mybest
Documentários

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Livros e Filmes
  3. Streaming
  4. Top 15 Melhores Documentários Globoplay em 2024
  • Top 15 Melhores Documentários Globoplay em 2024 1
  • Top 15 Melhores Documentários Globoplay em 2024 2
  • Top 15 Melhores Documentários Globoplay em 2024 3
  • Top 15 Melhores Documentários Globoplay em 2024 4
  • Top 15 Melhores Documentários Globoplay em 2024 5

Top 15 Melhores Documentários Globoplay em 2024

Documentários Globoplay chegaram para ficar. É impressionante o bom número de obras deste gênero cinematográfico que estão disponíveis na plataforma. Eles são profundos, interessantes, e muitos trazem casos que chocaram o Brasil. Ver um bom documentário é um ótimo exercício para a mente!


Eles nos fazem refletir sobre nosso papel histórico, e levantam questões que nós nem imaginávamos. O Caso Evandro, A Corrida das Vacinas e Ônibus 174 trazem histórias ótimas e estão no nosso top 15 melhores documentários Globoplay. Trouxemos também um guia de escolha excelente. Vamos lá!

Atualizado em 14/07/2023
Taylon Padilha Nizer
Revisão
Revisor
Taylon Padilha Nizer

Entre produções, revisões e atualizações, já trabalhei em mais de 100 textos na mybest. Isso me possibilitou ampliar meus conhecimentos sobre múltiplas temáticas, sempre visando assegurar ao leitor um artigo de qualidade. Sou formado em licenciatura em teatro. Minha paixão por roteiro e dramaturgia proporciona uma união entre estas distintas áreas, resultando em textos cada vez mais fluidos e cativantes.

Perfil de Taylon Padilha Nizer
Continue lendo

Índice

O Que É Documentário?

O Que É Documentário?

O documentário é, por essência, um filme de não-ficção que registra a realidade. Eles se dedicam a abordar um tema ou assunto, ou mesmo uma pessoa e contar uma história verdadeira através de um certo ângulo. E essa é uma parte importante. Todo documentário traz um ângulo especial ou desconhecido sobre um fato.


Os produtores se sentem motivados a produzir um documentário por acreditar que uma determinada história não está sendo contada completamente, ou acreditam que possam relatá-la sob um ponto de vista especial e diferente. Por isso que esse estilo cinematográfico não pode ser comparado com o jornalismo.

 

Os documentários possuem algumas características em comum. Uma delas é a presença de registros filmados, de televisão ou de outras origens. Também trazem entrevistas com as pessoas que estão envolvidas na história, além de geralmente contar com um narrador em off. E são ótimos para esclarecer muitas coisas.

Como Escolher os Melhores Documentários Globoplay

A plataforma de streaming Globoplay começou em 2015 e em apenas alguns anos já conseguiu reunir milhões de assinantes graças à grande qualidade de seu conteúdo. Mesmo assim é preciso ter alguns critérios na hora da escolha, tais como se é filme ou série, temática e muito mais. Confira a seguir.

1

Documentário em Filme ou Série? Escolha o de Sua Preferência

Para começar, existem duas maneiras de consumir esse conteúdo que fala sobre a vida real: as séries ou filmes. Ambas são ótimas escolhas, mas possuem suas particularidades. Portanto, considere isso antes de escolher o melhor documentário Globoplay. Vamos conhecer mais sobre cada tipo a seguir.

Filmes Documentários: Obras com Roteiros Mais Detalhados

Filmes Documentários: Obras com Roteiros Mais Detalhados

Se você estiver interessado em assistir um documentário, e não tem muito tempo para se dedicar a ele, o filme é uma boa opção. Apesar de sua duração ser maior que o episódio de uma série, a história começa e termina ali. Aliás, é raríssimo que os filmes documentários tenham continuações.


Uma vantagem dos filmes documentários é que neles existe um trabalho artístico mais apurado. Uma linearidade mais coesa no que é contado e assuntos mais específicos. Como o tempo é limitado, o diretor foca no essencial para passar sua mensagem. Isso torna o filme mais direto em determinado assunto.

