• Top 10 Melhores Macarrões Integrais em 2022 (Renata, Adria e mais) 1
  • Top 10 Melhores Macarrões Integrais em 2022 (Renata, Adria e mais) 2
  • Top 10 Melhores Macarrões Integrais em 2022 (Renata, Adria e mais) 3
  • Top 10 Melhores Macarrões Integrais em 2022 (Renata, Adria e mais) 4
  • Top 10 Melhores Macarrões Integrais em 2022 (Renata, Adria e mais) 5

Top 10 Melhores Macarrões Integrais em 2022 (Renata, Adria e mais)

O macarrão integral é uma ótima opção para que busca uma alimentação mais nutritiva. Rico em fibras, vitaminas, minerais e muito saboroso, é uma opção cada vez mais buscada nos supermercados. Sabendo disso, marcas como Renata, Adria e Paganini investem em diferentes receitas e cortes.


Com tantas opções, é normal ficar dúvida. Para te ajudar a fazer a escolha mais adequada para você, preparamos um artigo completo, com dicas valiosas, além de um ranking com os 10 melhores macarrões integrais do mercado. Siga conosco, e encontre o macarrão integral ideal para você e sua família!

Especialistas Envolvidos

Sara Medeiros
Guilherme Nunes
  • Última atualização: 12/08/2022
Sumário

Conteúdo Revisado e Comentado pela Nutricionista Sara Medeiros

Convidamos a Nutricionista Sara Medeiros para trazer as melhores informações e revisar cada um dos critérios de como escolher o melhor macarrão integral. A seguir um resumo do perfil profissional da especialista.

Conteúdo Revisado e Comentado pela Nutricionista Sara Medeiros

Nutricionista Sara Medeiros (CRN6 10608)


Nutricionista clínica e esportiva formada pelo Centro Universitário do Rio Grande do Norte, mestre em nutrição clínica pela Universidade de Coimbra (FMUC/Portugal ) e especialista em nutrição esportiva pela Universidade Cruzeiro do Sul/SP.

Faz acompanhamento de atletas, adultos saudáveis e não saudáveis, crianças, gestantes e idosos. A dra Sara destaca que todos os seus atendimentos se baseiam em evidências e atualizações científicas, não envolvendo modismo nem exagero de informações.


Conheça mais sobre a nutricionista no Doctoralia, Facebook e Instagram.

*Os produtos listados no ranking foram selecionados pela redação da mybest.

Qual a Diferença entre o Macarrão Integral e o Comum?

Qual a Diferença entre o Macarrão Integral e o Comum?

A diferença entre o macarrão integral e o comum está em seu ingrediente principal: a farinha. O macarrão comum é feito à base de farinha de trigo branca. Essa farinha é refinada, ou seja, passa por um processo de branqueamento e refino, que acaba eliminando a maior parte de seus nutrientes.


Já o macarrão integral utiliza a farinha íntegra, sem o processo de refino. Por isso, ele possui muito mais nutrientes, sendo uma boa opção para quem busca incorporar uma alimentação mais saudável e nutritiva em sua rotina. Se você nunca experimentou, vale a pena testar!


Clicando nos links abaixo, você pode conferir nossos artigos de macarrões em geral, com opções de todos os tipos, e de macarrões instantâneos. Uma delícia!

Sara Medeiros
Nutricionista
Sara Medeiros

Conforme mencionado, a diferença principal entre os dois tipos de macarrão está na farinha, ou seja, no seu teor de fibras.

O que diferencia um alimento branco/refinado de um integral é justamente a presença dessas fibras, que irão deixar o processo digestivo mais lentificado (colaborando para a manutenção do peso e atividade intestinal) e melhor trabalhado.


Dessa forma você terá uma sensação de saciedade mais prolongada, além de evitar uma grande liberação de açúcar no sangue.

Quais os Benefícios do Macarrão Integral?

Quais os Benefícios do Macarrão Integral?

Como vimos acima, a farinha integral preserva a maioria de seus nutrientes, principalmente as vitaminas do complexo B, que regulam a produção de energia, além de diminuir os níveis de colesterol ruim e atuar na prevenção de doenças cardiovasculares.


Também é rica em minerais importantes para nossa saúde, entre eles magnésio, potássio, fósforo e cálcio, atuando no fortalecimento de ossos e dentes, e no bom funcionamento muscular e do sistema nervoso. Além disso, esses minerais auxiliam na regulação da pressão arterial.  


Outra vantagem é que a farinha usada no macarrão integral tem fibras solúveis, responsáveis por regular o trato intestinal, prevenindo a prisão de ventre. A farinha integral também é um carboidrato complexo, de digestão mais lenta, que promove a saciedade mais rápido e acelera o metabolismo.

