mybest
Ukuleles

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Música
  3. Instrumentos Musicais
  4. Top 10 Melhores Ukuleles Sopranos em 2024 (Tagima, Giannini e mais)
  • Top 10 Melhores Ukuleles Sopranos em 2024 (Tagima, Giannini e mais) 1
  • Top 10 Melhores Ukuleles Sopranos em 2024 (Tagima, Giannini e mais) 2
  • Top 10 Melhores Ukuleles Sopranos em 2024 (Tagima, Giannini e mais) 3
  • Top 10 Melhores Ukuleles Sopranos em 2024 (Tagima, Giannini e mais) 4
  • Top 10 Melhores Ukuleles Sopranos em 2024 (Tagima, Giannini e mais) 5

Top 10 Melhores Ukuleles Sopranos em 2024 (Tagima, Giannini e mais)

O ukulele soprano é um excelente instrumento para iniciar no mundo da música. Seu som surgiu no Havaí e já conquistou milhares de pessoas ao redor do mundo. Por ser leve, pequeno e fácil de ser aprendido, ele é considerado um instrumento bem democrático, com dezenas de opções disponíveis no mercado.


A popularidade do ukulele fez com que ele fosse incorporado por marcas como Tagima, Shelby e Giannini. Para te ajudar a escolher o melhor, separamos as principais características para considerar. Além disso, preparamos um ranking com o top 10 melhores ukuleles sopranos, elétricos e acústicos. Confira!

Atualizado em 13/02/2024
Rafael Swoboda
Revisão
Revisor
Rafael Swoboda

Sou formado em jornalismo e trabalho com produção de conteúdo e revisão há 10 anos. Estou na mybest há mais de 2 anos produzindo, revisando e atualizando artigos de diferentes categorias. Entregar informações úteis, corretas e em linguagem acessível é o que mais me motiva.

Perfil de Rafael Swoboda
Continue lendo

Índice

O que é um Ukulele Soprano?

O que é um Ukulele Soprano?

O ukulele soprano é o menor e mais leve da família, características que favorecem a aprendizagem de acordes. Ele também é o queridinho dos músicos, principalmente daqueles que estão aprendendo a tocar. Seu tamanho reduzido o torna bem versátil, podendo facilmente ser transportado em mochilas.


Esse instrumento surgiu no século XIX, no Havaí, e pode ser utilizado por adultos e crianças. Seu comprimento é em torno de 20 a 21”, equivalente a 51 cm, e ele possui quatro cordas e 12 trastes. Ele é o mais tradicional entre a família de ukuleles e costuma ser o mais barato. Seu som é doce e agudo.

Quais São as Partes de um Ukulele Suprano?

Quais São as Partes de um Ukulele Suprano?

Para escolher o melhor ukulele soprano é importante conhecer cada uma das peças que compõem o instrumento. Isso porque, o nome das peças é muito utilizado nas especificações dos instrumentos, podendo representar diferenciais importantes. Mas não se preocupe, explicamos cada uma abaixo.


  • Tarraxas: localizadas no topo do ukulele soprano, elas controlam a afinação de cada uma das quatro cordas.
  • Cordas: são 4 nesse instrumento e são suas vibrações que produzem o som.
  • Braço: é nele que são colocadas as cordas e trastes. É nessa parte que o músico posiciona os dedos para obter as notas e formar acordes.
  • Trastes: localizadas no braço, são pequenas peças de metal que se assemelham a linhas, cuja função é delimitar as casas do instrumento.
  • Cavalete: localizado no fim do ukulele, essa peça mantém as cordas firmes em seus devidos lugares.
  • Corpo: feito de tampo, fundo e lateral, é a maior parte de madeira do instrumento, geralmente posicionada no corpo do musicista. Através dela, o som do ukulele é ampliado.

Não se preocupe, pois você não precisa decorar cada uma dessas nomenclaturas. Mas é importante ter uma ideia do que é cada parte e sua função no instrumento para escolher os melhores materiais de seu futuro ukulele soprano.

Qual é a Diferença Entre um Ukulele Soprano e um Tenor?

Qual é a Diferença Entre um Ukulele Soprano e um Tenor?
Antes de escolher o ukulele com as características que mais te atraem, é importante saber primeiramente sobre os tipos e as diferenças entre os principais modelos: soprano e tenor. Assim você terá uma ideia mais ampla a respeito do que lhe servirá melhor.

