mybest
Méis

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Comidas e Bebidas
  3. Geleias, Mel e Pastas
  4. Top 10 Melhores Méis em 2024 (Benefícios e mais)
  • Top 10 Melhores Méis em 2024 (Benefícios e mais) 1
  • Top 10 Melhores Méis em 2024 (Benefícios e mais) 2
  • Top 10 Melhores Méis em 2024 (Benefícios e mais) 3
  • Top 10 Melhores Méis em 2024 (Benefícios e mais) 4
  • Top 10 Melhores Méis em 2024 (Benefícios e mais) 5

Top 10 Melhores Méis em 2024 (Benefícios e mais)

Você pode pensar que mel é tudo igual, mas não se engane: no Brasil exitem muitos tipos de mel, uma substância rica em nutrientes. O mel é produzido a partir do néctar de diversas plantas ou seiva, por isso existem méis de cor, sabor e textura que variam conforme de onde é extraído.


Na hora de comprar é preciso atenção a alguns detalhes para garantir que o produto seja de qualidade. Por isso, preparamos um guia com algumas dicas úteis, que vão ajudar você a escolher um bom mel. Além disso, você encontra um ranking com os 10 melhores méis, de marcas como Baldoni, Korin e Ebia!

Atualizado em 14/07/2023
Sara Medeiros
Supervisão
Nutricionista
Sara Medeiros

Nutricionista clínica e esportiva formada pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte, mestre em nutrição clínica pela Universidade de Coimbra, em Portugal, e especialista em nutrição esportiva pela Universidade Cruzeiro do Sul. Faz acompanhamento de atletas, adultos saudáveis e não saudáveis, crianças, gestantes e idosos. A profissional tem experiência em nutrição esportiva, clínica, para diabetes e emagrecimento. Atende presencialmente em Natal e também online. É membro da Comunidade Brasileira de Diabetes desde 2021. Conheça mais sobre a nutricionista no Instagram, Facebook e Doctoralia.

Perfil de Sara Medeiros
Continue lendo
Guilherme Nunes
Revisão
Revisor
Guilherme Nunes

Trabalho há quase 2 anos na mybest produzindo, revisando e atualizando artigos de conteúdos diversos. Sou apaixonado por muitos temas e na mybest consigo ampliar meus conhecimentos ao ir atrás de informações de qualidade para o leitor. Gosto da ideia de que nossos leitores são capazes de fazer as melhores escolhas! Na mybest, já contribui com mais de 260 artigos e isso me fez aprender muito sobre diferentes tipos de produtos. Como sou formado em Letras, tenho também um olhar ainda mais atento a assuntos que envolvem cultura, como livros, filmes, séries e jogos.

Perfil de Guilherme Nunes
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Quais São os Benefícios do Mel de Abelha?

Quais São os Benefícios do Mel de Abelha?

O mel de abelha é um produto natural, geralmente obtido a partir do néctar de flores colhido pelas abelhas. A substância é misturada com as enzimas digestivas das abelhas e é maturado nos favos da colmeia. O mel é nutritivo, já que tem vitaminas, minerais e antioxidantes, ou seja, vários benefícios:


  • Aumenta a imunidade
  • Auxilia na redução a pressão arterial
  • Ajuda a melhorar o colesterol e a reduzir os níveis de triglicerídeos
  • Contribui para a saúde do coração
  • Alivia tosse, dor de garganta e outros sintomas de gripe
  • Tem efeito cicatrizante
  • Ajuda na digestão e melhora a saúde gastrointestinal 

Por ser adocicado, o mel é muito usado para substituir o açúcar. Mas, apesar de benéfico para muitos, diabéticos devem evitá-lo. Já crianças menores de 1 ano, não devem ingerir, pois há o risco de o produto estar contaminado pela bactéria Clostridium Botulinum, que causa o botulismo infantil.

Sara Medeiros
Nutricionista
Sara Medeiros

O mel é um alimento muito valorizado por parte da nutrição funcional e medicina, porém, como todo alimento ele deve ser consumido com moderação. Sua ingestão indicada é de 1 colher de sopa ao dia. 


Por conter sua composição total à base de carboidratos, sua ingestão excessiva levará ao ganho de peso. Se você quiser consumir sem peso na consciência, antes do treino é uma hora excelente!

