mybest
Sites para Aprender Inglês

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Serviços
  3. Educação
  4. Top 10 Melhores Sites para Aprender Inglês em 2024
  • Top 10 Melhores Sites para Aprender Inglês em 2024 1
  • Top 10 Melhores Sites para Aprender Inglês em 2024 2
  • Top 10 Melhores Sites para Aprender Inglês em 2024 3
  • Top 10 Melhores Sites para Aprender Inglês em 2024 4
  • Top 10 Melhores Sites para Aprender Inglês em 2024 5

Top 10 Melhores Sites para Aprender Inglês em 2024

O advento da Internet nos trouxe inúmeros benefícios, entre eles a chance de aprendermos um novo idioma sem sairmos de casa. Se você tem vontade de se tornar bilíngue, mas não sabe qual o melhor site para aprender inglês, chegou ao lugar certo! Preparamos um guia completo para te ajudar.


Neste artigo você encontrará dicas incríveis que o ajudarão a fazer a escolha certa. Ainda, ranqueamos os 10 melhores sites para aprender inglês que irão facilitar a sua decisão, incluindo sites para aprender inglês com nativos. Duolingo, Busuu e Memrise são algumas das opções. Vem com a gente!

Atualizado em 14/07/2023
Redação mybest
Revisão
mybest
Redação mybest

Produção de conteúdo baseada em curadoria de informação e análise de especialistas. A equipe de redação da mybest trabalha diariamente para fornecer a melhor experiência de escolha de produtos e serviços a mais de 2 milhões de usuários.

Perfil de Redação mybest
Continue lendo

Índice

Qual a Importância de Aprender Inglês?

Qual a Importância de Aprender Inglês?

Você sabia que apenas 5% da população brasileira fala um segundo idioma e menos de 3% é fluente em inglês? Estes dados de 2021 colocam o Brasil na 60ª colocação num ranking de 112 países referente ao domínio em inglês, de acordo com um estudo feito com 2 milhões de pessoas pela EF Education First.


Como muitos sabem, o inglês é considerado um idioma universal. É capaz de abrir portas para uma carreira de maior sucesso, além de permitir que você viva experiências que não seriam possíveis sem o domínio do idioma. Com o inglês, você pode viajar o mundo sem se preocupar com barreiras linguísticas.


Já imaginou também não precisar mais ler legendas em filmes, séries e jogos? Enfim, as vantagens são inúmeras e elas podem até mesmo transformar a sua vida pessoal e profissional. Por isso, diversos sites estão disponíveis na Internet para quem deseja treinar e se tornar bilíngue!


Além dos sites, você pode aprender inglês sozinho através de aplicativos, podcasts e livros. Clique nos links abaixo e conheça os melhores em cada categoria!

Como Escolher o Melhor Site para Aprender Inglês

Alguns critérios podem definir se um site é bom para aquilo que você procura. Gratuidade, funcionalidades, versão em aplicativo, ano de lançamento e disponibilidade de outros idiomas são as principais dentre as características. Para que não restem dúvidas, a seguir explicamos cada uma delas.

1

Verifique se o Site para Aprender Inglês É Grátis ou Pago

Verifique se o Site para Aprender Inglês É Grátis ou Pago

A primeira dúvida que surge ao procurar um site para aprender inglês é se o mesmo é gratuito. Existem plataformas que não cobram qualquer valor para utilizá-las. Em contrapartida, alguns sites oferecem um período ou lições gratuitas para testar, sendo necessário adquirir a versão premium em seguida.


Outras opções oferecem 2 versões ao usuário: uma gratuita, com limite de recursos, e outra paga, que não possui restrições. Veja também se o site oferece diversidade de pacotes para sua maior comodidade. É possível encontrar planos mensais, trimestrais, semestrais, anuais ou até vitalícios.

2

Verifique Quais São as Principais Funcionalidades do Site

Verifique Quais São as Principais Funcionalidades do Site

O principal objetivo destes sites é ensinar inglês, porém cada um deles possui suas particularidades na maneira pela qual transmitem o conhecimento. Pense em como você gostaria de aprender! Enquanto alguns focam em testes e jogos interativos, outros apostam em vídeos e áudios de falantes nativos.


