mybest
Tupias

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Construção e Reforma
  3. Ferramentas
  4. Top 10 Melhores Tupias de Coluna em 2024 (Makita, Bosch e mais)
  • Top 10 Melhores Tupias de Coluna em 2024 (Makita, Bosch e mais) 1
  • Top 10 Melhores Tupias de Coluna em 2024 (Makita, Bosch e mais) 2
  • Top 10 Melhores Tupias de Coluna em 2024 (Makita, Bosch e mais) 3
  • Top 10 Melhores Tupias de Coluna em 2024 (Makita, Bosch e mais) 4
  • Top 10 Melhores Tupias de Coluna em 2024 (Makita, Bosch e mais) 5

Top 10 Melhores Tupias de Coluna em 2024 (Makita, Bosch e mais)

Tupias de coluna são ferramentas extremamente versáteis para trabalhar com madeira e, quando utilizadas com as fresas certas, podem ser o diferencial entre um serviço amador e um profissional. Com elas, podemos fazer recortes precisos e desenhos até mesmo nas peças de madeira mais grossas.


Atualmente, existem modelos de várias marcas, como Makita, Bosch e Vonder, então para facilitar sua decisão, separamos algumas dicas que devem ser consideradas ao escolher a sua tupia de coluna. Além disso, montamos um ranking com as 10 melhores tupias de coluna do mercado. Acompanhe!

Atualizado em 14/07/2023
Bernardo Costa
Supervisão
Marceneiro e Serralheiro
Bernardo Costa

Bernardo tem 5 anos de experiência produzindo móveis com design industrial customizado voltados à economia e otimização de espaço. Iniciou o projeto "Meu Marido Marceneiro" como um hobby de fim de semana, mas rapidamente se transformou em profissão, agregando em seu trabalho além da marcenaria, a disciplina da serralheria. Conheça mais sobre os serviços do Bernardo no Instagram, YouTube, Facebook e no seu site.

Perfil de Bernardo Costa
Continue lendo
Guilherme Nunes
Revisão
Revisor
Guilherme Nunes

Trabalho há quase 2 anos na mybest produzindo, revisando e atualizando artigos de conteúdos diversos. Sou apaixonado por muitos temas e na mybest consigo ampliar meus conhecimentos ao ir atrás de informações de qualidade para o leitor. Gosto da ideia de que nossos leitores são capazes de fazer as melhores escolhas! Na mybest, já contribui com mais de 260 artigos e isso me fez aprender muito sobre diferentes tipos de produtos. Como sou formado em Letras, tenho também um olhar ainda mais atento a assuntos que envolvem cultura, como livros, filmes, séries e jogos.

Perfil de Guilherme Nunes
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

O que é uma Tupia de Coluna?

O que é uma Tupia de Coluna?

Antes de comprar uma tupia de coluna, é importante entender melhor o que é essa ferramenta e para que ela serve. Em resumo, tupias são ferramentas robustas voltadas ao trabalho com madeira. Trabalham com um eixo giratório ao qual podem ser acopladas vários tipos de lâminas, denominadas fresas.


Com uma tupia é possível fazer desenhos e recortes específicos tanto no centro da madeira, como em suas bordas. É uma excelente ferramenta para trabalhar detalhes em diferentes tipos de projetos, garantindo um acabamento profissional com máxima agilidade, como somente uma máquina pode fazer.


Além da tupia de coluna, há também a tupia laminadora, que tem menor potência e é indicada para trabalhos mais leves em madeiras macias, por exemplo. Contudo, nesse artigo trataremos exclusivamente sobre as tupias de coluna, que são mais comuns, garantem maior precisão e podem ser usadas em madeiras mais duras.

Bernardo Costa
Marceneiro e Serralheiro
Bernardo Costa

Em regras gerais, tupias de coluna substituem tupias laminadoras, mas tupias laminadoras não substituem tupias de coluna. Por exemplo, fazer usinagens mais detalhadas em formas geométricas com uma tupia laminadora é algo bem complicado.


Nesses casos é melhor utilizar a tupia de coluna, com a qual é possível controlar com mais facilidade a profundidade do corte da fresa.


Contudo, algumas marcas como Bosch e Makita têm em seus catálogos, modelos híbridos, ou seja, tupias que atendem tanto à finalidade de coluna quanto laminadora. São equipamentos que você apenas troca a base e já tem uma ferramenta diferente em mãos.