Séries Documentais: Episódios que Permitem se Aprofundar na História

Séries Documentais: Episódios que Permitem se Aprofundar na História

Já no caso de séries, uma de suas características é que os episódios são mais curtos que um filme, o que os tornam mais fáceis de serem encaixados no seu dia a dia. Outra vantagem é a capacidade de se aprofundar mais em um determinado assunto. Com diversos episódios, exigem um tempo maior para assistir.


Então, se você está assistindo sobre um crime, por exemplo, todas as nuances daquele acontecimento serão exploradas. Também não raramente os episódios de uma série documental apresentam o assunto em ordem cronológica, o que é bom para que você não se perca. Sem dizer que elas são bem interessantes!

2

Escolha o Documentário Globoplay com a Temática Que Mais Lhe Interessar

Escolha o Documentário Globoplay com a Temática Que Mais Lhe Interessar

Os documentários Globoplay trazem uma grande variedade de temas! Assim você pode fazer sua escolha com base nos assuntos que mais gostam. Por isso, reservamos um espaço na tabela com as principais temáticas abordadas nos documentários, tais como:


  • Crimes reais;
  • Política;
  • Personalidades;
  • Humor;
  • Música;
  • Histórias de vida emocionantes;
  • Saúde;
  • Tecnologia.

Por exemplo, documentários de crimes reais são um sucesso de audiência. Afinal, são casos impactantes e envoltos em mistério, em que a obra traz um novo olhar para a história. As temáticas podem se sobrepor, como personalidades e música, ou então saúde e política. É só escolher o que mais lhe agrada!

3

Confira a Duração do Documentário Globoplay

Confira a Duração do Documentário Globoplay

Nossa rotina é apertada, não é mesmo? Mas assistir a um bom documentário ajuda a abrir nossas perspectivas, conhecer mais sobre um certo assunto, além de serem relaxantes depois de um dia cansativo. No entanto, é importante saber quanto tempo o filme ou episódiotempara encaixa-lo melhor no seu dia.


Os filmes documentários do Globoplay têm entre 1h a quase 2h de duração. Já as séries costumam ter 1 temporada com 4 a 8 episódios com duração média de 40min e 1h. Então confira seu tempo disponível antes da escolha do melhor documentário Globoplay. 

4

Prefira Documentários Globoplay que Ganharam Prêmios

Prefira Documentários Globoplay que Ganharam Prêmios

Está com dúvida de qual documentário assistir? Normal, pois os documentários Globoplay são ótimos e bem variados. Contudo, um critério pode fazer toda a diferença: as premiações da obra. Afinal, documentários premiados já foram reconhecidos por sua excelência, o que e uma boa indicação de qualidade.


Uma premiação conhecida por todo mundo é o Oscar, que possui uma categoria para "Melhor Documentário". Mas outras premiações também são importantes, como o BAFTA, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Cannes, Leo Awards, entre outros. Então, antes de assistir, confira se o filme ou série foi premiada.

5

Não Deixe de Checar a Nota do Documentário nos Sites de Avaliação

Não Deixe de Checar a Nota do Documentário nos Sites de Avaliação

Consultar sites de crítica e avaliação é bastante interessante para você que está em dúvida sobre qual é o melhor documentário Globoplay para assistir. Eles trazem novidades sobre filmes, além de avaliações do público sobre várias obras, além de críticas escritas pela audiência e profissionais.


Um dos mais famosos é o site IMDb, que começou como um grupo na internet onde as pessoas trocavam informações sobre filmes até se tornar a maior plataforma do mundo nesse estilo. No IMDb você vai encontrar críticas, fichas técnicas completas de filmes e séries, além de avaliações que vão de 0 a 10.


O Letterboxd funciona de forma semelhante e os filmes são avaliados pelo público com notas de 0 a 5. Já no Rotten Tomatoes temos o Tomatômetro, que é a porcentagem de críticas feitas por especialistas com valores de 0 a 100%

6

Confira a Classificação Etária do Documentário Globoplay

Confira a Classificação Etária do Documentário Globoplay

Alguns documentários Globoplay podem trazer cenas fortes e bem perturbadoras. Se você pretende assistir com outras pessoas, é bom ficar de olho nisso. Por exemplo, documentários de crimes reais costumam ser bem pesados e podem causar impactos emocionais fortes, especialmente em crianças.