Como Escolher o Melhor Mel

Para aproveitar todos os benefícios do mel, é preciso se certificar de que a substância é pura e de qualidade. Além disso, o sabor pode mudar de acordo com o néctar usado ou a maneira que ele é extraído, e esse é um detalhe importante. Considere as dicas a seguir e facilite a escolha do melhor mel!

1

Opte por um Mel com Garantia de Pureza

Opte por um Mel com Garantia de Pureza

O mel é uma substância rica e com diversos benefícios, além de ser delicioso. Mas só é possível ter todas essas vantagens do mel de abelha se ele for puro. As imitações de mel, apesar de muitas vezes populares, podem conter água, adoçantes e outros aditivos artificiais.


Fazer a compra online nem sempre é fácil, mas você pode conferir se ele contém o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esse selo significa que o mel foi inspecionado pelo Ministério da Agricultura e atende às normas de qualidade. Essa informação deve estar na embalagem ou no site do produtor.


Saiba, contudo, que algumas marcas não informam a presença ou não desse selo. Para verificar a pureza em sua casa, confira o tópico no final do artigo!

Sara Medeiros
Nutricionista
Sara Medeiros

Sempre que buscar, procure o selo SIF. Produtores artesanais também podem produzir excelentes méis e não terem o selo. Diante disso, você mesmo pode averiguar a qualidade do mel, fazendo os testes descritos no final deste artigo.

2

Escolha o Mel de Acordo com Sua Origem

Escolha o Mel de Acordo com Sua Origem

As características do mel variam de acordo com a flora e de onde o néctar foi extraído. Ele pode ser mais doce, mais suave, mais espesso ou mais líquido, mais claro ou um mel escuro. No Brasil, existem alguns méis mais comuns, veja a seguir quais são os nossos tipos de mel:


  • Mel silvestre: florada mais comum e abundante, aquele mel tradicional. Produzido por abelhas que consomem o néctar de várias flores, dentre as propriedades do mel silvestre estão os efeitos calmantes e antioxidantes.
  • Mel de laranjeira: derivado da flor de laranjeira, esse mel tem tonalidade mais clara, aroma suave e sabor com toque cítrico. Ele ajuda a combater a insônia e melhora o funcionamento do intestino.
  • Mel de eucalipto: obtido da flor de eucalipto, este é um mel escuro, de sabor mais intenso e refrescante. Tem ação expectorante, por isso é muito usado para aliviar dores de garganta, sinusites e resfriados.
  • Mel de cipó-uva: derivado da planta de mesmo nome, tem cor âmbar, quase transparente, e o sabor mais adocicado costuma agradar. Tem ação antioxidante, desintoxicante e melhora o funcionamento do fígado, intestino e rins.
  • Mel de assa-peixe: mel produzido a partir da planta assa-peixe tem cor amarelo-claro e textura mais viscosa. O sabor é suave e leve. Esse mel tem efeito calmante e expectorante, que ajuda combater doenças respiratórias.
  • Mel de bracatinga: feito pelas abelhas a partir do líquido doce que um inseto produz ao se alimentar da seiva da árvore bracatinga. É um mel escuro, com sabor único, menos adocicado e com alta concentração de minerais e antioxidantes.

Esses são apenas alguns tipos de mel de abelha, os mais fáceis de encontrar. Existem muitas outras variedades. Na hora de escolher pense em quais benefícios do mel você quer obter. Não se esqueça de considerar qual característica de sabor agrada mais o seu paladar!

3

Considere o Mel Orgânico como Opção Mais Saudável

Considere o Mel Orgânico como Opção Mais Saudável

Apesar de o mel orgânico ter a mesma aparência e benefícios do mel comum, existem diferenças entre eles. Com o uso de antibióticos, pesticidas e agrotóxicos na agricultura, ao coletar a seiva, a abelha pode levar essas substâncias até a colmeia. Isso contamina o mel, que passa a conter traços químicos.


A ingestão em grande quantidade dessas substâncias a longo prazo pode causar doenças e outros malefícios para a saúde. Por isso, o consumo de produtos orgânicos, incluindo o mel, é mais recomendado, por ser mais saudável e natural. Afinal, eles não contêm essas substâncias nocivas.