O ukulele soprano, entre os quatro tipos que existem é o menor. A tensão das cordas é mais leve e afinação é simples. É o mais indicado para quem ainda não teve nenhum contato com o instrumento devido a estas características e pelo fácil manuseio que garante.

o ukulele tenor é uma opção para quem busca por um instrumento que tenha uma afinação clássica. Ele possui uma projeção sonora muito maior e um timbre encorpado. Além disso, é maior. Para tocar este tipo de Ukulele, é preciso ter um pouco mais de técnica. 

Como Escolher o Melhor Ukulele Soprano

Com a popularização do instrumento ao redor do mundo e no Brasil, ficou muito fácil encontrar bons ukuleles sopranos para comprar na internet. Porém, além do design, é importante considerar detalhes como madeiras, cordas, tarraxas, entre outras especificações. Confira a seguir todos os detalhes! 

1

Acústico ou Elétrico? Escolha de Acordo com Sua Finalidade

Apesar de serem visualmente semelhantes, os ukuleles elétricos e acústicos possuem funcionamento e finalidades bastante distintos. Dessa forma, é importante considerar a sua forma de uso para escolher a melhor opção. Veja as características de cada um abaixo!

Ukulele Soprano Acústico: Tradicional e Perfeito para Ambientes Pequenos

Ukulele Soprano Acústico: Tradicional e Perfeito para Ambientes Pequenos

O Ukulele soprano acústico é o mais comum e tradicional. Todo o som é produzido a partir da vibração das cordas e ampliado no próprio corpo de madeira do instrumento. É perfeito para locais fechados, ambientes pequenos, músicos hobbystas ou mesmo para tocar em roda de amigos.


Vale ressaltar que o ukulele soprano acústico também é consideravelmente mais barato e acessível do que o elétrico. A afinação do instrumento é feita manualmente através das tarraxas. Ele não possui conexão para caixas de som nem amplificadores, mas pode ser usado em frente a um microfone.

Ukulele Soprano Elétrico: Para Uso Profissional em Shows e Apresentações

Ukulele Soprano Elétrico: Para Uso Profissional em Shows e Apresentações

Se o seu objetivo é comprar um instrumento para realizar apresentações em shows, estúdios ou mesmo formar uma banda, o ukulele soprano elétrico é mais indicado. Nele o sistema de amplificação pode ser feito através caixas de som e não só no corpo de madeira, o que é ideal para grandes espaços.


Normalmente os ukuleles elétricos são mais caros do que os acústicos, mas as características fazem diferença para músicos profissionais. Além de conectores para cabos, o instrumento também costuma acompanhar afinador, controles de graves e agudos, além de equalizadores de som.

2

Prefira Ukuleles Sopranos Menores e Mais Leves para Levar para Qualquer Lugar

Prefira Ukuleles Sopranos Menores e Mais Leves para Levar para Qualquer Lugar
Os ukuleles são os menores de todos os quatro tipos existentes, mas é importante que você se atente ao tamanho e peso do instrumento se deseja levar ele para qualquer lugar com você. Seja para tocar em eventos ou até mesmo para praticar entre amigos, este é um critério válido a seguir.

 

Uma característica comum é que os ukuleles Sopranos costumam ter em torno de 20 e 21”. Mas, alguns podem variar e passar um pouco deste tamanho, porém não chegando às 25”, visto que este é o tamanho comum dos modelos Tenor.

O peso pode ser um critério que muitas pessoas irão considerar como parte da escolha. Alguns modelos disponíveis no mercado variam entre 500 e 700 g. Mas a maioria das marcas não informa o peso. Portanto, vale a pena conferir os comentários feitos por consumidores.

3

Procure Modelos com Tampo e Braço de Madeira Resistente, como Spruce

Procure Modelos com Tampo e Braço de Madeira Resistente, como Spruce

A qualidade de madeira é um fator de extrema importância para se considerar antes de escolher o melhor ukulele soprano. Além da durabilidade, ela também afeta o peso, timbre e projeção sonora do instrumento. Atente-se aos principais materiais do tampo e braço:


