mybest
Educação

Te Ajudando a Fazer a Melhor Escolha

Fechar
  1. TOP
  2. Serviços
  3. Educação
  4. Top 10 Melhores Faculdades EAD em 2024 (Cruzeiro do Sul, FGV e mais)
  • Top 10 Melhores Faculdades EAD em 2024 (Cruzeiro do Sul, FGV e mais) 1
  • Top 10 Melhores Faculdades EAD em 2024 (Cruzeiro do Sul, FGV e mais) 2
  • Top 10 Melhores Faculdades EAD em 2024 (Cruzeiro do Sul, FGV e mais) 3
  • Top 10 Melhores Faculdades EAD em 2024 (Cruzeiro do Sul, FGV e mais) 4
  • Top 10 Melhores Faculdades EAD em 2024 (Cruzeiro do Sul, FGV e mais) 5

Top 10 Melhores Faculdades EAD em 2024 (Cruzeiro do Sul, FGV e mais)

As faculdades EAD vieram para ficar, assim como outros serviços online. Nessa modalidade de ensino, você pode assistir aulas onde estiver e criar sua própria rotina de estudos, alternando entre atividades domésticas ou profissionais. Mas como funcionam as faculdades EAD? O diploma é mesmo válido?


Neste artigo, responderemos todas as suas dúvidas sobre o ensino online, se é necessário que ele seja reconhecido pelo MEC, e como escolher a mais relevante. Depois é só usar essas dicas para comparar as 10 melhores faculdades EAD, incluindo a Cruzeiro do Sul, a Anhanguera e a FGV EBAPE. Imperdível!

Atualizado em 14/07/2023
Beatriz Assaf
Revisão
Revisora
Beatriz Assaf

Olá, meu nome é Beatriz e eu trabalho na mybest há quase 3 anos. Sou formada em jornalismo e sempre me interessei por assuntos multidisciplinares, por isso logo me encantei com o trabalho de produção de conteúdo. Hoje, além da curiosidade, pesquisar e desenvolver artigos sobre temas incomuns me motiva. Sei que com textos fáceis de entender e bem interessantes podemos informar o leitor para que ele faça compras assertivas.

Perfil de Beatriz Assaf
Continue lendo

Índice

Como Funciona uma Faculdade EAD?

Como Funciona uma Faculdade EAD?

A faculdade EAD funciona online, com aulas totalmente a distância ou encontros eventuais para provas e revisão de conteúdo. Isso não quiser dizer, de forma alguma, que um diploma emitido por uma faculdade online seja menos válido que um presencial, desde que seja reconhecido pelo MEC.


As aulas oferecidas por faculdades EAD podem ser gravadas ou ao vivo, e o calendário de começo e término do curso também varia para cada instituição. Como há outros critérios para escolher a melhor faculdade EAD, não perca tempo e confira nosso guia abaixo!

Como Escolher a Melhor Faculdade EAD

Para escolher a melhor faculdade EAD, você deve começar explorando os cursos disponíveis, as modalidades de ensino, se a instituição é reconhecida pelo MEC e sua reputação entre os alunos. Antes de conhecer as melhores universidades, saiba mais sobre esses critérios!

1

Diferencie entre Universidades Públicas e Privadas

Diferencie entre Universidades Públicas e Privadas

As universidades públicas são mantidas pelo governo municipal, estadual ou federal, então o aluno não precisa pagar uma mensalidade. Elas estão entre as melhores instituições de ensino do país e são relevantes para o currículo. O processo seletivo é mais restrito e passa por várias etapas.


Também há excelentes faculdades online privadas com tanta relevância quanto as públicas. Nesse caso, você deve pagar uma matrícula e mensalidades, assim como materiais de estudos e outras taxas. Apesar disso, o processo seletivo tende a ser mais simples.

2

Decida entre Cursos de Graduação Regular ou Tecnológica

Decida entre Cursos de Graduação Regular ou Tecnológica

As faculdades online geralmente oferecem cursos de graduação regular, que inclui licenciatura (formação de professores), e bacharelado (curso superior tradicional). Mas você também encontrará instituições conceituadas no mercado para graduação tecnológica, com menor duração e foco específico.


Veja ainda quais áreas são oferecidas pelas faculdades EAD. Algumas são focadas em negócios e tecnologia, enquanto outras possuem um catálogo mais completo. Também é importante verificar se o curso está disponível na modalidade online, já que várias faculdades também têm aulas presenciais.


Se estiver buscando uma faculdade para cursos online de pós-graduação e MBA, a mybest tem um artigo focado nas melhores instituições para essas formações. Para conhecer as mais interessantes e como escolher a ideal para os seus estudos, clique no link abaixo!

