mybest
Redes Sociais

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Serviços
  3. Serviços Online
  4. Top 15 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2024
  • Top 15 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2024 1
  • Top 15 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2024 2
  • Top 15 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2024 3
  • Top 15 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2024 4
  • Top 15 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2024 5

Top 15 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2024

A rede social é um dos recursos mais utilizados por grande parte da população para acessar conteúdos online e interagir com pessoas. Por isso, se tornou uma ferramenta indispensável para quem quer estar conectado e organizações que desejam alavancar os seus negócios. Mas você sabe quais são as redes sociais mais usadas no Brasil?


Para responder essa pergunta, preparamos um ranking com as 15 redes sociais mais usadas no Brasil, como Facebook, Instagram, Tiktok e muito mais. Também listamos uma série de dicas importantes de como escolher a melhor rede social para o seu perfil de uso. Confira!

Atualizado em 14/07/2023
Vinicius Nascimento
Revisão
Revisor
Vinicius Nascimento

Estudioso e apaixonado por aprender coisas novas, trabalho na mybest há mais de 2 anos como redator e revisor, sempre buscando entregar o melhor conteúdo aos nossos leitores. Nesse período, revisei mais de 400 artigos e produzi mais de 200, entre textos novos e atualizações. Durante esses anos criando conteúdo fui me apaixonando por alguns segmentos, como informática, nutrição e tudo que envolve a paternidade e os cuidados com crianças. O mais legal é que aqui na mybest tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos em diversas áreas.

Perfil de Vinicius Nascimento
Continue lendo

Índice

O que é uma Rede Social?

O que é uma Rede Social?

As redes sociais são espaços virtuais nos quais os usuários interagem uns com os outros com base em interesses em comum ou valores. Esses usuários podem ser pessoas físicas ou empresas e organizações interessadas em divulgar suas marcas e produtos.


Cada vez mais, as redes sociais novas têm se tornado um espaço para produção e divulgação de conteúdos variados, como o compartilhamento de fotos, vídeos, imagens e textos. Além de um uso pessoal, existem diversas pessoas investindo em um uso profissional dessas plataformas. 

Como Escolher a Melhor Rede Social

Ao comparar diferentes plataformas, é preciso considerar características importantes, como os tipos de redes sociais com base nas principais mídias usadas, funcionalidades disponíveis, compatibilidade com aparelhos, número de usuários ativos, versão paga e anúncios. Veja os detalhes abaixo!

1

Avalie a Popularidade da Rede com Base no Número de Usuários

Avalie a Popularidade da Rede com Base no Número de Usuários

Para saber se uma rede é popular, nada melhor do que considerar o número de usuários ativos. Esses números são fornecidos pelas próprias empresas, mas estão disponíveis se buscarmos pela internet. Redes sociais com bilhões de usuários são consideradas as gigantes do segmento.


Existem redes menores, mas também muito ativas. Elas podem ficar na marca dos milhões de usuários por serem mais direcionadas a nichos específicos, como notícias ou literatura, por exemplo. Vale lembrar que algumas redes possuem muitos usuários ativos fora do Brasil, como Estados Unidos e China.


Como essas estatísticas mudam todos os anos, apresentamos os números aproximados de usuários ativos divulgados pelas redes sociais e instituições que realizam pesquisas sobre o assunto anualmente. Então, veja a tabela de comparação com o intuito de ter uma noção geral do tamanho desses serviços.

2

Considere Também o Volume de Buscas da Rede Social

Considere Também o Volume de Buscas da Rede Social

Uma boa maneira de avaliar o quanto uma rede social é popular, é por meio do volume de buscas que ela tem no Google. A partir disso, é possível ter uma ideia do quanto os usuários têm interesse pelas plataformas, indicando quais são as redes sociais mais usadas.


Esse volume é contabilizado considerando um determinado período por plataformas como o Ubersuggest e Keyword Stuff. Assim, a partir dos dados obtidos, nós, da mybest, classificamos a popularidade dessas redes sociais em alta, média ou baixa, para que você possa visualizar melhor essas informações.


