mybest
Materiais de Construção

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Construção e Reforma
  3. Materiais de Construção
  4. Top 14 Melhores Grampos Sargento em 2024 (Tipo C, de Aperto Rápido e mais)
  • Top 14 Melhores Grampos Sargento em 2024 (Tipo C, de Aperto Rápido e mais) 1
  • Top 14 Melhores Grampos Sargento em 2024 (Tipo C, de Aperto Rápido e mais) 2
  • Top 14 Melhores Grampos Sargento em 2024 (Tipo C, de Aperto Rápido e mais) 3

Top 14 Melhores Grampos Sargento em 2024 (Tipo C, de Aperto Rápido e mais)

Só quem já fez algum serviço de marcenaria sabe o quanto os grampos sargento podem fazer falta. Considerada a "terceira mão" de um marceneiro, essa é uma das ferramentas mais versáteis em uma oficina, ajudando a posicionar, colar e até mesmo prensar peças. Por isso, grampos nunca são demais!


Existem grampos de vários tipos e tamanhos, então pode ser difícil decidir qual comprar. Neste artigo, selecionamos os 14 melhores grampos sargento do mercado, com marcas como Irwin, Vonder e MTX. Além disso, separamos algumas dicas para te ajudar a escolher o melhor grampo para madeira. Acompanhe!

Atualizado em 14/07/2023
André Oliveira
Supervisão
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

O marceneiro André Oliveira criou o canal Oficina Marcenaria Rústica, onde ministra cursos e alcança pessoas que querem aprender a arte da marcenaria para trabalhar na área ou fazer projetos pessoais. Além disso, administra dois grandes grupos de marcenaria em redes sociais voltados para amantes da marcenaria, iniciantes e profissionais Conheça mais sobre os serviços do André no Instagram, Facebook e YouTube.

Perfil de André Oliveira
Continue lendo
Guilherme Nunes
Revisão
Revisor
Guilherme Nunes

Trabalho há quase 2 anos na mybest produzindo, revisando e atualizando artigos de conteúdos diversos. Sou apaixonado por muitos temas e na mybest consigo ampliar meus conhecimentos ao ir atrás de informações de qualidade para o leitor. Gosto da ideia de que nossos leitores são capazes de fazer as melhores escolhas! Na mybest, já contribui com mais de 260 artigos e isso me fez aprender muito sobre diferentes tipos de produtos. Como sou formado em Letras, tenho também um olhar ainda mais atento a assuntos que envolvem cultura, como livros, filmes, séries e jogos.

Perfil de Guilherme Nunes
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Para que Serve a Ferramenta Sargento?

Para que Serve a Ferramenta Sargento?

Na marcenaria, são vários os momentos em que precisamos apoiar, apertar ou prensar as madeiras durante um projeto como, por exemplo, quando precisamos parafusar ou fazer a colagem de uma peça. Existem diversas soluções caseiras para essas situações, mas nada se compara ao uso de um bom sargento.


Os sargentos foram projetados justamente para facilitar essas tarefas, sendo soluções rápidas e práticas para trabalhar com máximo conforto e precisão. Atualmente, existem sargentos de diversos tipos, alguns permitem esquadrejar peças e até mesmo inverter o mordente para fazer aberturas.


Essas ferramentas são essencialmente compostas por 2 cabeças que, contraídas uma contra a outra, possibilitam o aperto e prensagem de peças de madeira. São vários os designs possíveis para os grampos, mas o propósito da ferramenta é sempre o mesmo, devendo ser escolhidos de acordo com o uso.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Quando se fala em sargentos ou grampos logo vem à cabeça ferramentas para marcenaria, mas o uso do sargento ou dos grampos podem ir além da arte com madeira, pois eles são ferramentas muito versáteis.

Podem ser usados para fixar outros tipos de materiais como chapas de metal para se poder trabalhar com mais segurança nelas furando, cortando ou até mesmo para esmerilhar e lixar.

Como Escolher o Melhor Grampo Sargento

Com o passar dos anos, as fabricantes desenvolveram muitas soluções de grampos para madeira e, com tantas opções disponíveis, pode ficar difícil escolher a melhor para cada situação. Para ajudar com isso, fizemos este guia que vai te ajudar a decidir qual o melhor grampo sargento. Veja!

1

Com Mola, de Rosca ou de Aperto Rápido? Escolha o Tipo de Acordo com o Serviço

Existem diversos tipos de grampos para madeira: com mola, de rosca (tipo C e tipo F), de aperto rápido e até mesmo os grampos angulares. Aqui focaremos nos 3 primeiros, mais comuns e utilizados, mas no fim do artigo há uma indicação do tipo angular. Há também o tipo T, mais raro no mercado. Confira as diferenças!

