mybest
Produtos para Roedores

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Pet Shop
  3. Produtos para Roedores
  4. Top 10 Melhores Rações para Hamster em 2024 (Pura e Mix)
  • Top 10 Melhores Rações para Hamster em 2024 (Pura e Mix) 1
  • Top 10 Melhores Rações para Hamster em 2024 (Pura e Mix) 2
  • Top 10 Melhores Rações para Hamster em 2024 (Pura e Mix) 3
  • Top 10 Melhores Rações para Hamster em 2024 (Pura e Mix) 4
  • Top 10 Melhores Rações para Hamster em 2024 (Pura e Mix) 5

Top 10 Melhores Rações para Hamster em 2024 (Pura e Mix)

Comprar a melhor ração para hamsters é a maior preocupação de quem tem um desses pequenos roedores. Embora eles sejam onívoros, sua alimentação demanda cuidados específicos. A ração constitui cerca de 70% da dieta desse pet, portanto, acertar na escolha é essencial para a saúde do seu bichinho.


Marcas como Nutrópica, Zootekna e MegaZoo têm tradição em alimentação animal. Quer saber qual delas é a melhor? Então fique por aqui para descobrir como manter seu hamster saudável com uma dieta adequada e escolha a ração ideal no nosso ranking das 10 melhores rações para hamster.

Atualizado em 14/07/2023
Paula Silvério
Supervisão
Médica Veterinária
Paula Silvério

Veterinária com pós-graduação em endocrinologia, clínica médica e clínica cirúrgica de pequenos animais. Ela também tem o canal "Canal Planeta Animal" no Youtube, onde fala sobre assuntos variados do mundo pet e dá diversas dicas importantes para os tutores. Conheça mais sobre a veterinária no Instagram e YouTube.

Perfil de Paula Silvério
Continue lendo
Lays Tenório
Revisão
Revisora
Lays Tenório

Administradora e apaixonada por marketing de conteúdo. Trabalho na mybest desde 2019 na redação, revisão e atualização de conteúdos de diversas categorias. Já contribui na produção de mais de 600 artigos com o propósito de ajudar você a tomar boas decisões de compra e encontrar os melhores produtos.

Perfil de Lays Tenório
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

O Que É Ração Extrusada para Hamsters?

O Que É Ração Extrusada para Hamsters?

Ao procurar por uma ração de hamster, certamente você vai ler "alimento extrusado" em quase todos os pacotes. A extrusão é um processo industrial onde os alimentos são moídos, misturados, submetidos a alta temperatura e pressão, e cortados em pedacinhos, oferecendo várias vantagens para a nutrição animal:


  • Possibilita a produção de um alimento rico em nutrientes e de fácil digestão;
  • Permite que cada fragmento tenha as mesmas características nutricionais;
  • Esteriliza os alimentos;
  • Retira a umidade dos alimentos, o que evita a proliferação de microrganismos, permitindo que a ração seja mantida em temperatura ambiente. 

Se você ler a lista de ingredientes da ração de seu hamster ficará impressionado com a grande diversidade de grãos, vegetais e outros alimentos contidos ali. E isso é possível graças a esse processo. Viu como vale a pena alimentar seu pet com ração extrusada? Veja neste artigo como escolher a melhor!

Qual a Ração Certa para Cada Raça de Hamsters?

Qual a Ração Certa para Cada Raça de Hamsters?

Muitos cuidadores desejam saber: qual é a melhor ração para hamster anão russo? Em geral, as rações não fazem diferenciação entre as raças. Assim, qualquer ração para hamsters ou pequenos roedores é segura para as diferentes raças como hamster chinês, sírio, roborovski e anão russo, o mais popular atualmente.


Mas em relação às raças, vale mencionar que no Brasil, apenas as raças sírio e anão russo são permitidas para criação como pets, as demais são proibidas pelo IBAMA. Então fique atento, pois alguns pet shops vendem exemplares da raça anão russo erroneamente como hamster chinês.

Como Escolher a Melhor Ração para Hamster

Comprar uma boa ração para seu bichinho de estimação é a melhor forma de garantir que ele tenha uma dieta completa. Por isso, elaboramos um guia para ajudar você a escolher a melhor ração para hamster. Continue a leitura e garanta uma alimentação saudável para seu amigo roedor!

1

Verifique se a Ração para Hamster Vem Pura ou É um Mix

Verifique se a Ração para Hamster Vem Pura ou É um Mix

Você encontra no mercado 2 tipos de rações para hamster: a ração pura, que deve ser a base da alimentação do animal e a ração com mix de grãos e/ou vegetais, que deve ser oferecida como complemento de 2 a 3 vezes por semana. O ideal é que você disponha dos 2 tipos de ração.


