mybest
Lentes para Câmeras

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Câmeras e Foto
  4. Top 10 Melhores Lentes de Câmera Fotográfica em 2024 (Canon, Nikon e mais)
  • Top 10 Melhores Lentes de Câmera Fotográfica em 2024 (Canon, Nikon e mais) 1
  • Top 10 Melhores Lentes de Câmera Fotográfica em 2024 (Canon, Nikon e mais) 2
  • Top 10 Melhores Lentes de Câmera Fotográfica em 2024 (Canon, Nikon e mais) 3
  • Top 10 Melhores Lentes de Câmera Fotográfica em 2024 (Canon, Nikon e mais) 4
  • Top 10 Melhores Lentes de Câmera Fotográfica em 2024 (Canon, Nikon e mais) 5

Top 10 Melhores Lentes de Câmera Fotográfica em 2024 (Canon, Nikon e mais)

Se você é um fotógrafo ou aspirante, já deve ter percebido a enorme quantidade de lentes para câmera fotográfica disponível no mercado. Também conhecidas como objetivas, são elas que determinam a entrada de luz e a distância focal, influenciando diretamente no tipo de imagem captada.


Para ter o resultado desejado, é preciso usar a lente certa, mas qual escolher? São tantos detalhes e especificações que essa pode ser uma tarefa difícil. Para te ajudar, preparamos esse guia completo e um ranking com as 10 melhores lentes de câmera fotográfica, incluindo marcas como Canon, Nikon e Sony.

Atualizado em 14/07/2023
Cézar Augusto
Supervisão
Fotógrafo
Cézar Augusto

Graduado em letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e mestre em comunicação audiovisual e multimedia pela Faculdade de Design, Teconologia e Comunicação (IADE), de Lisboa, tem canal no Youtube com mais de 250 mil inscritos, onde ajuda seus alunos a profissionalizarem sua paixão pela fotografia. Na Europa criou o projeto Fotoescola em Portugal, com foco na fotografia de família e foi convidado para ser embaixador da Profoto Espanha. Além de seu reconhecido trabalho como fotógrafo, o que melhor define o Cézar é sua paixão pela docência. Como professor busca doar tudo de si para o sucesso e transformação de seus alunos. Conheça mais sobre o fotógrafo no Instagram, Facebook, Youtube e em seu site.

Perfil de Cézar Augusto
Continue lendo
Rafael Swoboda
Revisão
Revisor
Rafael Swoboda

Sou formado em jornalismo e trabalho com produção de conteúdo e revisão há 10 anos. Estou na mybest há mais de 2 anos produzindo, revisando e atualizando artigos de diferentes categorias. Entregar informações úteis, corretas e em linguagem acessível é o que mais me motiva.

Perfil de Rafael Swoboda
Continue lendo
Os especialistas convidados supervisionaram apenas o guia de como escolher o produto/serviço. Os produtos/serviços listados no ranking foram selecionados e classificados pela redação da mybest e não pelos especialistas.

Índice

Como Escolher a Melhor Lente de Câmera Fotográfica

Tipo de lente, distância focal, abertura... São tantos detalhes que influenciam na imagem captada que muitos ficam em dúvida na hora de escolher. Por isso, é importante conhecer todos esses aspectos antes de fazer a sua escolha. A seguir, você verá mais detalhes sobre cada um. Confira!

1

Fixa ou Zoom? Verifique a Estrutura da Lente

Fixa ou Zoom? Verifique a Estrutura da Lente

Basicamente, as lentes fotográficas podem ter dois tipos de estrutura: fixa ou zoom. Cada uma tem características próprias, com diferenças importantes, que vão desde o tamanho até versatilidade e resultado da imagem. Por isso, esse é um ponto que deve ser considerado.


A lente fixa, ou prime, conta com apenas uma distância focal, como a de 50 mm, uma das mais populares. Capta apenas um ângulo de visão, ou seja, para aproximar ou afastar a cena o fotógrafo deve se movimentar. A vantagem é que elas podem ter aberturas maiores, o que resulta em uma melhor qualidade em situações de pouca luz.


a lente zoom tem um conjunto de lentes que podem ser ajustadas para captar a imagem. A distância focal é variável, ou seja, ao usar uma lente 70-200 mm, é possível fotografar qualquer campo de visão nesse intervalo. É mais versátil e prática, mas também tem uma abertura menor e é mais pesada.