Inclusive, a própria Globoplay sempre informa a partir de qual a idade a produção é recomendada. Temos filmes e séries com classificação indicativa de 10, 12, 14 e até 16 anos. No entanto, também trouxemos obras que possuem classificação livre, ou seja, liberada para todas as idades.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 15 Melhores Filmes Documentários Globoplay

Agora que já conhecemos os critérios de escolha, vamos para os top 15 melhores documentários Globoplay! São diversos, muito bem feitos e que nos fazem pensar. Todos com muita qualidade, e alguns foram até indicados ao prêmio máximo do cinema, o Oscar. Então vamos lá!  
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Destaque
Detalhes
Tipo
Temática
Episódios
Duração
Prêmios
Rotten Tomatoes
IMDb
Letterboxd
Classificação Etária
1

Marcos Prado

Estamira (2004)

Marcos Prado Estamira (2004) 1

O Ser Humano e o Lixo Desnudos na Tela

Filme

Histórias de vida emocionantes

1

1h 61min

19 (ACIE - Melhor documentário, Grande Prêmio Cinema Brasil, entre outros)

Sem índice

8,1/10

4,2/5

10 anos

2

Aly Muritiba e Michelle Chevrand

O Caso Evandro (2021)

Aly Muritiba e Michelle Chevrand O Caso Evandro (2021) 1

Um Caso Envolto em Mistério

Série

Crime

9

50min

Não possui

Sem índice

9,2/10

4,4/5

16 anos

3

Maite Alberdi

Agente Duplo (2020)

Maite Alberdi Agente Duplo (2020) 1

Indicado ao Oscar de 2021

Filme

Histórias de vida emocionantes

1

1h 24min

13 (Ariel Awards, Biografilm Festival e Cinema Eye Honors Awards)

95%

7,5/10

3,9/10

10 anos

4

José Padilha

Ônibus 174 (2001)

José Padilha  Ônibus 174 (2001) 1

Filme Sobre o Sequestro que Parou o Brasil

Filme

Crime

1

1h 90min

21 (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Havana Film Festival, entre outros)

96%

7,8/10

3,9/5

14 anos

5

Eduardo Coutinho

Jogo de Cena (2007)

Eduardo Coutinho Jogo de Cena (2007) 1

Mistura de Encenação e Histórias Reais

Filme

Histórias de vida emocionantes

1

1h 40min

11 (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, ACIE Awards e Granada Film Festival Cines del Sur)

Sem índice

8,4/10

4,5/10

12 anos

6

Marco Antônio Araújo

Doutor Castor (2021)

Marco Antônio Araújo Doutor Castor (2021) 1

Série Sobre Jogo do Bicho, Carnaval e Futebol

Série

Crime

4

60min

Não possui

Sem índice

8,4/10

3,9/5

12 anos

7

Raoul Peck

Eu Não Sou Seu Negro (2016)

Raoul Peck Eu Não Sou Seu Negro (2016) 1

Baseado em Obra Inacabada de James Baldwin

Filme

Política

1

1h 33min

35 (BAFTA, AARP Movies for Grownups Awards e Berlin International Film Festival)

99%

7,9/10

4,1/10

12 anos

8

Monica Almeida, Gian Carlo Bellotti e Ricardo Calil

Em Nome de Deus (2020)

Monica Almeida, Gian Carlo Bellotti e Ricardo Calil Em Nome de Deus (2020) 1

Desconstruindo um Homem Santo

Série

Crime

6

60min

Não possui

Sem índice

8,4/10

4/5

14 anos

9

Claudio Manoel, Micael Langer e Júlia Besserman

Meu Amigo Bussunda (2021)

