mybest
Farinhas de Trigo

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Comidas e Bebidas
  3. Farinhas
  4. Top 10 Melhores Farinhas de Trigo em 2024 (Tradicionais, Integrais e mais)
  • Top 10 Melhores Farinhas de Trigo em 2024 (Tradicionais, Integrais e mais) 1
  • Top 10 Melhores Farinhas de Trigo em 2024 (Tradicionais, Integrais e mais) 2
  • Top 10 Melhores Farinhas de Trigo em 2024 (Tradicionais, Integrais e mais) 3
  • Top 10 Melhores Farinhas de Trigo em 2024 (Tradicionais, Integrais e mais) 4
  • Top 10 Melhores Farinhas de Trigo em 2024 (Tradicionais, Integrais e mais) 5

Top 10 Melhores Farinhas de Trigo em 2024 (Tradicionais, Integrais e mais)

Um dos ingredientes mais versáteis e usados na cozinha é, sem dúvida, a farinha de trigo. Utilizada para preparar os pratos variados, como massas, bolos, pães e tortas, ter um pacote em casa é indispensável. As principais são as farinhas brancas e integrais, mas também existe a 00, ideal para massas.


Mas, entre tantas variedades, qual escolher? Para ajudar nessa decisão, entrevistamos a nutricionista Thaís Mérici é criamos um guia com várias dicas. Também fizemos um ranking com as 10 melhores farinhas de trigo do mercado, incluindo marcas como Dona Benta, Caputo e Le 5 Stagioni. Acompanhe!

Atualizado em 29/01/2024
Thaís Mérici
Supervisão
Nutricionista
Thaís Mérici

Thaís de Mérici é nutricionista, mestre e doutora em biologia celular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É especialista em obesidade e transtornos alimentares, nutrição esportiva e fitoterapia. Atua com atendimentos em consultório desde 2012 e é adepta à escuta empática e à prescrição de “comida de verdade”. Professora universitária e mentora acadêmica, sempre lecionou disciplinas relacionadas à matriz alimentar e seus constituintes. Ela é grande entusiasta da nutrição possível e personalizada, e por isso estudar profundamente todos os alimentos faz parte de sua rotina diária de aprendizado e ensinamentos. Acompanhe Thaís no Instagram e no LinkedIn.

Perfil de Thaís Mérici
Continue lendo
Juliana Delduque
Revisão
Revisor
Juliana Delduque

Sou formada em Letras e amo aprender sobre novos temas! Trabalho na mybest desde 2021, contribuindo para a produção, revisão e atualização de artigos. A minha maior motivação é garantir conteúdos de qualidade aos nossos usuários. O mais legal é que, como o trabalho na mybest é transdisciplinar, consigo ampliar meus conhecimentos estudando para revisar e atualizar artigos de áreas diferentes da minha formação. Meus conteúdos favoritos são sobre tecnologia e culinária.

Perfil de Juliana Delduque
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Como a Farinha de Trigo É Produzida?

Como a Farinha de Trigo É Produzida?

A farinha de trigo é produzida a partir da moagem do trigo, um cereal importante e bastante presente na alimentação humana. Apesar de comum, os processos de moagem não possuem um padrão, de modo que o produto, feito por fabricantes diferentes, pode apresentar características distintas.

 
Isso porque existem diferentes tipos de trigo, o mole e o duro, por exemplo, além da mistura deles em cada produtora trazer um resultado próprio no preparo de receitas. Sendo assim, a mesma receita de um bolo pode ficar diferente ao ser preparada com duas farinhas de marcas variadas.


Além disso, a farinha de trigo produz e é geralmente composta por glúten, em diferentes quantidades. Vale mencionar que esse componente também garante a elasticidade e a força da massa, gerando a textura ideal dos alimentos, como bolos e pães. Continue lendo e saiba mais!

Como Escolher a Melhor Farinha de Trigo

Escolher a melhor farinha de trigo para você ou sua família pode ser uma decisão complicada, já que existem diversas opções e características diferentes. Aspectos como o tipo de farinha, versões e os componentes devem ser considerados. Entenda mais a seguir!