A ração pura é o alimento principal e deve ser disposta diariamente. Já a ração mix serve para quebrar a monotonia. Assim, além de manter seu bichinho bem nutrido, você fornece maior variabilidade de estímulos sensoriais, o que também é essencial para a saúde e bem-estar do hamster.


Caso você não possa adquirir os 2 tipos de rações, compre apenas a ração pura, de preferência da melhor qualidade, como as opções apresentadas no nosso ranking com as melhores opções desse tipo. E substitua a ração mix por um mix de grãos e vegetais bem variados que você mesmo vai preparar.

Paula Silvério
Médica Veterinária
Paula Silvério

Além da ração, você pode complementar a alimentação do seu pet de forma saudável com grãos, verduras, folhas e feno. Esse animal adora diversidade de alimentos e diferentemente de outros pets, come apenas o necessário, por isso, dificilmente fica com sobrepeso.

2

Dê Preferência às Rações Específicas para Hamsters

Dê Preferência às Rações Específicas para Hamsters

Você encontrará muitas opções de rações para consumo de roedores em geral, que além dos hamsters, inclui chinchilas, porquinhos-da-Índia, coelhos e outros. Isso porque a alimentação de todos os bichinhos roedores é semelhante, com predominância de grãos. 


Repare que os animais citados acima são estritamente herbívoros, exceto o hamster que é um animal onívoro. Portanto, ele necessita de aporte de proteínas de origem animal, e as rações específicas para hamsters são mais completas e algumas vezes mais caras do que as demais.


Assim sendo, se você comprar uma ração genérica para roedores, certifique-se de complementar a dieta do seu hamster com outras rações e/ou fontes de proteína animal, como frango, ovos cozidos ou insetos desidratados vendidos em pet shops.

3

Filhotes e Fêmeas Prenhas Precisam de Nutrição Reforçada

Filhotes e Fêmeas Prenhas Precisam de Nutrição Reforçada

Repare que algumas rações são destinadas para hamsters adultos (a partir de 3 semanas de vida), enquanto outras são indicadas para todas as idades. Isso acontece porque hamsters adultos podem ser bem supridos com rações que contenham pelo menos 12% de proteína e 2% de gordura.


Essas porcentagens são calculadas para 1 kg de ração. As fêmeas prenhas e os filhotes têm demanda nutricional maior e precisam de fontes de nutrientes de alto valor biológico. Para esses casos, prefira as rações do tipo Super Premium, ou com a indicação “para todas as idades” presente no rótulo.


Mas fique atento, pois, algumas rações que se denominam Premium, na verdade, contém apenas os níveis básicos de nutrientes. Para saber, dê uma olhada nas proporções de proteínas e gorduras. Você encontrará essas informações com os nomes "proteína bruta" e "material etéreo" no rótulo.

Paula Silvério
Médica Veterinária
Paula Silvério

Qualquer fêmea gestante e lactante tem a necessidade de aumento de ingestão calórica. Com os hamsters não é diferente. O ideal é sempre oferecer rações com altos valores energéticos e sempre manter o comedouro cheio.

4

Evite Rações para Hamster com Corantes Artificiais

Evite Rações para Hamster com Corantes Artificiais

Existem diversas opções de rações para hamster livres de corantes artificiais, o que pode ser benéfico para a saúde dos bichinhos. As marcas adicionam quantidades seguras desse ativo nas rações. No entanto, o consumo a longo prazo pode ser prejudicial à saúde do roedor.


Segundo especialistas, o corante é uma substância capaz de gerar reações alérgicas e também não traz outros benefícios nutricionais à dieta dos bichinhos. Essa informação é disponibilizada na lista de ingredientes das rações, portanto sempre verifique o rótulo antes da compra. No nosso ranking, você encontra somente rações livres de corantes

5

Prefira as Embalagens Menores de Ração para Hamster

Prefira as Embalagens Menores de Ração para Hamster

A maioria das embalagens de ração para hamster vem em pacotes de 300 g ou menos. Mas há também opções de pacotes maiores, com 500 g, 900 g e até 5 kg. Porém, antes de comprar um pacote grande para estocar, saiba que um hamster adulto consome, em média, de 7 a 15 g por dia de ração.


Ou seja, se você tem apenas 1 hamster, o pacote de 300 gramas costuma durar geralmente 1 mês. Essa é a melhor opção para garantir uma ração sempre nova e fresquinha para seu roedor de estimação. Evite comprar pacotes muito grandes, a menos que você tenha mais de 1 pet.