  • Mogno: a mais utilizada em instrumentos iniciantes, é uma madeira de alta qualidade, peso médio e excelente sonoridade. Se caracteriza por seus timbres mais graves e envolventes. Pode ser utilizada em todo o instrumento.
  • Sapele e Okume: também são bastante comuns em ukuleles sopranos e possuem preço mais acessível. O timbre do instrumento com essas madeiras tende a ser mais grave. É uma boa opção para quem busca custo-benefício.
  • Technical wood: feita com fibras de outras madeiras tropicais, ela pode ser menos resistente e de menor qualidade. Sua sonoridade também não é tão encorpada quanto as anteriores. Porém, os instrumentos são mais acessíveis.
  • Spruce: utilizada principalmente em instrumentos avançados, possui alta resistência e projeção sonora. É perfeita para solos de ukulele, pois proporciona timbre vibrante.
  • Rosewood, ou jacarandá: oferece projeção mais encorpada e grave, possuindo bastante reconhecimento no mundo musical. O timbre com tende a ser cheio e completo, dando um ótimo destaque ao som.
  • Liden: também conhecido como basswood, é uma madeira usada na produção de vários tipos de instrumentos musicais. Muito usada para substituir o mogno em diversos casos. 
  • Abs Composite: é um tipo de plástico utilizado na produção de diversos itens. Conhecido também como resina termoplástica na indústria, é derivado do petróleo.
  • Nato: é um tipo de madeira, também podendo ser conhecida como eastern mohogany. É mais macia do que a hardwood e usada para diversos instrumentos, como guitarras. 
  • Poplar: conhecida também como choupo, esta é uma madeira muito usada na produção de instrumentos, mas também em paletes e equipamentos esportivos. 
  • Jacarandá: é uma das madeiras de melhor qualidade, possui uma coloração marrom-escuro e marrom-rosado. Muito usada para produção de vários tipos de instrumentos, pois é resistente e bastante pesada. 
  • Teca: conhecida também por tectona grandis, este é um tipo de madeira de boa densidade. E, por isso, muito usada para produção de instrumentos e até mesmo móveis. É uma madeira de alto valor comercial.


Prefira madeiras firmes para o corpo e cavalete de seu ukulele soprano. Além das opções acima, há instrumentos feitos com madeiras menos populares, como Sengon e Birch. De modo geral, prefira ukuleles cujo material utilizado é compatível com o estilo de som que você toca!

4

Encordoamento Aquila É Mais Resistente e Equilibrado

Encordoamento Aquila É Mais Resistente e Equilibrado

Assim como a madeira, a qualidade das cordas é importante para definir o som do instrumento. Inclusive, é comum haver a necessidade de trocar as cordas após a compra do ukulele soprano. Isso porque a maioria dos instrumentos mais simples utiliza cordas de nylon.


Isso não quer dizer que elas são ruins, pois são boas para iniciantes. Porém, podem arrebentar com facilidade e o som produzido é mais baixo. É comum também encontrar o encordoamento Aquila no site das marcas. Para deixar claro, Aquila é a marca, cujas cordas costumam ser de nyglut ou super nyglut.


O nyglut é mais resistente que o nylon e oferece sons mais altos. É macio e, com ele, será mais fácil explorar a diferença entre graves e agudos durante as músicas. Há ainda cordas de fluorcarbono, as mais duráveis e de som mais alto e metálico do mercado. Porém, pode machucar os dedos do músico.

5

Tarraxas Blindadas Protegem a Afinação do Ukulele Soprano

Tarraxas Blindadas Protegem a Afinação do Ukulele Soprano

A tarraxa do ukulele soprano é responsável por definir quão esticada estará cada uma das cordas. Isso interfere na afinação e, por consequência, no som do instrumento. Por isso, é importante observar o tipo de tarraxa utilizada, pois, se elas permitirem o acumulo de sujeira, o som pode ser prejudicado.

Por essa razão, o mais recomendado é optar por ukuleles com taxaras blindadas e cromadas e não as de engrenagem aberta ou semiaberta. Sem a blindagem, seu instrumento precisará de manutenção e limpeza com maior frequência. Indicando uma desvantagem em adquirir abertas e semiabertas.


As blindadas, além de possuírem uma construção que garante maior resistência, são fechadas. As semiblindadas podem ser desmontadas, expondo as engrenagens, e as abertas não possuem proteção mecânica e suas engrenagens são expostas. 

6

Para Ukuleles Elétricos, Verifique o Equalizador para Sons Agudos ou Graves

Para Ukuleles Elétricos, Verifique o Equalizador para Sons Agudos ou Graves

Quanto ao equalizador, este é um recurso que pode ajudar muito os profissionais ou os que querem investir de alguma forma nesta carreira. Isso, pois estes são encontrados nos ukuleles elétricos e muito utilizados para regular a frequência do instrumento para maior qualidade sonora do mesmo.


Portanto, o equalizador mede as frequências emitidas e este valor é medido em Hz. A respeito destas frequências, elas definirão o quão agudo ou grave será o som produzido pelo seu ukulele elétrico. Geralmente, este valor fica em torno de 4 a 16 kHz, no caso dos agudos.