Cézar Augusto
Fotógrafo
Cézar Augusto

As lentes zoom são muito versáteis, porém não é possível ser boa em todas as distâncias focais. Assim, temos projetos que funcionam muito bem em algumas distâncias, mas não tão bem em outras. 


Já, as lentes fixas costumam oferecer mais qualidade e menos distorções justamente por serem desenvolvidas para uma distância focal específica.

2

Escolha a Categoria da Lente Conforme a Distância Focal

Escolha a Categoria da Lente Conforme a Distância Focal

A distância focal é medida em mm e determina o ângulo de visão. Quanto maior o número, maior é a capacidade de zoom e menor é a área de visão captada. Então, distâncias focais menores captam uma área mais ampla. Conforme esses valores, as lentes são classificadas em categorias, veja as principais:


  • Olho de peixe (8 a 16 mm): grande angular com capacidade de captar ângulos de visão a 180º. Dá uma perspectiva mais ampla, com grande profundidade de campo. Pode distorcer a imagem, deixando-a circular. Ideal para fotos criativas.
  • Grande angular (17 a 35 mm): possui grande ângulo de visão, captando uma área mais ampla e com maior profundidade de campo. Ideal para fotografar objetos grandes, vários objetos, ambientes pequenos e fachadas.
  • Normal (35 a 70 mm): tem ângulo de visão mais próximo ao do olho humano, sendo a de 50 mm a mais parecida. É uma lente versátil, com distorção mínima. Ideal para qualquer tipo foto, principalmente retratos.
  • Teleobjetiva (75 a 300 mm): tem ângulo de visão mais fechado, aproximando o objeto. Pode causar um leve efeito de achatamento. Usada por fotojornalistas e para fotografar vida selvagem, paisagens, esportes e retrato.
  • Super teleobjetiva (acima de 300 mm): é como um telescópio. Pode captar objetos muito distantes com nitidez, fazendo-os parecerem bem mais próximos. É muito usada para fotografar vida selvagem, a lua e esportes.

Ao escolher a sua lente, considere o tipo de fotografia que pretende fazer. Para fotografar paisagens e arquitetura, considere uma grande angular. Para viagens, retratos e fotos de família, uma lente normal atenderá perfeitamente. Já para fotografias de animais ou esportes, aposte na teleobjetiva.

Cézar Augusto
Fotógrafo
Cézar Augusto

A melhor forma de você escolher sua lente é entendendo as particularidades de cada distância focal na prática. Um bom exercício é começar pela chamada "lente do kit", em geral uma lente zoom 18-55mm. 


Saia para fotografar um dia somente em 18 mm, no outro somente em 24 mm, passe aos 35 mm e termine seu experimento com 50 mm. Veja com qual distância conseguiu fazer mais fotos e com quais ficou mais contente com o resultado. Pronto: saberá a distância focal de sua próxima objetiva.

3

Quanto Maior a Abertura da Lente, Maior a Captação de Luz

Quanto Maior a Abertura da Lente, Maior a Captação de Luz

Outro ponto importante na hora de escolher a sua objetiva é verifica a abertura do diafragma. É representada pela letra "f", seguida de um número, que indica a abertura máxima. Quanto maior for esse número, menor será a abertura. Por exemplo, uma lente f/4, tem abertura menor do que uma lente f/2.


A abertura é o espaço por onde a luz passa para atingir o sensor. Quanto maior for, mais luz passa e melhor desempenho teremos em situações de baixa luz. Isso também influencia na profundidade de campo (por exemplo, para produzir o efeito de desfoque). Lentes com grandes aberturas são chamadas de lentes claras ou rápidas.


São ideais para locais pouco iluminados e para criar um efeito de fundo desfocado nas fotos. A abertura pode ter um único valor ou pode ser variável conforme a proximidade. Na maioria das lentes zoom, a abertura diminui conforme o zoom aumenta.

