mybest
Colas

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Construção e Reforma
  3. Materiais de Construção
  4. Top 10 Melhores Colas de Contato em 2024 (Cascola, Tekbond e mais)
  • Top 10 Melhores Colas de Contato em 2024 (Cascola, Tekbond e mais) 1
  • Top 10 Melhores Colas de Contato em 2024 (Cascola, Tekbond e mais) 2
  • Top 10 Melhores Colas de Contato em 2024 (Cascola, Tekbond e mais) 3
  • Top 10 Melhores Colas de Contato em 2024 (Cascola, Tekbond e mais) 4
  • Top 10 Melhores Colas de Contato em 2024 (Cascola, Tekbond e mais) 5

Top 10 Melhores Colas de Contato em 2024 (Cascola, Tekbond e mais)

A cola de contato, ou adesivo de contato, é popularmente conhecida como cola de sapateiro. Feita à base de borracha, ela cola a si mesma, por isso deve ser usada nas duas superfícies que serão coladas. Tem alta aderência e permanece flexível após secar, então serve para os mais diversos materiais.


Esse adesivo possui várias características distintas e diferentes quantidades. Marcas como Cascola, TekBond e Amazonas têm ótimas opções do produto! Não sabe como escolher? Não se preocupe, preparamos um guia com várias dicas e um ranking com as 10 melhores colas de contato. Continue lendo para saber mais.

Atualizado em 14/07/2023
André Oliveira
Supervisão
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

O marceneiro André Oliveira criou o canal Oficina Marcenaria Rústica, onde ministra cursos e alcança pessoas que querem aprender a arte da marcenaria para trabalhar na área ou fazer projetos pessoais. Além disso, administra dois grandes grupos de marcenaria em redes sociais voltados para amantes da marcenaria, iniciantes e profissionais Conheça mais sobre os serviços do André no Instagram, Facebook e YouTube.

Perfil de André Oliveira
Continue lendo
Rafael Swoboda
Revisão
Revisor
Rafael Swoboda

Sou formado em jornalismo e trabalho com produção de conteúdo e revisão há 10 anos. Estou na mybest há mais de 2 anos produzindo, revisando e atualizando artigos de diferentes categorias. Entregar informações úteis, corretas e em linguagem acessível é o que mais me motiva.

Perfil de Rafael Swoboda
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

O que é Cola de Contato e para que Ela Serve?

O que é Cola de Contato e para que Ela Serve?

A cola de contato é muito conhecida por quem trabalha com construção, artesanato, marcenaria, tapeçaria, etc. É feita à base de borracha e solvente ou água e tem uma alta força de colagem. O termo “de contato” significa que ela cola a si própria e precisa ser usada nas 2 superfícies que serão unidas. Cola materiais como:


  • Borracha
  • Revestimentos e laminados decorativos e pisos de vinil
  • Plásticos e acrílicos
  • Tecido, feltro, couro
  • Fibras
  • Lã de vidro.
  • Madeira e compensados (EVA, MDF, MDP)
  • Papel e papelão
  • Cortiça
  • Tapeçaria e sapataria
  • Metal
  • Concreto
  • Fórmica
  • Cerâmica
  • Gesso
  • Vidro

A cola de sapateiro pode ser usada em peças iguais ou diferentes, como madeira e madeira ou madeira e borracha. Apesar de ser universal, não deve ser usada em isopor, pois o corrói. E atenção: a maioria contém solventes tóxicos que não devem ser inalados, sendo necessário usar máscaras e estar num local ventilado.

Como Escolher a Melhor Cola de Contato

Você encontrará diferentes opções de cola de contato disponíveis no mercado. A função delas é a mesma. Contudo, alguns aspectos podem influenciar na sua escolha, como a composição, o formato da embalagem e a quantidade. Para facilitar, preparamos algumas dicas para você a seguir.