Os valores em torno de 500 Hz até 2 kHz são médios. E, por sua vez, os que variam de 32 a 250 Hz são os mais graves. Estes valores são importantes de se saber, entretanto, muitas das marcas do mercado atualmente não dão de fato este valor, e sim se é médio, agudo ou grave. 

7

No Caso dos Eletroacústicos, Confira se o Modelo Possui Controle de Volume

No Caso dos Eletroacústicos, Confira se o Modelo Possui Controle de Volume
Os Ukuleles eletroacústicos são opções ideais para os que querem investir na carreira profissional. Eles dão mais possibilidades para o artista, pois podem ser conectados via cabo a um amplificador para que o som do instrumento seja projetado para que mais pessoas possam ouvir claramente.

Um controlador de volume pode te ajudar a regular o instrumento da forma como preferir para conectá-lo no amplificador e ter uma qualidade sonora melhor. Este item em geral fica na parte lateral do instrumento, onde as marcas instalam um pequeno painel de controle para o volume ser ajustado.

8

Escolha o Acabamento de Acordo com Sua Preferência e Se Oferece Cores Diferentes

Escolha o Acabamento de Acordo com Sua Preferência e Se Oferece Cores Diferentes

O acabamento do ukulele soprano é outro ponto que você deve considerar ao escolher a melhor opção. Para isso, você pode seguir suas preferências estéticas, já que algumas marcas possuem detalhes e desenhos no corpo do instrumento.


Há também modelos com acabamento fosco, de verniz, acetinado ou brilhante. É comum encontrar também ukuleles coloridos. A Tagima, por exemplo, conta com uma linha que possui mais de 10 cores disponíveis em catálogo. Já a Akahai oferece incríveis ukuleles transparentes!

9

Bolsa Inclusa é Um Ótimo Custo-Benefício. Veja se o Ukulele Já Vêm com o Acessório

Bolsa Inclusa é Um Ótimo Custo-Benefício. Veja se o Ukulele Já Vêm com o Acessório

O ukulele soprano é um instrumento pequeno que pode ser carregado até mesmo em uma mochila, sem dificuldades. Porém, para fazer com que ele dure mais e não sofra danificações, é sempre recomendado transportá-lo utilizado uma bolsa específica.


Essa bolsa funciona é, em geral, do tamanho de seu instrumento e irá protegê-lo de riscos, quedas e danos. Ela pode ser comprado de forma separada, porém, em alguns casos a bolsa já é vendida junto com o ukulele. Nesses casos, é possível que você economize tempo e dinheiro.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Ukuleles Sopranos Acústicos

Depois de todas essas informações, ficou bem mais fácil escolher o melhor ukulele soprano, não é mesmo? Se você decidiu comprar um instrumento acústico ou elétrico, separamos abaixo as 10 melhores opções do mercado para te ajudar ainda mais a tomar essa decisão. Confira!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Som
Tamanho
Tampo
Braço
Escala
Cordas
Tarraxas
Controle de Volume
Acabamento
Cor
Acessórios
1

KALA

Ukulele Soprano MognoKA-15S-S

KALA Ukulele Soprano Mogno 1

R$ 327,01

Médio

Feito de Mogno, Jacarandá e Abeto

Acústico

21"

Spruce

Mogno

Jacarandá

Aquila Super Nylgut

Aberta

Não informado

Acetinado

Natural

Não

2

SHELBY

Ukulele Soprano ShelbySU21M

SHELBY Ukulele Soprano Shelby 1

R$ 214,00

Lev. baixo

Tarraxas Blindadas para Proteção das Cordas

Acústico

21"

Mogno

Jacarandá

Jacarandá

Não informado

Blindada

Não informado

Não informado

Não informado

Não

3

KALANI

Ukulele Bela Nalu

KALANI Ukulele Bela Nalu 1

R$ 503,00

Lev. alto

Parte Frontal Customizada com Desenhos

Acústico

21"

Mogno

Rosewood

Rosewood

Nylon

Blindada

Não informado

Customizado

Não informado

Bolsa

4

GIANNINI

Ukulele Soprano GianniniUKS-21 NS

GIANNINI Ukulele Soprano Giannini 1

R$ 220,60

Lev. baixo

Ukulele Giannini com Case Incluso

Acústico

Não informado

Birch

Okoume

Laurel

Nylon

Blindada e cromadas

Não informado

Verniz fosco

Natural Satin

Bolsa

5

MAKANU

Ukulele Acústico Soprano

MAKANU Ukulele Acústico Soprano 1

R$ 189,90

Lev. baixo

Feito em Madeira com Cravelhas

Acústico

21"