Cézar Augusto
Fotógrafo
Cézar Augusto

Você precisará de uma lente de grande abertura (f/1.8 a f/2.8) para fotografar, por exemplo, eventos sociais como casamentos, festas de aniversário e formaturas. Também se desejar produzir desfoque em retratos e ensaios precisará de uma lente assim.

4

Verifique se a Lente Tem Autofoco para Maior Precisão

Verifique se a Lente Tem Autofoco para Maior Precisão

Lentes com autofoco possuem um motor de focagem automática. Contam com tecnologias que melhoram a usabilidade da lente e garantem maior precisão ao captar imagens. Esse é um detalhe importante principalmente para quem fotografa cenas em movimento.


As marcas possuem sistemas próprios de autofoco. Por exemplo, a Canon normalmente usa o USM (Ultrasonic Motor) e o STM (Smooth Transition for Motion). Já a Nikon possui os sistemas AF-S e AF-P. A Sony, Tamron e Sigma também contam com sistemas exclusivos que garantem velocidade e precisão.

Cézar Augusto
Fotógrafo
Cézar Augusto

Atualmente, a maioria das lentes disponíveis no mercado possuem algum sistema de autofoco. Se você for trabalhar também com vídeo, é importante verificar se este sistema é silencioso para não interferir na captação de áudio caso você não use um microfone externo.

5

Opte uma Lente com Estabilizador para Evitar Imagens Tremidas

Opte uma Lente com Estabilizador para Evitar Imagens Tremidas

Dependendo das condições de captação de imagem, elas podem sair tremidas ou borradas e ninguém quer isso, não é mesmo? Para evitar que isso aconteça, alguns fabricantes incluem um estabilizador integrado à lente. Cada marca tem um sistema próprio e, na hora de escolher, é importante conhecer as siglas:


  • Canon: Image Stabilization (IS)
  • Nikon: Vibration Reduction (VR)
  • Sony: Optical Steady Shot (OSS)
  • Sigma: Optical Stabilizer (OS)
  • Tamron: Vibration Control (VC)

Esses são os sistemas usados pelas principais marcas de lentes. Escolher uma lente com estabilizador dará mais equilíbrio e precisão na hora de captar as imagens, mesmo com alta exposição ou com o fotógrafo em movimento. Por isso, não se esqueça de verificar esse detalhe.

6

Confirme se o Formato da Lente é Compatível com a Sua Câmera

Confirme se o Formato da Lente é Compatível com a Sua Câmera

Você quer que a lente se encaixe na sua câmera, não é mesmo? Então, é importante avaliar o formato e a compatibilidade da lente. Você encontrará lentes para cada marca de câmera: Canon, Nikon, Sony, entre outras. Além disso, há modelos específicos para cada tipo de sensor.


As lentes Canon, são divididas em EF para sensor full frame, EF-S para sensor APS-C e RF para câmeras mirrorless. As lentes Nikon se dividem em DX para sensor APS-C, FX, para sensor full frame e Nikon Z para câmeras mirrorless.


Já as lentes Sony se dividem em DT, FE e E-Mount, sendo que a compatibilidade depende da montagem. Uma E-Mount, por exemplo, pode ser compatível com APS-C e full frame. Há ainda fabricantes universais que produzem lentes para variadas marcas. Mesmo assim, há modelos específicos, então fique de olho.

Cézar Augusto
Fotógrafo
Cézar Augusto

Você pode adquirir um adaptador caso sua lente tenha um encaixe diferente. Nesses casos, opte sempre pelo adaptador do fabricante para não ter o sistema de autofoco afetado.

7

Lentes Menores e Mais Leves Têm Maior Mobilidade

Lentes Menores e Mais Leves Têm Maior Mobilidade

Por último, um fator que pode influenciar na sua decisão é o tamanho da lente. Devido à estrutura complexa e a construção formada por várias camadas, as lentes podem ser bem pesadas. Além disso, as lentes zoom também podem ser bem grandes, chegando a ter mais de 26 cm de comprimento e a pesar mais de 1,5 kg.