1

Opte entre a Cola de Contato à Base de Solvente ou de Água

Opte entre a Cola de Contato à Base de Solvente ou de Água

Conforme dissemos, a cola de contato ou cola de sapateiro é à base de borracha, mas pode ser feita de 2 formas: com solventes ou com água. O primeiro caso é o mais comum e fácil de ser encontrado, porém é tóxico e inflamável, além de ter um cheiro muito forte. O tolueno, ou toluol, é um dos solventes mais usados.


A exposição a essa substância pode ser perigosa se não for feita com cuidado. Causa dor de cabeça, tontura e irritações alérgicas, mas em excesso apresenta riscos mais sérios à saúde, como o câncer, além de causar dependência. A boa notícia é que já existem opções sem o tolueno, que são mais seguras.


Mesmo assim, é preciso usar máscara durante a aplicação. Também já existem opções à base de água, menos tóxicas. Nesses casos, não são usados solventes, por isso, não é inflamável e o cheiro é mais suave. Na hora de escolher, pense nesses fatores e sempre use o produto com segurança.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Independente da sua escolha entre usar a cola com solvente ou à base d’água, nunca deixe de tomar as precauções devidas quando for usá-la, como máscara, luvas de borracha, aplicação sempre em área aberta e ventilada, longe de crianças e animais.

É imprescindível que o recipiente seja bem fechado após o uso e guardado em local seguro longe do alcance de crianças, de alimentos ou de fogo para evitar acidentes. Leia as recomendações no rótulo do produto para um armazenamento seguro.

2

Prefira uma Cola de Contato Resistente à Água

Prefira uma Cola de Contato Resistente à Água

Verifique também se a cola é resistente à água. Isso é importante principalmente se você for usá-la em materiais que serão lavados ou ficarão expostos a umidade e água. Assim você garante que o objeto não descole, estragando todo o trabalho. 


A maioria é resistente, contudo, há marcas que não dão essa informação. Então, dependendo do tipo de peça a ser colada, é bom conferir a embalagem ou o site do fabricante para se certificar disso. Assim, você evita que seu trabalho vá, literalmente, por água abaixo.

3

Confira Se o Fabricante Indica o Tempo de Colagem e Cura Total

Confira Se o Fabricante Indica o Tempo de Colagem e Cura Total

Para usar a cola de contato, é preciso espalhar o produto nas superfícies e esperar que ele seque para juntar as peças. O ponto certo é quando você encosta o dedo e ele não suja. Esse tempo de colagem pode variar entre 5 e 50 min, dependendo do produto e do tamanho da superfície.


Além desse, há também o tempo de cura total da cola de contato, que indica o quanto você deverá esperar para garantir que as peças estejam realmente coladas com toda a firmeza possível. Esse tempo de cura total pode variar de 24 h até 7 dias, então fique de olho.


A temperatura do local de trabalho também influencia, então esse tempo pode mudar bastante. Nem todos os fabricantes informam isso, sendo que alguns apenas dizem que a secagem é rápida. Esse não é um fator que altera a qualidade da cola, mas pode influenciar no ritmo do seu trabalho.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Essa é a parte do procedimento mais importante, pois se o tempo de espera correto não for respeitado as partes unidas e coladas não terão uma perfeita aderência, podendo comprometer a junção em pouco tempo.

Apesar de a cola de contato ser muito forte e potente no que se propõe, esse procedimento é o que definirá a qualidade do trabalho feito.

4

Verifique o Tipo de Embalagem e a Quantidade de Acordo com o Uso

Verifique o Tipo de Embalagem e a Quantidade de Acordo com o Uso

As colas de contato estão disponíveis em vários formatos de embalagem: lata, bisnaga, frasco e spray. Cada uma pode ter diferentes quantidades de cola. O produto não muda, mas cada uma delas é mais adequada para determinadas necessidades e usos. Veja as principais características:


  • Lata: a mais comum, disponível de cerca de 200 g a 15 kg. Se ficar muito tempo aberta, o solvente seca e a cola estraga. Por isso, as maiores são indicadas para quem usa frequentemente. Para quem usa pouco, latas com 200 g são ideais.
  • Bisnaga: pode ter de 30 a 75 g. É ideal para colar peças pequenas ou para quem precisa da cola para um trabalho esporádico. Assim, não há o risco de perder muito produto.
  • Spray: é o tipo mais recente. A cola vem em um tubo de spray, que tem entre 300 e 500 g. A válvula pode ser ajustada em 3 níveis de fluxo e é fácil de aplicar. Ideal para usar em peças pequenas e arremates.
  • Frasco: não é muito comum, mas alguns produtos vêm em frascos plásticos que podem ter entre 200 g e 1 kg. São embalagens fáceis e usar e fechar, porém é mais difícil aproveitar todo o conteúdo.

Na hora de escolher, é importante pensar em onde você vai usar a cola. As latas grandes geralmente têm melhor custo benefício, contudo, podem estragar mais rápido se não usadas ou se não forem bem vedadas. Isso resulta numa maior perda de produto, então compre conforme a quantidade necessária.

André Oliveira
Marceneiro e Youtuber
André Oliveira

Apesar da praticidade da cola de contato, o seu grande problema é a perda por mau fechamento da embalagem e isso é muito comum. Basta alguma pequena entrada de ar na lata ou no frasco para que ela, em poucos dias, esteja dura.

Existem diluentes que prometem "ressuscitar" a cola inclusive com a mesma força de antes de secar, e alguns popularmente garantidos, mas é bom deixar claro que sem a recomendação do fabricante, pois o mais indicado seria substituir por uma cola nova.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Colas de Contato

Agora que você já sabe como escolher uma boa cola de contato, chegou a hora de conferir o nosso ranking. Selecionamos as 10 melhores opções do mercado, incluindo versões em lata, bisnaga e spray. Lembre-se de avaliar todas as características e escolha a mais adequada para o seu trabalho!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Composição
Superfícies Aplicáveis
Tempo de Cura
Atóxica
Embalagem
Acabamento Incolor
Resistência à Água
Peso
Outros Pesos
1

HENKEL

Cola de Contato Cascola Tradicional

HENKEL Cola de Contato Cascola Tradicional 1

R$ 19,78

Médio

A Melhor Cola de Contato de Alta Performance

À base de solvente e livre de tolueno

Vidro, madeiras, couro, compensados, laminados decorativos, MDF, concreto, cimento, cerâmica, entre outros

5 a 10 min (secagem)

Lata

195 g

400, 730, 2800 e 14000 g

2

SAINT-GOBAIN

Cola de Contato TekBond

SAINT-GOBAIN Cola de Contato TekBond 1

R$ 11,12

Lev. baixo

Cola de Contato Tekbond com Ótima Resistência

À base de solvente

laminados decorativos, pisos de borracha, couro, metais, lambris, madeiras compensadas, aglomerados, MDF entre outros

15 a 30 min (secagem) e 7 dias (cura total)

Lata

Não informado

200 g

400, 750, 2800 e 14000 g

3

ALMAFLEX

Cola de Contato à Base d'Água Almaflex

ALMAFLEX Cola de Contato à Base d'Água Almaflex 1

R$ 25,68

Médio

Uma Opção de Cola de Contato à Base d'Água

À base de água

Laminados decorativos, couro, papéis, dentre outros em superfícies como: compensados, MDF, OSB, madeiras, aglomerados, espumas e isopor

10 a 50 min (secagem) e 7 dias (cura total)

Frasco

Não informado

Não informado

150 g

1000 e 3000 g

4

AMAZONAS

Cola de Contato Amazonas Spray

AMAZONAS Cola de Contato Amazonas Spray 1

R$ 47,58

Lev. alto

A Cola de Contato Spray Amazonas Fácil de Usar

À base de solvente

Espumas, madeiras, tecidos, entre outros

1 min (colagem)