Não informado

Não informado

Não informado

Nylon

Blindada

Não informado

Verniz

Preto

Bolsa

6

MALIBU

Ukulele Soprano Eletrico Malibu 21SE

MALIBU Ukulele Soprano Eletrico Malibu  1

R$ 388,00

Lev. alto

Equalizador de 3 Frequências e Acabamento Fosco

Eletroacústico

21"

Sapele

Okume

Technical Wood

Não informado

Blindada

Fosco Natural

Não informado

Bolsa

7

MAHALO

Ukulele Soprano Elétrico Série Java

MAHALO Ukulele Soprano Elétrico Série Java 1

R$ 351,00

Médio

Madeiras Selecionadas por Artesãos

Eletroacústico

Não informado

Nato

Teca

Mogno

Aquila Super Nylgut

Blindada

Não informado

Alto brilhante

Natural

Bolsa

8

TAGIMA

Ukulele Memphis MW-40

TAGIMA Ukulele Memphis MW-40 1

R$ 149,56

Baixo

Cordas de Nylon e Braço de Poplar

Acústico

Não informado

Linden

Poplar

Technical wood

Nylon

Blindada

Não informado

Natural

Natural

Não

9

AKAHAI

Ukulele Soprano Acústico Ghost0047

AKAHAI Ukulele Soprano Acústico Ghost 1

R$ 386,20

Médio

Ukulele Transparente e com Cordas Resistentes

Acústico

Não informado

Abs Composite

Não informado

Não informado

Aquila Super Nylgut

Blindada

Não informado

Gloss

Lemon

Bolsa

10

OHANA

Ukulele Soprano Mogno

OHANA Ukulele Soprano Mogno  1

R$ 779,99

Alto

Produzido em Mogno Laminado

Acústico

21"

Mogno laminado

Mogno

Hardwood

Áquila

Blindada

Não informado

Acetinado

Não informado

Não

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

KALAUkulele Soprano MognoKA-15S-S

Ukulele Soprano Mogno 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 327,01
Médio
A Partir de:
R$ 327,01
Médio

Feito de Mogno, Jacarandá e Abeto

O Ukulele Soprano Mogno da Kala é um dos melhores do mercado atualmente. O modelo se destaca por fazer parte da principal linha da marca, a Satin Mohogany. O design tradicional realça os materiais de qualidade e traz consigo um acabamento acetinado perfeito para quem prefere clássicos.

 

Além do mogno que compõe o Ukulele da Kala, ele também possui outros materiais como jacarandá, cetim e abeto em sua composição. Como a própria marca ressalta a respeito deste aspecto, o instrumento foi projetado para ter maior resistência ao tempo.

 

Pelas avaliações nos e-commerces, é possível ver vários elogios e pontos interessantes a se avaliar a respeito do Ukulele da Kala. Os compradores pontuam ser um instrumento de qualidade, com uma madeira boa e com ajuste de cordas muito preciso de modo geral. 
SomAcústico
Tamanho21"
TampoSpruce
BraçoMogno
EscalaJacarandá
CordasAquila Super Nylgut
TarraxasAberta
Controle de VolumeNão informado
AcabamentoAcetinado
CorNatural
AcessóriosNão
Este ranking foi útil para você?
No.2

SHELBYUkulele Soprano ShelbySU21M

A Partir de:
R$ 214,00
Lev. baixo

Tarraxas Blindadas para Proteção das Cordas

Ainda que o Ukulele Soprano não seja um investimento tão alto, se comparado com outros instrumentos musicais, é importante se preocupar com custo-benefício. Nesse sentido, esse instrumento da Shelby vale a consideração de todos os músicos iniciantes.


Esse ukulele soprano acústico é bastante firme, com madeiras como mogno e cavalete de jacarandá, aumentando a resistência. Apesar do baixo investimento, ele possui tarraxas blindadas, um diferencial bem importante para proteger suas cordas e não danificar o som.


Um diferencial quanto à sonoridade deste ukulele é que ele traz consigo alguns aspectos que remetem os modelos havaianos. Para os músicos que buscam adicionar mais personalidade ao seu som, sejam novatos ou experientes, esta é uma ótima pedida. 

SomAcústico
Tamanho21"
TampoMogno
BraçoJacarandá
EscalaJacarandá
CordasNão informado
TarraxasBlindada
Controle de VolumeNão informado
AcabamentoNão informado
CorNão informado
AcessóriosNão
No.3

KALANIUkulele Bela Nalu

A Partir de:
R$ 503,00
Lev. alto

Parte Frontal Customizada com Desenhos

Feito em mogno com escala de madeira rosewood, o ukulele bela Nalu produz um som com timbre mais encorpado, além de ser um instrumento fácil de tocar. Ele ainda conta com um apoio curvado, que tem por objetivo garantir que os braços não se cansem mesmo usando muito o instrumento.