Para você ter uma noção da popularidade, as buscas mensais dos internautas brasileiros para as maiores redes sociais como YouTube, Facebook e WhatsApp variam entre 13 a 60 milhões. Por mês, estima-se que o YouTube recebe mais de 800 milhões de acessos diários em todo o mundo.  

3

Fique de Olho no Tempo Médio Mensal Que o Brasileiro Passa na Rede Social

Fique de Olho no Tempo Médio Mensal Que o Brasileiro Passa na Rede Social

Outro critério importante ao rankear as redes sociais mais usadas, é verificar o tempo médio que as pessoas passam nessas plataformas. Com esses dados, é possível analisar o quanto essas redes sociais ocupam da vida dos brasileiros.


Para isso, nós trazemos, para você, dados do relatório Digital In elaborado pelo portal We Are Social. De acordo com ele, os usuários costumam permanecer entre 13 a 20 horas por mês nas redes sociais mais usadas como YouTube, Instagram e TikTok.


Destacamos que os dados informados nas tabelas do ranking são referentes aos acessos no ano de 2022. Além disso, selecionamos o tempo médio mensal de acesso das redes sociais mais usadas no Brasil nesse ano. Veja as informações na tabela do nosso ranking. 

4

Escolha o Tipo de Rede Social de Acordo com Seu Perfil de Usuário

Escolha o Tipo de Rede Social de Acordo com Seu Perfil de Usuário

Antes de se inscrever em uma rede social, considere o seu perfil de usuário. Existem plataformas direcionadas para a publicação de diferentes mídias, como fotos, vídeos, textos, mensagens instantâneas ou plataformas de uso profissional. Entenda as diferenças:


  • Fotos: redes sociais nas quais é possível compartilhar fotos em álbuns ou em publicações temporárias.
  • Vídeos: divulgação de vídeos de curta ou longa duração, que podem variar de alguns minutos a várias horas, a depender da plataforma.
  • Textos: redes que suportam a publicação de textos com poucos caracteres ou livros inteiros.
  • Mensagens instantâneas: aplicativos orientados para a comunicação instantânea entre usuários, como a troca de mensagens ou chamadas de voz e vídeo.
  • Profissional: plataformas para busca de vagas de emprego ou para expansão das redes de contato profissionais.

Escolha uma rede social que se adeque ao tipo de interação que você busca nesse momento. Existem redes híbridas, nas quais é possível compartilhar fotos, vídeos e textos em uma mesma plataforma. As redes específicas, como as profissionais, podem ser ideais para quem procura algo num segmento.

5

Conheça as Vantagens das Principais Funcionalidades

Conheça as Vantagens das Principais Funcionalidades

As funcionalidades são desenvolvidas para facilitar a vida dos usuários. Existem plataformas que dispõem de várias facilidades integradas. Outras possuem recursos limitados, mas investem o seu tempo em aprimorar as ferramentas já existentes. Conheça algumas das funcionalidades mais importantes:


  • Mensagens privadas: também conhecidas como Direct Messages (DM), são mensagens que podem ser enviadas de forma privada para um usuário da rede social. É um recurso que te permite criar interações mais próximas.
  • Mensagens de voz: são enviadas de forma privada e instantânea através da gravação da sua voz. As mensagens de voz costumam ter um tempo de duração máximo, que varia de segundos a vários minutos.
  • Chamadas de voz e vídeo: permitem ligações em tempo real que podem ser individuais (2 pessoas) e até em grupo em algumas plataformas.
  • Criar grupos abertos e fechados: os grupos abertos são comunidades de interesses em comum nos quais qualquer pessoa é autorizada a entrar. Já os grupos fechados são moderados e só podem ser acessados com convite.
  • Lives: se trata de uma transmissão online e ao vivo de áudio e vídeo, que costuma ser aberta para pessoas interessadas e que pode ficar gravada ou não para ser re-assistida pelos usuários da rede.

Avalie as funcionalidades de acordo com as suas necessidades de uso pessoais ou profissionais. Redes sociais com diversos recursos audiovisuais, como possibilidade de transmissões ao vivo, são ideais para quem quer monetizar conteúdos online. Já as direcionadas para fotos, podem ter uso mais pessoal.

