mybest
Filmes

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Livros e Filmes
  3. Streaming
  4. Top 15 Melhores Filmes LGBT+ Netflix em 2024
  • Top 15 Melhores Filmes LGBT+ Netflix em 2024 1
  • Top 15 Melhores Filmes LGBT+ Netflix em 2024 2
  • Top 15 Melhores Filmes LGBT+ Netflix em 2024 3
  • Top 15 Melhores Filmes LGBT+ Netflix em 2024 4
  • Top 15 Melhores Filmes LGBT+ Netflix em 2024 5

Top 15 Melhores Filmes LGBT+ Netflix em 2024

Filmes com tema LGBTQIA+ têm sido cada vez mais recorrente nas produções cinematográficas. A Netflix, por exemplo, tem um catálogo especial dedicado ao tema, com obras marcantes como o Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, e opções bem atuais, como Dear Ex. Mas, você sabe quais são os melhores filmes LGBTQIA+?


Escolher um bom título depende de muitos fatores. Para te ajudar, nós preparamos algumas dicas sobre gêneros de filmes, premiações, recepção do público e mais. Ao final, você encontra um ranking com os 15 melhores filmes LGBT+ Netflix. Confira a nossa seleção, tem opções para todos os gostos!

Atualizado em 14/07/2023
Vinicius Nascimento
Revisão
Revisor
Vinicius Nascimento

Estudioso e apaixonado por aprender coisas novas, trabalho na mybest há mais de 2 anos como redator e revisor, sempre buscando entregar o melhor conteúdo aos nossos leitores. Nesse período, revisei mais de 400 artigos e produzi mais de 200, entre textos novos e atualizações. Durante esses anos criando conteúdo fui me apaixonando por alguns segmentos, como informática, nutrição e tudo que envolve a paternidade e os cuidados com crianças. O mais legal é que aqui na mybest tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos em diversas áreas.

Perfil de Vinicius Nascimento
Continue lendo

Índice

O que é um Filme LGBTQIA+?

O que é um Filme LGBTQIA+?

Os filmes LGBTQIA+ Netflix abordam a diversidade de gêneros e sexualidades que existem no mundo. A sigla é grande e já mudou muito, mas a variação conta um pouco a história do movimento por direitos e inclusão, que foi aos poucos se estendendo. Entenda o que significa:


  • L (lésbicas): mulheres que sentem atração e amam outras mulheres.
  • G (gays): homens que sentem atração e amam outros homens.
  • B (bissexuais): pessoas que sentem atração e amam mais de um gênero.
  • T (trans e travestis): pessoas que não se identificam com o gênero atribuído no nascimento.
  • Q (queer): são pessoas que transitam entre os gêneros ou não se identificam com o binarismo (homem e mulher).
  • I (intersexo): pessoas com anatomia e biologia que não se enquadram nas designações binárias.
  • A (assexuais): é um espectro onde pode existir a falta total, parcial ou condicional de atração física e/ou afetiva por outras pessoas.
  • +: indica a abertura do movimento para abarcar toda diversidade de gênero e sexualidade que possa existir.

Filmes com essa temática pretendem trabalhar histórias de vida através de personagens da comunidade e tramas de aceitação, amor e violência. São obras que nos permitem conhecer um pouco mais a luta por visibilidade, representação, reconhecimento e direitos que marcam a vida da comunidade no mundo todo.

Como Escolher o Melhor Filme LGBT+ Netflix

Apesar de o catálogo não ser muito extenso, já que apenas recentemente a indústria começou a investir em enredos com essa temática, escolher um filme LGBT+ Netflix pode não ser simples. Confira as nossas dicas sobre gêneros, premiações, duração e outros quesitos para garantir uma boa escolha.

1

Escolha o Filme LGBT+ de Acordo com o Gênero de Preferência na Netflix

Escolha o Filme LGBT+ de Acordo com o Gênero de Preferência na Netflix

Em geral, os filmes LGBT+ Netflix podem ter todos os gêneros comuns a obras audiovisuais, apenas tendo como aspecto especial a adição de personagens da sigla LGBTQIAP+. Com o crescimento da representatividade em tela, vem se tornando mais fácil encontrar histórias que os envolvam, seja qual for a temática.


Ainda assim, existem alguns gêneros principais que se repetem bastante. Um deles é o romance, que explora a complexidade das relações. A importância desse tipo de produção está na visibilidade de outras formas de se relacionar que não se enquadram nos clássicos romances heterossexuais.


Outros dois gêneros bastante comuns nos melhores filmes LGBT+ Netflix é a comédia e o drama. Apesar dos dramas serem conhecidos como filmes para chorar, o que caracteriza esse gênero do cinema é o tratamento de problemas comuns com seriedade e profundidade. Já as comédias trazem diversão e leveza!

2

Analise o Subgênero para Mais Informações

Analise o Subgênero para Mais Informações

A Netflix costuma informar uma série de detalhes sobre as obras logo na tela inicial. Algo interessante para saber o que esperar no momento em que der play no seu próximo filme LGBT+! Uma dessas informações se chama "Este filme é.." e informa algumas características da história.


