, maçã e limão;
  • Touriga Nacional: a principal variedade tinta do país, ela fica no mesmo nível das grandes uvas do mundo, como Pinot Noir e Cabernet Sauvignon. Faz vinhos incríveis, bem estruturados, com taninos destacados, que são, ao mesmo tempo, florais e frutados;
  • Touriga Franca: uma das uvas recomendadas para fazer vinho do Porto, esta variedade tinta faz vinhos de coloração forte, com notas florais e taninos aveludados. Suas bebidas ficam melhores quando envelhecidas;
  • Fernão Pires: uma das uvas mais cultivadas no país, é bem versátil e faz vinhos aromáticos.

Além dessas, outras uvas muito comuns são: castelão, aragonês, moreto, vinhosinho, syrah, entre outras. A maioria dos vinhos são feitos com as uvas nacionais. E como são mais de 250 espécies nativas, imagine o mundo de possibilidades! Por isso sempre confira as uvas do vinho antes da compra.

4

Vinho Português Suave é Ideal para Iniciantes

Vinho Português Suave é Ideal para Iniciantes

Outro critério importante é saber se o vinho é classificado em Doce, Suave, Meio-Seco e Seco. Essa classificação é determinada pela quantidade de açúcar residual da bebida, ou seja, o que "sobra" de açúcar após a fermentação. Os vinhos secos contêm até 4 gramas de açúcar por litro (g/L).


Os meio-secos têm entre 4 e 25 g/L. Vinhos com mais de 25 g/L são considerados suaves. Por fim há os doces, que possuem mais de 60 g/L, como os do Porto. O vinho suave é mais adocicado, além de ter taninos e acidez mais sutis, por isso, são mais fáceis de beber, principalmente para quem está iniciando.

5

Confira o Teor Alcoólico do Vinho Português

Confira o Teor Alcoólico do Vinho Português

Quando estamos falando de uma bebida sofisticada e cheia de nuances como o vinho português, temos que ficar atentos ao volume alcoólico. Mas por quê? Primeiro, ela é uma bebida feita para ser saboreada, e não para se embriagar. Depois, níveis maiores de álcool a deixam com uma sensação mais "pesada".


E os tipos de vinho possuem boa variação de álcool. Os tintos ficam geralmente entre 11 e 14% e os brancos por volta de 12%. Os rosés têm graduação de 9 a 13% e os vinhos verdes, entre 9 e 11%. Mas os mais alcoólicos são os vinhos do Porto e da Madeira, que podem chegar a 20%. Por isso, não deixe de checar.

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

Há muitas diferenças entre os vinhos de Portugal com relação ao teor alcoólico. Para exemplificar: o vinho do Porto tem um teor de álcool bastante alto, isso devido ao estilo deste vinho, destinado, principalmente, para sobremesas.


Do outro lado tem os vinhos Verdes, que, geralmente, é um vinho leve e com baixa graduação, assim como os vinhos do Alentejo, cujo álcool não é tão presente. São vinhos leves e refrescantes.

6

Não Deixe de Checar a Temperatura de Serviço e o Volume da Garrafa Antes da Compra

Não Deixe de Checar a Temperatura de Serviço e o Volume da Garrafa Antes da Compra

Na nossa tabela, você pode conferir a temperatura de serviço de todos os vinhos portugueses. Isso é importante, pois servi-los em uma temperatura errada pode acabar com as sutilezas da bebida. Por exemplo, os vinhos tintos portugueses são encorpados e devem ser servidos a uma temperatura maior, de 16 a 18 °C.


Já os brancos, por serem mais leves e frescos, precisam ser degustados a uma temperatura menor, entre 6 e 12 °C. Caso semelhante ocorre com os vinhos verdes e rosés, que ficam ótimos quando bebidos a uma temperatura de 6 a 10 °C. O Porto fica bom de 10 a 16 °C e o da Madeira pode chegar a ser servido a 20 °C.


Já com relação ao volume, não há muito a se preocupar, já que vinhos portugueses costumam vir em garrafas de 750 ml. No entanto, você pode encontrar alguns que cheguem a vir em vasilhames de 1 litro. Tanto em um caso quanto no outro, confira os valores na nossa tabela antes da compra.