1

Decida entre Farinha do Tipo 1, 00 ou Integral de Acordo com a Receita

As farinhas classificadas conforme o refino do grão e sais minerais. Temos a farinha tipo 1 que é a mais comum. Há também a farinha 00, com menos proteína, e semolina, com mais proteína. Além da farinha integral, que não passa por refinamento. A escolha de cada tipo depende do preparo desejado, veja abaixo:

A Farinha Branca Tipo 1 É Ideal para Fazer Receitas no Dia a Dia, como Bolos e Pães

A Farinha Branca Tipo 1 É Ideal para Fazer Receitas no Dia a Dia, como Bolos e Pães

Você busca uma farinha simples, de boa qualidade e sabor neutro para usar no dia a dia? Nesse caso, a farinha de trigo tradicional tipo 1 é a mais indicada. Ela passa por um processo de refinamento, onde a casca é retirada. É leve e com textura fina, mas perde cerca de 70% de nutrientes no processamento.


Versátil, é indicada para diferentes preparos, como bolos, massas de tortas e biscoitos. Também é indicada para fazer pão porque é considerada trigo forte, contendo mais glúten. Isso faz com que ela retenha melhor o gás carbônico, resultando em um pão mais fofo. Além disso, possui uma elasticidade adequada.


As farinhas tradicionais fabricadas no Brasil são obrigadas por lei a serem enriquecidas com ferro e ácido fólico. Então, confira isso na embalagem. Veja também se ela contém fermento adicionado, pois isso pode interferir na receita.

Se Você Busca uma Versão Rica em Fibras e Vitaminas, Use a Farinha de Trigo Integral

Se Você Busca uma Versão Rica em Fibras e Vitaminas, Use a Farinha de Trigo Integral
Se você está em busca de opções mais nutritivas para usar nas suas receitas, seja por preferência, ou por ter alguma restrição alimentar, então, a farinha de trigo integral é a mais indicada. A farinha integral é moída com a casca, por isso é mais rica em nutrientes, especialmente em fibras.

Por isso, ela tem baixo índice glicêmico, ou seja, possui digestão mais lenta. Isso significa que ela promove maior saciedade e evita picos de glicose no sangue. Também ajuda no controle do colesterol e ainda contém vitaminas do complexo B e sais minerais. Assim, é uma ótima aliada para quem faz dietas.


Tem a cor mais escura e o sabor mais marcante. É ideal para fazer pães integrais, assim, com bolos, biscoitos e massas variadas. O único ponto é que por ser mais pesada, interfere na textura do preparo, deixando-o mais denso. Então, o ideal é buscar por receitas específicas e não apenas substituir a farinha branca.


Para saber mais sobre as farinhas de trigo integrais, confira o artigo abaixo, que fala exclusivamente sobre essa opção.

Para Pizzas, Massas Frescas e Pães Italianos, Prefira a Farinha Tipo 00 e a Semolina

Para Pizzas, Massas Frescas e Pães Italianos, Prefira a Farinha Tipo 00 e a Semolina

Muito usadas na Itália e em outras partes da Europa, as farinhas de trigo 00 e semolina são ótimas opções para quem deseja fazer massas frescas e leves. Existem algumas diferenças entre elas e a escolha depende do tipo de preparo que você deseja fazer.


A farinha tipo 00 tem a textura bem fina e baixo teor de proteína. Por isso, produz massas mais elásticas, sendo ideal para fazer massas frescas (macarrão), pizzas e alguns tipos de pães, como o panetone, que requerem maior elasticidade. No entanto, não é tão indicada para bolos e alguns pães.


a semolina tem a textura mais grossa e granulada e é amarelada. Produzida a partir do trigo durum, tem alto teor de proteínas e de glúten. Assim, produz massas com textura firme, mas elástica. Por isso, é muito usada na produção de massas frescas (macarrão, nhoque etc), para dar uma textura e sabor únicos.

