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CRM são plataformas online que tem como objetivo otimizar e aproximar o relacionamento entre profissionais de uma empresa e seus clientes. Atualmente, é possível encontrar diversas opções de sites que oferecem ferramentas pagas e gratuitas para facilitar a consolidação de um modelo de negócio.
Com uma grande variedade de CRM para vendas disponíveis, escolher a ferramenta ideal pode ser uma tarefa difícil. Para te ajudar, elaboramos algumas dicas sobre plataformas e seus recursos. Também preparamos um ranking com os 10 melhores CRM, como Agendor, Hubspot, Zoho, RD Station e mais. Confira!
Estudioso e apaixonado por aprender coisas novas, trabalho na mybest há mais de 2 anos como redator e revisor, sempre buscando entregar o melhor conteúdo aos nossos leitores. Nesse período, revisei mais de 400 artigos e produzi mais de 200, entre textos novos e atualizações. Durante esses anos criando conteúdo fui me apaixonando por alguns segmentos, como informática, nutrição e tudo que envolve a paternidade e os cuidados com crianças. O mais legal é que aqui na mybest tive a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos em diversas áreas.
Índice
O CRM é a sigla em inglês para Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente. Como tecnologia, foi criada nos anos 80 com o nome de banco de dados de marketing e, atualmente, opera através de uma plataforma online com várias ferramentas e otimizações.
O CRM para vendas trabalha como um sistema de gestão de negócios, organizando contatos, armazenando informações e personalizando interações. Assim, possibilita uma melhor relações com os leads (possíveis clientes) e proporciona um atendimento personalizado, evitando desperdício de verba e tempo.
Para te ajudar a comparar diferentes plataformas e escolher o melhor CRM, preparamos um guia repleto de informações. A seguir você encontrará dicas sobre período teste, planos gratuitos e pagos, funcionalidades dos planos básicos, integrações e mais. Confira com mais detalhes abaixo!
No mercado há diversas opções de plataformas para diferentes modelos de negócio, sejam eles menores ou empresas com grande fluxo de clientes. Para atrair novos usuários, algumas plataformas oferecem uma versão de CRM gratuito, com ferramentas básicas e quantidade limitada de usuários.
Além das opções de CRM de vendas gratuitos, existem alternativas que não possuem esses modelos de planos, mas oferecem um período teste sem nenhum compromisso de assinatura. Assim, você pode experimentar diversos recursos do site por um período que varia de 7 a 14 dias.
Considerar essas opções é interessante não só para economizar, mas também para avaliar se o CRM oferecido se encaixa naquilo que você busca para o seu negócio. Dessa forma, caso goste do serviço oferecido, é possível fazer a assinatura com muito mais tranquilidade!
Geralmente, as plataformas de CRM podem oferecer mais de uma opção de plano para atender diferentes personas. Os planos básicos costumam ter limitações na quantidade de usuários e na capacidade de armazenamento. Porém, muito deles costumam ser suficientes para pequenas empresas.
Quanto mais completo o plano, mais completas são as ferramentas e sua personalização. Entretanto, os valores cobrados tem uma grande variação dependendo do CRM escolhido. Vale lembrar que os planos mais caros possuem ferramentas que, muitas vezes, são úteis para modelos de negócio mais complexos.
Nesse quesito, algumas plataformas dispõem de apenas dois planos, um CRM gratuito e outro pago, por exemplo. Mas, a maioria possui mais opções, geralmente com planos grátis, básicos, profissionais e corporativos. Vale lembrar que a nomenclatura costuma mudar de uma plataforma para outra.
Os planos básicos são os mais baratos que as plataformas oferecem para as empresas otimizarem seus processos. Como esses planos de CRM costumam atingir as necessidades básicas de uma empresa, é interessante considerar as ferramentas que ele disponibiliza. Conheça algumas das principais:
Os planos mais básicos dos CRM de vendas variam conforme seus recursos. Existem CRM que atendem diferentes segmentos e outros focados em nichos para pequenas empresas. Por isso, vale a pena comparar as ferramentas oferecidas em cada um dos planos e as principais vantagens para o seu negócio.
As plataformas de CRM costumam ter diversos hubs de integração. Isso significa que ela poderá funcionar de maneira integrada com outras ferramentas, como o Gmail, Google Agenda, Outlook, WhatsApp, Facebook Ads e outras plataformas e recursos utilizados em vendas e gerenciamento de tarefas.
