mybest
Placas-Mãe Gamer

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Componentes Eletrônicos
  4. Top 10 Melhores Placas-Mãe Gamer em 2024 (Asus, Gigabyte e mais)
  • Top 10 Melhores Placas-Mãe Gamer em 2024 (Asus, Gigabyte e mais) 1
  • Top 10 Melhores Placas-Mãe Gamer em 2024 (Asus, Gigabyte e mais) 2
  • Top 10 Melhores Placas-Mãe Gamer em 2024 (Asus, Gigabyte e mais) 3
  • Top 10 Melhores Placas-Mãe Gamer em 2024 (Asus, Gigabyte e mais) 4
  • Top 10 Melhores Placas-Mãe Gamer em 2024 (Asus, Gigabyte e mais) 5

Top 10 Melhores Placas-Mãe Gamer em 2024 (Asus, Gigabyte e mais)

A placa-mãe gamer é um dos componentes mais importantes para o bom funcionamento do computador. E, se você está montando o seu novo PC, vale a pena conhecer como ela funciona e quais  modelos trarão mais vantagens para você curtir suas jogatinas com alto desempenho e segurança.

 
Continue a leitura para descobrir dicas essenciais sobre como escolher o modelo mais indicado para o seu setup gamer. Apresentamos também um ranking com as 10 melhores placas-mãe gamer para processadores Intel e AMD, de marcas como Asus, Gigabyte, MSI, entre outras. Vamos lá?

Atualizado em 14/07/2023
Paulo Andrade
Supervisão
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Com doutorado em computação aplicada e automação pela Universidade Federal Fluminense, Paulo Andrade já coordenou diversos cursos de graduação e pós-graduação das áreas de computação, jogos digitais, sistemas de informação, cinema e audiovisual, design gráfico e design de animação. Atualmente coordena cursos de graduação em engenharia da computação e ciência da computação. Paulo também atua como criador de conteúdo digital e já criou mais de 60 cursos online, atingindo mais de 300 mil alunos em 149 países. Além disso, também atua como diretor de tecnologia e planejamento da agência Bulks.ag. Conheça mais sobre o Paulo Andrade no Instagram, Linkedin, YouTube e em seu site.

Perfil de Paulo Andrade
Continue lendo
Rafael Swoboda
Revisão
Revisor
Rafael Swoboda

Sou formado em jornalismo e trabalho com produção de conteúdo e revisão há 10 anos. Estou na mybest há mais de 2 anos produzindo, revisando e atualizando artigos de diferentes categorias. Entregar informações úteis, corretas e em linguagem acessível é o que mais me motiva.

Perfil de Rafael Swoboda
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Qual é a Diferença entre uma Placa-Mãe Gamer e uma Comum?

Qual é a Diferença entre uma Placa-Mãe Gamer e uma Comum?

A placa-mãe serve para garantir que os demais hardwares do computador trabalhem corretamente. Isso acontece porque ela possui conexões que trocam informações com outros componentes, como o processador, memória, SSD e outros, além de ser responsável por alimentar periféricos, como teclado e mouse.


A diferença entre uma placa-mãe gamer e uma comum está na construção e nos recursos disponíveis para atender aos jogadores. Projetadas para serem mais robustas, as placas-mãe gamer possuem melhor dissipação de calor, portas USB adicionais, mais slots de expansão, overclocking avançado e outros recursos.

 

Temos também um artigo com ainda mais opções de placas-mãe para diferentes finalidades. Clique no link abaixo e confira! Caso queira ver opções específicas para gamers, continue a leitura aqui nesse artigo!

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

A placa-mãe é projetada para linhas específicas de CPUs e chips de memória. Uma placa-mãe projetada para uma CPU AMD não aceita uma CPU Intel e vice-versa. Além disso, nem todas as CPUs de um determinado fabricante são aceitas, por exemplo, placas-mãe mais antigas podem não aceitar as CPUs mais recentes da Intel ou AMD.

Como Escolher a Melhor Placa-Mãe Gamer

Para escolher a melhor placa-mãe gamer, é preciso analisar diversos detalhes, como compatibilidade com o processador, tipo de chipset e soquete, tamanho, quantidade de slots de memória RAM e mais. Por isso, fique de olho nas informações dos tópicos a seguir!

1

AMD ou Intel? Escolha a Placa-Mãe Gamer a Depender do Seu Processador

AMD ou Intel? Escolha a Placa-Mãe Gamer a Depender do Seu Processador

Ao comprar uma placa-mãe gamer, considere primeiro o processador do computador que você já tem ou quer comprar. O principal motivo é que esse hardware deve ser compatível com a marca da placa-mãe, que geralmente é da Intel ou AMD.