Esse é um detalhe especialmente importante para fotógrafos que ficarão muito tempo segurando a câmera sem o uso de tripés. Nesse caso, opte por lentes fixas, que são mais compactas, ou por lentes com menos de 600 g e com até 9 cm de profundidade.


Saber o diâmetro também é importante para quem costuma usar filtros na lente. Essa medida costuma ser menor que o diâmetro total da lente e o filtro deve ser compatível para que seja acoplado corretamente. Ele costuma variar entre 50 a 90 mm, por isso, atente-se a esse detalhe.

Cézar Augusto
Fotógrafo
Cézar Augusto

Fotógrafos de eventos ou ensaios sentirão mais o peso de objetivas maiores e mais pesadas, já que ficarão muitas horas fotografando e carregando a câmera. O sistema mirrorless tem sido o preferido por estes profissionais justamente por desenvolverem câmeras e lentes mais leves e igualmente eficientes.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Lentes de Câmera Fotográfica

Agora que você já aprendeu um pouco sobre as características das lentes e como isso influenciará nas suas fotos, chegou a hora de conferir o nosso ranking. Selecionamos 10 ótimas opções, disponíveis nas principais lojas online. Ao escolher, considere a sua câmera e os tipos de fotos que deseja produzir.
Organizar por popularidade
Filtrar
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Ref.
Destaque
Detalhes
Tipo
Categoria
Distância Focal
Abertura Máxima
Autofoco
Estabilizador
Formato
Dimensões
Peso
Diâmetro do Filtro
1

CANON

Lente Canon 50 mm EF

CANON Lente Canon 50 mm EF 1

R$ 659,00

Baixo

A Melhor Lente para Câmera Fotográfica Fixa

Fixa

Normal

50 mm

f/1.8

Canon EF (APS-C)

6,8 x 4 cm (D x C)

162 g

49 mm

2

CANON

Lente Canon 24 mm EF-S STM

CANON Lente Canon 24 mm EF-S STM 1

R$ 848,00

Lev. baixo

Lente Versátil e com Excelente Custo-Benefício

Fixa

Grande angular

24 mm

f/2.8

Canon EF-S (full frame)

6,8 x 2,2 cm (D x C)

125 g

52 mm

3

NIKON

Lente Nikon 85 mm AF-S NIKKOR

NIKON Lente Nikon 85 mm AF-S NIKKOR 1

R$ 3.699,00

Médio

Mais Detalhes e Qualidade de Imagem Superior

Fixa

Teleobjetiva

85 mm

f/1.8

Nikon FX (full frame)

8 x 7,3 cm (D x C)

350 g

67 mm

4

TAMRON

Lente Tamron 18-200 mm Di II VC

TAMRON Lente Tamron 18-200 mm Di II VC 1

R$ 2.509,09

Médio

Uma Lente Compacta para Variadas Situações

Zoom

Grande angular / normal / teleobjetiva

18 a 200 mm

f/3.5-6.3

Canon EF

7,5 x 9,6 cm (D x C)

400 g

62 mm

5

SONY

Lente Sony FE 50 mm

SONY Lente Sony FE 50 mm  1

R$ 1.998,00

Médio

Lente Compacta para Todos os Momentos

Fixa

Normal

50 mm

f/1.8

Sony APS-C e full frame de montagem tipo E

6,8 x 5,9 cm (D x C)

186 g

49 mm

6

NIKON

Lente Nikon 10-20 mm AF-P NIKKOR

NIKON Lente Nikon 10-20 mm AF-P NIKKOR 1

R$ 2.501,10

Médio

Cenas Amplas com Naturalidade

Zoom

Grande angular / olho de peixe

10 a 20 mm

f/4.5-5.6

Nikon DX (APS-C)

7,7 x 7,3 cm (D x C)

230 g

72 mm

7

SONY

Lente Sony Sel 55-210mm E-Mount

SONY Lente Sony Sel 55-210mm E-Mount 1

R$ 2.599,00

Médio

Capta Objetos a Longa Distância com Nitidez

Zoom

Normal / teleobjetiva

55 a 210 mm

f/4.5-6.3

Sony E-Mount (APS-C)

6,3 x 10,8 cm (D x C)

345 g

49 mm

8

SIGMA

Lente Sigma 35mm DG HSM Art (Sony)

