mybest
Cadeiras de Rodas

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Saúde
  3. Produtos Médicos e Hospitalares
  4. Top 10 Melhores Cadeiras de Rodas em 2024 (Dobráveis em X)
  • Top 10 Melhores Cadeiras de Rodas em 2024 (Dobráveis em X) 1
  • Top 10 Melhores Cadeiras de Rodas em 2024 (Dobráveis em X) 2
  • Top 10 Melhores Cadeiras de Rodas em 2024 (Dobráveis em X) 3
  • Top 10 Melhores Cadeiras de Rodas em 2024 (Dobráveis em X) 4
  • Top 10 Melhores Cadeiras de Rodas em 2024 (Dobráveis em X) 5

Top 10 Melhores Cadeiras de Rodas em 2024 (Dobráveis em X)

A cadeira de rodas certa, pode ser o diferencial que vai proporcionar melhor qualidade de vida ao cadeirante. A escolha acertada deste equipamento garante segurança, conforto e, em alguns casos, pode conferir maior autonomia ao usuário. Neste artigo, vamos te ajudar a escolher o modelo ideal!


Marcas como Jaguaribe, Ortomobil e Dellamed são referência no segmento, com diferentes modelos para cada necessidade. Preparamos um guia de compra completo para te ajudar na escolha, além de selecionar as 10 melhores cadeiras de rodas manuais. Leia até o final para conferir algumas dicas extras!

Atualizado em 01/03/2024
Andréia Mazloum
Supervisão
Fisioterapeuta Integrativa
Andréia Mazloum

Andréia é fisioterapeuta integrativa, apaixonada por tratar o ser humano na sua complexidade. É especializada em ortopedia e trauma e realizou diversos cursos em terapia manual, como RPG, maitland, pilates, acupuntura, auriculoterapia e osteopatia. Andréia acredita que corpo e mente estão relacionados e que, por isso, não é possível tratar o corpo sem tratar a mente. Ideal que a fez se especializar em assuntos que abordam a saúde integral, como bioalinhamento, leitura biológica, antroposofia, psicologia transpessoal e neurociência. Conheça mais sobre a fisioterapeuta no Instagram, Facebook e em seu site.

Perfil de Andréia Mazloum
Continue lendo
Bruna Oliveira
Revisão
Revisora
Bruna Oliveira

Sou formada em Biomedicina e também já fui cabeleireira. Mas ler, escrever e aprender coisas novas sempre foram minhas maiores paixões. Desde que assumi minha real vocação, encontrei na mybest o espaço perfeito para expressar minha multipotencialidade. Por aqui produzo e atualizo conteúdos sobre os mais variados temas. Meus preferidos são produtos pet, cosméticos, eletroportáteis e suplementos alimentares. Minha motivação é entregar informação de qualidade em linguagem clara, objetiva e gostosa de ler.

Perfil de Bruna Oliveira
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Quem Inventou a Cadeira de Rodas? Quando Surgiu?

Quem Inventou a Cadeira de Rodas? Quando Surgiu?
Embora não seja possível afirmar com certeza a origem da cadeira de rodas, sabe-se que há registros do seu uso desde as antigas civilizações, no século IV a.C., como alguns artefatos gregos com gravuras representando o deus Hefesto, o ferreiro do Olimpo na mitologia grega. 


O que se pode afirmar é que as cadeiras de rodas evoluíram ao longo do tempo, com vários inventores e inovações. Mas, foi em 1933 que Harry Jennings e Herbert Everest criaram a primeira cadeira de rodas dobrável e autopropelida, usando tubos de bicicleta e um assento de madeira.


Hoje, as cadeiras de rodas manuais são muito mais avançadas e eficientes, com designs ergonômicos, materiais leves e resistentes, além de serem produzidas em escala industrial. Continue lendo o nosso artigo para saber mais informações sobre as cadeiras de rodas. Boa leitura!

Quando Usar Cadeira de Rodas?

Quando Usar Cadeira de Rodas?

As cadeiras de rodas simples ou motorizadas são usadas para auxiliar pessoas com a movimentação dos membros inferiores comprometida. Isso inclui tanto pacientes com lesões ou fraturas temporárias, quanto idosos, pessoas com obesidade associada a comorbidades ou pessoas com deficiência física.


Ao receber a recomendação de uso, é comum que o ortopedista ou médico responsável pelo tratamento indique o uso de uma cadeira de rodas adaptada, ou específica para cada caso. Neste artigo, estão algumas dicas gerais sobre como garantir o conforto e a segurança ao comprar uma pela internet. Confira!

Andréia Mazloum
Fisioterapeuta Integrativa
Andréia Mazloum

É importante se dedicar na escolha do tipo de cadeira de rodas, que poderá fazer diferença na vida com menos desconforto, dores e alterações musculares e corporais, e menos cansaço no final do dia. A cadeira passa a não ser apenas um acessório de uso, mas passa a ser uma extensão do próprio corpo.