Para obter o selo de produto orgânico, o mel de abelha deve ser produzido em um apiário que fique a pelo menos 3 km das áreas de agricultura convencional. Além disso, não pode passar por processos químicos em nenhum estágio de produção. O selo deve constar na embalagem!

Sara Medeiros
Nutricionista
Sara Medeiros

Se você busca garantia, opte pelo selo de garantia orgânico. Pode ser um pouco mais caro, mas vale o investimento. Porém, caso você busque por um mel com função específica, dificilmente encontrará o selo orgânico, mas mesmo assim vale a pena investir neles. 


Geralmente os méis com efeitos sobre as vias respiratórias, por serem artesanais, não possuem o selo, mas não tem problema investir neles, pois, será um mel consumido por um curto período.

4

Veja Qual Embalagem de Mel é Mais Prática para o Seu Dia a Dia

Veja Qual Embalagem de Mel é Mais Prática para o Seu Dia a Dia

O mel pode vir em embalagens com diferentes formatos e tamanhos. Não existe embalagem melhor ou pior, a escolha depende da sua preferência e de qual delas é mais prática para você. Veja a seguir quais são os tipos mais comuns e escolha o seu.


  • Bisnaga: é a mais comum, embalagem de plástico com bico dosador. É mais fácil para controlar a quantidade de mel, além de desperdiçar menos.
  • Pote: pode ser de vidro ou de plástico. É uma opção melhor para quem precisa usar uma maior quantidade de mel. Contudo, pode haver desperdício.
  • Jarra: mais difícil de achar, normalmente é de vidro. É uma opção bonita para por na mesa.

As opções de plástico podem ser ideais para quem tem criança em casa. Afinal, não existe o risco de quebrar. Assim como a bisnaga, que permite os pequenos tirarem o mel mais facilmente. Já os potes de vidro e jarras, são mais sustentáveis e podem ser reutilizados depois!

5

Pense na Quantidade: até 300 g é Ideal para Provar um Novo Sabor

Pense na Quantidade: até 300 g é Ideal para Provar um Novo Sabor

Além do formato, a embalagem do mel pode conter diferentes quantidades de produto. Normalmente varia entre 200 e 500 g, mas para quem precisa, também há opções de 1 kg, apesar de não ser tão comum. As embalagens menores são ótimas para quem deseja provar um novo sabor de mel.


Além disso, a versão menor é consumida mais rapidamente, ideal para que não gosta de produtos alimentícios abertos por muito tempo na despensa. Já as opções maiores são indicadas para quem vai fazer uma receita com mel ou para quem consome em maior quantidade, como substituto do açúcar, por exemplo.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Méis

Agora que você já sabe o que considerar na hora de escolher e conhece os principais benefícios do mel de abelha, chegou a hora de conferir os 10 melhores méis eleitos pela mybest. Você encontrará desde o tradicional mel silvestre, até o raro mel de bracatinga, produzido na serra catarinense!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Certificado
Origem do Mel
Orgânico
Embalagem
Peso
1