6

Saiba em Quais Aparelhos a Rede Social está Disponível

Saiba em Quais Aparelhos a Rede Social está Disponível

Redes sociais podem ser acessadas de diversas maneiras. Hoje em dia, existem dezenas de aplicativos que podem ser baixados nas lojas de apps dos seus dispositivos móveis, como celulares ou tablets. Essas versões costumam ser mais compactas e podem ter até uma interface simplificada.


É também possível acessar suas redes sociais através do seu navegador (como Google Chrome ou Microsoft Edge, por exemplo). Além disso, existe a possibilidade de baixar o aplicativo para desktop e acessar os conteúdos da rede sem a necessidade de um navegador, uma alternativa para computadores.

7

Para Ter Benefícios Exclusivos, Considere se Tornar um Assinante

Para Ter Benefícios Exclusivos, Considere se Tornar um Assinante

Apesar de ainda não ser tão comum, algumas redes sociais já investem em versões pagas de suas plataformas. Ao pagar pelo serviço, você tem acesso a alguns benefícios para assinantes ou afiliados, como conteúdos extras, conteúdos sem anúncio e até ferramentas e recursos exclusivos.


Se você trabalha com produção de conteúdo online ou usa redes sociais para divulgar o seu negócio, considere investir em versões pagas que ofereçam vantagens para seus assinantes. É uma tendência que as plataformas invistam nesse modelo como uma alternativa para um uso mais profissional da plataforma.

8

Invista em Anúncios Pagos para Divulgar a Sua Página

Invista em Anúncios Pagos para Divulgar a Sua Página

Essa dica vale, principalmente, para negócios, marcas ou influencers que usam as redes sociais de forma profissional. Os anúncios pagos são uma excelente forma de alavancar a sua página e obter um maior número de acessos, além de acessar nichos específicos de pessoas.


Algumas redes sociais disponibilizam esse recurso apenas para contas comerciais. Em outras, esse recurso é acessível para todas as pessoas que queiram impulsionar anúncios. Para divulgar o seu perfil nas redes, nada melhor do que investir em uma boa campanha de marketing.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 15 Melhores Redes Sociais

Agora que você já sabe quais aspectos considerar ao comparar diferentes plataformas, conheça a nossa seleção com as melhores redes sociais para vendas, empresas e uso pessoal. Para comparar as plataformas, levamos em consideração os critérios mencionados acima. Veja em detalhes!
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Destaque
Detalhes
Tipo
Funcionalidades
Compatibilidade
Número de Usuários
Versão Paga
Anúncio Pago
1

WHATSAPP LLC

WhatsApp

WHATSAPP LLC WhatsApp 1

Melhor Rede Social de Mensagens Instantâneas

Mensagens instantâneas

Mensagens privadas, mensagens de voz, chamadas de voz e vídeo individuais e em grupo, criar grupos fechados

Web, desktop e dispositivos móveis

165 milhões (Brasil); 2 bilhões (total)

Não

(WhatsApp Business)

2

GOOGLE LLC

YouTube

GOOGLE LLC YouTube 1

Rede Social de Conteúdo Audiovisual

Vídeos

Lives

Web, desktop e dispositivos móveis

138 milhões (Brasil); 2,3 bilhões (total)

Sim

(Youtube Ads)

3

INSTAGRAM

Instagram

INSTAGRAM Instagram 1

Uma das Redes Sociais de Fotos e Vídeos Mais Usadas

Fotos e vídeos

Mensagens privadas, mensagens de voz, chamadas de voz e vídeo individuais e em grupo, criar grupos fechados, lives

Web, desktop e dispositivos móveis

122 milhões (Brasil); 2 bilhões (total)

Não

(Instagram Ads)

4

META PLATFORMS, INC.

Facebook

META PLATFORMS, INC. Facebook 1

Excelentes e Diversas Funcionalidades

Fotos, vídeos e textos

Mensagens privadas, mensagens de voz, chamadas de voz e vídeo individuais e em grupo, criar grupos abertos e fechados, lives

Web, desktop e dispositivos móveis

116 milhões (Brasil); 2,91 bilhões (total)

Não

(Facebook Ads)

5

TIKTOK PTE. LTD.