Por exemplo, em Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, a plataforma informa ser um filme LGBTQIAP+ intimista. Já em Dear Ex diz ser comovente. São pistas que ajudam a entender o que irá assistir. Além disso, a Netflix sinaliza a presença de linguagem imprópria e outras questões delicadas.


Obras como Wish You são leves e trazem a música como um dos seus pontos principais. Já Má Educação tem uma trama policial, além de ser um filme LGBT+ Netflix diverso em todos os sentidos! Informações excelentes para quem deseja ver mais diversidade nas telas, mas quer algo mais alinhado com seus gostos.

3

Consulte o País de Origem do Filme para Ter Mais Diversidade

Consulte o País de Origem do Filme para Ter Mais Diversidade

Os Estados Unidos é uma das maiores potências exportadoras de filmes do mundo. Apesar disso, com os serviços de streaming, é possível acessar produções realizadas por diversos países. Ao escolher um filme LGBT+ na Netflix, consulte o país de origem e opte pela diversidade de representações.


Os filmes nacionais são indicados para quem quer conhecer diretores que fizeram história nas produções brasileiras e personagens queer que marcaram o cinema brasileiro. As produções contemporâneas sobre a temática têm sido recepcionadas com várias indicações e prêmios importantes.


Os filmes coreanos LGBTQIA+ da Netflix são bastante populares entre uma parcela do público, assim como os japoneses. No último existe uma categoria de histórias bastante conhecida e popular, chamada BL (Boys Love), que são obras de romance entre dois homens. Os filmes desse gênero costumam atrair quem gosta da temática.

4

Verifique a Duração do Filme Antes de Começar

Verifique a Duração do Filme Antes de Começar

Assim como obras de outros gêneros, os filmes LGBTQIA+ de drama e romance costumam variar entre 1h30min a mais de 2h. Conferir quanto tempo será preciso investir para assisti-los é sempre importante. Afinal, nada pior do que ter que parar no meio de uma trama super envolvente.


Dentre os itens em nosso ranking, você encontra filmes LGBT+ como o brasileiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, que possui apenas 1h 32min. Enquanto isso, obras como The Boys in The Band chegam a 2h 2min. Se pretende assistir algo rápido, é preciso conferir se a duração combina com o tempo que possui.

5

Opte por Filmes com Atores que Gosta

Opte por Filmes com Atores que Gosta

Existem alguns atores e atrizes que é sempre divertido ver em tela, ainda mais em produções que despertam interesse e prazer ao assistir. Ao escolher os filmes LGBT+ no catálogo da Netflix para aproveitar algumas horas livres do seu dia, pode ser interessante buscar por aqueles com artistas que já nutre algum carinho.


Outro ponto interessante é buscar por filmes LGBTQIA+ com envolvidos que sejam parte da sigla na vida real. É o caso de um dos protagonistas de The Boys in The Band, Jim Parsons, que é um homem assumidamente gay, casado e que já se expressou a favor da comunidade a qual pertence.


Dessa forma, ao consumir determinados filmes LGBT+ na Netflix, terá a certeza de quetrazem diversidade dentro e fora das telas. Algo que pode tanto engrandecer a experiência, como trazer maior visibilidade aos artistas envolvidos, tanto atores quanto produtores, diretores e demais envolvidos.

6

Prefira os Filmes Aclamados pela Crítica

Prefira os Filmes Aclamados pela Crítica

Para saber se um filme é bom, nada melhor do que recorrer às avaliações e premiações da crítica cinematográfica. Conheça algumas das premiações mais importantes a se considerar ao escolher o melhor filme LGBT+ para assistir na Netflix:


  • Oscar: a premiação mais importante do cinema mundial que acontece anualmente em Los Angeles, EUA, e tem a maior audiência do mundo.
  • Festival de Berlim: o Urso de Ouro é o prêmio mais importante do festival que acontece em Berlim, na Alemanha, desde 1951.
  • Festival de Cannes: conhecido por premiar filmes "fora da caixa", o festival acontece em Cannes, na França, e seu prêmio mais importante é a Palma de Ouro.
  • Festival de Veneza: festival mais antigo de cinema e um dos mais importantes festivais europeus. O seu prêmio mais prestigiado é o Leão de Ouro.
  • BAFTA (British Academy Film Awards): premiação dada pela Academia Britânica de Cinema e Televisão. Figura entre as premiações mais importantes da Europa.
  • Globo de Ouro: entregue pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, o Globo de Ouro é um dos maiores reconhecimentos dentro da indústria cinematográfica.
  • Critics Choice Award: considerado um termômetro para o Oscar, as premiações do Critics Choice Award conta com a avaliação de críticos do cinema de Hollywood.
  • Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: um dos mais importantes prêmios nacionais oferecido pela Academia Brasileira de Cinema.
  • Festival de Gramado: anualmente, no Rio Grande do Sul, o festival premia com o troféu Kikito as melhores produções nacionais.
  • Prêmio APCA de Cinema: premiação de muito prestígio para o cinema nacional, oferecida pela Associação Paulista de Críticos de Arte.
  • Premiações LGBTQIA+: como o Kaleidoscope Festival nos EUA e GLAAD Media Awards, que homenageia produções e nomes da comunidade.