As tarraxas são feitas em madrepérola e o modelo conta ainda com die cast para garantir que seu ukulele permanecerá afinado por muito mais tempo. O instrumento ainda é muito estiloso, visto que em sua parte frontal ele é todo desenhado.

 

Para os compradores em comentários deixados nos sites de venda online, o acabamento é um diferencial deste ukulele Kalani. Além disso, outros fazem destaques a respeito do valor que pagaram pelo produto, que é bastante acessível para um instrumento com tanta qualidade. 
SomAcústico
Tamanho21"
TampoMogno
BraçoRosewood
EscalaRosewood
CordasNylon
TarraxasBlindada
Controle de VolumeNão informado
AcabamentoCustomizado
CorNão informado
AcessóriosBolsa
No.4

GIANNINIUkulele Soprano GianniniUKS-21 NS

A Partir de:
R$ 220,60
Lev. baixo

Ukulele Giannini com Case Incluso

Os ukuleles sopranos acústicos da Giannini são bem famosos no mercado por sua qualidade, por isso costumam estar entre os mais desejados. Esse modelo da marca possui acabamento de verniz fosco e madeira de tom mais clássico, sem muitos nuances.


Ele é feito principalmente de okume e inclui tarraxas blindadas cromadas, aumentando a resistência e elegância. É uma ótima opção para iniciantes. As cordas de nylon são macias, portanto, não irão machucar os dedos, mesmo daqueles que tocam pela primeira vez.


Entre os principais elogios feitos por quem adquiriu esse ukulele, alguns dizem que ele é um ótimo instrumento para iniciantes. Mas também tem uma construção e acabamento de alta qualidade. No geral, o instrumento é bem avaliado pela maioria dos compradores. 

SomAcústico
TamanhoNão informado
TampoBirch
BraçoOkoume
EscalaLaurel
CordasNylon
TarraxasBlindada e cromadas
Controle de VolumeNão informado
AcabamentoVerniz fosco
CorNatural Satin
AcessóriosBolsa
No.5

MAKANUUkulele Acústico Soprano

A Partir de:
R$ 189,90
Lev. baixo

Feito em Madeira com Cravelhas

O ukulele acústico soprano da Makanu é o modelo perfeito para quem quer começar a aprender o instrumento. Feito em madeira com cravelhas reforçadas, ele vem acompanhado de cordas, capa protetora e uma palheta para você já começar a tocar!

As cordas são feitas em nylon. A marca ainda destaca que o produto tem 3 meses de garantia em caso de defeitos de fabricação ou, para as compras online, em casos de avarias durante o transporte. A indicação é para que, ao trocar as cordas, seja feita a limpeza do braço e trastes.

Com boas avaliações deixadas nos sites de venda online, o modelo é elogiado pelo seu custo-benefício. Mas alguns comentários sobre o material ser leve e também sobre acabamento estar um pouco mal feito aparecem entre os compradores deste ukulele. 
SomAcústico
Tamanho21"
TampoNão informado
BraçoNão informado
EscalaNão informado
CordasNylon
TarraxasBlindada
Controle de VolumeNão informado
AcabamentoVerniz
CorPreto
AcessóriosBolsa
No.6

MALIBUUkulele Soprano Eletrico Malibu 21SE

A Partir de:
R$ 388,00
Lev. alto

Equalizador de 3 Frequências e Acabamento Fosco

A Malibu é uma das marcas que mais se destacam pela qualidade dos seus instrumentos. Esse ukulele é produzido com madeira sapele, uma das melhores para este tipo de instrumento musical. Além disso, o braço é feito em okume, também uma ótima escolha de material.

A escala, como destacado no site, é feita de technical wood. Este tipo de madeira é escolhido pensando na qualidade do som que o instrumento irá passar. Assim, são feitos vários processos mais modernos para garantir que este será o efeito obtido, o que é muito importante para profissionais.

O modelo não possui muitas classificações nos sites de venda online e comentários a seu respeito. Entretanto, oferece um custo-benefício diferenciado para um ukulele elétrico, que vale a pena ser conferido de perto para quem busca por um instrumento bom e acessível para começar. 