Andreia Debon
Jornalista Sommelier de Vinhos e Azeites
Andreia Debon

É essencial observar a temperatura de serviço do vinho. Vinhos brancos e rosés devem ser servidos gelados e os vinhos tintos podem ser servidos a uma temperatura mais elevada. Outro item que deve-se observar antes de comprar é o volume da garrafa do vinho. A maioria possui 750ml.

7

Confira a Nota do Vinho no Vivino, um Site Especializado

Confira a Nota do Vinho no Vivino, um Site Especializado

O Vivino é um dos maiores sites especializado em vinhos. Nele é possível encontrar vinhos do mundo todo, incluindo vinhos de Portugal. Além disso, oferece diversas informações sobre cada rótulo e permite que os usuários avaliem e comentes sobre as bebidas.


Os clientes podem dar uma nota de 0 a 5. Os vinhos bem avaliados costumam ter notas entre 3,5 e 5, o que é um bom índice. Veja também os comentários, que indicam como o vinho se comporta na boca: sabor, textura, etc. É uma ótima maneira de verificar a qualidade da bebida.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 15 Melhores Vinhos Portugueses

Encorpados e frutados, os vinhos portugueses são um orgulho nacional. Naquelas terras, vinhas são plantadas há milhares de anos, e o povo português tem vinho nas veias. Conheça a seguir 15 ótimas opções de vinhos portugueses. Escolha o seu e aproveite!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Tipo
Classificação
Estilo
Uvas
Região
Temperatura de Serviço
Teor Alcoólico
Vivino
Volume
Safra
1

CASAL GARCIA

Vinho Verde Casal Garcia Sweet

CASAL GARCIA Vinho Verde Casal Garcia Sweet 1

R$ 56,99

Médio

O Melhor Vinho Verde Português Suave e Fresco

Branco

Suave

Verde

Corte (trajadura, loureiro, arinto e azal)

Douro

Entre 6 e 8 ºC

9%

4,1/5

750 ml

2018

2

QUINTA DO CONDE

Vinho Galodoro Reserva

QUINTA DO CONDE Vinho Galodoro Reserva 1

R$ 119,90

Lev. alto

O Melhor Vinho Tinto Português com Sabor Rico

Tinto

Seco

Não se aplica

Corte (alicante bouschet, tinta roriz, touriga nacional e sousão)

Lisboa

Entre 16 e 18 ºC

13,5 %

3,8/5

750 ml

Não informado

3

AVELEDA

Vinho Verde Aveleda Loureiro & Alvarinho

AVELEDA Vinho Verde Aveleda Loureiro & Alvarinho 1

R$ 64,44

Médio

Vinho Verde Premiado e Cheio de Personalidade

Branco

Seco

Verde

Corte (loureiro e alvarinho)

Aveleda

Entre 8 e 10 ºC

11%

3,7/5

750 ml

2020

4

VIDIGAL WINES

Porta 6 Rosé Wine

VIDIGAL WINES Porta 6 Rosé Wine 1

R$ 62,06

Médio

Vinho Saboroso com Ótimo Custo-Beneficio

Rosé

Não informado

Não se aplica

Corte (60% castelão, 20% tinta roriz e 20% syrah)

Lisboa

6 ºC

12%

3,8/5

750 ml

2019

5

HERDADE DO ESPORÃO

Vinho Esporão Pé Tinto

HERDADE DO ESPORÃO Vinho Esporão Pé Tinto 1

R$ 39,99

Baixo

Um Vinho Tinto Fresco e Elegante

Tinto

Meio seco

Não se aplica

Corte (castelão, moreto e trincadeira)

Alentejo

Entre 16 e 18 ºC

13%

3,8/5

750 ml

2017

6

MATEUS

Vinho Rosé Original

MATEUS Vinho Rosé Original 1

R$ 53,14

Lev. baixo

Vinho Rosé Português com Fama Mundial

Não informado

Não informado

Portugal (Douro)

6 a 8 °C

11%

3,7/5

Não informado

7

JOSÉ MARIA DA FONSECA

Vinho Periquita Tinto

JOSÉ MARIA DA FONSECA Vinho Periquita Tinto  1

R$ 44,58

Lev. baixo

Vinho Tinto Português Intenso e Frutado

Tinto

Seco

Não se aplica

Corte (47% castelão, 39% trincadeira e 14% alicante bouschet)