Essas premiações são baseadas em aspectos técnicos, como roteiro, atuação, direção, trilha sonora e fotografia. Acompanhar as indicações e vencedores em cada categoria aumenta as chances de escolher um bom filme LGBTQIA+. Além dos premiados, os filmes indicados já têm um grande reconhecimento.

7

Confira a Aceitação do Público e da Crítica no Rotten Tomatoes e IMDb

Confira a Aceitação do Público e da Crítica no Rotten Tomatoes e IMDb

O site IMDb é uma das plataformas usadas para que o público possa pontuar e avaliar os filmes de acordo com seus próprios critérios, usando para isso notas de 0 a 10. Lá você pode conferir extensos comentários e listas dos melhores filmes de acordo com gênero ou temática.


Já o Rotten Tomatoes conta com a avaliação de centenas de críticos, que decidem se as produções são "frescas" (fresh) ou "podres" (rotten). As avaliações vão de 0 a 100%. Acompanhar a aceitação e comentários do público e da crítica nesses sites é um excelente termômetro das boas produções.

8

Observe a Classificação Indicativa do Filme

Observe a Classificação Indicativa do Filme

Se vai assistir um filme LGBTQIA+ com crianças e adolescentes, confira a classificação indicativa. Os filmes com classificação livre são indicados para todas as idades, já as opções para 12, 14 ou 16 anos podem conter conteúdos sensíveis, como violência, e não são indicados para quem não está nessas faixas etárias.


Caso você vá assistir um desses filmes com crianças, amigos ou com familiares, essa é uma oportunidade de abordar temas interessantes e propor debates antes e depois da sessão. Os filmes são uma maneira de introduzir diversos temas e expandir nossos horizontes.

9

Filmes Não Originais da Netflix Podem Sair do Catálogo

Filmes Não Originais da Netflix Podem Sair do Catálogo

Dentre todas as plataformas de streaming presentes no mercado atual, a Netflix é uma das mais conhecidas e utilizadas. Há alguns anos ela é vista como uma das maiores investidoras em obras próprias, tanto em filmes quanto em séries, documentários, animações e outras produções audiovisuais.


Em sua busca por aumentar o catálogo, a plataforma investiu em obras de diversos países, gêneros e formatos. O ponto positivo é que, como são produzidas pela Netflix, não correm o risco de sair do catálogo. Algo que não acontece quando seus direitos de transmissão são comprados.


Por isso, fique atento! Caso busque por alguma obra que antes estava entre os filmes LGBT+ da Netflix, e agora não o encontra mais, pode ser que ela tenha sido retirada porque a plataforma não possui mais os direitos de exibição. Já no caso dos originais isso não deve acontecer.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 15 Melhores Filmes LGBT+

Confira agora a nossa seleção com os 15 melhores filmes LGBT+ para assistir na Netflix. São enredos bem trabalhados, com belíssimas fotografias, que foram indicados ou ganharam prêmios nos maiores festivais de cinema do mundo.
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Destaque
Detalhes
Gêneros
Subgêneros
Rotten Tomatoes
IMDb
Prêmios
Duração
Classificação Indicativa
Elenco
Original do Streaming
Origem
1

Daniel Ribeiro

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Daniel Ribeiro Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014) 1

Para Quem Procura um Filme Leve

Drama, romance

Intimista

93%

7,9/10

27 vitórias (Athens International Film Festival, Berlin International Film Festival, Carrousel International du Film e mais)

1h 32m

14 anos

Guilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim e mais

Brasil

2

Mag Hsue Chih-Yen Hsu

Dear Ex (2018)

Mag Hsue Chih-Yen Hsu Dear Ex (2018) 1

Um Comédia que Faz Chorar

Comédia

Romance e drama

90%

7,3/10

10 vitórias e 25 indicações

1h 39min

14 anos

Roy Chiu, Hsieh Ying-xuan, Spark Chen e mais

Taiwan

3

Alice Wu

Você Nem Imagina (2020)

Alice Wu Você Nem Imagina (2020) 1

Romance Adolescente Dramático e Cativante

Comédia romântica, adolescente, drama

Encantador, peculiares, alto-astral

97%

6,9/10

3 vitórias e 10 indicações

1h 45min

12 anos

Leah Lewis, Alexxis Lemire, Daniel Diemer e mais

Estados Unidos

4

Kuang-Hui Liu

Seu Nome Gravado em Mim (2020)