TikTok

TIKTOK PTE. LTD. TikTok 1

Famosa pelos Vídeos Curtos

Vídeos curtos

Mensagens privadas e lives

Web, desktop e dispositivos móveis

73,5 milhões (Brasil); 1 bilhão (total)

Não

(Tik Tok Ads)

6

LINKEDIN

LinkedIn

LINKEDIN LinkedIn 1

Aumente Suas Conexões Profissionais

Profissional

Mensagens privadas, criar grupos abertos e lives

Web, desktop e dispositivos móveis

56 milhões (Brasil); 850 milhões (total)

Sim

(Linkedin Ads)

7

KWAI

Kwai

KWAI Kwai 1

Concorrente do TikTok em Vídeos Curtos

Vídeos curtos

Mensagens privadas e lives

Dispositivos móveis

45 milhões (Brasil); 1 bilhão (total)

Sim

Não informado

8

TELEGRAM FZ-LLC

Telegram

TELEGRAM FZ-LLC Telegram 1

Concorrente do WhatsApp

Mensagens instantâneas

Mensagens privadas, mensagens de voz, chamadas de voz e vídeo individuais e em grupo, criar grupos fechados, compartilhamento de conteúdos

Web, desktop e dispositivos móveis

42 milhões (Brasil); 550 milhões (total)

Não

9

PINTEREST

Pinterest

PINTEREST Pinterest 1

Fotos e Imagens Inspiradoras

Fotos

Mensagens privadas

Web, desktop e dispositivos móveis

30 milhões (Brasil); 459 milhões (total)

Não

(Pinterest Business)

10

TWITTER, INC.

Twitter

TWITTER, INC. Twitter 1

Textos Curtos com Engajamento

Textos

Mensagens privadas, mensagens de voz, criar grupos fechados e lives

Web, desktop e dispositivos móveis

19 milhões (Brasil); 326 milhões (total)

Não

(Twitter Ads)

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

WHATSAPP LLCWhatsApp

WhatsApp 1
Fonte: play.google.com

Melhor Rede Social de Mensagens Instantâneas

Apesar de ter uma interface diferente dos demais concorrentes do ranking, o WhatsApp é sim uma rede social. Ele nasceu em 2009 como alternativa ao SMS e se tornou um dos maiores aplicativos de troca de mensagens do mundo. Mas, além de mensagens privadas, o aplicativo conta com diversos recursos.


Além da criação de grupos fechados de troca de mensagens escritas ou de voz, o WhatsApp dispõe de uma seção chamada Status. Ela é similar aos stories do Instagram, onde é possível adicionar fotos e vídeos temporários, que podem ser respondidos por qualquer pessoa da sua lista de contatos.


Ele também permite a realização de chamadas de voz e vídeo, transferência de dinheiro e de conteúdos diversos. Usada pelos brasileiros por mais tempo que o Instagram, ela é a principal ferramenta usada na troca de mensagens instantâneas no Brasil e a melhor rede social para essa finalidade. Acesse!

TipoMensagens instantâneas
FuncionalidadesMensagens privadas, mensagens de voz, chamadas de voz e vídeo individuais e em grupo, criar grupos fechados
CompatibilidadeWeb, desktop e dispositivos móveis
Número de Usuários165 milhões (Brasil); 2 bilhões (total)
Versão PagaNão
Anúncio Pago(WhatsApp Business)
Este ranking foi útil para você?
No.2

GOOGLE LLCYouTube

Rede Social de Conteúdo Audiovisual

O Youtube é uma plataforma criada em 2005 com foco na divulgação de vídeos de curta, média e longa duração. São bilhões de usuários e milhares de horas vistas por dia. Com um tráfego tão alto, o Youtube se tornou um recurso também para empresas que desejam divulgar seus conteúdos e produtos.


Com todas as suas vantagens para a produção de conteúdos em vídeo, o ponto fraco do Youtube é a impossibilidade de ter conversas privadas ou interações, possíveis apenas através de comentários em vídeos. Apesar disso, é uma rede social com diversos recursos para quem produz conteúdo audiovisual.