Você também encontrará opções de CRM integradas ao RD Station Marketing, uma plataforma de comunicação com clientes direcionada para ações e campanhas de marketing digital. Através dessa integração, será mais fácil gerenciar suas estratégias de marketing com base em seus modelos de vendas.
Uma das formas de comparar diversas plataformas para escolher o melhor CRM é observar a avaliação dos usuários. Dessa forma, é possível obter não só a visão que a empresa quer passar, mas, a opinião de quem realmente testou o serviço. Nesse quesito o B2B Stack é um dos principais sites!
O B2B Stack é um portal brasileiro onde é possível encontrar avaliações de softwares para empresas. Além dos comentários dos usuários, a plataforma disponibiliza notas que variam de 0 a 5 em diversas categorias, como custo-benefício, funcionalidades, facilidade de uso e suporte ao cliente.
Produtos | Foto | Clique para Comprar | Destaque | Detalhes | |||||
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Versão Gratuita | Planos Disponíveis | Funcionalidades do Plano Básico | Integrações | Nota no B2B Stack | |||||
1 | AGENDOR Agendor | O Melhor CRM de Vendas em Versatilidade | 7 dias de teste e plano gratuito | Gratuito e pró | Funil de vendas personalizável, cadastros e armazenamento ilimitados, suporte técnico, relatórios e mais | Google Agenda, WhatsApp e RD Station Marketing | 4,8/5 | ||
2 | RD STATION RD Station | Excelente CRM Gratuito | Plano gratuito | Gratuito, básico e pro | Funil de vendas personalizável, 2GB de armazenamento, suporte técnico, relatórios e mais | Google Agenda, Outlook, Google Maps e RD Station Marketing | 4,5/5 | ||
3 | HUBSPOT HubSpot | Plataforma Referência no Mundo | Plano gratuito | Gratuito, starter, professional e enterprise | 2 usuários, 1.000 contatos, suporte técnico, relatórios e mais | Messenger | 4,5/5 | ||
4 | ZOHO CORPORATION Zoho | Ótimo CRM para Pequenas Empresas | Plano gratuito | Gratuito, padrão, profissional, empresarial e ultimate | Automatização de processos, 1.5 GB de armazenamento, suporte técnico, relatórios e mais | Gmail, Google Agenda, Zoom, Google Drive e mais | 4,1/5 | ||
5 | NECTARCRM - COLMEIA SOLUÇÕES Nectar | CRM com Plano Gratuito e Diversas Funções | Plano gratuito | Gratuito, starter, pro e enterprise | Funil de vendas personalizável, 4 usuários pagos, 100 mil contatos, 1 GB de armazenamento, suporte técnico, relatórios e mais | Google Agenda, Outlook e WhatsApp | 4,6/5 | ||
6 | PLOOMES Ploomes | Ideal para Negociações Complexas | 14 dias de teste | Básico e ferramentas contratadas separadamente | Funil de vendas personalizável, 3 usuários, relatórios, automação de documentos e mais | Google Agenda, Outlook, WhatsApp, Facebook Ads, RD Station Marketing e mais | 4,7/5 | ||
7 | PIPEDRIVE Pipedrive | CRM com Ferramentas Descomplicadas | 14 dias de teste | Essencial, avançado, profissional e corporativo | Funil de vendas personalizável, 3.000 negociações por empresa, suporte técnico, relatórios e mais | Gmail, Google Agenda e Outlook | 4,3/5 | ||
8 | FRESHWORKS INC Freshsales | Para Melhorar o Contato com Seu Lead | Plano gratuito | Gratuito, growth, pro, enterprise | Automatização de processos, 2 GB de armazenamento por usuário, suporte técnico, relatórios e mais | WhatsApp, Messenger e Google Maps | 5,0/5 | ||
9 | CRM PIPERUN PipeRun | CRM Ideal para Empresas de Pequeno e Médio Porte | 14 dias de teste | Aceleração e corporativo | 2 usuários gratuitos, relatórios, assinatura eletrônica de documentos e mais | Google Agenda, Facebook Ads e RD Station Marketing | 4,9/5 | ||
10 | SALESFORCE.COM, INC. Sales Cloud | Uma das Plataformas Mais Utilizadas | 7 dias de teste | Essentials, professional, enterprise e unlimited | Até 10 usuários, automatização de processos, relatórios e mais | Gmail, Google Agenda e Outlook | 4,5/5 |
O Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial brasileira indicada para empresas com vendas B2B, de negócio para negócio, com 4 a 50 profissionais. Ele oferece 7 dias grátis para a testagem da plataforma Pro, sendo possível migrar para o Plano Pro ou continuar em um plano gratuito limitado.
