mybest
Jengas

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Crianças e Bebês
  3. Brinquedos
  4. Top 10 Melhores Jengas em 2024 (Hasbro, Uno e mais)
  • Top 10 Melhores Jengas em 2024 (Hasbro, Uno e mais) 1
  • Top 10 Melhores Jengas em 2024 (Hasbro, Uno e mais) 2
  • Top 10 Melhores Jengas em 2024 (Hasbro, Uno e mais) 3
  • Top 10 Melhores Jengas em 2024 (Hasbro, Uno e mais) 4
  • Top 10 Melhores Jengas em 2024 (Hasbro, Uno e mais) 5

Top 10 Melhores Jengas em 2024 (Hasbro, Uno e mais)

Jenga é uma brincadeira simples e divertida para passar o tempo com os amigos ou familiares. Composto pelos clássicos bloquinhos de madeira, o jogo jenga consiste em elevar cada vez mais a torre de peças, utilizando os blocos dos andares mais baixos, sem deixá-la desabar. Um desafio e tanto!


Neste artigo, você aprenderá como jogar jenga e como escolher a melhor versão do jogo, seja ela clássica ou adaptada. Em seguida, conheça nosso ranking com os 10 melhores jengas, que inclui opções divertidíssimas como jenga Frozen, Hasbro jenga e até jenga UNO! Não perca!

Atualizado em 14/07/2023
Bruna Gallo
Supervisão
Pedagoga e Mestre em Educação Infantil
Bruna Gallo

Pedagoga formada pela USP com mestrado em qualidade da educação infantil pública pela USP. Atuou no Brasil como professora da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, tanto na rede privada quanto na rede pública. Na Austrália, foi professora em uma escola comunitária e comunicadora científica em um museu de ciências para crianças. Em Chicago, nos Estados Unidos, trabalhou como voluntária em uma ONG de formação de educadores para educação infantil. Atualmente é criadora de conteúdos no Instagram, consultora educacional e autora de material didático. Conheça mais sobre Bruna Gallo no Instagram.

Perfil de Bruna Gallo
Continue lendo
Beatriz Assaf
Revisão
Revisora
Beatriz Assaf

Olá, meu nome é Beatriz e eu trabalho na mybest há quase 3 anos. Sou formada em jornalismo e sempre me interessei por assuntos multidisciplinares, por isso logo me encantei com o trabalho de produção de conteúdo. Hoje, além da curiosidade, pesquisar e desenvolver artigos sobre temas incomuns me motiva. Sei que com textos fáceis de entender e bem interessantes podemos informar o leitor para que ele faça compras assertivas.

Perfil de Beatriz Assaf
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Conteúdo Revisado pela Pedagoga e Mestre em Educação Infantil Bruna Gallo

Conteúdo Revisado pela Pedagoga e Mestre em Educação Infantil Bruna Gallo
Pedagoga e Mestre em Educação Infantil Bruna Gallo

Pedagoga formada pela USP com mestrado em qualidade da educação infantil pública pela USP. Atuou no Brasil como professora da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, tanto na rede privada quanto na rede pública.


Na Austrália, foi professora em uma escola comunitária e comunicadora científica em um museu de ciências para crianças. Em Chicago, nos Estados Unidos, trabalhou como voluntária em uma ONG de formação de educadores para educação infantil.

Atualmente é criadora de conteúdos no Instagram, consultora educacional e autora de material didático.

Conheça mais sobre Bruna Gallo no Instagram.

Como Jogar Jenga?

Como Jogar Jenga?

Se você ainda não sabe como jogar jenga, aqui vai uma breve explicação da brincadeira. A palavra "jenga", do idioma banto suaíli é a forma imperativa da palavra "kujenga", que significa construir. "Jenga", portanto, pode ser lido como "Construa!".


O jogo começa com uma torre composta por blocos de madeira. A cada jogada, um participante deve retirar uma peça e levá-la ao topo, construindo novos andares. Perde quem fizer a torre desabar e vence quem fez o último lance sem derrubá-la.