BALDONI

Mel Baldoni Orgânico

BALDONI Mel Baldoni Orgânico 1

R$ 26,49

Baixo

Melhor Mel Puro Segundo Apicultores

SIF

Flores silvestres

Bisnaga

300 g

2

FLORA NÉCTAR

Mel Ebia em Jarra

FLORA NÉCTAR Mel Ebia em Jarra 1

R$ 31,20

Médio

Embalagem Exclusiva e Sabor Inigualável

SIF

Não informado

Jarra de vidro

500 g

3

EMPÓRIO DO MEL

Mel Flores de Eucalipto

EMPÓRIO DO MEL Mel Flores de Eucalipto 1

R$ 37,90

Lev. alto

Para Aliviar Sintomas de Resfriado e Mais

SIF

Flores de eucalipto

Pote de vidro

450 g

4

PRODAPYS

Mel de Melato de Bracatinga

PRODAPYS Mel de Melato de Bracatinga 1

R$ 57,77

Alto

Mel de Bracatinga de Marca Sustentável

Não informado

Melato de bracatinga

Pote

1 kg

5

APISNUTRI

Mel de Laranjeira

APISNUTRI Mel de Laranjeira 1

R$ 31,51

Médio

Equilibrado com o Toque Cítrico Perfeito

SIF

Flor de laranjeira

Bisnaga

500 g

6

BALDONI

Mel Baldoni Gold

BALDONI Mel Baldoni Gold 1

R$ 43,31

Lev. alto

Mel Baldoni Gold: Mel Assa-Peixe, de Safra Especial

SIF

Flor de assa-peixe

Bisnaga

300 g

7

MINAMEL

Mel de Melato

MINAMEL Mel de Melato 1

R$ 37,98

Lev. alto

Com Sabor Único e Muito Nutritivo

Não informado

Melato da bracatinga

Pote

500 g

8

BALDONI

Mel Holanda

BALDONI Mel Holanda 1

R$ 34,99

Médio

Todo o Aroma e Suavidade do Mel de Laranjeira

SIF

Flor de laranjeira

Pote

500 g

9

KORIN

Mel Orgânico

KORIN Mel Orgânico 1

R$ 27,22

Lev. baixo

Mel Obtido de Maneira Natural e Sustentável

Não informado

Flores silvestres

Bisnaga

300 g

10

FAUNA & FLORA

Mel Flores de Cipó-Uva

FAUNA & FLORA Mel Flores de Cipó-Uva  1

R$ 29,90

Lev. baixo

Para Quem Prefere um Sabor Mais Adocicado

Não informado

Cipó-uva

Bisnaga

560 g

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

BALDONIMel Baldoni Orgânico

Mel Baldoni Orgânico 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 26,49
Baixo
A Partir de:
R$ 26,49
Baixo

Melhor Mel Puro Segundo Apicultores

Segundo a Baldoni, a empresa nasceu como armazém de mel em 1983, a partir de uma família apaixonada pelas abelhas e seus produtos. Com quase 40 anos de história, essa empresa nacional recebeu diversos prêmios, destaque para o de Melhor Mel do Brasil nos últimos 3 congressos de Apicultura.


O mel Baldoni Orgânico passou por um rigoroso processo de produção e controle de qualidade. Por ser um mel orgânico, segue métodos tradicionais de coleta, sem nenhuma interferência química. Esse mel puro é originário da apicultura Baldoni, com colmeias localizadas em volta de Mata Atlântica nativa.


E as abelhas obtêm o néctar de flores silvestres da biodiversidade local. O resultado é um mel com coloração média, sabor intenso e rico em nutrientes. Saboroso e bem avaliado, muitos consumidores consideram o mel Baldoni orgânico o melhor mel do Brasil!

CertificadoSIF
Origem do MelFlores silvestres
Orgânico
EmbalagemBisnaga
Peso300 g
Este ranking foi útil para você?
No.2

FLORA NÉCTARMel Ebia em Jarra

A Partir de:
R$ 31,20
Médio

Embalagem Exclusiva e Sabor Inigualável

Depois de se consolidar em todo território nacional, a Flora Néctar conquistou também o estrangeiro. Hoje é uma empresa que exporta para vários países da Europa, Ásia, Oriente Médio, Estados Unidos e mais. Além da palavra-chave qualidade, a empresa se reconhece como sinônimo de seriedade.


Seu objetivo é trabalhar com produtos naturais, levando saúde e qualidade de vida aos consumidores, isso tudo sem deixar  de lado o respeito pelo meio ambiente e uma gestão ética. A empresa que continua crescendo tem selo SIF, além de várias certificações internacionais, comprovando a qualidade.


Embora não seja especificado a origem do mel Ebia da marca, ele é muito bem avaliado por consumidores. Vários deles comentam esse mel ser delicioso e com sabor leve. Além disso, apesar de muitos gostaram da linda jarra de vidro, alguns comentam que não tem boa vedação, atraindo formigas. Atenção!

CertificadoSIF
Origem do MelNão informado
Orgânico
EmbalagemJarra de vidro
Peso500 g
No.3

EMPÓRIO DO MELMel Flores de Eucalipto

A Partir de:
R$ 37,90
Lev. alto

Para Aliviar Sintomas de Resfriado e Mais

A Phytonatus afirma que é uma empresa que investe constantemente em melhorias e atenta às novidades para o mercado de alimentos e produtos naturais. E seu catálogo é organizado em marcas como a conhecida Empório Nuts, Vida Gourmet, Phytonatus e, claro, a Empório do Mel.


