mybest
Maquiagem

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Beleza e Perfumaria
  3. Maquiagem
  4. Top 15 Melhores Batons Matte em 2024 (Vult, Maybelline, Avon e mais)
  • Top 15 Melhores Batons Matte em 2024 (Vult, Maybelline, Avon e mais) 1
  • Top 15 Melhores Batons Matte em 2024 (Vult, Maybelline, Avon e mais) 2
  • Top 15 Melhores Batons Matte em 2024 (Vult, Maybelline, Avon e mais) 3
  • Top 15 Melhores Batons Matte em 2024 (Vult, Maybelline, Avon e mais) 4
  • Top 15 Melhores Batons Matte em 2024 (Vult, Maybelline, Avon e mais) 5

Top 15 Melhores Batons Matte em 2024 (Vult, Maybelline, Avon e mais)

O batom matte é um item de beleza indispensável na necessaire de quem ama maquiagem. Esse produto possui um efeito opaco e sem brilho que fica lindo nos lábios. Ele está disponível em diferentes formatos, como em bala, líquido e em lápis. Com tantas opções, fica até difícil de escolher um, não é mesmo?


Ao escolher, é preciso ficar de olho em alguns detalhes, como formato, cor e durabilidade. Para te ajudar na tarefa, preparamos dicas incríveis e um ranking com os 15 melhores batons matte do mercado, com como a Maybelline, Vult, Avon e outras. Não perca, e garanta o seu novo batom matte preferido!

Atualizado em 14/07/2023
Liliane Guzzo
Supervisão
Farmacêutica cosmetologista
Liliane Guzzo

Bacharel em Farmácia e pós-graduada em análises clínicas, hematologia e cosmetologia, Liliane tem aperfeiçoamentos em pesquisa e desenvolvimento de cosméticos, imersão prática em laboratório de formulação de maquiagens, anatomia e fisiologia da pele, entre outros. Com o objetivo de ensinar a química dos cosméticos e fisiologia da pele, idealizou e fundou o curso Cosmetologia da Maquiagem, projeto que a proporcionou atuar na formação de profissionais da beleza e áreas relacionadas no Brasil e em outros diversos países do mundo. Conheça mais sobre a cosmetologista Liliane Guzzo no Instagram.

Perfil de Liliane Guzzo
Continue lendo
Natalia Iannacone
Revisão
Revisora
Natalia Iannacone

Sou formada em publicidade, com experiência em marketing e copywriting. Isso me ajuda a entender melhor as necessidades dos leitores para produzir os conteúdos, entregando informações de qualidade para fazerem a melhor escolha. Trabalho na mybest há quase 2 anos e nesse período já produzi, revisei e atualizei mais de 200 artigos. O mais legal é que posso ampliar meus conhecimentos e ajudar os leitores a entender sobre diferentes produtos, até os mais incomuns.

Perfil de Natalia Iannacone
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

O que é o Batom Matte?

O que é o Batom Matte?

O batom matte, é um batom fosco, ou seja, não tem brilho. Sua fórmula tende a ser mais pigmentada e proporciona ótima cobertura. Além disso, também tem um toque mais sequinho, não é cremoso, isso garante maior durabilidade nos lábios.


Apesar de as fabricantes produzirem uma fórmula que fica confortável nos lábios, é um batom mais seco, por isso, a sua aplicação precisa de cuidados. Para um efeito mais bonito, mantenha os lábios hidratados e não "esfregue" um lábio no outro, isso evita formação de texturas indesejáveis.

Liliane Guzzo
Farmacêutica cosmetologista
Liliane Guzzo

Você sabia que quanto mais cremoso o batom, menos ele dura nos lábios? Pois é! A proposta do batom líquido matte, em geral, é ter uma durabilidade maior, um aspecto fosco e sem brilho. Diferentemente do batom em bala cremoso que transfere com facilidade.