Setúbal

16 ºC

13%

3,4/5

750 ml

2021

8

MESSIAS

Vinho do Porto Messias Ruby

MESSIAS Vinho do Porto Messias Ruby 1

R$ 103,08

Lev. alto

O Melhor Vinho do Porto Doce e Equilibrado

Tinto

Suave

Porto

Corte (touriga nacional, touriga franca, tinta roriz, tinta barroca, tinto cão)

Douro

Entre 14 e 16 ºC

19,5%

Não tem

750 ml

Não informado

9

CASA SANTOS LIMA

Vinho Quinta de Bons Ventos Rosé

CASA SANTOS LIMA Vinho Quinta de Bons Ventos Rosé 1

R$ 47,39

Lev. baixo

Vinho Português Barato, Equilibrado e Agradável

Rosé

Não informado

Não se aplica

Corte (carbenet sauvignon e castelão)

Lisboa

Entre 8 e 10 °C

9,5%

3,9/5

750 ml

2018

10

FUNDAÇÃO EUGÉNEO DE ALMEIDA

Vinho Cartuxa EA Branco

FUNDAÇÃO EUGÉNEO DE ALMEIDA Vinho Cartuxa EA Branco 1

R$ 67,90

Médio

Melhor Vinho Português Branco para o Dia a Dia

Branco

Seco

Não se aplica

Corte (antão vaz, arinto e roupeiro)

Alentejo

Entre 10 e 12 ºC

13%

3,6/5

750 ml

Não informado

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

CASAL GARCIAVinho Verde Casal Garcia Sweet

Vinho Verde Casal Garcia Sweet 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 56,99
Médio
A Partir de:
R$ 56,99
Médio

O Melhor Vinho Verde Português Suave e Fresco

Com presença garantida em mais de 70 países, o Vinho Casal Garcia é um dos mais vendidos em todo mundo. Um vinho português bom, voltado para as festas e descontração. Essa é a versão mais adocicada do vinho verde, possui um sabor frutado bem intenso e refrescante, ideal para ser consumido em dias quentes.


Possui uma coloração cristalina e notas de maça verde, abacaxi, pêssego e cítricos. Sua textura incomparável é leve e a acidez equilibrada. Suave e levemente gasificado, é perfeito para ser consumido com peixes, frutos do mar e sobremesas bem doces.


Além de ter uma excelente nota no Vivino, que comprova o seu sucesso, possui ótima avaliação nos sites de vendas. Quem provou, elogia principalmente a suavidade e o frescor, além de afirmarem que é ótimo para beber gelado. Sem dúvida, um dos melhores vinhos verdes portugueses!

TipoBranco
ClassificaçãoSuave
EstiloVerde
UvasCorte (trajadura, loureiro, arinto e azal)
RegiãoDouro
Temperatura de ServiçoEntre 6 e 8 ºC
Teor Alcoólico9%
Vivino4,1/5
Volume750 ml
Safra2018
Este ranking foi útil para você?
No.2

QUINTA DO CONDEVinho Galodoro Reserva

A Partir de:
R$ 119,90
Lev. alto

O Melhor Vinho Tinto Português com Sabor Rico

Produzido com uvas de vinhas localizadas a apenas 45 quilômetros de Lisboa, em um ambiente que aproveita a fresca brisa do oceano Atlântico, clima temperado e ótima exposição solar, este é um vinho com sabor bem rico e interessante. Traz suavidade e equilíbrio, além de ser frutado e agradável.


No entanto, não deixa de ser uma bebida complexa, com seus aromas que vão de frutas vermelhas e negros a baunilha e especiarias. No paladar a sensação continua, trazendo notas de frutas maduras e até mesmo de chocolate. É um vinho intenso, com final equilibrado e persistente.


O vinho já recebeu 7 prêmios, dentre eles a medalha de ouro no Austrian Wine Challenge 2020, pela safra de 2018. Além disso, possui uma ótima nota no Vivino, os comentários ressaltam que é um vinho marcante de muita qualidade. Vale experimentar!