3

Opte por Aulas 100% Online ou Semipresenciais

Opte por Aulas 100% Online ou Semipresenciais

Ao decidir estudar em uma faculdade EAD, você pode escolher entre fazer isso totalmente online (sem contato presencial com a instituição), ou semipresencial com encontros eventuais. O semipresencial permite tirar dúvidas em sala, enquanto o 100% online é ideal para quem tem a rotina instável.


Há ainda faculdades EAD de administração, marketing, logística ou outros cursos em que as aulas são transmitidas ao vivo. Assim, você não precisará sair de casa, mas terá um horário determinado para fazer provas e acompanhar o conteúdo dado em sala de aula.

4

Para Ensino à Distância, Pesquise a Nota CI-EaD do MEC

Para Ensino à Distância, Pesquise a Nota CI-EaD do MEC

Para que o diploma de nível superior ou técnico seja válido, a faculdade EAD deve ser reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação). Ele é responsável por fiscalizar e avaliar instituições de ensino periodicamente, e lhes dar uma nota, de acordo com o desempenho dos alunos, a infraestrutura e o corpo docente.


O índice CI-EaD varia de 1 a 5 e se baseia totalmente no ensino à distância. Ele avalia a qualidade dos cursos, estrutura oferecida pela faculdade e o aproveitamento dos alunos. Ao comparar as melhores faculdades EAD, incluímos qual a nota dada pelo MEC, segundo o índice CI-EaD. Fique de olho!

5

Conheça a Qualidade Geral dos Cursos Oferecidos com o Índice IGC do MEC

Conheça a Qualidade Geral dos Cursos Oferecidos com o Índice IGC do MEC

Além do CI-EaD, outro índice importante é o IGC (Índice Geral de Cursos) do MEC. Ele avalia o desempenho dos cursos de forma geral, tanto à distância, quanto presenciais. Ele varia de 1 a 5 e considera a qualidade dos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado.


Para chegar ao índice, é calculada a média de todos os cursos oferecidos pela instituição. Você pode usar essa nota para decidir qual instituição privada ou pública oferece o melhor conteúdo, metologia e recursos para aprendizado, assim como suporte aos alunos.

6

Veja se a Faculdade Possui um Polo Próximo da Sua Cidade

Veja se a Faculdade Possui um Polo Próximo da Sua Cidade

Seja para atendimento na secretaria, ou para frequentar as aulas na modalidade semipresencial, é importante saber se há uma unidade próxima a você. As faculdades online mais populares possuem centenas de polos espalhados pelo Brasil, o que facilita sua escolha.


Na maioria das plataformas, você pode localizar sua cidade ou estado no mapa, ou digitar o nome para encontrar a localização mais próxima. Em nossa seleção das melhores faculdades online, incluímos os principais polos de cada instituição. Utilize essa informação em sua comparação!

7

Vestibular ou Nota do Enem: Conheça o Processo de Inscrição

Vestibular ou Nota do Enem: Conheça o Processo de Inscrição

Assim como nas universidades convencionais, para se matricular em uma faculdade EAD geralmente é necessário prestar um vestibular online ou presencial. Pensando em facilitar a inscrição de novos alunos, algumas instituições aceitam outras formas de matrícula.


A alternativa mais comum é aceitar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), mas também há sites que utilizam a nota Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adulto) ou simplesmente o certificado do ensino médio. Veja quais são as formas de ingresso disponíveis!

8

Pesquise a Reputação da Instituição no Reclame Aqui

Pesquise a Reputação da Instituição no Reclame Aqui

Saber que a faculdade EAD é reconhecida pelo MEC já é um bom indicativo da qualidade do curso. Mas se você quiser saber se a instituição é eficiente para atendimento na secretaria, feedback de trabalhos ou serviços financeiros, é interessante consultar sua reputação no Reclame Aqui.


É lá que os estudantes apresentam suas queixas quando a faculdade EAD não cumpre da forma ideal o que promete, ou demora para resolver problemas. Você pode verificar quais são as reclamações mais frequentes e em quanto tempo elas são respondidas, além da nota geral ou por período.

9

Descubra se a Faculdade Online Possui Aplicativo para Dispositivos Móveis

Descubra se a Faculdade Online Possui Aplicativo para Dispositivos Móveis

Ter o aplicativo da faculdade EAD no smartphone pode agilizar bastante sua rotina de estudos. Vários permitem entrar em contato com a instituição, consultar notas ou até mesmo assistir aulas, o que é interessante para aproveitar pequenas brechas do dia a dia.


Se a faculdade EAD escolhida tiver uma aplicação, verifique se ela está disponível para o sistema operacional do seu aparelho: Android ou iOS. Também recomendamos que você entre na loja de aplicativos para verificar as opiniões de usuários sobre ele, assim como os recursos oferecidos.