Como Escolher a Melhor Cadeira de Rodas

Para escolher a melhor cadeira de rodas, considere o tamanho, material, limite de peso e recursos extras oferecidos pelo modelo. A seguir, estão os principais critérios que você deve ficar de olho ao pesquisar por uma cadeira de rodas confortável, a começar pelos tipos disponíveis.

1

Cadeiras de Rodas Dobráveis São Reforçadas, Enquanto as Monobloco São Mais Leves

Cadeiras de Rodas Dobráveis São Reforçadas, Enquanto as Monobloco São Mais Leves

Falando da forma em que cada modelo é dobrado, os 2 tipos de cadeira de rodas mais comuns em lojas online são monobloco e dobrável em X. Ambas possuem vantagens e desvantagens na hora de guardar e transportar, como veremos a seguir:


  • Cadeira de rodas dobrável em X: com estrutura em formato de X, elas são mais reforçadas e confortáveis para uso prolongado, oferecendo maior estabilidade do tronco.
  • Cadeira de rodas monobloco: mais leve e prática, ela é fácil de ser manuseada pelo próprio cadeirante, garantindo maior autonomia.

Apesar de reforçadas, as cadeiras dobráveis em X são mais pesadas e, consequentemente, mais difíceis de serem transportadas. Por outro lado, os modelos monoblocos podem ser mais frágeis e menos duráveis. É importante mencionar que apresentaremos apenas cadeiras de rodas manuais no nosso ranking.


Para conferir dicas sobre as melhores cadeiras de rodas motorizadas, confira este outro artigo da mybest exclusivo sobre o assunto. Basta acessar o link a seguir!

2

Para Quem Tem Quadril Mais Largo, Opte por Um Assento de 50 cm

Para Quem Tem Quadril Mais Largo, Opte por Um Assento de 50 cm

Como é importante ter uma cadeira de rodas confortável, observe se o assento tem espaço suficiente para se sentar. Para quem tem o quadril mais estreito, um assento com 40 cm talvez seja o suficiente, enquanto pessoas obesas ou com quadril maior ficam mais confortáveis com um de 50 cm.


A altura do assento também pode ser consultada, e varia de 45 a 50 cm. Se é sua primeira vez comprando uma cadeira, talvez esteja pensando se será fácil manobrá-la entre os cômodos. Para ter uma noção melhor nesse sentido, considere também as dimensões totais da cadeira de rodas.


É importante se atentar, pois nos links de compra do nosso ranking você encontrará as cadeiras de rodas disponíveis com diferentes tamanhos de assento, variando entre 38, 40, 42, 44, 46, 48 e 50 cm de largura, geralmente. 

Andréia Mazloum
Fisioterapeuta Integrativa
Andréia Mazloum

Esta cadeira se não for adequada, pode não ser confortável e nem mesmo segura, comprometendo a postura, podendo levar a escaras e dores. Então considere as dimensões certas do assento e altura ideal para evitar tais lesões. A compra de uma boa cadeira de rodas não é um gasto e sim um investimento.

3

Para Pessoas Mais Altas, Modelos com 100 cm de Altura São Boas Opções

Para Pessoas Mais Altas, Modelos com 100 cm de Altura São Boas Opções
Outro critério essencial para decidir entre as melhores cadeiras de rodas são as dimensões totais do produto. Nesse sentido, as cadeiras de rodas manuais geralmente podem ter entre 65 a 100 cm de comprimento, 60 a 70 cm de largura, e até 100 cm de altura.


De acordo com cada usuário é indicado um modelo mais robusto ou compacto. Por isso, é importante seguir as indicações do profissional de saúde de acordo com suas necessidades específicas. Entretanto, os modelos compactos costumam ser mais leves e fáceis de transportar no carro.

4

Cadeiras de Aço Carbono São Mais Resistentes

Cadeiras de Aço Carbono São Mais Resistentes

Independentemente do modelo de cadeira de rodas manual, você pode escolher entre estruturas de diferentes materiais. Modelos feitos em algum tipo de aço, como o carbono, se destacam pela resistência a impactos e peso. Por isso, é a melhor opção de cadeira de rodas, principalmente para pessoas com obesidade.


Por outro lado, cadeiras de rodas de alumínio ou alumínio aeronáutico não são tão resistentes assim, mas na maioria dos casos são os modelos mais leves. Como o preço não varia tanto entre os dois materiais, observe caso a caso qual opção compensa mais para sua rotina.

5

Pneus Infláveis Proporcionam Mais Suavidade Durante a Condução

Pneus Infláveis Proporcionam Mais Suavidade Durante a Condução
Na hora de escolher a melhor cadeira de rodas manual, lembre-se de conferir o tipo de pneu presente no modelo. Para idosos, pneus infláveis são uma boa escolha, pois proporcionam uma condução mais suave em superfícies irregulares, como calçadas e pisos desnivelados.


Para usuários obesos, os pneus maciços podem ser mais adequados, pois são conhecidos por sua durabilidade e resistência. Eles suportam melhor o peso extra, evitando preocupações com a pressão do ar e possíveis furos.


Já para pessoas com deficiência, a escolha depende das necessidades individuais. No caso de usuários mais ativos e com maior autonomia para se mover, os pneus infláveis podem oferecer maior agilidade. Mas, se busca por menos manutenção e maior estabilidade, os maciços podem ser mais adequados.