Kuang-Hui Liu Seu Nome Gravado em Mim (2020) 1

História Agridoce e Sincera

Drama

Romance

89%

7,3/10

3 vitórias e 9 indicações

1h 54min

16 anos

Edward Chen, Tseng Ching-hua, Leon Dai e mais

Taiwan

5

Pedro Almodóvar

Má Educação (2004)

Pedro Almodóvar Má Educação (2004) 1

Filme LGBTQIA+ com Reviravoltas

Drama, suspense, romance

Intimista

88%

7,4/10

16 vitórias e 42 indicações

1h 45min

18 anos

Gael García Bernal, Fele Martínez, Daniel Giménez Cacho e mais

Espanha

6

Lukas Dhont

Girl (2018)

Lukas Dhont Girl (2018) 1

Premiado no Festival de Cannes

Drama

Intimista

84%

7,1/10

32 vitórias e 40 indicações

1h 45min

16 anos

Victor Polster, Angelo Tijssens, Arieh Worthalter e mais

Bélgica

7

Lucia Puenzo

XXY (2007)

Lucia Puenzo XXY (2007) 1

Interssexualidade em Cena

Drama

Intimista, comovente

84%

7,0/10

27 vitórias e 15 indicações

1h 26min

16 anos

Inés Efron, Ricardo Darín, Valeria Bertuccelli e mais

Argentina

8

Hilton Lacerda

Tatuagem (2013)

Hilton Lacerda Tatuagem (2013) 1

Ousado e Polêmico

Drama

Provocante, irreverente

Sem índice

7,2/10

28 vitórias e 18 indicações

1h 50min

16 anos

Irandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo García e mais

Brasil

9

Chris Kelly

Other People (2016)

Chris Kelly Other People (2016) 1

Filme Independente Tocante e Repleto de Nuances

Drama

Intimista, comovente, emoções contraditórias

85%

6,8/10

2 vitórias e 5 indicações

1h 37min

16 anos

Jesse Plemons, Molly Shanon, Bradley Whitford e mais

Estados Unidos

10

Joe Mantello

The Boys in The Band (2020)

Joe Mantello The Boys in The Band (2020) 1

Adaptação de Peça Teatral Aclamada

Drama

Não possui

84%

6,8/10

1 vitória e 4 indicações

2h 2min

16 anos

Jim Parsons, Zachary Quinto, Matt Bomer e mais

Estados Unidos

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

Daniel RibeiroHoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014) 1
Fonte: netflix.com

Para Quem Procura um Filme Leve

Leonardo é um adolescente cego que começa a se sentir atraído por Gabriel, um garoto que acaba de chegar à escola. Diferente dos filmes de drama com grandes reviravoltas, a aproximação dos personagens se desenvolve com sutileza, uma característica que torna o filme bastante leve.


A leveza das relações aparece não apenas entre Leonardo e Gabriel, mas entre o menino e sua amiga Giovana, e entre Leonardo e seus familiares. Com uma perspectiva romântica e otimista, esse filme é uma ode aos afetos e trata com delicadeza temas complexos.


Indicado no Festival de Berlim e premiado em festivais nacionais de grande reputação, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho é um filme para aquecer o coração e celebrar todas as formas de amor. A abordagem pouco erotizada dos personagens torna este um filme para assistir em família.

GênerosDrama, romance
SubgênerosIntimista
Rotten Tomatoes93%
IMDb7,9/10
Prêmios27 vitórias (Athens International Film Festival, Berlin International Film Festival, Carrousel International du Film e mais)
Duração1h 32m
Classificação Indicativa14 anos
ElencoGuilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim e mais
Original do Streaming
OrigemBrasil
Este ranking foi útil para você?
No.2

Mag Hsue Chih-Yen HsuDear Ex (2018)

Um Comédia que Faz Chorar

Song Chengxi é o filho adolescente de Song Zhengyuan, que logo no começo da trama acaba morrendo devido a um câncer. Após a morte do pai, Chengxi e sua mãe, Liu Salian, descobrem que toda a herança do homem foi deixada ao desconhecido Jay, que era o amante de seu pai, um jovem aspirante a ator.


A mãe fica transtornada, e o adolescente, em meio a confusão, acaba tomando uma decisão inesperada: ir morar com Jay e tentar entender o que o pai amava no homem. Segundo resenhas, esse é um dos filmes LGBT+ Netflix que traz graça através de sua forma de contar, mas emocionante ainda assim.


A narrativa mistura passado e presente, enquanto Chengxi faz o papel de narrador e tenta lidar com Jay e Liu, o luto pelo pai e a descoberta de que ele amava outro homem. Apesar da situação aparentemente inacreditável, é uma obra que traz reflexões, diversão e ajuda a entender o amor em suas várias formas.

GênerosComédia
SubgênerosRomance e drama
Rotten Tomatoes90%
IMDb7,3/10
Prêmios10 vitórias e 25 indicações
Duração1h 39min
Classificação Indicativa14 anos
ElencoRoy Chiu, Hsieh Ying-xuan, Spark Chen e mais
Original do Streaming
OrigemTaiwan
No.3

Alice WuVocê Nem Imagina (2020)

Romance Adolescente Dramático e Cativante

Você Nem Imagina é uma comédia dramática que segue os passos de Ellie, uma adolescente calada e confusa com a sua sexualidade. Quando Ellie é procurada por um atleta para escrever cartas de amor no seu nome, ela não tem ideia que acabará se apaixonando pela garota para quem as cartas eram enviadas.


