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Os organizadores de tarefa são aplicativos indispensáveis para quem gosta de se planejar e organizar seus afazeres, sejam eles individuais ou tarefas em equipes. Com o desenvolvimento dos apps de gerenciamento, se organizar tem se tornado cada vez mais fácil. Mas, você sabe como escolher a melhor opção?
Para encontrar o aplicativo certo para as suas necessidades de uso, não deixe de conferir as nossas dicas de recursos para considerar ao comparar diferentes opções. Também elaboramos um ranking com os 10 melhores organizadores de tarefas, como Todoist, Notion, Trello e mais. Confira!
Administradora e apaixonada por marketing de conteúdo. Trabalho na mybest desde 2019 na redação, revisão e atualização de conteúdos de diversas categorias. Já contribui na produção de mais de 600 artigos com o propósito de ajudar você a tomar boas decisões de compra e encontrar os melhores produtos.
Índice
O organizador de tarefas é um recurso encontrado em aplicativos utilizado para gerenciar atividades individuais ou em equipe. Pode funcionar através de listas, etiquetas, filtros e várias outras funções que facilitam a organização das tarefas e sua localização.
Muitas pessoas utilizam o organizador como único recurso para gestão pessoal ou empresarial. Outras conciliam o uso desses apps com agendas e calendários. Para saber qual é o modelo de organização que melhor funciona para você, veja as dicas que preparamos abaixo!
Para escolher o app organizador de tarefas que combine com seu modelo de planejamento, confira o guia que preparamos com algumas dicas sobre versões disponíveis, plataformas, funcionamento offline, aplicativos colaborativos, integrações, recursos extras e planos. Veja em detalhes!
Atualmente, a maior parte dos aplicativos organizadores de tarefas também estão disponíveis nas versões web e desktop, com sincronização automática entre elas. Esse recurso torna as versões integradas, fazendo com que a atualização em um dispositivo seja automaticamente atualizada nas outras versões.
A versão web funciona diretamente no navegador e é um organizador de tarefas online. Já a versão para desktop pode ser baixada no seu computador. Os aplicativos são usados em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Verifique se há uma versão disponível para os aparelhos que você costuma usar.
Antes de escolher o seu organizador de tarefas, confira a disponibilidade do aplicativo na plataforma utilizada pelo seu sistema operacional. Hoje em dia, grande parte dos apps está disponível tanto no Google Play, usado no Android, quanto na App Store, usada no iOS.
Para realizar a instalação basta checar sua disponibilidade na loja de aplicativos do seu celular. Não se esqueça de verificar o tamanho do app e o espaço que você tem disponível. Assim, garantirá o funcionamento de todos os recursos enquanto o sistema operacional estiver atualizado.
Já pensou se você precisa fazer uma atualização importante na sua lista de tarefas ou mesmo checar suas anotações e não tem internet no celular ou no computador? Nesses casos, aplicativos de organização de tarefas que funcionam offline podem salvar o seu planejamento!
Quando há uma alteração nas tarefas durante o período offline, esses apps sincronizam as informações assim que o celular se conectar a internet. Dessa forma, você pode não só consultar o seu planejamento, mas também realizar as mudanças que forem necessárias. Interessante, não?
Se você costuma dividir a organização de tarefas com a família ou com uma equipe de trabalho, os aplicativos colaborativos oferecem diversos recursos interessantes. Por exemplo, as listas compartilhadas, podem ser editadas e atualizadas por todos aqueles que tiverem permissão de acesso.
Essa é uma maneira de acompanhar o progresso de um projeto, o andamento de uma tarefa doméstica ou só ficar por dentro das atividades da sua equipe. Alguns dos melhores apps organizadores de tarefas oferecem, além de listas compartilhadas, diversos espaços para comentários, chats e feedbacks.
Nada pior do que ter que atualizar uma informação em vários aplicativos diferentes, concorda? As integrações se tornaram um dos recursos mais úteis dos aplicativos de organização de tarefas, principalmente as sincronizações com agendas e calendários. Conheça algumas integrações que podem ser muito úteis:
Se você é uma pessoa que utiliza vários aplicativos de organização, como agendas, calendários, arquivos digitais, aplicativos de gestão de projetos e outros, as integrações podem ser um diferencial a ser considerado antes de escolher o aplicativo de organização de tarefas ideal para você.