SIGMA Lente Sigma 35mm DG HSM Art (Sony) 1

R$ 6.198,05

Lev. alto

Uma Lente Essencial para Fotos Criativas

Fixa

Normal

35 mm

f/1.4 mm

Não informado

Sony E (full frame)

7,5 x 11,1 cm (D x C)

640 g

67 mm

9

TAMRON

Tamron AF 28-75 mm Di III RXD (Sony)

TAMRON Tamron AF 28-75 mm Di III RXD (Sony) 1

R$ 6.046,33

Lev. alto

Ótima Lente para Câmeras Mirrorless

Zoom

Grande angular / normal

28 a 75 mm

f/2.8

Não informado

Sony E-Mount (full frame mirrorless)

7,3 x 11,7 cm (D x C)

550 g

67 mm

10

SIGMA

Lente Sigma 150-600 mm DG OS HSM (Nikon)

SIGMA Lente Sigma 150-600 mm DG OS HSM (Nikon) 1

R$ 7.657,69

Alto

A Lente Ideal para Fotografia à Longa Distância

Zoom

Super teleobjetiva

150 a 600 mm

f/5-6.3

Nikon FX (full frame)

10,5 x 26 cm (D x C)

1.830 g

95 mm

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

CANONLente Canon 50 mm EF

Lente Canon 50 mm EF 1
Fonte: amazon.com.br
A Partir de:
R$ 659,00
Baixo
A Partir de:
R$ 659,00
Baixo

A Melhor Lente para Câmera Fotográfica Fixa

A lente Canon 50 mm é uma das mais populares entre os fotógrafos. Super versátil, ela é essencial para o dia a dia, seja para fotografar retratos, paisagens, eventos e até fotos noturnas. A abertura máxima possibilita captar imagens nítidas até em ambientes com pouca luz, além de fazer belos desfoques.


Tem desempenho preciso, com autofoco rápido e silencioso, que resulta em imagens de alta qualidade. É compacta e leve, sendo ideal para levar a qualquer lugar. Por isso, consideramos essa a melhor lente para câmera fotográfica fixa do mercado, indispensável para todo fotógrafo que busca praticidade!


Sinônimo de qualidade, essa lente Canon 50 mm também acumula milhares de avaliações positivas. Entre outros pontos, os consumidores destacam o custo-benefício e a nitidez das fotos. Além disso, se destaca como a melhor lente para câmera fotográfica barata. Compre já nos links!

TipoFixa
CategoriaNormal
Distância Focal50 mm
Abertura Máximaf/1.8
Autofoco
Estabilizador
FormatoCanon EF (APS-C)
Dimensões6,8 x 4 cm (D x C)
Peso162 g
Diâmetro do Filtro49 mm
Este ranking foi útil para você?
No.2

CANONLente Canon 24 mm EF-S STM

A Partir de:
R$ 848,00
Lev. baixo

Lente Versátil e com Excelente Custo-Benefício

Não temos como falar sobre equipamento de fotografia sem lembrar da Canon! Essa é uma das marcas mais fortes do segmento, e produz lentes com ótima qualidade. Compacta e muito leve, essa lente tem um design óptico, o que resulta em uma qualidade de imagem superior. 


A abertura maior permite fotografar em ambientes de pouca luz, garantindo fotos nítidas. Sua distância focal de 24 mm capta ângulos mais amplos sem causar muita distorção e com um efeito bacana. Dessa forma, é uma lente versátil, adequada para fotografar uma enorme variedade de objetos, desde paisagens até retratos. 


Essa lente fixa Canon também conta com um autofoco silencioso e suave para maior precisão ao captar as imagens. Com milhares de avaliações positivas em sites parceiros, os consumidores destacam principalmente a alta qualidade das fotos e sua versatilidade. Compre nos links!