As coisas se complicam ainda mais porque ela acaba se tornando amiga do rapaz e, dessa forma, não quer trair a sua confiança. Tratando o tema e as descobertas dos personagens com muita delicadeza, Você Nem Imagina encanta pela sua temática universal e que ultrapassa a sexualidade. 


O filme foi bem recebido pela crítica especializada e pelo público, se tornando um dos originais Netflix mais elogiados de 2020. No IMDb, é possível encontrar comentários dizendo que o filme extrapola a questão do amor na adolescência e faz pensar sobre o significado desse sentimento na adolescência.

GênerosComédia romântica, adolescente, drama
SubgênerosEncantador, peculiares, alto-astral
Rotten Tomatoes97%
IMDb6,9/10
Prêmios3 vitórias e 10 indicações
Duração1h 45min
Classificação Indicativa12 anos
ElencoLeah Lewis, Alexxis Lemire, Daniel Diemer e mais
Original do Streaming
OrigemEstados Unidos
No.4

Kuang-Hui LiuSeu Nome Gravado em Mim (2020)

História Agridoce e Sincera

Após o fim da lei marcial em Taiwan, em 1987, dois rapazes (Jia-han e Birdy) se apaixonam e passam a sofrer homofobia, pressão da família, além de estigma social. Seu Nome Gravado em Mim é um filme de romance LGBT+ Netflix que fez bastante sucesso entre o público e crítica.


A título de exemplo, a obra alcançou 89% de aprovação na plataforma Rotten Tomatoes. Incrível, não é? Além disso, foi indicada 9 vezes e ganhou 3 prêmios! Em relação aos telespectadores, muitos comentam como o filme é emocionante e lindo, com uma história sensível.


Alguns até dizem que este é o melhor filme de romance LGBTQIA+ assistido. Mesmo assim, nem todos gostaram do enredo, pois faltou mais desenvolvimento amoroso entre os personagens principais. Caso não tenha assistido Seu Nome Gravado em Mim, aproveite enquanto ainda está no catálogo!

GênerosDrama
SubgênerosRomance
Rotten Tomatoes89%
IMDb7,3/10
Prêmios3 vitórias e 9 indicações
Duração1h 54min
Classificação Indicativa16 anos
ElencoEdward Chen, Tseng Ching-hua, Leon Dai e mais
Original do Streaming
OrigemTaiwan

Filme LGBTQIA+ com Reviravoltas

Má Educação apresenta uma trama intrincada sobre Ignácio e Enrique, que se conheceram quando crianças em um colégio católico. Já adultos, eles se reconectam depois que Ignácio procura Enrique para lhe dar um dos seus contos, que poderia servir de base para o roteiro de um filme.


Então, o passado começa a se descortinar e uma série de revelações chocantes sobre a infância dos personagens são feitas. Cheio de viradas de enredo e surpresas, Má Educação é um filme hipnotizante e capaz de manter o público preso até os últimos segundos, que são reveladores.


Dirigido por Pedro Almodóvar, aclamado cineasta espanhol, o filme chegou a ser indicado ao BAFTA e somou outras 42 indicações a prêmios. A resposta do público foi bastante calorosa e é possível encontrar comentários no IMDb elogiando a forma como a narrativa se constrói e as referências a clássicos. 

GênerosDrama, suspense, romance
SubgênerosIntimista
Rotten Tomatoes88%
IMDb7,4/10
Prêmios16 vitórias e 42 indicações
Duração1h 45min
Classificação Indicativa18 anos
ElencoGael García Bernal, Fele Martínez, Daniel Giménez Cacho e mais
Original do Streaming
OrigemEspanha
No.6

Lukas DhontGirl (2018)

Premiado no Festival de Cannes

Um filme sobre Lara, uma adolescente trans que acaba de ser aceita em uma exigente academia de balé. Além dos típicos dilemas da puberdade, Lara tem que lidar com os primeiros efeitos de seu processo de hormonização e com as intensas demandas do balé profissional.


Com dois prêmios no Festival de Cannes e com a positividade com que foi recebido pela crítica cinematográfica, não é preciso dizer que Girl é uma obra-prima do cinema LGBTQIA+. A atuação de Victor Polster como Lara é executada com perfeição e o tratamento do enredo é de grande sensibilidade.


Um filme sobre um corpo que passa não apenas pela transformação de uma transição hormonal, mas também pela transformação exigida pelas posturas e movimentos de uma dança clássica como o balé. Vale a pena assistir com atenção!