Há até sites como o Memrise, que funcionam como uma espécie de rede social colaborativa. Neles, é possível aprender inglês com pessoas reais e até mesmo convidar amigos para que embarquem com você nessa jornada pelo aprendizado. Isso torna a experiência muito mais divertida, não é mesmo?


Cada serviço conta com uma metodologia de ensino distinta, por isso as funcionalidades oferecidas se conformam segundo a proposta dos sites. Para facilitar a escolha, apresentamos as principais de cada um. Assim você sabe o que encontrará ao utilizar um determinado site para aprender inglês!

3

Confira Se a Plataforma Também Está Disponível na Versão para App

Confira Se a Plataforma Também Está Disponível na Versão para App

Apesar de nosso objetivo ser lhe mostrar os melhores sites para aprender inglês, acreditamos que usar site e aplicativo pode deixar o aprendizado mais dinâmico. Assim, mesmo quando não estiver com seu laptop ou desktop por perto, você pode continuar estudando por dispositivos móveis.


Caso exista esta vantagem, é muito importante verificar se o app é compatível com o sistema operacional do seu smartphone ou tablet. E além disso, qual a versão mínima suportada para os aparelhos Android ou iOS. Caso contrário, o aplicativo não poderá ser baixado.

4

Verifique Quais Outros Idiomas o Site Também Oferece

Verifique Quais Outros Idiomas o Site Também Oferece

Além do inglês, muitos sites dão a opção de o usuário aprender vários outros idiomas. Isso é capaz de abrir um leque de oportunidades, podendo incentivar pessoas a conhecer e até mesmo aprender a falar outras línguas. Já se imaginou, aos poucos, tornando-se poliglota? Incrível, não é mesmo?


O site Babbel, por exemplo, oferece outros 13 idiomas além do inglês. Através dele, você pode treinar até mesmo línguas pouco conhecidas, como dinamarquês, indonésio e norueguês. No ranking logo abaixo, na descrição de cada site, informamos cada idioma oferecido pelas plataformas.

5

Veja Há Quanto Tempo o Site para Aprender Inglês Atua

Veja Há Quanto Tempo o Site para Aprender Inglês Atua

Um dos critérios que também pode fazer a diferença na hora de escolher o melhor site para aprender inglês é o seu tempo de atuação. Existem plataformas já consolidadas e com anos de mercado. Como exemplo, podemos mencionar o Duolingo, lançado há mais de 10 anos e sempre aprimorando seus serviços.


Mas isso não significa que sites mais jovens não ofereçam um serviço de qualidade. Eles podem surpreender com recursos modernos e únicos. Sendo assim, este critério deve considerado apenas como um diferencial e não como prioridade no momento da decisão.

6

Confira Avaliações e Opiniões dos Internautas sobre os Sites

Confira Avaliações e Opiniões dos Internautas sobre os Sites

Nada melhor que ter acesso à opinião dos próprios usuários para saber sobre a qualidade dos sites para aprender inglês, não é mesmo? Navegando pela internet, é possível encontrar comentários relatando a experiência com a plataforma e até mesmo avaliações numéricas.


Uma plataforma bem interessante para isso, é o Trustpilot, um site internacional de avaliação de clientes. Muitos alunos brasileiros avaliaram os sites para aprender inglês nesse portal, atribuindo notas que vão de 0 a 5. Assim, confira as notas e escolha os melhores sites para aprender inglês!

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Sites para Aprender Inglês

Até aqui você conheceu os principais critérios a serem avaliados antes de escolher o melhor site para aprender inglês. Dito isso, chegou o momento de conferir quais as plataformas que mais se destacaram de acordo com nossos estudos. Atente-se a cada detalhe para tomar a melhor decisão.
Organizar por popularidade
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Destaque
Detalhes
Gratuidade
Funcionalidades
Aplicativo
Outros Idiomas
Fundação
1

Duolingo

 Duolingo 1

O Melhor Site para Aprender Inglês Grátis

Gratuito ou pago (versão paga sem anúncios)

Lições e jogos interativos, variedade de categorias, apresentação de progresso, entre outros

Android (versão varia de acordo com o dispositivo) e iOS (14.0 ou superior)