TipoTinto
ClassificaçãoSeco
EstiloNão se aplica
UvasCorte (alicante bouschet, tinta roriz, touriga nacional e sousão)
RegiãoLisboa
Temperatura de ServiçoEntre 16 e 18 ºC
Teor Alcoólico13,5 %
Vivino3,8/5
Volume750 ml
SafraNão informado
No.3

AVELEDAVinho Verde Aveleda Loureiro & Alvarinho

A Partir de:
R$ 64,44
Médio

Vinho Verde Premiado e Cheio de Personalidade

O vinho verde Aveleda é elaborado com as uvas Loureiro e Alvarinho, típicas da região onde é produzido. As uvas são colhidas à noite, o que ajuda a manter o frescor e as propriedades aromáticas, além disso, a fermentação é feita em cubas de inox a temperaturas controladas para manter os aromas.


O resultado é um vinho amarelo limão, cristalino e bem equilibrado. Os aromas trazem flores brancas e se impõe ao nosso olfato com delicadeza e suavidade. Aveludado, frutado, fresco e com boa acidez, harmoniza muito bem com saladas, vegetais frescos e peixes.


É um vinho premiado e bem classificado, foi medalha de prata no prêmio Decanter de 2018, com 92 pontos. Além disso, tem uma boa nota no Vivino, 3,7, e muitas avaliações, o que reforça a sua popularidade. Quem provou diz ser um bom vinho verde, fresco e elegante.

TipoBranco
ClassificaçãoSeco
EstiloVerde
UvasCorte (loureiro e alvarinho)
RegiãoAveleda
Temperatura de ServiçoEntre 8 e 10 ºC
Teor Alcoólico11%
Vivino3,7/5
Volume750 ml
Safra2020
No.4

VIDIGAL WINESPorta 6 Rosé Wine

A Partir de:
R$ 62,06
Médio

Vinho Saboroso com Ótimo Custo-Beneficio

Impossível não se encantar pelo Porta 6 assim que se olha para a garrafa. Logo se vê uma belíssima ilustração feita pelo renomado ilustrador alemão Hauke Vagt, representando um típico dia de um lisboeta. Mas o destaque não fica apenas com o rótulo, esse é um vinho vibrante, fresco e com um belo tom salmão.


Seu aroma é bem frutado, com notas de frutas vermelhas e morangos, e com alguns toques florais e cítricos. É um vinho português com corpo leve, elegante e bem fresco, a acidez equilibrada e o final prolongado, completam a experiência. Vai bem com carnes brancas, petiscos, peixes e massas. 


Uma ótima opção de vinho para consumir gelado em dias de calor. Tem um bom custo-benefício e é bem avaliado no Vivino, com 3,8 de nota. Quem provou se surpreendeu com esse vinho bem equilibrado e muito saboroso. Experimente você também!

TipoRosé
ClassificaçãoNão informado
EstiloNão se aplica
UvasCorte (60% castelão, 20% tinta roriz e 20% syrah)
RegiãoLisboa
Temperatura de Serviço6 ºC
Teor Alcoólico12%
Vivino3,8/5
Volume750 ml
Safra2019
No.5

HERDADE DO ESPORÃOVinho Esporão Pé Tinto

A Partir de:
R$ 39,99
Baixo

Um Vinho Tinto Fresco e Elegante

Se você procura um vinho português barato e gostoso, com um caráter fresco, esta é uma boa opção. Feito no Alentejo, esse vinho se destaca pela qualidade, equilíbrio e bom preço. As uvas foram colhidas em uma região que é quente, mas não demais, preservando seu sabor intenso.


Com coloração rubi brilhante, essa é uma bebida jovem, fresca e frutada, com notas de frutas vermelhas e toques herbáceos. No paladar é intenso e macio, com taninos equilibrados e uma textura agradável. Além de ser bem avaliado nos sites de vendas, tem boa nota no Vivino e é muito elogiado por quem provou.

TipoTinto
ClassificaçãoMeio seco
EstiloNão se aplica
UvasCorte (castelão, moreto e trincadeira)
RegiãoAlentejo
Temperatura de ServiçoEntre 16 e 18 ºC
Teor Alcoólico13%
Vivino3,8/5
Volume750 ml
Safra2017
No.6

MATEUSVinho Rosé Original

A Partir de:
R$ 53,14
Lev. baixo

Vinho Rosé Português com Fama Mundial

Um dos vinhos mais icônicos de Portugal, o Mateus Rosé foi um dos primeiros deste tipo a chegar no Brasil. Reunindo admiradores tão diversos quanto Jimi Hendrix, Rainha Elizabeth II e Elton John, tem a estimativa de ter vendido mais de 1 bilhão de garrafas em mais de 6 décadas.