Sara Medeiros
Nutricionista
Sara Medeiros

Ainda há uma certa resistência dos consumidores ao trocar as massas brancas pelas complexas (integrais). Mas quando falamos em saúde, precisamos priorizar os benefícios do que simplesmente o sabor.

A diferença de sabor do macarrão branco para o integral é mínima e o benefício que você irá garantir é grandioso. Quanto mais trocas saudáveis nós fazemos, mais estaremos garantindo nossa qualidade de vida!

Como Escolher o Melhor Macarrão Integral

Para escolher o macarrão integral ideal para você, é necessário verificar alguns critérios, como a farinha usada, o corte e até o peso. Confira agora tudo o que é importante saber antes de escolher o melhor macarrão integral e compre sem medo de errar!

Verifique a Matéria-Prima do Macarrão

Verifique a Matéria-Prima do Macarrão

No Brasil, o trigo mais utilizado para fazer farinha é o Aestivum, amplamente usado na produção de macarrão. Mas existem outros trigos e matérias-primas, que resultam em farinhas igualmente nutritivas, porém livres de glúten ou com nutrientes extras. Confira:


  • Grano duro: é a farinha mais utilizada na Itália, feita com o trigo Triticum Durum. A versão integral é muito rica em proteínas e com mais glúten, confere maior elasticidade à massa, entregando um macarrão mais firme, ou "al dente" após cozido. 
  • Arroz: o macarrão de farinha de arroz integral é uma das melhores opções para quem busca massas livres de glúten. Assim como a farinha de trigo integral, é nutritiva, rica em vitaminas do complexo B, minerais, fibras e proteína.
  • Grão-de-bico: além de todas as vantagens da farinha de trigo integral, rica em fibras e mais, essa farinha é rica em triptofano, aminoácido que auxilia na produção de serotonina, que aumenta os níveis de bem-estar e felicidade no cérebro. Também não possui glúten.

Consumir macarrões feitos de farinha integral traz uma série de benefícios, independente da matéria-prima. Na hora de escolher seu macarrão integral, verifique de qual farinha é feito e escolha o mais vantajoso para você!

Sara Medeiros
Nutricionista
Sara Medeiros

A alternância do consumo dos diversos tipos de macarrão é uma opção super interessante para quem busca variedade de nutrientes da dieta e/ou para quem não tem costume de consumir outros alimentos na rotina.

As opções de macarrão de grão-de-bico e arroz são excelentes para essa variação benéfica, principalmente pelo fato de o grão não fazer parte da alimentação da maioria da população.

Escolha o Corte de Acordo com Seu Gosto Pessoal

Escolha o Corte de Acordo com Seu Gosto Pessoal

Existe grande diversidade de cortes de macarrão no mercado, classificados como curtos ou longos. Entre os curtos, o mais comum é o pena, ou penne, e o parafuso, também chamado de fusilli ou tornilho. São excelentes para servir com molhos de carne ou vegetais, ou em saladas com bons molhos.


Entre os longos, estão o espaguete e o talharim, mais indicados para molhos mais líquidos, que envolvem bem os fios. Outro formato bem comum no Brasil é o ninho, vendido como pequenos ninhos de macarrão de corte semelhante ao talharim. São ótimos para fazer ao forno, com recheio de sua preferência.

Macarrão Integral Engorda? Confira a Tabela Nutricional

Macarrão Integral Engorda? Confira a Tabela Nutricional

O macarrão integral não apresenta diferenças significativas de valor calórico em relação ao comum. A diferença entre os 2 está na quantidade de fibras, que dão saciedade mais rápido e ainda prolongam essa sensação. Se você está sempre de olho na balança, vale conferir na tabela nutricional:


  • Valor energético: é a quantidade de calorias de uma porção. A variação dos macarrões integrais não é muito grande: de cerca de 256 kcal a 274 kcal em porção de 80 g. Mas, o ideal é sempre conferir caso esteja de dieta.
  • Carboidratos: macronutriente muito importante, é o responsável por fornecer energia para nossas atividades diárias. Seu macarrão integral pode ter, em média, de 52 g a 58 g de carboidratos por porção de 80 g. 
  • Fibra alimentar: uma das grandes vantagens dos alimentos integrais é serem ricos em fibras. O macarrão integral pode ter de 3 g a 7,5 g por porção. Uma variação grande, que deve ser avaliada na hora da escolha. 
  • Proteínas: importantes para o bom funcionamento do organismo, as proteínas fortalecem a imunidade, os músculos, transportam oxigênio entre outras funções. Uma porção de 80 g macarrão integral pode ter de 6 g a 12 g.
  • Gorduras totais: é a soma de todas as gorduras, animal e vegetal, encontradas no alimento. São as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção de vitaminas. Pode variar bastante no macarrão integral, de 0 a 2 g por porção.
  • Sódio: é um dos minerais mais importantes para a saúde do corpo, mas deve ser consumido com cautela para não causar problemas de saúde. A recomendação é de 2 g de sódio por dia. No macarrão integral, a variação é grande: de 0 a até 20 mg por porção.