Como Escolher o Melhor Batom Matte

No mercado, há diversas marcas e modelos de batons matte disponíveis para comprar, o que dificulta escolher o produto ideal. Antes da compra, é importante analisar fatores como o seu tom de pele, duração e o formato do batom, por exemplo. Entenda mais sobre essas e outras questões abaixo!

1

Escolha o Formato Ideal para Você

Para escolher o batom matte ideal, é importante analisar o formato e o tipo da embalagem do produto. Existem diferentes opções que facilitam a aplicação, outras que garantem cobertura perfeita e aqueles que são mais fáceis de usar. Confira a seguir qual escolher.

Batom Matte em Bala: Fácil de Usar e Cobertura Moderada

Batom Matte em Bala: Fácil de Usar e Cobertura Moderada

O batom em bala é o formato mais tradicional desse item de maquiagem. Para utiliza-lo, é necessário girar a base para que o produto apareça. A aplicação desse batom é muito fácil, o que evita o surgimento de manchas nos lábios, ideal para quem não possui muita prática na hora de se maquiar.


Geralmente, o batom matte em bala possui uma cobertura moderada, sendo possível aplicar entre duas ou mais camadas para uma cobertura mais intensa. Se você quer um contorno mais exato, contorne os lábios com o batom em lápis, em seguida preencha com o batom em bala. Assim a sua make ficará mais bonita!

Batom Matte Líquido: Cobertura Intensa, Porém é Mais Difícil de Aplicar

Batom Matte Líquido: Cobertura Intensa, Porém é Mais Difícil de Aplicar

O batom matte líquido é o formato queridinho entre os amantes de maquiagem. Surgiu como uma tendência e hoje é um dos formatos mais comuns, indispensável em qualquer necessaire. O batom líquido proporciona uma cobertura mais intensa e uniforme, ideal para quem necessita de uma make perfeita.


Contudo, ele é mais complicado de aplicar, já que é necessário habilidade e paciência para o resultado impecável. Para evitar que o batom craquele, use o batom matte líquido sem excesso e espere o tempo de secagem antes de encostar um lábio no outro. Ok?

Liliane Guzzo
Farmacêutica cosmetologista
Liliane Guzzo

O tipo de batom matte mais comum e mais formulado é o líquido. Nessa forma cosmética temos a possibilidade de incorporar na formulação ingredientes matificantes, intensificando assim o acabamento e aspecto fosco/seco. Caso adquira o batom matte em bala, um pincel específico para os lábios pode ajudar na aplicação.

Batom Matte Lápis: Contorno Perfeito dos Lábios e Aplicação Simples

Batom Matte Lápis: Contorno Perfeito dos Lábios e Aplicação Simples

O batom matte em lápis é o produto perfeito para contornar de maneira precisa o desenho dos lábios. Esse formato é o ideal para quem não possui tanta prática no preenchimento ou delineado da boca. Com o batom em lápis isso é mais simples, pois ele não borra e nem mancha na hora de aplicar o produto.


Além de ser bastante prático, o batom em lápis possui o formato mais anatômico e compacto, assim ele cabe em qualquer necessaire ou bolsa. Mais uma vantagem desse produto é que ele fica mais sequinho nos lábios, permitindo a sobreposição de um batom líquido ou em bala. Legal, não é?

2

Fique de Olho na Cor! Confira o Tom do Batom Matte que Fica Melhor em Você

Fique de Olho na Cor! Confira o Tom do Batom Matte que Fica Melhor em Você

A hora da maquiagem não precisa ter regras, e claro, você pode utilizar a cor de batom que quiser. Mas, algumas pessoas ficam indecisas no momento de escolher a cor do batom, assim elas preferem seguir uma paleta de cores para favorecer o seu visual, conforme o seu tom de pele. Veja algumas sugestões:


  • Pele branca com subtom rosado: aposte em batons matte de cores suaves, como nude claro, pêssego e rosa. Para ocasiões noturnas, os tons vibrantes como vermelho vivo, vinho ou marrom escuro ficam lindos.
  • Pele branca de fundo amarelado ou oriental: escolha cores como o nude escuro e rosado, rosa magenta e avermelhado. Para dar ainda mais destaque aos lábios, o batom vermelho aberto e o pink são ótimas opções.
  • Pele morena: aposte em nudes que puxam para tons de caramelo. Batons pêssego, coral e em tons de rosa mais vibrantes também são uma boa. Para a noite, opte por marrons e vermelhos escuros, como o vinho.
  • Pele negras mais clara: invista em tons de nudes próximos ao caramelo. Cores mais vivas como coral, pêssego queimado e rosa escuro são boas alternativas. Se for sair à noite, aposte em vermelhos, marrons ou bronze.
  • Pele negra retinta: tons de marrom rosado, coral e roxo ficam incríveis. Para ganhar ainda mais destaque, invista em cores vivas como o laranja, vermelho cereja, vinho e o rosa turmalina.

Com essas dicas, você vai arrasar no look perfeito, além de destacar ainda mais os seus lábios conforme o seu tom de pele. Mas lembre-se: fique à vontade para experimentar as cores que você quiser! As melhores marcas de batom têm uma grande variedade para você comprar. Aproveite e prove todas elas!

Liliane Guzzo
Farmacêutica cosmetologista
Liliane Guzzo

Maquiagens como um todo são formulações constituídas basicamente por pigmentos. Para um bom sensorial o produto precisa ter uma boa dispersão desses mesmos pigmentos na sua fabricação, e isso está diretamente relacionado com a intensidade da cor e o acabamento.

Geralmente os pigmentos no batom matte são dispersos em éster volátil. Todo esse cuidado no desenvolvimento garantem um bom produto ao consumidor.

3

Verifique a Durabilidade do Batom Matte

Verifique a Durabilidade do Batom Matte

Se você não gosta de retocar o seu batom ao longo do dia, ou precisa de uma fixação que não transfere com facilidade, invista em batons matte de longa duração. As principais marcas do mercado prometem produtos com uma cobertura de 8 até 12 h, que não borram e ficam intactos nos lábios.


Se você quer uma fixação que realmente dura o dia inteiro, há opções no mercado que podem durar por até 16 h. É o caso do batom Superstay Matte Ink da Maybelline, que se mantém intacto mesmo após comer, beber e beijar na boca. Perfeito para ir à balada, ou ficar com os lábios sempre lindos.

4

Prefira Fórmulas Hidratantes para Cuidar dos Seus Lábios

Prefira Fórmulas Hidratantes para Cuidar dos Seus Lábios

O batom matte é mais seco para manter o acabamento opaco e aveludado, o que agrada quem procura uma maquiagem livre de brilho. Contudo, esse tipo de batom pode ressecar a pele dos lábios, principalmente se você tem a tendência a ter lábios rachados. Para evitar isso, prefira uma fórmula hidratante.


Algumas marcas adicionam ativos hidrantes, como as manteigas de karité e de cupuaço, óleos vegetais, como o de jojoba e o de coco, e vitamina E na fórmula, produzindo um batom fosco que trata dos lábios enquanto embeleza. Por isso, fique de olho nas informações do fabricante.

Liliane Guzzo
Farmacêutica cosmetologista
Liliane Guzzo

No geral o batom matte irá proporcionar pouca hidratação por possuir menor concentração de material graxo em sua composição, ou seja, maior carência de substâncias emolientes que tornam o lábio macio. As manteigas, ceras e óleos são excelentes ingredientes que auxiliam na hidratação.

5

Pele Sensível? Opte por Batons Hipoalergênicos e Dermatologicamente Testados

Pele Sensível? Opte por Batons Hipoalergênicos e Dermatologicamente Testados

A pele dos lábios é mais fina e geralmente mais sensível, por isso é preciso ter alguns cuidados ao usar cosméticos. Pessoas com maior sensibilidade, podem ter alergias ao aplicar alguns cosméticos, como coceira, inchaço, ardência e vermelhidão. São sintomas nada agradáveis, não é mesmo?