Essa compatibilidade é crucial para que esses 2 componentes funcionem perfeitamente. No caso da AMD, seus processadores são os Ryzen, enquanto na Intel os mais famosos são os da linha Core i. Também é importante verificar a geração do soquete, como você verá a seguir. 


Caso você esteja em busca de um processador novo, clique nos links a seguir para conhecer as melhores opções do mercado!

2

Compre uma Placa-Mãe com Soquete Compatível com o Processador

Compre uma Placa-Mãe com Soquete Compatível com o Processador

O soquete da placa-mãe é o encaixe físico onde o processador fica localizado. Contudo, cada geração de processador exige um soquete específico, por isso é necessário que ambos sejam compatíveis. Confira abaixo quais são os principais soquetes e compre o ideal para seu computador:


  • AM4: soquete para processadores AMD Ryzen da sétima Geração série A e AMD Athlon.
  • LGA1151: soquete para processadores Intel Core i da sexta, sétima, oitava e nona gerações.
  • LGA 1200: soquete para processadores Intel Core i da décima e décima primeira gerações.
  • TR4: soquete para processadores Threadripper da AMD.
  • LGA2066: soquete utilizado para microprocessadores Intel Skylake-X, Skylake-W, Kaby Lake-X e Cascade Lake-X.

De forma simples, os processadores da Ryzen só usam um tipo de soquete, o AM4, enquanto os da Intel variam de acordo com a geração dos Core i. Também existem os soquetes para processadores Threadripper da AMD e Core Extreme e Xeon da Intel, porém são mais avançados e caros do que os modelos convencionais.
3

Escolha o Chipset a Depender do Preço e Desempenho

Escolha o Chipset a Depender do Preço e Desempenho

O chipset é um controlador que define várias funcionalidades da placa-mãe, ou seja, a compatibilidade com configurações diversas. Entre elas estão o tipo e número de interfaces USB, a quantidade de slots para placa de vídeo, as interfaces SATA e M.2, entre outros.


Os chipsets de entrada da Intel, como por exemplo, os B460, Q370, B560, H410 e H310 têm um preço mais acessível e um desempenho médio, ideal para quem quer um valor mais em conta. Já os Z370 e Z490 são topo de linha e suportam overclock, por isso custam mais. 


Em relação ao chipset da AMD, o mesmo acontece. Há modelos de entrada, como A320, A520, B350, B450 e B550 que contam com bom custo-benefício e desempenho para gamers menos exigentes. Por outro lado, existem os X370, X470 e X570, que têm um valor mais alto e garantem alta performance.


Se estiver precisando de um bom cooler para processador, confira nossas indicações no link abaixo! 

4

Prefira Placas com Pelo Menos 4 Slots de Memória RAM

Prefira Placas com Pelo Menos 4 Slots de Memória RAM

A memória RAM é um componente importante para quem curte jogos ou usa softwares pesados, pois ela permite que o PC execute várias tarefas. Para aumentar a capacidade dessa memória, invista em uma placa-mãe compatível e com modelos com no mínimo 4 slots de RA, para ter um desempenho melhor.


Observe também tecnologia de memória RAM compatível e a velocidade. Atualmente, os modelos mais comuns são com DDR4 e, para jogos, o ideal é escolher um modelo que tenha velocidade de pelo menos 2.666 MHz, mas, se tiver em torno de 3.200 MHz, melhor aindaIsso dará suporte para memórias RAM mais rápidas. 


Vale lembrar que, no caso das velocidades, elas ainda podem ser turbinadas com um overclock, ou seja, uma configuração feita por profissionais, que faz com que essa capacidade aumente. Porém, isso aumenta também o calor gerado, então é preciso um bom sistema de resfriamento.


Veja também nosso artigo com indicações exclusivas de memórias RAM clicando no link abaixo! 

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Quanto mais slots de memória, mais memória podemos usar no computador. Uma estratégia muito comum de quem monta computadores é comprar uma placa-mãe com mais slots do que o número de slots que irá usar inicialmente. 


Por exemplo, se você quer que seu computador tenha 16 GB de RAM agora e 32 GB daqui a um ou dois anos, compre uma placa-mãe com 4 slots e compre apenas 2 pentes de memória de 8 GB. Daqui a um ou dois anos, você pode comprar mais 2 pentes para atingir 32 GB de memória.

5

Observe a Quantidade de Slots para Armazenamento SSD e HDD

Observe a Quantidade de Slots para Armazenamento SSD e HDD

Hoje em dia, muitos jogadores usam mais de um hardware para aumentar a capacidade de armazenamento do PC e jogar com melhor desempenho. É comum encontrar placas-mãe gamer com entradas para os 2 principais tipos de armazenamento: o HDD e o SSD.