2

Opte pela Farinha de Trigo Orgânica como Opção Mais Natural e Sustentável

Opte pela Farinha de Trigo Orgânica como Opção Mais Natural e Sustentável

A farinha de trigo orgânica é elaborada a partir do trigo cultivado pela agricultura orgânica. Isso significa que ela é livre de agrotóxico, fertilizantes sintéticos e outros químicos que podem ser nocivos à saúde e ao meio ambiente. Também não é transgênica, ou seja, é livre de organismos geneticamente modificados (OGM).


Além de ser mais natural, é sustentável, pois esse método de cultivo também preserva o solo. Para receber essa classificação, o produto deve seguir um método de produção regulamentado e rigoroso. São produtos mais caros, mas vale para quem se preocupa em ter uma alimentação mais saudável e natural.

3

Observe a Tabela Nutricional: Para Fazer Pães, Farinhas com Mais Proteínas São Ideais

Observe a Tabela Nutricional: Para Fazer Pães, Farinhas com Mais Proteínas São Ideais

O valor nutricional das farinhas são bastante similares em termos de carboidratos, calorias e outros nutrientes. Portanto, não é necessário prestar muita atenção a isso. No entanto, pode haver variação em relação à quantidade de proteínas e fibras, dependendo do tipo de farinha.


A quantidade de proteína pode variar entre 5 e 7 g em uma porção de 50 g. É essencial, principalmente o glúten, para dar estrutura e elasticidade à massa. Quem faz pães deve se atentar a isso, pois é a responsável pela boa textura e qualidade. Então prefira opções com maior quantidade de proteína.


Para farinhas integrais, o teor de fibras, que varia entre 1 e 7 g, é importante. Quanto maior o teor, mais benéfica ela é para a saúde, promovendo mais saciedade e ajudando no controle da glicose e do colesterol. A quantidade de cálcio, zinco e magnésio também é importante, mas as marcas não costumam informar.

4

Fique de Olho no Rótulo: a Farinha de Trigo Pode Conter Alergênicos que Causam Reações

Fique de Olho no Rótulo: a Farinha de Trigo Pode Conter Alergênicos que Causam Reações

Sabia que o glúten não é o único alérgeno presente na farinha? Por isso, mesmo quem não é celíaco, deve ficar de olho, pois pode ter alergia ao trigo. Isso porque, o trigo tem outros componentes alergênicos, como albuminas e globulinas, que podem causar reações e algumas pessoas.


Por isso, alérgicos ao trigo também não devem consumir farinha. Além do trigo e glúten, as farinhas podem conter outros alergênicos, como centeio, cevada, aveia, soja, castanha-do-pará e castanha-do-caju. Se você é alérgico a algum componente, certifique-se da ausência deles no rótulo!

5

Pacotes com 1 kg São Mais Comuns e Atendem Bem a Usos Domésticos

Pacotes com 1 kg São Mais Comuns e Atendem Bem a Usos Domésticos

Como já mencionado, a farinha de trigo é um produto muito utilizado na cozinha e seus usos são diversos. Por isso, há consumidores que adquirem maiores quantidades para preparar suas refeições com tranquilidade. Nas lojas online, é possível encontrar farinhas de trigo de 400 g a 5 kg.


As tradicionais costumam ter 1 kg e, às vezes, 5 kg. Já as versões diferenciadas, como a farinha de trigo integral, orgânica e de sêmola, geralmente têm o peso de 400 g ou 500 g. Caso opte por essas, é ainda mais importante considerar a frequência de uso, para ter mais de 1 pacote disponível em casa.

Thaís Mérici
Nutricionista
Thaís Mérici

Consumir farinha de trigo vencida pode ser prejudicial à saúde. A farinha vencida geralmente acumula água em sua composição, o que pode atrair micro-organismos. Isso pode resultar em intoxicação por bactérias ou fungos, principalmente a bactéria Bacillus cereus, que causa diarreia e vômito.