Para reduzir esse risco, opte por batons matte hipoalergênicos, que contém menos substâncias alergênicas. Existem também produtos dermatologicamente testados, que passam por avaliações que identificam possíveis reações alérgicas. Lembrando que eles reduzem o risco de alergias, mas não eliminam, ok?


Outra opção é optar por produtos livres de substâncias alérgenas. Entre elas estão os parabenos, um conservante que pode irritar peles sensíveis. Há também a parafina, que apesar de oferecer riscos é um derivado do petróleo e caso não seja refinada corretamente pode ser tóxica. Então, é melhor evitá-los.

6

Batons Matte Vegano e Cruelty-Free Contribuem para o Fim da Crueldade Animal

Batons Matte Vegano e Cruelty-Free Contribuem para o Fim da Crueldade Animal

Se você é vegano ou prefere usar cosméticos que respeitem a vida animal, então antes de decidir a sua compra, verifique se o batom matte é cruelty-free e vegano. No primeiro caso, o produto não é testado em animais, reduzindo muito a crueldade com os bichinhos.


Os produtos veganos, não levam nenhum ingrediente de origem animal, como a cera de abelha. Na teoria, também não são testados em animais, mas é importante confirmar essa informação. Com isso, você ajudará a incentivar ações responsáveis por parte das marcas e contribuirá com a vida de muitos bichinhos.

7

Considere a Quantidade de Produto na Embalagem

Considere a Quantidade de Produto na Embalagem

Apesar de terem embalagens pequenas e com quantidade de produto que não varia muito, é possível encontrar diferentes opções. No caso dos batons matte líquidos a quantidade é medida em mililitros (ml) e pode variar entre 4 e 6 ml cada um.


Já a quantidade dos batons matte em bala e em lápis é medida em gramas (g). A versão em bala tem entre 3 e 3,5 g, já a versão em lápis é menor, podendo ter entre 1 e 2 g. A variação é muito pequena e nem todas as marcas passam essa informação, mas vale checar.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 6 Melhores Batons Matte Líquidos

Depois das nossas dicas, ficou mais fácil escolher o seu batom matte, não é? Então, confira agora o nosso ranking com os 6 melhores batons matte líquidos do mercado. Eles foram escolhidos de acordo com características importantes como cores, duração, hidratação e crulty-free. Não perca!
Organizar por popularidade
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
1

MAYBELLINE

Batom Líquido Superstay Matte Ink

MAYBELLINE Batom Líquido Superstay Matte Ink 1

R$ 66,99

Alto

Melhor Batom Matte de Longa Duração

2

BRUNA TAVARES

Batom Liquido Bruna Matte

BRUNA TAVARES Batom Liquido Bruna Matte 1

R$ 31,69

Médio

Fórmula Hidratante e com Acabamento Aveludado

3

TRACTA

Batom Líquido Matte Marilyn 27

TRACTA Batom Líquido Matte Marilyn 27 1

R$ 28,70

Médio

Cobertura Perfeita com Secagem Rápida

4

MARI MARIA MAKEUP

Batom Liquido Matte

MARI MARIA MAKEUP Batom Liquido Matte  1

R$ 26,33

Médio

Hipoalergênico, Ideal para Quem Possui a Pele Sensível

5

MAX LOVE

Batom Líquido Matte Max Love

MAX LOVE Batom Líquido Matte Max Love 1

R$ 11,50

Lev. baixo

Batom Barato e com Boa Fixação

6

RUBY ROSE

Batom Matte Ruby Rose Feels

RUBY ROSE Batom Matte Ruby Rose Feels 1

R$ 13,79

Lev. baixo

Batom Matte Com Bom Preço

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

MAYBELLINEBatom Líquido Superstay Matte Ink

Batom Líquido Superstay Matte Ink 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 66,99
Alto
A Partir de:
R$ 66,99
Alto

Melhor Batom Matte de Longa Duração

Se você procura um batom longa duração para complementar o seu kit de maquiagem, então o batom matte Maybelline é uma ótima opção para você! A marca promete alta durabilidade, com uma fixação de até 16 h, sem borrar ou transferir. Segundo comentários nos sites de vendas, realmente não sai!