Não informado

Spray

Não informado

Não informado

340 g

Não

5

HENKEL

Cola de Contato Cascola Extra

HENKEL Cola de Contato Cascola Extra 1

R$ 9,40

Lev. baixo

Cola de Contato Cascola com Fixação Extra Forte

À base de solvente e livre de tolueno

Post-forming, couro, folha de metal, MDF, lambris, linóleo, compensado, HDF, fibras, laminados decorativos, metais, entre outros

5 a 10 min (colagem) e 24h (cura total)

Bisnaga

Não informado

30 g

Não

6

PULVITEC

Adesivo de Contato Polyplac

PULVITEC Adesivo de Contato Polyplac 1

R$ 12,96

Lev. baixo

Ótima Opção de Cola de Contato para Artesanato

À base de solvente e livre de tolueno

Madeiras, paredes, metais, pisos e passadeiras de borracha, compensados, aglomerados, placas de fibra, cortiça, couros, lonas, carpetes, plásticos diversos, vidros e tecidos,

5 a 10 min (colagem) e 24h (cura total)

Bisnaga

Não informado

30 g

Não

7

BRASCOLA

Cola de Contato Brascoplast

BRASCOLA Cola de Contato Brascoplast 1

R$ 8,70

Lev. baixo

Cola de Contato Brascoplast Ideal para Objetos

À base de solvente e livre de tolueno

Tapeçaria em geral, tecidos, fibras naturais, lă de vidro, revestimento em couro, borracha vulcanizada, madeira, EVA, carpetes, concreto, metal com outros substratos e diversos plásticos rígidos

20 min (colagem) e 24h (cura total)

Bisnaga

Não informado

(exceto em colagem de tecidos)

75 g

Não

8

BRASCOLA

Cola de Contato Brascola Colabras

BRASCOLA Cola de Contato Brascola Colabras 1

R$ 20,14

Médio

Cola de Contato 750 g com Ótimo Custo-Benefício

À base de solvente

laminados decorativos (fórmicas), couro, compensado, fibras, cimento, papelão, entre outros.

25 min (colagem) e 72h (cura total)

Lata

Não informado

Não informado

750 g

200, 2800 e 14000 g

9

FORMICA

Cola de Contato Formica

FORMICA Cola de Contato Formica 1

R$ 88,74

Alto

Cola de Contato 2,8 kg para Superfícies Grandes

À base de solvente

Laminados decorativos, madeira, couro, tecido, espuma, MDF, entre outros

Não informado

Lata

Não informado

2800 g

200, 750, 2800, 14000 e 170000 g

10

KILLING

Cola de Contato Kisafix Spray

KILLING Cola de Contato Kisafix Spray 1

R$ 29,98

Lev. alto

Mais Praticidade com a Cola de Contato Spray

Não informado

Espuma, tecido, madeira, estofados de automóveis, tapeçaria, couro, feltro, forros, papel, papelão e papel de parede, plástico, borracha, laminado sintético e decorativo, entre outros

Não informado

Não informado

Spray

Não informado

340 g

Não

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

HENKELCola de Contato Cascola Tradicional

Cola de Contato Cascola Tradicional 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 19,78
Médio
A Partir de:
R$ 19,78
Médio

A Melhor Cola de Contato de Alta Performance

A cola de contato Cascola é uma das mais buscadas devido à sua alta qualidade. Essa é a versão tradicional, livre de toluol e outras substâncias que causam dependência. Pode ser usada em vários materiais, exceto aqueles com base de polietileno, polipropileno e resina antiaderente.


De fácil aplicação, tem alta força de colagem e desempenho. Oferece uma secagem mais rápida e, após 10 min da aplicação, não possui mais odor. A lata de 195 g é ideal para quem não usa com frequência e não quer desperdiçar produto. 


Bastante tradicional, essa cola também é muito bem avaliada nos sites de vendas. Na Amazon, é possível conferir comentários de compradores indicando o produto e ressaltando a sua qualidade. Ela também está disponível em latas com 400 ou 730 g e 2,8 ou 14 kg.