Claudio Manoel, Micael Langer e Júlia Besserman Meu Amigo Bussunda (2021) 1

Belo Tributo a um Humorista Inesquecível

Série

Humor e personalidade

5

45min

Não possui

Sem índice

8/10

Sem índice

10 anos

10

Marcelo Canellas

Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria (2023)

Marcelo Canellas Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria (2023) 1

Documentário Sobre uma Tragédia Marcante

Série

Crimes

5

60min

Não possui

Sem índice

8,1/10

3,7/5

14 anos

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

Marcos PradoEstamira (2004)

Estamira (2004) 1
Fonte: globoplay.globo.com

O Ser Humano e o Lixo Desnudos na Tela

Estamira é uma senhora de 63 anos que possui problemas mentais e se sustenta catando lixo há 20 anos no Rio de Janeiro. O documentário passa a acompanhá-la assim que ela entra em uma clínica psiquiátrica. Devagar, conhecemos sua emocionante história de vida, personalidade e seu discurso.


Com um fluxo de pensamento por vezes incompreensível, por vezes muito lúcido, ela desnuda a si mesma e a sociedade através de ideias rebeldes e uma retórica poderosa. O documentário Estamira nos faz refletir sobre sociedade, religião e consumo, nos desvendando os olhos para realidade a nossa volta.

De acordo com as reviews do Letterboxd, Estamira é um documentário importante e que denuncia as mazelas presentes na sociedade. Além de expor condições de miséria, ele também serve para mostrar que pessoas que convivem com transtornos mentais não estão deslocadas da realidade. 

TipoFilme
TemáticaHistórias de vida emocionantes
Episódios1
Duração1h 61min
Prêmios19 (ACIE - Melhor documentário, Grande Prêmio Cinema Brasil, entre outros)
Rotten TomatoesSem índice
IMDb8,1/10
Letterboxd4,2/5
Classificação Etária10 anos
Este ranking foi útil para você?
No.2

Aly Muritiba e Michelle ChevrandO Caso Evandro (2021)

Um Caso Envolto em Mistério

Foi em 2015 que o professor universitário Ivan Mizanzuk começou a reunir documentos sobre um caso que o marcou muito durante sua infância: o desaparecimento e morte de um menino chamado Evandro no litoral do Paraná. Em 2018, no seu podcast "Anticast", ele começou a contar esta história curiosa.


Anos depois a história foi adaptada em uma série Globoplay. Esse foi um dos mais intrigantes crimes do Brasil, e envolve tortura policial, suspeita de magia negra e muito mais. Conta com relatos, entrevistas, processos judiciais em uma narrativa envolvente, que promete te surpreender até o último minuto. 

No que se refere aos aspectos técnicos de O Caso Evandro, é possível encontrar diversos elogios no Letterboxd, especialmente quanto à direção, que consegue construir, para além da história retratada, um retrato do que era o Brasil nos anos 1990, contexto no qual o crime ocorreu. 

TipoSérie
TemáticaCrime
Episódios9
Duração50min
PrêmiosNão possui
Rotten TomatoesSem índice
IMDb9,2/10
Letterboxd4,4/5
Classificação Etária16 anos
No.3

Maite AlberdiAgente Duplo (2020)

Indicado ao Oscar de 2021

Indicado ao Oscar de Melhor Documentário em 2021, Agente Duplo é um documentário bastante sensível sobre a vida de idosos em uma casa de repouso. Ele tem como ponto de partida a contratação de Sérgio para atuar como espião no local em questão. 

Tudo tem início quando a filha de uma moradora passa a se preocupar que a mãe pode estar sendo abusada. Assim, ela contrata Rômulo, um detetive particular, para descobrir o que está acontecendo na casa de repouso. Ele, por sua vez, realiza uma seleção de elenco para encontrar o seu espião. 


Com uma alta porcentagem de aprovação no Rotten Tomatoes, Agente Duplo foi descrito pelo consenso da crítica como “acolhedor e engraçado”. Além disso, ele lembra o público que nunca é tarde para conseguir fazer novas conexões na vida. 