Conferir a tabela nutricional é importante para quem controla a alimentação. Antes de escolher o melhor macarrão integral para você, confira se os níveis calóricos, de fibras, gorduras e sódio são adequados à sua dieta. Assim você garante uma refeição equilibrada dentro das suas necessidades!

Sara Medeiros
Nutricionista
Sara Medeiros

Nenhum alimento engorda ou emagrece. O segredo está na quantidade. Porém, como o macarrão possui uma carga glicêmica mais alta (quantidade de carboidrato por porção), é comum exagerarmos um pouco na quantidade consumida, pois o volume da porção costuma enganar aos olhos.

Com base nisso, é bom sempre dosar na hora de colocar sua porção no prato, tentando se deter a no máximo 2 pegadores rasos.

Para uma Opção Mais Saudável, Opte por Macarrão Integral Orgânico

Para uma Opção Mais Saudável, Opte por Macarrão Integral Orgânico

Se você prioriza o consumo de alimentos naturais ou até pequenos agricultores, a dica é investir em produtos orgânicos. Eles são produzidos com matéria-prima livre de agrotóxicos e outros insumos químicos, de forma sustentável e com responsabilidade social durante toda sua cadeia de produção.


Para ter certeza que um produto é orgânico, procure o selo na embalagem. Ele é obrigatório e significa que aquele produto cumpre uma série de normas, além de ser fiscalizado periodicamente por uma entidade credenciada junto ao Ministério da Agricultura.

Sara Medeiros
Nutricionista
Sara Medeiros

Hoje temos a opção do consumo dos orgânicos, o que é um bom investimento na saúde, nos isentando do consumo de aditivos desnecessários ao organismo.

Infelizmente os orgânicos possuem a desvantagem do preço mais elevado. Porém, se o investimento não interferir diretamente nas suas condições financeiras, pode apostar nos alimentos orgânicos como um todo! Você terá a certeza de estar consumindo um alimento livre de aditivos artificiais.

Para uma Dieta Sem Alimentos de Origem Animal, Opte por Macarrões Integrais Veganos

Para uma Dieta Sem Alimentos de Origem Animal, Opte por Macarrões Integrais Veganos

Se você não consome produtos de origem animal, a boa notícia é que existem muitas opções de macarrão integral vegano. Isso porque a receita original do macarrão leva apenas farinha e água, embora existam opções com ovos ou leite. 


Vale lembrar que para ser considerado vegano, o alimento não utiliza componentes de origem animal em toda sua cadeia de produção. Desde a forma de plantio, até a produção de embalagens e outras etapas. Para ter certeza que está comprando um produto livre de exploração animal, confira o rótulo.

Alérgico? Verifique a Presença de Componentes Restritos no Rótulo

Alérgico? Verifique a Presença de Componentes Restritos no Rótulo

Se você tem alguma alergia alimentar, não precisa abrir mão do macarrão integral. No caso de celíacos, por exemplo, como já vimos, existem alternativas com farinhas livres de glúten. Já para quem tem alergia a ovos ou leite, basta optar por receitas de macarrão integral sem esses ingredientes. 


Para ter certeza que o macarrão integral escolhido é seguro para você, confira sempre no rótulo a presença de alergênicos. Mesmo os produtos feitos com farinhas livres de glúten, por exemplo, podem sofrer a chamada contaminação cruzada, quando são processados em locais com vestígios desses elementos.

Sara Medeiros
Nutricionista
Sara Medeiros

Se tratando de pessoas com alergia ou intolerância ao glúten, o macarrão é um dos alimentos proibidos para esse público. É nesse contexto que irão se encaixar os macarrões provenientes das outras fontes, como o arroz e o de grão-de-bico.

O de arroz, especialmente, terá o sabor quase idêntico ao macarrão de trigo! E outra opção para esse público é o macarrão de trigo-sarraceno, que é o trigo genuíno, sem glúten, porém talvez seja muito difícil de encontrar. Caso encontre, confira se há o informativo de "não contém glúten" para garantir a isenção.

Embalagens de 500 g São Suficientes para até 5 pessoas

Embalagens de 500 g São Suficientes para até 5 pessoas

Os macarrões integrais, assim como os tradicionais, são geralmente vendidos em embalagens de 500 g. Considerndo a porção ideal de 100 g por pessoa, cada pacote é suficiente para servir até 5 pessoas, mas essa quantidade pode variar de acordo com o consumo de cada um.