 
As entradas desses hardwares podem ser SATA ou M.2, no caso da adição de SSD. Geralmente, uma placa-mãe mais simples oferece 4 conexões SATA, o suficiente para a maioria dos usuários. Para quem prefere modelos mais avançados, existem opções com até 8 entradas.  


Aproveite para conhecer nosso artigo com indicações dos melhores SSDs do mercado atualmente. Basta clicar no link a seguir!

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Atualmente, o sistema de armazenamento mais rápido é o SSD M.2. Para gamers que buscam o máximo de desempenho, M.2 é essencial, entretanto, muitas placas simples ou antigas não possuem uma conexão para HDs M.2. Este é um detalhe importante para quem busca desempenho.

6

Pretende Dar um Upgrade? Fique de Olho nos Slots de Expansão

Pretende Dar um Upgrade? Fique de Olho nos Slots de Expansão

Os slots de expansão são conexões que permitem a instalação de hardwares complementares no computador, como, por exemplo, placas de vídeo dedicadas, de som, de captura e outros. Sendo assim, são importantes para quem quer fazer aquele upgrade na máquina no futuro. 


Os slots mais utilizados hoje em dia são os PCI Express (PCIe), que possuem diversas variáveis, como x16, x8, x4 e x1. Nesse caso, quanto maior for o número dessa variável (no caso a X16), mais rápida é a transferência de dados. Então, confira a quantidade de slots e também o tipo dele. 

7

Confira o Tamanho da Placa-Mãe em Relação ao Seu Gabinete

Confira o Tamanho da Placa-Mãe em Relação ao Seu Gabinete

Outro detalhe importante na hora de escolher a placa-mãe gamer para o seu setup é definir qual é o tamanho compatível com seu gabinete. É importante tenha espaço disponível e que a placa não fique muito apertada, já que conecta todos os outros componentes. Conheça os tamanhos:


  • EATX (30,5 x 33 cm): esse é o maior tamanho de placa-mãe disponível. Garante mais entradas e slots de memória RAM e é ideal para quem quer unir 2 placas de vídeo e ter mais desempenho.
  • ATX (30,5 x 24,4 cm): esse é considerado o tamanho padrão, sendo o mais encontrado para computadores desktop. Tem suporte para até 2 placas de vídeo e 4 slots de memória.
  • MicroATX (24,4 x 24,4 cm): tamanho mais procurado por quem tem um gabinete menor do que o convencional e quer economizar espaço. É compatível apenas com 1 placa de vídeo e até 4 slots de RAM.
  • Mini-ITX (17 x 17 cm): o menor tamanho encontrado, para gabinetes pequenos. Só possui até 2 slots de memória RAM, ideal para mini computadores. 

Quanto maior for a placa-mãe, mais poderosas poderão ser suas configurações, porém é preciso que o gabinete tenha espaço para ela. Isso porque, caso fique apertada demais, pode acabar trazendo problemas de superaquecimento, uma vez que não haverá circulação de ar suficiente. 

8

Verifique a Quantidade e os Tipos de Entradas USB

Verifique a Quantidade e os Tipos de Entradas USB

Entradas USB são bastante utilizadas para conexão de periféricos, então fique de olho nesse detalhe. Existem placas que oferecem até 10 ou mais entradas USB, entre portas traseiras e conectores mid-board. Verifique também o padrão, já que hoje em dia o mais rápido é o USB 3.2.


As entradas 3.0 ou superior são importantes para conexão de pen drives e garantem mais velocidade no fornecimento de energia para quem gosta de carregar dispositivos via USB. Já os padrões mais antigos, como USB 2.0, são suficientes para usar periféricos como teclado, mouse ou controle

Paulo Andrade
Doutor em Computação
Paulo Andrade

Além das entradas USB fixas na placa mãe, também há os conectores para entradas USB que vão ficar no gabinete do seu computador. 