Por outro lado, também pode ser de difícil remoção, sendo necessário uso de demaquilante. Usuários também relatam que é bem pigmentado e tem boa cobertura. A fórmula ainda proporciona um efeito confortável nos lábios, que não ficam secos. No entanto, não possui ativos hidratantes.


A marca disponibiliza uma cartela de cores completa, todas vivas, vibrantes e com as tonalidades exatas da embalagem. O custo é mais alto comparado com outras opções, mas vale pelos benefícios oferecidos. É um batom matte de ótima qualidade.

Este ranking foi útil para você?
No.2

BRUNA TAVARESBatom Liquido Bruna Matte

A Partir de:
R$ 31,69
Médio

Fórmula Hidratante e com Acabamento Aveludado

Se você é fã de maquiagem, com certeza já ouviu falar da blogueira e jornalista de beleza Bruna Tavares. A blogueira tem a própria marca de maquiagem, que inclui esse incrível batom líquido matte vermelho, que tem longa duração e acabamento aveludado. Sua fórmula garante hidratação e textura confortável.


Além de conter vitamina E, é livre de parabenos e parafinas e ainda é testado dermatologicamente. Segundo a marca, esse batom vermelho possui pigmentação bastante intensa e vibrante. E ainda há uma ótima variedade de tons com as mesmas vantagens.


Bruna Tavares também promete uma secagem rápida e pigmentos que não transfere. Além disso, possui uma fragrância ótima. Que tal experimentar esse produto? Basta clicar nos links e aproveitar nossas ofertas!

No.3

TRACTABatom Líquido Matte Marilyn 27

A Partir de:
R$ 28,70
Médio

Cobertura Perfeita com Secagem Rápida

Macio e confortável de usar, esse batom matte Tracta tem uma textura líquida bem fácil de aplicar, não escorre e seca rapidinho. Proporciona um acabamento matte bem bonito, que não craquela, e a marca garante alta durabilidade. Não é o máximo?


A variedade de cores é bem grande, há desde esse maravilhoso vermelho Marilyn vibrante até clássicos tons de nudes e variados rosas e violetas. Atendem a diferentes gostos! O preço é bem atrativo e oferece bom custo-benefício, mas a marca não informa se é um batom hidratante.


Segundo a marca, as cores da linha são pigmentadas e possuem um cheirinho bem agradável. Outra vantagem é o seu efeito de longa duração! Mas não se esqueça de ficar de olho no tom desejado antes de finalizar a sua compra, certo?

No.4

MARI MARIA MAKEUPBatom Liquido Matte

A Partir de:
R$ 26,33
Médio

Hipoalergênico, Ideal para Quem Possui a Pele Sensível

Com uma fórmula leve e sem perfume, esse batom matte proporciona muito conforto aos lábios. Tem textura aveludada e, segundo a marca, um belo acabamento matte que dura o dia todo sem transferir. Conta com aplicador moderno, que facilita o contorno da boca, para um acabamento mais preciso.


Possui 9 cores super pigmentadas, muito elogiadas nos sites de vendas. A qualidade e a durabilidade também são pontos positivos citados pelos usuários. O produto ainda é hipoalergênico e dermatologicamente testado, mas a marca não informa se ele hidrata os lábios.


Assim como os demais produtinhos da marca, o batom matte Mari Maria possui excelentes avaliações. Na Amazon, as consumidoras comentam que a cor indicada aqui é super vibrante e possui a textura leve. Uma boa alternativa para usar no dia a dia.