Alemão, árabe, chinês, espanhol, francês, italiano, japonês, entre outros

2011

2

Busuu

 Busuu 1

Estude com Professores Nativos

Gratuito ou pago (planos mensal, semestral ou anual)

Aulas com nativos para baixar, comunidade de falantes nativos, exercícios interativos, entre outros

Android (5.0 ou superior) e iOS (14.0 ou superior)

Alemão, árabe, chinês, coreano, espanhol, entre outros

2008

3

Babbel

 Babbel 1

Aprenda o Inglês que Vai Usar no Dia a Dia

Gratuito só para testar (planos trimestral, semestral ou anual)

Lições interativas baseadas em conversação, aulas com professores nativos para assistir, entre outros

Android (7.0 ou superior) e iOS (13.0 ou superior)

Alemão, dinamarquês, espanhol, francês, holandês, indonésio, entre outros

2007

4

Memrise

 Memrise 1

Aprenda com Memes, Jogos e Muito Mais

Gratuito ou pago (planos mensal, anual ou vitalício)

Cursos de acordo com o nível de proficiência, lições, jogos e memes interativos, entre outros

Android (6.0 ou superior) e iOS (12.0 ou superior)

Alemão, árabe, chinês, coreano, dinamarquês, espanhol, francês, galês, entre outros

2010

5

Mondly

 Mondly 1

Incrível Site para a Prática da Conversação

Gratuito ou pago (planos mensal ou anual)

Aulas diárias, prática de conversação, lições interativas, entre outros

Android (versão varia de acordo com o aparelho) e iOS (14.0 ou superior)

Africâner, bengali, búlgaro, catalão, checo, croata, dinamarquês, finlandês, grego, hebraico e mais

2014

6

English Central

 English Central 1

Focado no Aprendizado Através de Vídeos

Pago (planos mensal, trimestral ou anual)

Videoaulas, aulas com professores ao vivo, teste de pronúncia, entre outros

Android (6.0 ou superior) e iOS (12.2 ou superior)

Não

2008

7

Forvo

 Forvo 1

Pratique Sua Pronúncia com Este Dicionário Completo

Gratuito (mas app pago)

Dicionário de pronúncias, guia de frases dedicadas à viajantes, busca por categorias, entre outros

Android (versão mínima não informada) e iOS (10.0 ou superior)

Alemão, espanhol, francês, italiano, japonês, português, russo e mais

2008

8

FluentU

 FluentU 1

Exercite Rapidamente a Sua Pronúncia

Gratuito só para testar (planos mensal ou anual)

Vídeos, áudios, quizzes personalizados, entre outros

Android (5.0 ou superior) e iOS (12.4 ou superior)

Alemão, chinês, coreano, espanhol, francês, italiano, japonês, português e russo

2011

9

Lingualeo

null Lingualeo 1

Aprenda Inglês com Músicas e Outros Conteúdos

Gratuito ou pago (planos mensal, anual ou bienal e cursos individuais)

Lições interativas, tarefas diárias, aprendizado com recursos artísticos

Android e iOS (11.0 ou superior)

Alemão, chinês, espanhol, francês, italiano, japonês, polonês e turco

Não informado

10

Preply

null Preply 1

Tenha Aulas de Inglês Personalizadas para Você

Pago (pagamento por aula)

Aulas online com professores

Android e iOS (13.0 ou superior)

Espanhol, francês, árabe, italiano, alemão, chinês e mais

Não informado

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

Duolingo

Duolingo 1
Fonte: pt.duolingo.com

O Melhor Site para Aprender Inglês Grátis

Sem dúvidas, o Duolingo é um dos sites mais conhecidos e renomados do ramo e o site para aprender inglês mais buscado no Google do nosso ranking. Com uma plataforma simples e intuitiva, pessoas dos mais diversos níveis de proficiência são apresentadas a exercícios e jogos interativos.

A cada lição completada, você desbloqueia novas para continuar aprendendo. Mesmo com anúncios, isso acaba não interferindo em sua experiência. Caso você prefira, é possível adquirir a versão Plus que, além de não ter propaganda, possibilita o usuário a avançar com maior rapidez nas lições.