6

Modelos com Capacidade para Até 160 kg Garantem Mais Versatilidade e Segurança

Modelos com Capacidade para Até 160 kg Garantem Mais Versatilidade e Segurança

Como a maioria dos fabricantes informa o peso máximo suportado, se você busca uma cadeira de rodas para pessoa com obesidade ou que seja versátil para vários usuários, é só buscar por essa informação. Esse limite de segurança pode variar de 85 a 160 kg nos modelos mais populares.


É importante lembrar que os limites de peso recomendados pelos fabricantes são estabelecidos com base nos materiais, estrutura e capacidade de suporte da cadeira de rodas. Por isso, ultrapassar esses limites pode levar a danos no equipamento e comprometer a segurança do usuário.

Andréia Mazloum
Fisioterapeuta Integrativa
Andréia Mazloum

Precisamos considerar as medidas do indivíduo, como a posição do braço em relação ao eixo traseiro da cadeira e o centro de gravidade.

Este posicionamento correto previne lesões no ombro e auxilia na propulsão independentemente do modelo da cadeira, com preservação e conservação de energia por parte do usuário propulsor. Então considere um assento firme e confortável, mas que não afunde com facilidade.

7

Cadeiras D600 São Mais Firmes e Suportam Maior Peso

Cadeiras D600 São Mais Firmes e Suportam Maior Peso
Para garantir o máximo de conforto, principalmente para quem passa muito tempo na cadeira de rodas, é importante conferir se o modelo possui encosto e assento com acolchoamento. Neste sentido, também vale a pena saber o material do estofamento que, geralmente, é feito de espuma de alta densidade.


Além disso, as fabricantes podem informar a densidade da espuma seguindo a classificação D100, D400 e D600, por exemplo. Quanto maior o número, mais firmeza o acolchoamento oferece. Ou seja, uma cadeira D100 pode ser mais confortável que uma D600, mas, essa última suporta mais peso.

8

Para Uso ao Ar Livre, Considere Modelos com Pneus Maiores

Para Uso ao Ar Livre, Considere Modelos com Pneus Maiores

O tamanho dos pneus também pode variar entre as melhores cadeiras de rodas. As rodas dianteiras podem ter pneus de 6 a 8" nas opções manuais. Por outro lado, as rodas traseiras, geralmente, apresentam pneus com cerca de 24”.


A principal vantagem em ter uma cadeira de rodas com pneus maiores é para uso ao ar livre, já que ela terá mais mobilidade em terrenos irregulares. Também é interessante consultar opiniões de usuários sobre a resistência a furos e desgaste prematuro.

9

Prefira Cadeiras de Rodas Reclináveis, com Encosto de Cabeça e Elevação de Pernas

Prefira Cadeiras de Rodas Reclináveis, com Encosto de Cabeça e Elevação de Pernas

Ainda falando sobre os critérios para escolher uma cadeira de rodas confortável, alguns recursos extras podem contribuir para ter uma boa experiência com esse item. Abaixo selecionamos os principais encontrados em opções vendidas online:


  • Elevação de pernas: ideal para quem está se recuperando de uma fratura e precisa manter as pernas elevadas.
  • Encosto de cabeça: garante maior conforto ao passar várias horas sentado.
  • Cadeira de rodas reclinável: permite encontrar o ângulo ideal para as costas.
  • Ajuste para os pés: conta com opções de regulagem de altura e ângulo dos pedais.
  • Ajuste para apoio de braços: permite encontrar o melhor ângulo ou altura para posicionar os braços.
  • Apoio para panturrilha: oferece encosto ou faixa para encostar as pernas.

Além dos recursos citados acima, alguns modelos possuem itens de grande importância, principalmente, para usuários com deficiências físicas, por exemplo, como cinto de segurança, cinto pélvico e cinto peitoral. Não esqueça de conferir esses detalhes de acordo com suas necessidades.
10

Modelos Mais Leves São Mais Práticos e Fáceis de Manobrar

Modelos Mais Leves São Mais Práticos e Fáceis de Manobrar
Vale também escolher uma cadeira de rodas que seja prática na hora de guardar e transportar no carro, por exemplo. Os modelos manuais são mais leves, e não costumam pesar mais de 20 kg. Além disso, o peso influencia na facilidade e praticidade de manobrar a cadeira durante a condução.


Sendo assim, para idosos, pode ser interessante optar por uma cadeira mais leve, reduzindo o esforço para manobrá-la. Por outro lado, a cadeira de rodas ideal para pessoas obesas deve ser robusta, sendo, provavelmente, mais pesada que outros modelos. Se atente na hora de escolher!