Essa é uma opção para você que está começando e que não sabe bem ainda que tipo de trabalho vai encarar, pois, comprar de cara duas máquinas caras pode ser arriscado.

Como Escolher a Melhor Tupia de Coluna

Escolher a melhor tupia de coluna pode ser um pouco difícil, visto que características como a potência da ferramenta, sua velocidade e o tamanho das pinças devem ser observadas. Por isso, separamos aqui os principais fatores a serem considerados no momento da compra, assim você fará a melhor escolha. Confira!

1

Escolha o Modelo de Acordo com a Potência

Escolha o Modelo de Acordo com a Potência

A potência é uma das características mais importantes de uma tupia de coluna, isso porque ela é o que determina a força empregada pela ferramenta. Essa característica é medida em Watts (W) e quanto maior o valor atribuído, mais potente é a ferramenta.


Normalmente, a potência as tupias de coluna vai de 1100 até mais de 2100 W. Porém, nem sempre as ferramentas de maior potência são as mais indicadas, já que esse fator torna o equipamento mais caro. Se você faz um uso apenas leve e ocasional, os modelos de menor potência irão te atender com tranquilidade.

2

Verifique a Velocidade de Rotação e Prefira Tupias de Coluna com Seletor

Verifique a Velocidade de Rotação e Prefira Tupias de Coluna com Seletor

Outra importante característica é a velocidade de operação, medida em rotações por minuto (RPM), que irá garantir um acabamento de mais qualidade. Geralmente, quanto mais rotações a fresa der, melhor ficará o resultado, mas há exceções. Esse valor costuma ir de cerca 22000 a 32000 RPM nas tupias de coluna.


Não podemos generalizar quando falamos da velocidade do aparelho, pois haverá uma velocidade ideal de operação para cada tamanho de fresa. Fresas de diâmetro menor poderão trabalhar em altas velocidades, enquanto as fresas maiores deverão ser trabalhadas em menores velocidades.


Trabalhar com fresas grandes em altas velocidades pode danificar a madeira fresada, prejudicando o resultado do projeto. Sendo assim, se você pretende trabalhar com projetos maiores, o ideal é comprar uma tupia com seletor de velocidade, assim você garante máxima precisão na execução do serviço.

3

Guias de Corte Podem Facilitar Muito o Trabalho

Guias de Corte Podem Facilitar Muito o Trabalho

É comum que as tupias venham acompanhadas de guias de corte, acessórios projetados para garantir máxima precisão durante o manuseio da ferramenta. Existem diversos tipos de guias com as mais diversas funções, como para cortes específicos ou até mesmo para delimitar a profundidade de corte.


As guias de corte facilitam muito a vida dos usuários, existindo guias para todos os tipos de tupias. Muitos modelos já acompanham algumas guias mais comuns, como a de corte paralelo e a guia copiadora, mas pode ser interessante pesquisar opções de guias para outras funções e estilos de corte.

4

Atente-se à Profundidade de Corte do Modelo Escolhido

Atente-se à Profundidade de Corte do Modelo Escolhido

Uma característica muito importante dessa ferramenta é a profundidade máxima de corte, já que isso aumenta as possibilidades de uso pelo usuário. A profundidade específica pode ser fixa com os limitadores de profundidade no corpo da ferramenta, que funcionam como guias de corte.


As tupias de coluna permitem cortes muito profundos, variando de 55 a 76 mm a depender do modelo. A profundidade pode ser determinada através de marcações milimétricas desenhadas no corpo da ferramenta. Bem prático e funcional, não é?

5

Algumas Tupias de Coluna Suportam Pinças de Até 12,7 mm

Algumas Tupias de Coluna Suportam Pinças de Até 12,7 mm

As pinças são pequenas peças metálicas que servem para acoplar as fresas à tupia. A depender do tamanho da fresa, o diâmetro da base pode ser diferente e incompatível com alguns modelos de tupia. É bom sempre verificar no site do fabricante as pinças do modelo e seus tamanhos.


De uma maneira geral, as tupias de coluna conseguem trabalhar com fresas de 6 mm, 6,35 mm, 8 mm e, em alguns casos, até de 12,7 mm (1/2"). Modelos trabalham com todas ou quase todas as medidas podem ser interessantes para garantir uma maior compatibilidade.