Por falar em garrafa, ela foi baseada nos cantis que os soldados usavam na Segunda Guerra Mundial. De cor chamativa e brilhante, é aromático e tem muito equilíbrio no paladar, mas é, sem dúvida, uma bebida marcante. É um vinho português bom e barato, ótimo para paladares iniciantes.


Este rótulo harmoniza com carnes brancas, saladas, peixes, mariscos e massas, sendo muito versátil na hora de degustar. Leve, fresco e jovem, é ideal para ser degustado gelado. Inclusive, a própria marca recomenda um cocktail usando este vinho, perfeito para o verão. Que tal provar? Acesse os links!

Tipo
ClassificaçãoNão informado
Estilo
UvasNão informado
RegiãoPortugal (Douro)
Temperatura de Serviço6 a 8 °C
Teor Alcoólico11%
Vivino3,7/5
Volume
SafraNão informado
No.7

JOSÉ MARIA DA FONSECAVinho Periquita Tinto

A Partir de:
R$ 44,58
Lev. baixo

Vinho Tinto Português Intenso e Frutado

Produzido nas penínsulas de Setúbal, desde 1850, o vinho Periquita é o primeiro tinto de mesa de Portugal. É elaborado com castas típicas da região e envelhecido por 6 meses em barris de carvalho. No paladar, tem notas de frutas vermelhas, acidez equilibrada e taninos suaves e redondos.


No olfato, tem notas de frutas vermelhas, pimenta e folha de tabaco. É um vinho tinto mais intenso, encorpado e bastante frutado. Harmoniza muito bem com carnes e queijos de sabor intenso. É bem avaliado nos sites de vendas e tem uma boa nota no Vivino. Comentários afirmam ser vinho com bom custo-benefício.

TipoTinto
ClassificaçãoSeco
EstiloNão se aplica
UvasCorte (47% castelão, 39% trincadeira e 14% alicante bouschet)
RegiãoSetúbal
Temperatura de Serviço16 ºC
Teor Alcoólico13%
Vivino3,4/5
Volume750 ml
Safra2021
No.8

MESSIASVinho do Porto Messias Ruby

A Partir de:
R$ 103,08
Lev. alto

O Melhor Vinho do Porto Doce e Equilibrado

Fundada em 1926, por Messias Baptista, a empresa vem desde o princípio vendendo vinhos para diversos mercados europeus. Este vinho do Porto é acrescido com aguardente que possui 77% de volume alcoólico quando o mosto alcança um certo nível de doçura. Esse processo que torna o Messias tão especial.


Ele é um vinho do Porto Ruby, bem licoroso, com taninos finos e aromas de frutas vermelhas. Ainda é possível perceber notas de tostado e especiarias. Bem encorpado e com final doce e agradável, é ótimo para se tomar depois das refeições ou acompanhar sobremesas que tenham chocolate.


É um vinho jovem e bem aromático, que deve ser consumido no momento em que for aberto e não deve ser guardado por muitos dias. Não possui nota no Vivino, mas é bem avaliado nos sites de vendas e, segundo os comentários, é uma opção de alta qualidade.

TipoTinto
ClassificaçãoSuave
EstiloPorto
UvasCorte (touriga nacional, touriga franca, tinta roriz, tinta barroca, tinto cão)
RegiãoDouro
Temperatura de ServiçoEntre 14 e 16 ºC
Teor Alcoólico19,5%
VivinoNão tem
Volume750 ml
SafraNão informado
No.9

CASA SANTOS LIMAVinho Quinta de Bons Ventos Rosé

A Partir de:
R$ 47,39
Lev. baixo

Vinho Português Barato, Equilibrado e Agradável

A Casa Santos Lima é a maior produtora do “Vinho Regional Lisboa” e seus produtos vêm ganhando cada vez mais destaque. Este belo vinho rosé português é elaborado com castas típicas da região. Sua fermentação acontece em barris de inox, sob temperatura controlada de 18ºC, para preservar todos os aromas.