TipoFilme
TemáticaHistórias de vida emocionantes
Episódios1
Duração1h 24min
Prêmios13 (Ariel Awards, Biografilm Festival e Cinema Eye Honors Awards)
Rotten Tomatoes95%
IMDb7,5/10
Letterboxd3,9/10
Classificação Etária10 anos
No.4

José Padilha Ônibus 174 (2001)

Filme Sobre o Sequestro que Parou o Brasil

O sequestro do Ônibus 174 foi um momento chocante captado pelas câmeras e assistido por milhões em todo país. Horas de tensão televisionadas. Um sequestrador com um revólver e uma operação desastrada, que leva a morte de uma professora. Quem são essas pessoas? O que levou o bandido até este ponto extremo? 


O caso do sequestro do Ônibus 174 que parou o país é analisado neste documentário, que investiga as origens do sequestrador, Sandro do Nascimento, um dos sobreviventes do Massacre da Candelária, e sua trajetória até chegar naquele momento. Essa história angustiante é abordada nesse filme documentário.

De acordo com uma fala do sociólogo Luis Eduardo Soares no filme, casos como este acontecem porque diariamente o Brasil falha em lidar com questões como a exclusão social, o racismo e outros tipos de estigma presentes na sociedade como um todo. 

TipoFilme
TemáticaCrime
Episódios1
Duração1h 90min
Prêmios21 (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Havana Film Festival, entre outros)
Rotten Tomatoes96%
IMDb7,8/10
Letterboxd3,9/5
Classificação Etária14 anos
No.5

Eduardo CoutinhoJogo de Cena (2007)

Mistura de Encenação e Histórias Reais

Eduardo Coutinho é um dos grandes destaques nacionais quando se fala a respeito de documentários. Jogo de Cena, por sua vez, é considera do uma das suas grandes obras por estabelecer um questionamento a respeito do gênero enquanto algo que retrata verdades absolutas.

O ponto de partida foi um anúncio colocado no jornal pelo documentarista. Ele tinha como objetivo encontrar mulheres dispostas a contar histórias. Assim, Jogo de Cena é composto por essas histórias e por trechos que dão continuidade, mas são encenados por atrizes como Fernanda Torres e Marília Pêra. 


Para os usuários do Letterboxd, Jogo de Cena é um filme emocionante e que vai muito além de demonstrar a força das mulheres brasileiras. Trata-se de um documentário sobre dor e carinho, além de falar sobre como funciona o resgate de memórias. 

TipoFilme
TemáticaHistórias de vida emocionantes
Episódios1
Duração1h 40min
Prêmios11 (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, ACIE Awards e Granada Film Festival Cines del Sur)
Rotten TomatoesSem índice
IMDb8,4/10
Letterboxd4,5/10
Classificação Etária12 anos
No.6

Marco Antônio AraújoDoutor Castor (2021)

Série Sobre Jogo do Bicho, Carnaval e Futebol

Para quem tem um pouco mais de idade, deve se lembrar do extravagante bicheiro e dono do time de futebol carioca Bangu, Castor de Andrade. Atuando em um ramo que fica no limite da ilegalidade no Brasil, ele usou de diversos artifícios para se legitimar, inclusive investindo no carnaval.


No entanto, sua figura e trajetória nos ajuda a entender o Brasil moderno. País de compadrios e de quase santificação de certas figuras de caráter duvidoso. Esse documentário minucioso traz entrevistas de jogadores, torcedores, juízes e gravações de tv para contar a história deste personagem folclórico.

Isso acontece, principalmente, através de uma série de imagens de arquivo e depoimentos de pessoas que conviveram com Castor. Assim, de acordo com usuários do Letterboxd, a série consegue capturar a atmosfera de malandragem suburbana e institucionalização do crime organizado de modo interessante. 

TipoSérie
TemáticaCrime
Episódios4
Duração60min
PrêmiosNão possui
Rotten TomatoesSem índice
IMDb8,4/10
Letterboxd3,9/5
Classificação Etária12 anos
No.7

Raoul PeckEu Não Sou Seu Negro (2016)

Baseado em Obra Inacabada de James Baldwin

Em 1987, o escritor James Baldwin faleceu e deixou um manuscrito inacabado, Remember This House. A obra em questão abordava a vida de alguns amigos próximos do autor, como Malcolm X, Martin Luther King e Medgar Evers.