São vendidos méis e derivados, óleos de coco, cacau em pó, gotas de chocolate e muito mais. E todos parecem deliciosos! Aqui, a presentamos o mel de Eucalipto da marca, um mel puro, mais escuro, com coloração intensa e sabor mais forte. É ideal para aliviar dores de garganta, sinusite e resfriados!


E aumenta ainda a imunidade. Se o gosto mais refrescante agradar, você também poderá usar esse mel para adoçar os seus alimentos. Use em receitas com frutas, iogurtes, ou tome uma colher para repor as energias! Depois do uso, a embalagem de vidro pode ser reutilizada e é um charme.

CertificadoSIF
Origem do MelFlores de eucalipto
Orgânico
EmbalagemPote de vidro
Peso450 g
No.4

PRODAPYSMel de Melato de Bracatinga

A Partir de:
R$ 57,77
Alto

Mel de Bracatinga de Marca Sustentável

A Prodapys tem um catálogo rico, com vários tipos de méis, em bisnagas ou potes, além de derivados, como compostos, balas de mel. Há ainda cremes faciais, sabonetes e mais! Segundo a própria, a Prodapys trabalha com produtos naturais, tratando a natureza como aliada e se preocupando em preservá-la.


Não à toa, a empresa está dando origem a um horto-florestal de 2 hectares, além de já ter plantado mais de 1500 árvores. Mantém ainda uma uma área de preservação na Mata Atlântica! Bem legal, não é? Aqui, o mel Prodapys é feito de um melato das regiões mais altas de Santa Catarina.


Por ser um mel de melato de bracatinga, tem sabor levemente amargo. Há avaliações de consumidores online que o elogiam por ser delicioso. O produto está disponível em tamanhos e embalagens diferentes, caso deseje. Vale lembrar também que o mel Prodapys já foi eleito 5 vezes o Melhor do Mundo!

CertificadoNão informado
Origem do MelMelato de bracatinga
Orgânico
EmbalagemPote
Peso1 kg
No.5

APISNUTRIMel de Laranjeira

A Partir de:
R$ 31,51
Médio

Equilibrado com o Toque Cítrico Perfeito

A ApisNutri oferece, segundo a própria, produtos inovadores e com alta qualidade para o dia-a-dia. E o que eles querem é consumidores satisfeitos, proporcionando saúde e bem-estar. Com mais de 20 anos de mercado, a empresa fundada em 1999 hoje conta com um catálogo com mais de 300 itens.


Os produtos são variados. Além de mel e derivados como balas, extratos, xaropes e geleias, há suplementos vitaminas e mais! Aqui, o mel ApisNutri tem origem na flor de laranjeira. É um mel claro, suave e com o delicioso toque cítrico da flor, para quem quer um sabor mais delicado e não tão doce.


O mel de laranjeira é natural, nutritivo, saboroso e aromático, ótimo para adoçar os seus alimentos de maneira saudável. Assim, você pode aproveitar as propriedades do mel com um gostinho especial. Esse mel da ApisNutri também está disponível em bisnagas de 220 e 310 g, e 1,1 kg. Experimente!

CertificadoSIF
Origem do MelFlor de laranjeira
Orgânico
EmbalagemBisnaga
Peso500 g
No.6

BALDONIMel Baldoni Gold

A Partir de:
R$ 43,31
Lev. alto

Mel Baldoni Gold: Mel Assa-Peixe, de Safra Especial

A Baldoni é uma empresa nacional com muitos anos de história, inovação e qualidade. Não à toa, ganhou diversos prêmios por conta dos seus méis comercializados. Durante o processo de coleta e envase, a marca enfatiza o respeito pela cadeira produtiva.


Transparente, a Baldoni acredita no total respeito às abelhas e consumidores. Mas também considera funcionários, clientes e fornecedores, a fim de contribuir para um sociedade sustentável e justa. Aqui, apresentamos uma safra especial de mel, obtido a partir do néctar da flor assa-peixe.


O mel Baldoni Gold é rico em flavonoides e sais minerais, com potencial antigripal e antiasmático, entre outros benefícios. Por ser um mel puro e colhido no tempo correto, tem melhor textura e sabor. Para completar, ele vem em uma embalagem prática e sofisticada, com uma tampa que evita o desperdício!