Grampos com Mola: a Melhor Escolha para Trabalhar Peças Pequenas

Grampos com Mola: a Melhor Escolha para Trabalhar Peças Pequenas

Os grampos de fixação com mola são muito parecidos com pregadores de roupas, sendo modelos práticos no momento do posicionamento. São excelentes para fixar peças menores e mais finas, visto que a abertura do corpo é limitada.


Esse tipo de grampo costuma ter o corpo construído em plástico, o que é excelente, já que reduz o peso do produto e facilita o uso em peças pequenas. Por outro lado, a construção geralmente em plástico faz desses grampos mais frágeis, não sendo a melhor opção para aguentar muita pressão.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Os grampos com mola possuem uma pressão relativamente forte para união de chapas finas como eucatex, laminados, compensados de 2 ou de 4 milímetros, em sarrafos de madeira com pouca espessura, ou até mesmo sarrafos finos entre si.

Para a união de peças feita com cola, o grampo com mola ajuda a manter a pressão até que o produto seque por completo. Outra vantagem dos grampos com mola é que são mais baratos que os outros grampos ou sargentos.

Grampos de Aperto Rápido: Práticos e Fáceis de Utilizar

Grampos de Aperto Rápido: Práticos e Fáceis de Utilizar

Esses grampos sargentos são os mais modernos, seu aperto é feito através de um gatilho, que deve ser apertado para aproximar os mordentes. Então, em questão de segundos é possível ajustá-lo. Podem ser considerados grampos intermediários, já que permitem um aperto firme com agilidade.


Entretanto, por contarem também com peças plásticas e um sistema de gatilho um pouco diferente dos tradicionais de rosca, podem ser um pouco mais frágeis e considerados um pouco difíceis de usar por algumas pessoas. Contudo, alguns modelos são mais robustos e essa qualidade na construção reflete no preço pago pelo produto. 


São excelentes opções para aumentar a agilidade no cotidiano da oficina! Alguns modelos possibilitam a inversão dos mordentes. Isso significa que você poderá remover um deles e recolocá-lo voltado para a direção oposta na outra extremidade do produto. Assim, podem funcionar como expansores também!

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Os grampos de aperto rápido são a evolução dos grampos, modernos, práticos e, principalmente, leves por possuírem uma boa parte do corpo em plástico. Porém, possuem alguns limites, como tamanho e pressão exercida sem comprometer o estado físico do grampo.

Para trabalhos de médio porte ou que não exijam pressões fortes demais são excelentes, mas, para pressões brutas como unir vigas ou dois ou mais caibros, os tradicionais grampos em C ou em F ainda são indispensáveis.

Grampos de Rosca: de Tipo C ou F, São Mais Resistentes e Ideais para Colagens

Grampos de Rosca: de Tipo C ou F, São Mais Resistentes e Ideais para Colagens

Os grampos de rosca são os sargentos para marcenaria mais resistentes. Os 2 principais modelos nessa categoria são os grampos tipo C e tipo F. Esses grampos existem e são utilizados há décadas na marcenaria e ainda hoje são os mais indicados quando o assunto é aperto forte.

A principal vantagem dos grampos de rosca é a construção do corpo em metal, portanto permitem aplicar forças maiores do que os anteriores, sendo ideais para processos de colagem. Entretanto, são mais demorados para posicionar, perdendo um pouco em praticidade.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

A segurança de um trabalho perfeito e um aperto com pressão forte que os grampos em C e os grampos em F de metal proporcionam ainda são indispensáveis para a marcenaria, principalmente para confecção de portas, guarda roupas, mesas de jantares e móveis maiores.

Uniões que requerem força demasiada no aperto por longas horas ainda serão obtidas com o auxílio desse tipo de grampo. Mesmo caros por serem de metal, o grampos em C e em F continuam no mercado e essenciais para a marcenaria que trabalha com madeira maciça.

2

Defina a Abertura do Grampo Sargento para Madeira de Acordo com o Projeto

Defina a Abertura do Grampo Sargento para Madeira de Acordo com o Projeto

O tamanho do sargento é uma das características mais importantes. Isso porque um sargento específico dificilmente servirá para projetos de tamanhos muito diferentes. Geralmente essa informação é disponibilizada em polegadas e é referente à abertura da ferramenta, não ao corpo todo.


Caso não possa comprar sargentos de vários tamanhos, pense sempre nos principais tipos de projetos com que você trabalhará e escolha um tamanho que satisfaça bem suas necessidades. Bons tamanhos para começar sua coleção são entre 4" e 7", já que podem servir bem em projetos de pequeno e médio porte.

É importante ressaltar que existem sargentos nos mais diversos tamanhos, voltados, é claro, para diferentes atividades. 


Alguns grampos sargento tipo T podem chegar aos 2 metros e meio de comprimento, geralmente utilizados na confecção de móveis maiores, enquanto outros menores, podem ter somente 1", projetados para lidar com peças pequenas e delicadas. 