TipoFixa
CategoriaGrande angular
Distância Focal24 mm
Abertura Máximaf/2.8
Autofoco
Estabilizador
FormatoCanon EF-S (full frame)
Dimensões6,8 x 2,2 cm (D x C)
Peso125 g
Diâmetro do Filtro52 mm
No.3

NIKONLente Nikon 85 mm AF-S NIKKOR

A Partir de:
R$ 3.699,00
Médio

Mais Detalhes e Qualidade de Imagem Superior

Esta teleobjetiva com distância focal média é versátil e possibilita captar imagens em close-up, macro e até retratos a uma distância considerável. Essa lente Nikon usa uma tecnologia avançada, com alto desempenho, que garante imagens em tamanho real e com uma nitidez impressionante.


É ideal para captar detalhes com closes extremos e também para fotografia em geral. Permite criar um belo efeito bokeh, com o objeto destacado e o fundo suavemente desfocado. Também conta com autofoco, que ajuda a deixar as imagens ainda mais precisas e nítidas.


Com uma ótima abertura máxima de f/1.8, essa lente Nikon é perfeita também para ambientes mais escuros. O único detalhe é que ela não tem estabilizador, o que pode deixar algumas imagens tremidas, principalmente por ser uma lente teleobjetiva. 

TipoFixa
CategoriaTeleobjetiva
Distância Focal85 mm
Abertura Máximaf/1.8
Autofoco
Estabilizador
FormatoNikon FX (full frame)
Dimensões8 x 7,3 cm (D x C)
Peso350 g
Diâmetro do Filtro67 mm
No.4

TAMRONLente Tamron 18-200 mm Di II VC

A Partir de:
R$ 2.509,09
Médio

Uma Lente Compacta para Variadas Situações

Esta é uma lente compacta, leve, resistente e com um amplo zoom. Permite fotografar uma infinidade de situações: fotos do dia a dia, em grupo, em ambientes pequenos e objetos distantes com riqueza de detalhes. Tudo com apenas uma lente. É ideal para iniciantes ou para quem busca praticidade.


Tem um autofoco rápido, silencioso e preciso, perfeito para captar objetos em movimento ou em alta velocidade. Além do desfoque, permite uma variedade de composições para fotos mais criativas. Essa opção é compatível com a Canon, mas o modelo também está disponível para câmeras Nikon e Sony.


Muito bem avaliada e com ótimas especificações técnicas, essa lente se destaca principalmente pela versatilidade. Sua abertura máxima de f/3.5 entrega um bom resultado em ambientes com baixa iluminação, mas pode ter ruídos em alguns momentos. Essa é uma compra internacional na Amazon, mas recomendada por brasileiros.

TipoZoom
CategoriaGrande angular / normal / teleobjetiva
Distância Focal18 a 200 mm
Abertura Máximaf/3.5-6.3
Autofoco
Estabilizador
FormatoCanon EF
Dimensões7,5 x 9,6 cm (D x C)
Peso400 g
Diâmetro do Filtro62 mm
No.5

SONYLente Sony FE 50 mm

A Partir de:
R$ 1.998,00
Médio

Lente Compacta para Todos os Momentos

As lentes Sony são reconhecidas por sua alta qualidade e desempenho impecável. Se você está começando, que tal investir na versátil lente 50 mm? Essa é uma lente que deve fazer parte do conjunto de qualquer fotógrafo iniciante, já que é ideal para captar os mais variados tipos de objetos!


Tem uma configuração óptica de alta resolução que minimiza distorções. Já a abertura máxima de f/1.8 facilita a captação em ambientes escuros, além de criar um efeito bokeh lindo, com o fundo desfocado. A estrutura de montagem tipo E é compatível tanto com sensores APS-C quanto com full frame.


Para fechar com chave de ouro, as lentes têm o sistema de estabilização de imagem incorporada. Considerada uma lente de entrada, o produto também se destaca pelo ótimo custo-benefício. Bem avaliada por consumidores  devido a sua qualidade e nitidez, esse com certeza será um ótimo investimento! 
TipoFixa
CategoriaNormal
Distância Focal50 mm
Abertura Máximaf/1.8
Autofoco
Estabilizador
FormatoSony APS-C e full frame de montagem tipo E
Dimensões6,8 x 5,9 cm (D x C)
Peso186 g
Diâmetro do Filtro49 mm
No.6

NIKONLente Nikon 10-20 mm AF-P NIKKOR

A Partir de:
R$ 2.501,10
Médio

Cenas Amplas com Naturalidade

Esta lente Nikon grande angular é a opção perfeita para quem precisa de uma lente grande o suficiente para fotografar cenas inteiras. Oferece um alto desempenho, para fotos precisas e com uma nitidez impressionante. A lente com superfície curva minimiza distorções e deixa a imagem mais natural.