Essa é a regra jenga, porém, você pode organizar a brincadeira de outras formas. É possível, por exemplo, tentar montar torres altas, equilibrando os blocos, entre outras possibilidades. O importante mesmo é se divertir com alguma das incríveis opções do jogo que você encontrará neste artigo!

Como Escolher o Melhor Jenga

Conheça agora os critérios mais relevantes para escolher um jogo jenga de ótima qualidade. Aprenda a analisar fatores como a quantidade e o material das peças, os itens adicionais, a recomendação etária, entre outros. Siga nossas dicas e encontre o melhor jogo. Aproveite!

1

Jenga Clássico ou Adaptado? Escolha a Sua Versão Preferida

Jenga Clássico ou Adaptado? Escolha a Sua Versão Preferida
Fonte: products.hasbro.com

Jenga é a marca original que desenvolveu esse brinquedo, mas no mercado é possível encontrar adaptações inspiradas nela. As versões clássicas preservam a estrutura e as regras do jenga como ele foi criado. Já as adaptações podem incluir variações como novos acessórios ou até regras exclusivas.


Entre as adaptações, podemos encontrar opções bem criativas e que propõem novos desafios. É o caso do Jenga Uno e do Jenga Frozen, por exemplo. Portanto, antes de comprar, confira se está adquirindo uma versão clássica ou adaptada!

2

Confira a Quantidade de Blocos que Compõem o Jogo

Tradicionalmente, o jenga costuma ser composto por 54 blocos. Essa é a quantidade adequada para criar torres com 3 blocos por andar, totalizando 18 andares. Entretanto, existem algumas versões do jogo que possuem diferentes quantidades de peças, sendo igualmente interessantes e divertidas.


Jogos que possuem mais ou menos peças do que os tradicionais são adaptações, portanto, essas variações fazem parte das especificidades de cada versão e não representam qualquer desvantagem. Ainda assim, verificar a quantidade de blocos ajuda a conferir se o produto é adequado às suas expectativas.

3

Verifique o Material das Peças

Verifique o Material das Peças

Durante a compra de um jenga, é interessante conferir o material em que são compostos os blocos do jogo. Cada material possui suas características e vantagens específicas, portanto, escolher bem pode aumentar sua satisfação ao jogar jenga! Conheça os principais materiais:


  • Madeira: o material utilizado nos blocos das versões mais tradicionais do jogo; é resistente e possui estética rústica e bela;
  • MDF: possui aspecto próximo ao da madeira, com a diferença de ser mais leve e mais econômico. Apesar de menos resistente, o MDF substitui bem a madeira;
  • Plástico: menos comum, porém, presente em algumas versões do jogo, como o jenga UNO e o jenga Frozen. É resistente e pode apresentar cores atraentes, ideal para crianças.

Esses são os materiais mais utilizados nos blocos de jenga. Agora que você já conhece as especificidades de cada um deles, escolha o material de sua preferência e garanta a compra de um jogo divertido e que vai durar muito tempo com a sua família.

Bruna Gallo
Pedagoga e Mestre em Educação Infantil
Bruna Gallo

O jogo Jenga é um jogo que exige coordenação motora fina tanto para retirar as peças quanto para empilhar. As peças de madeira são mais estáveis por causa de seu peso e textura, facilitando a execução das tarefas, especialmente para crianças mais novas. 


As peças de plástico, apesar de coloridas e atraentes, tendem a ser mais leves e escorregadias.

4

Veja se o Jogo Inclui Suporte para Empilhar os Blocos

Como já mencionado, o jogo jenga começa com a torre de blocos já formada. É a partir dessa torre estável que deverão ser removidos os blocos para a formação de novos andares superiores. Para facilitar o início de cada partida, algumas marcas oferecem suportes de empilhamento.


Trata-se de um acessório que dá suporte para a formação da torre, agilizando o início das partidas. Os formatos variam, alguns são as próprias embalagens do jogo, outros, espécies de esquadros que oferecem apoio aos blocos. Independente do formato, prefira jogos com suportes para empilhar.