GênerosDrama
SubgênerosIntimista
Rotten Tomatoes84%
IMDb7,1/10
Prêmios32 vitórias e 40 indicações
Duração1h 45min
Classificação Indicativa16 anos
ElencoVictor Polster, Angelo Tijssens, Arieh Worthalter e mais
Original do Streaming
OrigemBélgica
No.7

Lucia PuenzoXXY (2007)

Interssexualidade em Cena

Alex é intersex e nasceu com características fisiológicas consideradas masculinas e femininas. Seus pais, fugindo das violências que uma cirurgia de "correção" da ambiguidade genital poderia provocar, criam Alex em um local isolado, até a chegada de Alvaro, filho adolescente de um casal de amigos.


A intersexualidade é um tema pouquíssimo trabalhado nas produções audiovisuais, que coloca um problema a ideia comum de que a biologia é o que determina o gênero de identificação. Pessoas intersex nascem com características físicas ambíguas e XXY é revolucionário em trazer a ambiguidade para as telas.


Premiado no Festival de Cannes e com uma excelente recepção do público, XXY é um filme para expandir horizontes e reaprender o que é diversidade, não apenas em termos de gênero e sexualidade, mas também de corpos anatomicamente e biologicamente diversos.

GênerosDrama
SubgênerosIntimista, comovente
Rotten Tomatoes84%
IMDb7,0/10
Prêmios27 vitórias e 15 indicações
Duração1h 26min
Classificação Indicativa16 anos
ElencoInés Efron, Ricardo Darín, Valeria Bertuccelli e mais
Original do Streaming
OrigemArgentina

Ousado e Polêmico

Considerado pela Abraccine um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos, Tatuagem é um retrato da ditadura brasileira e uma sátira da moral e dos bons costumes defendidos pelo governo militar. Um filme que marca o cinema pernambucano e que agrega expressões artísticas a um manifesto político.


O enredo acompanha as performances e poesias do coletivo anárquico de teatro Chão de Estrelas, e as contradições vividas por personagens e tramas complexos. Entre eles, o caso do amor de Clécio, ativista e performer da trupe, e Fininha, jovem que cumpre trabalho militar como soldado.


Escrito e dirigido por Hilton Lacerda, que também atua como Clécio no longa, Tatuagem é polêmico, ousado e divertido, além de premiadíssimo nos maiores festivais brasileiros de cinema. A trilha sonora fica por conta de Johnny Hooker, que faz uma bela aparição no filme, e DJ Dolores.

GênerosDrama
SubgênerosProvocante, irreverente
Rotten TomatoesSem índice
IMDb7,2/10
Prêmios28 vitórias e 18 indicações
Duração1h 50min
Classificação Indicativa16 anos
ElencoIrandhir Santos, Jesuíta Barbosa, Rodrigo García e mais
Original do Streaming
OrigemBrasil
No.9

Chris KellyOther People (2016)

Filme Independente Tocante e Repleto de Nuances

David acabou de terminar o relacionamento com o namorado, e precisa abandonar sua vida como comediante em Nova Iorque para voltar a cidade natal para ficar com a mãe, que está passando por um câncer terminal. Para isso acaba "voltando para o armário", já que seu pai é homofóbico e suas irmãs conservadoras.


Em meio a essa situação delicada, David se sente um estranho na casa onde cresceu. Através de um humor ácido, ainda que tocante, o diretor Chris Kelly coloca na tela parte de suas próprias experiências. Onde o humor acaba sendo a fuga da dor, especialmente em uma relação familiar e situações tão complexas.


O filme trata desde a complicada relação dos homossexuais com suas famílias conservadoras, até a forma como repensamos nossa vida diante da finitude. Com excelente roteiro e direção, tem atuações ótimas e é um filme para chorar muito, ainda que consiga rir em alguns pontos.

GênerosDrama
SubgênerosIntimista, comovente, emoções contraditórias
Rotten Tomatoes85%
IMDb6,8/10
Prêmios2 vitórias e 5 indicações
Duração1h 37min
Classificação Indicativa16 anos
ElencoJesse Plemons, Molly Shanon, Bradley Whitford e mais
Original do Streaming
OrigemEstados Unidos
No.10

Joe MantelloThe Boys in The Band (2020)

Adaptação de Peça Teatral Aclamada

Michael está oferecendo uma festa de aniversário para Harold e seus amigos gays quando um colega hétero da faculdade aparece sem ter sido convidado. Diferente da maioria das produções que exploram o universo gay, o filme trabalha de forma consciente os estereótipos existentes dentro da comunidade.


Uma adaptação de uma peça teatral dos anos 60 de Joe Mantello, The Boys in the Band se passa em um único cenário e tem muitos elementos do teatro dialogando com o cinema. O elenco é o mesmo que atuou na peça original, o que torna a atuação afinada o ponto alto da película.

No Rotten Tomatoes, o consenso da crítica sobre The Boys in The Band afirma que o filme consegue trazer o que existe de clássico na peça para a tela por contar com boas atuações e uma adaptação eficiente, além de uma relevância que consegue permanecer moderna apesar do tempo transcorrido. 