6

Tupias de Até 3 kg São Melhores para Trabalhar Detalhes

Tupias de Até 3 kg São Melhores para Trabalhar Detalhes

Existem tupias de diversos pesos e tamanhos, com algumas com cerca de 2 kg e outras ultrapassando os 6 kg. Para muitos trabalhos, essas tupias mais robustas e potentes servirão muito bem, mas, quando precisamos trabalhar de maneira mais cuidadosa e verificando a todo tempo o que está sendo feito, modelos mais leves serão ideais.


Com aparelhos leves, de até 3 kg, é possível trabalhar com mais mobilidade, facilitando a execução de detalhes em peças delicadas. Apesar de não ser uma característica que irá atrapalhar na operação em si, trabalhar com uma tupia pesada pode não ser ideal para projetos delicados, onde é necessário movimentar muito a ferramenta.

7

Prefira Comprar Fresas Separadamente

Prefira Comprar Fresas Separadamente

Sem dúvidas, as fresas são os acessórios mais importantes de uma tupia de coluna, já que são elas que garantem os cortes com os padrões desejados. Alguns modelos de tupia já incluem, como um extra, algumas fresas simples na embalagem, mas na maioria das vezes será necessário fazer a aquisição à parte.


Existem muitos anúncios online de kits de fresas com diferentes padrões. Entretanto, esses kits costumam trazer peças frágeis, que perdem o fio rapidamente e até mesmo acabam quebrando durante o uso. Sendo assim, o ideal é fazer a aquisição de modelos específicos de fresas avulsas com um fabricante de confiança.

8

Certas Funcionalidades Extras Podem Facilitar no Cotidiano

Certas Funcionalidades Extras Podem Facilitar no Cotidiano
Tupias são ferramentas que podem ser perigosas e exigem atenção e cuidado durante o manuseio. Por isso, alguns modelos contam com funcionalidades extras, que podem aumentar a precisão e a segurança do usuário durante a execução do trabalho. Confira as funcionalidades mais comuns:

  • Iluminação LED: para facilitar a visualização da área fresada, alguns modelos contam com a presença de iluminação com lâmpadas de LED. 
  • Freio instantâneo: voltado principalmente para a segurança, alguns modelos contam com sistema de freio instantâneo, evitando acidentes no local de trabalho. A rotação da ferramenta para automaticamente quando o usuário a desliga.
  • Partida suave: perfeita para aumentar a qualidade dos cortes, essa funcionalidade garante um arranque mais gradual na hora de começar a trabalhar a peça. 
  • Adaptador para aspirador de pó: entrada que permite o usuário adaptar um aspirador de pó, bastante útil para melhorar a visualização dos cortes.

Essas funcionalidades podem ser um grande diferencial para aqueles que não sentem tanta segurança em trabalhar com ferramentas potentes como as tupias. Além disso, a iluminação LED pode também ajudar bastante as pessoas que não tenham uma visão tão boa ou que trabalhem em locais mais escuros.

Bernardo Costa
Marceneiro e Serralheiro
Bernardo Costa

Algumas marcas disponibilizam modelos de laminadoras à bateria, o que representa uma grande vantagem, pois a ausência do fio confere muito mais mobilidade e praticidade.


Uso muito minha tupia para fazer tampo de mesa redonda. Mas, o fio sempre enrosca no gabarito de corte, o que é bem inconveniente, uma tupia à bateria resolveria esse problema!

9

Atente-se à Voltagem do Modelo Escolhido

Atente-se à Voltagem do Modelo Escolhido

Ao comprar pela internet, muitas vezes não nos atentamos à voltagem dos produtos comprados. Isso porque, em lojas físicas, é comum que os estoques já correspondam com o padrão da região. Sendo assim, é muito importante se certificar de ter selecionado a voltagem correta, de 110 ou 220 V, antes de fechar a compra.