Com uma bela cor rosada, o vinho possui aroma de frutas vermelhas, como morango e amora, e notas apimentadas. É intenso e, ao mesmo tempo, fresco. No paladar, é equilibrado e tem final prolongado. Esse vinho português barato tem ótima nota no Vivino sendo elogiado pela leveza e acidez na medida.

TipoRosé
ClassificaçãoNão informado
EstiloNão se aplica
UvasCorte (carbenet sauvignon e castelão)
RegiãoLisboa
Temperatura de ServiçoEntre 8 e 10 °C
Teor Alcoólico9,5%
Vivino3,9/5
Volume750 ml
Safra2018
No.10

FUNDAÇÃO EUGÉNEO DE ALMEIDAVinho Cartuxa EA Branco

A Partir de:
R$ 67,90
Médio

Melhor Vinho Português Branco para o Dia a Dia

Produzido pela adega Cartuxa, a partir de uvas cultivadas nas vinhas da Fundação Eugénio de Almdeida, esse é um vinho branco português perfeito para o dia a dia e para ocasiões informais. Fermentado em barril de aço inox, sob temperatura controlada de 16 °C, esse é um vinho jovem e fácil de beber.


É uma bebida com aroma frutado intenso, com notas de frutas cítricas e brancas, como a maça verde. No paladar podemos sentir sua cremosidade, com boa acidez e intensidade equilibrada. O vinho é refrescante e perfeito para beber gelado. Tem boa classificação no Vivino, elogiado pelo frescor e sabor agradável.

TipoBranco
ClassificaçãoSeco
EstiloNão se aplica
UvasCorte (antão vaz, arinto e roupeiro)
RegiãoAlentejo
Temperatura de ServiçoEntre 10 e 12 ºC
Teor Alcoólico13%
Vivino3,6/5
Volume750 ml
SafraNão informado
No.11

ESPORÃOVinho Quinta dos Murças Assobio Branco

A Partir de:
R$ 114,90
Lev. alto

Vinho Branco Seco Leve e com Notas Cítricas

Esse vinho é elaborado com uvas tradicionais do Douro, uma das regiões demarcadas mais antigas do mundo. De terreno alto e protegido do sol, esta bebida possui esse nome graças ao assobio que o vento faz ao passar pelas encostas da Quinta dos Murças. Esse é um vinho versátil e muito aromático.


É um vinho amarelo e com aromas que nos remete a frutas cítricas e tropicais, em especial aqueles que trazem a polpa branca. No paladar ele revela toda a sua acidez, com bom corpo e textura, além de um final longo e cheio de frescor. Certamente um vinho elegante e delicioso.


É uma ótima opção para harmonizar com aperitivos, mariscos e peixes. Apesar de ter o preço um pouco mais alto, tem boa nota no Vivino. Quem provou esse vinho branco português afirma ser uma opção bem leve, com sabor agradável e fácil de beber.

TipoBranco
ClassificaçãoSeco
EstiloNão se aplica
UvasCorte (verdelho, gouveio, viosinho, rabigato e códega do larinho)
RegiãoDouro
Temperatura de ServiçoEntre 12 e 14 °C
Teor Alcoólico12,5%
Vivino3,6/5
Volume750 ml
Safra2019
No.12

REAL COMPANHIA VELHAVinho Porca de Murça Branco

A Partir de:
R$ 76,50
Médio

Vinho Leve e Repleto de Frescor

Com 85 anos de história, Porca de Murça é uma das marcas mais antigas de Portugal e faz parte da tradicional vinícola Real Companhia Velha. Esse vinho branco produzido na região do Douro é muito aromático e ideal para ser consumido enquanto jovem. Possui cor citrina e é muito fresco e saboroso.


Seu aroma é floral e fresco, com notas de lima e frutas brancas. No paladar, segue a mesma linha, tem uma acidez viva, é refrescante e com corpo leve. Tem uma boa avaliação no Vivino, quem provou afirma ser um vinho simples, porém muito agradável. É ideal para acompanhar saladas, peixes e frutos do mar.