6

Embalagens Plásticas São Mais Resistentes, Enquanto as de Papel São Mais Sustentáveis

Embalagens Plásticas São Mais Resistentes, Enquanto as de Papel São Mais Sustentáveis

As farinhas de trigo podem ser encontradas em embalagens de plástico ou de papel. A escolha depende da sua preferência. A embalagem de plástico e impermeável e mais resistente a rasgos, no entanto, pode permitir transferências de odores, afetando o sabor da farinha, além de não ser uma opção biodegradável.


a embalagem de papel tende a absorver menos odores, mantendo o sabor da farinha, além disso, é mais sustentável. Por outro lado, não é impermeável e rasga mais facilmente. Independente do tipo escolhido, você deve armazenar em local fresco e seco para melhor conservação.

Thaís Mérici
Nutricionista
Thaís Mérici
A farinha de trigo costuma durar de 6 a 8 meses quando armazenada corretamente em um recipiente de vidro, fechado, em ambiente seco e protegido da luz.

Já a farinha de trigo integral tem uma validade de cerca de 1 mês e deve ser consumida um pouco antes do vencimento. Devido ao seu maior teor de nutrientes, ela também atrai mais bactérias em busca desses nutrientes.
Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Farinhas de Trigo

Agora você já conhece os principais critérios para escolher a melhor farinha de trigo. Para que fique ainda mais fácil sua escolha, abaixo você confere 10 ótimas opções disponíveis no mercado selecionadas pela mybest. Consideramos não só os aspectos mencionados, mas também a procura, dos consumidores!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Classificação
Versão
Calorias (em 50 g)
Carboidratos (em 50 g)
Proteínas (em 50 g)
Fibras (em 50 g)
Alergênicos
Peso Líquido
1

GIROIL

Farinha de Trigo Sarraceno (Mourisco)

GIROIL Farinha de Trigo Sarraceno (Mourisco)  1

R$ 11,90

Médio

Sem Glúten e com Muitas Fibras

Integral (sarraceno)

Não informado

186,7 kcal

36,7 g

6,3 g

5 g

Não contém glúten

250 g

2

ECOBIO

Farinha de Trigo Branca Orgânica

ECOBIO Farinha de Trigo Branca Orgânica 1

R$ 17,17

Lev. alto

Farinha Vegana e Orgânica com Bastante Proteína

Tipo 1

Orgânica e vegana

180 kcal

38 g

7 g

1,5 g

Contém glúten

500 g

3

LE5STAGIONI

Farinha de Trigo Le 5 Stagione (Pack com 3)

LE5STAGIONI Farinha de Trigo Le 5 Stagione (Pack com 3) 1

R$ 71,32

Alto

Farinha para Pizzas, Pães e Massas

Tipo 00

Tradicional

168 kcal

35,3 g

5,7 g

1,1 g

Contém glúten

3 pacotes de 1000 g cada

4

VENTURELLI

Farinha de Trigo Venturelli

VENTURELLI Farinha de Trigo Venturelli 1

R$ 5,92

Lev. baixo

Farinha de Trigo 1 kg Pura e Branquíssima

Tipo 1

Tradicional

149 kcal

29 g

6 g

0 g

Não informado

1000 g

5

ECOBIO

Farinha de Trigo Integral Orgânica (Pack com 2)