Apesar disso, o Youtube é a rede social mais usada no mundo em tempo médio de uso mensal e a melhor rede social de conteúdo audiovisual. Você já conhece o canal da mybest no YouTube? Lá você confere como escolher os melhores produtos de forma rápida e prática. Clique aqui e confira!

TipoVídeos
FuncionalidadesLives
CompatibilidadeWeb, desktop e dispositivos móveis
Número de Usuários138 milhões (Brasil); 2,3 bilhões (total)
Versão PagaSim
Anúncio Pago(Youtube Ads)
No.3

INSTAGRAMInstagram

Uma das Redes Sociais de Fotos e Vídeos Mais Usadas

O Instagram foi fundado em 2010 e, atualmente, está entre as 5 maiores redes sociais do mundo com 2 bilhões de usuários. A ideia da plataforma é baseada no compartilhamento de fotos e vídeos, mas ela conta com outros recursos, incluindo chats privados e em grupo.


Ela também permite compartilhar histórias e status que duram 24 horas, vídeos ao vivo e de longa duração. Em 2012, comprada pelo Facebook, a plataforma se tornou uma das principais fontes de avaliação e divulgação de produtos e serviços através de pessoas influentes.


Essa rede social de fotos e vídeos também é muito utilizada para negócios por conta de seus dados, como a frequência de postagens, perfil dos consumidores e muito mais. Com uma alta popularidade no país, os usuários do Instagram já passam mais tempo nessa rede social que no Facebook. Acesse!

TipoFotos e vídeos
FuncionalidadesMensagens privadas, mensagens de voz, chamadas de voz e vídeo individuais e em grupo, criar grupos fechados, lives
CompatibilidadeWeb, desktop e dispositivos móveis
Número de Usuários122 milhões (Brasil); 2 bilhões (total)
Versão PagaNão
Anúncio Pago(Instagram Ads)
No.4

META PLATFORMS, INC.Facebook

Excelentes e Diversas Funcionalidades

O Facebook foi fundado em 2004, e desde 2012 é a maior rede social do mundo, com cerca de 2,85 bilhões de usuários! É uma excelente plataforma para empresas e negócios, afinal, o alcance é alto, direcionado e quase todos os formatos de mídia funcionam bem.


Inclusive, tem integração com o Instagram. Entre suas diversas funcionalidades, oferece a possibilidade de criação de perfis e eventos, ferramentas de interação, mensagens instantâneas e compartilhamento de conteúdos.


Através de um algoritmo próprio, essa rede social de fotos determina e segmenta os conteúdos para um determinado perfil de usuário. Ademais, o Facebook é rede social mais usada no mundo em número de usuáriosConheça o perfil da mybest no Facebook e fique por dentro das nossas recomendações!

TipoFotos, vídeos e textos
FuncionalidadesMensagens privadas, mensagens de voz, chamadas de voz e vídeo individuais e em grupo, criar grupos abertos e fechados, lives
CompatibilidadeWeb, desktop e dispositivos móveis
Número de Usuários116 milhões (Brasil); 2,91 bilhões (total)
Versão PagaNão
Anúncio Pago(Facebook Ads)

Famosa pelos Vídeos Curtos

TikTok é uma rede social de vídeos curtos que se tornou um dos aplicativos mais baixados do mundo em 2020. Ela ficou conhecida pelas edições de vídeo, onde é possível cortar, colar e fazer várias montagens com som e danças.


Esses vídeos podem durar até 10 minutos e podem ser compartilhados, curtidos e comentados. O TikTok também permite que você siga pessoas e mande mensagens privadas, além de ter a função de lives, para quem prefere vídeos mais longos e ao vivo.


Outro recurso da plataforma é a publicação de fotos instantâneas que ficam disponíveis por períodos determinados de tempo apenas para os usuários que também publicaram essas fotos. Mesmo sendo uma rede social nova, em 2021, a plataforma conquistou 1 bilhão de usuários. Confira!

TipoVídeos curtos
FuncionalidadesMensagens privadas e lives
CompatibilidadeWeb, desktop e dispositivos móveis
Número de Usuários73,5 milhões (Brasil); 1 bilhão (total)
Versão PagaNão
Anúncio Pago(Tik Tok Ads)

Aumente Suas Conexões Profissionais

Desenvolvido como plataforma para profissionais que buscam novas conexões, o LinkedIn foi lançado em 2003 e, desde então, já conquistou milhões de usuários. É, atualmente, uma das maiores redes sociais profissionais do mundo!