CertificadoSIF
Origem do MelFlor de assa-peixe
Orgânico
EmbalagemBisnaga
Peso300 g
No.7

MINAMELMel de Melato

A Partir de:
R$ 37,98
Lev. alto

Com Sabor Único e Muito Nutritivo

A Minamel foi fundada em 1989, uma empresa que faz mais de 32 anos de história no Brasil. Por isso e por conta da qualidade da marca, não podíamos deixar o mel Minamel fora do nosso ranking. A marca de empresa familiar reconhece que um dos seus principais valores é a simplicidade. 


E, ainda segundo a própria, empatia e alegria também são princípios que refletem nos seus produtos. Apresentamos, então, o mel de melato de bracatinga da marca. Esse mel tem alta concentração de sais minerais, é super nutritivo e está mais para um mel escuro, como mencionado, além de menos doce.


Outra característica marcante é que essa variedade de mel, por ter menos frutose e glicose, demora mais para cristalizar que os outros. Infelizmente, a marca não informa se possui certificado SIF. Ainda assim, a Minamel tem ótima reputação como empresa, conhecida pela qualidade dos seus produtos!

CertificadoNão informado
Origem do MelMelato da bracatinga
Orgânico
EmbalagemPote
Peso500 g
No.8

BALDONIMel Holanda

A Partir de:
R$ 34,99
Médio

Todo o Aroma e Suavidade do Mel de Laranjeira

Quer sabor leve, suave e com toque cítrico do mel de laranjeira? Então vai adorar o Mel Holanda com flores de laranjeira. Esse é mais um mel puro da tradicional Baldoni, que produz méis com garantia de qualidade. Esse mel carrega a essência do campo, é bem aromático e no paladar tem um sabor único


E é claro que muitos consumidores o avaliaram bem na Amazon! Além do pote de 500 g, ele está disponível na versão bisnaga com 270 g, para quem usa com menos frequência. Um dos melhores méis, o mel Holanda pode ser encontrado também nas versões com flores silvestres e flores de eucalipto.

CertificadoSIF
Origem do MelFlor de laranjeira
Orgânico
EmbalagemPote
Peso500 g
No.9

KORINMel Orgânico

A Partir de:
R$ 27,22
Lev. baixo

Mel Obtido de Maneira Natural e Sustentável

Fundada em 1994, a Korin já completou mais de 25 anos de mercado. A empresa tem como objetivo contribuir para uma vida saudável em equilíbrio com o meio ambiente. Segundo a própria, foi pioneira em vários produtos e tornou-se referência quando o assunto é desenvolvimento de tecnologias agrícola.


É referência também em produtos orgânicos, com um catálogo de alimentos sem substâncias transgênicas. Por isso e por outras razões, a marca coleciona ao menos 8 selos. O mel Korin é natural, livre de qualquer outro componente. Seu mel de eucalipto é feito na apícola orgânica localizada em MG.


Ainda segundo a empresa, o único processo pelo qual o mel passa é da filtragem, para tirar resíduos que ficam após a coleta. Certamente este é um ótimo mel orgânico para saborear e acrescentar à rotina! O ponto negativo é que a marca não informa se o produto possui certificação que garante a pureza do mel.

CertificadoNão informado
Origem do MelFlores silvestres
Orgânico
EmbalagemBisnaga
Peso300 g
No.10

FAUNA & FLORAMel Flores de Cipó-Uva

A Partir de:
R$ 29,90
Lev. baixo

Para Quem Prefere um Sabor Mais Adocicado

Não só o mel, a Fauna & Flora tem um catálogo com produtos como chás instantâneos, suplementos, vitaminas e outros para o bem-estar e saúde. E o slogan da empresa não podia ser diferente: "Há 40 anos transformando natureza em saúde". Interessante, certo?


Se você gosta de experimentar sabores diferentes, então o mel de cipó-uva da marca pode ser uma boa escolha. Embora não tenha certificado, ele tem um sabor único e pode ser uma opção mais saudável para substituir o açúcar no dia-a-dia. Seja no café, no iogurte natural, ou onde a imaginação mandar!