ComposiçãoÀ base de solvente e livre de tolueno
Superfícies AplicáveisVidro, madeiras, couro, compensados, laminados decorativos, MDF, concreto, cimento, cerâmica, entre outros
Tempo de Cura5 a 10 min (secagem)
Atóxica
EmbalagemLata
Acabamento Incolor
Resistência à Água
Peso195 g
Outros Pesos400, 730, 2800 e 14000 g
Este ranking foi útil para você?
No.2

SAINT-GOBAINCola de Contato TekBond

A Partir de:
R$ 11,12
Lev. baixo

Cola de Contato Tekbond com Ótima Resistência

Essa cola é considerada uma das melhores do mercado. Tem alta aderência, é de fácil aplicação e, além disso, oferece uma secagem rápida, boa resistência à água e ótima resistência inicial. Contudo, contém substâncias tóxicas, então, é importante seguir as instruções de uso para garantir sua segurança.


É indicada para várias superfícies, mas não adere bem em materiais à base de polietileno, polipropileno e resina antiaderente. Após a aplicação, é preciso esperar 48 h para testar a resistência, já o tempo de cura total é de 7 dias. Também está disponível em latas de 400 g, 750 g, 2,8 kg e 14 kg.


Sucesso de vendas nos e-commerces, essa cola de contato recebe muitas avaliações positivas e elogios de compradores. Alguns indicam que ela é super resistente e eficiente. Contudo, há ressalvas quanto à praticidade da embalagem em lata caso seu uso seja apenas ocasional.

ComposiçãoÀ base de solvente
Superfícies Aplicáveislaminados decorativos, pisos de borracha, couro, metais, lambris, madeiras compensadas, aglomerados, MDF entre outros
Tempo de Cura15 a 30 min (secagem) e 7 dias (cura total)
Atóxica
EmbalagemLata
Acabamento IncolorNão informado
Resistência à Água
Peso200 g
Outros Pesos400, 750, 2800 e 14000 g
No.3

ALMAFLEXCola de Contato à Base d'Água Almaflex

A Partir de:
R$ 25,68
Médio

Uma Opção de Cola de Contato à Base d'Água

Você está em busca de uma opção mais segura, sem solventes, mas que ainda assim tenha ótima aderência? Então considere essa cola de Contato Almaflex. É um produto com fórmula sustentável, que não usa solventes, por isso não agride sua saúde nem o meio ambiente. Não é inflamável e não libera gases.


A tecnologia usada garante alta performance de colagem. O resultado é uma cola extra forte, com alta resistência e sem cheiro, de acordo com a marca. É indicada para laminados decorativos, vinílicos, couro, madeira, MDF, compensados, entre outros.


Ainda segundo a marca, essa cola de contato à base d'água possui um rendimento até 3x maior do que os adesivos à base de solvente. Ela está disponível em frascos de até 150 g, 1 kg ou até de 5 kg. Nos links, você encontra a versão de 150 g.

ComposiçãoÀ base de água
Superfícies AplicáveisLaminados decorativos, couro, papéis, dentre outros em superfícies como: compensados, MDF, OSB, madeiras, aglomerados, espumas e isopor
Tempo de Cura10 a 50 min (secagem) e 7 dias (cura total)
Atóxica
EmbalagemFrasco
Acabamento IncolorNão informado
Resistência à ÁguaNão informado
Peso150 g
Outros Pesos1000 e 3000 g
No.4

AMAZONASCola de Contato Amazonas Spray

A Partir de:
R$ 47,58
Lev. alto

A Cola de Contato Spray Amazonas Fácil de Usar

A cola de contato Amazonas é muito popular por ser um produto de qualidade e com alta aderência. Pensando em facilitar ainda mais o trabalho, a marca oferece a versão da cola em spray. Além de ser prática de usar, ela tem alto rendimento e colagem super rápida.


É indicada principalmente para trabalhos com tapeçaria e sapataria, mas pode ser usada em espumas, madeiras, tecidos e outros. A válvula do spray tem 3 ajustes para você controlar o fluxo de cola e garantir melhor aproveitamento.