Principalmente quando falamos de ferramentas elétricas, utilizar um modelo de voltagem errada pode não somente reduzir o desempenho, como também ocasionar a queima do aparelho. Além disso, esse tipo de problema é considerado mal uso da ferramenta e não costuma ser coberto pelas garantias.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Tupias de Coluna

Se você procura uma tupia para madeira mais dura e projetos detalhados, então esse ranking poderá te ajudar. Aqui classificamos as 10 melhores tupias de coluna do mercado, informando o diferencial de cada uma delas. Confira!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Potência
Velocidade
Seletor de Velocidade
Profundidade de Corte
Guias de Corte
Peso
Recursos Extras
Acessórios
Bivolt
1

BOSCH

Tupia de Coluna Bosch (220 V)GOF 1600 CE

BOSCH Tupia de Coluna Bosch (220 V) 1

R$ 2.743,00

Lev. alto

A Melhor Tupia de Coluna para Todos os Usos

1600 W

10000 a 25000 RPM

76 mm

Não informado

5,8 kg

Iluminação de LED e adaptador para aspirador de pó

1 Guia Paralelo, 1 Pinça de 12 mm, fresas ¼", 6 mm e ½", 1 Chave Sextavada.

2

SKIL

Tupia de Coluna Skil1831

SKIL Tupia de Coluna Skil 1

R$ 689,90

Médio

A Tupia de Coluna Ideal para Bricolagem

1100 W

0 a 28000 RPM

55 mm

Paralela, circular e copiadora

2,1 kg

Não informado

6 fresas, 3 pinças, 1 guia paralelo, 1 guia circular, 1 copiador e 1 adaptador para aspirador de pó

3

STANLEY

Tupia de Coluna StanleySRR1200

STANLEY Tupia de Coluna Stanley 1

R$ 671,58

Médio

Tupia de Coluna com Ótimo Custo-Benefício

1200 W

8000 a 27000 RPM

Não informado

Paralela

3,1 kg

Punhos com superfície de agarre anti-deslizante de borracha

Kit com 6 fresas e tubo de extração de pó

4

MAKITA

Tupia de Coluna MakitaRP2301FC

MAKITA Tupia de Coluna Makita 1

R$ 2.942,05

Lev. alto

Modelo de Potência Excepcional

1650 W (127V) / 2100 W (220V)

9000 a 22000 RPM

70 mm

Reta

6,1 kg

Iluminação LED, freio instantâneo, partida suave e adaptador de aspirador de pó

Não informado

5

GAMMA

Tupia de Coluna GammaG1965

GAMMA Tupia de Coluna Gamma 1

R$ 440,99

Lev. baixo

Tupia de Coluna com Excelente Custo-Benefício

1200 W

11000 a 30000 RPM

Não informado

Paralela e copiadora

4 kg

Adaptador para aspirador de pó

Pinça de 6 e 8mm, guia de corte paralela com copiador e chave de aperto

6

VONDER

Tupia de Coluna Vonder (220 V)TLV 1200

VONDER Tupia de Coluna Vonder (220 V) 1

R$ 606,00

Médio

Versátil e com Ótimo Preço

1200 W

11500 a 32000 RPM

Não informado

Paralela e copiadora

4,9 kg

Adaptador para aspirador de pó

1 pinça 6 mm, 1 pinça 8 mm, 1 pinça 1/4", 1 guia de corte paralela, 1 copiador e 1 chave de aperto

7

EINHELL

Tupia de Coluna Einhell (220 V)TC-RO 1155 E

EINHELL Tupia de Coluna Einhell (220 V) 1

R$ 670,94

Médio

Confiável e com Boa Velocidade

1100 W

11000 a 30000 RPM

55 mm

Paralela

3 kg

Adaptador para aspirador de pó

Guia paralela, chave de aperto, pinças para fresas de 6 mm e 8 mm e guarda de proteção plástica

8

DEWALT

Tupia de Coluna DeWALT (220 V)DW621-B2/BR

DEWALT Tupia de Coluna DeWALT (220 V) 1

R$ 3.123,96

Lev. alto

Uma Tupia de Coluna Leve para Usuários Exigentes

1100 W

8000 a 24000 RPM

55 mm

Paralela e de nível

3,1 kg

Iluminação de LED e adaptador para aspirador de pó

1 guia paralela, 2 hastes, chave fixa 17/10 mm, guia de nível, adaptador para aspiração e 1 tampa