Além de inglês, existem diversos outros idiomas à disposição. Para completar, os aplicativos do Duolingo ainda são bem avaliados pelos usuários e é possível aprender outros idiomas por eles. O melhor site para aprender inglês gratuito!

GratuidadeGratuito ou pago (versão paga sem anúncios)
FuncionalidadesLições e jogos interativos, variedade de categorias, apresentação de progresso, entre outros
AplicativoAndroid (versão varia de acordo com o dispositivo) e iOS (14.0 ou superior)
Outros IdiomasAlemão, árabe, chinês, espanhol, francês, italiano, japonês, entre outros
Fundação2011
Este ranking foi útil para você?
No.2

Busuu

Estude com Professores Nativos

Para aqueles que gostam das boas e velhas aulas ministradas por professores, aqui vai uma ótima opção. O Busuu é um dos sites para aprender inglês com nativos, já que disponibiliza aulas com professores nascidos em diversos países.


Além disso, a plataforma permite que você faça o download dos vídeos para ver em qualquer lugar e a qualquer hora, mesmo sem conexão com a internet. O cadastro é grátis, no entanto, apenas alguns exercícios estão disponíveis nessa versão.


Para aproveitar todas as ferramentas disponíveis na Busuu, é necessário fazer uma assinatura, que pode ser tanto mensal e anual, quanto para 2 anos. Na anual e na bienal, você recebe um plano de estudos personalizado. Confira agora esse site para aprender inglês grátis!

GratuidadeGratuito ou pago (planos mensal, semestral ou anual)
FuncionalidadesAulas com nativos para baixar, comunidade de falantes nativos, exercícios interativos, entre outros
AplicativoAndroid (5.0 ou superior) e iOS (14.0 ou superior)
Outros IdiomasAlemão, árabe, chinês, coreano, espanhol, entre outros
Fundação2008
No.3

Babbel

Aprenda o Inglês que Vai Usar no Dia a Dia

A Babbel é um dos sites para aprender idiomas mais utilizados atualmente, contando com mais de 10 milhões de assinaturas. Com mais de 15 anos de tradição, a plataforma traz ao usuário diversas ferramentas que facilitam o aprendizado, onde seu método é focado em situações do cotidiano.


É possível treinar a pronúncia por meio do reconhecimento por voz, enquanto combina com atividades interativas, podcasts, jogos, entre outros. O site oferece até 20 dias de teste gratuito e devolve o dinheiro caso não se adapte à metodologia.


Certamente, um dos melhores sites para aprender inglês com nativos e para completar, os aplicativos são muito bem avaliados pelos usuários. E aí, ficou com vontade de testar o Babbel? Não deixe de acessar os links que disponibilizamos aqui!

GratuidadeGratuito só para testar (planos trimestral, semestral ou anual)
FuncionalidadesLições interativas baseadas em conversação, aulas com professores nativos para assistir, entre outros
AplicativoAndroid (7.0 ou superior) e iOS (13.0 ou superior)
Outros IdiomasAlemão, dinamarquês, espanhol, francês, holandês, indonésio, entre outros
Fundação2007
No.4

Memrise

Aprenda com Memes, Jogos e Muito Mais

O Memrise traz ao mercado uma proposta leve e divertida de aprender um novo idioma. Durante o cadastro, o site pede para selecionar o seu nível de proficiência, que irá determinar a dificuldade dos exercícios a serem feitos.

São milhares de vídeos, jogos e memes para tornar seu aprendizado simples, eficiente e leve. Além do inglês, a plataforma disponibiliza mais de 20 outros idiomas para você estudar. Além disso, é possível criar grupos de estudo para aprender junto com seus amigos.


O Memrise é bom para quem está à procura de um site para aprender inglês gratuito, mas também conta com uma versão paga que desbloqueia recursos ainda mais avançados. Com aplicativos muito bem avaliados nas app stores, ele merece o seu cadastro!