GênerosDrama
SubgênerosNão possui
Rotten Tomatoes84%
IMDb6,8/10
Prêmios1 vitória e 4 indicações
Duração2h 2min
Classificação Indicativa16 anos
ElencoJim Parsons, Zachary Quinto, Matt Bomer e mais
Original do Streaming
OrigemEstados Unidos
No.11

Monique GardenbergParaíso Perdido (2018)

Filme Musical com Trilha Sonora e Elenco Premiados

Paraíso Perdido é um clube de performances artísticas e apresentações musicais gerenciado por José. O policial Odair é contratado para fazer a segurança de Imã, performer da casa que sofre recorrentes ataques transfóbicos, e se vê enredado em uma série de histórias e tramas.


O filme é dirigido por Monique Gardenberg, que em 1995 lançou um dos primeiros personagens gays bem trabalhados da história do cinema brasileiro em Jenipapo. Diretora de Ó Pai, Ó e vários filmes aclamados pela crítica, Monique é conhecida por seu trabalho com musicais e trilhas sonoras premiadas.


O elenco, que recebeu o prêmio APCA de cinema, consegue reunir nomes clássicos da música brasileira, como Erasmo Carlos, e novos sucessos, como Jaloo, que faz Imã no filme. É um enredo que trabalha temas atuais, com personagens queer e relações não-monogâmicas, com uma trilha sonora premiadíssima.

GênerosDrama
SubgênerosEmoções contraditórias
Rotten TomatoesSem índice
IMDb6,9/10
Prêmios3 vitórias e 7 indicações
Duração1h 50min
Classificação Indicativa14 anos
ElencoLee Taylor, Jaloo, Júlio Andrade e mais
Original do Streaming
OrigemBrasil
No.12

Craig JohnsonAlex Strangelove (2018)

Descobertas e Romance Escolar

Alex Truelove é um adolescente comum, que acaba se apaixonando pela melhor amiga, Clare, e desenvolvendo um relacionamento perfeito aos olhos de todos. Vendo sua formatura se aproximar, ambos decidem que é o momento de dar o próximo passo na relação, o que deixa Alex nervoso em perder a virgindade.


Entretanto, tudo muda quando ele conhece Elliot, um jovem que o atraí logo de primeira, bagunçando seus sentimentos em relação a Clare e ao futuro. Ainda que perceba a direção que seu coração o puxa, Alex se retraí com os comentários dos amigos, comuns a realidade escolar, o que acaba gerando maior insegurança.


Alex Strangelove é uma história voltada ao público jovem, que pode soar previsível, mas mantém sua magia e encantamento. É um filme LGBT+ Netflix para quem gosta de um conto de fadas moderno, com descobertas e aceitação vindas dos lugares mais inesperados. Uma obra para aquecer o coração.

GênerosComédia romântica, adolescente, drama
SubgênerosExcêntrico, espirituoso
Rotten Tomatoes81%
IMDb6,3/10
PrêmiosNão informado
Duração1h 39min
Classificação Indicativa16 anos
ElencoDaniel Doheny, Madeline Weinstein, Isabella Amara e mais
Original do Streaming
OrigemEstados Unidos
No.13

Michael MayerUm Crush de Natal (2021)

Um Clichê de Natal LGBTQIAP+

Aos apaixonados por filmes de romance de final de ano, Um Crush de Natal vem para encantar quem busca por um filme LGBTQIAP+ Netflix clichê, mas encantador. Na trama conhecemos Peter, que pretendia apresentar o namorado a família durante as festas. Mas não contava de que ele terminaria o namoro antes.


Desanimado, ele acaba convidando Nick, seu melhor amigo, para ir a sua cidade natal com ele, e fingir ser seu namorado por 10 dias. Só que, chegando lá, acaba sendo surpreendido por sua mãe, que tenta juntá-lo com o lindo treinador da academia a qual frequenta. Um triângulo, muita diversão!


Crush de Natal é uma comédia romântica clichê e leve. Um filme LGBT+ Netflix perfeito para quem quer ver as aventuras de um casal abertamente gay, sem a preocupação com lágrimas, apenas aproveitando uma temática bastante conhecida para casais héteros, mas ainda pouco explorada a outras formas de amor.

GênerosComédia romântica
SubgênerosEncantador, alto-astral
Rotten Tomatoes68%
IMDb6,1/10
PrêmiosNão informado
Duração1h 41min
Classificação Indicativa10 anos
ElencoMichael Urie, Philemon Chambers, Luke MacFarlane e mais
Original do Streaming
OrigemEstados Unidos
No.14

Isabel CoixetElisa y Marcela (2019)

História Real de um Amor Lésbico

O filme retrata a história real da relação entre Elisa e Marcela, um casal que em 1901 forjou o primeiro, e talvez único, casamento lésbico religioso da história. Para isso, uma das mulheres se passou por Mario, um primo falecido.