9

DWT

Tupia de Coluna DWT

DWT Tupia de Coluna DWT 1

R$ 588,62

Lev. baixo

Com Ótima Velocidade Acessórios Variados

1200 W

11500 a 32000 RPM

Não informado

Paralela e copiadora

Não informado

Adaptador para aspirador de pó

Não informado

10

NAKASAKI

Tupia Nakasaki

NAKASAKI Tupia Nakasaki 1

R$ 429,00

Lev. baixo

Tupia de Coluna Barata e Simples, mas de Qualidade

1600 W

6000 a 23000 RPM

65 mm

Paralela e copiadora

4,3 kg

Não informado

Não informado

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

BOSCHTupia de Coluna Bosch (220 V)GOF 1600 CE

Tupia de Coluna Bosch (220 V) 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 2.743,00
Lev. alto
A Partir de:
R$ 2.743,00
Lev. alto

A Melhor Tupia de Coluna para Todos os Usos

Com uma das maiores amplitudes de velocidade entre os aparelhos de sua faixa de potência, essa tupia Bosch é uma das melhores tupias de coluna disponíveis. Com tantas velocidades, ela permite o uso de fresas de todos os tamanhos, sendo uma das únicas que vem com a opção de pinças de 12,7 mm (1/2").


Com partida suave, chamada de Soft Start pela marca, é ótima para trabalhos de alta qualidade. Além disso, para maior precisão, possui sistema de ajuste microfino de profundidade. Nos links que indicamos, esse modelo está disponível na versão de 220 V!


Ficou interessado nessa tupia, mas ainda não tem certeza se é a melhor opção para você? Confira os comentários de clientes no link da Amazon indicado aqui. Muitos compradores asseguram quer esse produto é potente, robusto, fácil de manusear e com ótimo acabamento!

Potência1600 W
Velocidade10000 a 25000 RPM
Seletor de Velocidade
Profundidade de Corte76 mm
Guias de CorteNão informado
Peso5,8 kg
Recursos ExtrasIluminação de LED e adaptador para aspirador de pó
Acessórios1 Guia Paralelo, 1 Pinça de 12 mm, fresas ¼", 6 mm e ½", 1 Chave Sextavada.
Bivolt
Este ranking foi útil para você?
No.2

SKILTupia de Coluna Skil1831

A Partir de:
R$ 689,90
Médio

A Tupia de Coluna Ideal para Bricolagem

Com design compacto e já acompanhando 6 fresas em sua maleta de transporte, a Skil 1831 é a tupia ideal para o hobbista que faz trabalhos eventuais de bricolagem. Isso porque tem potência um pouco mais baixa que modelos mais avançados, mas isso é acompanhado de um preço mais acessível. 


Quem comprou esse modelo não se arrependeu. Nos sites de vendas, é possível conferir muitos comentários de compradores dizendo que tupia de coluna Skil 1831 é versátil, potente e tem ótimo custo-benefício para uso por hobby.


Vale lembrar que essa tupia de coluna é totalmente rolamentada, o que também facilita o uso por usuários inexperientes. O modelo está disponível em versões 127 ou 220 V. Clique nos links e escolha a opção compatível com a tensão da sua localidade.

Potência1100 W
Velocidade0 a 28000 RPM
Seletor de Velocidade
Profundidade de Corte55 mm
Guias de CorteParalela, circular e copiadora
Peso2,1 kg
Recursos ExtrasNão informado
Acessórios6 fresas, 3 pinças, 1 guia paralelo, 1 guia circular, 1 copiador e 1 adaptador para aspirador de pó
Bivolt
No.3

STANLEYTupia de Coluna StanleySRR1200

A Partir de:
R$ 671,58
Médio

Tupia de Coluna com Ótimo Custo-Benefício

Com um preço bem abaixo da média, e uma excelente potência de 1200 W, a Stanley SRR1200 é outra tupia de coluna com ótimo custo-benefício. Essa tupia é ideal não apenas para novatos, mas também para marceneiros experientes que ainda não podem investir em uma ferramenta mais cara.


De acordo com a marca, conta com 3 níveis de profundidade ajustáveis para maior agilidade no trabalho, além de um controle de microajuste caso queira maior precisão. Está disponível em 127 e 220 V nos links indicados aqui.


Essa tupia de coluna já recebeu inúmeras avaliações positivas de compradores nos e-commerces, como a Amazon. Por lá, muitos clientes afirmam que o produto é de excelente qualidade e realmente tem ótima potência. Clique nos links e confira!