Existem muitos recursos interessantes para pessoas que gostam de investir tempo na organização de tarefas. Quanto mais completo o aplicativo, mais funções específicas para o planejamento das suas atividades você terá. Conheça alguns recursos extras que são diferenciais importantes:
Além desses recursos, existem muitos outros que podem te interessar. Fique de olho nos diferenciais de cada um dos aplicativos e escolha o que mais se adequa às suas necessidades de uso. Afinal, não adianta escolher um app com várias funções se você usa apenas checklists para se organizar, né?
Grande parte das plataformas de organização de tarefas dispõem de um plano gratuito e planos de assinatura pagos. Nas versões pagas, o usuário tem acesso a uma série de funções extras, como upload ilimitado de arquivos, modos diversos de visualização das tarefas, além de ferramentas específicas.
Alguns dos organizadores também oferecem planos Business, Team, Enterprise, Professional ou Corporativos, desenvolvidos para o ambiente empresarial. Esses planos contam com funções avançadas, como espaços extras de feedback, análise de dados e métricas mais profissionais de gestão do trabalho.
Produtos | Foto | Clique para Comprar | Destaque | Detalhes | |||||||
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Disponível em | Compatibilidade | Modo Offline | Comunidade Virtual | Sincronização | Extras | Planos | |||||
1 | DOIST Todoist: To Do List e Tarefas | O Melhor Organizador de Tarefas em Listas | Web, desktop e dispositivos móveis | iOS e Android | Google Agenda, Gmail, Trello e mais | Checklists, notificações e web clipper | Gratuito, pro e business | ||||
2 | TRELLO INC Trello | Use Quadros para Ter uma Visão Geral das Tarefas | Web, desktop e dispositivos móveis | iOS e Android | Gmail, Google Drive, Evernote, Asana e mais | Checklists, notificações e web clipper | Gratuito, standart, premium e enterprise | ||||
3 | APPEST INC Tick Tick: Lista de Tarefas, Lembretes e Calendário | Aplicativo com Várias Funcionalidades | Web, desktop e dispositivos móveis | iOS e Android | Gmail, Outlook e mais | Checklists e notificações | Gratuito e premium | ||||
4 | MICROSOFOT CORPORATION Microsoft To Do | Checklists Simples em Dia | Web, desktop e dispositivos móveis | iOS e Android | Outlook | Checklists e notificações | Gratuito | ||||
5 | EVERNOTE CORPORATION Evernote | Ótimo Organizador de Tarefas para PC | Web, desktop e dispositivos móveis | iOS e Android | Google Agenda, Gmail, Google Drive e mais | Checklists, notificações e web clipper | Gratuito, personal e professional | ||||
6 | GOOGLE LLC Google Tarefas | Sincronização com Google Agenda | Web, desktop e dispositivos móveis | iOS e Android | Google Agenda | Checklists e notificações | Gratuito | ||||
7 | NOTION LABS Notion | Sistema de Gerenciamento Personalizável | Web, desktop e dispositivos móveis | iOS e Android | Google Drive, Evernote, Trello, Asana e mais | Checklists, notificações e web clipper | Gratuito, plus, business e enterprise | ||||
8 | ASANA, INC Asana | Para Acompanhar as Tarefas de Times | Web, desktop e dispositivos móveis | iOS e Android | Gmail, Google Agenda, Google Drive, Trello, Evernote, Outlook e mais | Checklists, notificações e web clipper | Gratuito, premium e business | ||||
9 | MONDAY.COM Monday.com | Organizador de Tarefas e Projetos em Equipe | Web, desktop e dispositivos móveis | iOS e Android | Gmail, Google Agenda, Google Drive, Outlook, Zoom e mais | Checklists e notificações | Gratuito, básico, padrão, profissional e corporativo | ||||
10 | GOOGLE LLC Google Keep: Notas e Listas | Ideal para Organizar Notas e Lembretes | Web, desktop e dispositivos móveis | iOS e Android | Google Agenda | Checklists e notificações | Gratuito |
O Todoist é o melhor organizador de tarefa disponível, muito simples e intuitivo. Ele trabalha a partir de listas, que podem ser organizadas em projetos e classificadas através de etiquetas. O app funciona muito bem para quem gosta de funções minimalistas e trabalha bem com checklists.