No LinkedIn é possível inserir suas informações profissionais, produzir textos e encontrar empresas interessadas no seu perfil, assim como buscar vagas no Brasil e no exterior. Por meio dele, empresas também podem buscar novos colaboradores.


Cada vez mais a plataforma tem se tornado um espaço para novos engajamentos, com os grupos de interesse e as lives. Ademais, o LinkedIn também conta com conteúdos, criados pelos próprios usuários, que visam preparar profissionais para o mercado de trabalho. Clique aqui e siga a mybest Brasil no LinkedIn também!

TipoProfissional
FuncionalidadesMensagens privadas, criar grupos abertos e lives
CompatibilidadeWeb, desktop e dispositivos móveis
Número de Usuários56 milhões (Brasil); 850 milhões (total)
Versão PagaSim
Anúncio Pago(Linkedin Ads)

Concorrente do TikTok em Vídeos Curtos

O Kwai é uma rede social que ganhou notoriedade no país inteiro com as recompensas para quem atraísse novos usuários para a plataforma. Disponível no Google Play e App Store, ele recomenda vídeos curtos e lives de vários criadores de conteúdo em um feed, conforme os seus interesses.


Entre esses conteúdos é comum encontrar vídeos virais, memes, comédia, reflexões, dancinhas, entre outros temas. Para garantir a interação dos usuários é possível curtir, comentar e se inscrever nos seus perfis favoritos, além de trocar mensagens privadas com os amigos.


Com funcionalidades muito semelhantes às do TikTok, o Kwai possui uma quantidade bem menor de usuários mensais que a concorrente, o que acaba se refletindo no uso da plataforma. Apesar disso, ela tem um volume de buscas que não merece ser ignorado. Acesse os links e confira!

TipoVídeos curtos
FuncionalidadesMensagens privadas e lives
CompatibilidadeDispositivos móveis
Número de Usuários45 milhões (Brasil); 1 bilhão (total)
Versão PagaSim
Anúncio PagoNão informado

Concorrente do WhatsApp

O Telegram foi lançado em 2013 e é reconhecido por muitos internautas como um concorrente do WhatsApp, já que sua interface também é focada na troca de mensagens instantâneas entre usuários. É uma rede social nova quando comparada à maior parte do ranking, que vem se tornando mais popular no Brasil.


A troca de mensagens por texto e voz é permitida em grupos que podem ser bem maiores que os criados no WhatsApp. Além disso, essa rede social também permite o compartilhamento de mídias com tamanhos maiores que os suportados pela rede social.


Mesmo que muitos usuários acreditem que o Telegram é melhor que o WhatsApp, não há informações sobre o tempo de uso dessa rede social.. Ademais, esse concorrente do Telegram ainda tem uma audiência bem maior aqui no Brasil. Apesar disso, vale a pena dar uma conferida nele!

TipoMensagens instantâneas
FuncionalidadesMensagens privadas, mensagens de voz, chamadas de voz e vídeo individuais e em grupo, criar grupos fechados, compartilhamento de conteúdos
CompatibilidadeWeb, desktop e dispositivos móveis
Número de Usuários42 milhões (Brasil); 550 milhões (total)
Versão PagaNão
Anúncio Pago

Fotos e Imagens Inspiradoras

O Pinterest é uma rede social voltada para o compartilhamento de fotos e imagens e se tornou popular entre amantes do design, decoração, DIY, moda, culinária e mais. Com essa plataforma é possível encontrar centenas de imagens inspiradoras para qualquer projeto.


Recentemente, o Pinterest criou o recurso de mensagens privadas entre usuários. Até então, essa rede social de fotos era focada apenas em coleções, curtidas e compartilhamento de imagens. Para empresas, ela oferece várias ferramentas interessantes, como a linkagem de produtos a sites de vendas.