Alguns macarrões integrais, principalmente os feitos com farinhas diferenciadas, como a farinha de arroz, por exemplo, podem ser vendidos em embalagens menores, de 400 g e até 200 g. Para calcular o melhor custo-benefício para você e sua família, verifique sempre o peso da embalagem!

Top 10 Melhores Macarrões Integrais

Conheça abaixo nossa seleção com os 10 melhores macarrões integrais do mercado. Aqui, você encontrará produtos das melhores marcas, com receitas e cortes variados, para atender a gostos e necessidades diferentes. Avalie as opções e encontre o melhor macarrão integral para você e sua família!

10

MOSMANNMassa Ninho Integral

A partir de R$ 17,16

Farinha deTrigo
CorteNinho
Valor Energético256 kcal (porção de 80 g)
Carboidratos52 g (porção de 80 g)
Fibra Alimentar7,1 g (porção de 80 g)
Proteínas8,5 g (porção de 80 g)
Gorduras totais1,5 g (porção de 80 g)
Sódio3 mg (porção de 80 g)
ExtrasNão
AlergênicosContém glúten e derivados de trigo. Pode conter aveia, centeio, cevada, leite, ovos e soja
Peso Líquido300 g
9

SORAMassa Integral Parafuso

A partir de R$ 12,33

Farinha deTrigo
CorteParafuso
Valor Energético268 kcal (porção de 80 g)
Carboidratos58 g (porção de 80 g)
Fibra Alimentar5,5 g (porção de 80 g)
Proteínas12 g (porção de 80 g)
Gorduras totais1,2 g (porção de 80 g)
Sódio20 mg (porção de 80 g)
ExtrasNão
AlergênicosContém glúten e derivados de trigo e soja. Pode conter traços de ovos
Peso Líquido500 g
8

RENATAMacarrão Integral Renata Spaghetti 8 Superiore

A partir de R$ 5,99

Farinha deGrano duro
CorteEspaguete
Valor Energético271 kcal (porção de 80 g)
Carboidratos56 g (porção de 80 g)
Fibra Alimentar5,6 g (porção de 80 g)
Proteínas10 g (porção de 80 g)
Gorduras totais0,8 g (porção de 80 g)
Sódio0 mg
ExtrasNão
AlergênicosContém glúten e derivados de trigo
Peso Líquido500 g
7

URBANOMacarrão Integral Urbano de Arroz

A partir de R$ 9,28

Farinha deArroz
CortePenne
Valor Energético274 kcal (porção de 80 g)
Carboidratos59 g (porção de 80 g)
Fibra Alimentar3 g (porção de 80 g)
Proteínas6 g (porção de 80 g)
Gorduras totais1,5 g (porção de 80 g)
Sódio4 mg (porção de 80 g)
ExtrasNão
AlergênicosNão contém glúten
Peso Líquido500 g
6

CARPE ETIANTalharim Grão-de-Bico e Arroz Integral

A partir de R$ 15,00

Farinha deArroz e grão-de-bico
CorteTalharim
Valor Energético268 kcal (porção de 80 g)
Carboidratos58 g (porção de 80 g)
Fibra Alimentar5 g (porção de 80 g)
Proteínas6,6 g (porção de 80 g)
Gorduras totais1,1 g (porção de 80 g)
Sódio15 mg (porção de 80 g)
ExtrasVegano
AlergênicosLivre de glúten, lactose e ovos
Peso Líquido400 g
5

KNORRMacarrão Knorr Fusilli Integral

A partir de R$ 7,99

Farinha deGrano duro
CorteFusilli
Valor Energético271 kcal (porção de 80 g)
Carboidratos56 g (porção de 80 g)
Fibra AlimentarNão informado
Proteínas10 g (porção de 80 g)
Gorduras totais0,8 g
Sódio0 mg (porção de 80 g)
ExtrasNão
AlergênicosContém glúten, derivados de trigo e de ovo. Pode conter soja, ovos, centeio, cevada e aveia
Peso Líquido500 g
4

VITAOMacarrão Integral Tornilho

A partir de R$ 3,79

Farinha deTrigo
CorteParafuso
Valor Energético284 kcal (porção de 80 g)
Carboidratos55 g (porção de 80 g)
Fibra Alimentar7,5 g (porção de 80 g)
Proteínas12 g (porção de 80 g)
Gorduras totais2 g (porção de 80 g)
Sódio0 mg
ExtrasNão
AlergênicosContém glúten, soja e trigo. Pode conter aveia e ovos
Peso Líquido500 g
3

PAGANINIPenne Rigate Integrale

A partir de R$ 19,90

Farinha deGrano duro
CortePenne
Valor Energético258 kcal (porção de 80 g)
Carboidratos54 g (porção de 80 g)
Fibra Alimentar5 g (porção de 80 g)
Proteínas10 g (porção de 80 g)
Gorduras totais2 g (porção de 80 g)
Sódio0 mg
ExtrasNão
AlergênicosContém glúten e soja. Não contém leite, nozes e ovos
Peso Líquido500 g
2