Bruna Gallo
Pedagoga e Mestre em Educação Infantil
Bruna Gallo

Como o Jenga é um jogo que exige coordenação motora fina para a construção da torre inicial, o suporte de construção é um ótimo aliado para as crianças, especialmente as mais novas que estão com a coordenação motora fina ainda em desenvolvimento. 


Esse acessório aumenta a chance de sucesso da criança e, consequentemente, o engajamento desta com o jogo.

5

Observe Quais São os Acessórios que Acompanham o Jenga

Observe Quais São os Acessórios que Acompanham o Jenga

Entre as versões de jenga adaptadas, encontramos alguns acessórios inclusos. É possível encontrar, por exemplo, versões de jenga com dados. Nelas, o acessório serve para determinar a cor dos blocos do jogo jenga colorido que deverão ser removidos a cada jogada.


Como existem adaptações mais criativas, também variam as opções de acessórios. É o caso do Jenga Frozen, que acompanha a bonequinha da Elsa, moldura de seu castelo de gelo e uma varinha de floco de neve. Por isso, fique atento aos acessórios para escolher a opção mais divertida!

Bruna Gallo
Pedagoga e Mestre em Educação Infantil
Bruna Gallo

Para as crianças acima de seis anos, quanto mais desafios e estímulos forem adicionados ao jogo, melhor a chance de engajamento com este. 


Versões com regras extras aumentam a dificuldade e consequentemente aumentam a vontade de superar o desafio, estendendo o tempo de envolvimento da criança com o jogo e o tempo de utilidade deste.

6

Verifique a Recomendação Etária do Brinquedo

Verifique a Recomendação Etária do Brinquedo

Como o jogo jenga é, muitas vezes, voltado para o público infantil, é indispensável que o comprador verifique qual é a recomendação etária expressa pela fabricante do produto. Apesar de ser um jogo bastante simples e seguro, nem sempre o jenga é recomendado para crianças muito pequenas.


Você precisa ter em mente a idade das crianças que irão utilizar o jogo para conferir se o produto é adequado para elas. Muitos jogos são voltados para crianças a partir de 3 anos, porém, existem opções para crianças a partir de 8 anos, por exemplo. Portanto, confira a recomendação de idade!

7

Prefira Jengas que Possuem Selo Inmetro

Uma forma eficiente e prática de verificar a qualidade e a confiabilidade de um brinquedo é conferir se este possui selo do Inmetro. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) visa, através da emissão de seu selo oficial, atestar a qualidade de um determinado produto.


Em outras palavras, quando um brinquedo possui selo Inmetro, isso significa que essa entidade comprova que o produto possui os devidos níveis de qualidade e segurança para serem manuseados por crianças. Por isso, lembre-se de conferir se o produto possui selo Inmetro!

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Jengas

Agora que você já tem em mente todos os critérios necessários para escolher o melhor jogo, conheça nosso ranking com os 10 melhores jengas! Descubra onde comprar jenga de diversos tipos, incluindo desde os modelos mais clássicos até as mais inventivas adaptações. Confira!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Versão
Blocos
Material
Suporte para Empilhar
Acessórios
Recomendação Etária
Selo Inmetro
1