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Cadeiras de Rodas

Agora que você já entendeu melhor os critérios para escolher uma cadeira de rodas ideal para cada caso e situação, confira o nosso ranking com os 10 modelos mais vendidos do mercado. Avalie cada uma das opções e encontre a ideal para a sua necessidade. Confira!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Tipo
Dimensões do Assento
Dimensões Totais
Material
Pneus
Peso Suportado
Acolchoamento
Extras
Peso
Itens Inclusos
1

JAGUARIBE

Cadeira de Rodas Big7908073600055

JAGUARIBE Cadeira de Rodas Big 1

R$ 3.290,00

Alto

Criado Especialmente para Pessoas Obesas

Dobrável em X

60 cm (L)

96 x 80 x 108 cm (A x L x C)

Aço carbono

Maciços 8" (dianteiros) e maciços 24" (traseiros)

Até 160 kg

Estofamento em nylon acolchoado

Ajuste para os pés, assento reforçado com tiras tensoras e mais

27 kg

Não

2

ORTOMOBIL

Cadeira de Rodas Dobrável Nylon Resistente Leve em Aço

ORTOMOBIL Cadeira de Rodas Dobrável Nylon Resistente Leve em Aço 1

R$ 1.125,60

Médio

Estrutura e Pneus de Alta Resistência

Dobrável em X

40 x 44 x 40 cm (A x L x P)

Não informado

Aço carbono

Maciços 6" (dianteiros) e infláveis 24" (traseiros)

Até 120 kg

Estofamento em nylon de alta resistência e almofada de 5 cm

Faixa de panturrilha, freios bi laterais, braços removíveis e escamoteáveis, ajuste de altura na base do pedal

19 kg

Não

3

DELLAMED

Cadeira de Rodas Dobrável em Aço até 100 KgD100

DELLAMED Cadeira de Rodas Dobrável em Aço até 100 Kg 1

R$ 664,24

Lev. baixo

Ideal para Terrenos Irregulares

Dobrável em X

39 x 46 x 40 cm (A x L x P)

89 x 62 x 100 cm (A x L x C)

Aço carbono

Maciços 8" (dianteiros) e maciços 24" (traseiros)

Até 100 kg

Espuma D100 e nylon

Tiras para panturrilha, ajuste para os pés e mais

13,9 kg

Não

4

DELLAMED

Cadeira de Rodas Aço Dobrável até 120 KgD400

DELLAMED Cadeira de Rodas Aço Dobrável até 120 Kg 1

R$ 914,90

Médio

Durabilidade e Bom Custo-Benefício

Dobrável em X

46 x 44 x 40 cm (A x L x P)

97 x 66 x 106 cm (A x L x C)

Aço carbono

Não informado

Até 120 kg

Espuma D400 e nylon

Ajuste para os pés, tiras de panturrilha, cinto de segurança e mais

19,3 kg

Não

5

DELLAMED

Cadeira de Rodas em Alumínio Dobrável até 120 kgD600

DELLAMED Cadeira de Rodas em Alumínio Dobrável até 120 kg 1

R$ 1.147,50

Médio

Um dos Modelos Mais Leves

Dobrável em X

46 x 48 x 40 cm (A x L x P)

95 x 68 x 105 cm (A x L x C)

Alumínio e aço

Maciços 8" (dianteiros) e maciços 24" (traseiros)

Até 120 kg

Espuma D600 e nylon

Apoio para pernas e ajuste para os pés

14,7 kg

Não

6

JAGUARIBE

Cadeira de Rodas 1009

JAGUARIBE Cadeira de Rodas 1009 1

R$ 582,95

Lev. baixo

Para Quem Não Passa Muito Tempo na Cadeira de Rodas

Dobrável em X

40 x 42 cm (L x P)

96 x 64 x 103 cm (A x L x C)

Aço carbono

Maciços 6" (dianteiros) e maciços 24" (traseiros)

Até 90 kg

Não

Não

14,4 kg

Não

7

DELLAMED

Cadeira de Transporte D90

DELLAMED Cadeira de Transporte D90 1

R$ 599,90

Lev. baixo

Para a Transferência de Pacientes

Dobrável em X

42 x 44,5 x 42,5 cm (A x L x P)

91,2 x 52 x 70 cm (A x L x C)

Não informado

Maciças 2,7" (dianteiras) e maciças 3,9" (traseiras)

Até 100 kg

Não informado

Braços acolchoados e escamoteáveis, travas nas rodas traseiras em PVC

Não informado

Não

8

ORTOBRAS

Cadeira de Rodas AVD Alumínio Reclinável‎VD42X40X45-PR

ORTOBRAS Cadeira de Rodas AVD Alumínio Reclinável 1

R$ 3.000,00

Lev. alto

Cadeira Top de Linha Confortável e Versátil

Dobrável em X

45 x 42 x 40 cm (A x L x P)

50 x 42 x 90 cm (A x L x C) (aproximado)

Alumínio

Maciços 6" (dianteiros) e infláveis 24" (traseiros)

Até 120 kg

Espuma de alta densidade e nylon

Ajuste para os pés, encosto reclinável e mais

21 kg

Não

9

OTTOBOCK

Cadeira de Rodas Manual Dobrável em Alumínio OttobockStart B2

OTTOBOCK Cadeira de Rodas Manual Dobrável em Alumínio Ottobock 1

R$ 1.138,15

Médio

Conforto, Segurança e Higiene

Dobrável em X

43 x 38 x 42 cm (A x L x P)