NATIVETalharim Orgânico Integral Native

A partir de R$ 10,99

Farinha deTrigo
CorteTalharim
Valor Energético273 kcal (porção de 80 g)
Carboidratos54 g (porção de 80 g)
Fibra Alimentar4 g (porção de 80 g)
Proteínas11 g (porção de 80 g)
Gorduras totais1,5 g (porção de 80 g)
Sódio24 mg (porção de 80 g)
ExtrasOrgânico
AlergênicosContém glúten e derivados de trigo. Pode conter ovo
Peso Líquido400 g
1

BARILLAMacarrão Integral Barilla Spaghetti Integrale

A partir de R$ 12,69

Farinha deGrano duro
CorteEspaguete
Valor Energético264 kcal (porção de 80 g)
Carboidratos52 g (porção de 80 g)
Fibra Alimentar6,4 g (porção de 80 g)
Proteínas9,5 g (porção de 80 g)
Gorduras totais2 g (porção de 80 g)
Sódio0 g
ExtrasVegano
AlergênicosLivre de lactose, castanhas, amendoim, peixe e crustáceos
Peso Líquido400 g

Comparação dos Melhores Macarrões Integrais

Agora você já sabe que os melhores macarrões integrais do mercado são:


  • BARILLA - Spaghetti Integrale
  • NATIVE - Talharim Orgânico Integral Native
  • PAGANINI - Penne Rigate Integrale
  • VITAO - Macarrão Integral Tornilho
  • KNORR - Macarrão Knorr Fusilli Integral

Confira abaixo mais detalhes sobre esses produtos e escolha já o seu!