HASBRO

Jogo JengaA2120

HASBRO Jogo Jenga 1

R$ 122,18

Lev. alto

O Clássico Hasbro Jenga

Clássico

54

Madeira

Não

A partir de 6 anos

2

MATTEL

Jogo UNO® Stacko™43535

MATTEL Jogo UNO® Stacko™ 1

R$ 82,91

Lev. alto

Jenga Uno: a Adaptação Mais Procurada

Adaptado

45

Plástico

Não

A partir de 7 anos

Não informado

3

BRINQUEDOS JUNGES

Torre Equilíbrio735

BRINQUEDOS JUNGES Torre Equilíbrio 1

R$ 26,90

Lev. baixo

Peças Leves, Formato Tradicional

Clássico

54

MDF

Não

A partir de 6 anos

4

CARIMBRAS

Torre Desafio4920

CARIMBRAS Torre Desafio 1

R$ 116,15

Lev. alto

Versão com Desafios Exclusivos

Adaptado

60

Não informado

Dado

A partir de 3 anos

5

SIMQUE

Torre de Equilíbrio713

SIMQUE Torre de Equilíbrio 1

R$ 33,95

Lev. baixo

Educativo e Divertido

Clássico

54

MDF

Não

A partir de 6 anos

Não informado

6

CARLU BRINQUEDOS

Torre Legal1899

CARLU BRINQUEDOS Torre Legal 1

R$ 48,40

Médio

Desenvolva Suas Capacidades

Clássico

54

MDF

Não informado

Não

A partir de 3 anos

Não informado

7

PAIS & FILHOS

Caiu Perdeu7460

PAIS & FILHOS Caiu Perdeu 1

R$ 15,68

Baixo

Use a Caixa como Suporte para Empilhar

Clássico

54

MDF

Não

A partir de 6 anos

8

HASBRO

Jenga FrozenB4503

HASBRO Jenga Frozen 1

R$ 74,39

Médio

Jenga com Desafios Congelantes

Adaptado

23

Plástico

Dado, boneca Elsa, moldura do castelo e varinha de floco de neve

A partir de 6 anos

9

HERGG BRINQUEDOS EDUCATIVOS

Queda Blocos

HERGG BRINQUEDOS EDUCATIVOS Queda Blocos 1

R$ 92,99

Lev. alto

Aprendendo com Blocos de Madeira

Clássico

54

Madeira

Não

Não informado

Não informado

10

BRINCADEIRA DE CRIANÇA

Torremoto Clássico5193

BRINCADEIRA DE CRIANÇA Torremoto Clássico 1

R$ 31,91

Lev. baixo

Simples, porém, Tradicional

Clássico

54

MDF

Não informado

Não

A partir de 6 anos

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

HASBROJogo JengaA2120

Jogo Jenga 1
A Partir de:
R$ 122,18
Lev. alto
A Partir de:
R$ 122,18
Lev. alto

O Clássico Hasbro Jenga

O primeiro jogo jenga, criado por Leslie Scott, foi comercializado pela Milton Bradley Company, uma divisão da Hasbro nos E.U.A. Portanto, o Hasbro jenga é a versão mais clássica que se pode encontrar desse jogo de empilhamento de blocos de madeira.


O jogo conta com os tradicionais 54 blocos, todos compostos em madeira, o que oferece o visual mais tradicional à brincadeira. Além disso, está incluso um suporte, que é a própria embalagem, para o empilhamento das peças no início de cada partida, facilitando a preparação do jogo.

VersãoClássico
Blocos54
MaterialMadeira
Suporte para Empilhar
AcessóriosNão
Recomendação EtáriaA partir de 6 anos
Selo Inmetro
Este ranking foi útil para você?
No.2

MATTELJogo UNO® Stacko™43535

A Partir de:
R$ 82,91
Lev. alto

Jenga Uno: a Adaptação Mais Procurada

O UNO Stacko, também conhecido como UNO Jenga, é uma criativa e envolvente adaptação do clássico jogo de empilhamento de blocos. As peças são compostas em material plástico e são distinguidas por numerações e cores, além de alguns comandos semelhantes aos do jogo UNO de baralho.


Trata-se de uma versão do jenga com desafios no estilo UNO: cada jogador deve retirar blocos que possuam a mesma cor ou mesmo número do bloco retirado pelo jogador anterior. Os blocos que não são numerados possuem comandos, o que adiciona um elemento de estratégia à brincadeira. Imperdível!

VersãoAdaptado
Blocos45
MaterialPlástico
Suporte para Empilhar
AcessóriosNão
Recomendação EtáriaA partir de 7 anos
Selo InmetroNão informado
No.3

BRINQUEDOS JUNGESTorre Equilíbrio735

A Partir de:
R$ 26,90
Lev. baixo

Peças Leves, Formato Tradicional

A Torre Equilíbrio é uma versão de jenga que preza pelas características mais clássicas do jogo. Uma de suas vantagens é que o kit inclui um esquadro de madeira que serve como apoio para o empilhamento dos blocos para assim, formar a torre jenga do início de cada partida.