Além da facilidade de uso do aplicativo, ele possui uma excelente integração com o Google Agenda, que te permite sincronizar seus compromissos com suas listas de afazeres. Nos planos Pro e Business, você terá acesso a centenas de projetos, enquanto na versão gratuita, o limite é de até 5 projetos.
Vale destacar que o Todoist já foi baixado mais de 10 milhões de vezes pelos usuários na Google Play! Entre as avaliações do melhor organizador de tarefa, há destaque a diversidade de recursos e o fato da ferramenta ser muito intuitiva. Baixe já nos links e organize a sua rotina!
Disponível em | Web, desktop e dispositivos móveis |
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Compatibilidade | iOS e Android |
Modo Offline | |
Comunidade Virtual | |
Sincronização | Google Agenda, Gmail, Trello e mais |
Extras | Checklists, notificações e web clipper |
Planos | Gratuito, pro e business |
Trello é um aplicativo que usa a premissa dos quadros para organizar tarefas e projetos. Ele foi inspirado no método kanban, no qual o andamento do fluxo de trabalho pode ser acompanhado visualmente por qualquer pessoa da equipe. É uma ferramenta que se destaca tanto no uso pessoal quanto em equipe.
A principal vantagem do Trello em relação aos seus concorrentes é a integração com o Gmail e a possibilidade de criar checklists, anexar arquivos e indicar pessoas. Nos planos pagos, você tem acesso a quadros ilimitados e várias formas de visualização dos fluxos de trabalho.
Além disso, é possível editar as tarefas pelo computador e acessá-las facilmente pelo celular depois. Muito mais prático para acompanhar os checklists, não é mesmo? A ferramenta também é muito elogiada pelos usuários. Confira mais nos links!
Disponível em | Web, desktop e dispositivos móveis |
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Compatibilidade | iOS e Android |
Modo Offline | |
Comunidade Virtual | |
Sincronização | Gmail, Google Drive, Evernote, Asana e mais |
Extras | Checklists, notificações e web clipper |
Planos | Gratuito, standart, premium e enterprise |
O Tick Tick ficou entre os melhores aplicativos para organização de tarefas em diversas seleções de especialistas. Isso porque é uma ferramenta muito completa, com checklists, rastreadores de hábito, calendário e até timer com método pomodoro embutido.
Com esse aplicativo, você poderá fazer a gestão de listas, com lembretes e compartilhamento com outras pessoas, além de gerenciar seus compromissos no calendário. Na versão gratuita, as visualizações do calendário são restritas. Para ter acesso à versão completa, o Tick Tick conta com um plano pago.
Apesar de não ser possível utilizar o aplicativo de maneira offline, os usuários destacam o fato da ferramenta ser uma das mais completas disponíveis. A única sugestão dos consumidores é integrar o Tick Tick com alguma das opções de calendário existentes.
Disponível em | Web, desktop e dispositivos móveis |
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Compatibilidade | iOS e Android |
Modo Offline | |
Comunidade Virtual | |
Sincronização | Gmail, Outlook e mais |
Extras | Checklists e notificações |
Planos | Gratuito e premium |
O organizador de listas de tarefas da Microsoft é o antigo Wunderlist, que fez muito sucesso entre o público. O aplicativo tem uma interface simples e clean, focada na gestão de checklists. Integrado com o Outlook, é uma boa opção para quem usa outras ferramentas da Microsoft, como calendário e email.
Na opinião dos usuários, o Microsoft To Do é um dos melhores organizadores da Microsoft. Com ele, é possível integrar diferentes listas, e reunir em um local só todas as tarefas pessoais e profissionais. O único detalhe é que a plataforma não funciona offline.
Além de organizar checklists com datas e lembretes, com o Microsoft To Do, você pode organizar listas com sub-tarefas e adicionar tarefas ao seu dia através da aba Meu Dia. Essas listas também podem ser compartilhadas e editadas por outras pessoas. E o melhor: tudo isso de forma gratuita.