Como as entradas fixas ficam normalmente atrás do gabinete em função do desenho tradicional das placas-mãe, para ligar dispositivos que não ficam constantemente conectados ao computador, como HDs externos, vale a pena verificar quantas conexões USB a placa-mãe suporta ao todo, tanto na parte traseira da placa como no gabinete.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Placas-Mãe Gamer

Existem diversas opções de placas-mãe que podem fazer parte do seu setup gamer, seja ele AMD ou Intel. Nesse ranking, vamos te mostrar as 10 melhores placas-mãe gamer do mercado, com configurações variadas e de marcas de qualidade.
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Soquete
Chipset
Slot Memória RAM
Velocidade
Slots para Armazenamento
Slots de Expansão
Padrão
Entradas USB
1

GIGABYTE

Placa-Mãe Gamer B560M Aorus Elite B560M

GIGABYTE Placa-Mãe Gamer B560M Aorus Elite 1

R$ 1.578,00

Lev. alto

Para Processadores Intel de 10ª e 11ª geração

Intel LGA 1200

Intel B560

4 DDR4

3200 MHz

6 SATA e 1 M.2

2 PCIe X16 e 1 PCIe X1

MicroATX

2 USB-C 3.2 Gen2, 1 USB 3.2 Gen 2, 5 USB 3.2 Gen 1 e 10 USB 2.0/1.1

2

ASUS

Placa-Mãe Gamer TUF Gaming X570-PLUS‎90MB13T0-C1BAY0

ASUS Placa-Mãe Gamer TUF Gaming X570-PLUS 1

R$ 1.811,56

Lev. alto

Excelente Placa-Mãe Gamer para Processadores AMD

AMD AM4

AMD X570

4 DDR4

2933 MHz

8 SATA e 1 M.2

1 x PCIe 4.0 x16 e 3 x PCIe 4.0 x1

ATX

1 USB-C 3.2 Gen 2, 2 USB-A 3.2 Gen 2, 6 USB 3.2 Gen 1 e 4 USB 2.0

3

MSI

Placa-Mãe Gamer MAG B550 Tomahawk7C91-001R

MSI Placa-Mãe Gamer MAG B550 Tomahawk 1

R$ 1.600,00

Lev. alto

Grande Quantidade de Entradas USB

AMD AM4

AMD B550

4 DDR4

3200 MHz

6 SATA E 2 M.2

1x PCIe 4.0 x16 e 1x PCIe 3.0 x16

ATX

1 USB-C 3.2 Gen 2, 1 USB 3.2 Gen 2, 1 USB-C 3.2 Gen 1, 4 USB-A 3.2 Gen 1 e 6 USB 2.0

4

AORUS

Placa-Mãe B660M Aorus Pro DDR4

AORUS Placa-Mãe B660M Aorus Pro DDR4 1

R$ 1.464,00

Médio

Para Processadores Intel de 12ª Geração

Intel LGA 1700

Intel B660M

4 DDR4

3200 MHz

4 SATA e 2 M.2

1 PCIe X16 e 1 PCIe X4

MicroATX

1 USB-C 3.2 Gen2x2, 1 USB-C 3.2 Gen2, 1 USB 3.2 Gen 2, 6 USB 3.2 Gen 1 e 8 USB 2.0/1.1

5

ASUS

Placa-Mãe Asus Prime Z490M-PlusZ490M-PLUS

ASUS Placa-Mãe Asus Prime Z490M-Plus 1

R$ 1.819,28

Lev. alto

Placa-Mãe High End com Preço Acessível

Intel LGA 1200

Intel Z490

4 DDR4

2666 MHz

6 SATA e 2 M.2

1 PCIe 3.0 X16 e 3 PCIe X1

ATX

2 USB 3.2 Gen 2, 3 USB 3.2 Gen 1 e 2 USB 2.0

6

GIGABYTE

Placa-Mãe B550M AORUS ELITEB550M (rev. 1.3)