>>> Deslize para ver mais >>>

Foto
1
BARILLA Macarrão Integral Barilla Spaghetti Integrale 1

BARILLA

2
NATIVE Talharim Orgânico Integral Native 1

NATIVE

3
PAGANINI Penne Rigate Integrale 1

PAGANINI

4
VITAO Macarrão Integral Tornilho 1

VITAO

5
KNORR Macarrão Knorr Fusilli Integral 1

KNORR

6
CARPE ETIAN Talharim Grão-de-Bico e Arroz Integral 1

CARPE ETIAN

7
URBANO Macarrão Integral Urbano de Arroz 1

URBANO

8
RENATA Macarrão Integral Renata Spaghetti 8 Superiore 1

RENATA

9
SORA Massa Integral Parafuso 1

SORA

10
MOSMANN Massa Ninho Integral 1

MOSMANN

Nome

Macarrão Integral Barilla Spaghetti Integrale

Talharim Orgânico Integral Native

Penne Rigate Integrale

Macarrão Integral Tornilho

Macarrão Knorr Fusilli Integral

Talharim Grão-de-Bico e Arroz Integral

Macarrão Integral Urbano de Arroz

Macarrão Integral Renata Spaghetti 8 Superiore

Massa Integral Parafuso

Massa Ninho Integral

Destaque

O Melhor Macarrão Integral Vegano

Macarrão Integral Orgânico e Artesanal

Da Itália para Sua Mesa

Macarrão Integral Parafuso para o Dia a Dia

Opção Acessível de Qualidade

Macarrão Integral Vegano e Livre de Glúten

Macarrão Integral Sem Glúten e Cheio de Sabor

Macarrão Integral Espaguete com Grano Duro

Mix de Proteína de Soja e Farelo de Trigo

Feito Apenas com Farinha de Trigo Integral

Preço a partir deR$ 12,69R$ 10,99R$ 19,90R$ 3,79R$ 7,99R$ 15,00R$ 9,28R$ 5,99R$ 12,33R$ 17,16
Farinha deGrano duroTrigoGrano duroTrigoGrano duroArroz e grão-de-bicoArrozGrano duroTrigoTrigo
CorteEspagueteTalharimPenneParafusoFusilli TalharimPenneEspagueteParafusoNinho
Valor Energético264 kcal (porção de 80 g)273 kcal (porção de 80 g)258 kcal (porção de 80 g)284 kcal (porção de 80 g)271 kcal (porção de 80 g)268 kcal (porção de 80 g)274 kcal (porção de 80 g)271 kcal (porção de 80 g)268 kcal (porção de 80 g)256 kcal (porção de 80 g)
Carboidratos52 g (porção de 80 g)54 g (porção de 80 g)54 g (porção de 80 g)55 g (porção de 80 g)56 g (porção de 80 g)58 g (porção de 80 g)59 g (porção de 80 g)56 g (porção de 80 g)58 g (porção de 80 g)52 g (porção de 80 g)
Fibra Alimentar6,4 g (porção de 80 g)4 g (porção de 80 g)5 g (porção de 80 g)7,5 g (porção de 80 g)Não informado5 g (porção de 80 g)3 g (porção de 80 g)5,6 g (porção de 80 g)5,5 g (porção de 80 g)7,1 g (porção de 80 g)
Proteínas9,5 g (porção de 80 g)11 g (porção de 80 g)10 g (porção de 80 g)12 g (porção de 80 g)10 g (porção de 80 g)6,6 g (porção de 80 g)6 g (porção de 80 g)10 g (porção de 80 g)12 g (porção de 80 g)8,5 g (porção de 80 g)
Gorduras totais2 g (porção de 80 g)1,5 g (porção de 80 g)2 g (porção de 80 g)2 g (porção de 80 g)0,8 g1,1 g (porção de 80 g)1,5 g (porção de 80 g)0,8 g (porção de 80 g)1,2 g (porção de 80 g)1,5 g (porção de 80 g)
Sódio0 g24 mg (porção de 80 g)0 mg0 mg0 mg (porção de 80 g)15 mg (porção de 80 g)4 mg (porção de 80 g)0 mg20 mg (porção de 80 g)3 mg (porção de 80 g)
ExtrasVeganoOrgânicoNãoNãoNãoVeganoNãoNãoNãoNão
AlergênicosLivre de lactose, castanhas, amendoim, peixe e crustáceosContém glúten e derivados de trigo. Pode conter ovoContém glúten e soja. Não contém leite, nozes e ovosContém glúten, soja e trigo. Pode conter aveia e ovosContém glúten, derivados de trigo e de ovo. Pode conter soja, ovos, centeio, cevada e aveiaLivre de glúten, lactose e ovosNão contém glútenContém glúten e derivados de trigoContém glúten e derivados de trigo e soja. Pode conter traços de ovosContém glúten e derivados de trigo. Pode conter aveia, centeio, cevada, leite, ovos e soja
Peso Líquido400 g400 g500 g500 g500 g400 g500 g500 g500 g300 g
Link

Saiba Como Preparar Macarrão Integral

Saiba Como Preparar Macarrão Integral

O macarrão integral demora um pouco mais para ficar cozido do que o comum. Para cada 250 g de massa crua, ferva 1 litro de água, e deixe cozinhar por pelo menos 10 minutos, até chegar ao ponto de cozimento de sua preferência. Para deixá-lo mais saboroso, algumas pessoas gostam de refogar após cozido


Basta adicionar 3 colheres de azeite em uma panela, 1 cebola grande, 3 dentes de alho picados e meia colher de chá de pimenta do reino. Quando o alho e a cebola estiverem douradas, e jogue sobre o macarrão já escorrido. Outras pessoas consomem o macarrão apenas cozido, com o molho de sua preferência.

Perguntas Frequentes sobre Macarrão Integral

Perguntas Frequentes sobre Macarrão Integral

A escolha do melhor macarrão integral pode gerar muitas dúvidas. Por isso, selecionamos 3 das mais frequentes entre os consumidores e perguntamos para a nutricionista Sara Medeiros. Confira a seguir.

Qual a Quantidade Diária de Macarrão Integral que Posso Consumir se Estou de Dieta?

A quantidade a ser consumida varia de pessoa para pessoa, pois cada um tem sua necessidade individualizada. Se a dieta é "emagrecimento", aconselho não ultrapassar 1 pegador na refeição, pois mesmo sendo integral ele possui calorias e facilmente atingimos o limite.

Também indico não fazer um macarrão com molhos à base de farinhas ou óleos, mas sim à base de tomates, pois será bem leve.

Sempre que for consumir o macarrão, já que será uma quantidade pequena, aconselho acrescentar uma boa quantidade de legumes ou verduras e uma porção de proteína para deixar a refeição com digestão mais lenta e não te fazer querer aumentar a quantidade do macarrão.

Qual É a Melhor Fonte de Carboidrato, Macarrão Integral ou Arroz Integral?

Se "melhor fonte" for no sentido de quantidade de carboidrato, o macarrão possui uma quantidade maior quando comparado ao arroz. Se a "melhor fonte" for no quesito qualidade, o arroz terá uma qualidade melhor, pois, conterá mais fibras e menos carboidrato por porção.

O Macarrão Integral Pode Ser Consumido por quem Tem Diabetes?

Sim. O macarrão integral por conter fibras na sua composição, terá uma digestão mais lenta e com isso irá colaborar para a sensação de saciedade mais precoce e a velocidade de absorção será menor, fato crucial numa dieta para diabéticos, onde devemos priorizar uma digestão mais lentificada dos carboidratos.