Disponível em | Web, desktop e dispositivos móveis |
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Compatibilidade | iOS e Android |
Modo Offline | |
Comunidade Virtual | |
Sincronização | Outlook |
Extras | Checklists e notificações |
Planos | Gratuito |
O diferencial do aplicativo é sua integração com o Google Agenda e sua ferramenta de captura: o Web Clipper. Com ele, é possível capturar trechos de notícias, citações, e transformá-las em arquivos do Evernote. Nas versões pagas, você tem acesso a espaço extra de upload e várias novas funcionalidades.
Recentemente, porém, o Evernote tem sofrido com alguns problemas de sincronização e duplicação de notas, conforme os usuários. Dessa maneira, as últimas avaliações do aplicativo têm sido negativas, o que conta como desvantagem na comparação com outros organizadores mais completos.
Disponível em | Web, desktop e dispositivos móveis |
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Compatibilidade | iOS e Android |
Modo Offline | |
Comunidade Virtual | |
Sincronização | Google Agenda, Gmail, Google Drive e mais |
Extras | Checklists, notificações e web clipper |
Planos | Gratuito, personal e professional |
O Google Tarefas é uma ferramenta do Google que está vinculada ao Gmail, Google Agenda, Google Drive e mais. Direcionada para a organização de listas de tarefas, conta com um design muito minimalista e funções simples. É ideal para quem busca um instrumento 100% sincronizado com a agenda do Google.
Com ele, é possível criar tarefas e alocá-las direto em sua agenda, assim como inserir tarefas que irão aparecer automaticamente em seu checklist. A possibilidade de agendar horários e lembretes é a maior vantagem dessa ferramenta. Ao todo, são mais de 10 milhões de downloads entre usuários Android!
Apesar de ter excelentes avaliações e ser muito popular, o Google Tarefas não é tão completo quanto outras plataformas. Além disso, não é possível usar a ferramenta offline, o que pode ser uma desvantagem para alguns usuários. No entanto, por ser gratuito, ainda vale muito a pena!
Disponível em | Web, desktop e dispositivos móveis |
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Compatibilidade | iOS e Android |
Modo Offline | |
Comunidade Virtual | |
Sincronização | Google Agenda |
Extras | Checklists e notificações |
Planos | Gratuito |
O Notion é um aplicativo desenvolvido para a organização de tarefas diárias, projetos de curto, médio e longo prazo, além de trabalhos em equipe. Ele conta com diversas ferramentas para criar um sistema de gerenciamento próprio, como checklists, tabelas, páginas sincronizadas, bullet points e mais.
Seus pontos fortes são a sincronização automática entre o aplicativo, a versão desktop e a versão online, que funcionam sem acesso à internet. O plano gratuito tem uma excelente usabilidade. As versões Plus, Business e Enterprise dispõem de upload e compartilhamento ilimitados de arquivos e várias funções.
Contudo, os usuários apontam para alguns problemas no uso da plataforma pelo celular, via aplicativo. Diferente da versão web, a mobile traz alguns problemas de sincronização e, principalmente, para salvar as edições feitas. Ainda assim, essa é um ótimo organizador de tarefas.
Disponível em | Web, desktop e dispositivos móveis |
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Compatibilidade | iOS e Android |
Modo Offline | |
Comunidade Virtual | |
Sincronização | Google Drive, Evernote, Trello, Asana e mais |
Extras | Checklists, notificações e web clipper |
Planos | Gratuito, plus, business e enterprise |
Assim como o Monday.com, Asana é uma plataforma desenvolvida para a gestão de tarefas e projetos em equipe. Sua interface é toda direcionada para o acompanhamento de fluxos de trabalho, traqueamento do progresso de projetos e controle de tarefas de cada membro da equipe.
Focado em atividades de colaboração e produtividade de times, o aplicativo dispõe de chat, espaços para discussão, comentários, compartilhamento de arquivos e documentos. Nas versões Premium e Business, é possível usar as ferramentas de cronograma, metas, projetos privados, gestão de recursos e mais!