ECOBIO Farinha de Trigo Integral Orgânica (Pack com 2) 1

R$ 39,63

Lev. alto

Farinha Orgânica, Integral e Saudável

Integral

Orgânica e vegana

170 kcal

36 g

7 g

6,1 g

Contém glúten

2 pacotes de 400 g cada

6

DONA BENTA

Farinha de Trigo Dona Benta

DONA BENTA Farinha de Trigo Dona Benta 1

R$ 7,19

Lev. baixo

Farinha de Trigo Tradicional e Acessível

Tipo 1

Tradicional

176 kcal

38 g

5 g

1,4 g

Contém glúten e derivados de trigo. Pode conter centeio, cevada, aveia e soja

1000 g

7

GRINGS

Farinha de Trigo Integral

GRINGS Farinha de Trigo Integral 1

R$ 5,88

Lev. baixo

Farinha de Trigo Integral Rica em Vitaminas

Integral

Tradicional

170 Kcal

36 g

6,6 g

5,4 g

Contém glúten

500 g

8

FAMIGLIA VENTURELLI

Farinha de Trigo Venturelli Integral

FAMIGLIA VENTURELLI Farinha de Trigo Venturelli Integral 1

R$ 6,70

Lev. baixo

Boa Fonte de Proteínas

Integral

Tradicional

161 kcal

31 g

7,5 g

4,2 g

Contém glúten

1000 g

9

LEVE CROC

Farinha Integral de Trigo Saraceno (Mourisco)

LEVE CROC Farinha Integral de Trigo Saraceno (Mourisco) 1

R$ 15,50

Médio

Farinha Integral, Saudável e sem Alergênicos

Integral (sarraceno)

Vegana

195 kcal

36 g

6,6 g

5 g

Não contém glúten

500 g

10

CAPUTO

Farinha Clássica Italiana 00 Caputo

CAPUTO Farinha Clássica Italiana 00 Caputo 1

R$ 15,99

Médio

Farinha de Trigo para Pizza e Pães

Tipo 00

Tradicional

Não informado

Não informado

Não informado

Não informado

Contém glúten

1000 g

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

GIROILFarinha de Trigo Sarraceno (Mourisco)

Farinha de Trigo Sarraceno (Mourisco)  1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 11,90
Médio
A Partir de:
R$ 11,90
Médio

Sem Glúten e com Muitas Fibras

Cheia de nutrientes (como vitaminas B1, B2 e B3) e minerais (magnésio, potássio, cálcio, ferro e mais), você pode usar a farinha de trigo integral sarraceno da Giroil para preparar pães nutritivos, bolos ou o que mais quiser! Ela também é rica em fibras alimentares, ajudando o intestino a funcionar melhor.


Segundo a própria marca, a história da Giroil começou em 2006, com uma pequena indústria de óleos. Depois disso, investiram na pesquisa, cultivo e produção dos primeiros alimentos Giroil, com matérias-primas como a linhaça, o girassol e a canola, por exemplo.


E tudo isso foi pensando em uma alimentação e hábitos saudáveis. Não à toa, hoje a marca é referência nesse segmento. E são vários os supermercados e lojas que vendem seus produtos. No seu catálogo rico está a farinha de trigo sarraceno Giroil, sem glúten, o tipo é ideal para celíacos.

ClassificaçãoIntegral (sarraceno)
VersãoNão informado
Calorias (em 50 g)186,7 kcal
Carboidratos (em 50 g)36,7 g
Proteínas (em 50 g)6,3 g
Fibras (em 50 g)5 g
AlergênicosNão contém glúten
Peso Líquido250 g
Este ranking foi útil para você?
No.2

ECOBIOFarinha de Trigo Branca Orgânica

A Partir de:
R$ 17,17
Lev. alto

Farinha Vegana e Orgânica com Bastante Proteína

Se você quer iniciar uma rotina com alimentos mais saudáveis ou já é adepto a esse estilo de vida, precisa conhecer a farinha de trigo orgânica e vegana da ECOBIO. Como ela é uma farinha do tipo 1, é ideal para vários usos, não apenas pães e massas.


Com quase 40 anos de história, a ECOBIO é facilmente encontrada nas lojas de produtos saudáveis. Afinal, a marca é conhecida pelo seu catálogo de produtos orgânicos, sem transgênicos e agrotóxicos. Isso garante um alimento sem riscos à saúde dos consumidores!


Com boa quantidade de proteína, pode ser interessante incluir a farinha de trigo orgânica da ECOBIO em sua dieta alimentar. Assim, você garante refeições mais nutritivas e com maior potencial energético. Saiba mais clicando nos links ao lado.