No.5

MAX LOVEBatom Líquido Matte Max Love

A Partir de:
R$ 11,50
Lev. baixo

Batom Barato e com Boa Fixação

O batom matte Max Love é o produto ideal para quem adora uma fixação duradoura e sequinha. A marca promete até 12 h de duração para você poder comer, beber e dar uns beijinhos com o batom intacto. De fato, a fixação é elogiada nos sites de vendas, contudo, usuários relatam não durar todo esse tempo.


Possui uma ampla variedade de cores para agradar a todos os gostos. Segundo alguns usuários, a textura desse batom matte é mais espessa e difícil de espalhar. Apesar de a marca ter uma linha de batons veganos, não encontramos informações se esse produto é livre de ingredientes de origem animal. 


Saiba mais sobre o que as consumidoras acham do batom matte Max Love na seção de avaliações na Amazon. Quem já testou comenta que essa linha possui cores bonitas e muitas usuárias dizem que utilizam o batom com gloss, garantindo um efeito incrível.
No.6

RUBY ROSEBatom Matte Ruby Rose Feels

A Partir de:
R$ 13,79
Lev. baixo

Batom Matte Com Bom Preço

O batom matte Ruby Rose faz sucesso entre o público devido à qualidade do produto e por ter preços mais baixos, de até 17 reais. Segundo a marca, é superpigmentado, fácil de aplicar e fica confortável nos lábios sem craquelar. Também afirme ser de longa duração, mas o tempo não é informado.


A linha Feels de batom matte possui o total de 18 tons diferentes e vibrantes que variam entre as cores de nude, rosa e o vermelhão intenso. Há opções para diferentes gostos! O ponto negativo é que a marca não informa a composição e também não diz se o produto é hidratante.

Como Tirar Mancha de Batom: Confira as Nossas Dicas!

Como Tirar Mancha de Batom: Confira as Nossas Dicas!

Se você usa batom, com certeza já aconteceu algum "acidente" na hora da maquiagem e você encostou a boca na blusa ou até mesmo deixou o batom cair aberto na sua roupa. Aí, você não sabe o que fazer, não é? Mas calma! Separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de tirar mancha de batom da roupa.


  • Assim que acontecer, retire logo a mancha, assim, você tem mais chances de recuperar o tecido. Pegue um pano limpo ou um papel toalha e retire, sem esfregar, o excesso do produto, com movimentos de batidinhas.
  • Depois, passe em cima da mancha um detergente neutro de lavar louça. Umedeça com água e espalhe com delicadeza para a mancha não se espalhar pelo resto do tecido. Em seguida, lave a roupa como de costume.
  • Se ainda assim restar resíduo do batom, separe um pano e álcool. Coloque o pano atrás da mancha e despeje duas colheres de sopa do álcool. Assim, o resíduo é transferido para o pano. Esfregue até a mancha sumir.
  • Se, mesmo assim, a mancha ainda continuou no tecido, você pode deixar a roupa de molho em água morna e sabão em pó. Deixe essa mistura agir por, pelo menos, 30 minutos. Enxágue normalmente.

Lembre-se que tecidos mais delicados, como seda, linho e camurça pedem um cuidado ainda maior, por isso, nunca esfregue essas roupas para não estragar. Use apenas produtos de limpeza próprios para esses tecidos. Combinado?

Perguntas Frequentes sobre Batom Matte

Perguntas Frequentes sobre Batom Matte

O uso do batom matte pode gerar muitas dúvidas. Por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para a Farmacêutica Cosmetologista Liliane Guzzo. Confira a seguir.

Como Tirar Batom Matte?

Assim como os demais cosméticos, o item para remoção do mesmo é o demaquilante. Uma opção bastante eficaz e que tem ganhado muita força é o Cleasing Oil. Trata-se de um limpador a base de óleo. 


Um item de origem asiática. O mecanismo de ação do Cleasing Oil se dá através da química básica, onde semelhante dissolve semelhante.