O aspecto das peças em MDF remete aos tradicionais blocos de madeira, sendo, porém, mais leves e econômicos. A quantidade de peças também é a mesma da versão clássica, ou seja, 54 peças. Assim, essa opção da marca Brinquedos Junges é perfeita para quem gosta do jogo jenga do jeitinho que ele é!

VersãoClássico
Blocos54
MaterialMDF
Suporte para Empilhar
AcessóriosNão
Recomendação EtáriaA partir de 6 anos
Selo Inmetro
No.4

CARIMBRASTorre Desafio4920

A Partir de:
R$ 116,15
Lev. alto

Versão com Desafios Exclusivos

A Carimbras oferece um jogo jenga colorido muito envolvente. É uma versão de jenga com dado que possui, ao todo, 60 peças. O conjunto vem em uma caixa de madeira que serve como suporte para o empilhamento dos blocos no início do jogo.


Para quem gosta de jenga com desafios, essa é uma excelente opção, pois a versão conta com regras exclusivas. As peças são enumeradas e diferenciadas por cores. Há também um dado que determina a cor das peças a serem removidas em cada turno da partida. O jogo vem com manual de instruções incluso.

VersãoAdaptado
Blocos60
MaterialNão informado
Suporte para Empilhar
AcessóriosDado
Recomendação EtáriaA partir de 3 anos
Selo Inmetro
No.5

SIMQUETorre de Equilíbrio713

A Partir de:
R$ 33,95
Lev. baixo

Educativo e Divertido

A Torre de Equilíbrio é uma versão de jenga que oferece toda a emoção desse clássico jogo de atenção, cuidado e estratégia. Os tradicionais 54 blocos vêm com 2 peças para a montagem de um esquadro que ajuda na formação da torre inicial do jogo.


Segundo a fabricante, esse jogo requer habilidades físicas e mentais, pois estimula os participantes a desenvolverem capacidades como a coordenação motora e a concentração. Dessa forma, aliando brincadeira e aprendizado, essa torre jenga é uma ótima opção para passar o tempo com a família!

VersãoClássico
Blocos54
MaterialMDF
Suporte para Empilhar
AcessóriosNão
Recomendação EtáriaA partir de 6 anos
Selo InmetroNão informado
No.6

CARLU BRINQUEDOSTorre Legal1899

A Partir de:
R$ 48,40
Médio

Desenvolva Suas Capacidades

Torre Legal é uma torre jenga desenvolvida pela marca Carlu Brinquedos. O conjunto oferece 54 peças. O material utilizado para a composição dos blocos é o MDF, o que garante o visual clássico do jogo, pois se assemelha à madeira. O produto mantém as mesmas regras do jogo tradicional.


Preservando as características do jogo de equilíbrio no empilhamento de blocos, a brincadeira proporciona momentos de diversão com uma competição saudável. Sem contar que estimula capacidades importantes, como a noção espacial e a atenção.

VersãoClássico
Blocos54
MaterialMDF
Suporte para EmpilharNão informado
AcessóriosNão
Recomendação EtáriaA partir de 3 anos
Selo InmetroNão informado
No.7

PAIS & FILHOSCaiu Perdeu7460

A Partir de:
R$ 15,68
Baixo

Use a Caixa como Suporte para Empilhar

Conheça o "Caiu Perdeu", da Pais & Filhos! Seguindo as regras do clássico jenga, os participantes devem remover peças da torre para formar seus novos andares. Mas, cuidado, pois quem derrubar a torre, perde e dá a vitória ao jogador anterior. O nome do jogo não poderia ser mais explicativo: caiu, perdeu.


O maior diferencial desse jogo jenga é que o suporte para o empilhamento das peças é a própria embalagem em que o produto é comercializado. Assim, a fabricante encontrou uma maneira simples e sustentável de ajudar os jogadores.

VersãoClássico
Blocos54
MaterialMDF
Suporte para Empilhar
AcessóriosNão
Recomendação EtáriaA partir de 6 anos
Selo Inmetro
No.8

HASBROJenga FrozenB4503

A Partir de:
R$ 74,39
Médio

Jenga com Desafios Congelantes

No jogo Jenga Frozen, os blocos (que parecem pedras de gelo) devem ser transportados para o topo para elevar a altura da sacada da Elsa. Quem conseguir elevar a sacada em mais 10 andares e colocar a boneca Elsa no topo, vence! O desafio é remover os blocos da torre inicial com a varinha da Elsa.