Lançado em 2010, o Pinterest ainda figura entre as redes sociais mais usadas no Brasil, com quantidades significativas de buscas e usuários mensais. Inclusive, a mybest tem um perfil bem legal no Pinterest. Clique aqui para conferir!

TipoFotos
FuncionalidadesMensagens privadas
CompatibilidadeWeb, desktop e dispositivos móveis
Número de Usuários30 milhões (Brasil); 459 milhões (total)
Versão PagaNão
Anúncio Pago(Pinterest Business)

Textos Curtos com Engajamento

O Twitter nasceu em 2006 como uma rede social de textos curtos, antes com apenas 140 caracteres disponíveis e hoje com 280. Embora essa tenha sido uma desvantagem no início, essa forma de texto se popularizou e hoje o Twitter é uma das maiores redes de compartilhamento de notícias.


Com essa rede, é possível publicar, curtir, compartilhar e comentar textos, além de enviar mensagens privadas para os autores. Outras mídias também podem ser publicadas, como fotos, áudios e vídeos, e também é possível abrir espaços de discussão por voz.


Recentemente, o Twitter disponibilizou os recursos de lives. A plataforma ainda permite que os usuários publiquem conteúdos voltados apenas para um grupo selecionado de seguidores. Bastante popular no Brasil e no mundo, o Twitter pode ser acessado clicando nos links!

TipoTextos
FuncionalidadesMensagens privadas, mensagens de voz, criar grupos fechados e lives
CompatibilidadeWeb, desktop e dispositivos móveis
Número de Usuários19 milhões (Brasil); 326 milhões (total)
Versão PagaNão
Anúncio Pago(Twitter Ads)

Referência em Transmissão de Vídeos Ao Vivo

Conhecida pela transmissão de jogos online (streaming de games), a Twitch é uma rede social de vídeos ao vivo com cerca de 140 milhões de usuários mensais. Além dos gamers, ela é também popular entre músicos e diversos criadores de conteúdo audiovisual.


Com os canais é possível monetizar suas produções através de links de afiliados, anúncios e produtos. Atualmente, a Twitch sedia diversos campeonatos de e-games e se tornou famosa principalmente por suas parcerias com grandes empresas de jogos.


Na plataforma, as transmissões podem durar de 1 minuto a mais de 8 horas. Como a Twitch é da Amazon, existem diversos benefícios para assinantes pagos. Assim, apesar de ser uma rede social com recursos excelentes, há outras ainda mais populares. Acesse a Twitch nos links!

TipoVídeos
FuncionalidadesMensagens privadas, chamadas de voz e vídeo individuais e lives
CompatibilidadeWeb, desktop e dispositivos móveis
Número de Usuários16,9 milhões (Brasil); 140 milhões (total)
Versão PagaSim
Anúncio Pago(Twitch Ads)

Rede Social Pioneira nos Stories

O Snapchat foi lançado em 2011 e tinha como foco o compartilhamento de imagens. Se tornou muito popular em 2013, quando criou o conceito de histórias (ou stories), as fotos e vídeos curtos que ficam no ar por um período limitado de tempo.


Atualmente, a plataforma dispõe de diversos recursos para edição. Com a incorporação dos stories ao Instagram, o Snapchat precisou se reinventar. Hoje conta com vários filtros, adesivos e geofiltros, que as marcas têm utilizado como estratégia de marketing para promover seus produtos e eventos.


Disponível apenas em celulares, o Snapchat já foi uma das redes sociais mais usadas no Brasil, porém ainda conta com 7,6 milhões de usuários mensais que compartilham diversos conteúdos por lá. Vale apena conhecer esse rede social, então acesse os links!

TipoFotos e vídeos curtos
FuncionalidadesMensagens privadas, mensagens de voz, chamadas de voz e vídeo individuais e em grupo, criar grupos fechados
CompatibilidadeDispositivos móveis
Número de Usuários7,6 milhões (Brasil); 600 milhões (total)
Versão PagaNão
Anúncio Pago(Snap Ads)

Participe de uma Comunidade de Interesses

A Reddit é uma rede social voltada para comunidades de interesses em comum. Nela, é possível encontrar grupos abertos sobre praticamente qualquer tema, como filmes, notícias, livros, acontecimentos e mais. Nessas comunidades, as pessoas trocam mensagens e informações sobre o tópico em questão.