É preciso emulsificar o produto molhando um pouco as mãos antes da aplicação. Na formulação de batons temos todos esses ingredientes oleosos, em maior ou menor concentração. E assim acontece a remoção do batom com o Cleasing Oil. Sua função principal é limpar gentilmente a pele.

Os demaquilantes bifásicos também são uma boa opção, afinal possuem, além da água, uma carga significativa de óleo na composição.

O que Fazer para o Batom Matte não Craquelar? Poderia nos Dar Dicas?

Infelizmente devido à proposta do produto ser com aspecto seco e acabamento fosco, ingredientes matificantes são incorporados a formulação, tornando-o assim um item que proporciona pouca hidratação para os lábios, diferentemente do batom em bala tradicional, rico em material graxo. 


E o que seria esse material graxo? São as ceras, óleos e manteigas que possuem um excelente papel no auxílio da hidratação da pele e semi-mucosas.


A recomendação é que os lábios estejam bem hidratados para que a cobertura fique mais uniforme. Entretanto, atualmente os químicos e farmacêuticos vêm desenvolvendo novas formulações onde é possível ter num mesmo produto um sensorial mais macio sem perder o acabamento matte. 


A dica é: sempre use o seu hidratante labial antes de aplicar o batom. Você pode também usar geleia de vaselina, por exemplo. Evite batons líquidos matte muito grossos. Geralmente batons com consistência mais fluída ou "fina" tendem a ter uma durabilidade maior.

Como Amolecer Batom Matte?

Profissionais formuladores de cosméticos não recomendam a recuperação de itens que perderam suas propriedades ou características principais. 


Isso porque a partir do momento que o consumidor introduzir qualquer outra substância em um produto acabado estará diluindo e alterando toda formulação, incluindo o sistema conservante, além do fato de estar introduzindo outro ingrediente em uma quantidade acima do que é considerado seguro, podendo acarretar um efeito indesejado. 


Minha recomendação profissional seria retirar a quantidade que for utilizar, depositar em uma placa ou superfície limpa e misturar com um pouco do seu hidratante labial ou até mesmo geleia de vaselina. Dessa forma você irá amolecer o seu batom e não irá comprometer a formulação. 


Se o produto apresentar mudanças nas propriedades organolépticas tais como odor, textura, cor ou brilho o ideal é descartá-lo.

Veja Também Nossas Indicações de Bases Matte e Outros Batons

Se você gosta de um acabamento sem brilho e toque seco no rosto, a base matte é o produto ideal. Então, o que acha de aproveitar e saber mais sobre esse item de maquiagem? Confira o link abaixo e veja as nossas dicas! Veja também indicações dos melhores batons vermelhos e batons Eudora!

Conclusão

Agora que você já sabe tudo sobre o batom matte, desde os formatos até a duração do produto, está na hora de comprar o seu próximo batom matte preferido! Para facilitar a sua escolha, aposte um produto do nosso ranking, eles foram selecionados entre o que há de melhor no mercado de cosméticos.


Sempre que bater aquela dúvida sobre um produto ou se estiver em busca de um link confiável, volte e releia as nossas dicas. E se você conhece alguma amiga que também é apaixonada pelo universo de maquiagem, compartilhe este artigo! Desejamos uma excelente compra e divirta-se com a sua make nova!


Redação: Manoela Cruz / Revisão: Rafael Swoboda / Atualização: Natalia Iannacone

Top 5 Melhores Batons Matte

1º lugar: MAYBELLINEBatom Líquido Superstay Matte Ink

2º lugar: BRUNA TAVARESBatom Liquido Bruna Matte

3º lugar: TRACTABatom Líquido Matte Marilyn 27

4º lugar: MARI MARIA MAKEUPBatom Liquido Matte

5º lugar: MAX LOVEBatom Líquido Matte Max Love

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Beleza e Perfumaria
  3. Maquiagem
  4. Top 15 Melhores Batons Matte em 2024 (Vult, Maybelline, Avon e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.