Alguns veterinários têm atendido cada vez mais hamsters desnutridos em seus consultórios, pois os tutores contam os grãos e acabam oferecendo menos alimento do que o bichinho precisa. Para evitar isso, deixe ração à vontade para seu pet, retire alguns grãos guardados há muito tempo e ofereça meios para ele se exercitar!

Paula Silvério
Médica Veterinária
Paula Silvério

Para o melhor aproveitamento dos nutrientes presentes na ração o ideal é que essa não fique estocada por muito tempo. Além disso, algumas formas de armazenamento como, deixar o pacote aberto, próximo do sol e/ou da umidade fazem com que essa ração perca a qualidade ainda mais rápido.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 7 Melhores Rações Puras para Hamster

Agora que você já aprendeu tudo o que precisa para comprar uma excelente ração para seu hamster, vamos às opções. Conheça as marcas mais consolidadas no segmento de nutrição animal e escolha a melhor opção de ração para o seu bichinho no nosso ranking das 7 melhores rações puras para hamsters.
Organizar por popularidade
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
1

NUTRÓPICA

Ração NuTrópica Hamster

NUTRÓPICA Ração NuTrópica Hamster 1

R$ 25,00

Lev. alto

Ração para Hamster Pura para Consumo Diário

2

MEGAZOO

Ração Extrusada Hamster e Gerbil

MEGAZOO Ração Extrusada Hamster e Gerbil 1

R$ 21,13

Médio

Completa e com Insetos Desidratados

3

NUTRICON

Ração Nutricon Extrusada Nutriroedores

NUTRICON Ração Nutricon Extrusada Nutriroedores 1

R$ 9,00

Baixo

Ração para Onívoros com Extrato de Yucca

4

ZOOTEKNA

Ração Zootekna Super Premium Real Friends

ZOOTEKNA Ração Zootekna Super Premium Real Friends 1

R$ 24,90

Lev. alto

Com Aroma de Frutas Delicioso

5

CRIAÇÃO FORTE

Ração Serelepe para Roedores

CRIAÇÃO FORTE Ração Serelepe para Roedores 1

R$ 18,90

Lev. baixo

Com 21% de Proteínas e 5% de Extrato Etéreo

6

BIOTRON

Ração para Hamster

BIOTRON Ração para Hamster  1

R$ 22,18

Médio

Ração com Ingredientes Selecionados

7

ECORIGINAL

Ração para Roedores Extrusado Ecoriginal Premium

ECORIGINAL Ração para Roedores Extrusado Ecoriginal Premium 1

R$ 18,90

Lev. baixo

Ração de Alto Valor Proteíco

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

NUTRÓPICARação NuTrópica Hamster

Ração NuTrópica Hamster 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 25,00
Lev. alto
A Partir de:
R$ 25,00
Lev. alto

Ração para Hamster Pura para Consumo Diário

A ração para hamsters da NuTrópica é uma das melhores do mercado e possui muitas avaliações positivas pelos donos dos pets. Para o ranking, essa opção foi desenvolvida como uma versão natural para consumo diário, que inclusive pode ser adquirida em pacotes de 900 g e 5 kg.


Essa ração extrusada para hamsters é um legítimo alimento de categoria Super Premium. O produto supre 100% das necessidades nutricionais do hamster, de forma que você não precisará se preocupar em complementar a dieta do seu pet. Total praticidade, qualidade e preço super justo!


Essa ração para hamster pura da NurTópica também é enriquecida com ômega 3 e 6 para deixar a pelagem dos bichinhos ainda mais bonita e saudável. A marca se orgulha de não usar ingredientes transgênicos na fórmula dessa ração, algo importante para alguns criadores. Aproveite!

Este ranking foi útil para você?
No.2

MEGAZOORação Extrusada Hamster e Gerbil

A Partir de:
R$ 21,13
Médio

Completa e com Insetos Desidratados

Muito bem avaliada, a ração MegaZoo é feita exclusivamente para roedores que necessitam de proteína animal na sua dieta. Por isso, contém insetos desidratados na sua formulação, sendo indicada, por exemplo, para hamsters e gerbis. Os níveis de proteínas e gorduras também são altos: 17% e 5%.


Além disso, é enriquecida com prebióticos e diversas vitaminas e minerais. E por ser um alimento tão completo, essa ração pode ser fornecida como fonte única de alimento para hamsters. Mas para isso, o alimento deve ser introduzido gradativamente na dieta, conforme orientações do fabricante.