Conheça Outras Indicações de Alimentos Integrais

Os alimentos integrais são uma ótima alternativa para trazer mais saúde e nutrição para a mesa. Na mybest, temos vários artigos sobre produtos integrais que podem fazer parte da sua alimentação diária. Confira abaixo algumas sugestões, todas acompanhadas de rankings com os melhores do mercado:

Conclusão

Escolher um produto adequado às nossas necessidades fica mais fácil quando aprendemos tudo o que é importante sobre eles, não é mesmo? Agora, você já pode escolher o melhor macarrão integral com muito mais segurança! Não esqueça de avaliar a farinha utilizada, bem como a tabela nutricional.


E caso tenha amigos que também estejam procurando por boas opções de macarrão integral, compartilhe este artigo e ajude-os a fazer as melhores escolhas. Nossa dica é optar por um dos produtos do nosso ranking. Eles foram selecionados entre os melhores do mercado. Desejamos uma excelente compra!

Redação: Lorena Flosi / Revisão: Guilherme Nunes / Atualização: Manoela Cruz

Você pode gostar também

Mais lidos

  • Top 10 Melhores Marcas de Arroz em 2022 (Camil, Tio João e mais)
    Top 10 Melhores Marcas de Arroz em 2022 (Camil, Tio João e mais)
    O arroz é um ingrediente que está presente quase que diariamente na mesa dos brasileiros. Escolher a melhor marca de arroz vai garantir que você tenha em sua casa um alimento de qualidade. Para decidir entre as inúmeras opções do mercado é imprescindível analisar alguns fatores relevantes de cada uma delas.Aqui neste artigo, vamos apresentar uma avaliação dos melhores fabricantes de arroz, como Tio João, Camil, Prato Fino e várias outras. Para te ajudar na escolha, separamos um ranking incrível com as 10 melhores marcas de arroz, assim você pode comparar e selecionar a que mais te agrada. Confira! 
    Cereais
  • Top 12 Melhores Farinhas de Trigo em 2022 (Tradicionais, Integrais e mais)
    Top 12 Melhores Farinhas de Trigo em 2022 (Tradicionais, Integrais e mais)
    Um dos ingredientes mais famosos da cozinha é, sem dúvida, a farinha de trigo. Utilizada para preparar os pratos mais clássicos e deliciosos do nosso cardápio, como massas, bolos, pães e tortas, ter um pacote em casa é indispensável para produzir as melhores refeições para o seu dia a dia.Mas, podem surgir dúvidas sobre qual escolher. Marcas como Dona Benta, Caputo e Le 5 Stagioni estão entre as mais famosas do mercado. Para ajudar nessa decisão, criamos um guia e um ranking com as 12 melhores farinhas de trigo do mercado. No fim, uma receita de pão caseiro! Acompanhe!
    Cereais
  • Top 10 Melhores Granolas em 2022 (Tia Sônia, Mãe Terra e mais)
    Top 10 Melhores Granolas em 2022 (Tia Sônia, Mãe Terra e mais)
    Além de saborosa, a granola é considerada um alimento saudável e nutritivo. É uma mistura de cereais, grãos, oleaginosas e frutas secas, ótima para o café da manhã. Mas, antes de saborear uma deliciosa refeição, é importante verificar os ingredientes, pois eles podem não ser escolhas tão saudáveis.Pode parecer complicado, mas fique tranquilo que vamos explicar com detalhes tudo que você precisa avaliar antes de fazer sua escolha. Marcas como Mãe Terra, Jasmine e Tia Sônia oferecem boas opções, por isso estão no nosso ranking com as 10 melhores granolas disponíveis no mercado. Confira!
    Cereais
  • Top 10 Melhores Cereais para Dieta em 2022 (Aveia, Granola, Müesli e mais)
    Top 10 Melhores Cereais para Dieta em 2022 (Aveia, Granola, Müesli e mais)
    Introduzir cereais na dieta é essencial para se manter saudável. Além de deliciosos os cereais são fontes de fibras, vitaminas e uma série de nutrientes saudáveis. Para quem está de dieta, o consumo regular de cereais é uma forma de sentir saciedade por mais tempo, portanto, pode ajudar a emagrecer!Existem vários tipos de cereais, como os flocos de aveia, mix de granolas, müesli, entre outros. Vamos te mostrar como escolher um cereal adequado, além disso, montamos um ranking com os top 10 melhores cereais para dieta. Confira opções ideais para uma alimentação saudável de marcas como Nestlé, Bio2 e mais!
    Cereais
  • Top 10 Melhores Cereais Matinais em 2022 (Nesfit, Sucrilhos e mais)
    Top 10 Melhores Cereais Matinais em 2022 (Nesfit, Sucrilhos e mais)