Nossas recomendações de como escolher o produto foram úteis para você?

Top 10 Melhores Faculdades EAD

Pronto para conhecer as melhores faculdades EAD do Brasil? Consideramos todos os critérios mencionados acima para encontrar as instituições mais relevantes, como reputação entre alunos, cursos oferecidos e reconhecimento do MEC. Leia até o final para ver nossa dica extra!
Organizar por popularidade
Produtos
Foto
Clique para Comprar
Destaque
1

FGV EBAPE

 FGV EBAPE 1

Melhor Faculdade EAD para Área de Administração

2

Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

 Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR 1

Universidade Pública Conceituada no Estado de SP

3

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

 Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ 1

Ensino Semipresencial no Rio de Janeiro

4

Universidade Presbiteriana Mackenzie

 Universidade Presbiteriana Mackenzie 1

Universidade Conceituada com Graduação Tecnológica

5

UNINTER

 UNINTER 1

A Faculdade EAD Ideal para Financiar os Estudos

6

Cruzeiro do Sul

 Cruzeiro do Sul 1

Use Sua Nota do Encceja ou do Enem

7

FIAP

 FIAP 1

Completa para Graduação e Cursos de Imersão

8

UniCesumar

 UniCesumar 1

Professores Altamente Qualificados

9

Unopar

 Unopar 1

Tenha um Polo Presencial Perto de Você

10

Anhanguera

 Anhanguera 1

Ingresso Facilitado para Aprovados do Prouni e Fies

Não encontrou o produto desejado? Solicite a inclusão dele.
No.1

FGV EBAPE

FGV EBAPE 1
Fonte: ebape.fgv.br

Melhor Faculdade EAD para Área de Administração

Ter um diploma da FGV (Fundação Getúlio Vargas) EBAPE já garante em boa parte a contratação, por se tratar de uma das instituições mais reconhecidas do país. Na modalidade online, o curso de graduação é oferecido nas áreas de administração pública e empresarial.


Caso depois da conclusão você decida continuar estudando na EBAPE, há também opções de graduação internacional, em integração com as melhores escolas de negócios do mundo. Você ainda pode pesquisar a possibilidade de uma bolsa de estudo por mérito ou financiamento, diretamente no site.

Este ranking foi útil para você?
No.2

Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

Universidade Pública Conceituada no Estado de SP

A UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) oferece vários cursos na modalidade online ou semipresencial. Entre eles, Educação Especial e Musical, e Tecnologia em Produção Sucroalcooleira. Ela fica localizada em São Carlos, no estado de São Paulo.


Por ser uma universidade pública reconhecida em todo o país e com bom conceito, de acordo com os critérios do MEC, vale a pena para quem mora nas proximidades da cidade ou decida por um curso totalmente online. O ingresso na UFSCAR é feito por vestibular, variando no formato para imigrantes e indígenas.

No.3

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Ensino Semipresencial no Rio de Janeiro

A UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) faz parte de um grupo de faculdades públicas do estado: UFF, UFRJ, UFRRJ, UniRio e Uenf, que formam o Cederj. Para se matricular, é preciso passar por um exame de qualificação e outro discursivo, e se decidir por um dos cursos na modalidade semipresencial.


Os polos desta universidade online estão distribuídos pelo estado do Rio de Janeiro, incluindo o Campus Maracanã, São Gonçalo, Duque de Caxias e Nova Friburgo. Por ser uma universidade pública, é uma boa escolha para enriquecer o currículo, além de possuir notas altas de aprovação do MEC.

No.4

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Universidade Conceituada com Graduação Tecnológica

A Universidade Presbiteriana Mackenzie é muito reconhecida para os cursos presenciais, e agora, também oferece graduação EAD. É possível escolher entre diversas áreas de licenciatura e tecnológicas, como Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia e Logística.


Além de ter nota CI-EaD máxima pelo MEC, a instituição ainda conta com ótima nota de IGC, que considera todos os cursos ministrados. Com polos distribuídos pelo país, a Mackenzie promete boa infraestrutura e corpo docente qualificado.

A Faculdade EAD Ideal para Financiar os Estudos

A UNINTER é a faculdade EAD que mais oferece opções de bolsas de estudos. Entre eles o crédito universitário Pravaler, que estende o período de parcelamento, o Prouni, o Fies e o financiamento Santander. Ótimos facilitadores para quem quer estudar!


Ela é uma ótima opção de faculdade EAD gratuita, já que oferece vários cursos livres online de forma gratuita. Nos formatos 100% online ou semipresencial, são oferecidos cursos de graduação e pós-graduação. Além disso, a UNINTER é uma das instituições melhores avaliadas por estudantes no Reclame Aqui.