ComposiçãoÀ base de solvente
Superfícies AplicáveisEspumas, madeiras, tecidos, entre outros
Tempo de Cura1 min (colagem)
AtóxicaNão informado
EmbalagemSpray
Acabamento IncolorNão informado
Resistência à ÁguaNão informado
Peso340 g
Outros PesosNão
No.5

HENKELCola de Contato Cascola Extra

A Partir de:
R$ 9,40
Lev. baixo

Cola de Contato Cascola com Fixação Extra Forte

Se você precisa de uma cola de contato extra forte para usar em colagens críticas, então considere essa versão da Cascola. Ela oferece total aderência entre as superfícies, garantindo um ótimo acabamento e alto desempenho. É resistente à água e não incha, o que evita o desprendimento das peças.


Assim como a versão tradicional, é livre de toluol. Também tem secagem rápida e promete não possuir odor após 10 min da aplicação. Essa é a versão em bisnaga, ideal para usar em locais pequenos, além de ter aplicação prática e segura. Indicada principalmente para fórmicas, mas cola diversos materiais.


Essa versão é muito vendida e bem avaliada nos e-commerces. Na Amazon, muitos compradores atestam a qualidade do produto e dizem que ele atende bem às necessidades. Alguns mencionam utilizar a cola de contato Cascola para colar calçados, enquanto outros a usam no artesanato.

ComposiçãoÀ base de solvente e livre de tolueno
Superfícies AplicáveisPost-forming, couro, folha de metal, MDF, lambris, linóleo, compensado, HDF, fibras, laminados decorativos, metais, entre outros
Tempo de Cura5 a 10 min (colagem) e 24h (cura total)
Atóxica
EmbalagemBisnaga
Acabamento IncolorNão informado
Resistência à Água
Peso30 g
Outros PesosNão
No.6

PULVITECAdesivo de Contato Polyplac

A Partir de:
R$ 12,96
Lev. baixo

Ótima Opção de Cola de Contato para Artesanato

Com alto poder de adesão, essa cola é livre de tolueno, o que a torna menos tóxica. Por ser em bisnaga, tem fácil aplicação e permite total aproveitamento do produto. Por isso, é perfeita para usar em objetos pequenos e colar detalhes. 


É uma ótima opção de cola de contato para EVA, mas também pode ser usada em couro, madeira, borracha, tecido e outros materiais, incluindo os porosos. Outra vantagem é o tempo de colagem rápido: em apenas 5 a 10 minutos você já pode unir as peças. Já a cura total é em 24 h.

ComposiçãoÀ base de solvente e livre de tolueno
Superfícies AplicáveisMadeiras, paredes, metais, pisos e passadeiras de borracha, compensados, aglomerados, placas de fibra, cortiça, couros, lonas, carpetes, plásticos diversos, vidros e tecidos,
Tempo de Cura5 a 10 min (colagem) e 24h (cura total)
Atóxica
EmbalagemBisnaga
Acabamento Incolor
Resistência à ÁguaNão informado
Peso30 g
Outros PesosNão
No.7

BRASCOLACola de Contato Brascoplast

A Partir de:
R$ 8,70
Lev. baixo

Cola de Contato Brascoplast Ideal para Objetos

Essa cola é ideal para fazer reparos rápidos ou para aplicar em superfícies pequenas, como em sapatos e objetos. Pode ser usada em diferentes materiais, sendo muito adequada para a colagem em materiais porosos. O formato em bisnaga é compacto e prático, facilita o uso e permite aproveitamento total do produto. 


Segundo a marca, ela resiste a temperaturas de até 60°C e fica flexível por um muito tempo. Além disso, é livre de toluol para oferecer maior segurança no uso. A marca oferece diversas opções de pesos em embalagens variadas, como bisnagas, latas e galões. Nos links, você encontra a cola de contato bisnaga de 75 g.