GIGABYTE Placa-Mãe B550M AORUS ELITE 1

R$ 708,00

Lev. baixo

Permite a Instalação de 2 SSDs NVMe

AMD AM4

AMD B550

4 DDR4

3200 MHz

4 SATA e 2 M.2

1 PCIe 4.0/3.0 x16, 1 PCIe 3.0 x16 e 1 PCIe 3.0 x1

MicroATX

4 USB 3.2 e 4 USB 2.0

7

MSI

Placa-Mãe MPG Z490 Gaming Plus

MSI Placa-Mãe MPG Z490 Gaming Plus 1

R$ 1.030,20

Médio

Proteção Térmica Premium e Controle RGB

Intel LGA 1200

Intel Z490

4 DDR4

3200 MHz

6 SATA E 2 M.2

2 PCIe 4.0 X16 e 2 PCIe 3.0 X1

ATX

1 USB-C 3.2 Gen 2, 1 USB-C 3.2 Gen 1, 1 USB 3.2 Gen 2, 3 USB 3.2 Gen 1 e 8 USB 2.0

8

ASUS

Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B550M-PlusB550M-PLUS

ASUS Placa-Mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus 1

R$ 1.149,00

Médio

Modelo Intermediário para Setups Gamer AMD

AMD AM4

AMD B550

4 DDR4

3200 MHz

4 SATA e 2 M.2

PCIe 4.0 x16, PCIe 3.0 x16 e PCIe 3.0 x1

MicroATX

5 USB, USB-C, HDMI, DisplayPort, PS/2 (teclado e mouse), RJ45, S/PDIF, botão USB BIOS e 5 conectores de áudio

9

GIGABYTE

Placa-Mãe H610M H DDR4H610M

GIGABYTE Placa-Mãe H610M H DDR4 1

R$ 614,00

Lev. baixo

Boa Configuração por um Preço Acessível

Intel LGA 1700

Intel H610

2 DDR4

3200 MHz

4 SATA e 1 M.2

1 PCIe 3.0 X16 e 1 PCIe X1

MicroATX

4 USB 3.2 Gen 1 e 4 USB 2.0

10

ASROCK

Placa-Mãe ASRock H310CM-HG4‎H310CM-HG4

ASROCK Placa-Mãe ASRock H310CM-HG4 1

R$ 329,90

Baixo

Sucesso de Vendas nos Principais E-Commerces

Intel LGA 1151

Intel H310

2 DDR4

2666 MHz

4 SATA

1x PCIe 3.0 X16 e 1x PCIe 2.0 X1

MicroATX

4 USB 3.1 Gen1 e 4 USB 2.0

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

GIGABYTEPlaca-Mãe Gamer B560M Aorus Elite B560M

Placa-Mãe Gamer B560M Aorus Elite 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 1.578,00
Lev. alto
A Partir de:
R$ 1.578,00
Lev. alto

Para Processadores Intel de 10ª e 11ª geração

Se você tem um processador Intel Core de 10ª ou 11ª geração, é preciso procurar por uma placa-mãe gamer com soquete LGA1200 para compatibilidade e a B560M Aorus Elite da Gigabyte é uma ótima opção. Ela tem velocidade de até 3200 MHz nos processadores de 11ª geração e 2933 MHz para 10ª geração


Com o overclock, os processadores de 11ª geração podem chegar a velocidades de até 5333 MHz. São 4 slots de memória RAM DDR4 e seu formato é microATX, então ela não precisa de muito espaço no gabinete. Tem suporte para tecnologia e uso de mais de uma placa de vídeo para turbinar o setup.


A placa B560M Aorus Elite da Gigabyte promete elevar a sua experiência com games para outro nível. A entrega de energia para a CPU é mais limpa e eficiente com melhor performance termal, que garante estabilidade, mesmo com loading pesados. Clique e conheça essa placa-mãe incrível!

SoqueteIntel LGA 1200
ChipsetIntel B560
Slot Memória RAM4 DDR4
Velocidade3200 MHz
Slots para Armazenamento6 SATA e 1 M.2
Slots de Expansão2 PCIe X16 e 1 PCIe X1
PadrãoMicroATX
Entradas USB2 USB-C 3.2 Gen2, 1 USB 3.2 Gen 2, 5 USB 3.2 Gen 1 e 10 USB 2.0/1.1
Este ranking foi útil para você?
No.2

ASUSPlaca-Mãe Gamer TUF Gaming X570-PLUS‎90MB13T0-C1BAY0

A Partir de:
R$ 1.811,56
Lev. alto

Excelente Placa-Mãe Gamer para Processadores AMD

A placa-mãe gamer Asus TUF Gaming X570-Plus ganha destaque entre os modelos para processadores AMD por garantir um bom preço por um produto avançado, ideal para quem quer setups com ótimo desempenho. Ela suporta processadores AMD Ryzen de 2ª e de 3ª geração. 


Possui uma refrigeração abrangente e velocidade máxima de 2933 MHz, porém com overclock essa velocidade pode chegar a até 5100 MHz. Conta com 4 slots para memória RAM DDR4 e tecnologia AMD CrossFire para quem quiser combinar o poder de 2 placas de vídeo para turbinar ainda mais o computador.


A placa TUF Gaming X570-Plus da Asus conta com refrigeração abrangente: um dissipador de calor do chipset ativo, dissipador de calor VRM, dissipador do M.2, headers de ventoinhas híbridos e Fan Xpert 4. Tem também qualidade de áudio cristalina com relação sinal/ruído de 108dB. Venha conhecer!


Nós temos um artigo exclusivo sobre as placas-mãe ASUS. Clique aqui e confira esse conteúdo também!