TipoBranco
ClassificaçãoSeco
EstiloNão se aplica
UvasCorte (viosinho, gouveio, moscatel, arinto e fernão pires)
RegiãoDouro
Temperatura de ServiçoEntre 8 e 10 ºC
Teor Alcoólico13%
Vivino3,5/5
Volume750 ml
SafraNão informado
No.13

JUSTINO'S MADEIRAVinho Madeira Justino's Fine Rich

A Partir de:
R$ 144,94
Alto

Um Vinho Português Doce e Equilibrado

A Ilha da Madeira se situa no Oceano Atlântico, seu solo vulcânico, repleto de basalto e outros conglomerados permite uvas com sabores especiais. Os vinhos Justino's são qualificados conforme a doçura, sendo este o mais doce. É produzido a partir de diversas de uvas tintas, com predominância da Tinta Negra.


Não tem indicação de idade, mas envelhece no mínimo 3 anos em cascos de carvalho. Possui coloração âmbar e aromas frutados com algumas notas levemente torradas. Leve e equilibrado no paladar, possui um final bastante prolongado e saboroso. A doçura e acidez estão perfeitamente equilibradas.


Possui muitas avaliações e boa nota na Vivino, além de muitos comentários positivos. Segundo quem experimentou, é equilibrado e tem boa acidez. Além disso, ressaltam que tem aromas de caramelo, mel e uva passa, com um bom dulçor na boca. Vale experimentar!

TipoTinto
ClassificaçãoSuave
EstiloMadeira
UvasVarietal (tinta negra)
RegiãoIlha da Madeira
Temperatura de ServiçoEntre 18 e 20 °C
Teor Alcoólico19%
Vivino3,7/5
Volume750 ml
SafraNão informado
No.14

CALAMARESVinho Verde Calamares

A Partir de:
R$ 47,00
Lev. baixo

O Vinho Verde Mais Conhecido do Brasil

A Calamares é uma tradicional marca de vinhos verdes, uma mais conhecidas no Brasil. É elaborado com castas típicas, com uma coloração amarelo palha, aroma de frutas cítricas e notas florais. No paladar, é frutado, leve e despretensioso, com acidez equilibrada e final agradável.


Levemente adocicado, esse é um vinho verde jovem, perfeito para ser degustado gelado em dias quentes. Não espere nada muito untuoso e marcante, pois, ele é bem leve. Combina perfeitamente com saladas, aperitivos e frutos do mar. Com boa nota no Vivino, é elogiado por ser muito refrescante e fácil de beber.

TipoBranco
ClassificaçãoMeio seco
EstiloVerde
UvasCorte (loureiro, azal, trajadura e pedernã)
RegiãoMinho
Temperatura de ServiçoEntre 8 e 10 ºC
Teor Alcoólico9%
Vivino3,6/5
Volume750 ml
SafraNão informado
No.15

CALÉMVinho do Porto Velhotes Fine White

A Partir de:
R$ 107,99
Lev. alto

Vinho do Porto Branco Fresco e Leve

Se você deseja experimentar um bom vinho do Porto branco, então o vinho Velhotes Fine White, será uma boa escolha. É produzido pela Calém, uma das mais tradicionais cavas do Porto. Ele envelhece em barris de carvalho e inox, resultando em uma bebida de cor palha clara, macia e encorpada.


É um vinho bem perfumado, com aromas florais e notas de frutas tropicais. Apesar de ser bem alcoólico, é leve e fresco, com um final bem frutado. Versátil, combina com peixes e sobremesas com frutas. Tem boa nota no Vivino e segundo comentários, tem um dulçor bem equilibrado e boa persistência na boca.

TipoBranco
ClassificaçãoSuave
EstiloPorto
UvasVarietal (Castas tradicionais Douro)
RegiãoDouro
Temperatura de ServiçoEntre 8 e 10 ºC
Teor Alcoólico19,5%
Vivino3,5/5
Volume750 ml
SafraNão informado

Perguntas Frequentes sobre Vinhos Portugueses

Perguntas Frequentes sobre Vinhos Portugueses

A escolha do melhor vinho português pode gerar muitas dúvidas. Por isso, selecionamos 4 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para a sommelier Andreia Debon. Confira a seguir.

O Vinho Madeira É Bom para Culinária?