Importante comentar que o mel de cipó-uva tem forte ação antioxidante e ajuda no combate de cólicas e sintomas de doenças hepáticas, renais e intestinais. Caso queira adquirir o produto apenas para experimentar, há um versão em bisnaga com 280 gramas. Escolha a sua e aproveite!

CertificadoNão informado
Origem do MelCipó-uva
Orgânico
EmbalagemBisnaga
Peso560 g

Como Saber se o Mel É Puro?

Como Saber se o Mel É Puro?

A melhor maneira para se certificar de que um mel é puro, principalmente se não tiver certificado SIF, é colocá-lo na geladeira. Isso porque, o mel puro cristaliza em temperaturas mais baixas. Logo, esse é a melhor maneira de testá-lo. Veja outras formas de identificar a pureza do mel de abelha:


  • Teste da água: encha um copo de água e coloque uma colher de mel. Se ele for puro, vai agrupar no fundo do copo, se for falso vai dissolver na água.
  • Teste do fósforo: mergulhe a ponta de um palito de fósforo no mel e depois risque. Se o mel for puro, ele acenderá normalmente, já as imitações de mel têm muita umidade, por isso não acendem.

Essas são as formas mais comuns de identificar um mel puro. Alguns fabricantes adicionam água, adoçantes e aditivos que tiram a pureza do produto, como já mencionado. Apesar disso, esses méis continuam sendo populares e não deixam de ser boas opções. Mas, é importante fazer uma escolha bem informada.

Perguntas Frequentes sobre Mel

Perguntas Frequentes sobre Mel

O consumo de mel pode gerar muitas dúvidas. Por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para a nutricionista Sara Medeiros. Confira a seguir.

Por Que Mel Faz Mal para Diabéticos?

O mel é um alimento completamente composto de carboidrato, o que impacta diretamente na glicose sanguínea. Visto que diabéticos precisam evitar o excesso de glicose, o mel torna-se um alimento a ser evitado também.

Mel Pode Ser Consumido na Dieta?

Sim. O mel é um alimento com propriedades medicinais milenares. Pode ser consumido, porém, com moderação. Todo excesso de açúcar (composição do mel) é prejudicial. É interessante que, caso você queira consumir diariamente, não passe de uma colher de sopa.

Há Algum Problema em Consumir Mel na Gravidez?

Não, não há contraindicações para o consumo de mel na gestação, porém é recomendado que o consumo seja altamente moderado, restringindo-se a 1 colher de sopa, semelhante ao adulto.


Na gestação, a facilidade de desenvolvimento de diabetes gestacional é grande, então sempre que a mulher puder evitar doces, é plausível, como açúcar, mel (acima de 1 colher de sopa), sobremesas, etc.

Confira Outras Indicações para uma Dieta Mais Equilibrada

Um número cada vez maior de pessoas está em busca de soluções mais saudáveis, para ter uma alimentação mais equilibrada. Entre as opções estão o óleo de coco, os adoçantes e a granola. Selecionamos ótimas indicações desses produtos, para conferir é só clicar nos links abaixo!

Conclusão

O mel, além de ser delicioso, é supernutritivo e oferece diversos benefícios para o organismo. Mas é preciso atentar-se a alguns detalhes que garantem a pureza e qualidade do produto. Por isso, neste artigo você viu como escolher um bom mel de abelha.


Características como o sabor e tipo de produção podem influenciar na sua escolha, então lembre-se sempre de conferir essas informações. Depois é só checar as opções do ranking e optar pelo seu! Gostou do artigo? Então compartilhe com amigos para que todos possam conhecer os melhores méis!


Redação: Natalia Iannacone / Revisão: Lorena Flosi / Última Atualização: Guilherme Nunes

Top 5 Melhores Méis

1º lugar: BALDONIMel Baldoni Orgânico

2º lugar: FLORA NÉCTARMel Ebia em Jarra

3º lugar: EMPÓRIO DO MELMel Flores de Eucalipto

4º lugar: PRODAPYSMel de Melato de Bracatinga

5º lugar: APISNUTRIMel de Laranjeira

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Comidas e Bebidas
  3. Geleias, Mel e Pastas
  4. Top 10 Melhores Méis em 2024 (Benefícios e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.