Na Petlove, criadores de hamsters relatam que essa ração é bem dura, o que é ótimo para o desgaste dos dentes dos bichinhos. Segundo a marca, o alimento não contém casca de arroz para não prejudicar a saúde intestinal. Ótima não é mesmo? Aproveite o preço e garanta a sua nos links acima!

No.3

NUTRICONRação Nutricon Extrusada Nutriroedores

A Partir de:
R$ 9,00
Baixo

Ração para Onívoros com Extrato de Yucca

Nutriroedores é uma ração extrusada destinada a hamsters e outros roedores onívoros, como gerbil e topolino, sendo uma opção de ração mais rica do que muitas daquelas destinadas a herbívoros. De acordo com e-commerces, tem níveis adequados de proteínas e gorduras, 17% e 4,5% respectivamente.


Por isso, pode ser até mesmo uma opção de ração para hamster prenhas, por exemplo, que necessitam de níveis mais altos de proteínas e gorduras. O produto é livre de corantes artificiais e, além disso, enriquecido com vitamina C e prebiótico, visando melhora na absorção de nutrientes.


Possui ainda em sua formulação extrato de yucca, que atenua o odor das fezes. Uma dica bacana é ofertar o alimento misturado com outra ração para facilitar a aceitação dos bichinhos à Nutriroedores. Inúmeros pais de roedores avaliam muito bem essa a ração!


Não há informações oficiais sobre este produto disponíveis on-line.
No.4

ZOOTEKNARação Zootekna Super Premium Real Friends

A Partir de:
R$ 24,90
Lev. alto

Com Aroma de Frutas Delicioso

A ração Real Friends, da Zootekna, é um alimento completo, ideal para hamsters. Segundo sites de vendas, ele é enriquecido em mais de 10 vitaminas e 8 minerais, possui um aroma de frutas muito atrativo que os hamsters adoram. Não é à toa que esse produto é muito bem avaliado nos e-commerces.


Saborosa, essa ração para hamster ainda contém pequenas rodelas de maçã, sementes e cereais que a tornam ainda mais atrativa para os hamhams. O pacote com 500 g é a aposta certa para quem irá oferecer a ração pela primeira vez. Apesar de ter um preço mais alto, vale a pena o investimento. 


Ainda de acordo com sites de vendas, essa ração para hamster extrusada é recomendado para hamsters adultos. Logo, caso você tenha alguma dúvida em relação à fase de vida do seu pet, consulte um veterinário antes de comprar essa ração. E-commerces também informam presença de corantes na composição.


Não há informações oficiais sobre este produto disponíveis on-line.
No.5

CRIAÇÃO FORTERação Serelepe para Roedores

A Partir de:
R$ 18,90
Lev. baixo

Com 21% de Proteínas e 5% de Extrato Etéreo

A ração Serelepe para hamster e outros roedores, da marca Criação Forte, é uma das mais vendidas. Com embalagem de 750 g e ótimo preço, essa ração é uma boa alternativa com excelente custo-benefício, ainda mais para quem tem um número maior desses animaizinhos em casa.


A proporção de proteínas é alta, mas lembre que, por ser um produto herbívoro, o valor biológico não se iguala a proteínas de fonte animal. Ou seja, a importância de complementar a dieta do hamster com alimentos proteicos de qualidade continua valendo nesse caso.


Outra vantagem do produto é que ele é isento de corantes, reduzindo as chances de reações adversas. A maioria dos criadores avaliam essa ração Serelepe para hamster e outros roedores como boa e alguns garantem que ela é a preferida dos seus pequenos roedores. Vale a pena comprar!

No.6

BIOTRONRação para Hamster

A Partir de:
R$ 22,18
Médio

Ração com Ingredientes Selecionados

A ração da Biotron é indicada exclusivamente para hamsters. Sua composição é rica em ingredientes selecionados que promete melhorar a pelagem e reduzir o odor das fezes e urina dos bichinhos. Esse produto é recomendado por alguns especialistas em resenhas no YouTube.


Tem um alto valor de proteínas e material etéreo, além de vitaminas, aminoácidos e sais minerais para o seu hamster crescer bem e com saúde. Essa ração também possui alfafa e tem um sabor palatável para os pequenos roedores. Uma boa opção de compra!


O pacote com 500 g tem um ótimo rendimento mas é vendido por um preço alto se comparado com os demais do mercado. Outro diferencial dessa ração para hamster da Biotron é que ela não contém corantes na sua composição, segundo informações da marca. 