ClassificaçãoTipo 1
VersãoOrgânica e vegana
Calorias (em 50 g)180 kcal
Carboidratos (em 50 g)38 g
Proteínas (em 50 g)7 g
Fibras (em 50 g)1,5 g
AlergênicosContém glúten
Peso Líquido500 g
No.3

LE5STAGIONIFarinha de Trigo Le 5 Stagione (Pack com 3)

A Partir de:
R$ 71,32
Alto

Farinha para Pizzas, Pães e Massas

A farinha Le 5 Stagioni até pode ser uma farinha de trigo italiana, mas é amada por muitos brasileiros. Afinal, ela está entre as mais vendidas nos principais sites de venda do país, o que indica uma alta procura dos consumidores.


Essa é a farinha ideal para fazer uma incrível massa de pizza. Você só precisa deixá-la cerca de 24 h descansando para fermentar e maturar, isso dará um sabor autêntico e uma elasticidade que só a farinha Le 5 Stagioni pode oferecer. Clique nos links e adquira o pack com 3 pacotes de 1 kg!

ClassificaçãoTipo 00
VersãoTradicional
Calorias (em 50 g)168 kcal
Carboidratos (em 50 g)35,3 g
Proteínas (em 50 g)5,7 g
Fibras (em 50 g)1,1 g
AlergênicosContém glúten
Peso Líquido3 pacotes de 1000 g cada
No.4

VENTURELLIFarinha de Trigo Venturelli

A Partir de:
R$ 5,92
Lev. baixo

Farinha de Trigo 1 kg Pura e Branquíssima

Esta é mais uma farinha muito procurada pelos consumidores, e um dos motivos é por ser um produto diferenciado. Toda essa pureza e qualidade da farinha de trigo Venturelli se devem a um processo sofisticado de refinamento, que a deixa branquinha.


Segundo a própria marca, essa farinha é puríssima, proveniente da parte mais limpa do grão de trigo, trazendo qualidades incomparáveis. Ela é ideal para quem quer uma farinha de trigo do tipo 1 e com bom preço, mas com uma qualidade superior.


A farinha de trigo Venturelli é indicada para uso doméstico, mas também para chefs. Pode ser usada para fazer pães e massas frescas, como massa de pastel e macarrão. Experimente-a, talvez ela seja a melhor farinha de trigo para pães caseiros! Além da versão de 1 kg dos links, ela é vendida na versão 5 kg também.

ClassificaçãoTipo 1
VersãoTradicional
Calorias (em 50 g)149 kcal
Carboidratos (em 50 g)29 g
Proteínas (em 50 g)6 g
Fibras (em 50 g)0 g
AlergênicosNão informado
Peso Líquido1000 g
No.5

ECOBIOFarinha de Trigo Integral Orgânica (Pack com 2)

A Partir de:
R$ 39,63
Lev. alto

Farinha Orgânica, Integral e Saudável

Além de ser uma farinha de trigo integral, essa opção da ECOBIO também é orgânica, vegana e não transgênica, buscando ser ainda mais saudável que as demais. Também tem ótimas quantidades de proteínas, vitaminas e minerais.


Fundada em 1984, a ECOBIO é uma marca indicada para quem tem preferência por produtos orgânicos, saudáveis e com excelente qualidade. No seu catálogo, a farinha de trigo integral e orgânica é mais um alimento rico em fibras para incluir no dia a dia.


Apesar de ser um produto com o preço mais alto por conta dos diferenciais que possui, ela é muito vendida nos e-commerces. A farinha de trigo integral orgânica é uma excelente opção de farinha forte para substituir a farinha branca! Clique nos links e garanta o pack com 2 unidades de 400 g cada!

ClassificaçãoIntegral
VersãoOrgânica e vegana
Calorias (em 50 g)170 kcal
Carboidratos (em 50 g)36 g
Proteínas (em 50 g)7 g
Fibras (em 50 g)6,1 g
AlergênicosContém glúten
Peso Líquido2 pacotes de 400 g cada
No.6

DONA BENTAFarinha de Trigo Dona Benta

A Partir de:
R$ 7,19
Lev. baixo

Farinha de Trigo Tradicional e Acessível

Com preço acessível, muitos consideram a farinha de trigo Dona Benta a melhor farinha de trigo brasileira. Do tipo 1, ela é feita com trigo selecionado, e é claro, também é enriquecida com ácido fólico e ferro, deixando o produto ainda mais completo para as suas receitas do dia a dia.