SomEletroacústico
Tamanho21"
TampoSapele
BraçoOkume
EscalaTechnical Wood
CordasNão informado
TarraxasBlindada
Controle de Volume
AcabamentoFosco Natural
CorNão informado
AcessóriosBolsa
No.7

MAHALOUkulele Soprano Elétrico Série Java

A Partir de:
R$ 351,00
Médio

Madeiras Selecionadas por Artesãos

Parte da série Java da Mahalo, esse ukulele soprano elétrico é feito pelos melhores artesãos que selecionam de forma manual todas as madeiras que serão usadas para confecção do instrumento. De acordo com o que a própria marca ressalta, este processo é todo feito na Indonésia.


Construído em Nato, os corpos dos instrumentos que fazem parte desta série, como neste modelo soprano, são todos desenhados contando com características únicas e muito diferentes. Isso melhora não somente o design, mas também os sons do instrumento, deixando-os com uma qualidade surpreendente.

 
Os ukuleles da série Java são completos pois ainda contam com uma capa para transporte. As costas dos modelos desta série são arqueadas e a montagem da ponte é em Graph Tech NuBone XB, o que faz com que aumente a proteção e também a resposta dos baixos. 

SomEletroacústico
TamanhoNão informado
TampoNato
BraçoTeca
EscalaMogno
CordasAquila Super Nylgut
TarraxasBlindada
Controle de VolumeNão informado
AcabamentoAlto brilhante
CorNatural
AcessóriosBolsa
No.8

TAGIMAUkulele Memphis MW-40

A Partir de:
R$ 149,56
Baixo

Cordas de Nylon e Braço de Poplar

Sinônimo de qualidade, a Tagima conta com o Ukulele Memlphis MW-40 um de seus melhores do segmento. O modelo soprano é acústico e vem equipado com cordas de Nylon de qualidade para um som diferenciado. A escala é feita em technical wood para trazer um melhor desempenho.

Já o tampo é produzido em Linden, assim com as partes da lateral e fundo do ukulele. O braço é produzido em poplar e o cavalete em plástico. Além disso, o modelo Memphis pode ser escolhido na cor que você mais se identificar, a marca oferece 10 opções distintas, entre roxo, verde, vinho, marrom, preto e outros.


São várias avaliações positivas a respeito do ukulele da Tagima. Os usuários confirmam que o modelo tem muita qualidade em seus materiais e ainda ressaltam que trata-se de um instrumento muito bonito, com acabamento diferenciado. 


Não há informações oficiais sobre este produto disponíveis on-line.
SomAcústico
TamanhoNão informado
TampoLinden
BraçoPoplar
EscalaTechnical wood
CordasNylon
TarraxasBlindada
Controle de VolumeNão informado
AcabamentoNatural
CorNatural
AcessóriosNão
No.9

AKAHAIUkulele Soprano Acústico Ghost0047

A Partir de:
R$ 386,20
Médio

Ukulele Transparente e com Cordas Resistentes

É difícil olhar para o ukulele soprano acústico da Akahai e não se surpreender com seu design. A razão é muito simples: ele não é feito de madeira e sim de policarbonato, por isso é transparente! Ainda assim, é um instrumento que apresenta bastante resistência.


Essa resistência se transfere também para as cordas, que são feitas pela Aquila e são mais resistentes que o nylon, porém sem machucar seus dedos. É certamente um instrumento bonito e diferenciado para apresentações, ambientes com jogos de luz ou mesmo vídeos e produções artísticas.


A cor Lemon é um ponto a se destacar a respeito do modelo. É um ukulele que foge do comum, ao mesmo tempo em que possui materiais de alta resistência. Se você procura por um modelo diferenciado de ukulele para começar a aprender ou então para trocar de instrumento, este é o ideal!

SomAcústico
TamanhoNão informado
TampoAbs Composite
BraçoNão informado
EscalaNão informado
CordasAquila Super Nylgut
TarraxasBlindada
Controle de VolumeNão informado
AcabamentoGloss
CorLemon
AcessóriosBolsa
No.10

OHANAUkulele Soprano Mogno

A Partir de:
R$ 779,99
Alto

Produzido em Mogno Laminado

Ideal para estudantes que querem aprender a tocar. O ukulele soprano mogno da Ohana é um instrumento diferenciado e cheio de qualidades. Com um acabamento acetinado, estes modelos são bonitos, resistentes e muito confiáveis, como a marca destaca em seu site oficial.

O tampo, costas e lados são todos feitos em mogno laminado de ótima qualidade. O comprimento total do instrumento é de 21”. As cordas, por sua vez, são Aquila, com um dos melhores materiais do mercado atual e que possui uma alta duração.