ComposiçãoÀ base de solvente e livre de tolueno
Superfícies AplicáveisTapeçaria em geral, tecidos, fibras naturais, lă de vidro, revestimento em couro, borracha vulcanizada, madeira, EVA, carpetes, concreto, metal com outros substratos e diversos plásticos rígidos
Tempo de Cura20 min (colagem) e 24h (cura total)
Atóxica
EmbalagemBisnaga
Acabamento IncolorNão informado
Resistência à Água(exceto em colagem de tecidos)
Peso75 g
Outros PesosNão
No.8

BRASCOLACola de Contato Brascola Colabras

A Partir de:
R$ 20,14
Médio

Cola de Contato 750 g com Ótimo Custo-Benefício

A Colabras é a cola de contado da Bascola, uma das principais fabricantes de adesivos. É um produto de qualidade superior, que proporciona colagens com alta aderência e durabilidade. O tempo de cura total é de 24 h e o tempo aberto de colagem é de 25 min. Atenção: é feita com solventes, então use com cuidado.


É indicada para laminados decorativos, couro, compensados, fibras, papelão, papel e outros. A lata com 750 g tem ótimo custo-benefício e é ideal para quem precisa usar em maior quantidade. Também está disponível em versões menores, com 200 e 400 g, e maiores, com 2,8 e 14 kg.

ComposiçãoÀ base de solvente
Superfícies Aplicáveis laminados decorativos (fórmicas), couro, compensado, fibras, cimento, papelão, entre outros.
Tempo de Cura25 min (colagem) e 72h (cura total)
Atóxica
EmbalagemLata
Acabamento IncolorNão informado
Resistência à ÁguaNão informado
Peso750 g
Outros Pesos200, 2800 e 14000 g
No.9

FORMICACola de Contato Formica

A Partir de:
R$ 88,74
Alto

Cola de Contato 2,8 kg para Superfícies Grandes

Desenvolvida para colar diversos materiais, a cola de contato Formica é de ótima qualidade. Apresenta um excelente desempenho de colagem, além de proporcionar um ótimo acabamento. Seu uso é indicado principalmente para laminados de alta pressão da Formica, além de compensados, cimento e gesso.


Também pode ser usada em madeira, couro, metal, papeis e outros diversos materiais. A lata com 2,8 kg é ótima para quem vai aplicá-la em superfícies grandes, mas o produto também está disponível em tamanhos menores. O ponto negativo é que o fabricante não informa o tempo de secagem ou resistência à água.

ComposiçãoÀ base de solvente
Superfícies AplicáveisLaminados decorativos, madeira, couro, tecido, espuma, MDF, entre outros
Tempo de CuraNão informado
Atóxica
EmbalagemLata
Acabamento Incolor
Resistência à ÁguaNão informado
Peso2800 g
Outros Pesos200, 750, 2800, 14000 e 170000 g
No.10

KILLINGCola de Contato Kisafix Spray

A Partir de:
R$ 29,98
Lev. alto

Mais Praticidade com a Cola de Contato Spray

A cola de contato Kisafix é conhecida pela qualidade. Além da tradicional, a marca também oferece a versão em spray. Embora a marca não informe a composição, ela é prática, fácil de usar e sem desperdício, sendo indicada para colagem de tecido, madeira, espuma e tapeçaria em geral. 


Conta com uma válvula que permite 3 regulagens diferentes para você controlar o fluxo de saída. É livre de gás CFC, nocivo ao ambiente. Segundo a marca, a quantidade na embalagem é o suficiente para uma área de cerca de 8 m² e a distância de aplicação deve ser de 10 a 20 cm da superfície a ser colada.

ComposiçãoNão informado
Superfícies AplicáveisEspuma, tecido, madeira, estofados de automóveis, tapeçaria, couro, feltro, forros, papel, papelão e papel de parede, plástico, borracha, laminado sintético e decorativo, entre outros
Tempo de CuraNão informado
AtóxicaNão informado
EmbalagemSpray
Acabamento Incolor
Resistência à ÁguaNão informado
Peso340 g
Outros PesosNão

Perguntas Frequentes sobre Cola de Contato

Perguntas Frequentes sobre Cola de Contato

Muitas pessoas têm dúvidas de como usar a cola de contato em algumas situações. Por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para o marceneiro André Oliveira. Confira a seguir.