Em seu plano Pro, o Agendor inclui 4 usuários, sendo possível adicionar mais usuários a partir de uma taxa. Oferece múltiplos funis de venda, não possui limites de armazenamento ou limites de cadastro. Porém, seu plano gratuito possui limite de 2 usuários, 1000 empresas e 150 negócios cadastrados.
No B2B Stack o Agendor recebe uma excelente avaliação de 4,8 estrelas, com inúmeros comentários positivos dos usuários. Entre as principais vantagens avaliadas, os clientes ressaltaram a interface limpa, intuitiva e muito fácil de utilizar. Não deixe de testar a versão gratuita!
Versão Gratuita | 7 dias de teste e plano gratuito |
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Planos Disponíveis | Gratuito e pró |
Funcionalidades do Plano Básico | Funil de vendas personalizável, cadastros e armazenamento ilimitados, suporte técnico, relatórios e mais |
Integrações | Google Agenda, WhatsApp e RD Station Marketing |
Nota no B2B Stack | 4,8/5 |
Para quem está em busca de um serviço gratuito de qualidade e uma empresa confiável e sólida no mercado, precisa conhecer essa ferramenta de CRM lançada pela maior empresa de automação de marketing da América Latina, a Resultados Digitais.
O software RD Station é muito simples de gerenciar. Ele também possui uma integração nativa com RD Station Marketing para receber informações e histórico dos leads. Seu grande diferencial é que sua plataforma gratuita não limita a quantidade de usuários ou de contatos.
A RD Station CRM também permite personalizar campanhas de e-mail com base nas vendas concluídas. Porém, os templates não possuem muitas opções de edição e os relatórios são mais resumidos. Apesar disso, é a plataforma com maior número de avaliações no B2B Stack.
Versão Gratuita | Plano gratuito |
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Planos Disponíveis | Gratuito, básico e pro |
Funcionalidades do Plano Básico | Funil de vendas personalizável, 2GB de armazenamento, suporte técnico, relatórios e mais |
Integrações | Google Agenda, Outlook, Google Maps e RD Station Marketing |
Nota no B2B Stack | 4,5/5 |
Todo profissional na área de CRM já ouviu falar na HubSpot. Ela é uma empresa que se tornou referência mundial em resoluções de problemas de marketing e vendas. O CRM Hubspot facilita a organização e o controle do seu pipeline de vendas.
A plataforma oferece 3 planos disponíveis, mas seu CRM gratuito já dispõe de ferramentas de marketing e não limita a quantidade de usuários. Segundo avaliações dos usuários. a plataforma é autoexplicativa e simples de personalizar.
Além disso, gratuitamente libera acesso a uma extensa lista de documentos de conhecimento da HubSpot Academy. Porém, se o seu negócio necessita de interações personalizadas, o serviço extra possui um valor alto. Por isso, vale a pena começar a experimentar o CRM gratuito!
Versão Gratuita | Plano gratuito |
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Planos Disponíveis | Gratuito, starter, professional e enterprise |
Funcionalidades do Plano Básico | 2 usuários, 1.000 contatos, suporte técnico, relatórios e mais |
Integrações | Messenger |
Nota no B2B Stack | 4,5/5 |
A Zoho é uma plataforma de aplicação de escritório online que oferece diversas ferramentas para gestão da sua empresa, como soluções para os setores de marketing, TI, RH, vendas e mais. Ela é reconhecido principalmente por seu amplo leque de recursos.
Seu CRM se destaca por ser uma boa opção para pequenas empresas, mas é facilmente escalável para grandes. A plataforma disponibiliza plano gratuito para até 3 usuários, possui uma interface muito intuitiva e atualizações frequentes.
Segundo alguns usuários, o Zoho apresenta algumas instabilidades nas integrações com as redes sociais e são reportadas algumas ocorrências de pequenos problemas técnicos. Porém, no geral, é uma plataforma bem avaliada pelos usuários no B2B Stack.