 

A marca destaca em seu site também quais são os estojos que cabem este modelo. Para o modelo SK-10S, você pode escolher entre as próprias bolsas da marca: os modelos são UCH-21, UCS-21BK e UB-21BK. Os estojos são macios e apropriados para manter seu ukulele em segurança!
SomAcústico
Tamanho21"
TampoMogno laminado
BraçoMogno
EscalaHardwood
CordasÁquila
TarraxasBlindada
Controle de VolumeNão informado
AcabamentoAcetinado
CorNão informado
AcessóriosNão

Como Afinar o Ukulele?

Como Afinar o Ukulele?

A afinação do Ukulele pode variar de acordo com o tipo do modelo. Isso porque eles têm uma variação considerável de tamanho, o que isso impacta diretamente neste aspecto. Mas considerando os principais, soprano, concerto e tenor, dá para se dizer que a afinação é a mesma.

 
Neste caso a afinação para estes 3 tipos de ukulele será a GCEA. Ela também pode ser chamada de afinação em C. Neste caso, a afinação é feita de ouvido, que é um dos métodos que se pode usar. Para os iniciantes pode não ser o melhor neste momento. Mas pode ajudar a praticar.

 
Para os iniciantes, recomenda-se que eles utilizem um afinador. Isso porque a percepção musical ainda não está totalmente desenvolvida para acertar as notas e garantir a afinação completa. Você pode optar então pelo afinador cromático, um dispositivo que detecta o som de forma automática e corrige. 

Qual é a Ordem Das Cordas do Ukulele Soprano?

Qual é a Ordem Das Cordas do Ukulele Soprano?
Para aprender a memorizar as cordas e a ordem destas, é importante que os iniciantes aprendam a ler cifras. Isso ajudará muito no desenvolvimento desta percepção. Vale a pena também estudar outros aspectos a respeito do ukulele, como os intervalos, por exemplo.

Entretanto, para começar a aprender um pouco mais e criar intimidade com o instrumento, a ordem das notas do modelo soprano fica da seguinte forma: G – Sol, C – Dó, E – Mi e A – Lá. Vale lembrar que as cordas são contadas de baixo para cima no instrumento.

 

Um outro ponto importante a respeito do posicionamento das cordas é que as mais finas ficam nas extremidades, enquanto as mais grossas ficam no meio. Sendo assim, quando você afrouxar uma tarraxa, a tonalidade ficará automaticamente mais grave. Ao apertar, ficará mais aguda. 

Cuidados para Preservar seu Ukulele

Cuidados para Preservar seu Ukulele

Para que seu instrumento musical tenha a vida útil longa, é importante tomar alguns cuidados. Ao guardar seu ukulele soprano, acústico ou elétrico, mantenha-o em um ambiente seco e fresco. Para o transporte, utilize uma capa própria que seja rígida e acolchoada por dentro para evitar danos.


Para limpeza, é recomendado utilizar uma flanela levemente úmida com produtos próprios para instrumentos de madeira, sem água. As cordas podem ficar oleosas pelo contato com o soar da mão dos músicos, por isso, você também pode limpá-las, mas com cuidado, utilizando uma flanela.

Que Tal Descobrir Outros Instrumentos?

Comprar um ukulele soprano é uma ótima entrada para o mundo da música. Agora que você já aprendeu tudo sobre este instrumento, que tal analisar outras opções semelhantes que também podem te proporcionar sons incríveis? Confira os artigos aqui da mybest sobre violões e outros tipos de ukulele.

Conclusão

Os ukuleles sopranos possuem um grande número de fãs ao redor do mundo, por isso faz todo o sentido que você também tenha sido conquistado por esse instrumento havaiano. A melhor parte é que, depois desse artigo, ficou bem mais fácil escolher qual é o melhor para seu interesse, não é mesmo?


Temos certeza de que alguma das opões do nosso ranking será perfeita para você curtir um som sozinho ou com amigos. Pela estrutura do instrumento, será fácil aprender a tocar. Lembre-se de compartilhar esse artigo e, se surgir mais alguma dúvida no processo de compra, é só voltar aqui que te ajudamos!


Redação: Mariangela Castro / Revisão: Rafael Swoboda / Atualização: Nayara Guimarães

Top 5 Melhores Ukuleles Sopranos

1º lugar: KALAUkulele Soprano MognoKA-15S-S

2º lugar: SHELBYUkulele Soprano ShelbySU21M

3º lugar: KALANIUkulele Bela Nalu

4º lugar: GIANNINIUkulele Soprano GianniniUKS-21 NS

5º lugar: MAKANUUkulele Acústico Soprano

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Música
  3. Instrumentos Musicais
  4. Top 10 Melhores Ukuleles Sopranos em 2024 (Tagima, Giannini e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.