SoqueteAMD AM4
ChipsetAMD X570
Slot Memória RAM4 DDR4
Velocidade2933 MHz
Slots para Armazenamento8 SATA e 1 M.2
Slots de Expansão1 x PCIe 4.0 x16 e 3 x PCIe 4.0 x1
PadrãoATX
Entradas USB1 USB-C 3.2 Gen 2, 2 USB-A 3.2 Gen 2, 6 USB 3.2 Gen 1 e 4 USB 2.0
No.3

MSIPlaca-Mãe Gamer MAG B550 Tomahawk7C91-001R

A Partir de:
R$ 1.600,00
Lev. alto

Grande Quantidade de Entradas USB

Esta placa-mãe MAG B550 Tomahawk para processadores AMD tem uma ótima configuração para quem quer uma máquina para jogatinas ocasionais. Tem o padrão ATX e conta com 4 slots de memória para melhorar o desempenho do PC. Também possui um bom sistema de resfriamento para impedir o superaquecimento. 


As placas da série MAG da MSI são feitas para serem duráveis e focam em fornecer ao usuário a melhor experiência. A instalação é fácil e tem uma interface simples, sendo a melhor opção para os gamers mais iniciantes. Para gamers mais avançados, a Tomahawk tem alta banda-larga e baixa latência.


Possui uma grande quantidade de entradas USB, incluindo 3.2 de Gen 1 e Gen 2, tipo A e tipo C e ainda mais 6 USB 2.0 para periféricos. Outro destaque é a velocidade de 3200 MHz para instalar memórias RAM rápidas. Mas é um produto internacional, por isso o prazo de entrega pode ser maior. 

SoqueteAMD AM4
ChipsetAMD B550
Slot Memória RAM4 DDR4
Velocidade3200 MHz
Slots para Armazenamento6 SATA E 2 M.2
Slots de Expansão1x PCIe 4.0 x16 e 1x PCIe 3.0 x16
PadrãoATX
Entradas USB1 USB-C 3.2 Gen 2, 1 USB 3.2 Gen 2, 1 USB-C 3.2 Gen 1, 4 USB-A 3.2 Gen 1 e 6 USB 2.0
No.4

AORUSPlaca-Mãe B660M Aorus Pro DDR4

A Partir de:
R$ 1.464,00
Médio

Para Processadores Intel de 12ª Geração

Com tecnologia de ponta, a placa-mãe B660 AORUS suporta até 4 memórias RAM DDR4, com velocidade de 3200 MHz. Indicada para Windows 11, ela é compatível com processadores Intel LA 1700, como a 12ª geração Intel Core. A placa possui grande quantidade de entradas USB, todas nos mais modernos padrões.


Ela possui soluções de energia e térmicas atualizadas para oferecer os melhores padrões de armazenamento, com 4 SATA e 2 M.2 e excelente conectividade para otimizar o desempenho em jogos. Tudo isso com uma BIOS de interface amigável, permitindo que o usuário realize overclock com facilidade.

SoqueteIntel LGA 1700
ChipsetIntel B660M
Slot Memória RAM4 DDR4
Velocidade3200 MHz
Slots para Armazenamento4 SATA e 2 M.2
Slots de Expansão1 PCIe X16 e 1 PCIe X4
PadrãoMicroATX
Entradas USB1 USB-C 3.2 Gen2x2, 1 USB-C 3.2 Gen2, 1 USB 3.2 Gen 2, 6 USB 3.2 Gen 1 e 8 USB 2.0/1.1
No.5

ASUSPlaca-Mãe Asus Prime Z490M-PlusZ490M-PLUS

A Partir de:
R$ 1.819,28
Lev. alto

Placa-Mãe High End com Preço Acessível

Para quem quer montar um computador poderoso nada melhor do que apostar em uma placa-mãe high end, não é mesmo? Nesse caso, além de componentes de altíssima qualidade, a placa-mãe Asus Prime Z490-Plus possui um custo-benefício bem atrativo quando comparada aos modelos de mesmo nível.


Utilizando chipset Z490 e soquete LGA 1200, essa é uma placa desenvolvida para processadores Intel, como a linha Core de 10ª geração, Pentium, Gold e até mesmo Celeron. Sendo assim, é uma opção que esbanja versatilidade. Outro atrativo são os 2 slots M.2 e 6 SATA, que garantem ótimo espaço para upgrades.


As placas-mãe Prime foram desenvolvidas para serem fáceis de instalar e configurar da forma desejada por qualquer pessoa. De acordo com a própria marca, isso é possível até mesmo para os novatos sem muita experiência no ramo. Clique nos links e compre já a sua!