Versão Gratuita | Plano gratuito |
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Planos Disponíveis | Gratuito, padrão, profissional, empresarial e ultimate |
Funcionalidades do Plano Básico | Automatização de processos, 1.5 GB de armazenamento, suporte técnico, relatórios e mais |
Integrações | Gmail, Google Agenda, Zoom, Google Drive e mais |
Nota no B2B Stack | 4,1/5 |
A NectarCRM é uma plataforma de gerenciamento de vendas B2B nacional que facilita a gestão de leads e oportunidades de negócio. É uma ferramenta ideal para empresas de médio e grande porte, oferecendo 4 planos, sendo um deles gratuito.
Conta com uma interface amigável e possibilita até 10 mil contatos cadastrados. Entretanto, seu plano básico é bem similar a seu plano gratuito, que perde principalmente pelo seu pequeno espaço de armazenamento, de apenas 500 MB. Seus planos pagos possuem um valor elevado.
A plataforma garante maior visibilidade do funil de vendas e agilidade em todos os processos de captação de clientes, facilitando e impulsionando ainda mais a produtividade da equipe. Várias empresas de grande porte utilizam a NectarCRM. Acesse o site oficial e saiba mais!
Versão Gratuita | Plano gratuito |
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Planos Disponíveis | Gratuito, starter, pro e enterprise |
Funcionalidades do Plano Básico | Funil de vendas personalizável, 4 usuários pagos, 100 mil contatos, 1 GB de armazenamento, suporte técnico, relatórios e mais |
Integrações | Google Agenda, Outlook e WhatsApp |
Nota no B2B Stack | 4,6/5 |
A Ploomes é uma plataforma de CRM que reúne gestão comercial, funil de vendas e automação de documentos, como contratos, orçamentos e propostas de negócio. Ela se destaca por ser uma ótima opção de CRM para vendas detalhadas, como vendas B2B, de negócio para negócio.
Na plataforma é possível segmentar a lista de clientes e organizar o histórico completo de ações com cada um deles. Possui uma automação de documentos e propostas comerciais com cálculo de impostos complexos e alta personalização.
Porém, um ponto negativo dessa plataforma é que ela só possui suporte técnico por chat. Porém, outras vantagens em seus planos compensam e agradam os clientes, como toda a parte de análise de dados e a forma simples e clara de comunicação com a equipe. Veja mais detalhes desse CRM nos links!
Versão Gratuita | 14 dias de teste |
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Planos Disponíveis | Básico e ferramentas contratadas separadamente |
Funcionalidades do Plano Básico | Funil de vendas personalizável, 3 usuários, relatórios, automação de documentos e mais |
Integrações | Google Agenda, Outlook, WhatsApp, Facebook Ads, RD Station Marketing e mais |
Nota no B2B Stack | 4,7/5 |
O Pipedrive é uma das plataformas mais utilizadas entre os principais CRM de vendas. É conhecido por ter uma extrema facilidade de uso e muita praticidade desde o primeiro teste. O software atinge diferentes perfis, indo das menores empresas até as maiores, seja qual for o segmento.
Apesar de ser uma ferramenta mais popular, ela possui uma avaliação de 4,3 estrelas no B2B Stack, um número regular em comparação às outras plataformas do ranking. Porém, ela destaca-se principalmente pela sua facilidade de uso e interface intuitiva.
Versão Gratuita | 14 dias de teste |
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Planos Disponíveis | Essencial, avançado, profissional e corporativo |
Funcionalidades do Plano Básico | Funil de vendas personalizável, 3.000 negociações por empresa, suporte técnico, relatórios e mais |
Integrações | Gmail, Google Agenda e Outlook |
Nota no B2B Stack | 4,3/5 |
A Freshsales é um software de CRM da plataforma Freshwork. É focada na melhoria da comunicação com leads para gerar um aumento significativo nas vendas. A plataforma oferece 4 opções de planos, e sua opção gratuita pode ser utilizada por até 10 usuários.
Seu plano básico oferece um pipeline de vendas visual, pontuação de contato baseada em Inteligência Artificial, criação de catálogo de produtos em diferentes moedas e painéis personalizados. Porém, no plano básico não é possível criar um funil de vendas próprio ou integrações com outros aplicativos.