Potência1200 W
Velocidade8000 a 27000 RPM
Seletor de Velocidade
Profundidade de CorteNão informado
Guias de CorteParalela
Peso3,1 kg
Recursos ExtrasPunhos com superfície de agarre anti-deslizante de borracha
AcessóriosKit com 6 fresas e tubo de extração de pó
Bivolt
No.4

MAKITATupia de Coluna MakitaRP2301FC

A Partir de:
R$ 2.942,05
Lev. alto

Modelo de Potência Excepcional

Chegando a 2100 W de potência na versão 220V, essa tupia Makita é uma das mais potentes do mercado. Por isso, é ideal para os mais diversos tipos de trabalhos, sendo perfeita para integrar qualquer oficina. O modelo conta com iluminação de LED para facilitar na visualização do corte e ainda possui adaptador de aspirador de pó.


Além disso, esse equipamento tem freio instantâneo para maior segurança durante os trabalhos. Não tem como errar com a compra desse produto! O modelo é fabricado em 127 e 220 V. Confira nos links acima as 2 versões e adquira já a sua!


Ficou na dúvida? Confira os comentários de compradores brasileiros e estrangeiros na Amazon. Muitos fazem questão de assegurar que esse é um produto de qualidade superior, além de realmente muito potente. Por isso, apesar do preço alto, vale a pena para quem pode investir.

Potência1650 W (127V) / 2100 W (220V)
Velocidade9000 a 22000 RPM
Seletor de Velocidade
Profundidade de Corte70 mm
Guias de CorteReta
Peso6,1 kg
Recursos ExtrasIluminação LED, freio instantâneo, partida suave e adaptador de aspirador de pó
AcessóriosNão informado
Bivolt
No.5

GAMMATupia de Coluna GammaG1965

A Partir de:
R$ 440,99
Lev. baixo

Tupia de Coluna com Excelente Custo-Benefício

Esse certamente e um dos modelos de tupia de coluna mais baratos que você vai encontrar no mercado. Mas não pense que isso é sinônimo de má qualidade, pois a tupia Gamma é muito vendida e bem avaliada pelos usuários nos sites de vendas.


Na Amazon, por exemplo, a maioria dos compradores ressalta o custo-benefício do produto e há quem diga que ele vale cada centavo.  A eficiência dessa tupia de coluna também é elogiada pelos clientes, assim como a variedade de acessórios.


Com potência de 1200 W, essa não é das ferramentas mais robustas e potentes que você vai encontrar, mas vale muito a pena para quem está começando ou faz uso ocasional por hobby, por exemplo. Ela está disponível em 110 e 220 V.

Potência1200 W
Velocidade11000 a 30000 RPM
Seletor de Velocidade
Profundidade de CorteNão informado
Guias de CorteParalela e copiadora
Peso4 kg
Recursos ExtrasAdaptador para aspirador de pó
AcessóriosPinça de 6 e 8mm, guia de corte paralela com copiador e chave de aperto
Bivolt
No.6

VONDERTupia de Coluna Vonder (220 V)TLV 1200

A Partir de:
R$ 606,00
Médio

Versátil e com Ótimo Preço

Essa é mais uma tupia que vale muito a pena pelo custo-benefício. Seu preço não é alto, sendo que ela possui 1200 W de potência e chega até 32000 RPM. Além disso, conta com o recurso da velocidade variável para maior versatilidade na realização dos serviços.


O peso de 4,9 kg pode ser uma desvantagem, considerando que há tupias de coluna mais leves com potência igual e até maior do que essa. Por outro lado, o modelo tem vantagens como a variedade de pinças, que podem ser de 6, 6,35 e 8 mm.


Outro ponto interessante é a presença do adaptador para aspirador de pó, o que permite tornar o serviço mais prático e limpo. Ele também vem com guias paralela e copiadora. Clique em um dos links para adquirir a tupia Vonder TLV 1200!