No.7

ECORIGINALRação para Roedores Extrusado Ecoriginal Premium

A Partir de:
R$ 18,90
Lev. baixo

Ração de Alto Valor Proteíco

A linha Ecoriginal da Soma Pet Food é composta por rações de alta qualidade, desenvolvidas pela parceria entre veterinários e criadores. Esta ração para hamsters extrusada contém ingredientes selecionados para atender as necessidades nutricionais desses bichinhos na fase adulta.


É importante destacar que ela contém 18% de proteína, um valor alto, podendo ser usada como uma ração para hamsters prenhas, por exemplo. O pacote com 800 g tem uma durabilidade de longa duração. Essa quantidade pode ser mais interessante para criadores com mais de 2 hamsters ou outros roedores. 


Afinal, essa ração é indicada para hamsters, chinchilas e coelhos na fase adulta. Outra vantagem é o preço, que garante excelente custo-benefício! Apesar de ter boas características, esse produto não é tão popular no mercado e, atualmente, é encontrado apenas no e-commerce da Magazine Luiza.

Como Alimentar um Hamster de Forma Saudável

Como Alimentar um Hamster de Forma Saudável

Agora que você já aprendeu a escolher a melhor ração para hamsters, talvez esteja se perguntando quantas vezes por dia e qual é a quantidade ideal de ração que você precisa oferecer para manter seu amiguinho saudável e bem nutrido. 


Como já vimos, a quantidade exata de comida pode variar, mas não se preocupe, pois o hamster não costuma comer mais do que o necessário, tem hábito de guardar os alimentos e se exercita bastante. Portanto, basta que você deixe o comedouro sempre abastecido para garantir que seu amiguinho se mantenha alimentado


Além da ração, a alimentação do hamster deve ser complementada com grãos e vegetais, sempre limpinhos e de preferência orgânicos. Algumas frutas como maçã, banana e morango são bem-vindas, mas com moderação. Mantenha água filtrada sempre disponível, trocando-a pelo menos uma vez ao dia.

Paula Silvério
Médica Veterinária
Paula Silvério

Um hamster que se alimenta de forma saudável tem a base alimentar composta por ração e alguns complementos como grãos, vegetais e folhas. Pode oferecer frutas, mas com ressalvas. Você precisa evitar alimentos com muito teor de açúcar, gordura e nunca oferecer alimentos como chocolate e café.

Perguntas Frequentes sobre Rações para Hamsters

Perguntas Frequentes sobre Rações para Hamsters

O uso da ração para hamster pode gerar muitas dúvidas. Por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para a médica veterinária Paula Silvério. Confira a seguir.

O Que Hamster Pode Beber?

Os animais devem beber apenas água, de preferência filtrada e sem cloro.

Hamster Pode Comer Pão? E Banana?

O pão tem excesso de carboidrato, por isso, não deve ser oferecido a nenhuma espécie como alimento. Já a banana, pode ser oferecida mas com moderação, já que tem alto teor de frutose.

O Que Filhote de Hamster Pode Comer?

A alimentação de um filhote de hamster após o desmame deve ser baseada em ração. Grãos e vegetais em pequenas quantidades também são bem-vindos.

Aproveite e Compre uma Bela Gaiola para Seu Hamster

Você já sabe como alimentar seu amiguinho roedor, agora que tal garantir um ambiente agradável para ele? Leia este artigo que a mybest preparou com todo cuidado sobre as 10 melhores gaiolas para hamster e proporcione um lar seguro e feliz para seu pet!

Conclusão

Os hamsters são animais fofos, dóceis e brincalhões. Esses pequenos roedores são uma ótima opção de animais de estimação, pois são fáceis de cuidar e se adaptam facilmente a diferentes ambientes. Porém, como qualquer pet, demandam diversos cuidados especiais, principalmente em relação à nutrição.


Agora, com todas as nossas dicas, você já sabe como manter seu amiguinho bem nutrido com os alimentos certos e ainda conferiu quais são as 10 melhores rações para hamsters. Aproveite e compartilhe este artigo com todos os seus amigos que têm ou querem ter um hamster de estimação!


Redação: Bruna Oliveira / Revisão: Bruna Trigueiros / Atualização: Lays Tenório

Top 5 Melhores Rações para Hamster

1º lugar: NUTRÓPICARação NuTrópica Hamster

2º lugar: MEGAZOORação Extrusada Hamster e Gerbil

3º lugar: NUTRICONRação Nutricon Extrusada Nutriroedores

4º lugar: ZOOTEKNARação Zootekna Super Premium Real Friends

5º lugar: CRIAÇÃO FORTERação Serelepe para Roedores

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Pet Shop
  3. Produtos para Roedores
  4. Top 10 Melhores Rações para Hamster em 2024 (Pura e Mix)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.