Apesar de poucas avaliações no B2B Stack, a plataforma é bem aceita pelos usuários. Entre os principais pontos positivos, destacam-se a interface amigável e a visão ampliada de todo o ciclo de vida dos leads. Confira todas as funcionalidades sobre o CRM no site oficial e aplicativo.
Versão Gratuita | Plano gratuito |
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Planos Disponíveis | Gratuito, growth, pro, enterprise |
Funcionalidades do Plano Básico | Automatização de processos, 2 GB de armazenamento por usuário, suporte técnico, relatórios e mais |
Integrações | WhatsApp, Messenger e Google Maps |
Nota no B2B Stack | 5,0/5 |
O Piperun é um software nacional formulado especificamente para a realidade de empresas brasileiras. É uma ótima opção para construção do pipeline de vendas e gestão das atividades e oportunidades. Com ele, você consegue administrar toda a jornada do cliente.
A plataforma conta com um plano básico chamado Aceleração, que inclui 2 usuários, além de um plano corporativo. Além disso, esse CRM possui um suporte rápido em português, integração com WhatsApp Web e LinkedIn através de extensões, além de templates de e-mails e propostas.
O Piperun possui poucas reclamações dos usuários e uma excelente avaliação no B2B Stack, mas são relatadas algumas limitações em suas extensões. Acesse o site oficial para obter mais informações ou fazer uma avaliação gratuita por 14 dias.
Versão Gratuita | 14 dias de teste |
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Planos Disponíveis | Aceleração e corporativo |
Funcionalidades do Plano Básico | 2 usuários gratuitos, relatórios, assinatura eletrônica de documentos e mais |
Integrações | Google Agenda, Facebook Ads e RD Station Marketing |
Nota no B2B Stack | 4,9/5 |
A Sales Cloud é o CRM da empresa Salesforce. Ele é considerado um dos CRM mais utilizados no mundo, o que é sinônimo de confiança e garantia de resultados para sua empresa. A plataforma é complexa e robusta, por isso é muito indicada para empresas de médio e grande porte.
Atualmente, disponibiliza 4 planos diferentes. Ela conta com fácil personalização, insights de vendas gerados por inteligência artificial e integração com o Slack, para criar melhores fluxos de trabalho. Entretanto, a plataforma possui preços considerados elevados e ferramentas complexas.
Apesar dessas desvantagens, a Sales Cloud é bem avaliada no B2B Stack. Os principais pontos positivos destacados são as várias funcionalidades disponíveis e o aplicativo completo. Uma boa opção para profissionais mais experientes.
Versão Gratuita | 7 dias de teste |
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Planos Disponíveis | Essentials, professional, enterprise e unlimited |
Funcionalidades do Plano Básico | Até 10 usuários, automatização de processos, relatórios e mais |
Integrações | Gmail, Google Agenda e Outlook |
Nota no B2B Stack | 4,5/5 |
Se você tem interesse no mundo dos negócios, saiba que a mybest tem excelentes recomendações de livros e ferramentas para esse segmento. Aqui você encontra conteúdos sobre os melhores livros de empreendedorismo e apps para organização de tarefas e gestão de projetos. Confira nos links abaixo!
Esperamos que esse artigo tenha contribuído com seus conhecimentos sobre as características de um CRM de vendas e as vantagens de aplicá-lo em um modelo de negócio. Lembre-se de considerar os planos gratuitos, os períodos de teste, os planos pagos disponíveis, as funcionalidades básicas e avaliações.
Nosso ranking foi elaborado com as 10 melhores plataformas de CRM, reconhecidas pelo mercado e por suas respectivas áreas de vendas. Foram selecionadas opções confiáveis e com boas avaliações, ideais para alavancar o seu negócio. Caso tenha achado útil, compartilhe esse conteúdo com mais pessoas!
Redação: Barbara Gonçalves / Revisão: Vinícius Nascimento / Atualização: Suélem Meninéa
1º lugar: AGENDOR|Agendor
2º lugar: RD STATION|RD Station
3º lugar: HUBSPOT|HubSpot
4º lugar: ZOHO CORPORATION|Zoho
5º lugar: NECTARCRM - COLMEIA SOLUÇÕES|Nectar
Ver RankingAs descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
Aplicativos
Beleza e Perfumaria
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