Potência1200 W
Velocidade11500 a 32000 RPM
Seletor de Velocidade
Profundidade de CorteNão informado
Guias de CorteParalela e copiadora
Peso4,9 kg
Recursos ExtrasAdaptador para aspirador de pó
Acessórios1 pinça 6 mm, 1 pinça 8 mm, 1 pinça 1/4", 1 guia de corte paralela, 1 copiador e 1 chave de aperto
Bivolt
No.7

EINHELLTupia de Coluna Einhell (220 V)TC-RO 1155 E

A Partir de:
R$ 670,94
Médio

Confiável e com Boa Velocidade

A Einhell é uma empresa alemã com mais de 50 anos de tradição na fabricação de ferramentas dos mais variados tipos. Nessa tupia de coluna, a marca investiu em um modelo com potência básica de 1100 W, mas que chega a uma ótima velocidade de 30000 RPM.


Um diferencial desse modelo é que ele é leve, pesando apenas 3 kg. Com isso, facilita no trabalho com detalhes e também acaba sendo mais confortável no manuseio do que os modelos mais pesados. A profundidade de corte chega a 55 mm, o que não é excepcional, mas é o suficiente para muitos trabalhos.


Nos sites de vendas, muitos clientes elogiam a tupia de coluna Einhell TC-RO 1155 E por ser robusta, bonita e cumprir o que promete. Contudo, alguns relatam que a trava de aperto das fresas é frágil e pouco prática, então fique atento a isso.

Potência1100 W
Velocidade11000 a 30000 RPM
Seletor de Velocidade
Profundidade de Corte55 mm
Guias de CorteParalela
Peso3 kg
Recursos ExtrasAdaptador para aspirador de pó
AcessóriosGuia paralela, chave de aperto, pinças para fresas de 6 mm e 8 mm e guarda de proteção plástica
Bivolt
No.8

DEWALTTupia de Coluna DeWALT (220 V)DW621-B2/BR

A Partir de:
R$ 3.123,96
Lev. alto
A Partir de:
R$ 3.123,96
Lev. alto

Uma Tupia de Coluna Leve para Usuários Exigentes

Essa tupia de DeWALT está entre as melhores do mercado brasileiro. Com tecnologias que garantem rotação constante durante a operação do equipamento, essa tupia agrada os hobbistas mais exigentes que fazem questão de ter uma máquina com qualidade e potência em suas mãos. 


A marca informa que a tupia possui motor com arranque progressivo e ainda vem com adaptador para aspirador de pó. Bem completa, não é mesmo? O modelo é produzido em 127 e 220 V, mas nos links indicados aqui você encontra a versão de 220 V.


Esse é um modelo bem mais caro do que a média, o que acaba sendo uma desvantagem. Contudo, quem comprou a tupia de coluna DeWALT DW621 garante que ela é precisa, bem acabada, confortável de manusear e possui partida bem suave.

Potência1100 W
Velocidade8000 a 24000 RPM
Seletor de Velocidade
Profundidade de Corte55 mm
Guias de CorteParalela e de nível
Peso3,1 kg
Recursos ExtrasIluminação de LED e adaptador para aspirador de pó
Acessórios1 guia paralela, 2 hastes, chave fixa 17/10 mm, guia de nível, adaptador para aspiração e 1 tampa
Bivolt
No.9

DWTTupia de Coluna DWT

A Partir de:
R$ 588,62
Lev. baixo

Com Ótima Velocidade Acessórios Variados

Apesar de não ser uma tupia de coluna tão popular, esse modelo da DWT tem boa qualidade e diferenciais interessantes. Um deles é a velocidade que o equipamento alcança, chegando a 32000 RPM, o que é bastante para um modelo com 1200 W de potência.


Outra vantagem é que, mesmo sendo um modelo barato, ele conta com seletor de velocidade, permitindo maior versatilidade para diferentes tipos de trabalho. Além disso, funciona com pinças de 6, 6,35 e 8 mm, tendo boa compatibilidade.


O modelo está disponível em 110 e 220 V e ainda vem com adaptador para aspirador de pó e guias paralela e copiadora para facilitar o serviço. O ponto negativo é que a marca não informa alguns aspectos importantes, como o peso e a profundidade de corte dessa tupia de coluna.

Potência1200 W
Velocidade11500 a 32000 RPM
Seletor de Velocidade
Profundidade de CorteNão informado
Guias de CorteParalela e copiadora
PesoNão informado
Recursos ExtrasAdaptador para aspirador de pó
AcessóriosNão informado
Bivolt
No.10

NAKASAKITupia Nakasaki

A Partir de:
R$ 429,00
Lev. baixo

Tupia de Coluna Barata e Simples, mas de Qualidade

Segundo reviews disponíveis no Youtube, a tupia Nakasaki é uma máquina barata e relativamente simples, mas surpreende pela qualidade. Ela tem peças internas robustas, uma boa potência de 1600 W e trabalha com pinças de 6, 8 e 12 mm, garantindo uma boa compatibilidade.