Anos depois, este manuscrito foi confiado ao diretor Raoul Peck, que levou às telas o documentário Eu Não Sou o Seu Negro. A partir do texto de Baldwin, o documentário levanta questionamentos sobre o que é ser negro nos Estados Unidos


Para a crítica especializada, Eu Não Sou o Seu Negro oferece um retrato essencial das questões raciais presentes nos EUA. Além disso, o documentário serve para deixar claro que o país ainda tem um longo caminho a percorrer quando se fala sobre atingir a igualdade nesse sentido. 

TipoFilme
TemáticaPolítica
Episódios1
Duração1h 33min
Prêmios35 (BAFTA, AARP Movies for Grownups Awards e Berlin International Film Festival)
Rotten Tomatoes99%
IMDb7,9/10
Letterboxd4,1/10
Classificação Etária12 anos
No.8

Monica Almeida, Gian Carlo Bellotti e Ricardo CalilEm Nome de Deus (2020)

Desconstruindo um Homem Santo

O certo é começar avisando que definitivamente "Em Nome de Deus" não é uma série simples de se assistir. Também pudera, pois trata de um tema pesado e desconfortável. Imaginar que pessoas desesperadas colocaram todas as suas esperanças nas mãos de uma pessoa e depois foram abusadas não é fácil.


Primeiramente, o documentário se dedica a construir a imagem de João de Deus, praticamente um homem santo que atrai grandes peregrinações a Abadiânia, onde atua. Depois a película se dedica a dar voz às suas vítimas que se mantiveram em silêncio por anos. Uma investigação bem feita em uma série perturbadora.

De acordo com as resenhas do Letterboxd, esta é uma produção com padrões internacionais e que não perde em nada para o conteúdo da Netflix. Outros elogios dizem respeito à narrativa, que é construída de forma didática e bastante acessível

TipoSérie
TemáticaCrime
Episódios6
Duração60min
PrêmiosNão possui
Rotten TomatoesSem índice
IMDb8,4/10
Letterboxd4/5
Classificação Etária14 anos
No.9

Claudio Manoel, Micael Langer e Júlia BessermanMeu Amigo Bussunda (2021)

Belo Tributo a um Humorista Inesquecível

Quem não lembra do programa "Casseta e Planeta"? Seu humor ácido, imprevisível, explosivo e sarcástico estiveram durante vários anos na tela da TV. Retrato de uma geração, tinha no comediante Bussunda um dos seus grandes nomes, que faleceu em 2006, durante a cobertura da Copa do Mundo na Alemanha.


Este documentário Globoplay resgata a história de Cláudio Besserman, que divertiu os brasileiros indo além de sua persona audiovisual, mas mergulhando com sensibilidade na sua vida pessoal e familiar, com diversas histórias engraçadíssimas. Com o avanço da história, o tom é mais solene e respeitoso.

Além disso, é interessante destacar que, por vezes, a história do humorista se cruza com a de outros comediantes presentes no Casseta e Planeta. Outro aspecto interessante de Meu Amigo Bussunda é a abordagem que mistura jornalismo, comédia e entretenimento. Imperdível!

TipoSérie
TemáticaHumor e personalidade
Episódios5
Duração45min
PrêmiosNão possui
Rotten TomatoesSem índice
IMDb8/10
LetterboxdSem índice
Classificação Etária10 anos
No.10

Marcelo CanellasBoate Kiss: A Tragédia de Santa Maria (2023)

Documentário Sobre uma Tragédia Marcante

A série documental Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria acompanha a história da tragédia que marcou todo o país, ocorrida no ano de 2013. Além disso, ela também segue a luta por justiça pelas vítimas da fatalidade, visto que os culpados pelo incêndio da boate ainda não foram responsabilizados.

Um diferencial do documentário é ser dirigido por Marcelo Canellas, um jornalista da cidade de Santa Maria. Ele guia a produção através do olhar dos sobreviventes e das famílias das vítimas, o que torna a perspectiva apresentada bastante humana e comovente. 