Capta espaços internos e pequenos com facilidade. É ideal para paisagens amplas e urbanas, arquitetura, interiores ou para fotos de grupo. Isso permite que o fotógrafo use a criatividade e brinque com diferentes composições. Para completar, tem um design compacto e leve, sendo perfeita para transportar.


Na opinião dos consumidores, essa lente Nikon é sinônimo de qualidade. Com ela, é possível ter fotografias perfeitas e com um contraste lindo! Vale destacar que sua abertura é de f/4.5, portanto, é indicada para ambientes com mais iluminação natural. Uma pequena e poderosa lente!

TipoZoom
CategoriaGrande angular / olho de peixe
Distância Focal10 a 20 mm
Abertura Máximaf/4.5-5.6
Autofoco
Estabilizador
FormatoNikon DX (APS-C)
Dimensões7,7 x 7,3 cm (D x C)
Peso230 g
Diâmetro do Filtro72 mm
No.7

SONYLente Sony Sel 55-210mm E-Mount

A Partir de:
R$ 2.599,00
Médio

Capta Objetos a Longa Distância com Nitidez

Se você busca uma lente de alta qualidade para diversas aplicações, considere esta lente zoom da Sony. Ela é ideal para fotografar a longa distância, como natureza e esportes, mas também pode ser usada para retratos e eventos. Afinal, o estabilizador e a focagem rápida garantem maior precisão.


Já a variação de abertura permite captar imagens em locais escuros com bastante nitidez, além de possibilitar uma desfocagem natural, o efeito bokeh. O desempenho da lente zoom é excelente, com distorção mínima e dispersão baixa, além de contraste, resolução e fidelidade de cor superiores.


Outro ponto positivo é o número de avaliações positivas que o produto acumula em sites parceiros da mybest. Além disso, a lente zoom Sony tem um ótimo custo-benefício, além de ser versátil e se sair muito bem para diferentes estilos de fotografia. Confira mais nos links!

TipoZoom
CategoriaNormal / teleobjetiva
Distância Focal55 a 210 mm
Abertura Máximaf/4.5-6.3
Autofoco
Estabilizador
FormatoSony E-Mount (APS-C)
Dimensões6,3 x 10,8 cm (D x C)
Peso345 g
Diâmetro do Filtro49 mm
No.8

SIGMALente Sigma 35mm DG HSM Art (Sony)

A Partir de:
R$ 6.198,05
Lev. alto

Uma Lente Essencial para Fotos Criativas

Com uma qualidade impressionante, essa lente grande angular permite criar imagens inovadoras. Usa tecnologias de alto desempenho, como um vidro exclusivo de baixa dispersão. Isso permite captar imagens com uma distorção mínima, deixando-as mais naturais.


A distância focal de 35 mm é ideal para captar cenas amplas. Já a abertura máxima resulta em belos efeitos bokeh, com o fundo desfocado, além de ter ótimo desempenho em pouca luz. Por isso, é uma ótima opção para fotografar paisagens noturnas


O produto é muito bem avaliado em sites parceiros da mybest, mas há poucos feedbacks de consumidores brasileiros. Por ser uma lente mais tecnológica, o valor de comercialização também fica um pouco mais salgado. Além disso, a Sigma não informa se essa lente tem estabilizador.

TipoFixa
CategoriaNormal
Distância Focal35 mm
Abertura Máximaf/1.4 mm
Autofoco
EstabilizadorNão informado
FormatoSony E (full frame)
Dimensões7,5 x 11,1 cm (D x C)
Peso640 g
Diâmetro do Filtro67 mm
No.9

TAMRONTamron AF 28-75 mm Di III RXD (Sony)

A Partir de:
R$ 6.046,33
Lev. alto

Ótima Lente para Câmeras Mirrorless

Esta é uma lente zoom de alta velocidade com tecnologia de ponta. Tem o corpo compacto e foi especialmente projetada para câmeras mirroless. É versátil e ideal para fotografar paisagens, eventos e retratos. Seus mecanismos reduzem a distorção e o reflexo, garantindo imagens nítidas e de qualidade.