43 x 58 x 42 cm (A x L x C)

Alumínio

Maciços 8" (dianteiros) e maciços 24" (traseiros)

Até 100 kg

Espuma de alta densidade e nylon

Ajuste para os pés, Tip assist emborrachado, protetor lateral de roupas e mais

16,8 kg

Não

10

ORTOBRAS

Cadeira de Rodas Ortobras AVDJ7D6BUAAV

ORTOBRAS Cadeira de Rodas Ortobras AVD 1

R$ 2.384,87

Lev. alto

Design Moderno com Várias Opções de Cores

Dobrável em X

50 x 50 x 50 cm (A x L x P)

Não informado

Alumínio

Maciços 6" (dianteiros) e Infláveis 24" (traseiros)

Até 120 kg

Espuma e nylon

Ajustes para os pés

17 kg

Almofada inflável

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

JAGUARIBECadeira de Rodas Big7908073600055

Cadeira de Rodas Big 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 3.290,00
Alto
A Partir de:
R$ 3.290,00
Alto

Criado Especialmente para Pessoas Obesas

Construída em aço carbono, a cadeira de rodas Big Jaguaribe garante durabilidade e estabilidade. O estofamento em nylon acolchoado proporciona um assento macio e agradável, enquanto as tiras tensoras especiais reforçam ainda mais a estrutura. Uma boa escolha para quem busca conforto e resistência.


Para pessoas com obesidade e comorbidades que comprometem a locomoção, suas especificações técnicas são muito interessantes. Por exemplo, o assento de 60 cm de largura e a capacidade para suportar até 160 kg, garantindo segurança para uma variedade de usuários com diferentes pesos


Os pneus antifuro são uma vantagem para aqueles que pretendem se deslocar sem preocupações. No entanto, o modelo pode ser menos adequado para quem precisa de mobilidade mais ágil, já que seu tamanho pode dificultar manobras em espaços apertados.

TipoDobrável em X
Dimensões do Assento60 cm (L)
Dimensões Totais96 x 80 x 108 cm (A x L x C)
MaterialAço carbono
PneusMaciços 8" (dianteiros) e maciços 24" (traseiros)
Peso SuportadoAté 160 kg
AcolchoamentoEstofamento em nylon acolchoado
ExtrasAjuste para os pés, assento reforçado com tiras tensoras e mais
Peso27 kg
Itens InclusosNão
Este ranking foi útil para você?
No.2

ORTOMOBILCadeira de Rodas Dobrável Nylon Resistente Leve em Aço

A Partir de:
R$ 1.125,60
Médio

Estrutura e Pneus de Alta Resistência

Conheça essa opção oferecida pela marca Ortomobil! Suas rodas traseiras compostas em nylon são antifuro, sendo resistentes contra perfurações causadas por objetos pontudos ou cortantes. Assim, é reduzida a necessidade de troca e manutenção dos pneus.


Outra de suas vantagens é a alta resistência. O modelo pode suportar até 120 kg e tem sua estrutura composta em aço carbono. Infelizmente, não há especificações sobre o tamanho total da cadeira ou o tipo de acolchoamento.


Não há informações oficiais sobre este produto disponíveis on-line.
TipoDobrável em X
Dimensões do Assento40 x 44 x 40 cm (A x L x P)
Dimensões TotaisNão informado
MaterialAço carbono
PneusMaciços 6" (dianteiros) e infláveis 24" (traseiros)
Peso SuportadoAté 120 kg
AcolchoamentoEstofamento em nylon de alta resistência e almofada de 5 cm
ExtrasFaixa de panturrilha, freios bi laterais, braços removíveis e escamoteáveis, ajuste de altura na base do pedal
Peso19 kg
Itens InclusosNão
No.3

DELLAMEDCadeira de Rodas Dobrável em Aço até 100 KgD100

A Partir de:
R$ 664,24
Lev. baixo

Ideal para Terrenos Irregulares

Para aqueles que precisam de mais apoio e conforto, a cadeira de rodas D100 Dellamed conta com apoios de braços almofadados ergonômicos, oferecendo o suporte ideal durante a locomoção. Já o sistema tip Assist auxilia em desnível e subidas, tornando a locomoção ao ar livre mais confortável.


Com uma estrutura dobrável em X feita de aço carbono, a D100 é robusta e pode suportar até 100 kg, garantindo durabilidade e segurança. Os freios bilaterais reguláveis e ergonômicos tornam a parada e a manobra mais fácil e precisa. Também apresenta um dos melhores custos-benefícios da categoria.


Embora seja uma cadeira de rodas de ótima qualidade, é importante ressaltar que seu design robusto pode torná-la um pouco mais pesada para pessoas que buscam maior portabilidade. No entanto, suas vantagens superam esse aspecto para a maioria dos usuários. Acesse os links e saiba mais!