Use Sua Nota do Encceja ou do Enem

A faculdade EAD Cruzeiro do Sul é uma das mais reconhecidas no Brasil, e possui nota máxima no MEC para ensino à distância. Ela possui um catálogo completo para diferentes formações, incluindo tecnólogos, cursos técnicos e MBA.


Outra vantagem é que com a faculdade EAD Cruzeiro do Sul, você pode escolher fazer o curso totalmente online ou semipresencial. O processo seletivo considera a nota do Enem ou do Encceja, sem necessidade de prova.

Completa para Graduação e Cursos de Imersão

A FIAP é recomendada para quem busca uma faculdade EAD de administração e tecnologia. Ela oferece cursos de graduação online ou presencial, cursos de imersão e workshops nessas áreas. Além disso, ganhou a nota máxima do MEC para educação a distância.


Para se matricular na FIAP, o candidato deve passar por um teste digital pago, seguindo o calendário de matrículas da faculdade. Ela possui parceria com programas de financiamento, como o Prouni, além de opções variadas de parcelamento e bolsa de estudos para empresas parceiras.

Professores Altamente Qualificados

A UniCesumar tem o conceito máximo do MEC e mais de 300 mil alunos espalhados pelo Brasil. Segundo a instituição, 80% dos professores do corpo acadêmico desta faculdade EAD são mestres ou doutores, o que garante ainda mais qualidade aos cursos.


Se você pretende tentar um financiamento ou outro tipo de bolsa estudantil, saiba que a UniCesumar faz parte das universidades cadastradas pelo Prouni, assim como outros programas. São dezenas de cursos de graduação e pós-graduação oferecidos, além de possuir excelente reputação entre usuários no RA.

Tenha um Polo Presencial Perto de Você

Esta faculdade EAD vale a pena para quem faz questão do contato presencial durante o curso. A instituição possui polos em vários estados, e dependendo do curso a distância, é possível transferir para a modalidade presencial durante os estudos.


Com a Unopar você ainda pode estudar de forma semipresencial, e visitar a faculdade a cada semana ou período pré-determinado. Fundada em 1972, a Unopar é uma das faculdades online com catálogo de cursos mais completo, incluindo pós-graduação e MBA.

Ingresso Facilitado para Aprovados do Prouni e Fies

Se você foi aprovado para o Prouni ou Fies, não precisará prestar vestibular para começar a estudar na faculdade EAD Anhanguera. A instituição possui polos em diversos estados, e você ainda pode optar por estudar de forma 100% online, presencial ou semipresencial.


A faculdade EAD Anhanguera existe desde 1994, e em 2014 se tornou parte do maior grupo educacional do Brasil, a Kroton Educacional. Por isso, consegue oferecer cursos de boa qualidade, apesar de possuir várias reclamações no Reclame Aqui para serviços administrativos.

Encontre os Melhores Itens para a Sua Rotina de Estudos!

Depois de escolher o curso e a faculdade EAD ideais, só falta conhecer os itens mais importantes para a sua rotina de estudos! Mas fique tranquilo, pois a mybest tem os melhores tablets para estudar, aplicativos de notas e sites de cursos livres reunidos em um só lugar. Clique nos links para conhecer já!

Conclusão

Gostou de saber mais se as faculdades EAD valem a pena e como funcionam? Fique à vontade para voltar a este guia quantas vezes quiser para tirar suas dúvidas! Compartilhe nosso artigo com os seus amigos que também querem estudar a distância!


Se quiser conhecer os melhores produtos de qualquer categoria, se junte aos milhares de leitores mensais da mybest! Sempre pesquisamos a opinião de usuários e especialistas para encontrar os melhores produtos. Esperamos te ver de volta em breve!


Redação: Thainá Fernanda / Revisão: Beatriz Assaf

Top 5 Melhores Faculdades EAD

1º lugar: FGV EBAPE

2º lugar: Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR

3º lugar: Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

4º lugar: Universidade Presbiteriana Mackenzie

5º lugar: UNINTER

Ver Ranking
As descrições de cada produto se baseiam em conteúdos disponívels nos sites dos fabricantes, marcas e e-commerces.
  1. TOP
  2. Serviços
  3. Educação
  4. Top 10 Melhores Faculdades EAD em 2024 (Cruzeiro do Sul, FGV e mais)

Mais Lidos

mybest

Conectamos pessoas com o que há de melhor no mercado.
Nosso time, em parceria com os melhores especialistas, trabalha arduamente para ajudá-lo a comprar melhor.

© mybest. Todos os direitos reservados.