Conta com uma abertura máxima que permite captar em imagens em locais escuros, além de criar um efeito de desfoque delicado. O autofoco rápido e silencioso garante fotos mais precisas. Ainda, é resistente à umidade, com ótima funcionalidade ao ar livre. 


Essa lente para câmera profissional acumula centenas de avaliações positivas. Porém, o produto está disponível somente para compra internacional, o que pode ser um problema para quem precisa adquirir a lente mais rapidamente. A marca também não informa se o produto tem estabilizador.

TipoZoom
CategoriaGrande angular / normal
Distância Focal28 a 75 mm
Abertura Máximaf/2.8
Autofoco
EstabilizadorNão informado
FormatoSony E-Mount (full frame mirrorless)
Dimensões7,3 x 11,7 cm (D x C)
Peso550 g
Diâmetro do Filtro67 mm
No.10

SIGMALente Sigma 150-600 mm DG OS HSM (Nikon)

A Partir de:
R$ 7.657,69
Alto

A Lente Ideal para Fotografia à Longa Distância

Se você é um fotojornalista ou quer se aventurar em novas modalidades de fotografia, então considere essa lente. Com distância focal de até 600 mm, ela permite fotografar uma ampla variedade de cenas e objetos à longa distância. Tem alto desempenho óptico, minimizando dispersão e a distorção da imagem.


Ainda conta com um estabilizador e autofoco, que a deixam mais precisa. Apesar de ser robusta, é compacta e leve comparada a outras opções da categoria. O soquete do tripé pode ser removido, deixando-a ainda mais leve. Portátil e funcional, é ideal para fotógrafos que buscam praticidade.


No entanto, essa lente super teleobjetiva tem uma abertura menor, de f/5. Assim, dependendo do ambiente, pode não ser a melhor opção para garantir fotos mais claras e iluminadas. Apesar disso, essa é uma ótima opção de lente para câmera profissional!

TipoZoom
CategoriaSuper teleobjetiva
Distância Focal150 a 600 mm
Abertura Máximaf/5-6.3
Autofoco
Estabilizador
FormatoNikon FX (full frame)
Dimensões10,5 x 26 cm (D x C)
Peso1.830 g
Diâmetro do Filtro95 mm

Veja Também Indicações de Câmeras e Acessórios

Um bom fotógrafo precisa de bons equipamentos. Então, agora que você já escolheu a sua lente, que tal conferir indicações de câmeras e acessórios? A mybest tem artigos completos com recomendações de câmeras profissionais, tripés e estabilizadores. Clique nos links abaixo para saber mais.

Conclusão

Sabemos que escolher uma boa lente para câmera fotográfica nem sempre é fácil. São muitos detalhes que devem ser analisados, mas trouxemos várias dicas neste artigo para descomplicar a tarefa. Esperamos ter solucionado as suas dúvidas e ajudado você a encontrar a lente ideal.


Lembre-se de analisar com atenção cada especificação para fazer uma escolha segura. Caso surja alguma dúvida, volte para rever nosso guia. Gostou? Então compartilhe este artigo com quem também ama fotografia e está em busca da melhor lente para câmera fotográfica. Até a próxima!


Redação: Natalia Iannacone / Revisão: Lays Tenório / Atualização: Louise Fiala

Top 5 Melhores Lentes de Câmera Fotográfica

1º lugar: CANONLente Canon 50 mm EF

2º lugar: CANONLente Canon 24 mm EF-S STM

3º lugar: NIKONLente Nikon 85 mm AF-S NIKKOR

4º lugar: TAMRONLente Tamron 18-200 mm Di II VC

5º lugar: SONYLente Sony FE 50 mm

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Eletrônicos
  3. Câmeras e Foto
  4. Top 10 Melhores Lentes de Câmera Fotográfica em 2024 (Canon, Nikon e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.