TipoDobrável em X
Dimensões do Assento39 x 46 x 40 cm (A x L x P)
Dimensões Totais89 x 62 x 100 cm (A x L x C)
MaterialAço carbono
PneusMaciços 8" (dianteiros) e maciços 24" (traseiros)
Peso SuportadoAté 100 kg
AcolchoamentoEspuma D100 e nylon
ExtrasTiras para panturrilha, ajuste para os pés e mais
Peso13,9 kg
Itens InclusosNão
No.4

DELLAMEDCadeira de Rodas Aço Dobrável até 120 KgD400

A Partir de:
R$ 914,90
Médio

Durabilidade e Bom Custo-Benefício

Com a cadeira de rodas Dellamed D400, você tem várias opções de regulagem, com encosto e apoio de braços feitos em espuma de alta densidade com capa de nylon. Além disso, como os pneus são maciços e possuem sistema antifuro, não será um problema utilizá-la em passeios na rua. 


Ela também pode ser considerada uma das melhores cadeiras de rodas manuais pela durabilidade. Sua estrutura em aço carbono aumenta consideravelmente sua resistência, ainda mais em comparação aos modelos feitos de alumínio. As rodas também são feitas em aço carbono e seus raios de aço inox reforçado.

TipoDobrável em X
Dimensões do Assento46 x 44 x 40 cm (A x L x P)
Dimensões Totais97 x 66 x 106 cm (A x L x C)
MaterialAço carbono
PneusNão informado
Peso SuportadoAté 120 kg
AcolchoamentoEspuma D400 e nylon
ExtrasAjuste para os pés, tiras de panturrilha, cinto de segurança e mais
Peso19,3 kg
Itens InclusosNão
No.5

DELLAMEDCadeira de Rodas em Alumínio Dobrável até 120 kgD600

A Partir de:
R$ 1.147,50
Médio

Um dos Modelos Mais Leves

A cadeira de rodas D600 da Dellamed, é ideal para quem busca mobilidade com conforto! Feita com estrutura de alumínio dobrável, é fácil de transportar e guardar. O estofamento de alta densidade D600, revestido em nylon, proporciona um assento resistente e estável durante todo o uso


Os raios em aço inox reforçado e os aros de alumínio garantem resistência e durabilidade às rodas. Para os usuários ativos, a D600 oferece agilidade e facilidade de manobra, sendo ideal para uso diário. Além disso, é uma das cadeiras de rodas manuais mais leves disponíveis atualmente.

TipoDobrável em X
Dimensões do Assento46 x 48 x 40 cm (A x L x P)
Dimensões Totais95 x 68 x 105 cm (A x L x C)
MaterialAlumínio e aço
PneusMaciços 8" (dianteiros) e maciços 24" (traseiros)
Peso SuportadoAté 120 kg
AcolchoamentoEspuma D600 e nylon
ExtrasApoio para pernas e ajuste para os pés
Peso14,7 kg
Itens InclusosNão
No.6

JAGUARIBECadeira de Rodas 1009

A Partir de:
R$ 582,95
Lev. baixo

Para Quem Não Passa Muito Tempo na Cadeira de Rodas

Feita em aço carbono, a cadeira de rodas 1009 Jaguaribe é dobrável em X, o que facilita muito o transporte e armazenamento. Suas rodas traseiras de 24" com pneus maciços proporcionam uma experiência suave e segura em diversos terrenos. Uma boa escolha para quem busca praticidade e resistência.


Com capacidade para suportar até 90 kg, essa cadeira de rodas é ideal para uma ampla variedade de usuários. O modelo oferece um ótimo custo-benefício, pois consegue combinar preço abaixo da média e alto nível de qualidade.


No entanto, por não possuir estofamento, pode ser menos confortável para usuários que passam longos períodos na cadeira. Para quem busca uma opção mais acolchoada, pode ser necessário considerar outras alternativas. Se essa opção te interessou, você pode adquiri-la nos links!

TipoDobrável em X
Dimensões do Assento40 x 42 cm (L x P)
Dimensões Totais96 x 64 x 103 cm (A x L x C)
MaterialAço carbono
PneusMaciços 6" (dianteiros) e maciços 24" (traseiros)
Peso SuportadoAté 90 kg
AcolchoamentoNão
ExtrasNão
Peso14,4 kg
Itens InclusosNão
No.7

DELLAMEDCadeira de Transporte D90

A Partir de:
R$ 599,90
Lev. baixo

Para a Transferência de Pacientes

A cadeira de transporte D90 é mais uma opção presente entre os produtos mais vendidos da categoria. Desenvolvida pela renomada marca Dellamed, essa cadeira é voltada especialmente para a transferência de pacientes. Para isso, ela conta com design compacto e sua estrutura é bastante simples e prática.


Um ponto negativo é o fato de que a marca não especifica o tipo de acolchoamento. Outro detalhe é que o modelo não oferece recursos para que o próprio cadeirante movimente a cadeira, já que suas rodas traseiras são pequenas (com 10 cm de diâmetro). Assim, a cadeira precisa ser movida por um ajudante.