3

Grampos Sargento com Corpo em Ferro ou Aço São Mais Resistentes

Grampos Sargento com Corpo em Ferro ou Aço São Mais Resistentes

Em alguns trabalhos é preciso que o grampo fique atuando na mesma posição por um longo tempo. Nesses casos, grampos com corpo plástico podem não aguentar e acabar quebrando durante o uso. É comum isso acontecer com grampos com mola e em alguns de aperto rápido, pois costumam ter esse material na composição.


Também podem ter fibra de nylon ou resina, também pouco resistentes. Para situações nas quais resistência importa mais que praticidade, é recomendado o uso de grampos com rosca, que costumam ter uma construção mais robusta, feita em ferro ou aço. Dessa forma, sem dúvidas você se poupará de boas dores de cabeça.

Mesmo os grampos de aperto rápido ou de rosca tendo o copo construído em aço e outros materiais ferrosos, o material do mordente pode ser feito de plástico. Assim, isso os leva a ter um aperto um pouco menos forte que sargentos de rosca com material do mordente de ferro, por exemplo. Veja mais abaixo!

4

Mordentes Plásticos Evitam Danos à Madeira

Mordentes Plásticos Evitam Danos à Madeira

Principalmente durante a confecção de mobílias e artigos de decoração, é muito importante evitar marcas na madeira, já que isso pode prejudicar bastante o resultado do projeto. É possível improvisar com pedaços de madeira ou tecidos, mas nem sempre essa é a solução mais prática na oficina.


Para facilitar o cotidiano do marceneiro, algumas fabricantes começaram a vender sargentos com mordentes plásticos. Diferentemente dos modelos antigos, em aço, que marcavam facilmente a madeira, os com mordentes plásticos diminuem bastante esse risco. Por isso, priorize esses modelos se tiver essa preocupação!

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Os mordentes de plástico são uma solução viável em comparação aos antigos grampos e sargentos com o corpo todo em ferro.

Mas, é bom deixar claro que é necessário atenção em madeiras moles como pinus. Com o excesso de pressão do sargento, mesmo possuindo mordentes em plástico, existe o risco de marcar a madeira, por isso a melhor solução ainda é usar pedaços de madeira entre o mordente.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 3 Melhores Grampos Sargento com Mola

Para aqueles que buscam um grampo para apoiar peças de forma prática e rápida, esse ranking com certeza irá ajudar. Aqui classificamos os 3 melhores grampos sargento com mola do mercado. Acompanhe para conferir a nossa seleção!
Organizar por popularidade
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
1

VONDER

Grampo com Mola Vonder GM 6"

VONDER Grampo com Mola Vonder GM 6" 1

R$ 22,71

Lev. alto

O Melhor Grampo com Mola do Mercado

2

WORKER

Grampo Multiuso 6"

WORKER Grampo Multiuso 6" 1

R$ 19,99

Médio

Um Bom Modelo para Aumentar a Coleção

3

IRWIN

Grampo Multiuso Quick Grip Irwin 3"

IRWIN Grampo Multiuso Quick Grip Irwin 3" 1

R$ 16,18

Lev. baixo

O Grampo com Mola Ideal para Peças Pequenas

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

VONDERGrampo com Mola Vonder GM 6"

Grampo com Mola Vonder GM 6" 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 22,71
Lev. alto
A Partir de:
R$ 22,71
Lev. alto

O Melhor Grampo com Mola do Mercado

Quando se trata de ferramentas, a Vonder é um das marcas que dispensa apresentações, isso porque entrega produtos de excelente qualidade, e esse grampo multiuso da marca é um grande exemplo disso. Com design extremamente elegante, o modelo é atualmente um dos melhores disponíveis no mercado.


Seu corpo é fabricado em plástico ABS, possuindo grande resistência a impactos e ao calor. Como de costume nos produtos da Vonder, o acabamento desse grampo é impecável, com encaixes perfeitos, o que garante uma excelente durabilidade e também uma boa aparência!

Este ranking foi útil para você?
No.2

WORKERGrampo Multiuso 6"

A Partir de:
R$ 19,99
Médio
A Partir de:
R$ 19,99
Médio

Um Bom Modelo para Aumentar a Coleção

Presente no mercado desde 1999, a Worker traz um grampo com mola de excelente custo-benefício., ideal para complementar a coleção de grampos em sua oficina. Contando com mordentes plásticos e mola de grande pressão, o modelo pode aguentar mesmo os serviços mais pesados.


Mesmo sendo construído em plástico, o cabo possui design texturizado para melhorar a pegada no grampo durante o uso, É importante ressaltar, entretanto, que por funcionar com uma mola tão forte, deve-se fazer o posicionamento com cuidado para evitar danos ao grampo. 