Ao Manipular a Madeira o Melhor É Usar a Cola de Contato ou o Grampeador de Tapeceiro?

A cola de contato é indicada para vários tipos de materiais, devido ao seu poder de união, tanto que é chamada de cola de contato porque necessita ser passada nas duas peças a serem unidas, pois, o que vai unir é o contato cola com cola.

Mas, para maior segurança, sempre que for possível o melhor a fazer é manter os dois sistemas, cola e grampo, para haver uma união mais firme e garantida, a não ser em superfícies que não queremos os grampos aparentes, nesse caso será necessário apenas trabalharmos com a cola.

Como Remover Cola de Contato?

Muitos usam o famoso diluente, geralmente cada marca de cola de contato possui um diluente próprio da mesma marca, mas existem opções mais simples de encontrar como o querosene comum, o thiner e o diluente PU (específico para limpeza e diluição de tintas poliuretanas).

O diluente PU também serve para diluir a própria cola de contato quando é acidentalmente esquecida aberta e acaba endurecendo, e todos esses produtos podem ser usados para remoção em tecidos ou roupas, mas é necessário ser enxaguado com sabão neutro logo após a remoção, pois existe risco de manchar o tecido.

Além disso, são necessários cuidados com o manuseio por serem produtos fortes, devem ser manipulados com luvas de borracha, máscara e em locais abertos, ventilados e longe de crianças e animais, pois, sua inalação pode ser muito perigosa.

Como Diluir Cola de Contato?

Existem produtos próprios para a diluição de cola de contato, geralmente diluentes da própria marca são os mais indicados para cada produto, pois assim, não se altera as propriedades da cola e nem se corre o risco de enfraquecê-la.

Mas, em casos de emergência quando não se possui o diluente apropriado é muito comum usar o diluente PU (específico para limpeza e diluição de tintas poliuretanas) popularmente usado para essa finalidade prometendo não comprometer a qualidade da cola.

Contudo, para uma correta diluição mantendo a garantia da qualidade do produto o mais indicado sempre será seguir as recomendações do rótulo na embalagem ou lata de cola de contato e usar o diluente indicado pelo fabricante.

Veja Outros Materiais para Usar na Sua Reforma

Se você está pensando em fazer uma reforma ou um trabalho manual, precisará de bons materiais para garantir o resultado desejado. A mybest tem ótimos artigos para te ajudar, incluindo indicações das melhores massas acrílicas, massas corridas e colas de madeira. Clique nos links abaixo e confira.

Conclusão

A cola de contato é muito usada em reformas, construções ou artesanatos para colar superfícies com aderência, podendo ser aplicada nos mais variados tipos de materiais. É prática, resistente e garante um ótimo resultado. Existem várias opções, mas é preciso avaliar alguns aspectos na hora de escolher.


Neste artigo, você pôde entender o que deve ser considerado antes de comprar o produto, além de conferir as ótimas opções do nosso ranking. Lembre-se: sempre que surgir alguma dúvida, volte para consultar este guia. Gostou? Então compartilhe com pessoas que estão em busca de uma boa cola de contato.


Redação: Natalia Iannacone / Revisão: Rafael Swoboda / Atualização: Rafael Swoboda

Top 5 Melhores Colas de Contato

1º lugar: HENKELCola de Contato Cascola Tradicional

2º lugar: SAINT-GOBAINCola de Contato TekBond

3º lugar: ALMAFLEXCola de Contato à Base d'Água Almaflex

4º lugar: AMAZONASCola de Contato Amazonas Spray

5º lugar: HENKELCola de Contato Cascola Extra

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Construção e Reforma
  3. Materiais de Construção
  4. Top 10 Melhores Colas de Contato em 2024 (Cascola, Tekbond e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.