SoqueteIntel LGA 1200
ChipsetIntel Z490
Slot Memória RAM4 DDR4
Velocidade2666 MHz
Slots para Armazenamento6 SATA e 2 M.2
Slots de Expansão1 PCIe 3.0 X16 e 3 PCIe X1
PadrãoATX
Entradas USB2 USB 3.2 Gen 2, 3 USB 3.2 Gen 1 e 2 USB 2.0
No.6

GIGABYTEPlaca-Mãe B550M AORUS ELITEB550M (rev. 1.3)

A Partir de:
R$ 708,00
Lev. baixo

Permite a Instalação de 2 SSDs NVMe

Utilizando o chipset B550, a placa-mãe AORUS é fabricado pela Gigabyte, uma das maiores fabricantes do ramo. O objetivo da marca é oferecer  PCIe 4.0 para mais performance e velocidade. Assim, consegue atender melhor as exigências dos seus consumidores.


Além disso, os 2 conectores M.2 NVMe possuem velocidade de transferência de dados de 64 Gb/s, fazendo com que a transmissão de dados seja muito mais rápida e eficiente. Isso também torna essa placa-mãe AM4 mais versátil!

 

O modelo tem construção de qualidade, com boa estrutura dos dissipadores de calor. Mas, essa placa-mãe AM4 Gigabyte não vem acompanhada com parafuso de fixação para o SSD, então fique atento a isso na hora de comprar. Ela vem pronta para processadores Ryzen de 3ª geração e superiores!

SoqueteAMD AM4
ChipsetAMD B550
Slot Memória RAM4 DDR4
Velocidade3200 MHz
Slots para Armazenamento4 SATA e 2 M.2
Slots de Expansão1 PCIe 4.0/3.0 x16, 1 PCIe 3.0 x16 e 1 PCIe 3.0 x1
PadrãoMicroATX
Entradas USB4 USB 3.2 e 4 USB 2.0
No.7

MSIPlaca-Mãe MPG Z490 Gaming Plus

A Partir de:
R$ 1.030,20
Médio

Proteção Térmica Premium e Controle RGB

A série MPG da MSI foi pensada para o público gamer que deseja investir em uma placa-mãe moderna e cheia de estilo. Com controle de iluminação RGB e sincronização, ela permite personalizar a faixa LED frontal. Assim, é possível que a placa sinalize notificações de jogos e em tempo real.


Outro fator de destaque da placa-mãe gamer Z490 é sua solução térmica premium. Ela possui uma entrada exclusiva para conexão de um water cooler que permite controlar o fluxo de ar e o ruído. Há também dissipadores de calor em pontos estratégicos, próximos ao processador, à placa de vídeo e ao M.2. 


Para processadores Intel de 10ª geração e no modelo ATX, a Z490 apresenta 4 slots de memória RAM DDR4 com velocidade até 3200 MHz, além de 6 conectores SATA e 2 M.2. Porém, por ser uma compra internacional, ela pode levar mais tempo para chegar até sua residência.

SoqueteIntel LGA 1200
ChipsetIntel Z490
Slot Memória RAM4 DDR4
Velocidade3200 MHz
Slots para Armazenamento6 SATA E 2 M.2
Slots de Expansão2 PCIe 4.0 X16 e 2 PCIe 3.0 X1
PadrãoATX
Entradas USB1 USB-C 3.2 Gen 2, 1 USB-C 3.2 Gen 1, 1 USB 3.2 Gen 2, 3 USB 3.2 Gen 1 e 8 USB 2.0
No.8

ASUSPlaca-Mãe ASUS TUF Gaming B550M-PlusB550M-PLUS

A Partir de:
R$ 1.149,00
Médio

Modelo Intermediário para Setups Gamer AMD

A placa-mãe ASUS TUF Gaming B550M-Plus é um dos maiores sucessos de venda. Famosa pela qualidade de construção e desempenho, ela é uma excelente escolha para montar ou fazer upgrades em PCs com processadores Ryzen 3000, 4000 ou 5000 Series.


O preço pode não ser dos mais acessíveis, mas ainda assim é um investimento que vale a pena para quem busca uma placa-mãe ASUS intermediária com bom custo-benefício para setups gamer. Com ela, você terá um conjunto com boa vida útil para fazer vários upgrades, evitando que seu PC fique ultrapassado.


Essa placa-mãe gamer AM4 ASUS conta com o TUF Gaming Alliance. Com isso, fica muito mais fácil encontrar componentes compatíveis para finalizar a montagem ou upgrade do seu setup. Clique nos links para saber mais informações e garantir o seu!