O jogo inclui um dado, que determina a cor dos blocos que deverão ser movidos por cada jogador. Note que o dado possui uma figura do Olaf, que obriga a passar a vez, e uma de um floco de neve, que permite a escolha de qualquer cor. Ou seja, é uma versão de jenga com desafios no estilo Frozen!

VersãoAdaptado
Blocos23
MaterialPlástico
Suporte para Empilhar
AcessóriosDado, boneca Elsa, moldura do castelo e varinha de floco de neve
Recomendação EtáriaA partir de 6 anos
Selo Inmetro
No.9

HERGG BRINQUEDOS EDUCATIVOSQueda Blocos

A Partir de:
R$ 92,99
Lev. alto

Aprendendo com Blocos de Madeira

A HERGG Brinquedos Educativos disponibiliza uma ótima opção de jogo jenga: o Queda Blocos. Atendendo às mais clássicas características do jogo tradicional, o produto conta com 54 peças, todas elas compostas em madeira, o que oferece estética bela e alta resistência ao brinquedo.


Segundo a fabricante, o jogo estimula lógica, raciocínio, concentração e noções de equilíbrio. Como acessório para empilhar os blocos, o usuário pode contar com a própria embalagem, que possui o formato da torre inicial do jogo já montada. Ou seja, é só tirar da caixa e começar a partida!

VersãoClássico
Blocos54
MaterialMadeira
Suporte para Empilhar
AcessóriosNão
Recomendação EtáriaNão informado
Selo InmetroNão informado
No.10

BRINCADEIRA DE CRIANÇATorremoto Clássico5193

A Partir de:
R$ 31,91
Lev. baixo

Simples, porém, Tradicional

O Torremoto Clássico é uma torre jenga capaz de proporcionar muita diversão aos participantes do jogo. Com essa opção, você pode realizar partidas com todas as tradicionais regras do jenga, aproveitando os desafios que esse jogo de bloquinhos pode oferecer.


Apesar de ser bastante simples, a opção se destaca por seu custo-benefício. As peças compostas em MDF são mais econômicas e, ainda assim, oferecem um aspecto visual que remete à madeira, trazendo a estética clássica do jogo jenga.

VersãoClássico
Blocos54
MaterialMDF
Suporte para EmpilharNão informado
AcessóriosNão
Recomendação EtáriaA partir de 6 anos
Selo Inmetro

Descubra Outros Jogos para Brincar entre Amigos

Se você tem interesse por jogos como o jenga, acreditamos que talvez possa se interessar por outros de nossos artigos de recomendação de produtos. Nos links a seguir, você encontra nossas indicações dos melhores tangrans, dominós e jogos de xadrez. Confira!

Conclusão

Chegamos ao fim de mais um artigo sobre brinquedos. Aqui, você pôde aprender como jogar jenga e até descobriu o significado do nome da brincadeira! Em seguida, aprendeu a escolher a melhor versão do jogo e descobriu onde comprar jenga dos melhores modelos.


Caso tenha achado nossas indicações interessantes, que tal recomendar nosso artigo a outras pessoas que também gostariam de comprar um bom brinquedo jenga? Se puder compartilhar nossas dicas, ficaremos gratos por sua colaboração. Até mais!


Redação: Enrique Aue / Revisão: Beatriz Assaf

Top 5 Melhores Jengas

1º lugar: HASBROJogo JengaA2120

2º lugar: MATTELJogo UNO® Stacko™43535

3º lugar: BRINQUEDOS JUNGESTorre Equilíbrio735

4º lugar: CARIMBRASTorre Desafio4920

5º lugar: SIMQUETorre de Equilíbrio713

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Crianças e Bebês
  3. Brinquedos
  4. Top 10 Melhores Jengas em 2024 (Hasbro, Uno e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.