GratuidadeGratuito ou pago (planos mensal, anual ou vitalício)
FuncionalidadesCursos de acordo com o nível de proficiência, lições, jogos e memes interativos, entre outros
AplicativoAndroid (6.0 ou superior) e iOS (12.0 ou superior)
Outros IdiomasAlemão, árabe, chinês, coreano, dinamarquês, espanhol, francês, galês, entre outros
Fundação2010

Incrível Site para a Prática da Conversação

Um dos grandes diferenciais do Mondly está em sua plataforma intuitiva, que já contribui para o sucesso do aprendizado no novo idioma. Isso também parece se aplicar para os aplicativos provenientes desse site para aprender inglês gratuito, já que recebeu prêmios das lojas de apps.

Tenha aulas diárias que treinam sua pronúncia no inglês ou em outros mais de 40 idiomas. Participe de exercícios que buscam testar o seu conhecimento. Este site para estudar inglês conta com um vocabulário de mais de 5 mil palavras.


Seja para iniciantes ou para quem já possui certo conhecimento no inglês, o Mondly é capaz de garantir uma evolução natural e eficiente. Possui uma versão gratuita e uma paga, que contém recursos mais avançados. Não deixe de conferir!

GratuidadeGratuito ou pago (planos mensal ou anual)
FuncionalidadesAulas diárias, prática de conversação, lições interativas, entre outros
AplicativoAndroid (versão varia de acordo com o aparelho) e iOS (14.0 ou superior)
Outros IdiomasAfricâner, bengali, búlgaro, catalão, checo, croata, dinamarquês, finlandês, grego, hebraico e mais
Fundação2014

Focado no Aprendizado Através de Vídeos

Desde 2008 no mercado, a English Central oferece ao usuário milhares de vídeos para facilitar o aprendizado em inglês. É possível escolhê-los de acordo com o que você procura. Há categorias como: inglês para negócios, para viagem, para estudos acadêmicos, para treinar pronúncias, entre outras.


Permite que o aluno converse ao vivo com professores para tirar dúvidas a respeito dos vídeos. Ele oferece planos pagos, no entanto, é possível experimentar uma aula gratuita. Assim, o English Central é bom para quem procura um site para aprender inglês conversando.


Apesar de não disponibilizar outros idiomas, mais de 10 milhões de pessoas já utilizaram esse site para aprender inglês. Assim, se puder, não deixe de investir no English Central. Acesse os links e faça já o seu cadastro nessa plataforma!

GratuidadePago (planos mensal, trimestral ou anual)
FuncionalidadesVideoaulas, aulas com professores ao vivo, teste de pronúncia, entre outros
AplicativoAndroid (6.0 ou superior) e iOS (12.2 ou superior)
Outros IdiomasNão
Fundação2008

Pratique Sua Pronúncia com Este Dicionário Completo

Com uma proposta bem diferente do restante dos sites deste ranking, o Forvo é basicamente um guia de pronúncias. É possível pesquisar qualquer palavra para saber qual a forma correta de pronunciá-la. A plataforma também oferece dicas incríveis para quem pretende se aventurar pelo mundo.


A utilização através do site é gratuita, no entanto, se você pretende fazer o download do aplicativo disponível nas lojas do Android e da Apple, será necessário pagar. Ademais, vale ressaltar que o aplicativo para iOS não foi bem avaliado pelos usuários.


A Forvo também conta com uma versão kids, para que os pequenos possam treinar um novo idioma desde cedo. Outro grande destaque desse site para aprender inglês online são as várias opções de idiomas para aprender. Merece o seu acesso!

GratuidadeGratuito (mas app pago)
FuncionalidadesDicionário de pronúncias, guia de frases dedicadas à viajantes, busca por categorias, entre outros
AplicativoAndroid (versão mínima não informada) e iOS (10.0 ou superior)
Outros IdiomasAlemão, espanhol, francês, italiano, japonês, português, russo e mais
Fundação2008

Exercite Rapidamente a Sua Pronúncia

Com o FluentU, você terá à sua disposição centenas de vídeos e áudios sobre situações do cotidiano, que farão você treinar um novo idioma com mais eficiência e rapidez. Ótimo site para aprender inglês através de músicas, trailers de filmes, notícias, palestras e muito mais.


De maneira divertida, você acaba aprendendo a pronúncia de palavras e formando frases completas em pouco tempo. Além disso, participe de quizzes para exercitar os seus conhecimentos. Você pode testar todas as funcionalidades por um período de 14 dias.