As desvantagens, ainda de acordo com reviews, são o seu interruptor de liga/desliga e o próprio acabamento, que parecem ser frágeis. Outro ponto é que o modelo não possui seletor de velocidade, o que acaba limitando o trabalho a uma velocidade única. Uma dica para contornar isso é utilizar um dimmer.


Com 4,3 kg, essa não é uma tupia para madeira tão leve, mas ainda assim fica em uma boa média para essa faixa de potência. Ela acompanha guias paralela e copiadora, além de pinças de 8 e 12 mm. O modelo está disponível para compra em 110 ou 220 V no links indicados.


Não foi possível encontrar os dados técnicos do produto no site da marca. Por isso, preenchemos a tabela de especificações com base nas informações dos sites de vendas.

Potência1600 W
Velocidade6000 a 23000 RPM
Seletor de Velocidade
Profundidade de Corte65 mm
Guias de CorteParalela e copiadora
Peso4,3 kg
Recursos ExtrasNão informado
AcessóriosNão informado
Bivolt

Perguntas Frequentes sobre Tupias de Coluna

Perguntas Frequentes sobre Tupias de Coluna

Muitas pessoas têm dúvidas de como usar a tupia em algumas situações. Por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para o marceneiro Bernardo Costa. Confira a seguir.

Quais Tipos de Fresas para Tupia Você Acha Essencial Ter num Kit Básico?

Bom, quando eu adquiri minha tupia, adquiri junto um kit com 10 fresas que uso até hoje, já está na hora de serem substituídas, mas duram muito se souber usar. 


Quais fresas são essenciais é muito relativo, pois depende do tipo de trabalho que você mais faz, mas eu aconselho comprar o kit mais completo que puder, pois, você já fica preparado para qualquer situação.

Como Usar Tupia de Coluna? Poderia nos Dar Algumas Dicas?

Usinar com a tupia de coluna requer certa paciência, pois é recomendado fazer passes rasos na madeira (de no máximo 5 mm de profundidade) para não cegar a fresa e não queimar a madeira. Dependendo da profundidade total que você quer atingir e o tamanho da peça, você ficará bastante tempo envolvido nesse trabalho.

Confira as Tupias Mais Vendidas na Amazon

Caso queira conferir outras opções de tupias além das indicadas por nós nos rankings acima, veja também as mais vendidas na Amazon clicando no link abaixo!

Conheça Outras Ferramentas para Trabalhar com Madeira

Tupias são excelentes para fazer acabamentos em madeira, mas para algumas outras funções elas podem não ser as ferramentas mais práticas. Serras circulares, lixadeiras e furadeiras também são essenciais para determinadas tarefas na oficina. Confira nossa seleção de ferramentas de marcenaria!

Conclusão

Agora que você leu esse artigo, deve ter percebido que não é tão difícil escolher a tupia ideal. Lembre-se sempre de verificar a potência do aparelho e de escolher de acordo com os usos pretendidos, assim é impossível se decepcionar!


Esperamos que esse texto tenha te ajudado a entender mais sobre essa ferramenta tão versátil dentro de uma oficina. Você é bem-vindo para voltar aqui sempre que quiser conferir nossas dicas! Se acredita que esse artigo pode ajudar alguém que você conhece, não hesite em compartilhar! Boas compras!


Redação: Afonso Barros / Revisão: Guilherme Nunes / Atualização: Rafael Swoboda

Top 5 Melhores Tupias de Coluna

1º lugar: BOSCHTupia de Coluna Bosch (220 V)GOF 1600 CE

2º lugar: SKILTupia de Coluna Skil1831

3º lugar: STANLEYTupia de Coluna StanleySRR1200

4º lugar: MAKITATupia de Coluna MakitaRP2301FC

5º lugar: GAMMATupia de Coluna GammaG1965

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Construção e Reforma
  3. Ferramentas
  4. Top 10 Melhores Tupias de Coluna em 2024 (Makita, Bosch e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.