    O cereal matinal pode ser uma ótima opção para um café da manhã nutritivo e saboroso. Disponível com composições e sabores para todos os gostos, eles podem agregar elementos como cereais integrais, vitaminas e minerais à nossa rotina. Mas você sabe como escolher o melhor cereal matinal para você?Para ajudar na sua escolha, preparamos um artigo com dicas essenciais, além de um ranking com os 10 melhores cereais matinais, com marcas como Nestlé, Kellogg's e Vitalin, entre outras. Acompanhe nosso artigo e saiba tudo o que é importante para fazer uma escolha adequada às suas necessidades!
    Cereais
  • Top 10 Melhores Aveias para Comprar em 2022 (Farinha, Farelo e Flocos)
    Top 10 Melhores Aveias para Comprar em 2022 (Farinha, Farelo e Flocos)
    A aveia é um dos cereais queridinhos de quem está em busca de uma alimentação equilibrada e saudável. Fonte de fibras, minerais e vitaminas, é uma opção nutritiva e não faltam razões para incluí-la na sua dieta. Além de tudo, é super versátil e pode ser consumida de diversas maneiras.É encontrada em 3 tipos diferentes: flocos, farelo e farinha. Cada um com diferentes particularidades. Em dúvida de qual consumir? Não se preocupe: para ajudar, preparamos algumas dicas para facilitar a escolha, além de um ranking com as 10 melhores aveias, de marcas como Quaker, Nestlé e Nativa. Confira!
    Cereais
  • Melhor Arroz Japonês em 2022: Veja o Top 10 e Como Escolher (Momiji e mais)
    Melhor Arroz Japonês em 2022: Veja o Top 10 e Como Escolher (Momiji e mais)
    O arroz japonês é um ingrediente essencial na culinária nipônica, e quem não abre mão de uma boa comida japonesa sabe disso. Úmido, de sabor delicado e presente na maioria dos pratos orientais, ele é uma das estrelas da mesa. Mas você sabe como escolher o arroz japonês para seus pratos ficarem perfeitos?Para te ajudar a escolher o melhor arroz japonês, preparamos um artigo com dicas essenciais, além de um ranking com os 10 melhores arrozes japoneses, com marcas como Yanagi, Mirokumai e Momiji, entre outras. Veja abaixo como escolher o arroz ideal e garanta o melhor resultado para suas receitas!
    Cereais
  • Top 10 Melhores Teclados Mecânicos em 2022 (Razer, Logitech e mais)
    Top 10 Melhores Teclados Mecânicos em 2022 (Razer, Logitech e mais)
    Ainda que o público gamer seja o principal usuário, no mercado há boas opções de teclados mecânicos para trabalho. Isso porque, o sistema de acionamento individualizado das teclas permite a customização com switches mais leves, pesados, silenciosos e com retorno sonoro, trazendo muita versatilidade.Marcas como Razer, Logitech, Hyper X e Redragon estão entre as de maior prestígio no mercado, mas não são as únicas. Com tantas opções, escolher o ideal pode ser difícil, por isso, preparamos um guia completo. Além disso, preparamos um ranking com os 10 melhores teclados mecânicos. Confira!
    Periféricos
  • Top 10 Melhores Tablets Android em 2022 (Samsung, Multilaser e mais)
    Top 10 Melhores Tablets Android em 2022 (Samsung, Multilaser e mais)
    Com um tablet Android diversos recursos e aplicativos estão ao seu alcance! Com ele, você ficará mais confortável para ler, assistir vídeos, jogar e até mesmo trabalhar. E os tablets da Samsung, Multilaser e Philco oferecem diversas opções diferenciadas, inclusive modelos infantis.E é muito importante você sempre verificar se o produto oferece uma tela com o tamanho confortável e se possui as versões mais recentes do Android. Nesse artigo explicamos tudo o que você deve saber para escolher o modelo ideal e ainda listamos os 10 melhores tablets Android do momento. Confira!
    Tablets
  • Top 10 Melhores Monitores 4K em 2022 (LG, Samsung e mais)
    Top 10 Melhores Monitores 4K em 2022 (LG, Samsung e mais)
    Um monitor 4K possui resolução 4 vezes maior do que a encontrada no padrão Full HD, que é o mais adotado atualmente. Há diversos tamanhos, funcionalidades e tecnologias de display, como IPS, VA ou TN. Por isso, é importante ficar por dentro de algumas informações antes de escolher um monitor 4K de bom custo-benefício.Para facilitar a sua busca, criamos um guia super completo e cheio de dicas de como escolher o melhor monitor 4K. Além disso, elaboramos um ranking com os 10 melhores monitores 4K do mercado. Lá você vai encontrar marcas excelentes, como LG, Samsung e Philips. Confira tudo isso a seguir!
    Periféricos
  • Listas de Favoritos mais acessadas

    Busque por categoria