Logo após, é preciso assinar a versão premium, porém ele vale o investimento. Ah, e vale destacar que o FluentU, além de ser um site para aprender inglês online, também possibilita estudar alemão, chinês, coreano e outros idiomas. Ótimo!

GratuidadeGratuito só para testar (planos mensal ou anual)
FuncionalidadesVídeos, áudios, quizzes personalizados, entre outros
AplicativoAndroid (5.0 ou superior) e iOS (12.4 ou superior)
Outros IdiomasAlemão, chinês, coreano, espanhol, francês, italiano, japonês, português e russo
Fundação2011

Aprenda Inglês com Músicas e Outros Conteúdos

No Lingualeo você consegue aprender inglês com a ajuda de músicas, filmes, vídeos, livros e artigos, selecionando as palavras que não conhece e guardando em seu vocabulário. Mas as vantagens dessa plataforma não param por aí, afinal esse é apenas o recurso "Selva" do portal.


Esse site para aprender inglês ainda conta com cursos gratuito e outros que podem ser adquiridos individualmente. Além disso, também é possível realizar uma assinatura mensal, anual ou bienal que oferece recursos personalizados para o seu nível de aprendizado.


Embora seja uma ótima opção, há outros sites para aprender inglês mais populares e com mais recursos gratuitos que o Lingualeo. No entanto, isso ele pode ser uma excelente e divertida ferramenta de aprendizado e pode ser acessado nos links!

GratuidadeGratuito ou pago (planos mensal, anual ou bienal e cursos individuais)
FuncionalidadesLições interativas, tarefas diárias, aprendizado com recursos artísticos
AplicativoAndroid e iOS (11.0 ou superior)
Outros IdiomasAlemão, chinês, espanhol, francês, italiano, japonês, polonês e turco
FundaçãoNão informado

Tenha Aulas de Inglês Personalizadas para Você

O Preply pode mudar a sua forma de entrar em contato com professores de inglês! Com interface simples, a plataforma permite que você escolha um professor de inglês e outros idiomas de acordo com as suas preferências de horário, valor e seu objetivo com o curso.


Além disso, ele também tem a possibilidade de ser um site para aprender inglês com nativos ou com pessoas que falam outros idiomas, incluindo com professores brasileiros. Ah, e o site também tem opções de aulas em grupo, que são mais econômicas.


Mesmo com essas vantagens, o Preply pode desanimar quem está em busca de um site para aprender inglês grátis, já que não conta com funcionalidades de aprendizado gratuitas. Contudo, se você conseguir investir, pode ser legal assistir aulas no Preply!

GratuidadePago (pagamento por aula)
FuncionalidadesAulas online com professores
AplicativoAndroid e iOS (13.0 ou superior)
Outros IdiomasEspanhol, francês, árabe, italiano, alemão, chinês e mais
FundaçãoNão informado

Adquira um Caderno Novinho para Fazer Suas Atividades

Agora que você já sabe qual o melhor site para aprender inglês, nada melhor do que iniciar os estudos com um caderno novinho em folha. Pensando nisso, a mybest preparou artigos incríveis para que você organize suas tarefas. Basta clicar nos links abaixo e aproveitar cada dica!

Conclusão

Viu como é fácil treinar inglês no conforto de casa ou em qualquer outro lugar? Neste artigo você pôde conhecer um pouco mais sobre os sites que ensinam inglês online, e ainda conferiu quais são as opções que mais se destacam. Com isso, vimos que aprender um novo idioma já não é mais um mistério!


Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos, familiares ou colegas de trabalho. Temos certeza que nossas dicas serão superúteis! Aproveitamos para convidá-lo a conferir outros guias aqui na mybest. Tudo o que fazemos é pensando no seu conforto. Até a próxima!


Redação: Pedro Henrique Homrich / Revisão: Lays Tenório / Atualização: Bruna Fernandes

Top 5 Melhores Sites para Aprender Inglês

1º lugar: Duolingo

2º lugar: Busuu

3º lugar: Babbel

4º lugar: Memrise

5º lugar: Mondly

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Serviços
  3. Educação
  4. Top 10 Melhores Sites para Aprender Inglês em 2024

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.