A farinha de trigo Dona Benta é um clássico, sendo uma das melhores farinhas de trigo para bolo! Tradicional, pode ser usada para diversos tipos de massas. Mas note que não é um alimento rico em fibras. Clique nos links e aproveite para comprar essa opção com um valor bem acessível!

ClassificaçãoTipo 1
VersãoTradicional
Calorias (em 50 g)176 kcal
Carboidratos (em 50 g)38 g
Proteínas (em 50 g)5 g
Fibras (em 50 g)1,4 g
AlergênicosContém glúten e derivados de trigo. Pode conter centeio, cevada, aveia e soja
Peso Líquido1000 g
No.7

GRINGSFarinha de Trigo Integral

A Partir de:
R$ 5,88
Lev. baixo

Farinha de Trigo Integral Rica em Vitaminas

A farinha de trigo integral Grings é obtida a partir da moagem do grão de trigo inteiro, por isso é fonte de fibras e proteínas. Ainda tem alto teor de manganês e selênio, além de conter outros minerais, como o zinco, o fósforo e o magnésio, nutrientes importantes para uma dieta saudável.


Para completar, contém vitaminas essenciais para o corpo, como as do complexo B e E, além do ferro. É uma farinha integral de qualidade, que pode ser usada para adicionar mais fibras em receitas de pães, bolos, tortas e outros tipos de massas. Ótima opção para quem deseja uma farinha mais saudável.


Bem vendida nos sites de vendas, a farinha Grings é um produto que possui boa quantidade de fibras por porção. Contudo, ela não é do tipo orgânica e a embalagem é de apenas 500 g. Confira as opções de compra clicando nos links dos sites de venda!

ClassificaçãoIntegral
VersãoTradicional
Calorias (em 50 g)170 Kcal
Carboidratos (em 50 g)36 g
Proteínas (em 50 g)6,6 g
Fibras (em 50 g)5,4 g
AlergênicosContém glúten
Peso Líquido500 g
No.8

FAMIGLIA VENTURELLIFarinha de Trigo Venturelli Integral

A Partir de:
R$ 6,70
Lev. baixo

Boa Fonte de Proteínas

Assim como as demais farinhas Venturelli, a versão integral tem alto padrão de qualidade e, segundo a marca, garante um excelente resultado. É um produto diferenciado, com ótimo teor de fibras, podendo ser usado em variadas receitas


A farinha de trigo integral Venturelli é indicada para quem busca uma opção saudável e também para quem precisa ingerir nutrientes na dieta. Para manter a qualidade do produto, não se esqueça de conservar a embalagem em um local seco e arejado.


Vale ressaltar que ela possui alto teor de proteínas, e apesar de não ser uma farinha orgânica, está entre as mais buscadas pelos consumidores nos principais sites de venda do Brasil. Então, vale a pena experimentar essa versão da farinha de trigo Venturelli integral. Clique nos links para conferir!

ClassificaçãoIntegral
VersãoTradicional
Calorias (em 50 g)161 kcal
Carboidratos (em 50 g)31 g
Proteínas (em 50 g)7,5 g
Fibras (em 50 g)4,2 g
AlergênicosContém glúten
Peso Líquido1000 g
No.9

LEVE CROCFarinha Integral de Trigo Saraceno (Mourisco)

A Partir de:
R$ 15,50
Médio

Farinha Integral, Saudável e sem Alergênicos

A farinha de trigo sarraceno Leve Croc é integral e tem flavonoides, que têm poder antioxidante, sendo benéficos para as células do corpo, além de ter um baixo índice glicêmico, sendo lentamente absorvidos no organismo. E, para quem não consome alimentos de origem animal, ela é uma ótima opção de farinha vegana!