TipoDobrável em X
Dimensões do Assento42 x 44,5 x 42,5 cm (A x L x P)
Dimensões Totais91,2 x 52 x 70 cm (A x L x C)
MaterialNão informado
PneusMaciças 2,7" (dianteiras) e maciças 3,9" (traseiras)
Peso SuportadoAté 100 kg
AcolchoamentoNão informado
ExtrasBraços acolchoados e escamoteáveis, travas nas rodas traseiras em PVC
PesoNão informado
Itens InclusosNão
No.8

ORTOBRASCadeira de Rodas AVD Alumínio Reclinável‎VD42X40X45-PR

A Partir de:
R$ 3.000,00
Lev. alto

Cadeira Top de Linha Confortável e Versátil

Para quem busca conforto e funcionalidade, a cadeira de rodas AVD Alumínio Reclinável da Ortobras é uma escolha certeira. Disponível em diversas cores, o modelo possui sistema de fechamento em duplo X, garantindo maior praticidade no transporte e armazenamento da cadeira


As rodas traseiras raiadas com pneus infláveis de 24" garantem uma locomoção suave e segura, sendo ideal para usuários que enfrentam diferentes terrenos. Por outro lado, o aro de impulso feito em alumínio anodizado é resistente e fácil de manusear, facilitando as manobras durante a condução.


A cadeira de rodas Ortobras possui encosto acolchoado e reclinável que proporciona um descanso confortável. Enquanto o apoio de cabeça ajustável oferece suporte personalizado para diferentes usuários ou situações. Apesar do valor acima da média, é uma das melhores cadeiras de rodas disponíveis!

TipoDobrável em X
Dimensões do Assento45 x 42 x 40 cm (A x L x P)
Dimensões Totais50 x 42 x 90 cm (A x L x C) (aproximado)
MaterialAlumínio
PneusMaciços 6" (dianteiros) e infláveis 24" (traseiros)
Peso SuportadoAté 120 kg
AcolchoamentoEspuma de alta densidade e nylon
ExtrasAjuste para os pés, encosto reclinável e mais
Peso21 kg
Itens InclusosNão
No.9

OTTOBOCKCadeira de Rodas Manual Dobrável em Alumínio OttobockStart B2

A Partir de:
R$ 1.138,15
Médio

Conforto, Segurança e Higiene

A cadeira de rodas Start B2 da marca Ottobock é uma excelente escolha para quem busca conforto e praticidade. Seus punhos bacteriostáticos garantem higiene e segurança. Já o chassi tubular robusto e leve proporciona resistência, sem pesar e dificultar durante o transporte. 


Além disso, o sistema empurre e trave com alto grau de aderência facilita o controle da cadeira em diferentes terrenos. Para os usuários mais ativos, a alavanca de freio ergonômica e funcional permite uma frenagem suave e precisa. Já o estofamento em nylon acolchoado garante conforto durante o uso.


Para usuários com mobilidade limitada, a cadeira Start B2 oferece uma opção segura e confiável, tornando a locomoção mais fácil e independente. Entretanto, para alguns usuários com necessidades específicas, pode ser necessário avaliar se essa cadeira atende a todas as suas demandas individuais.


Não há informações oficiais sobre este produto disponíveis on-line.
TipoDobrável em X
Dimensões do Assento43 x 38 x 42 cm (A x L x P)
Dimensões Totais43 x 58 x 42 cm (A x L x C)
MaterialAlumínio
PneusMaciços 8" (dianteiros) e maciços 24" (traseiros)
Peso SuportadoAté 100 kg
AcolchoamentoEspuma de alta densidade e nylon
ExtrasAjuste para os pés, Tip assist emborrachado, protetor lateral de roupas e mais
Peso16,8 kg
Itens InclusosNão
No.10

ORTOBRASCadeira de Rodas Ortobras AVDJ7D6BUAAV

A Partir de:
R$ 2.384,87
Lev. alto

Design Moderno com Várias Opções de Cores

Totalmente desmontável e com várias opções de regulagem, esta é uma das cadeiras de rodas mais completas disponíveis no mercado. Você pode ajustar a altura e o ângulo dos pés, para encontrar a posição mais confortável e sua estrutura de alumínio dobrável em duplo X garante resistência e leveza.


Para quem busca variedade, a cadeira de rodas Ortobras é um modelo sofisticado disponível em diversas cores, incluindo azul, vinho, verde, rosa, prata e preto. Além disso, é possível encontrar o mesmo modelo com assento de 44, 48 ou 50 cm. Mas, nos links ela está disponível com assento de 50 cm.


Seu valor é um pouco mais elevado que outros modelos da categoria, sendo mais indicada para quem passa muito tempo na cadeira e, principalmente, para usuários definitivos de cadeiras de rodas. A marca não informa sobre as dimensões do modelo, mas é uma cadeira de rodas de apenas 17 kg. Confira!


Não há informações oficiais sobre este produto disponíveis on-line.
TipoDobrável em X
Dimensões do Assento50 x 50 x 50 cm (A x L x P)
Dimensões TotaisNão informado
MaterialAlumínio
PneusMaciços 6" (dianteiros) e Infláveis 24" (traseiros)
Peso SuportadoAté 120 kg
AcolchoamentoEspuma e nylon
ExtrasAjustes para os pés
Peso17 kg
Itens InclusosAlmofada inflável

Como Transportar Sua Cadeira de Rodas em Carros?