No.3

IRWINGrampo Multiuso Quick Grip Irwin 3"

A Partir de:
R$ 16,18
Lev. baixo

O Grampo com Mola Ideal para Peças Pequenas

Disponível em um tamanho máximo de três polegadas, esse grampo é ideal para trabalhar peças pequenas, dando o aperto necessário de forma prática. Por ter um tamanho reduzido e corpo plástico, é extremamente leve, não tirando o equilíbrio da peça durante a sua fixação.


Outro diferencial desse modelo são seus mordentes plásticos móveis, que se prendem facilmente mesmo em superfícies irregulares. Apesar de muito bem construído, por somente estar disponível em tamanhos pequenos, é restrito a serviços mais básicos e a trabalhos com peças menores, não suportando peso.

Perguntas Frequentes sobre Grampos Sargento

Perguntas Frequentes sobre Grampos Sargento

Muitas pessoas têm dúvidas de como usar o grampo sargento em algumas situações. Por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para o marceneiro André Oliveira. Confira a seguir.

Qual a Importância dos Grampos na Marcenaria?

A marcenaria lida com a fabricação de móveis, pequenos ou grandes, encaixes e uniões de peças em madeira formando um conjunto de peças e assim, criando o móvel propriamente dito.

Essas junções na imensa maioria das vezes é feita com o uso de cola e parafusos ou cola e pregos, esse procedimento leva algum tempo para secagem e precisam estar em total união prensadas enquanto secam.

Para que esse processo seja perfeitamente concluído é necessário o auxílio dos grampos. Fixação de peças de madeira a serem trabalhadas com mais segurança, prender gabaritos, peças que deverão ficar totalmente fixas para serem furadas ou cortadas e tantos outros exemplos requerem o uso do grampo.

Enfim, o grampo é uma das ferramentas mais importantes e usadas da marcenaria seja para iniciantes, hobby ou profissional.

Grampos Sargento Servem Somente para Marcenaria?

O uso dos grampos é mais popularmente voltado para a marcenaria, mas seu uso não se limita apenas a essa área, é muito comum, por exemplo, usarmos grampo para fixar uma chapa de metal sobre uma mesa para ser cortada com mais segurança.

Na construção civil pode-se usar o grampo ou sargento dependendo da necessidade para manter formas de madeira que receberão concreto unidas até a secagem completa.

São inúmeras as funções em que podemos usar o grampo além da marcenaria. Há possibilidades e opções diversas dependendo da necessidade e da criatividade, para tudo que for preciso manter fixado com firmeza o grampo será capaz de auxiliar.

Qual Tipo de Grampo É o mais Usado ?

Existem os grampos C, os grampos F, existem os grampos com mola que são menores e mais práticos e os grampos de aperto rápido, como o nome já diz, possuem a função de serem rápidos, acionados através de um gatilho.

Atualmente, os de aperto rápido estão em alta devido a sua praticidade e rapidez, mas isso não significa que os grampos C e os grampos F tenham perdido espaço, pois tudo vai depender do tamanho do projeto.

Por exemplo, mesas com tampos compridos ou portas que precisem ser prensadas até que a cola seque, vão requerer grampos F maiores ou mesmo sargentos.

Peças menores podem pedir um grampo C ou um de aperto rápido pode dar conta com facilidade e, para peças que não exijam demasiada pressão, pode ser usado grampo de mola. Então, concluímos que é relativo, pois cada profissional tem sua preferência dependendo do tipo de projeto que vai executar.

Confira Outras Ferramentas de Marcenaria

Para trabalhar com máxima eficiência e conforto, é sempre bom ter as melhores ferramentas para cada situação, certo? Por isso, selecionamos outros produtos que podem ser essenciais. Confira a seguir os artigos da mybest com os melhores serrotes, lixadeiras de cinta e furadeiras do mercado!

Conclusão

Os grampos sargento são indispensáveis em uma oficina, por isso é importante sempre escolher os melhores modelos, lembrando de se atentar ao tamanho e material do produto. É também válido lembrar que, às vezes, o investimento em produtos um pouco mais caros acabam valendo a pena pela durabilidade.


Esperamos que nossas dicas tenham lhe ajudado a entender como escolher o melhor grampo sargento. Agora chegou a hora de decidir qual você vai levar para casa! Além disso, se esse artigo lhe ajudou de alguma forma, não se esqueça de compartilhar com alguém que também pode gostar!


Redação: Afonso Barros / Revisão: Guilherme Nunes

Top 3 Melhores Grampos Sargento

1º lugar: VONDERGrampo com Mola Vonder GM 6"

2º lugar: WORKERGrampo Multiuso 6"

3º lugar: IRWINGrampo Multiuso Quick Grip Irwin 3"

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Construção e Reforma
  3. Materiais de Construção
  4. Top 14 Melhores Grampos Sargento em 2024 (Tipo C, de Aperto Rápido e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.