Apesar do preço um pouco elevado, a Leve Croc garante que sua preocupação é oferecer produtos nutritivos e isentos dos principais alergênicos, como leite, ovo, soja e mesmo o glúten. Essa farinha é ideal não só para quem quer produtos mais saudáveis, mas também para celíacos, veganos, intolerantes e alérgicos.

ClassificaçãoIntegral (sarraceno)
VersãoVegana
Calorias (em 50 g)195 kcal
Carboidratos (em 50 g)36 g
Proteínas (em 50 g)6,6 g
Fibras (em 50 g)5 g
AlergênicosNão contém glúten
Peso Líquido500 g
No.10

CAPUTOFarinha Clássica Italiana 00 Caputo

A Partir de:
R$ 15,99
Médio

Farinha de Trigo para Pizza e Pães

A Caputo é bem conhecida pelas suas farinhas de trigo: são ao menos 5 opções diferentes para você escolher. Entre elas, farinhas para longa e curta fermentação, todas do tipo 00, comum das farinhas italianas. Para quem procura uma farinha de trigo clássica italiana, essa da marca Caputo é uma excelente opção.


A Farinha Clássica Italiana 00 é ideal para uma fermentação mais longa, garantindo massas com maior resistência e maleabilidade. Infelizmente, não há mais informações sobre ela, como os valores nutricionais, por isso, está na última posição no nosso ranking. Mas o produto é um dos mais vendidos na categoria.


Não existem informações oficiais sobre esse produto disponíveis on-line.
ClassificaçãoTipo 00
VersãoTradicional
Calorias (em 50 g)Não informado
Carboidratos (em 50 g)Não informado
Proteínas (em 50 g)Não informado
Fibras (em 50 g)Não informado
AlergênicosContém glúten
Peso Líquido1000 g

Farinha de Trigo Faz Mal?

Farinha de Trigo Faz Mal?

A farinha de trigo não faz mal, exceto para quem tem doença celíaca, intolerância ou alergia ao glúten. Nesses casos, ao consumir a farinha, a pessoa pode apresentar desconforto gastrointestinal e outros sintomas. A farinha de trigo é um alimento bastante nutritivo, principalmente a versão integral.


É rica em carboidratos, principalmente amido, além de conter proteínas, fibras, vitaminas do complexo B e minerais como ferro e magnésio. Por isso, é um alimento que pode estar na dieta diária. Mas, deve ser consumida com moderação e como parte de uma dieta equilibrada. Assim, não fará mal.


Felizmente, hoje existem várias opções de farinhas sem glúten para alérgicos. A farinha de trigo sarraceno é uma delas. Mas atenção: apesar do nome, ela não é feita com o trigo usado nas outras, sendo uma outra variedade. Caso queira conhecer as melhores farinhas sem glúten, acesse o link abaixo:

Thaís Mérici
Nutricionista
Thaís Mérici

Ao contrário do que muitos afirmam, na nutrição não se acredita que a farinha de trigo seja prejudicial para pessoas saudáveis. É importante notar que a farinha de trigo contém glúten, exceto a de trigo sarraceno, que é livre de glúten.

Conheça Outras Indicações de Produtos Úteis

Quer preparar bolos? Temos artigos completos com indicações de produtos que podem te ajudar! Não perca nossas dicas de como escolher os melhores fermentos químicos e rolos de massa. E, se você for celíaco, a farinha de arroz também pode ser uma boa substituta do trigo. Saiba mais nos links abaixo!

Top 5 Melhores Farinhas de Trigo

1º lugar: GIROILFarinha de Trigo Sarraceno (Mourisco)

2º lugar: ECOBIOFarinha de Trigo Branca Orgânica

3º lugar: LE5STAGIONIFarinha de Trigo Le 5 Stagione (Pack com 3)

4º lugar: VENTURELLIFarinha de Trigo Venturelli

5º lugar: ECOBIOFarinha de Trigo Integral Orgânica (Pack com 2)

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Comidas e Bebidas
  3. Farinhas
  4. Top 10 Melhores Farinhas de Trigo em 2024 (Tradicionais, Integrais e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.