Devido ao fato de que a Netflix lançou uma série a respeito do incêndio, existem muitas comparações entre as duas obras. Entretanto, o documentário da Globoplay se destaca para quem assistiu por abordar mais aspectos do sistema judiciário, mostrando a sua morosidade, lentidão e falhas

TipoSérie
TemáticaCrimes
Episódios5
Duração60min
PrêmiosNão possui
Rotten TomatoesSem índice
IMDb8,1/10
Letterboxd3,7/5
Classificação Etária14 anos
No.11

Álvaro Pereira JúniorA Corrida das Vacinas (2021)

A Busca pela Solução da Maior Crise Sanitária

O mundo parou por causa do Coronavírus, e para acabar com essa pandemia só existe um caminho: as vacinas. A corrida por elas movimentou bilhões de dólares em todo mundo, levando nações a colocarem seus cientistas a trabalharem incessantemente por essa solução. O documentário se propõe a contar essa história.


Como pandemias são maratonas, e não corridas de 100 metros rasos, acompanhamos o desenvolvimento, testes e o início das vacinações para os grupos de riscos. A política também está envolvida nesse processo, assim como pessoas que negam as vacinas. Tudo isso é mostrado nessa ótima série documental.

Também é válido citar que A Corrida das Vacinas mostra algumas histórias relacionadas aos voluntários brasileiros que tomaram as vacinas experimentais e não deixa de lado o componente humano ao seguir o sofrimento de pessoas que ainda estavam confinadas em casa durante o contexto de produção. 

TipoSérie
TemáticaSaúde e política
Episódios6
Duração50min
PrêmiosNão possui
Rotten TomatoesSem índice
IMDb7,7/10
LetterboxdSem índice
Classificação Etária10 anos
No.12

Caio CavenchiniMarielle: O Documentário (2020)

Série Sobre um Crime Ainda Não Solucionado

A vereadora Marielle Franco e o seu motorista, Anderson Pedro Gomes, foram assassinados no Rio de Janeiro no dia 14 de março de 2018. Até os dias de hoje, o crime segue impune e não se tem respostas definitivas sobre quem seriam os seus mandantes.

Entretanto, Marielle, o Documentário, procura ir além da história em questão e mostrar quem foi a ativista. Isso acontece através de uma série de imagens de arquivo, mas também por meio de entrevistas com pessoas que estavam envolvidas no caso em questão.


Embora alguns usuários do Letterboxd destaquem que conforme a série avança ela acaba perdendo um pouco a força, eles pontuam que isso é natural devido à ausência de respostas para o caso. Desse modo, ainda vale a pena assistir para compreender melhor um crime que chocou o Brasil.  

TipoSérie
TemáticaCrime real
Episódios6
Duração50min
PrêmiosNão possui
Rotten TomatoesSem índice
IMDb6,8/10
Letterboxd4/5
Classificação Etária12 anos
No.13

Mariana JaspeFlordelis: Questiona ou Adora (2022)

Reviravoltas, Intrigas e Segredos Chocantes

Produzida de forma colaborativa pela Boutique Filmes e pelo jornal O Globo, Flordelis: Questiona ou Adora é uma série documental true crime que aborda o crime que chocou o Brasil em 2019: o assassinato do pastor Anderson Carmo, ex-marido de Flordelis

Além disso, o documentário em questão traça uma linha do tempo para explicar a estrutura familiar complexa de Flordelis, que conta com mais de 30 anos. Portanto, ao longo dos seus seis episódios, a série responde uma série de perguntas que podem não ter ficado claras para o público.


Cheia de reviravoltas, intrigas, segredos e algumas revelações bastante chocantes, Flordelis: Questiona ou Adora recebeu avaliações positivas dos usuários do AdoroCinema e foi descrita como um documentário coeso e capaz de apresentar diversas versões dos fatos. 