SoqueteAMD AM4
ChipsetAMD B550
Slot Memória RAM4 DDR4
Velocidade3200 MHz
Slots para Armazenamento4 SATA e 2 M.2
Slots de ExpansãoPCIe 4.0 x16, PCIe 3.0 x16 e PCIe 3.0 x1
PadrãoMicroATX
Entradas USB5 USB, USB-C, HDMI, DisplayPort, PS/2 (teclado e mouse), RJ45, S/PDIF, botão USB BIOS e 5 conectores de áudio
No.9

GIGABYTEPlaca-Mãe H610M H DDR4H610M

A Partir de:
R$ 614,00
Lev. baixo

Boa Configuração por um Preço Acessível

A placa-mãe Intel H610 foi projetada para suportar processadores LGA1700, como Intel Core de 12ª geração, Intel Core Pentium e Celeron. O modelo possui 2 slots para memórias RAM DDR4 de até 64 GB com frequência de 3200 MHz, a mais moderna atualmente.

Para armazenamento, há 4 conectores SATA e 1 M.2 PCIe 3.0 x4 para conexão de SSD. Outro fator interessante é que esta placa-mãe gamer conta com um aplicativo de gerenciamento de rede que melhora a latência e mantém o ping baixo, sendo ideal para jogos competitivos.

 

A placa-mãe Gigabyte H610M oferece capacitores de áudio com protetor de ruído e BIOS moderna, que facilita a configuração inicial pelo usuário. Além disso, ela recebe boas avaliações nas lojas virtuais por ter um ótimo custo-benefício para quem está montando um PC gamer um pouco mais simples. 
SoqueteIntel LGA 1700
ChipsetIntel H610
Slot Memória RAM2 DDR4
Velocidade3200 MHz
Slots para Armazenamento4 SATA e 1 M.2
Slots de Expansão1 PCIe 3.0 X16 e 1 PCIe X1
PadrãoMicroATX
Entradas USB4 USB 3.2 Gen 1 e 4 USB 2.0
No.10

ASROCKPlaca-Mãe ASRock H310CM-HG4‎H310CM-HG4

A Partir de:
R$ 329,90
Baixo

Sucesso de Vendas nos Principais E-Commerces

A placa-mãe ASRock H310CM-HG4 é a opção perfeita para usuários mais básicos que querem gastar pouco. Esse é um dos motivos para o modelo figurar entre os mais vendidos do segmento nas principais lojas online. No entanto, é valido lembrar que preço baixo não é sinônimo de má qualidade.


Logicamente, por ser mais simples, o modelo não dispõe de tantos recursos quanto modelos mais avançados, mas isso é normal para o público-alvo dessa placa-mãe. Ainda assim, a ASRock não abriu mão de funções importantes, como a proteção contra picos de energia, que contribui para a integridade do setup.

SoqueteIntel LGA 1151
ChipsetIntel H310
Slot Memória RAM2 DDR4
Velocidade2666 MHz
Slots para Armazenamento4 SATA
Slots de Expansão1x PCIe 3.0 X16 e 1x PCIe 2.0 X1
PadrãoMicroATX
Entradas USB4 USB 3.1 Gen1 e 4 USB 2.0

Confira Também Outras Seleções para PC Gamer

Após escolher a melhor placa-mãe gamer, é preciso ficar de olho em outros componentes de qualidade para montar um PC gamer de ponta, conhecendo todas as opções para não correr o risco de comprar peças erradas. Por isso, confira nossas outras seleções de produtos dessa categoria.

Conclusão

A placa-mãe gamer é uma peça fundamental para conectar os outros componentes do computador. Esperamos que você tenha aprendido como escolher o modelo ideal para seu PC, a depender do seu orçamento, do setup que montará e também das características principais, como velocidade e tamanho. 


Para ajudar nessa escolha, confira os 10 modelos de placas-mãe gamer do ranking, com marcas que garantem um ótimo funcionamento e configurações diversas para todos os gostos. Se gostou do artigo, não esqueça de compartilhar com os amigos. Bom jogo!


Redação: Larissa Ximenes / Revisão: Rafael Swoboda / Atualização: Juliana Delduque

Top 5 Melhores Placas-Mãe Gamer

1º lugar: GIGABYTEPlaca-Mãe Gamer B560M Aorus Elite B560M

2º lugar: ASUSPlaca-Mãe Gamer TUF Gaming X570-PLUS‎90MB13T0-C1BAY0

3º lugar: MSIPlaca-Mãe Gamer MAG B550 Tomahawk7C91-001R

4º lugar: AORUSPlaca-Mãe B660M Aorus Pro DDR4

5º lugar: ASUSPlaca-Mãe Asus Prime Z490M-PlusZ490M-PLUS

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Componentes Eletrônicos
  4. Top 10 Melhores Placas-Mãe Gamer em 2024 (Asus, Gigabyte e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.