É um filme em preto e branco, mas que não deixa a desejar em termos de fotografia. O enredo é bem trabalhado, apesar de a atuação ter sido acusada de teatral e melodramática. O filme foi indicado ao Festival de Berlim, mas sofreu uma série de boicotes por ser uma produção para streaming.


Com tantas controvérsias envolvendo Elisa e Marcela, esse é um filme que vale a pena assistir e tirar suas próprias conclusões. Um romance que mostra como avançamos pouco em termos de direitos, já que vários casais LGBTQIA+ ainda precisam lutar pelo direito de existir e estarem juntos.

GênerosRomance, drama, filme de época
SubgênerosCalliente, intimista, emoções contraditórias
Rotten Tomatoes40%
IMDb6,6/10
Prêmios3 vitórias e 12 indicações
Duração1h 58min
Classificação Indicativa18 anos
ElencoGreta Fernández, Natalia de Molina, Francesc Orella e mais
Original do Streaming
OrigemEspanha
No.15

Sung Do-junWish You (2021)

Protagonistas Idols de K-pop

Enquanto no Japão a temática é chamada de Yaoi, na Coreia do Sul o filme romântico gay é chamado de BL, que quer dizer Boys' Love (algo como "amor de meninos", em português). O filme conta a história de um cantor que se apresenta nas ruas e é notado por um tecladista que trabalha para uma grande gravadora.


Os dois vão morar e trabalhar juntos para tentar uma chance de serem selecionados pela empresa. Nesse processo intenso, um amor desabrocha. Os atores que fazem esse casal, Lee Sang e Kang In-soo, são Idols coreanos, celebridades integrantes de grupos de K-pop. Ou seja, ambos são músicos de verdade!


Um ponto negativo é que, no Rotten Tomatoes, o filme não possui avaliações nem da crítica e nem do público suficientes para que o site possa apresentar uma nota média. Um índice disponível é a nota de 6,4/10 dos usuários do IMDB. Ela não é muito alta, mas mostra que boa parte do público curtiu o filme.

GênerosRomance, musical
SubgênerosSentimental, intimista
Rotten TomatoesSem índice
IMDb6,4/10
PrêmiosNão possui
Duração1h 41min
Classificação Indicativa12 anos
ElencoKang In-soo, Lee Sang, Park Subin, Baek Seo-bin e mais
Original do Streaming
OrigemCoreia do Sul

Como Saber Se Título da Netflix Vai Sair de Catálogo?

Como Saber Se Título da Netflix Vai Sair de Catálogo?

Nos casos onde o filme LGBT+ Netflix que deseja ver não é um original do streaming existe sempre o risco de que, ao voltar para assistir novamente, ele não esteja mais disponível. Se não quiser ser pego de surpresa, existe uma forma bem simples de descobrir se ele está prestes a sair do catálogo.


Obras que sairão da plataforma nos próximo 30 dias possuem dois tipos de aviso. Um deles é encontrado na área de detalhes do filme LGBTQIAP+, nomeado como Disponibilidade. Logo abaixo terá uma data, que é o dia até onde ele estará no streaming. O outro surge assim que der o play no filme.


Nos primeiros segundos do filme LGBT+ Netflix surgirá um breve aviso de que ele em breve não estará mais disponível. Nesse caso, não perca tempo e assista rápido! Lembrando que, no ranking há apenas filmes sem previsão de saída de catálogo no momento da publicação do artigo.

Confira Também Excelentes Livros e Séries com Temática LGBTQIA+

Além dos melhores filmes LGBTQIA+ Netflix, os livros e séries também são obras incríveis para aprender mais sobre o movimento e luta por igualdade. Aqui na mybest você encontra conteúdos completos sobre eles, inclusive com recomendações da Glaucia Cassia, do Blog Mais que Livros. Confira!

Conclusão

Agora que você já sabe como escolher o melhor filme LGBT+ para assistir na Netflix, prepare a pipoca! Não se esqueça de levar em consideração o gênero de sua preferência, as indicações e premiações recebidas pelos experts da indústria e a recepção do público em sites como o IMDb e Rotten Tomatoes.


Esperamos que nossas dicas tenham te ajudado a explorar um pouco mais esse universo ainda pequeno de filmes que trabalham com seriedade e compromisso as lutas e a vida da população LGBTQIA+ ao redor do mundo. Se gostou do artigo, compartilhe com mais pessoas!


Redação: Barbara Gonçalves / Revisão: Vinícius Nascimento / Atualização: Eloene Cristine

Top 5 Melhores Filmes LGBTQIA+ Netflix

1º lugar: Daniel RibeiroHoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

2º lugar: Mag Hsue Chih-Yen HsuDear Ex (2018)

3º lugar: Alice WuVocê Nem Imagina (2020)

4º lugar: Kuang-Hui LiuSeu Nome Gravado em Mim (2020)

5º lugar: Pedro AlmodóvarMá Educação (2004)

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Livros e Filmes
  3. Streaming
  4. Top 15 Melhores Filmes LGBT+ Netflix em 2024

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.