TipoSérie
TemáticaCrimes
Episódios7
Duração60min
PrêmiosNão possui
Rotten TomatoesSem índice
IMDb7,2/10
LetterboxdSem índice
Classificação Etária12 anos
No.14

Samantha StarkFraming Britney Spears: A Vida de uma Estrela (2021)

A História de uma Diva Pop

Quem já não ouviu falar de Britney Spears? Sua carreira, desde estrela infantil até símbolo sexual, foi acompanhada por milhões. Agora, longe da fama e com uma vida conduzida por decisões judiciais, vemos o retrato de uma pessoa que não possui mais autonomia nem sobre a própria vida.


O documentário da Britney Spears, que é um episódio de um programa transformado em filme é, na verdade, bem simples, usando imagens de arquivos e entrevistas para emoldurar a história dessa diva pop. Contudo, é muito bom para analisarmos o papel tóxico da mídia e seus nefastos resultados na vida das celebridades. 

Devido à sua repercussão, Framing Britney Spears serviu para que alguns aspectos da tutela da cantora começassem a ser revistos, de modo que ela foi revogada em 2021 e a cantora voltou a ser responsável por gerir a sua própria vida e a tomar as suas próprias decisões. 

TipoFilme
TemáticaPersonalidades e música
Episódios1
Duração1h 14min
PrêmiosNão possui
Rotten TomatoesSem índice
IMDb6,8/10
Letterboxd3,4/5
Classificação EtáriaLivre
No.15

Caio Cavechini, Eliane ScardovelliEscola Base: Um Repórter Enfrenta o Passado (2022)

Documentário Sobre Um Caso Que Chocou o Brasil

Uma denúncia de abuso sexual de crianças, em 1994, recebeu cobertura extensa da mídia. Assim, as vidas dos acusados acabaram sendo reviradas ainda antes que as informações repassadas à polícia pudessem ser totalmente verificadas devido à repercussão do caso.


Entretanto, posteriormente ficou provado que eles eram inocentes, de modo que o caso retratado por Escola Base: Um Repórter Enfrenta o Passsado acabou se tornando um verdadeiro escândalo no cenário nacional


Assim, no documentário Valmir Salaro, o primeiro a cobrir o caso, procura as vítimas de injustiça e conversa com elas, 28 anos depois. A produção conta com relatos inéditos. Entretanto, alguns usuários do Letterboxd destacaram que o objetivo parece ser aliviar a consciência do jornalista. 

TipoFilme
TemáticaCrimes
Episódios1
Duração1h 46min
Prêmios1 (São Paulo Association of Art Critics Awards)
Rotten TomatoesSem índice
IMDb7,8/10
Letterboxd3,3/5
Classificação Etária12 anos

Descubra Documentários e Filmes em Outros Serviços de Streaming

Em outros serviços de streaming, como Amazon Prime e Netflix, você pode encontrar filmes e documentários incríveis. E o melhor, na mybest você lê artigos especiais sobre documentários e filmes de comédia Netflix e Amazon Prime. Clique nos links para descobrir obras sensacionais!

Conclusão

E chegamos ao fim do nosso artigo dos melhores documentários Globoplay. Certamente estes filmes vão lhe informar, relaxar, emocionar e deixar você mais consciente sobre diversas situações importantes. São divertidos e fazem pensar. Possuem grande qualidade e têm opções para todos os gostos.


Então, aproveite as obras que selecionamos, tanto filmes quanto séries, de acordo com sua preferência. Leia nossa seção como escolher com tudo o que você precisa saber para escolher o melhor documentário Globoplay. Recomende o texto para seus amigos e prepare a pipoca, que a sessão vai ser boa. Um abraço!


Redação: Rodrigo Pompeu / Revisão: Taylon Nizer / Atualização: Amanda Guimarães

Top 5 Melhores Documentários Globoplay

1º lugar: Marcos PradoEstamira (2004)

2º lugar: Aly Muritiba e Michelle ChevrandO Caso Evandro (2021)

3º lugar: Maite AlberdiAgente Duplo (2020)

4º lugar: José Padilha Ônibus 174 (2001)

5º lugar: Eduardo CoutinhoJogo de Cena (2007)

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Livros e Filmes
  3. Streaming
  4. Top 15 Melhores Documentários Globoplay em 2024

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.