Como Transportar Sua Cadeira de Rodas em Carros?
Transportar uma cadeira de rodas no carro pode ser um pouco desafiador, mas não é impossível! Primeiro, verifique o tamanho do porta-malas do seu carro e certifique-se de que a cadeira de rodas cabe sem problemas. Se necessário, remova as partes removíveis da cadeira para economizar espaço.


Para evitar que a cadeira se mova durante a viagem, use cintos de segurança ou fixadores específicos. É importante garantir que a cadeira esteja bem presa, evitando dano ou acidentes. Se você não tiver espaço suficiente no porta-malas, considere instalar um suporte de teto ou um engate de reboque.


Lembre-se sempre de verificar as regulamentações locais sobre o transporte de cadeiras de rodas em veículos. Planeje com antecedência para garantir que a cadeira esteja devidamente segura antes de pegar a estrada. Assim, você poderá levar a cadeira de rodas com segurança em suas viagens de carro!

Perguntas Frequentes sobre Cadeira de Rodas

Muitas pessoas têm dúvidas de como usar a cadeira de rodas e por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para a Dra. Andréia Mazloum. Confira a seguir.

Poderia nos Ensinar a como Fechar a Cadeira de Rodas?

De uma maneira geral, é simples fechar a cadeira de rodas, vai mudar alguns detalhes de acordo com o modelo escolhido. Vamos ao passo-a-passo para que o manuseio seja fácil e rápido:

  1. Retirar a almofada do assento, fazendo o movimento para frente, evitando movimentar para cima;
  2. Tire os pedais ou os trave para cima, para que não atrapalhe o fechamento da cadeira;
  3. Erga o assento para cima, fazendo a força nos 2 braços para que se unam e a cadeira dobre totalmente;
  4. Tenha cuidado para não apoiar o peso do corpo com a cadeira dobrada, porque ela pode se mover ou inclinar e causar algum tipo de acidente;
  5. Agora fechada, coloque-a no local desejado.

Quais Exercícios pessoas que Usam Cadeiras de Rodas Devem Fazer para Evitar Dores nos Membros Superiores?

O movimento passivo, ativo-assistido ou ativo deve ser mantido em todas as articulações do corpo para evitar atrofias nos músculos. Se for ativa a movimentação do pescoço e braços, a pessoa deve se alongar diariamente, esticando e relaxando os músculos do pescoço, já que de lá saem os nervos que irão dar força aos braços e mãos.

Além do alongamento, deve treinar o push up, esse treino vai levando-o a ter independência para se transferir da cadeira para outros assentos. Também é essencial treinar a força de músculos importantes para isso, como bíceps, tríceps, deltoide e costas.

Para fazer esse treino de fortalecimento, utilize um peso conforme o que suporta, de 1 a 4 kg, por exemplo, e com o braço rente ao tronco, estique e dobre cotovelos, 3 vezes, fazendo 10 repetições dessa série. Faça 3 a 4 vezes por semana.

Teria Recomendações para Ajudar na Melhoria da Circulação do Sangue em Cadeirantes?

A prática de exercícios, pensamentos e emoções positivas são essenciais para uma boa qualidade de vida física e emocional, além de liberar hormônios, como serotonina, endorfina, dopamina e ocitocina para bem-estar, bom humor, melhora de sono e motivação.

É importante associar alimentação saudável, evitando excesso de industrializados e gorduras ruins, aumentando a hidratação. Dependendo da limitação, faça com a ajuda de uma pessoa movimentos diários, como colocar as pernas para cima e movimentar os pés em sentido horário, anti-horário, para baixo e para cima, 20 vezes cada.


Utilizar meias compressivas ao longo do dia para minimizar alterações de circulação sanguínea. Mover-se em diferentes posições e, se puder todo dia, com o auxílio de uma pessoa, ficar em pé, evitando feridas que podem aparecer por ficar na mesma posição.

Também vale a pena fazer o seguinte exercício: sentado na cadeira, pode puxar um joelho em direção ao peito, se for possível, mantendo 30 a 60 segundos cada perna.

Conheça Outros Acessórios Ortopédicos

Além da cadeira de rodas, existem outros equipamentos que podem ser necessários para pessoas com mobilidade reduzida. A seguir, estão os artigos mais visitados da mybest para essa categoria, com várias dicas para escolher o melhor produto. Clique já para conhecer!

Top 5 Melhores Cadeiras de Rodas

1º lugar: JAGUARIBECadeira de Rodas Big7908073600055

2º lugar: ORTOMOBILCadeira de Rodas Dobrável Nylon Resistente Leve em Aço

3º lugar: DELLAMEDCadeira de Rodas Dobrável em Aço até 100 KgD100

4º lugar: DELLAMEDCadeira de Rodas Aço Dobrável até 120 KgD400

5º lugar: DELLAMEDCadeira de Rodas em Alumínio Dobrável até 120 kgD600

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Saúde
  3. Produtos Médicos e Hospitalares
  4. Top 10 Melhores Cadeiras de Rodas em 2024 (Dobráveis em X)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.