O vinho Madeira tem alto teor alcoólico, podendo ultrapassar os 19%. Isso porque é fortificado, ou seja, recebe álcool vínico para barrar a fermentação. Sendo assim, funciona perfeitamente como aperitivo ou digestivo, ou seja, no começo ou final da refeição. 


O Vinho Madeira é um prazer em forma de especiarias, amêndoas torradas, frutas cristalizadas e aromas etéreos que se fundem. O molho madeira original, famoso na Ilha da Madeira, em Portugal, é elaborado com o vinho Madeira, adicionado ao final do preparo.

Qual o Melhor Tipo de Vinho Português para Acompanhar Bacalhau?

A harmonização entre bacalhau e vinho contempla diversos tipos da bebida. O desafio é buscar uma combinação que leve em conta o modo de preparo e os ingredientes, considerando que as circunstâncias ficam a critério de cada um. É claro que os brancos são bem mais fáceis de harmonizar. 


Por exemplo: um bacalhau em salada costuma ser servido frio, com o peixe em pequenos pedaços ou em lascas, ou em sua versão seca. Ele pode ser acompanhado por um vinho branco jovem, aromático e com boa acidez. Um vinho do Alentejo, por exemplo. 


As receitas com bacalhau assado ou na brasa costumam ter sabor mais intenso. Assim a sugestão de vinho seria um branco encorpado, um vinho do Douro seria uma opção. Ou um vinho Verde para quem o aprecia. 


Uma das mais famosas da gastronomia portuguesa, a receita do bacalhau à Gomes de Sá pode ser servido com um Alvarinho ou até mesmo com um espumante Brut.

Vinho Verde É Seco ou Suave?

Os Vinhos Verdes são vinhos secos, elaborados com castas autóctones de Portugal. Os brancos costumam ter uma mescla de Alvarinho, Arinto, Avesso, Azal, Loureiro e Trajadura, por exemplo. Os tintos, com Vinhão. Todos sempre bastante frescos e alegres.

O que Acompanha Vinho Verde?

Os vinhos verdes brancos harmonizam muito bem com saladas, carne de aves e pratos da culinária oriental. São excelentes para servir como aperitivos num happy hour. Os vinhos verdes rosés são mais intensos, mas também podem ser servidos como aperitivos. 


Já os tintos harmonizam muito bem com pratos mais encorpados, como um risoto de pato, por exemplo. Os espumantes são servidos como parceiros de entradas e todo tipo de canapés, pratos de peixe, carne, mariscos, além de comida oriental.

Dê a Volta ao Mundo em 35 Vinhos

Agora que você conheceu os melhores vinhos portugueses, que tal expandir os horizontes e conhecer vinhos de várias partes do mundo. Nos artigos da mybest você verá não apenas os melhores vinhos chilenos, argentinos e franceses, mas também terá muitas informações sobre eles. Confira nos links abaixo!

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo. Para acompanhar a leitura, fica a sugestão para ouvir Amália Rodrigues! Ela sintetizava como ninguém a alma do povo português. Após ouvir suas canções, em especial "'Oiça lá ó senhor vinho", tenho certeza que você terá de vontade de tomar um dos produtos daqui!


Certamente você encontrará um bom vinho português, pois nosso artigo trouxe dicas como escolher o melhor, além de um ranking com 15 ótimas opções para facilitar a sua escolha. Se você gostou, compartilhe este artigo com amigos que adoram vinhos e ajude-os a conhecer os melhores vinhos portugueses!


Redação: Rodrigo Pompeu / Revisão: Lays Tenório / Atualização: Natalia Iannacone

Top 5 Melhores Vinhos Portugueses

1º lugar: CASAL GARCIAVinho Verde Casal Garcia Sweet

2º lugar: QUINTA DO CONDEVinho Galodoro Reserva

3º lugar: AVELEDAVinho Verde Aveleda Loureiro & Alvarinho

4º lugar: VIDIGAL WINESPorta 6 Rosé Wine

5º lugar: HERDADE DO ESPORÃOVinho Esporão Pé Tinto

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Comidas e Bebidas
  3. Bebidas Alcoólicas
  4. Top 15 Melhores Vinhos Portugueses em 2024 (Casal Garcia, Esporão e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.