Além disso, é possível usar o aplicativo também offline. Bacana, não é? Na opinião de quem já usou a ferramenta, o Asana se destaca por ser intuitivo e simples. Porém, há algumas críticas quanto à limitação do aplicativo na versão gratuita, principalmente para quem tem foco maior em uso pessoal.
Disponível em | Web, desktop e dispositivos móveis |
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Compatibilidade | iOS e Android |
Modo Offline | |
Comunidade Virtual | |
Sincronização | Gmail, Google Agenda, Google Drive, Trello, Evernote, Outlook e mais |
Extras | Checklists, notificações e web clipper |
Planos | Gratuito, premium e business |
Diferente de outros aplicativos do ranking, a Monday.com é uma ferramenta especializada na organização de atividades em times, como a gestão de projetos em equipe. Por isso, sua interface pode ser adaptada para atividades de marketing, CRM de vendas, gestão de projetos, design e mais.
O seu template de gestão de projetos permite a organização de tarefas conforme o responsável, prazos e sub-tarefas envolvidas. O Monday.com conta com vários planos individuais, para equipes e corporativos, com diversas automações e integrações extras, além de relatórios detalhados.
O aplicativo tem ótimas avaliações entre os usuários de ambas as plataformas operacionais. Segundo os comentários, é uma ferramenta bem intuitiva e que realmente auxilia na rotina de tarefas. Contudo, por ser focada em gestão de projetos, pode não agradar alguns usuários.
Disponível em | Web, desktop e dispositivos móveis |
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Compatibilidade | iOS e Android |
Modo Offline | |
Comunidade Virtual | |
Sincronização | Gmail, Google Agenda, Google Drive, Outlook, Zoom e mais |
Extras | Checklists e notificações |
Planos | Gratuito, básico, padrão, profissional e corporativo |
O Google Keep é uma ferramenta que auxilia a organização de notas e lembretes. Com ele, é possível tomar notas no formato de texto, áudio (ditado), imagem e até desenho. O usuário também pode criar checklists com agendamento de datas e horários, além de adicionar marcadores às notas e tarefas.
O aplicativo tem um sistema bem simples e é ótimo para quem gosta de se organizar de maneira mais básica e intuitiva. A interface é boa para quem busca um app de anotações e lembretes. Porém, pode deixar a desejar em funcionalidades como um organizador de tarefas, principalmente para os mais exigentes.
Vale destacar que o Google Keep tem uma boa avaliação no Google Play: 4,4 estrelas de 5. Entre os comentários, há elogios para a sincronização com a nuvem e o fato do app ser bem funcional. No entanto, entre os usuários de iOS, as avaliações não são tão boas, com relatos de travamentos.
Disponível em | Web, desktop e dispositivos móveis |
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Compatibilidade | iOS e Android |
Modo Offline | |
Comunidade Virtual | |
Sincronização | Google Agenda |
Extras | Checklists e notificações |
Planos | Gratuito |
Quer ainda mais opções para se organizar em diversas áreas da vida? Então, não deixe de conferir os nossos artigos sobre agendas e planners, aplicativos para controle de gastos e organização financeira, além dos melhores aplicativos de notas. É só clicar nos links abaixo!
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a escolher o melhor organizador de tarefas para você! Lembre-se de considerar as versões do app, sua disponibilidade, funcionamento offline, recursos como compartilhamento de listas, integrações, notificações e outros extras, além dos planos disponíveis.
Nosso ranking foi preparado com os melhores apps organizadores de tarefa para PC e dispositivos móveis, com interfaces simples e opções completas e personalizáveis. Não deixe de conferir nossa seleção e nossos outros artigos. Se achou útil, compartilhe com mais pessoas que curtem ou precisam se organizar!
Redação: Barbara Gonçalves / Revisão: Lays Tenório / Atualização: Louise Fiala
1º lugar: DOIST|Todoist: To Do List e Tarefas
2º lugar: TRELLO INC|Trello
3º lugar: APPEST INC|Tick Tick: Lista de Tarefas, Lembretes e Calendário
4º lugar: MICROSOFOT CORPORATION|Microsoft To Do
5º lugar: EVERNOTE CORPORATION|Evernote
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