A grande vantagem da Reddit é a possibilidade de ter uma perspectiva ampla sobre um determinado assunto e encontrar pessoas com gostos parecidos. As comunidades são moderadas, mas é possível enviar mensagens privadas individuais.


Essa rede social é ainda pouco usada no Brasil em comparação aos EUA, porém já tem um volume de buscas significativos por aqui. E aí, ficou com vontade de entrar no Reddit? Acesse os links que disponibilizamos para você! 

TipoTextos
FuncionalidadesMensagens privadas, criar grupos abertos
CompatibilidadeWeb, desktop e dispositivos móveis
Número de Usuários430 milhões (total)
Versão PagaSim
Anúncio Pago(Reddit Ads)

Interação Através de Perguntas e Respostas

Lançada em 2009, Quora é uma rede social de perguntas e respostas bastante parecida com o Yahoo Respostas. Os usuários interagem fazendo perguntas ou oferecendo respostas bem embasadas para as dúvidas de outros usuários.


É possível direcionar perguntas para pessoas específicas ou abertas para todos. Além disso, você também pode participar de grupos abertos temáticos, com perguntas de áreas do conhecimento, como história, cinema ou culinária, por exemplo, além de criar grupos que ainda não existam.


Outra forma de interagir na rede é trocando mensagens privadas com outros usuários. Assim, mesmo que haja opções mais populares, o Quora é uma rede social ótima para quem deseja adquirir novos conhecimentos. Se esse for o seu objetivo, não deixe de acessar!

TipoTextos
FuncionalidadesMensagens privadas e criar grupos abertos
CompatibilidadeWeb e dispositivos móveis
Número de Usuários300 milhões (total)
Versão PagaNão
Anúncio Pago

Blog Personalizável

O Tumblr é uma rede social lançada em 2007, mas que vinha sendo desenvolvida desde 1992! Ela funciona como um blog, onde é possível personalizar todo o seu template, principalmente se você possui conhecimentos mais aprofundados de HTML e CSS.


Sua interface personalizável é uma de suas maiores vantagens. No Tumblr você irá encontrar posts com textos, imagens, gifs e vídeos, que podem ser curtidos e compartilhados por outros usuários, promovendo interações entre eles.


Apesar de não ser um recurso muito usado, a plataforma também permite a troca de mensagens privadas entre perfis. Mesmo não sendo tão utilizada quanto era em meados de 2011, o Tumblr ainda possui uma quantidade significativa de usuários mensais. Merece o seu acesso!

TipoFotos, vídeos e textos
FuncionalidadesMensagens privadas
CompatibilidadeWeb e dispositivos móveis
Número de Usuários160 milhões (total)
Versão PagaTemplates pagos
Anúncio Pago

Confira Indicações de Aplicativos para Fotos e Vídeos

Se você gosta de aplicativos que aprimorem a sua experiência nas redes sociais, não deixe de conferir nossos artigos sobre os melhores aplicativos de edição de fotos e vídeos e apps para selfies. É só clicar nos links abaixo!

Conclusão

Esperamos que esse artigo tenha contribuído em suas pesquisas sobre funcionalidades e vantagens das melhores redes sociais mais usadas no Brasil. Antes de se inscrever, não esqueça de verificar os tipos de redes de acordo com o seu perfil, funcionalidades, compatibilidade, usuários e os recursos pagos.


Não deixe também de conferir a seção da mybest dedicada a recomendações de aplicativos. Se gostou do nosso conteúdo, compartilhe com outras pessoas interessadas nas melhores redes sociais para vendas, empresas ou para uso pessoal!


Redação: Barbara Gonçalves / Revisão: Lays Tenório / Atualização: Bruna Fernandes

Top 5 Melhores Redes Sociais

1º lugar: WHATSAPP LLCWhatsApp

2º lugar: GOOGLE LLCYouTube

3º lugar: INSTAGRAMInstagram

4º lugar: META PLATFORMS, INC.Facebook

5º lugar: TIKTOK PTE. LTD.TikTok

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Serviços
  3. Serviços Online
  4. Top 15 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2024

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.